sexta-feira, 27 de março de 2020

ACIT e Santana Textiles criam protótipo de máscara para profissionais de saúde

Em meio ao avanço da pandemia do novo coronavírus pelo país, órgãos e empresas de diversos setores têm unido esforços para minimizar a crise que o vírus está causando na saúde. A Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit) e a indústria cearense Santana Textiles criaram um protótipo de uma máscara de prevenção feita com um tecido especial cedido pela tecelagem. Com ele, a máscara pode ser utilizada por até quatro horas e é lavável, podendo ser reutilizada, diminuindo o desperdício e aumentando a economia. O projeto obedece a todas as normas técnicas recomendadas pela Associação Brasileira de Normas técnicas.

O protótipo, em tecido, do Equipamento de Proteção Individual de uso obrigatório pelos profissionais de saúde foi apresentado à Secretaria de Saúde de Caruaru e aprovado. A produção começa a ser feita, já a partir desta quinta-feira (26), por confeccionistas do polo têxtil do Agreste. As máscaras serão doadas para regiões necessitadas.

Agora, a Acit está em campanha com outros órgãos e empresários para arrecadar fundos para o pagamento da mão de obra. "Inicialmente, serão confeccionadas 80 mil máscaras. Estamos nessa campanha em busca de fundos para custear a mão de obra, o que vai ajudar não só na questão da saúde, mas também da economia", concluiu Luiz Viegas, diretor financeiro da Acit.

Ouvidoria orienta sobre demandas relacionadas à Covid-19

Com o objetivo de agilizar o atendimento das manifestações relacionadas ao novo coronavírus, a Ouvidoria-Geral do Estado de Pernambuco (OGE) recomenda que as demandas relativas à Covid-19 sejam realizadas diretamente por meio dos telefones 190, da Secretaria de Defesa Social (SDS), e 136, do Ministério da Saúde. No primeiro número, devem ser comunicadas apenas as situações que precisam de atuação policial. Já no outro, chamado de Disque Saúde, é possível receber informações e orientações gerais sobre a doença.

Para os demais assuntos, a OGE, vinculada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), orienta que os cidadãos utilizem as plataformas online disponibilizadas pela Rede Estadual de Ouvidorias: o site (www.ouvidoria.pe.gov.br) ou o e-mail (ouvidoria@ouvidoria.pe.gov.br). Também é possível ser atendido pelo número 162 (ligação gratuita de telefone fixo e celular), que está funcionando das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Dentro das ações de enfrentamento ao novo coronavírus, a Ouvidoria-Geral do Estado informa que foram suspensos temporariamente os atendimentos presenciais.


Imprensa SCGE

Olinda mantém higienização de ônibus para prevenir o Coronavírus

A Secretaria de Saúde de Olinda continua realizando a higienização nos coletivos dos Terminais Integrados de Xambá e Rio Doce para prevenir o COVID-19. A ação tem parceria com a Secretaria de Transportes e Trânsito do município.

Diariamente, os profissionais de serviços gerais higienizam cerca de 500 ônibus em Xambá, que tem 18 linhas e quase 70 mil usuários. Em Rio Doce, cerca de 300 coletivos são higienizados por dia, onde funcionam 11 linhas e aproximadamente 10 mil pessoas circulam todos os dias.

A operação, que visa reduzir a possibilidade de transmissão do novo coronavírus entre os usuários do transporte público, conta com 100 profissionais, capacitados e distribuídos em duas turmas, das 6h às 22h, nos dois terminais.

Para a higienização da área interna dos coletivos, os trabalhadores utilizam luvas, máscaras e álcool 70%.

Imprensa Olinda

PCR e Governo lançam aplicativo web para população ser orientada à distância por profissionais de saúde

Com o objetivo de evitar que a população procure as unidades de saúde desnecessariamente durante a situação de emergência causada pela pandemia da Covid-19, a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado lançaram, nesta quinta-feira (26), um aplicativo web que garante ao recifense orientações virtuais sobre a Covid-19. O “Atende em casa - Covid 19” permite uma classificação de risco do paciente e, se necessário, uma vídeochamada (teleorientação) com enfermeiros ou médicos.

O lançamento foi no prédio onde funciona o setor de Regulação da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, no bairro de Santo Amaro, onde estavam presentes metade dos 40 profissionais que foram treinados para dar as orientações virtualmente. A ferramenta, que pode ser acessada por celular (smarthphone) ou computador através do endereço www.atendeemcasa.pe.gov.br, é indicada para os pacientes que apresentem sintomas gripais, que podem ser causados pelo novo coronavírus ou pelo vírus Influenza, por exemplo.

Desenvolvido pela Prefeitura do Recife em parceria com o Google, Pitang, Brany e Fábrica de Negócios, o “Atende em casa - Covid 19” está sendo primeiramente disponibilizado para os moradores do Recife. De acordo com o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, posteriormente, o Governo do Estado vai expandir a experiência para outros municípios da Região Metropolitana.

Na primeira etapa de uso do “Atende em casa - Covid 19”, será feita a triagem da gravidade do caso a partir de um sistema de perguntas e respostas preparado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. A partir das respostas ao questionário, o aplicativo web poderá recomendar que as pessoas com sintomas leves repousem e se cuidem em casa, por exemplo. Nos casos considerados moderados ou graves, a ferramenta abrirá uma vídeochamada para orientação remota com enfermeiro ou médico.

Diariamente, por duas semanas, o paciente com sintomas de gripe leve receberá mensagens de monitoramento do seu estado de saúde, informações sobre medidas de prevenção para doenças respiratórias e orientações sobre o isolamento domiciliar. Se houver sinais de alerta de que os sintomas passaram a ser moderados ou graves, como febre persistente, falta de ar ou dor ao respirar, por exemplo, o paciente será direcionado a uma vídeochamada com um enfermeiro ou médico. Através da vídeochamada, os profissionais poderão fazer uma avaliação, passar as primeiras instruções ao paciente e, quando necessário, poderão encaminhá-lo para uma unidade de saúde.

De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, 40 profissionais da rede municipal de saúde foram treinados para utilizar a ferramenta, que foi apresentada ao Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) antes do lançamento. “O aplicativo web vai permitir um suporte à população para que só cheguem às unidades de saúde os casos mais necessários, após a triagem médica remota. A ferramenta permite georreferenciar, mapear e classificar cada caso, de forma a agilizar, qualificar e monitorar os casos de Covid-19, apoiando as Secretarias de Saúde na indicação de isolamento domiciliar ou ida a uma unidade de forma mais eficaz e dinâmica”.

A diretora-executiva de Atenção Básica à Saúde do Recife, Ana Sofia Costa, explica que como os sintomas de gripe comum, causada pelo vírus Influenza, são muito parecidos com os da Covid-19, quem está com tosse, espirro ou febre pode se assustar achando que foi infectado pelo novo coronavírus, mas pode estar apenas com gripe. “Seja um ou outro, a orientação inicial dada através do aplicativo web será a mesma: ficar em casa para evitar contaminar outras pessoas se os sintomas estiverem leves. Nesse caso, a ferramenta vai sugerir repouso, adoção das medidas de higiene e ingestão de bastante líquido. Mas se o paciente sentir cansaço, falta de ar, dor ao respirar, a febre não passar ou o usuário não melhorar, o médico vai sugerir, na vídeochamada, que ele procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa”.

De acordo com o procurador-geral do Município, Rafael Figueiredo, que colaborou com o desenvolvimento do aplicativo, o ‘Atende em casa - Covid 19’ ajudará a Prefeitura no planejamento de ações relacionadas à pandemia de Covid-19. “Além de permitir uma rápida comunicação entre o paciente e o profissional de saúde, o aplicativo web vai colaborar com a gestão dos dados da situação do novo coronavírus na cidade e vai servir para nortear algumas de nossas ações no Plano de Contingência da Covid-19”, avalia o gestor.

Imprensa Recife

Alerta: Pessoas idosas que não obedecem à recomendação de isolamento social estão se autonegligenciando

Diante da situação emergencial provocada pela pandemia do Coronavírus (Covid-19), muitas pessoas idosas têm desobedecido à recomendação de entidades internacionais e nacionais, para que se mantenham no isolamento social e não saiam de casa, salvo em casos excepcionais ou de extrema necessidade, quando não houver ninguém para auxiliá-las. O Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), órgão ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), informa que este tipo de atitude configura a violação de autonegligência. Não há punição para os casos, mas o Centro alerta aos familiares para que tentem pacificamente orientar essa camada da população.

Caso haja uma resistência em não acatar a orientação, o programa informa que os familiares e amigos busquem a ajuda de psicólogos ou assistentes sociais, de preferência nas residências, os quais farão uma escuta humanizada com a pessoa idosa, buscando auxiliar na conscientização. O CIAPPI recomenda, ainda, que os parentes fortaleçam os vínculos de afeto e se aproximem das pessoas idosas nesse momento de isolamento social, para que não se sintam sozinhas.

Também é essencial que reforcem os cuidados e chamem à atenção dos entes, esclarecendo-os de todos os riscos aos quais ficarão expostos ao sair de casa. “Estamos passando por um momento delicado, que exige cuidados especiais à pessoa idosa. Daqui a pouco tudo isso irá passar, mas, agora, é preciso rigor, é preciso cuidar de si e ficar em casa” explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.



Denúncias: Mesmo diante da pandemia do Coronavírus (Covid-19), o CIAPPI continua atuando. Denúncias de qualquer tipo de violação contra uma pessoa idosa podem ser feitas através dos telefones 3182-7649 / 3182-7607, no horário das 9h às 13h, ou no e-mail ciappi2016@gmail.com.

Imprensa SEDH PE

IOR oferece teleatendimento para pacientes durante o isolamento social imposto pelo Covit-19

Devido às atuais restrições no contato entre as pessoas, provocadas pelo contágio do Covit-19, e para atender aos seus pacientes durante o isolamento social imposto pela pandemia, o Instituto de Olhos do Recife (IOR) está disponibilizando atendimento por um avançado sistema de telemedicina em oftalmologia. “O atendimento remoto já está disponível para pacientes que constam no nosso prontuário eletrônico. Ou seja, é válido para aqueles que já foram atendidos pela nossa equipe médica”, explica o Diretor Médico do IOR, Durval Valença Filho.

É indispensável que o oftalmologista tenha uma relação com o paciente e conhecimento prévio sobre o caso em questão. “Por conta disso, não estamos oferecendo o serviço para quem quiser ser atendido pela primeira vez”, esclarece Durval Filho. 

Aprovado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o sistema é muito simples de usar. O paciente recebe um email do IOR, avisando sobre a possibilidade de atendimento remoto. Para marcar sua teleconsulta, basta abrir o link recebido ou ligar para a central de atendimento do IOR no (81) 2122-5000. 

Na data e horário agendados com o oftalmologista da sua preferência, o paciente receberá instruções por email e SMS para o início do atendimento. “Basta clicar no link que enviaremos, concordar com o termo de consentimento do teleatendimento, e iniciar a consulta via videoconferência”, explica o doutor Durval Filho. 

Para acessar o teleatendimento do IOR, o usuário só precisa ter acesso à internet. “A consulta pode ser feita pelo celular, que deve ter câmera frontal e microfone. Se for pelo computador, o paciente também deve dispor desses equipamentos”, orienta o oftalmologista.



Serviço: 



Teleatendimento no IOR

Dr. Durval Valença Filho

Diretor Médico

Instituto de Olhos do Recife 

Olinda disponibiliza abertura de procedimentos fiscais no site da Sefad

A Secretaria da Fazenda e da Administração de Olinda está disponibilizando aos contribuintes uma série de processos que podem ser abertos diretamente no site da Sefad (sefad.olinda.pe.gov.br) para que ninguém perca tempo durante a pandemia do Covid-19.

Além disso, a Secretaria também disponibiliza um canal telefônico gratuito (0800 717 0017).

A relação de processos disponíveis para abertura é a seguinte:

Administrativo

Licença de funcionamento – MEI
Licença de funcionamento
Pedido de reconsideração (art. 298 – Código Tributário Municipal de Olinda)

Solicitações diversas

Imobiliário

Alteração/revisão cadastro imobiliário
Averbação/anotação - imóvel não foreiro
Baixa de debito em aberto já pago (imobiliário)
Certidão narrativa imobiliária
Certidão positiva com efeito negativo imobiliária
Habite-se
IPTU progressivo
Parcelamento foro
Parcelamento procuradoria – imobiliário
Prescrição (imobiliária)
Prescrição de foro
Reclamação contra lançamento de IPTU

Mercantil

Certidão de regularidade fiscal (licitação)
Defesa fiscal
Parcelamento procuradoria – mercantil
Prescrição (mercantil)
Recurso voluntário
Renovação da licença de funcionamento
Revisão/reclamação contra lançamento de CIM




Imprensa Olinda

Em sistema de delivery, veja o que funciona no Camará Shopping

Em cumprimento ao decreto 48.823/2020 do Governo do Estado de Pernambuco e visando colaborar com as medidas de prevenção ao Covid-19, o Camará Shopping irá suspendeu temporariamente o funcionamento do mall desde as 20h da sexta-feira (20). Apenas algumas operações estão funcionando, no sistema de delivery por telefone ou aplicativo, são elas: Pizzaria Atlântico, CacauShow, Unigames, Oficina de Slimes, Tim, Cartório Eva Tenório, Oxfio e Lavanderia Aldeia. Um espaço exclusivo no estacionamento tem sido disponibilizado para os entregadores. Todas essas medidas são temporárias. "Em nossas redes sociais, publicaremos nossas próximas ações e mais informações sobre o retorno de nossas atividades. Este momento exige a participação e colaboração de todos, deste modo, logo estaremos de volta.", afirma a administração do shopping.

Segurança Urbana de Olinda apresenta resultado de ações de prevenção ao Coronavírus

A Secretaria de Segurança Urbana de Olinda divulgou o balanço das ações para cumprimento do Decreto Estadual 48.832, assinado pelo governador Paulo Câmara no último dia 19. Até o momento, foram 34 estabelecimentos comerciais não essenciais fechados. No ramo de alimentação, as equipes da pasta fecharam 23 lanchonetes e 18 bares.

Num primeiro momento, por ser fim de semana, as equipes concentraram esforços nos 9km da orla de Olinda, fiscalizando ambulantes, restaurantes e aglomerações de pessoas, que insistiam em utilizar os espaços como lazer - o decreto liberava apenas para a prática de esportes - nas praias dos Milagres, Bairro Novo e Rio Doce.

De acordo com a Secretaria, os restaurantes da Avenida Ministro Marcos Freire (Beira Mar) estavam funcionando como orientava o decreto, apenas no serviço de entregas (delivery). Treze comerciantes informais tiveram que suspender suas atividades, além de quatro quiosques fechados.

Além da fiscalização, um carro de som da Secretaria de Comunicação também circulou para orientar as pessoas. A Guarda Municipal também utiliza dois drones para sobrevoo em áreas comerciais, que funcionam como direcionador para as equipes.

Confira todas as ações em números:

- Comércio ambulante na Praia – 28 ambulantes foram orientados e proibidos de exercerem atividade comercial na praia;

- Quiosques fechados na praia: 6;

- Orientações em casa lotéricas: 12 estabelecimentos:

- Orientações e cessação de atividades de mototáxi: 16 pontos;

- Estabelecimentos comerciais fechados: 34

- Lanchonetes fechadas: 23

- Barbearia fechada: 4

- Bancas de jogo de bicho fechadas: 11

- Salões de beleza fechado: 4

- Bares fechados: 18

- Espetinhos fechados: 6


Imprensa Olinda

Morre desenhista Daniel Azulay

Morreu na tarde desta sexta-feira, no Rio, o artista plástico, desenhista e educador infantil Daniel Azulay. Segundo uma publicação em sua página no Facebook, Azulay travata de uma leucemia e contraiu o novo coronavírus. Ele tinha 72 anos.

Muito popular nos anos 1970 e 80 por programas infantis na TV, ele foi o criador da Turma do Lambe-Lambe, inicialmente como tirinha do jornal "Correio da Manhã", que completou 45 anos em 2019. Ele foi criador de personagens como a vaquinha Gilda, a coruja Professor Pirajá e a galinha Xicória, e do bordão "Algodão doce pra você!".

Conhecido também pelos ternos coloridos, os óculos arredondados e um sorriso inconfundível, Azulay ainda ajudou diversas crianças a desenvolver seus dotes artísticos, com a rede de escolas Oficina de Desenho Daniel Azulay.

Provocou comoção entre os amigos do desenhista. A escritora Cora Ronai lamentou a morte em seu Facebook:

"Pessoa encantadora: espalhou tanta arte e alegria pelo mundo".
Jornal Extra (Rio) 


Veja um de seus principais trabalhos:


Covid-19: Será que o mundo inteiro está errado? [2]

Continuo recebendo depoimentos de amigos que residem no exterior. Acompanhe comigo os depoimentos:

Hoje (27/03/20) temos
1. Só funciona farmácia e supermercados;
2. Está doente, não é grave ou não apresenta febre, fica em casa e liga para o médico;
3. Maior de 65, só saí aos domingos para fazer compras das 4h às 07h da manhã;
4. Precisa de algo e não pode sair, pede ajuda para alguém ou chama a polícia (eles, inclusive, doam alimentos para quem não pode comprar);
5.O exército está no hospital para garantir a segurança dos agentes de saúde;
6. Todo mundo é proibido de sair de casa das 17h às 5h;
7. Furou o bloqueio? Multa ou cadeia de 3 a 12 anos (não sei como eles determinam esse tempo);
8. A empresa que demitir nesse período, será multada pelo governo;
9. Fronteiras fechadas (terrestre e aérea);
10. Supermercado e farmácia, funcionam das 8h às 15h;
11. Para fazer compras, entra de um por um ou dois em dois. Sempre mantendo uma distância de 1 a 2 metros. Uso de máscara e luvas é obrigatório.
12. Suspensão de pagamentos de aluguel, financiamento bancário...
Cinthia Balog - Velika Kikinda - Sérvia

Aqui em Portugal está em estado de emergência. Só funcionam serviços essenciais. E agora a polícia está a fiscalizar até os carros, pois mais de dois adultos é proibido.
Tatiana Miranda - Portugal

Aqui na Suíça já há mais de 12000 casos e mais de 200 mortos. Estamos de praticamente de quarentena há quase duas semanas. Estão proibidas quaisquer reuniões de mais de duas pessoas e as pessoas devem mater distância de 2m umas das outras. Só estão funcionando serviços essenciais como supermercados, farmácias, hospitais, agências de correios e postos de gasolina. no mais a recomendação é o máximo possível de teletrabalho.
Christiano Sávio - Suíça

Irlanda 22 mortes. Lockdown hoje. So pode sair ate 2km de sua casa a pe e sozinho pra ir a mercado comprar comida e so. Nao pode usar carro. Estimativa que ate dia 6 chegue a 7mil infectados. Consultas de rotina de gestavao canceladas. Aconselhamenro de gestantes parirem em casa so ir ao hospital se tiver intercorrencia. Mas o parto em casa assitido por parteira.Governo pagando ate 350 pra trabalhadores que as empresas estão recusando pagar salario. Congelamento da conta de energia pra essas pessoas que estao sem receber tb. O pagamento é de 350 euroa por semana. Também há guardas pelas ruas e estradas pra controlar saidas e os Aeroportos fechados e as grejas proibidas de abrir
Janine Meira - Irlanda

Cultura pela internet em tempos de isolamento social

Com expedientes de atendimento ao público interrompidos pela pandemia, museus e equipamentos de arte mantidos pela Prefeitura do Recife estão recorrendo às redes sociais para semear cultura, lazer e entretenimento como alternativa ao isolamento social. Com informação e até programação criadas especialmente para esse período em que os recifenses estão sendo orientados a ficar em casa para evitar a disseminação rápida do vírus, gestores e artistas estão testando novas estratégias remotas para assegurar o sempre urgente encontro entre público e arte. 

Diante da crise de saúde pública internacional, que atingiu toda a cadeia cultural, o Paço do Frevo começou a usar o Instagram como espaço de resistência cultural para assegurar palcos alternativos para o mais pernambucano dos gêneros musicais. Para engajar a comunidade do Frevo a ocupar as redes sociais do Paço como um vértice de reverberação de artistas e brincantes, foi criada uma agenda virtual intensa e sistemática de ativações culturais as mais diversas, com atividades todos os dias da semana no Instagram do museu (@pacodofrevo).

Às segundas, o conteúdo será dedicado ao público infantil, com a disponibilização de livros em PDF da Coleção Mestres e Mestras e atividades educativas. Toda terça, serão divulgados depoimentos em vídeo de personalidades sobre o frevo e posts com minibiografias de personalidades do frevo e artigos abertos do livro "Frevo, Memória e patrimônio". As postagens das quartas-feiras serão dedicadas às dicas de conteúdos de frevo na internet, como partituras, shows, discos, playlists e filmes.

Dia internacional do TBT, a quinta-feira será destinada às reminiscências do frevo, com a divulgação de conteúdos do acervo do Centro de Documentação Maestro Guerra Peixe. Especificamente nesta quinta (26), tem também live no perfil do museu. A partir das 16h, a publicitária e produtora cultural Taciana Enes e a coordenadora de Música do Paço do Frevo, Fernanda Pinheiro, conversarão sobre os desafios impostos aos artistas pela necessidade de isolamento.

De sexta a domingo acontecerá, o #OcupaçoDigital, convidando artistas de várias gerações do frevo a compartilhar conteúdos com divulgação no perfil do Paço. Por ora, estão agendadas as participações de Maria Flor, Cesar Michiles, Junior Viegas, Spok e Flaira Ferro, nos próximos dias 27 de março, além de 3, 10, 17 e 24 de abril.

O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) também está reforçando sua atuação nas redes sociais, militando arte como resposta ao isolamento e a muitas outras questões sociais contemporâneas. Em seu perfil no Instagram (@mamamrecife), o museu está partilhando informações sobre obras e artistas que compõem seu acervo permanente.

Também estão programadas para os próximos dias postagens com sugestões de livros e informações sobre obras de arte que podem servir de bálsamo para a alma neste isolamento, com destaque para os artistas que integram a exposição “Completely Knocked Down - Recife Bremen Connection", que estaria em cartaz no equipamento, promovendo a comunhão artística entre Alemanha e Recife, a partir das obras de Paulo Bruscky, Sílvio Hansen, Márcio Almeida, Christian Haake, Wolfgang Hainke, Tobias Heine, Maria do Carmo Nino, Francisco Valença Vaz e Rebekka Kronsteiner.

“Quanto mais dura a realidade, maior a necessidade de usarmos a arte para elaborar, transcender e mudar os rumos da história. Se os museus precisaram fechar as portas, então vamos abrir janelas para a produção e para o consumo da arte”, defende a gestora do MAMAM, Mabel Medeiros. 

Os dois museus geridos pela Prefeitura do Recife oferecem também ao público a única alternativa de visita possível a um equipamento de arte na atualidade. O Paço e o MAMAM, além de diversos equipamentos do mundo inteiro, têm seus acervos disponibilizados no Google Arts and Culture, galeria de arte online mantida pelo Google, que oferece tours a acervos de milhares de equipamentos de arte de vários países. Para passear sem sair de casa, basta acessar: https://artsandculture.google.com

Até o Teatro Santa Isabel, já saudoso de seu público cativo, está investindo na interação digital. Lançou, na última segunda-feira, em seu perfil no Instagram (@teatrosesantaisabel), o #santaisabelchallenge, pedindo que os seguidores e frequentadores do teatro patrimônio postem fotos de momentos memoráreis vividos numa das mais antigas e bonitas casas de espetáculo do país. O Museu da Cidade (@museudacidadedorecife) é outro equipamento que vai reforçar sua presença na internet, usando o Instagram para contar passagens históricas da cidade.

Pelo rádio - A Frei Caneca FM, emissora pública de rádio mantida pela Prefeitura do Recife, também está caprichando no conteúdo para embalar a quarentena. Com foco nos pequenos, foi criada a faixa "Quarenteninha”, com a reprise dos três programas que já fizeram parte da grade da emissora, selecionados através de editais.

A programação, que estreou no último dia 18, combina contação de histórias com músicas e será transmitida de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, reprisando os programas Rádio Matraquinha, com Mariane Bigio e Cláudia Betini, Palavras No Ar, com Márcia Cruz e convidados, e Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, comandado por Tia Ilana e sua turma.


Imprensa Recife

Shopping Costa Dourada mantém serviços essenciais e delivery

Com base no decreto de número 48.823/2020, que visa reduzir ao máximo a concentração de pessoas, em face da disseminação do Covid-19, o Shopping Costa Dourada permanece com suas atividades temporariamente suspensas. As operações do supermercado Arco-Vita e a farmácia, no entanto, estão em funcionamento todos os dias das 8h às 20h devido a entrada exclusiva e por se tratarem de serviços essenciais à população. Além disso, os serviços de alimentação das lanchonetes Bob's, Pastello, Açaí Concept e a Cacau Show seguem funcionando exclusivamente pelo sistema de delivery com horários próprios.

Consumidores que investiram em energia solar protegem o orçamento doméstico em época de Pandemia

Em época de Pandemia do Coronavírus a única certeza que temos é da necessidade de isolamento social para que possamos impedir a propagação acelerada desse vírus. Estar em casa é a melhor estratégia mas, com ela, surgem inúmeros desafios de adaptação a nova rotina de confinamento e um maior consumo nas contas de água e energia elétrica. Quem aderiu ao sistema fotovoltaico protegeu o orçamento doméstico já que, não vai sentir o peso da conta de energia elétrica.

O funcionário público José Nivaldo Parente Pinheiro Teles é um exemplo. Adotou o sistema fotovoltaico em sua residência, na Iputinga, através da Insole, e está bastante satisfeito. “Além de está ajudando o meio ambiente produzindo uma energia limpa vinda do sol eu consegui baixar minha conta de luz de R$ 350,00 para R$ 18,00, que é a taxa mínima que se paga para utilizar o sistema. O meu projeto é de 500kWh e supri minhas necessidades, numa casa de 200 metros quadrados, para o uso de eletrodomésticos como geladeira, freezer e dois ar-condicionados”, salienta.”

De acordo com Ananias Gomes, diretor presidente da Insole, a fintech de energia solar possui a solução para financiamento de sistemas de geração solar. “Estamos oferecendo aos consumidores residenciais e comerciais a capacidade de trocar o valor da conta de luz por uma prestação equivalente ao financiamento o sistema solar, sem investimentos iniciais e com uma carência inicial. A grande vantagem desse modelo é que não haverá despesas novas ao consumidor”, salienta.

Os clientes que adquirirem a linha de crédito podem instalar sistemas fotovoltaicos em suas casas de campo ou de praia, por exemplo, e poderão utilizar parte da energia gerada para abater custos em outras contas com a mesma titularidade, que pode ser em seu apartamento residencial ou outras residências. Ele também chama atenção para outros dois aspectos interessantes do financiamento. Segundo Ananias, além da carência no início do contrato, a parcela do financiamento será compatível com o valor pago mensalmente pelo cliente quando o mesmo utilizava a energia elétrica convencional. “Com isso, não haverá um peso no orçamento já que ele continua pagando o mesmo valor para ter energia elétrica, mas está adquirindo o seu próprio sistema de geração de energia fotovoltaica”, ressalta.

Em tempos de isolamento social a Insole está funcionando neste período de forma remota com os funcionários trabalhando no esquema de home office e, todos os serviços, estão sendo disponibilizados “ Entendemos que essa atitude se faz necessária e, com esse confinamento em casa, as pessoas consomem mais energia elétrica e, as que já fazem uso da energia limpa ou tem interesse em adquirir, serão beneficiadas”, ressalta Ananias Gomes.

Entre 2018 e 2019, a Insole contabilizou um crescimento de 400% e o Nordeste é uma das regiões com maior potencial de crescimento para o setor, por ter sol em abundância, durante todo o ano. “Essa fonte de energia limpa e renovável é abundante em nossa região. Somos no Brasil, 84,8 milhões de unidades consumidoras e só 171 mil utilizam a energia solar. Isso significa 0,2%, ou seja, quer dizer que ainda nem começamos e que temos muito ainda a crescer”, comemora.

SERVIÇO
INSOLE
Rua Madre de Deus, 27, Bairro do Recife
81. 37771. 1362

BRK Ambiental apresenta dicas de cuidados com o meio ambiente para serem praticados em casa

A recomendação dos órgãos de saúde atualmente são para que as pessoas fiquem em casa, por conta da pandemia do Coronavirus (Covid-19). A BRK Ambiental listou algumas práticas que podem ser realizadas sem sair de casa, para que você também ajude na preservação do meio ambiente.

Roberto Borges, engenheiro da BRK conta que precisamos continuar pensando na natureza. "Cada pessoa deve entender que, ao fazer parte da sociedade, precisamos todos ajudar a preservar o meio em que vivemos, pois quando maus hábitos são adotados, é a própria vida que é prejudicada", explica.

A sua colaboração é fundamental para contribuirmos com o meio ambiente. Confira alguns cuidados que podem ser adotados em casa:


1. Usar ralinho na pia da cozinha
Você sabia que resto de alimentos podem causar o entupimento e rompimento das tubulações, e até mesmo o retorno do esgoto para dentro de casa ou para a rua? Por isso, é preciso se certificar de que restos de comida não se encaminhem para o esgoto. Afinal, esgoto não é lixeira. 

Resolver o problema não é uma tarefa difícil, basta comprar um ralinho para ser utilizado na pia da cozinha. Com isso, os restos de alimento serão filtrados e você poderá descartá-los separadamente junto ao lixo orgânico. Assim, você evitará os transtornos de ter a tubulação do seu imóvel.

2. Não descartar óleo no ralo ou no vaso sanitário
Da mesma forma, você não deve, de maneira alguma, descartar o óleo de cozinha nos ralos ou em vasos sanitários. Depois que a gordura esfria, ela endurece e se une a outros materiais, criando uma crosta que se fixa nas paredes das tubulações, entupindo-as. 

A alternativa ao descarte é a reciclagem. Basta esperar que o óleo esfrie, coar para eliminar os resíduos de alimentos, armazená-lo em garrafas plásticas e levá-las para locais especializados nesse tipo de coleta seletiva ou para postos de entrega voluntária. Desse modo, ele é encaminhado para a reciclagem e pode ser transformado em biodiesel, por exemplo.

3. Evitar que pelos e cabelos desçam pelo ralo do banheiro
É comum que pelos e cabelos se acumulem e fiquem presos ao ralo do banheiro. Entretanto, há motivos para você se preocupar em removê-los antes que desçam pelo encanamento. O ideal é evitar que eles fiquem presos por muito tempo no ralinho, já que além de descer para a rede de esgoto, poderão entupir a própria tubulação da residência.

4. Descartar apenas o que não é reciclável no lixo do banheiro
O lixo do banheiro é, predominantemente, utilizado para o descarte de materiais não reutilizáveis. Por isso, use-o apenas para se desfazer do que não for reciclável. Há itens, como rolinho de papel higiênico, embalagem de pasta de dente, escovas de dentes ou litro de desinfetante, que não devem ser armazenados nesse lixo. Quando isso acontece, o material que poderia ser reciclado é encaminhado para lixões ou aterros e levam anos e anos para se decomporem.

5. Não jogar fio dental no ralo ou no vaso sanitário
Da mesma forma que os cabelos, o fio dental também é um vilão para o entupimento tanto das tubulações da casa quanto da rede de esgoto. Nesse caso, a regra é simples: utilizou, descartou no lixo. O fio dental, assim como os cabelos, se enroscam com outros itens descartados incorretamente e podem virar uma massa que entope a tubulação.

6. Tomar banhos rápidos
Algo que você pode fazer imediatamente para ajudar o meio ambiente e ainda economizar ao fim do mês é tomar banhos rápidos para evitar gasto desnecessário de água.

Pernambuco promove conjunto de ações para atender população mais vulnerável

A campanha Pernambuco Solidário contra o coronavírus, do Governo de Pernambuco, tem novas estratégias para fortalecer as ações em benefício da população, com atenção às pessoas em vulnerabilidade social. O Estado vai liberar R$ 1,4 milhão para 184 municípios e o distrito de Fernando de Noronha, atenderá a população em situação de rua, abrirá canais para doação de mantimentos e promoverá uma mobilização social nas favelas, além da gestão de voluntariado, em parceria com a Prefeitura do Recife.

As ações serão coordenadas pelas secretarias estaduais de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD). O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, destaca que há 240 mil famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no Estado que não recebem o Bolsa Família, e mais de três mil pessoas em situação de rua. “Vamos oferecer alimentação e itens de higienização, para reduzir a possibilidade de contágio e transmissão”, disse Guedes.

O secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, reforçou que o momento é de união. “Todos: sociedade civil e governo, vão enfrentar os desafios que alteram o cotidiano das pessoas e podem afetar gravemente as perspectivas de saúde e desenvolvimento do nosso povo. Você deve ficar em casa, mas a solidariedade vai ao encontro de quem precisa”, afirmou.

ESTRATÉGIAS – O Governo de Pernambuco vai liberar R$ 1,4 milhão para cofinanciamento na concessão de benefícios eventuais para todo o Estado. Serão implantados pontos de cuidado com estrutura para atender a 360 pessoas em situação de rua por dia, durante todos os dias da semana, pela manhã, à tarde e à noite. Estes pontos de cuidado terão estruturas para que as pessoas possam tomar banho, lavar roupas e receber kits de alimentação e de higiene, além de panfletos informativos com foco na prevenção ao coronavírus.

Os pontos de cuidado serão instalados no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. No Recife, vai funcionar no Armazém 14, e nos demais municípios ainda serão definidos. Todos os pontos de cuidado terão recepção, área de espera para banho, banheiros com chuveiros, pias para lavagem de roupa e área de alimentação. As pessoas receberão roupas para usar enquanto lavam as suas.

Foram montadas duas estratégias para arrecadar doações. Elas podem ser feitas em depósito em dinheiro na conta corrente da organização sem fins lucrativos Porto Social. Também será possível realizar a doação de alimentos, água mineral, produtos de higiene pessoal e de limpeza. As doações de mantimentos devem ser comunicadas ao número 0800-081-4421 ou através do WhatsApp (81-98494-1969). Será necessária uma quantidade mínima de 50 quilos de alimentos ou produtos de higiene e limpeza, ou 50 litros de água mineral, para ser feita a coleta, por razões de logística.

O Governo de Pernambuco também montou uma parceria com a Central Única das Favelas em Pernambuco (Cufa-PE) para distribuição de panfletos e cartazes nas comunidades pobres do Estado, além de contar com dois mobilizadores sociais por favela. A ação procura atingir as comunidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Paulista. Estes municípios que concentram 97% das favelas do Estado. Os cidadãos que estiverem fora do grupo de risco e desejarem oferecer sua força de trabalho voluntário, poderão se inscrever via internet, pela plataforma Transforma Recife, no endereço www.transformarecife.com.br.

Doações em dinheiro:
Associação Incubadora Porto Social - CNPJ 25.087.812/0001-47
Banco Bradesco – número 237)
Agência 1164
Conta corrente: 50.071-2

Doações de alimentos, água, produtos de higiene e material de limpeza:
• 0800 081 4421
• 81-98494 1969 (WhatsApp)

Conteúdo dos kits nos pontos de cuidados
Kits de higiene:
- Toalha, sabonete líquido, escova de dentes descartável, papel higiênico, creme detal e roupa. Haverá absorvente disponíveis.
Kits de alimentação:
- Lanche: biscoito, fruta (maça e banana) e suco caixinha.
- Quentinhas

Link para o vídeo: https://youtu.be/9VMfX3yz-Jc

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Nota Oficial do Grupo Amarante

Ciente da sua responsabilidade para com colaboradores e hóspedes, o Grupo Amarante informa a suspensão das operações do Salinas Maragogi, Salinas Maceió e Japaratinga Lounge Resort por um período de 90 dias. Os empreendimentos permanecerão fechados de 1º de abril a 29 de junho de 2020. 

A medida tem como objetivo garantir a segurança de hóspedes, colaboradores e comunidade, devido à pandemia mundial causada pelo novo coronavírus (COVID-19). O prazo de fechamento foi determinado com muita responsabilidade, afim de evitar postergações das medidas, que causariam ainda mais inconvenientes. À medida foi tomada em consonância com as autoridades municipais e estaduais e seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Grupo Amarante está articulando junto às entidades representativas da indústria da hotelaria e do turismo medidas junto ao Governo Federal que venham a minimizar os impactos econômicos do fechamento de hotéis em todo o Brasil. Nosso compromisso sempre foi e continuará sendo o de oferecer as melhores experiências para famílias. Tantos as que se hospedam quanto as que trabalham conosco.

Maragogi, 26 de março de 2020.
Mário Vasconcellos
Diretor Presidente do Grupo Amarante

Campanha de vacinação contra gripe imuniza todos os 300 idosos de instituições de permanência de Olinda

Uma medida essencial foi tomada em Olinda através da Secretaria de Saúde juntamente com a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa, além da diretoria do Programa Nacional de Imunização da Marim dos Caetés. Com uma equipe especializada, eles visitaram todas as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) do município e vacinaram mais de 300 pessoas, sendo 200 delas os residentes dos espaços e o restante devidos entre funcionários das casas, cuidadores e profissionais de saúde.

Além da vacina contra a H1N1, 35 idosos que estão acamados receberam também a Vacina Pneumocócica Polissacarídica 23-valente que é eficaz na prevenção de doença pneumocócica, uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo

São oito instituições espalhadas pelos bairros da cidade. Nelas, mais de 80% dos idosos têm mais 80 anos e alguma doença pré-existente. Assim, essa ação previne a aglomeração nos postos de saúde, protegendo a saúde desses idosos que já é bastante fragilizada.

“Não é uma vacina que cura ou previne Coronavírus, mas mantém protegido da gripe que já é comum nesse período”, afirmou a coordenadora em Saúde da Pessoa Idosa, Silvia Bezerra. E com todas mudanças no cenário nacional relacionadas ao COVID-19, a Vigilância Sanitária de Olinda aproveitou a situação para orientar as ILPIs quanto ao respeito as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS), relacionadas a limpeza e restrição de contato.

Para entrar nas casas, todos os envolvidos tomaram medidas de segurança. Além de máscaras e luvas e descartáveis, foi utilizada uma proteção nos sapatos. Nas unidades só entraram os vacinadores, evitando assim, contato com outras pessoas. 

Imprensa Olinda

Covid-19: Será que o mundo inteiro está errado?

Enquanto muitas pessoas no Brasil - inclusive autoridades - já estão querendo terminar a quarentena, alegando que "isso está acabando com a Economia"; no Planeta muita gente está seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde. Inclusive, hoje, 27 de março de 2020, a Itália registrou 969 mortes apenas hoje e a maioria dos óbitos na região da Lombardia, cuja principal cidade é Milão. Há um mês, a cidade tinha apenas 17 mortos e foi feita a campanha #MilanoNonSiFerma (literalmente "Milão não para"), para que todos voltassem à vida normal, pelo bem da economia italiana. Resultado: a Itália passou a ser um dos epicentros da Covid-19 e hoje, repito, teve 969 mortes devido ao Covid-19. O prefeito de Milão, Giuseppe Sala, hoje disse que "errei quando incentivei a cidade a interromper a quarentena". E enquanto no Brasil ocorre essa polêmica, perguntei a várias pessoas que vivem fora do País o que está sendo feito no Exterior. Diante das respostas que eu apurei (todo mundo brasileiro) e você vai ler, reflita e se pergunte: o mundo inteiro está errado?

Se você puder, por favor, #FicaEmCasa


No Canadá estamos com 4000 casos (o primeiro foi em janeiro, demorou até termos transmissão comunitária), estamos em distanciamento social (as pessoas podem sair na rua, mas não podem ficar em grupos), tudo fechado exceto serviços essenciais e grande preocupação do governo para todos que puderem ficarem em casa. Estão dando ajuda financeira para quem perdeu emprego e para pequenos empresários. Além de que ninguém poderá ser despejado se não conseguir pagar aluguel.
Bruna Letícia - Toronto - Canadá

Aqui na Argentina estamos em quarentena desde sexta passada até o dia 31/03, sob pena de detenção caso saia de casa se não for pra comprar alimentos, remédios e para os que realmente tem que trabalhar. O governo anunciou ontem que vai extender até o dia 12/04. Para os desempregados e os que trabalham de forma informal vão receber 10.000 pesos que na moeda daqui equivale a um pouco mais da metade do salário mínimo.
Analine Souza - Argentina

Meu marido ta sem trabalhar mas se colocou como voluntario na Irlanda do Norte. Eu estou aqui no Recife, mas meu marido está lá.
Débora Carvalho - Está no Recife, mas mora na Irlanda do Norte

Na medida do possível as coisas devem ir voltando ao normal aos poucos no início de maio.Aqui o isolamento para já é voluntário e apenas alguns serviços estão a andar como supermercados, farmácias e algumas outro tipos de comércio. Acredito que a saúde está indo bem no cuidado com os infetados que hoje são 4149 ativos. Acredito que tudo já deu certo em nome de Jesus!
Alexandre Azevedo - Braga - Portugal

Tudo fechado, pessoa me casa, governo pagando benefício pra quem ficou sem trabalho e pros donos de empresa. Tudo é uma incógnita. Não sei como será emprego depois de tudo isso!!
Juliana Sampaio - Dublin - Irlanda

No Senegal até agora temos 119 casos, sendo 11 curados e 108 ainda em tratamento. O presidente adotou medidas logo que saíram os primeiros casos. Fechou escolas, igrejas, mesquitas e proibiu ajuntamentos. O acesso entre as diferentes regiões do país também está fechado e essa semana o país adotou toque de recolher. Não dá para proibir as pessoas de saírem na rua porque aqui as pessoas trabalham para ganhar o dinheiro da refeição daquele mesmo dia, mas a polícia está parando pessoas na rua, controlando para onde vão e orientando todos a só sair em caso de necessidade.
No início as pessoas achavam que não era muito sério, mas graças a uma campanha de rádio, TV e redes sociais do governo, a população está mais consciente.
O grande problema aqui era a recusa de alguns líderes religiosos em abrir mão das reuniões (desobedecendo à ordem presidencial), mas a polícia reprimiu esses movimentos e inclusive prendeu um dos líderes, o que seria inconcebível em outro contexto, já que eles são pessoas extremamente poderosas e capazes de mobilizar literalmente multidões.
Uma coisa que tem ajudado a detecção de novos casos é que os resultados aqui saem em poucas horas e os testes estão sendo realizados em grandes quantidades de pessoas (80, 100...). Todos os que chegaram de lugares afetados nas últimas semanas foram postos em quarentena e testados.
Eu ainda tenho esperança de que com essas medidas o quadro será revertido. Esperemos.
Débora Pessoa de Melo - Dakar - Senegal

Estamos na segunda semana de confinamento obrigatório. Não podemos sair de casa exceto no caso de alguns poucos casos previstos. A polícia faz controle nas ruas e precisamos apresentar um documento para comprovar o motivo de saída. Sem o doc ou desobedecendo às regras, multa de 135 euros.
Os supermercados só permitem a entrada por grupos de pessoas. Nas filas, todos respeitando a distância mínima de 1m. Idosos, profissionais da saúde, bombeiros e polícia têm acesso prioritário.
Tudo bem abastecido, exceto pelo álcool em gel q não existe mais nas prateleiras há mt tempo.
Alguns supermercados estão oferecendo compras online C entrega mas pedem pra q façam o click & collect (compra online, eles preparam o pedido e vc vai buscar) assim os entregadores podem atender só os casos prioritários q citei.
Na TV, a cobertura jornalista é praticamente 100% sobre o assunto. Hoje tivemos a morte de uma jovem de 16 anos sem nenhuma doença pré-existente q apresentou os sintomas semana passada. . Então, muitos debates com especialistas sobre o caso e tb a cobertura sobre a pandemia em outros países da Europa.
Muita discussão tb sobre a situação dos profissionais da saúde. Faltam máscaras e os profissionais estão super cansados C uma carga de trabalho enorme. Tivemos algumas mortes de médicos tb. Roubo de máscaras tb tem sido normal. Há mt tempo o governo requisitou todas máscaras do comércio e indústrias mas ainda assim n tem sido suficiente.
Outra coisa importante é que aqui os Apts são geralmente muito pequenos (às vezes 15 ou 20m2), então tem família inteiras vivendo em espaços muito pequenos C crianças e idosos. Tem sido bem difícil para todos, mas o confinamento tem sido respeitado.

Helga Macedo - Île-de-France - França

Aqui na Irlanda as coisas estão fechadas, as pessoas ainda não tão proibidas de sair de casa, mas tem uma regra de manter 2 metros de distância. O país tem 4,6 milhões de habitantes e já tem 400 mil desempregados. O governo tá pagando 350 euros por semana pra quem ficou sem emprego. Isso vai ser pago durante 12 semanas. Tem aumentado bastante o número de casos, mas ainda tem poucas mortes comparado a outros países. Eu tô muito mais preocupada com o Brasil do que com a minha situação aqui.
Myrthiani Bezerra - Dublin -Irlanda