sábado, 1 de fevereiro de 2025

Governo de Pernambuco publica portaria proibindo presença de público nos jogos do Sport e Santa Cruz


O Governo de Pernambucano publicou, neste sábado (1°), em edição extra do Diário Oficial, portaria atendendo à recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) proibindo a presença de público nos próximos cinco jogos do Santa Cruz Futebol Clube e do Sport Club do Recife. A decisão foi tomada de forma conjunta, após a governadora Raquel Lyra reunir representantes do poder Judiciário e do MPPE, na sede do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE) para monitorar a atuação das forças de segurança durante a realização do clássico entre as duas equipes, que aconteceu no Recife.

"Vimos hoje, no Recife, cenas lamentáveis de algo que não representa o sentimento de quem ama o esporte em Pernambuco. Pessoas vestidas de torcedores estavam praticando ações criminosas, colocando um sentimento de terror na cidade. Foram cenas de selvageria e de barbárie que não são toleradas no nosso Estado. Saímos com deliberações concretas, que se expressam através de recomendação do Ministério Público para a Federação Pernambucana de Futebol e os dois clubes, proibindo, pelos próximos cinco jogos, envolvendo o Sport e o Santa Cruz, a presença de torcida dentro do estádio. Nós trabalharemos de maneira incansável para que não volte a acontecer o que nós vimos”, disse a governadora Raquel Lyra.

De acordo com balanço realizado pela Secretaria de Defesa Social, 14 pessoas foram detidas por violência, após incidentes registrados nos bairros da Iputinga, Torre e Madalena. As forças policiais continuam atuando para identificar os demais envolvidos e investigar os casos. “Precisamos punir aqueles que querem brigar. Nós iremos apurar os fatos. Temos imagens e já estamos identificando os envolvidos para que respondam. Também precisamos ter o controle daqueles que compram o ingresso e acessam o estádio, o que precisa ser feito em colaboração com os clubes”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho. 

Presentes na reunião, o MPPE recomendou aos clubes e à Federação Pernambucana de Futebol (FPF), a proibição da presença das torcidas nas partidas. “O Ministério Público não poderia se furtar aos graves fatos ocorridos na data de hoje. Para tanto, o nosso núcleo de defesa e desporto do torcedor expediu a recomendação, vedando o acesso ao público nos próximos jogos que envolvem o Sport e o Santa Cruz. O cidadão não pode ficar refém no seu direito de ir e vir por conta de atitudes criminosas por parte das organizadas”, afirmou o procurador-geral de Justiça, José Paulo Xavier. Também participou da reunião o desembargador do TJPE, Mauro Alencar, que corroborou com o posicionamento do MPPE. “O Tribunal de Justiça participa do programa Juntos pela Segurança. Foi convocado, convidado pela governadora para participar dessa reunião de trabalho no dia de hoje e está à disposição do Ministério Público, do Executivo, para solucionar esse problema”, disse.

Estiveram presentes na reunião os secretários Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), Túlio Vilaça (Casa Civil), Hercílio Mamede (Casa Militar), a secretária-executiva de Defesa Social, Dominique de Castro, o secretário-executivo da Defesa Civil, coronel Clóvis Ramalho, o comandante-geral da PM, coronel Ivanildo Torres e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Francisco Cantarelli.

Foto: Hesíodo Góes/Secom

Ricardo Andrade, o Menestrel Suburbano


Chamado pelo Mestre Getúlio Cavalcanti, de "o Menestrel Suburbano", e uma das apostas dele, na nova safra de compositores, para que a tradição do Frevo de Bloco não sucumba, Ricardo Andrade é filho do compositor Joel Andrade, autor do Hino do Paulista-PE e que foi finalista de Festivais, como o "Frevança", festival da Rede Globo Nordeste. 

Ricardo alcançou o 2o lugar no Festival Frevo da Humanidade, em 2013, o único no qual participou, com a composição, intitulada, "Perfume da Poesia", uma homenagem aos 90 anos do Bloco das Flores, padrinho do Bloco Flabelo Encantado, onde está Presidente. 

Em 2024, Ricardo Andrade compôs a música, "O Rei cinquentão", em homenagem pelos 50 anos Bloco da Saudade, e agora, em 2025, fez o Frevo de Bloco, "40 anos de Ilusões", homenageando as quatro décadas, desta importante agremiação(Bloco das Ilusões).

 Além de Professor e Mestre em Gestão Pública, Ricardo Andrade é Historiador, talvez por isso, a facilidade, além da inspiração em contar e cantar a memória das agremiações líricas, de pau e corda, do carnaval pernambucano. Ele também é co-autor do livro, "FREVO DE BLOCO, dos saudosos clarins ao lirismo dos carnavais", ao lado dos também professores, Gilberlande Pereira dos Santos e Ricardo Paes Barreto, e que conta a história dos Blocos Líricos em Pernambuco. 

Assim feito, Getúlio Cavalcanti, Heleno Ramalho e Fátima de Castro, os saudosos, Capiba, Romero Amorim, Bráulio de Castro, Levino Ferreira, Nelson Ferreira, Edgar Moraes e João Santiago, Ricardo Andrade também já compôs para diversos blocos(além dos já citados), tais como, Damas e Valetes, Flôr da Lira de Olinda, Flores do Paulista, Seresteiros de Salgadinho, Magia Lírica, entre outras.

Livro de empregada doméstica recifense conta histórias de 50 anos de trabalho invisível


Uma jornada que começou entre espanadores e livros, há mais de cinco décadas, está prestes a ganhar novos capítulos. Às vésperas de completar 62 anos, nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, Vera Lúcia da Silva, mulher negra e moradora da periferia do Recife, está lançando seu primeiro livro, Espanador não tira poeira: memórias e aprendizados de uma empregada doméstica, que acabou de se aposentar, mas não larga mão de seguir trabalhando. A publicação, que conta com o Selo Mirada já disponível para pré-venda ao preço de R$ 55,00. O exemplar pode ser adquirido via Pix no endereço espanador2024@gmail.com.

Vera nasceu no Engenho Palma, em Sirinhaém, na Zona da Mata Sul, a 75 km da capital pernambucana, e começou a trabalhar como empregada doméstica aos 12 anos. Dois anos depois, deixou o interior e se mudou para o Recife, carregando nas malas o peso da exploração e das condições precárias do trabalho doméstico. Ao longo dos anos, enfrentou humilhações, falta de direitos, acusações injustas e preconceito por ser mulher e de origem humilde. Situações de violência simbólica, como ser forçada a comer sobras de comida estragada ou ser impedida de usar os banheiros da casa em que trabalhava — sendo direcionada a instalações precárias — estão entre alguns relatos presentes na publicação.

Mãe solo aos 19 anos de três filhos — uma delas doutora em Medicina Veterinária, e outra formada em Química e técnica de enfermagem — a mulher que começou como empregada e se tornou escritora dedicou sua vida a proporcionar um futuro melhor para suas filhas. "Sempre disse a elas: 'Meu trabalho é digno, mas vocês precisam estudar para não passarem pelas dificuldades que eu enfrentei'", relembra com emoção.

Nos anos 1990, Vera trabalhou na Biblioteca do Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH, no campus da Universidade Federal de Pernambuco, no bairro Cidade Universitária, Zona Oeste da capital pernambucana, limpando os livros com a dedicação de quem reconhece o valor do que está cuidando. Foi nesse ambiente que ela conheceu a professora Silke Weber, que a convidou para limpar sua sala de trabalho, no 12º andar, onde aconteciam as atividades do Programa de Pós-graduação em Sociologia. Foi ali que os caminhos se cruzaram pela primeira vez com Wedna Galindo, docente do Departamento de Psicologia da UFPE, que se tornaria sua parceira e coautora no projeto do livro.

Enquanto realizava seu trabalho, Vera chamou a atenção de Wedna pelo cuidado com que manuseava as obras e pela curiosidade com os títulos. O contato inicial evoluiu para conversas sobre a realidade do trabalho doméstico e a vida de Vera, que, mais tarde, seriam transformadas nas páginas de Espanador não tira poeira. "A cada conversa, percebia que, mesmo sem ser plenamente consciente, Vera estava refletindo criticamente sobre sua própria trajetória e as condições de trabalho que vivenciava", explicou Wedna. "A produção do livro foi, de fato, uma proposta que surgiu dela mesma. O meu papel foi sempre o de respeitar o desejo de Vera. Eu enxerguei naquele desejo uma grande potência, um potencial transformador, que, se bem conduzido, poderia ganhar vida própria", concluiu a coautora.

Doutora em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco, Wedna Galindo tem um extenso histórico de trabalhos com movimentos sociais e projetos voltados para a valorização da memória de grupos invisibilizados. Sua sensibilidade e habilidade de ouvir foram fundamentais para que Vera transformasse suas memórias em um relato poderoso e reflexivo. "Wedna me deu coragem de acreditar que minha história poderia inspirar outras pessoas. Ela sempre dizia: 'Sua voz importa, Vera'", conta a autora.

A obra, com 96 páginas, está dividida em cinco partes, que abordam desde sua infância até reflexões sobre dignidade e respeito no trabalho doméstico. O título do livro foi inspirado em sua primeira experiência de trabalho, quando foi injustamente acusada de não limpar os móveis, sem saber que o espanador apenas espalhava a poeira. "Esse título é mais que uma lembrança, é uma metáfora para como sempre fomos tratadas: invisíveis e desvalorizadas", reflete Vera.

Sobre a UFPE
A UFPE, onde Vera e Wedna se conheceram, é um símbolo de excelência acadêmica no Brasil. Reconhecida como a universidade do Norte/Nordeste mais bem colocada no QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2025, a instituição ocupa a 49ª posição entre 437 universidades avaliadas na América Latina e no Caribe. Entre as 96 universidades brasileiras presentes no ranking, a UFPE figura na 13ª colocação. Esses resultados destacam seu papel como um centro de referência em pesquisa e educação de qualidade.

Serviço:
O quê: Livro de empregada doméstica recifense conta histórias de 50 anos de trabalho invisível.
Como comprar: Pix no endereço espanador2024@gmail.com
Valor: R$ 55,00

Foto: Salatiel Cícero

Grandes varejistas apostam em liquidações pré-carnaval


Com o Carnaval chegando e a população voltada para esse período, o varejo precisa se preparar para continuar dando aquela guinada no comércio e as promoções voltadas para diversos segmentos é considerada um importante termômetro da predisposição de consumo
 para o ano. É a chance perfeita para quem deseja renovar o guarda-roupa, fazer compras para o mês sem pesar no bolso, adquirir aquele eletrodoméstico ou eletrônico tão sonhado. Vale também para calçados, acessórios e todo tipo de artigo. A Câmara de Dirigentes
 Lojistas aponta que a oportunidade é uma das melhores do ano. 

Para os consumidores que conseguiram manter as finanças sob controle durante as festas e pós férias, esta é uma excelente oportunidade de fazer compras com preços mais baixos. Essas promoções se intensificam antes do Carnaval, pois as lojas buscam renovar seus
 estoques.  

Essas estratégias do varejo em continuar aquecendo o mercado incluem a jornada dos clientes em loja, com promoções, facilidades na entrega, parcelamento das compras, diversificação de produtos e atendimento diferenciado, além do fortalecimento das plataformas digitais, que vem sendo bastante procurada por todo mundo devido a facilidade de compras e o conforto em poder receber tudo no aconchego de casa. Segundo estudos do eMarketer, esse alcance do e-commerce vem crescendo cerca de 27,6%. São os padrões comportamentais
 dos consumidores que vem mudando cada vez mais. Antes, muitas pessoas tinham medo em navegar pelas “águas da internet”, onde hoje, já virou um costume comum na população. Com isso, com essa “Nova Onda” o varejo vem conseguindo manter a economia aquecida. 

Pensando nessas mudanças de hábitos e padrões comportamentais do consumidor, o Home Center Ferreira Costa começou o Liquida Ferreira Costa que irá acontecer até o dia 09 de fevereiro. A campanha abrange todos os setores na loja, site ferreiracosta.com
 e até mesmo aplicativo, com produtos com até 55% de desconto.  

Produtos desejo para casa, como eletrodomésticos, móveis, decoração, utensílios domésticos, iluminação, sendo o melhor momento para renovar o lar. Quem deseja construir ou reformar para esse ano que acabou de começar, não pode perder as ofertas de construção,
 como: tintas, louças sanitárias, janelas, ferramentas, básicos para construção e muitas outras ofertas. 

E já que a praticidade e o conforto vêm sendo um dos pilares desta mudança, nada melhor do que encontrar tudo isso em um único lugar. E o Home Center Ferreira Costa conta com 80 mil itens para casa, construção e decoração, utilidades domésticas, móveis, eletrodomésticos,
 automotivos e muito mais.    

*Sobre a Ferreira Costa:*

Com 140 anos de história, a Ferreira Costa (@ferreiracosta), maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas nove lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce
www.ferreiracosta.com
 e o App, com entrega para todo Brasil.

#SendoProsperidade com Mariângela Borba

Lealdade, um dos pilares que sustentam o valor humano.
por Mariângela Borba.

Olá leitores da Sendo Prosperidade aqui pelo blog da Taís Paranhos, tudo bem com vocês? Esta semana vamos falar sobre lealdade e responsabilidade. No mundo de hoje, às vezes pode parecer que a lealdade e a responsabilidade genuínas sejam difíceis de encontrar. No entanto, se procurarmos pautar nossas vidas no contexto de relacionamentos profundos e significativos; relacionamentos que exigem lealdade, responsabilidade e crescimento constante, veremos que a relação entre o ser humano e a existência desperta algo superior onde apenas a alegria de estar caminhando já é transformadora da realidade.
Ao nos comprometermos com o próximo, constataremos que amizades íntimas podem influenciar nossas vidas. Assim como uma faca se torna mais afiada através do processo de ser amolada contra outra peça de ferro, da mesma forma, nossos relacionamentos com os outros ajudam a refinar nosso caráter e aprimorar nosso entendimento do que significa ser leal e responsável.
Quando nos envolvemos em relacionamentos autênticos, nos permitimos ser desafiados e responsabilizados por viver nossos valores e princípios. Por meio dessas interações, somos inspirados a crescer e nos desenvolver em versões melhores de nós mesmos. Esse processo requer vulnerabilidade e disposição para aprender com os outros, mas as recompensas valem bem o esforço.
Ao nos esforçarmos para cultivar lealdade e responsabilidade em nossas próprias vidas, devemos nos cercar de pessoas que nos inspiram e desafiam. Procuremos ter amigos que tenham as qualidades que desejamos incorporar. Por isso, é sempre bom refletirmos não só sobre as amizades em nossas vidas, como sobre as coisas que estamos vivendo: elas estão nos ajudando a crescer em lealdade e responsabilidade, ou estão nos arrastando para trás? Sejamos intencionais sobre buscar amigos verdadeiros que irão encorajar nosso crescimento.
E que assim possamos inspirar lealdade e responsabilidade nos outros e ter uma semana abençoada e próspera. Até o próximo Sendo Prosperidade!

Mariângela Borba é professora, jornalista profissional, revisora credenciada, social media, Produtora Cultural, especialista em Cultura Pernambucana pela Fafire e membro da Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP) que teve como um dos fundadores, seu bisavô, jornalista Edmundo Celso.

Paulista participa de encontro estadual sobre políticas públicas para mulheres


A cidade de Paulista esteve representada no encontro de gestoras municipais realizado pelo governo do Estado, na sexta-feira (31), no Sebrae, no Recife. O evento reuniu cerca de 300 participantes, incluindo representantes das Secretarias da Mulher de todas as cidades de Pernambuco, para debater políticas públicas voltadas às mulheres, com foco no enfrentamento à violência de gênero.

Durante o encontro, foram apresentados dados preocupantes sobre a violência contra a mulher no Estado. Paulista registrou 94,58 casos para cada 10 mil habitantes em 2024, o maior índice proporcional da Região Metropolitana do Recife (RMR).

A secretária executiva da Mulher de Paulista, Fabrina Juliana, destacou a criação de uma Câmara Técnica para fortalecer as ações de enfrentamento à violência de gênero no município. “Para a gente quebrar esse ciclo de violência, a gente também mostrar a coibição com a presença da Polícia Militar, da Guarda Civil, da Patrulha Maria da Penha, para que casos como esse comecem a diminuir a partir de agora”, afirmou.

O evento permitiu que representantes municipais compartilhassem experiências e estratégias para fortalecer a rede de proteção às mulheres. Entre as iniciativas destacadas, está a importância da integração entre órgãos de segurança e assistência social, além da ampliação dos serviços de acolhimento e orientação jurídica para vítimas de violência.

Um Frevo Impossível, a banda !


Tem novidade na música pernambucana. Os cantores Publius, Juvenil Silva e Alex Mono se reúnem para cantar os frevos impossíveis do compositor Fernando Duarte. 

Fernando Duarte, começou a compor seus frevos ainda nos anos 80, ele compõe intuitivamente, cantarolando suas melodias a capela. A poética das letras trata do carnaval como tema central, a partir do ponto de vista do folião dos carnavais de rua, de Olinda e Recife.  

Agora em 2025, sentindo a necessidade de divulgar suas composições já gravadas, Fernando incentivou aos cantores Alex Mono, Publius e Juvenil Silva, a criarem o show “Um Frevo Impossível, a banda”, e logo apareceram diversas apresentações para o período que antecede o carnaval. 

A banda reúne músicos com larga experiência em orquestras de frevo. Uma marca do trabalho são os arranjos arrojados de alta qualidade. Formam a banda os músicos, Carlinhos Lua (saxofone), Mozart Ramos (flauta) e Eugênio (percussão). 

A proposta do grupo é criar novas roupagens para os frevos, misturando o gênero pernambucano com ritmos do Brasil e do mundo, como rock, tango, carimbó e cumbia. 

No show, podem ocorrer algumas surpresas, com músicas incidentais, dando um caráter performático a banda. É frevo de invenção, alternativo, um Frevo Impossível ! 

E cada artista traz seu estilo próprio, imprimindo um jeito novo de tratar o Frevo. Ao final, o importante é fazer a animação, a emoção de experimentar algo inédito, e a gréia poder rolar solta com muita instigação e irreverência em show performático.

#frevo
#recifeantigo
#verão 
#noitederecife
#musicaautoral

Show Um Frevo Ímpossível, a banda
Local : Bar Teatro Mamulengo, 
            Praça do Arsenal , Recife Antigo.
Dia: 4 de Fevereiro às 20h.
Colaboração espontânea a partir de 20 reais com direito a brinde do artista plástico e compositor Fernando Duarte.

Mais de 900 famílias de Camutanga e Ferreiros podem solicitar gratuitamente a nova parabólica digital


Mais de 450 mil famílias de Pernambuco já fizeram a substituição da parabólica tradicional pela nova parabólica digital, por meio da iniciativa da Siga Antenado. Nas cidades de Camutanga e Ferreiros, na Zona da Mata Norte do estado, a previsão é beneficiar mais de 900 lares com o novo equipamento.

A substituição da parabólica tradicional pela versão digital é necessária porque, com a chegada do 5G, o sinal da tecnologia antiga poderá ser afetado. Além disso, muitas emissoras já encerraram suas transmissões pelo sinal analógico, e outras farão o mesmo nos próximos meses. A nova parabólica digital oferece uma qualidade superior de imagem e som, com acesso gratuito a mais de 80 canais, incluindo opções regionais.

Para receber o kit com o novo equipamento, o morador precisa estar inscrito em algum dos programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter em casa uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento.

*Como solicitar o serviço*

Para verificar se tem direito ao kit gratuito e agendar a instalação, é necessário acessar o site sigaantenado.com.br ou entrar em contato pelo telefone 0800 729 2404, que também está disponível como WhatsApp.

O beneficiário pode escolher a melhor data para receber o técnico em casa. No momento da visita, o profissional apenas verifica a documentação do morador e realiza a substituição do equipamento, sem solicitar dados bancários ou qualquer tipo de pagamento. O kit digital é composto pela antena, receptor e controle remoto com pilhas inclusas. O aparelho antigo permanece com o morador.

“Reforçamos a importância de os moradores acessarem nossos canais de atendimento o quanto antes para verificar se têm direito ao kit gratuito e agendar a substituição do equipamento. Dessa forma, garantem acesso à programação com maior qualidade e sem interrupções”, afirma o CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra.

Tudo o que você precisa saber para se livrar das infiltrações e do mofo

Segundo levantamento do blog da Juntos Somos Mais, 36,9% dos profissionais de obras preferem realizar trabalhos como impermeabilização e pequenos reparos, no período de diminuição das chuvas. Eles afirmam que essa é a melhor época para que esses serviços sejam
 concluídos com sucesso. Infiltrações, goteiras e umidade nos cômodos aparecem com frequência quando não existe uma manutenção preventiva e podem causar estragos na pintura, nos móveis e no piso. As áreas externas, como telhados e muros, também devem receber atenção, principalmente após as chuvas mais intensas. 

A dica do Home Center Ferreira Costa referente aos telhados é o de verificar periodicamente se há telhas quebradas ou mal encaixadas no telhado, além de manter as calhas sempre limpas e impermeabilizar lajes, tudo realizado com material adequado para essas
áreas. 

Para as paredes e muros, a Ferreira Costa aconselha usar as tintas emborrachadas, que é um tipo de tinta acrílica que apresenta algumas diferenças na composição, o que a torna mais elástica e flexível, capaz inclusive de acompanhar pequenas dilatações causadas
 pela variação das temperaturas em paredes de alvenaria. O resultado são várias vantagens para a área externa, a começar pela resistência a intempéries como a chuva e o sol. Isso porque ela cria uma espécie de película elástica que, também proporciona uma durabilidade maior em relação à umidade e à maresia. Essa tinta também oferece facilidade na limpeza, já que é possível remover a sujeira esfregando a parede com água e sabão neutro, sem que a tinta seja danificada. 

Além de ser lavável, esse tipo de tinta ainda protege contra manchas e mofo. Ela ainda garante outros benefícios em comparação às tintas convencionais: a película apresenta efeito de isolante térmico e sonoro, ajudando a controlar a temperatura e reduzir o ruído e por proporcionar uma camada mais grossa, a tinta emborrachada de parede contribui para corrigir imperfeições, como fissuras e desgastes, renovando a aparência do imóvel para além da cor. E o melhor é que essa tinta também está disponível em uma grande variedade de cores. 

Quando já existe a infiltração, é essencial identificar a origem do problema, como um revestimento mal feito, vedação inadequada de portas ou janelas, tubulação com vazamento, entre outras. 

Na hora de realizar a recuperação, conte com a ajuda de um profissional para realização de um tratamento adequado. O processo inclui impermeabilização externa e interna, sendo que esta última pode ser feita com materiais como a manta asfáltica que, como o nome
 indica, é feita de asfalto, impermeável. 

Muitas vezes, adiar o conserto dessas áreas resulta no surgimento de um outro vilão das residências, o mofo. Lugares úmidos, quentes e com pouca luminosidade, são perfeitos para o desenvolvimento deste fungo, que pode causar sérios problemas à saúde. 

Na parede, o mofo pode causar manchas escuras que vão aumentando de tamanho com o passar do tempo, na medida em que os microorganismos vão se espalhando. Ele se propaga, principalmente, por meio da umidade e pode causar estragos na pintura da parede e no revestimento se não for removido. 

Para limpar o mofo será necessário um balde com água, água sanitária, uma escova de cerdas duras e um pano úmido. É importante lembrar que, para executar qualquer um dos truques, é recomendado utilizar materiais de proteção como máscaras faciais e luvas de borracha, já que os fungos são tóxicos. Primeiro, abra as janelas e portas para que o ambiente fique bem ventilado. Em seguida, misture ⅓ de água sanitária para ⅔ de água em um balde. A quantidade vai depender do tamanho das manchas na parede. Utilizando a escova, aplique a mistura na parede esfregando os pontos afetados pelo mofo. E por fim, passe um pano úmido e seque bem para evitar a umidade ou também pode ser usada água oxigenada, é um ótimo desinfetante e pode ajudar a remover o mofo das paredes. Não precisa ser diluída, basta colocar o produto em um borrifador e aplicar diretamente na parede mofada, deixando agir por cerca de 15 minutos. Esfregue a região com uma escova e remova com um pano seco. 

Quem não quiser ter tanto trabalho, pode usar as tintas antimofo. Elas são ideais para que a umidade não se acumule e não haja a formação de mofos e bactérias. Isso porque as tintas antimofo têm em sua composição bactericidas e fungicidas, evitando que esse mal infeste suas paredes e teto. Dessa forma, quando a umidade começa a se formar pelos cantos, os fungos e bactérias são combatidos, diminuindo as chances de ocorrer a formação de mofo e bolor no ambiente. Se a umidade for grande ou a casa não tiver impermeabilização
 e ocorrer uma infiltração, ainda assim você pode ter situações de mofo, mas ficará mais fácil combatê-lo. 

E para aproveitar esse momento para fazer as pequenas reformas e evitar toda essa dor de cabeça, a Ferreira Costa criou uma playlist
https://www.ferreiracosta.com/Destaque/limpando-a-casa-antimofo para aproveitar os produtos, sem perder muito o tempo em estar procurando, até mesmo para quem prefere ir às lojas. 

*Sobre a Ferreira Costa:* 

Com 140 anos de história, a Ferreira Costa (@ferreiracosta), maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas nove lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce
www.ferreiracosta.com
 e o App, com entrega para todo Brasil.

Instituto Ponte amplia atuação no Nordeste com foco em educação e transformação social


O Instituto Ponte, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) fundada no Espírito Santo, anuncia sua expansão para o Nordeste, reforçando o compromisso com a educação de qualidade e a inclusão social. Com dez anos de atuação, a instituição oferece suporte integral a estudantes de escolas públicas, com o objetivo de promover ascensão social em apenas uma geração.

Ao longo de uma década, o Instituto Ponte foi eleito seis vezes como uma das 100 melhores ONGs do Brasil e quatro vezes como a melhor do Espírito Santo, no Prêmio Melhores ONGs. Atualmente, atende 365 alunos de 13 estados, incluindo Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Bahia. A partir do dia 03 de fevereiro, serão abertas inscrições para o processo seletivo que escolherá 100 novos estudantes. A inscrição pode ser feita no site www.institutoponte.org.br

O objetivo da entidade é ampliar a atuação no Nordeste, com a meta de que até 2029, 30% dos alunos assistidos pelo instituto sejam oriundos dessa região.

Os alunos selecionados recebem bolsas de estudo em escolas de excelência, além de alimentação, transporte, material escolar, aulas de reforço em português e matemática, cursos de inglês e acompanhamento psicopedagógico.

O cuidado é pensado de forma global para que o aluno do IP tenha todo suporte necessário para desenvolver suas habilidades, explica a presidente do Instituto, Bartira Almeida. "Nós trabalhamos o desenvolvimento do aluno de forma mais completa. Além de todo apoio pedagógico e socioemocional, também buscamos entender os sonhos destes estudantes para construir junto com eles um projeto de vida", detalha. Outro diferencial é que o acompanhamento dos estudantes se estende até a conclusão do ensino superior, o que pode significar um período de até 12 anos de apoio contínuo.


Resultados comprovados

Os números demonstram o impacto do trabalho do Instituto Ponte. Enquanto a média nacional de conclusão do ensino médio na idade certa é de 73,3%, entre os alunos da ONG esse índice é de 100%. Além disso, 87% dos participantes ingressam na universidade em até um ano após terminar o ensino médio, muitos em instituições de destaque como ITA e USP, além de universidades federais. Nesse período, muitas vezes, os estudantes iniciam o estágio remunerado e a mobilidade social começa a acontecer. Dados do Instituto comprovam que 38% dos ex-alunos que ingressaram na universidade já têm uma renda mensal 2,7 vezes superior à per capita das suas famílias, comprovando o impacto da transformação.

“Nosso maior orgulho é ver o impacto direto na vida dos nossos alunos. Mais de um terço dos jovens que acompanham nosso programa, já no segundo ano de faculdade, alcançam uma renda quase três vezes maior que a dos pais. É uma transformação que começa com uma oportunidade", conta Bartira.

Parcerias empresariais como alavanca para a expansão

Para viabilizar a ampliação no Nordeste e atender mais estudantes, o Instituto Ponte busca novas parcerias com empresas e pessoas físicas. A meta é arrecadar R$ 30 milhões nos próximos cinco anos e mobilizar R$ 80 milhões, em parcerias pro bono, para continuar a trajetória de transformação social em todo o Brasil. Segundo a presidente Bartira Almeida, a colaboração do setor privado é fundamental para ampliar o impacto do projeto e oferecer mais oportunidades aos jovens.

O trabalho da entidade tem gerado histórias inspiradoras, como a de Francisco Gustavo, de Aquiraz, no Ceará. O jovem de 14 anos ingressou no IP há dois
anos e, desde então, tem se destacado com boas notas. Com apoio do instituto, conquistou uma bolsa em um dos colégios particulares mais renomados do Estado.

Natural de Acailândia, no interior do Maranhão, o aluno Levi do Nascimento também teve sua vida transformada ao ingressar no IP. O jovem deixou a terra natal e mudou-se para o Recife, onde estuda em uma instituição de excelência. Dedicado e curioso, acumula conquistas, como a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e outras premiações acadêmicas.

As histórias de superação continuam a surgir a cada ano e a ponte para alcançar os sonhos profissionais fica cada vez mais próxima. É o caso da ex-
aluna Jamili Pessinali Sperandio, que, após estudar à luz de vela com livros descartados, conquistou uma vaga em Medicina na Universidade Federal do
Espírito Santo (Ufes), e de Wallace Pereira de Conceição, que, com o apoio do instituto, ingressou no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e sonha com a carreira na aviação.

*Serviço:*
Inscrições de 03/02 até 30/03 no site www.institutoponte.org.br
Mais informações (27) 99269-4715 ou pelo e-mail: selecao@institutoponte.org.br

Inópia Humanóide: um papo sério com a Miséria espetáculo hoje no Espaço Fiandeiros


O ator Mário Cardona Jr. Iniciou a carreira artística no curso de Formação de atores do SESC de Santo Amaro. Sua estreia como ator foi em 1989 no teatro Apolo com o espetáculo “O Vôo dos Pássaros Selvagens”, dirigido por José Manuel. Cardona saiu do Recife seis anos depois, em busca de seguir a carreira também na TV e no Cinema, e retorna 30 anos depois, para única apresentação do seu primeiro monólogo “Inópia Humanóide” dia 1 de fevereiro.

Perseguições às minorias... Ataque sistêmico ao que diverge do poder instituído com base na truculência arquitetada por um sistema corrupto! Essa é a “ponta do iceberg” desse monólogo, que promete reflexões profundas do público. Inopia Humanoide teve sua pré-estreia no auge da pandemia, em outubro de 2020 com apresentação adaptada para o modo online com transmissão ao vivo da sala do ator Mário Cardona Jr., que foi transformada em um teatro com estrutura de luz e som para as apresentações. A estreia oficial foi no Rio de Janeiro em abril, onde cumpriu duas temporadas no Teatro Candido Mendes e uma temporada no Teatro Brigitte Blair. Fez única apresentação em João Pessoa dia 26 de janeiro e agora fará única apresentação em Recife dia 1º de fevereiro.

Para Mário Cardona Jr., o maior desafio de “Inópia” foi o processo de total desconstrução da postura, e do belo, porque todos os trabalhos anteriores que foi convidado remetem a isso. “O espetáculo flui por meio de uma reconstrução a partir do torto, do forte, ao mesmo tempo leve e sutil, porém assustador. Inópia não pode quase nada e ao mesmo tempo pode tudo”, conclui! O texto escrito há oito anos, trata de questões densas sobre as relações sociais, a falta de empatia e segregações. A narrativa mistura fundamentalismo religioso frente a uma moral arcaica baseada em privilégios machistas e sexistas e que, descaradamente, é chamada de política.

Segundo o autor e diretor diretor Ivan Martins, a concepção do espetáculo surgiu em um momento de grande perturbação emocional. Exatamente quando o país iniciou essa polarização; tanto o Brasil, quanto o mundo. “O texto não fala de ninguém em especial, mas a história se repete tanto, é tão viciosa que o texto acabou profetizando o que aconteceu e continua acontecedo em várias partes do mundo. Esse texto é meu grito de assombro em relação ao mundo e as pessoas. É um desabafo!” Portanto, fala de qualquer nação e em qualquer época. O objetivo de “Inópia Humanóide” é estimular a conscientização sobre os Direitos Humanos, a inclusão social e a empatia. “Espero que sirva de reflexão onde a empatia toque as pessoas para entenderem, que não dá para colocar tudo em caixinhas e deixar como está. Ou seja, que cada um possa reavaliar observações, ações e omissões”, enfatiza Ivan Martins.

Mario Cardona Jr. completa 35 anos de carreira como ator. E, nessa comemoração estreia o monólogo “Inopia Humanoide”, com texto e direção de Ivan Martins. Mario atuou em teatro, musicais e óperas e já soma 52 trabalhos nesses segmentos. No cinema atuou em 2 longas e 23 curtas , com destaque para “Caminho de Pedras” e o ultimo filmado no Amapá, “Marcas da Vida”. Estreiou na TV com a novela Mandacaru da rede Manchete. Depois atuou e dançou na Rede Globo, SBT, Record e Bandeirantes. Com destaque para as novelas “Os Dez Mandamentos”, Belíssima, Eterna Magia, a série JK. Seus últimos trabalhos na TV foram na novela “Nos Tempos do Imperador”, da Rede Globo onde interpretou o fotógrafo “Marc Ferrez” e na série Reis da Rede Record, onde interpretou o “Rei Umma”.

SERVIÇO:
Inópia Humanóide
Dia 1 de fevereiro às 20h
Teatro André Filho ( espaço fiandeiros) – Rua da Saudade, 240 – Boa Vista
 Ingressos pelo Sympla: R$60,00 – inteira / R$30,00 – meia
informações: (21) 989589020

Carnaval 2025: Chef Cesar Santos anuncia programação da Oficina do Sabor


O restaurante *Oficina do Sabor* vai abrir as suas portas nos dias 02 e 04 de março com serviços exclusivos, durante o Carnaval de Olinda. Pelo décimo terceiro ano, o *chef César Santos* comanda a programação carnavalesca em dois dias de festa: *domingo*, 2 de março, o estabelecimento será a *Casa de Pernambuco*, que vai funcionar com *open bar premium* de espumante, cerveja, caipifruta, caipirinha, uísque, gin, Aperol, café, água, refrigerante, suco de frutas e mentirosca (drink feito com frutas da estação sem álcool), além *open food* com mesa farta de café da manhã, almoço e sobremesa, assinados pelo chef e sua equipe, que é treinada e orientada para reforçar o atendimento de todas as demandas durante os festejos do Carnaval. No espaço também será oferecido *serviços de massagem, maquiagem e penteado*, ambiente climatizado para descansar entre um bloco e outro, proporcionando uma *experiência única que une conforto, cultura e gastronomia*.

Já na *Terça-feira Gorda* (4), o restaurante vai realizar a tradicional *Feijoada do Chef*, com *open bar* de cerveja, caipifruta, caipirinha, refrigerante, suco de frutas, água e drinques com frutas da estação sem bebida alcoólica, além de *open food* com almoço, sobremesa e serviço volante de petiscos variados. No final da tarde, o *boneco gigante do chef César Santos* desfilará ao som de uma orquestra de frevo, arrastando a multidão pelas ladeiras de Olinda.

"Serão dois dias de muita alegria em nossa casa, que estará pronta para receber os foliões que vão brincar o Carnaval em Olinda, e que também buscam por um lugar confortável, climatizado, onde possam recarregar as energias, desfrutar dos nossos serviços e saborear o melhor da nossa gastronomia", comentou o chef Cesar Santos. 

*FUNCIONAMENTO NO CARNAVAL:* além dos eventos Casa de Pernambuco e Feijoada do Chef, no domingo (2) e terça (4), respectivamente, o restaurante Oficina do Sabor estará aberto ao público no sábado (1º) e na segunda-feira (3), em horário especial, das 11h às 17h, com o cardápio da casa. Na quarta (5), a casa estará fechada, voltando ao seu funcionamento normal na quinta-feira, dia 6 de março.

*OFICINA DO SABOR* – Localizado em um charmoso casarão do século XIX na Cidade Alta, em Olinda, o salão principal do Oficina do Sabor é o espaço mais disputado entre os clientes. O motivo da concorrência pelo local é a deslumbrante vista que se tem para a capital pernambucana e as igrejas seculares que circundam o Sítio Histórico da cidade que hospeda o restaurante. Roteiro certo para os que vão conhecer a Cidade Alta, a casa, que tem capacidade para 120 pessoas, é uma viagem inesquecível pelas cores, sabores e aromas das combinações precisas e deliciosas do chef César Santos. A casa ostenta vários prêmios de excelência ao longo da sua história e foi eleito um dos 100 melhores restaurantes do Brasil, entre os cinco pernambucanos no ranking realizado pela revista Exame. 

*SERVIÇO*
Onde: Restaurante Oficina do Sabor (Rua do Amparo, 335, Amparo - Olinda/PE)
Quando: 02 de março | Casa de Pernambuco com open bar premium e open food (R$ 588); e 04 de março | Feijoada do Chef com open bar e open food (R$ 368)
As reservas são feitas através dos contatos: (81) 3429-3331 e (81) 99207-3524
Instagram: @oficinadosborpe e @chefcesarsantos

Lideranças do Agreste e da RMR questionam pontos da privatização da Compesa


GRAVATÁ - O diretório municipal do Partido Socialista Brasileiro de Gravatá reuniu, em 24 de janeiro, diversas lideranças políticas para discutir o processo de privatização dos serviços de distribuição de água da Compesa, apresentado pelo governo do estado. O encontro reuniu lideranças das cidades de Agrestina, Amaraji, Bonito, Sairé, Gravatá, Chã Grande, Bezerros, Água Preta, Pombos, Igarassu, Caruaru, Iati, Cumaru, Casinhas, Ribeirão, Altinho, Garanhuns, Lagoa do Carro, Poção e Surubim. 

A reunião contou com a presença do deputado federal Pedro Campos, dos deputados estaduais Sileno Guedes, Waldemar Borges e Cayo Albino, além dos prefeitos Sivaldo Albino (Garanhuns), Josué Mendes (Agrestina), Carol Jordão (Ribeirão), Jeyson Falcão (Primavera), Marivaldo Pena (Altinho), Maria Zeneide Medeiros (Cumaru) e Dr Ruy (Bonito), do presidente municipal do PSB de Gravatá e vice⁠-prefeito da cidade, João Paulo, além de diversos vice-prefeitos e vereadores da região.

Na ocasião, o deputado federal Pedro Campos criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. 

Em sua fala, Pedro ressaltou que o processo de concessão da distribuição da água deveria ter como foco prioritário a redução do racionamento de água, principal queixa da população. Enquanto tem gente esperando o caminhão-pipa para encher a cisterna, carregando lata d 'água na cabeça nas zonas rurais do nosso estado ou esperando a água chegar nas periferia de Recife e Olinda, o prazo desta consulta pública está encerrando sem que houvesse a devida discussão. Essas pessoas infelizmente não têm tempo para discutir esse assunto. Por isso, a gente tem a responsabilidade de falar por essas pessoas, de cobrar e de garantir que esse processo seja bom não para o governo do estado, mas para o cidadão. Se for bom para o povo, que está esperando a água chegar em casa, é bom para a gente. Esse é o nosso compromisso e a luta do PSB”, afirmou Pedro. 

O deputado estadual e presidente do PSB-PE, Sileno Guedes, criticou a falta de diálogo do governo com a pauta. “Essa não é uma discussão partidária. Não é uma discussão contra quem é a situação ou de quem é a oposição à governadora do estado. É uma discussão de um patrimônio de Pernambuco, que foi construído há muitos anos e que a gente está enxergando o futuro danoso”, afirmou Sileno. 

O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua fala, a luta histórica do PSB por avanços no abastecimento de água no estado. “Fizemos investimentos importantes durante os governos de Eduardo e de Paulo, como o avanço de 80% da adutora do Agreste. É importante ter clareza em vários pontos obscuros presentes no edital como a divisão dos recursos para o município, que está na ponta, atendendo à população. Esse tipo de discussão é muito importante. É a política com P maiúsculo que prioriza o povo e não questões eleitorais”, afirmou Waldemar.  

O prefeito de Altinho e presidente do Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul do Estado de Pernambuco, Marivaldo Pena, demonstrou preocupação com o curto prazo para debate disponibilizado pela consulta pública do governo estadual. “Vamos levar essa discussão para a Comagsul e protocolar pedido ao executivo estadual que proceda com a ampliação do prazo da consulta pública, para que os atores políticos municipais possam analisar a documentação e encaminhar contribuições imprescindíveis ao processo em curso”, afirmou Marivaldo.

Na ocasião, o deputado estadual Cayo Albino criticou a falta de disposição do governo estadual para o debate, ao abrir consulta pública após o período natalino. “Essa discussão não cabe somente aos políticos, porque o maior impacto vem na ponta, vem para os municípios e para a população. Toda essa falta de diálogo e de clareza é uma marca geral do governo do estado. Ninguém está querendo brigar com a governadora. A gente quer apontar o problema, mas principalmente trazer a solução e, infelizmente, a gente tem visto que essa falta de diálogo não existe apenas com a questão da Compesa, mas é geral”, afirmou Cayo.

Foto: Lula Carneiro