sexta-feira, 21 de maio de 2021

Jardim Botânico do Recife ganha nova iluminação com 50 lâmpadas LED

 

O Jardim Botânico do Recife (JBR), equipamento ambiental ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, iniciou a substituição de 50 luminárias tradicionais do espaço por lâmpadas de LED, que tem consumo de energia menor, vida útil mais longa, além de representar opção sustentável, pois a sua composição não emite poluentes e ainda pode ser reciclada. A iniciativa faz parte do Programa Ilumina Recife que já instalou mais de 91 mil pontos com luminárias LED na capital pernambucana.

A intervenção na iluminação vai oferecer mais claridade e durabilidade, valorizando os espaços do JBR, já que com esse tipo de lâmpada é possível controlar o fluxo luminoso (intensidade da luz), variar na tonalidade do branco na iluminação, escolher o tom certo para cada ambiente e ainda usá-las nas versões coloridas. Outro benefício será a redução do consumo de energia em até 80%, pois boa parte da corrente elétrica que é passada pelo produto é revertida em iluminação e não em calor. As luminárias LED ainda são capazes de funcionar perfeitamente por até 50 mil horas, reduzindo custos com eventuais trocas.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro, lembra que a ação, além de garantir a segurança e a beleza do espaço, ainda segue as diretrizes do Plano Local de Ação Climática (PLAC) e vai ajudar a conter o aquecimento global. “As lâmpadas instaladas proporcionam melhor percepção de segurança, além de dar mais vida às belezas do JBR. E, claro, não podemos esquecer dos demais benefícios como a redução dos gastos e da manutenção. Outra vantagem é que a lâmpada de LED tem menos emissão de carbono no meio ambiente, chegando a ser 84% menor do que a lâmpada convencional, por isso ela é mais recomendada”, comenta.

lmprensa Recife