sexta-feira, 13 de novembro de 2020

PARALELA realiza edição on-line de 16 e 22 de novembro

 

Na próxima semana, a PARALELA apresenta uma série de trabalhos artísticos selecionados por sua curadoria para a edição de 2020. Artistas de Pernambuco, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e outros estados nacionais apresentam seus trabalhos no canal do YouTube do evento (bit.ly/youtubeparalela). Realizada desde 2015, é a primeira vez que a plataforma de arte ocorre de forma totalmente remota e on-line. O evento é gratuito e não há a necessidade de inscrição prévia.

Diante da pandemia da Covid-19, a PARALELA precisou ser repensada perante a sua proposta original, para que se adequasse à política de isolamento social. O contexto atual da doença e as suas consequências na sociedade serviram, também, como mote para a concepção artística da desta 6ª edição. O tema “Dança - Ciberespaço - Motim” foi o catalisador para a curadoria dos trabalhos, que tem como foco o ambiente virtual e as conexões remotas como experimentações de potencialidades, mostrando-se criativas, desobedientes e transgressoras.

A edição de 2020 da PARALELA também apresenta uma nova perspectiva de sua organização: a exibição em processo de uma série audiovisual documental, com três episódios, intitulada “Deixa eu te contar”, com personagens de Uberlândia (MG) que rememoram as suas lembranças de performances de diferentes autorias que marcaram as suas vidas e o espaço cultural da cidade. Alexandre Roiz, Fernanda Bevilaqua e Jeremias Brasileiro são os protagonistas de cada episódio, que foram filmados inteiramente durante o período da pandemia. A série se baseia na coreografia “Biblioteca de Dança”, criada pelos artistas Neto Machado (BA) e Jorge Alencar (BA), que já estiveram em edições anteriores da PARALELA.

“Atualmente, apresentações presenciais e trabalhos cênicos não são possíveis de serem realizados, em vista da pandemia da Covid-19, mas relembrar e reativar obras — por meio de importantes pessoas para o cenário cultural de Uberlândia e região — é uma forma de torná-las vivas”, diz Alexandre Molina, artista e um dos idealizadores do evento. Cada episódio possui, em média, 15 minutos de duração e é um convite a resgatar memórias acerca da cidade e da cultura.

Os trabalhos serão transmitidos ao vivo e estarão disponíveis apenas no momento da exibição, portanto, não continuarão on-line depois de sua apresentação. Por isso, é importante que o público acompanhe os canais de comunicação da PARALELA para conhecer a programação. Já as oficinas, que ocorrem apenas para as pessoas inscritas previamente, serão transmitidas por plataformas de videoconferência.

Denúncias de abandono contra pessoas idosas crescem em Pernambuco

 

Tereza [nome fictício] morava só, havia sido abandonada pelos filhos. "Quando cheguei do trabalho a vi na rua, ela tinha sido despejada, pois estava devendo dois meses de aluguel, eu não poderia deixá-la naquela situação. Foi quando liguei para uma pessoa que conheço do CIAPPI, que me orientou a ligar para a polícia, para que pelo menos ela pudesse dormir aquela noite na casa onde morava”. O relato da situação de abandono e negligência é da estudante Maria Gabriela, que não mediu esforços para ajudar à idosa.


Contudo, ao contrário do desfecho feliz de Tereza, que teve ajuda do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), programa vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), o qual realizou todas as intervenções necessárias para que a idosa fosse encaminhada para uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), muitas pessoas idosas ainda vivem em situação de abandono. De acordo com o Centro, de março a outubro deste ano, foram registradas 59 denúncias, 38 a mais do que o mesmo período de 2019 (21), um aumento de 180,95% desta violação.

"Não é possível que fechemos os olhos para situações como estas. Todos podem e devem denunciar qualquer tipo de violação contra esse público para que as providências sejam tomadas e os culpados punidos", frisa o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. Mesmo diante do estado de pandemia, o CIAPPI tem dado continuidade aos seus atendimentos e orientações. Além disso, o programa também realiza o monitoramento periódico de ILPIs. em conjunto com rede (estadual e municipal) de atenção às pessoas idosas. Denúncias podem ser feitas de forma anônima, com todo o sigilo resguardado. Para realizar a denúncia, basta entrar em contato com o Centro pelo telefone (81) 3182-7649 ou pelo e-mail ciappi2016@gmail.com, no horário das 9h às 16h.


Ranking das violações que aumentaram de março a outubro de 2020:

1. Abandono
2. Violência Verbal
3. Violência Patrimonial
4. Ameaça
5. Perturbação do Sossego
6. Cárcere Privado
7. Autonegligência

lmprensa SEDH PE

Espaço Sophia Reinaux vai ser inaugurado no Recife


 

Após três anos, a empresa Villa Garden Eventos, especializada em decoração e projetos de arquitetura para eventos, passa a se chamar Sophia Reinaux, nome da empresária, arquiteta e decoradora, que está à frente da nova marca. O nome da empresa passou por essa transformação para imprimir, com mais assertividade, a personalidade, a essência e o trabalho autoral que Sophia desenvolve em cada projeto que realiza. 
 
Unir arquitetura e flores, duas grandes paixões, sempre foi o desejo da empresária, que inaugura o Espaço Sophia Reinaux, na Rua Quarenta e Oito, 490, no Espinheiro, zona Norte do Recife, na sexta-feira, dia 20 de novembro. O brinde à nova loja acontece com bolo e champanhe, para convidados, a partir das 19h, seguindo todos os protocolos de segurança da covid-19. O espaço é um complexo com novas lojas, além da Sophia Reinaux, que une, em um mesmo lugar, uma cafeteria, loja de vinhos e um restaurante, instalado no aconchegante quintal do casarão.
 
 Com o olhar único, autoral e artístico, Sophia prima pela atenção aos detalhes e à essência dos eventos. "Eu sempre gostei de emocionar as pessoas, com o que eu faço, com o que eu falo e com a minha arte. Gosto de causar uma boa sensação nelas. Eu me sinto feliz por alguém ter um sonho e me convidar para fazer parte dele", relata a decoradora que faz, em média, 40 eventos ao ano. No portfólio, destaque para a decoração do casamento dos atores Thaila Ayala e Renato Góes, em 2019; e para o casamento do cantor Rafa Mesquita com a empresária Manoela Melo, em 2018.
 
No novo espaço, Sophia vai desenvolver projetos exclusivos e personalizados de decoração para eventos, arquitetura de interiores, e arte floral em arranjos e buquês, sempre com um tom de leveza, elegância, sofisticação e afeto, ingredientes imprescindíveis para que o evento fique ainda mais inesquecível. Segundo Sophia, produzir ambientes aconchegantes e requintados, com uma "pitada" rústica, moderna e sustentável, é o objetivo da nova empresa. Especialista em eventos integrados à natureza, seja na praia ou no campo, Sophia comenta que a intenção é fazer os eventos para que as pessoas se sintam confortáveis e "em casa", e dessa forma, possam usufruir da festa com mais alegria e descontração.

SERVIÇO:

LANÇAMENTO DO ESPAÇO SOPHIA REINAUX
QUANDO: 20 DE NOVEMBRO (SEXTA-FEIRA)
HORÁRIO: 19h
ENDEREÇO: RUA QUARENTA E OITO, 490 - ESPINHEIRO - RECIFE/PE