sexta-feira, 21 de maio de 2021

Mercado de desenvolvimento de software é tema de debate virtual segunda (24)

 

Em parceria com o Porto Digital, a Pós-Graduação da Unit-PE realiza, segunda-feira (24/05), debate virtual sobre “O que o mercado de desenvolvimento de software espera de você?". O encontro – que é gratuito e aberto ao público – acontece das 19h às 21h, por meio da plataforma Google Meet. Os interessados podem se inscrever pelo link: https://hs.unit.br/mercado-de-desenvolvimento-de-software.

De acordo com coordenador de pós-graduação da Unit-PE e mediador, Gleudson Junior, a intenção é discutir conhecimentos e experiências em relação ao mercado de desenvolvimento de software. O evento contará com dois convidados. Uma deles é Agile Team Facilitator da Pitang, Willamis Moraes, que vai abordar “Mercado de TI com foco em agilidade”. O outro é o diretor de tecnologia da Di2Win, Rômulo César, que vai falar sobre “Transformação Digital nos Negócios”.

Parceria - A parceria entre a Unit-PE e o Porto Digital foi firmada em 2019 com o intuito de ofertar cursos de graduação voltados para as necessidades do mundo digital. Com aulas imersivas e novas formas de aprender, os cursos estão vinculados a empresas situadas no Porto Digital. A intenção é formar novos profissionais especializados.

Iterpe anuncia início da implantação do Propriedade Legal nas áreas rurais do município de Buenos Aires

 

O presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Henrique Queiroz, anunciou o início das ações fundiárias que visam promover a regularização dos imóveis rurais de Buenos Aires, município localizado na Mata Norte, foi anunciado junto com os representantes do município durante reunião no assentamento Vera Cruz.

O trabalho compõe o conjunto de ações do Propriedade Legal, tem como objetivo beneficiar as famílias rurais das Unidades Produtivas do Crédito fundiário, Vera Cruz e Cavalcante. As ações contemplam medição das áreas onde estão localizados os imóveis, regularização do quadro social e ao final, a entrega dos títulos de acesso à terra.

“Somente a partir das parcerias que os títulos de propriedade ou das escrituras chegam às mãos dos agricultores. O Iterpe não trabalha sozinho. Inciamos a regularização das terras graças à parceria com a prefeitura municipal; o Incra; o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e outros representantes do município. Nosso propósito é garantir que os trabalhadores rurais vivam na terra com segurança e tenham condições de acessar os créditos rurais para plantar”, explicou Henrique Queiroz.

A reunião contou com a participação do prefeito do município, Fabinho Queiroz; com o deputado, Henrique Queiroz Filho; a vereadora, Jane do Leite; o presidente do STR, Pereira; presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Oiti e representante do IPA no município, Charles.

lmprensa lterpe

Jardim Botânico do Recife ganha nova iluminação com 50 lâmpadas LED

 

O Jardim Botânico do Recife (JBR), equipamento ambiental ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, iniciou a substituição de 50 luminárias tradicionais do espaço por lâmpadas de LED, que tem consumo de energia menor, vida útil mais longa, além de representar opção sustentável, pois a sua composição não emite poluentes e ainda pode ser reciclada. A iniciativa faz parte do Programa Ilumina Recife que já instalou mais de 91 mil pontos com luminárias LED na capital pernambucana.

A intervenção na iluminação vai oferecer mais claridade e durabilidade, valorizando os espaços do JBR, já que com esse tipo de lâmpada é possível controlar o fluxo luminoso (intensidade da luz), variar na tonalidade do branco na iluminação, escolher o tom certo para cada ambiente e ainda usá-las nas versões coloridas. Outro benefício será a redução do consumo de energia em até 80%, pois boa parte da corrente elétrica que é passada pelo produto é revertida em iluminação e não em calor. As luminárias LED ainda são capazes de funcionar perfeitamente por até 50 mil horas, reduzindo custos com eventuais trocas.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro, lembra que a ação, além de garantir a segurança e a beleza do espaço, ainda segue as diretrizes do Plano Local de Ação Climática (PLAC) e vai ajudar a conter o aquecimento global. “As lâmpadas instaladas proporcionam melhor percepção de segurança, além de dar mais vida às belezas do JBR. E, claro, não podemos esquecer dos demais benefícios como a redução dos gastos e da manutenção. Outra vantagem é que a lâmpada de LED tem menos emissão de carbono no meio ambiente, chegando a ser 84% menor do que a lâmpada convencional, por isso ela é mais recomendada”, comenta.

lmprensa Recife

Detran e Guarda de Trânsito fazem ação do Maio Amarelo no Camará Shopping

 

O Detran-PE e a Guarda de Trânsito de Camaragibe estarão no estacionamento do Camará Shopping neste sábado (22), das 15h às 17h30, para ação de conscientização do Maio Amarelo.

A abordagem didática vai chamar atenção para a necessidade de respeitar as vagas prioritárias para idoso, gestantes e cadeirantes. No local, também será possível retirar a Credencial Estacionamento Vaga Especial para idosos e pessoas com deficiência que residam em Camaragibe. Para os interessados, os documentos necessários para emissão são o comprovante de residência atualizado, RG e CPF ou CNH originais e além do laudo médico pericial, no caso da pessoa com deficiência.

"Por conta da pandemia não teremos contato direto com o público, mas iremos orientar os condutores. Se o veículo estiver estacionado de forma correta com a autorização, você recebe um cartão de legal, de que está sendo responsável e cumprindo com as normas. E se não respeitar, vai ter uma cartão de ‘deslegal’ e recebe uma multa moral", explica André Mariano, assistente de trânsito do Detran-PE.

"Nossa ação tem o objetivo de conscientizar os condutores de seus direitos e deveres quanto usuário da via. Vamos exemplificar as estatísticas de acidentes de trânsito fazendo um paralelo com a Campanha do Maio Amarelo. Assim como esclarecer possíveis dúvidas sobre as 57 mudanças trazidas pela lei que alterou o CTB", detalha a comandante da Guarda Civil de Camaragibe, Débora Lourdes. Os agentes de trânsito também terão um material informativo para distribuir aos visitantes.

Pernambuco prorroga restrições até o dia 06 de junho

 

Após análise do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, o Governo de Pernambuco anunciou a prorrogação das medidas restritivas até o próximo dia 06 de junho. A iniciativa contempla todas as regiões do Estado, exceto a 2ª Macrorregião, no Agreste, da qual fazem parte as IV e V Gerências Regionais de Saúde (com sede em Caruaru e Garanhuns), que conta com decreto específico vigente até o dia 31 deste mês.

Segue valendo o funcionamento das atividades de maneira geral nos finais de semana até as 18h, para quem iniciar às 10h. Os estabelecimentos que abrirem às 9h só poderão funcionar até as 17h. Nos dias de semana, as atividades econômicas em geral continuam com permissão para funcionar das 10h às 20h. O comércio de praia, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, mantendo a proibição nos finais de semana.

A secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, destacou que Pernambuco ainda continua em uma fase bastante crítica, o que motivou o comitê a estender as medidas restritivas. “Essas medidas são extremamente necessárias para que a gente possa conter o avanço da pandemia no nosso Estado. É importante ressaltar que estamos tratando de um plano de convivência com a Covid-19 e que ele pode ser revisto a qualquer momento. Tudo depende da evolução dos números que são acompanhados em tempo real pelo comitê”, disse, reforçando que as decisões e medidas tomadas são pontuais e específicas para cada região de Pernambuco e de acordo com a evolução da pandemia em cada município.

Durante a coletiva, o secretário estadual de Saúde, André Longo, também fez a análise dos dados da última semana epidemiológica, que compreende o período entre 9 e 15 de maio, ressaltando que o Estado continua com uma situação de estabilidade, mas em patamares muito elevados. “O fato de estarmos neste platô de estabilidade não significa que estamos em uma situação de tranquilidade. Estamos muito atentos e monitorando de forma permanente os indicadores da doença. Ao menor sinal de uma aceleração fora do padrão sazonal, não hesitaremos em tomar as medidas necessárias. Pernambuco sempre resistiu ao negacionismo e sempre seguiu a ciência”, afirmou.

Longo também informou que o Agreste continua sendo a região que mais preocupa neste momento, já que vive um momento de aceleração que impactou na oscilação dos indicadores do Estado. Enquanto nas outras regiões os casos de SRAG tiveram queda ou oscilações abaixo de 5%, no Agreste o aumento foi acima dos 10%. Nas solicitações de leitos de UTI, a Central de Regulação detectou um aumento de 15% nas solicitações da 2ª Macrorregião na semana passada, enquanto o aumento no Estado foi de 3%.

Já nesta semana, do domingo (16.05) até a última quarta-feira (19.05) foram registradas 108 solicitações de internação a mais em todo o Estado, comparando com os primeiros quatro dias da semana passada, com um aumento de 12,7%. No Agreste, foram 64 solicitações a mais no período, um crescimento de 40%. Por conta destes dados, desde a última terça-feira (18.05) o Governo do Estado intensificou as medidas restritivas na região, reduzindo o horário de funcionamento das atividades durante a semana e permitindo somente as atividades básicas nos finais de semana.

Secretaria de lmprensa de Pernambuco

Paulista recebe novos lotes da CoronaVac e aplicação da segunda dose da vacina ocorre a partir deste sábado (22)

 

A Cidade do Paulista recebeu, nesta quinta-feira (20), 3.490 doses da CoronaVac/Butantan enviadas pelo Governo do Estado. Os idosos que já podem tomar a segunda dose da vacina devem realizar agendamento prévio através do site www.agendamentovacinapaulista.com.br ou através do aplicativo Cidadão Digital, disponível para download na página inicial do site em plataformas Android. Para os idosos que não conseguirem realizar o agendamento de forma online, a Prefeitura do Paulista disponibilizou 13 locais para que os agendamentos sejam feitos presencialmente. Todos funcionarão nesta sexta-feira, 21, das 9h00 às 16h00.

No sábado (22), Paulista disponibilizará seis pontos de vacinação exclusivos para a segunda aplicação da CoronaVac. Os locais funcionarão das 9h00 às 14h00. Informamos ainda que, tanto para o agendamento presencial, em uma das escolas, quanto para a aplicação do imunizante, se faz necessário apresentar os seguintes documentos: cartão de vacina e documento de identificação que contenha o número do CPF.

Confira os locais disponíveis para realizar agendamento presencial nesta sexta-feira (21) a partir das 9h00 às 16h00:


- Colégio Municipal José Firmino da Veiga
Av. Marechal Floriano Peixoto - s/n – Centro

- CEMEDI Maria Anunciada de Arruda - Irmã Linda
Rua Filipinas, 1790 (Comunidade Chega Mais) - Eng. Maranguape

- Escola Municipal Coronel José Joaquim de Lima e Silva
Rua Oitenta e Quatro, 21 - Maranguape II

- Escola Municipal Dra Gelda Amorim
Av. Lindolfo Collor, s/n - Paratibe

- Escola Municipal Escritor Carlos Drummond de Andrade
Av. Pref. Geraldo Pinho Alves, 15A - Jardim Maranguape

- Escola Municipal Marcílio Dias
Rua Manoel Chaves da Costa Figueiroa, 623 - Pau Amarelo

- Escola Municipal Paulo Freire
Rua Aguazinha, 15 - Conj. Beira Mar

- Escola Municipal Ministro Etelvino Lins
Rua Vitória Régia, 445 - Janga

- Escola Municipal Conego Costa Carvalho
Rua Trinta e Três, s/n - Maranguape I

- Escola Municipal Frederico Lundgren
Rua Limoeiro, 456 - Artur Lundgren I

- Escola Municipal Manoel Gonçalves da Silva
Rua 126, s/n - Maranguape I

- Escola Municipal Maria das Neves
Rua quarenta e sete, s/n - Jd. Paulista Baixo

- Escola Municipal Prof. Terezinha Camarotti
Av. João Paulo II, s/n - Mirueira

Confira os pontos de vacinação que funcionarão das 9h00 às 14h00, exclusivamente neste sábado (22):

Clube Municipal de Paratibe
Rua Dr. José Mariano, s/n - Paratibe

Clube Municipal do Nobre
Rua do Nobre, s/n

Centro Administrativo (Drive thru)
Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222 - Maranguape I

Drive-Thru da Aurora
Rua da Aurora - Centro

Igreja de Nossa Senhora de Ó.
Avenida Dr. José Cláudio Gueiros Leite, 7113

Drive PE-22 (Drive thru)

lmprensa Paulista 

Caruaru Shopping divulga horário de funcionamento de acordo com o novo decreto estadual

 

O Caruaru Shopping divulga horário de funcionamento, seguindo as orientações do Governo do Estado de Pernambuco, publicadas na última segunda-feira (17). A medida é válida do dia 19 a 31 de maio.

As lojas, quiosques, lazer e serviços estarão abertos das 8h às 18h, de segunda a sexta. Sábado e domingo será fechado. A Praça de Alimentação funcionará das 11h às 18h, de segunda a sexta. Sábados e domingos, fechado, funcionando apenas para delivery. A academia estará aberta das 5h30 às 18h (de segunda a sexta). Sábados e domingos, fechado.

Já o Hipermercado estará aberto das 7h às 22h (segunda a sábado) e, no domingo e feriado, das 7h às 21h. O cinema permanece fechado, respeitando decreto governamental.

O Caruaru Shopping está localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Socioeducandos participam de oficina de ritmos em projeto da Fundação Terra

 

Adolescentes em internação na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, concluem, nesta sexta-feira (21), mais uma etapa do projeto “Caminhos para o Crescimento Saudável – Biblioterapia”, promovido pela Fundação Terra. Trata-se de uma oficina de ritmos percussivos, realizada pelo músico Emerson Calado, integrante do grupo Cordel do Fogo Encantado. A carga horária da atividade - neste primeiro momento, concentrada na parte teórica - foi de oito horas, divididas em quatro dias de aulas ao longo desta semana.

O projeto está em andamento desde setembro de 2020 no Clube Castelar, uma sala multifuncional do Case/Cenip Arcoverde, unidade administrada pela Funase. No local, também já foram promovidas oficinas de leitura e de artesanato, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar formada pelas técnicas Juliana Aguiar, Caroline Arcoverde e Giliane Cordeiro, da Fundação Terra. A iniciativa tem recursos direcionados pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comddica).

A coordenadora-geral do Case/Cenip Arcoverde, Paula Cibelle, destaca a ação como geradora de resultados muito animadores. “Uma característica é a continuidade das atividades, que acontecem periodicamente desde 2020, quando, em parceria com o Judiciário, inauguramos o Clube Castelar. É um espaço que se transformou em um ambiente propício para a realização de diversos projetos que têm ajudado a transformar realidades e a fazer do cumprimento da medida socioeducativa algo efetivo”, avalia.

lmprensa Funase

IPA e SDA entregam máquinas agrícolas para prefeituras e associações rurais do Pajeú

 

Famílias agricultoras do sertão do Pajeú terão condições de melhorar a alimentação dos seus animais, contribuindo para o desenvolvimento de sua atividade econômica. Numa ação conjunta entre o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), foram entregues máquinas ensiladeiras, equipamentos que contribuem para o manejo alimentar e a sobrevivência animal especialmente em períodos de estiagem.

As ensiladeiras foram entregues em diversas prefeituras e associações rurais do Sertão do Pajeú. Para o presidente do IPA, Kaio Maniçoba, o maquinário vai beneficiar milhares de famílias agricultoras, permitindo melhores condições de trabalho. “A entrega das ensiladeiras representa o compromisso do Governo do Estado de Pernambuco com o homem e a mulher do campo. Através de ações como esta vamos avançando na assistência para milhares de famílias e fortalecendo a agricultura pernambucana", disse Kaio.

A entrega de máquinas acontece de forma conjunta com outra importante ação do Governo de Pernambuco, a entrega de sementes do Programa Campo Novo. Criado em 2019, o Programa Campo Novo tem como foco a entrega das sementes exatamente no início da quadra chuvosa, permitindo o plantio durante esse período no Semiárido do Estado. Só no ano de 2020, o programa distribuiu 75 toneladas de sementes de sorgo, que permitiu o cultivo de 7.500 hectares de sorgo forrageiro, produzindo cerca de 337 mil toneladas de matéria verde.

lmprensa lPA

Fim de semana terá fiscalização integrada contra Covid-19 em Olinda

 

A Prefeitura de Olinda realiza neste fim de semana uma operação integrada na orla e em vários bairros da cidade no intuito de garantir o cumprimento dos protocolos contra Covid-19. A estratégia está sendo adotada desde o início da pandemia e conta com diversas forças, como Guarda Municipal, Controle Urbano, Vigilância Sanitária e demais órgãos. Além do suporte da Polícia Militar.

A atividade começa nos dois dias a partir das 9h e segue com rondas até 17h30. No início são dadas as orientações pelo secretário de Segurança Cidadã, Pereira Neto, na sede da pasta, no Varadouro. A partir daí as equipes seguem para a orla e demais localidades, como Caixa D’Água, Peixinhos, Rio Doce, Bairro Novo e outras. Além dos funcionários e veículos, as equipes contam com o suporte de um drone na fiscalização.

“Estamos zelando pela saúde das pessoas e destacamos as orientações de sempre, para que usem máscara, não aglomerem e sempre que possível façam a higiene das mãos”, afirmou Pereira Neto.

lmprensa Olinda

Mutirão contra arboviroses no Alto José Bonifácio neste fim de semana

 

Nestes sábado (22) e domingo (23), das 8h às 13h, a campanha “Bora se Cuidar”, que foca na prevenção de arboviroses (doenças transmitidas por mosquito), como dengue, chikungunya e zika, chegará ao Alto José Bonifácio, Zona Norte da capital. Os profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife visitarão cerca de mil imóveis, entre domicílios e pontos estratégicos da região. Nas visitas, as equipes também levarão orientações à população sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O trabalho contará com 32 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces). Durante as inspeções, eles vão verificar possíveis criadouros do transmissor da dengue, da chikungunya e da zika e tratar os focos do mosquito, utilizando larvicida biológico. Os asaces também distribuirão capas para vedar reservatórios de água e ímãs de geladeira com informações sobre os principais cuidados que as pessoas devem ter no dia a dia para prevenir as arboviroses.

Os asaces também visitarão locais classificados como Pontos Estratégicos, a exemplo de borracharias e ferros-velhos, que são imóveis com grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade. Nesses locais, eles farão eliminação de depósitos que acumulam água, aspirações de alados (mosquitos adultos) e também tratamento químico com inseticida.

Os locais escolhidos para as ações apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos. É importante lembrar que os moradores da cidade devem sempre aumentar os cuidados em casa, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências.

A campanha “Bora se Cuidar”, com foco na prevenção das arboviroses, teve início no dia 8 de maio, na comunidade do Vietnã, no bairro dos Torrões. Neste momento, a ação está com o tema “Um olho no mosquito, outro no coronavírus”, para incentivar as pessoas a não descuidarem das medidas de prevenção para evitar tanto a covid-19 como a dengue, zika e chikungunya. A campanha ainda conta com o apoio de promotores com placas educativas, que levam mensagens de alerta e orientações para a população e, a cada semana, as ações são levadas para diferentes pontos da cidade.

DADOS – Em 2021, até a semana epidemiológica (SE) 18, foram notificados 1.249 casos de arboviroses, sendo 746 casos de dengue, 468 de chikungunya e 35 de zika. Dentre estas notificações, foram confirmados 304 casos de dengue e 201 casos de chikungunya. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, houve aumento de aproximadamente 35% dos casos notificados e de 37% dos casos confirmados. O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado no período de 08 a 10/03/2021 (2º ciclo), apresentou resultado geral no Recife de 1,9% (risco médio).

AÇÕES CONTINUADAS – A Prefeitura do Recife realiza ações continuadas para controle dos mosquitos transmissores das arboviroses. Na rotina dos Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) da Secretaria de Saúde do Recife estão visitas domiciliares para orientação da população e verificação de possíveis focos de mosquito; manutenção das ovitrampas (armadilhas para monitorar a infestação do mosquito); análise das Estações Disseminadoras de Larvicidas; adoção da Técnica do Inseto Estéril (TIE); e formação das Brigadas Contra o Mosquito, que envolvem instituições públicas e privadas da cidade.

lmprensa Recife

Carne de cavalo apreendida em Limoeiro

 

Em operação conjunta com as polícias Militar e Civil de Pernambuco, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) apreendeu aproximadamente 4000 quilos de Carne clandestina de cavalo (equino). Os animais foram abatidos no distrito de Lajes, no município de Limoeiro.

A carga seria transportada para comercialização na própria região e o livro com nomes de possíveis compradores foi entregue na Delegacia de Limoeiro onde foi lavrado o flagrante. Nesta sexta-feira (21/05), os fiscais da Adagro conduziram toda a carne para incineração no matadouro de Vitória de Santão Antão.

Além das quatro toneladas de carne clandestina, a equipe Adagro da Regional de Surubim e da ULSAV Limoeiro apreendeu dois freezers, amaciador de carne, moedor de carne moída, duas balanças e diversos outros itens. A operação ocorreu durante a madrugada, resultando na prisão de uma pessoa que armazenava as carnes. O suposto responsável pelo abate fugiu, mas se apresentou à polícia nesta manhã, por esta razão vai responder ao processo em liberdade.

lmprensa Adagro

Centro LGBT do Recife recebe ações da Semana Municipal de Luta contra a Homofobia

 

Com ações educativas e solidárias a Prefeitura do Recife encerra a Semana Municipal de Luta contra a Homofobia, realizada em alusão ao dia 17 de maio, Dia Internacional de Luta contra a Homofobia. Ao longo desta semana, diversas atividades, envolvendo várias secretarias municipais, foram promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas, por meio da Gerência de Livre Orientação Sexual do Recife (GLOS).

Nesta sexta-feira (21), o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife recepcionou palestras sobre empregabilidade, curso profissionalizante de Manicure e Pedicure e entrega de cestas básicas. Todas as ações foram voltadas para usuários já acompanhados pelo Centro.

A estudante Bárbara Isabele, de 21 anos, foi uma das usuárias do Centro LGBT que participou da palestra do Programa de Empregabilidade Jovem Aprendiz. "Conhecer o Centro LGBT foi um marco na minha vida, pois por meio do serviço daqui pude realizar a retificação do nome, há cerca de um ano. Com a situação da pandemia, ter a oportunidade de uma palestra sobre empregabilidade me deu esperança de dias melhores. Sou muito grata pela oportunidade", contou Bárbara.

A palestra sobre o Programa Jovem Aprendiz faz parte do Projeto "Respeitar e Oportunizar”, que conta com um ciclo de palestras, oficinas e cursos de qualificação para usuários já acompanhados pelo Centro LGBT, realizado pela Secretaria Executiva da Assistência Social. A iniciativa pretende promover o resgate da cidadania, por meio da geração de emprego e renda , para a diminuição da vulnerabilidade e desigualdade da população LGBTI+.

Outra ação da Semana Municipal de Luta contra a Homofobia é a entrega de cerca de 300 cestas básicas arrecadadas pela campanha Recife Solidário, que acontece até o fim do mês, para usuários em vulnerabilidade social acompanhados pelo Centro LGBT. O Recife Solidário recebe doações de alimentos não perecíveis nos 11 pontos drive-thru de vacinação. Desde o início da campanha, já foram arrecadados cerca de 150 toneladas de alimentos, que já se converteram em mais de 11 mil cestas básicas entregues.

Para a artista Kalyndra Selva, 24 anos, que está sem renda desde o início da pandemia, a cesta básica é um auxílio que chega na hora certa. "Nessa pandemia, eu estou conseguindo me virar graças a esse tipo de ajuda. Participo das ações do Centro LGBT há cerca de dois anos. No ano passado, também recebi cestas básicas que ajudam a mim, meu esposo e minha mãe", disse Kalyndra.

"O Centro LGBT tem como principal objetivo acolher e gerar oportunidade para o público vulnerável, sobretudo, diante da atual situação de pandemia. Enquanto gestão, estamos comprometidos em realizar ações que fortaleçam as políticas públicas voltadas à população LGBTI+, que ainda sofre muito preconceito na sociedade, o que dificulta a empregabilidade, por exemplo", reforçou Luciana Silva, gerente de Livre Orientação Sexual do Recife (GLOS).

A Semana Municipal de Luta contra a Homofobia também viabilizou, em parceria com a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, turmas de cursos profissionalizantes Manicure e Pedicure, Designer de Sobrancelha e Corte com Máquina. Todos com 40 horas-aulas e certificação. Na próxima sexta-feira (28), a primeira turma de usuários do Centro LGBT receberá o certificado.

Além disso, durante as noites dos dias 17 a 21 de maio, as cores do arco-íris iluminaram o Geraldão e a ponte Paulo Guerra (ponte estaiada do Pina). Essa ação foi realizada em parceria com a Emlurb.

Teatro Paulo Freire

 


Obra da Compesa no bairro da Tamarineira

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) inicia amanhã (22), a partir das 9h, uma obra de esgoto na Avenida Professor José dos Anjos, próximo ao número 659, bairro da Tamarineira, para a substituição de trecho da rede coletora de esgoto. Para a realização do serviço, que se estenderá até às 18h do domingo (23), cerca de 140 metros da via serão interditados, entre as ruas Cabo Aragão e Euclides Gomes Freitas, no sentido Arruda.

Um trecho de aproximadamente três metros da tubulação de esgoto, que possui 500 milímetros de diâmetro, com profundidade de mais de quatro metros, necessita de reparos para que não haja comprometimento da operação do sistema de esgoto que atende ao bairro.

Os motoristas que trafegam pela região devem ficar atentos à sinalização no local e realizar o desvio pela Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar. A ação será realizada pela BRK Ambiental, parceira privada da Compesa no Programa Cidade Saneada.

lmprensa Compesa



Caminhões da limpeza urbana são adesivados com informações de educação no trânsito

 

A partir da segunda-feira (24), o Recife ganhará um reforço na campanha do Maio Amarelo: caminhões da limpeza urbana atuarão na cidade com a pintura em amarelo, trazendo mensagens sobre o respeito às leis de trânsito. A iniciativa é da Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), em parceria com a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Os equipamentos atuarão em 13 bairros do Recife.

O diretor de limpeza urbana da Emlurb, Bruno Cabral, fala sobre a importância de se unir à campanha para diminuir as mortes e lesões no trânsito. "No maio amarelo, a Emlurb faz sua contribuição em com uma pintura especial na cor amarela em parte de sua frota de caminhões coletores que estão em trabalho todos os dias cuidando da saúde pública da população. Com a necessidade de leitos para atender a população no combate à Covid-19, todos precisam contribuir para redobrar a atenção no trânsito e minimizar a ocupação de leitos. Nossos motoristas recebem treinamentos diários nos DDS (Diálogo Diário de Segurança), alertando sobre o respeito às leis de trânsito, à direção defensiva e ao respeito a pedestres e ciclistas", explica.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca a importância da iniciativa. "A limpeza urbana é um serviço que está presente nas nossas ruas, então levar a mensagem de respeito às leis de trânsito e de valorizar a vida é de extrema importância e vai ser efetivo utilizando esses equipamentos como veículos da informação. A Prefeitura do Recife tem se posicionado nas diversas áreas porque a segurança viária é uma meta para todos", diz a gestora.

A campanha do Maio Amarelo do Recife envolveu diversos parceiros das iniciativas pública e privada, como o ifood Brasil, que auxiliou no Programa Piloto Seguro, assim como o SAMU Recife, que, além da parceria com o Programa Piloto Seguro, também auxiliou na realização de uma campanha de mídia de massa para alertar a população sobre o excesso de velocidade como um fator de risco de sinistros de trânsito. A NACTO-GDCI, instituição de referência mundial em mobilidade urbana, que auxiliou na execução de projetos cicloviários e de urbanismos táticos, além da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, que prestou consultorias nas áreas de comunicação, fiscalização e educação para o trânsito.

MAIO AMARELO - Trata-se de um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente. Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção principal colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável.

lmprensa Recife

Montagem de novo dessalinizador em Fernando de Noronha

 

A Compesa iniciou a montagem da última remessa de equipamentos desembarcada em Fernando de Noronha para implantação do novo dessalinizador. São 12 filtros que estão sendo instalados no primeiro módulo do sistema para assegurar a qualidade da água que será ofertada. Os filtros atuarão retendo partículas, além de areia, cascalho e outros possíveis contaminantes da água do mar que podem comprometer o bom funcionamento do dessalinizador.

“A expectativa é que os primeiros resultados após a instalação dos filtros sejam percebidos já no próximo mês, quando um dos módulos do dessalinizador já estará em funcionamento com a produção de 10 litros de água por segundo”, explica a diretora Regional Metropolitana da Compesa, Nyadja Menezes.

Os equipamentos, que fazem parte da unidade de pré-tratamento do novo sistema de dessalinização, receberão a água bruta na primeira etapa de filtragem e atuarão em paralelo a outros filtros utilizados para retenção de partículas na segunda etapa do processo de filtração. Ainda cumprindo o cronograma de execução da obra, a Companhia inicia ainda nesta semana os trabalhos de implantação do novo reservatório, além dos serviços para ampliação da capacidade do atual dessalinizador, que no futuro vai operar de forma simultânea com o novo sistema em implantação.

Para a presidente da Compesa, Manuela Marinho, as obras avançam em um bom ritmo. “Nosso planejamento está sendo cumprindo com o início da montagem das peças, etapa que antecede os testes para o início da operação do sistema no próximo mês de julho, como anunciado pelo governador Paulo Câmara”, destaca.

O projeto do novo dessalinizador está inserido no pacote de investimentos previstos para Noronha pelo Governo do Estado, por meio da Compesa, e está orçado em R$ 22 milhões. O novo sistema de dessalinização terá capacidade total de produção de 20 litros de água por segundo.

lmprensa Compesa

Evento internacional debate mapeamento de serviços de tratamento às drogas em Pernambuco





As políticas sobre drogas envolvem temas complexos, com diferentes visões, estratégias e campos de estudos. Essa característica reforça a importância de se ter conceitos e normativas independentes para se debruçar sobre o tema. Esta é a proposta do webinário Diretrizes Internacionais, Prevenção e Mapeamento de Serviços de Tratamento por uso de Drogas. O evento terá o Estado de Pernambuco como cenário e tratará do incremento da base de dados para as políticas públicas.

O webinário será o evento de lançamento de uma abrangente pesquisa em todos os 184 municípios do Estado e no território de Fernando de Noronha, com uma expectativa de participação de aproximadamente 3 mil equipes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e 102 Comunidades Terapêuticas Acolhedoras. A pesquisa vai mapear com detalhes toda a rede de apoio às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas. O evento vai discutir a importância da construção de políticas eficazes com foco na prevenção e nas melhores práticas de tratamento, de acordo com os preceitos definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

O secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, foi um dos idealizadores do mapeamento da rede de atenção para os usuários de drogas e da realização de um evento, sobre esta iniciativa. “O Estado está prestes a ter uma base de dados qualificada e nós queremos dar publicidade para o que estamos fazendo em Pernambuco, junto com parceiros tão relevantes no plano internacional”, sintetiza Cloves Benevides.

ABRE – A importância do evento para o Governo do Estado e para o UNODC é notável na mesa de abertura. Ela terá a presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, da vice-governadora Luciana Santos, dos secretários de Estado, André Longo (Saúde) e Cloves Benevides (Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas), além da diretora do Escritório do UNODC no Brasil, Elena Abbati. A mediação da abertura estará a cargo do especialista em Segurança Pública do UNODC Brasil, Eduardo Pazinato. Todo o evento será transmitido pelo Canal de YouTube do Governo Estado (https://youtu.be/czXudneBRjM).

O webinário internacional terá tradução simultânea e contará com a flexibilidade que eventos on-line possibilitam: participação de convidados em diferentes endereços no Brasil e no mundo, vistos por um público reunido em uma plataforma que permite o acompanhamento em tempo real, em qualquer local do planeta, através da internet. Todo o evento ficará gravado, no canal oficial do Governo de Pernambuco, para consultas e para aqueles que tiveram alguma impossibilidade em acompanhar ao vivo.

O painel Prevenção e Tratamento de Transtornos por uso de Drogas terá a psicóloga Anja Busse, oficial de Programa na Seção de Prevenção, Tratamento e Reabilitação da Seção de Saúde e Prevenção de Drogas do UNODC, que falará a partir de Viena, Áustria. Anja Busse vai apresentar as principais diretrizes internacionais da pesquisa para o mapeamento de serviços de tratamento voltados às pessoas que fazem uso prejudicial de drogas. O psicólogo Antonio Lima vai tratar da adaptação da pesquisa a partir das diretrizes internacionais para a realidade pernambucana, além de outros aspectos locais. O gerente de Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Pernambuco, João Marcelo Costa Ferreira, vai apresentar o desenho da RAPS e o papel da pesquisa do UNODC para o fortalecimento da rede de cuidados. A superintendente Paula Guedes, da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, será a mediadora do painel.

O público será formado por profissionais de diferentes níveis e formações que façam parte da rede de atendimento psicossocial, instituições que cuidam de pessoas que fazem uso prejudicial de drogas e profissionais na área de prevenção à violência e às drogas. Também foram enviados convites para participação no evento para observadores externos e representações de instituições como, por exemplo, Consórcio Nordeste, Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Tribunal de Justiça do Mato Grosso e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, para citar alguns.

CONVÊNIO – O Mapeamento dos Serviços de Tratamento de Transtornos Associados ao Uso de Drogas é uma pesquisa inédita no Brasil e foi inspirada na ferramenta elaborada pelo UNODC, em parceria com a OMS. Pernambuco mostra inovação na elaboração e no aprimoramento de suas políticas públicas ao atrair parceiros como o UNODC, a Agência das Nações Unidas para Assentamento Humanos (ONU-HABITAT), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvido (PNUD) e Instituto Igarapé. Os projetos, plataformas e ideias desenvolvidas e em desenvolvimento por essa reunião de instituições, todas com respaldo internacional, se apresentam como Cooperação Pernambuco: Prevenção, Cidadania, Segurança.

A Cooperação Pernambuco é parte das inovações que a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas promove. Está em processo para entregar ao Governo do Estado 17 produtos, em 4 eixos, todos relacionados à prevenção à violência e a políticas sobre drogas.

O webinário internacional e o mapeamento dos serviços de tratamento de transtornos associados ao uso de drogas são produtos previsto na Cooperação Pernambuco. Outro produto do UNODC, em desenvolvimento, é a Matriz de Indicadores de Monitoramento e Avaliação das Políticas de Prevenção à Violência. Este trabalho também traz ineditismo para dentro das fronteiras da América Latina.

Serviço:
Webinário: 
Diretrizes Internacionais, Prevenção e Mapeamento de Serviços de Tratamento por uso de Drogas
Sympla: https://bit.ly/3f8IUOt
Data: Dia 24 de maio de 2021 – segunda-feira
Horário: Das 10h às 12h

lmprensa Secretaria de Politicas de Prevenção PE 

Rua do Bom Jesus para pedestres a partir de segunda-feira

 

Com uma atuação na gestão de mobilidade cada vez mais focada em evidências estatísticas, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), entregará, nesta segunda-feira (24), a pedestrianização da Rua do Bom Jesus, no bairro do Recife. A via será mais uma experiência importante de segurança viária, porque traz o foco na mobilidade dos pedestres. No Recife, os que andam a pé representaram 46% das vítimas fatais de sinistros de trânsito entre 2017 e 2019, o dado é da publicação do Relatório Preliminar de Vítimas Fatais, publicado pela PCR, com informações do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito (Compat) e organização da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, que é parceira da cidade e referência mundial sobre o assunto. As ações fazem parte da programação da campanha do Maio Amarelo no Recife.

Para viabilizar a mobilidade no trânsito com a pedestrianização da Rua do Bom Jesus, haverá inversão no sentido da circulação das ruas da Guia, Dona Maria César e João Domingos Martins. Dessa forma, os condutores que usavam a Rua do Bom Jesus, poderão utilizar a Rua da Guia e a Rua Dona Maria César como rota alternativa. Além disso, os condutores que vêm do Cais do Apolo pela Avenida Barbosa Lima poderão acessar a Praça do Arsenal pela Rua João Domingos Martins. Agentes e orientadores de trânsito estarão no local durante as primeiras semanas da mudança para esclarecer as dúvidas dos condutores.

Para implantação da pedestrianização da Rua do Bom Jesus, a Prefeitura do Recife contou com o apoio da NACTO-GDCI, uma organização de referência mundial em mobilidade sustentável, que, por meio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, prestou consultorias e fornecerá mobiliário urbano para sinalização do projeto.

Além da consultoria para um desenho adequado das vias do entorno, proporcionando mais segurança viária aos pedestres, os parceiros fornecerão, ainda, mobiliário urbano como as esferas de concreto para isolar os extremos das vias. Nas áreas de cruzamento com as outras vias, o espaço foi redesenhado para garantir o espaço dos pedestres por meio de sinalização horizontal, diminuindo, assim, os espaços para travessias.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca a importância da implantação. "A CTTU tem investido cada vez mais na segurança viária dos pedestres e, agora, com o levantamento de que são as principais vítimas fatais no trânsito, os nossos esforços em educação para o trânsito e desenho das vias vão ser ainda mais dedicados nesse público. Pedestrianizar a Rua do Bom Jesus não é apenas uma atitude para ficar mais próximo da beleza da rua, mas para viver uma experiência diferenciada de mobilidade urbana sustentável", destaca a gestora.

A intervenção foi ancorada a partir dos dados do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito (Compat), que gerou a publicação do Relatório Preliminar de Vítimas Fatais no Recife, indicando o perfil das pessoas que morrem no trânsito da cidade entre os anos de 2017 a 2019. Dessas, 46% são pedestres e 36% são motociclistas, 80% são homens e 35% têm entre 20 e 39 anos. "O relatório preliminar de vítimas fatais é um marco importante para divulgar os dados sobre os sinistros de trânsito e é uma das estratégias para conscientizar as pessoas sobre os riscos no trânsito. Sabemos que as intervenções nos espaços públicos são essenciais, mas queremos também fomentar a responsabilidade compartilhada com a sociedade civil, porque se todos respeitarem os mais vulneráveis no trânsito, conseguiremos salvar mais vidas", explica Amanda Maria da Conceição, coordenadora de dados da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária no Recife.

O Bairro do Recife tem tido experiências exitosas em prol da segurança viária e da mobilidade ativa, com ações como a pedestrianização e construção do boulevard da Avenida Rio Branco e da pedestrianização da Rua da Moeda, por exemplo. Em 2014, uma Zona 30 foi instalada em um perímetro de 160 mil m² para permitir uma área compartilhada entre os diversos meios de transporte e reduzir os índices de sinistros de trânsito, que têm como principal causa a velocidade elevada. Além disso, a área recebeu, também, intervenções com urbanismo tático para alargamento das calçadas ao longo da Avenida Alfredo Lisboa.

MAIO AMARELO - Trata-se de um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente. Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção principal colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável.

lmprensa Recife

Programa Nacional de Prevenção à Corrupção é lançado em Pernambuco

 


Mobilizar as instituições de controle, suas redes constituídas e gestores públicos em uma estratégia para combater à corrupção em resposta aos anseios da sociedade. Com este propósito, será lançado na próxima terça-feira, dia 25, a nível estadual, o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). O encontro – direcionado aos prefeitos dos municípios pernambucanos – está sendo realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU), Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), é parceira e apoiadora da iniciativa.

Com transmissão ao vivo e simultânea nos canais do YouTube da SCGE e Amupe, a partir das 10h, o evento será aberto pela secretária da SCGE, Érika Lacet, seguida pelo presidente da Amupe, José Patriota Filho; o presidente do TCE-PE, Dirceu Rodolfo; e o superintendente Regional da CGU em Pernambuco, Fábio Araújo. Já o secretário do Tribunal de Contas da União em Pernambuco (TCU-PE), Lincol Lemos Maciel, fará apresentação com detalhes técnicos sobre a operacionalização do sistema de autoavaliação do PNPC, denominada de ‘e-Prevenção’.

“Na administração pública estadual de Pernambuco, a SCGE é piloto na implantação da iniciativa. Nossa intenção, agora, é reunir o maior número possível de municípios para que eles façam parte dessa rede que tem um papel de extrema relevância para a sociedade. Combater a corrupção é um dever de todos, principalmente daqueles que fazem uso do dinheiro público”, comentou Érika Lacet.

O Programa Nacional de Prevenção à Corrupção consiste em disponibilizar essa ferramenta, por meio da qual o gestor público terá a oportunidade de avaliar sua instituição e ser informado dos pontos mais vulneráveis e suscetíveis à ocorrência de fraude e corrupção em suas estruturas. A partir desse diagnóstico, o gestor terá acesso a um plano de ação específico, com sugestões e propostas adequadas às necessidades do seu município ou Estado. Vale destacar que a autoavaliação é a primeira atividade do PNPC, que pretende verificar os cinco mecanismos de para prevenção às ilegalidades: prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento.

Concepção – O PNPC é uma proposta inovadora adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), com coordenação e execução pelas Redes de Controle nos Estados, patrocinada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Lançado, nacionalmente, na manhã da quinta-feira, dia 20, pela presidente do TCU, ministra Ana Arraes, o programa conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

lmprensa SCGE PE

Com restrições ainda impostas pela pandemia, Prefeitura do Recife solicita adaptação de projetos aos aprovados no SIC 2019/2020

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, retoma a tramitação para execução do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), temporariamente suspensa para consultas referentes ao ambiente ainda marcado pela pandemia.

Os selecionados no edital 2019/2020 estão sendo orientados a adequar as propostas, apresentadas antes do atual quadro sanitário, para que as programações possam ser oferecidas em consonância com as orientações das autoridades de saúde. A Cultura é uma das cadeias produtivas mais afetadas pela pandemia e a medida, anunciada hoje (21), busca garantir a ativação dos projetos e seus respectivos pagamentos, conforme orçamentos aprovados no ano passado.

Cada proponente habilitado na edição 2019/2020 deve apresentar, por e-mail, até o próximo dia 20 de junho, a proposta de programação adaptada, com cumprimento dos protocolos, o que indica sua adequação, na maior parte dos casos, à execução em formato virtual.

É facultada aos produtores e produtoras a opção de adiar a execução de seus projetos aprovados, para realização no formato original, em prazo a ser definido junto à coordenação do SIC e em atendimento às diretrizes do Plano de Convivência do Governo de Pernambuco, para enfrentamento à pandemia da covid-19.

No tocante aos projetos aprovados pelo Mecenato do SIC, neste edital 2019/2020, a Secretaria de Cultura emitirá, a partir da próxima semana, as certidões para que os contemplados possam iniciar a captação de apoiadores, junto à iniciativa privada, com posterior validação pela Secretaria Municipal de Finanças.

Com relação ao edital 2020/2021, em breve será divulgada lista com os projetos acatados após análise de documentação obrigatória, para sequência das demais etapas.

Mais informações: sic@recife.pe.gov.br ou (81) 3355-8029.

lmprensa Recife

Isolamento social aumenta cuidados com os ambientes em casa

 

Durante a pandemia, um dado preocupante foi verificado: o aumento dos acidentes domésticos. Crianças e idosos estão entre as principais vítimas. Segundo o Ministério da Saúde, 70% dos acidentes acontecem nas residências, no entanto, as quedas podem ser evitadas através de cuidado redobrado e algumas adaptações na arquitetura do ambiente familiar.

A dica do Home Center é o deixar o ambiente mais favorável para as crianças e os idosos. Redes ou grades, em todas as janelas. Produtos de limpeza e remédios precisam ser guardados fora do alcance das crianças, além de objetos de enfeites pontiagudos. Importante também ter cuidado com as estantes, principalmente para as crianças, que podem subir e cair.

A Ferreira Costa aconselha que os tapetes e mesas de centro podem ser vilões das pessoas idosas, e aumentam o risco de acidentes. As mesas de centro devem ficar próximas de alguma das paredes e os tapetes podem ganhar fixadores de silicone nas pontas.

Nos banheiros, o cuidado também precisa ser redobrado. As pessoas pensam que acessibilidade é ter apenas uma barra de apoio no banheiro, porém, envolve um conjunto de medidas preventivas para conseguir um bom resultado O grupo aconselha, se possível, deixar o box mais amplo, de modo que o vaso sanitário fique dentro dele. A divisão entre o assento e a área do chuveiro fica por conta de uma porta de vidro com dobradiças.

Em portas de correr, como as que dão acesso a sacadas e varandas, a melhor opção é de trilhos embutidos no piso, de modo a evitar quedas. Os cuidados com o solo também incluem pisos antiderrapantes, que garantem maior aderência ao caminhar.

A largura das portas muitas vezes torna-se um empecilho quando o idoso possui dificuldades de locomoção e precisa de andadores ou cadeira de rodas. Aumentar as proporções de portas para passagens de uma cadeira, por exemplo, já melhora a movimentação.

Para os quartos, o Home Center recomenda a utilização de camas mais baixas. O ideal é que ao sentar, os pés encostem no chão e a perna forme um ângulo de 90º.

E em todos os ambientes, o ideal é deixar o mais arejado e livre possível. A dica é trabalhar com a temperatura de luz entre o neutro e o mais amarelado, com a finalidade de trazer mais aconchego ao ambiente. A Ferreira Costa também fala sobre a importância de instalar balizadores. Eles são luzes fixadas na parede, como pequenas luminárias, e ajudam a iluminar o caminho do corredor de um cômodo a outro.

São pequenas mudanças e adaptações, que reduzimos acidentes domésticos e facilitamos a qualidade de vida daqueles que amamos. Sabendo disso, o Grupo Ferreira Costa disponibiliza em todas as suas lojas físicas e no www.ferreiracosta.com produtos para que cada vez mais os lares fiquem acessíveis e seguros.

Beber vinho não precisa ser tão complicado

 

Para quem quer conhecer mais sobre vinho, o Club des Sommeliers, marca exclusiva de vinhos das redes Pão de Açúcar e Extra, lança a campanha “Um brinde à descomplicação”, produzida em parceria com a BETC Havas. As peças ressaltam que o consumo da bebida não precisa ter regras e pode ser um momento de prazer na rotina, adotando uma narrativa descontraída e próxima ao consumidor.

Club des Sommeliers, marca com 20 anos de mercado no Brasil, conta com mais de 100 rótulos, de 10 países, premiados internacionalmente, e com a curadoria de Carlos Cabral, um dos maiores especialistas em vinho do Brasil. A marca iniciou, em 2020, um processo de reformulação do design dos rótulos, trazendo modernidade e descontração para esse universo, com novas cores e ilustrações. Essa mudança é parte do movimento de incluir o vinho no cotidiano dos consumidores, facilitando a escolha e o entendimento da categoria.

O filme manifesto, produzido pela Raiz Estúdio, traz o vinho como protagonista, conversando com o espectador, e com a mensagem principal de que não existem regras na escolha dos rótulos ou o melhor momento para consumi-lo. “O vinho esteve por muito tempo associado à sofisticação e reservado às ocasiões especiais. A campanha tem como objetivo reforçar que o vinho pode ser para todos e que não é preciso aguardar uma comemoração ou seguir regras específicas e difíceis para provar novos sabores. A variedade de rótulos de Club des Sommeliers atende a todos os momentos e perfis de consumidores, sejam aqueles que já são apaixonados pela bebida ou os que estão começando a desbravar o universo dos vinhos. Esqueça a pose, viva a espontaneidade, e faça um brinde à descomplicação”, destaca Fernanda Megale, Gerente de Marketing de Marcas Exclusivas do GPA.

Assista aqui ao filme da campanha: https://youtu.be/mTGUkzzN7Jc