sexta-feira, 26 de abril de 2019

Os 18 anos do João Teimoso



Neste próximo sábado (27), das 17h30 às 22h30, o Grupo João Teimoso vai realizar a edição 208° do Sarau das Artes, evento que reúne apresentações artísticas das mais variadas linguagens e, ainda, conta com uma feirinha de artesanato. 

O evento acontece na rua da Guia, em frente ao Recife Antigo Hostel. Nesta edição serão comemorados os 18 anos de fundação do Grupo de Teatro João Teimoso (completos no último 22 de abril) grupo este que não só fundou o Sarau das Artes, como tem forte atuação na cultura pernambucana com o movimento de resistência artística da Guerrilha Cultural, capitaneado pelo seu fundador, Oséas Borba Neto e de sua assistente, Michelli Amorim, também membros do Conselho Estadual de Cultura de Pernambuco. 

A proposta do Sarau das Artes é ser uma confraternização com as diversas linguagens artísticas e preparar a tão formação de plateias, difundindo a arte e a poesia. Agora, o evento está mais perto do povo, no coração do Recife Antigo, onde tradicionalmente já pulsa cultura e que ganha um colorido a mais com a realização do Sarau no bairro. Nesse 208º Sarau das Artes, compõem a grade do evento apresentações artísticas de música MPB e autoral, danças do ventre, cigana e performática, teatro, humor e poesia, além de 12 expositores numa pequena feirinha Cultural. 

O Sarau das Artes foi criado em agosto de 2009 pelo Grupo João Teimoso, em seu movimento de Guerrilha Cultural. Já passou pelo Pina, Torre Malakoff, Centro Cultural dos Correios, Sinspire e se fixou mesmo no coração do Recife Antigo. Hoje, é um evento consolidado na cidade, e já conta com mais de 3.300 apresentações artísticas realizadas. 

O Grupo não conta com patrocínios, apenas apoios e segue com sua garra, determinação e resistência pela arte. Afinal, o próprio Grupo prefere denominar: "São Amigos e Artistas Teimando pela Arte." MONTAGEM Para marcar os 18 anos de atuação, o Grupo João Teimoso segue com seus cursos regulares de formação teatral, reconhecidos pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão no Estado de Pernambuco (Sated-PE). 

Atualmente, está com a montagem do espetáculo Retratos de ChumboAs Rosas que Enfrentaram os Canhões, com estreia prevista para 9 de agosto, no teatro Hermilo Borba Filho. 

Serviço
208º Sarau das Artes comemora os 18 anos do Grupo João Teimoso
Dia: 27/abr – sábado
Horário: 17h30
Local: Rua da Guia – em frente ao Recife Antigo Hostel
Ingressos: Gratuito

Com informações da jornalista Mariangela Borba

Petrobrás aprova venda de refinarias; inclusive Abreu e Lima

A Petrobras poderá em breve vender oito refinarias e uma cadeia de postos de gasolina, depois que a diretoria da gigante petrolífera brasileira aprovou essas operações, segundo a Reuters nesta sexta-feira.

De acordo com uma declaração de valores citada pela agência, as vendas incluiriam refinarias localizadas em diferentes partes do território brasileiro, incluindo a recém-construída Abreu e Lima, em Pernambuco.

Por outro lado, a empresa semi-nacional pretende vender uma cadeia de postos de serviços que possui no Uruguai e que opera em todo o país desde 2006, de acordo com o comunicado.

Além disso, a Petrobras poderia dispor de parte de suas ações na empresa de distribuição de combustíveis BR, a maior do Brasil e da América Latina, segundo o documento.

Embora as autoridades brasileiras digam que o país não está atualmente considerando a privatização da Petrobras, o presidente Jair Bolsonaro disse na semana passada, a Globo , que tem "simpatia inicial" por essa possibilidade.

RT en Español (Rússia)

Bandeira amarela: Luz mais cara em maio

Os brasileiros terão maiores custos com energia elétrica no próximo mês devido ao acionamento da chamada bandeira tarifária amarela nas contas de luz, que gera uma cobrança extra para sinalizar a menor oferta de geração, disse a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira.

A bandeira foi verde nos primeiros quatro meses do ano, o que não aumenta custos, em meio a um período de chuvas mais favoráveis na região das hidrelétricas, principal fonte de geração do Brasil.

Mas expectativas de um clima mais seco e um consequente déficit de geração hídrica levaram à mudança de patamar em maio, disse a Aneel, enquanto especialistas projetaram que o cenário ainda deverá piorar, com possibilidade a partir de junho de meses seguidos de bandeira vermelha, com custo maior.

"Começaram as 'bandeiradas'. Daqui para a frente, em junho, julho, agosto, setembro, a gente tem muito mais chances de ter bandeira vermelha", disse à Reuters o presidente da comercializadora Comerc Energia, Cristopher Vlavianos.

A Comerc vê mais de 60 por cento de chances de bandeira tarifária vermelha 2 entre junho e agosto. O custo cairia um pouco em setembro, quando a empresa espera bandeira vermelha nível 1 (76 por cento de probabilidade) ou amarela (24 por cento).

Já a Esfera Energia projeta um cenário ainda mais desfavorável para os consumidores, com a bandeira mais cara acionada até outubro e um alívio apenas parcial em novembro, com bandeira vermelha no primeiro nível.

As projeções das empresas levam em consideração uma nova proposta da Aneel para as regras das bandeiras que deve entrar em vigor já no próximo mês.

Mas mesmo a manutenção da atual metodologia de definição do mecanismo não alteraria o cenário de custos maiores ao menos até setembro, segundo a Comerc.

No ano passado, a bandeira tarifária foi verde até abril, como em 2019, tendo mudado para amarelo em maio. Entre junho e outubro, o mecanismo ficou no patamar vermelho segundo nível, para voltar em novembro à cor amarela.

"A princípio, está se sinalizando algo similar. Até pela tendência do período seco, que está entrando agora, a gente deve ter bandeiras que vão gerar custo adicional para o consumidor, a não ser que tenhamos uma reversão (no clima), o que neste momento não aparece nas previsões", afirmou o sócio da comercializadora Ecom Energia, Paulo Toledo.

A bandeira amarela gera custo extra de 1 real a cada 100 quilowatts-hora, contra 3 reais da vermelha e 5 reais da bandeira vermelha nível 2, a mais cara.

A Aneel propôs no mês passado elevar os valores --para 6 reais na bandeira vermelha nível 2; 3,50 reais na vermelha e 1,5 reais na amarela, mas a proposta ainda não foi analisada em definitivo.

Com informações do Jornal Extra (Rio) e Agência Reuters

URGENTE: Vai faltar água no Grande Recife

Uma paralisação no Sistema Tapacurá foi programada para a próxima segunda-feira ( 29), a partir das 07h, por 48 horas, para realização de serviços de manutenção eletromecânica em suas unidades operacionais. Os trabalhos visam garantir maior confiabilidade operacional do Sistema Tapacurá, responsável pelo abastecimento de 35% da Região Metropolitana do Recife. Em função da paralisação, haverá falta de água em bairros do Recife, Jaboatão dos Guararapes e em toda cidade de Camaragibe. A previsão é retomar a operação do Sistema Tapacurá na quarta-feira (1), a partir das 07h. A regularização do abastecimento ocorrerá de acordo com o calendário de cada localidade ( áreas com rodízio). Veja a seguir se no seu bairro vai faltar água.

Imprensa Compesa