sexta-feira, 21 de maio de 2021

Evento internacional debate mapeamento de serviços de tratamento às drogas em Pernambuco





As políticas sobre drogas envolvem temas complexos, com diferentes visões, estratégias e campos de estudos. Essa característica reforça a importância de se ter conceitos e normativas independentes para se debruçar sobre o tema. Esta é a proposta do webinário Diretrizes Internacionais, Prevenção e Mapeamento de Serviços de Tratamento por uso de Drogas. O evento terá o Estado de Pernambuco como cenário e tratará do incremento da base de dados para as políticas públicas.

O webinário será o evento de lançamento de uma abrangente pesquisa em todos os 184 municípios do Estado e no território de Fernando de Noronha, com uma expectativa de participação de aproximadamente 3 mil equipes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e 102 Comunidades Terapêuticas Acolhedoras. A pesquisa vai mapear com detalhes toda a rede de apoio às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas. O evento vai discutir a importância da construção de políticas eficazes com foco na prevenção e nas melhores práticas de tratamento, de acordo com os preceitos definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

O secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, foi um dos idealizadores do mapeamento da rede de atenção para os usuários de drogas e da realização de um evento, sobre esta iniciativa. “O Estado está prestes a ter uma base de dados qualificada e nós queremos dar publicidade para o que estamos fazendo em Pernambuco, junto com parceiros tão relevantes no plano internacional”, sintetiza Cloves Benevides.

ABRE – A importância do evento para o Governo do Estado e para o UNODC é notável na mesa de abertura. Ela terá a presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, da vice-governadora Luciana Santos, dos secretários de Estado, André Longo (Saúde) e Cloves Benevides (Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas), além da diretora do Escritório do UNODC no Brasil, Elena Abbati. A mediação da abertura estará a cargo do especialista em Segurança Pública do UNODC Brasil, Eduardo Pazinato. Todo o evento será transmitido pelo Canal de YouTube do Governo Estado (https://youtu.be/czXudneBRjM).

O webinário internacional terá tradução simultânea e contará com a flexibilidade que eventos on-line possibilitam: participação de convidados em diferentes endereços no Brasil e no mundo, vistos por um público reunido em uma plataforma que permite o acompanhamento em tempo real, em qualquer local do planeta, através da internet. Todo o evento ficará gravado, no canal oficial do Governo de Pernambuco, para consultas e para aqueles que tiveram alguma impossibilidade em acompanhar ao vivo.

O painel Prevenção e Tratamento de Transtornos por uso de Drogas terá a psicóloga Anja Busse, oficial de Programa na Seção de Prevenção, Tratamento e Reabilitação da Seção de Saúde e Prevenção de Drogas do UNODC, que falará a partir de Viena, Áustria. Anja Busse vai apresentar as principais diretrizes internacionais da pesquisa para o mapeamento de serviços de tratamento voltados às pessoas que fazem uso prejudicial de drogas. O psicólogo Antonio Lima vai tratar da adaptação da pesquisa a partir das diretrizes internacionais para a realidade pernambucana, além de outros aspectos locais. O gerente de Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Pernambuco, João Marcelo Costa Ferreira, vai apresentar o desenho da RAPS e o papel da pesquisa do UNODC para o fortalecimento da rede de cuidados. A superintendente Paula Guedes, da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, será a mediadora do painel.

O público será formado por profissionais de diferentes níveis e formações que façam parte da rede de atendimento psicossocial, instituições que cuidam de pessoas que fazem uso prejudicial de drogas e profissionais na área de prevenção à violência e às drogas. Também foram enviados convites para participação no evento para observadores externos e representações de instituições como, por exemplo, Consórcio Nordeste, Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Tribunal de Justiça do Mato Grosso e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, para citar alguns.

CONVÊNIO – O Mapeamento dos Serviços de Tratamento de Transtornos Associados ao Uso de Drogas é uma pesquisa inédita no Brasil e foi inspirada na ferramenta elaborada pelo UNODC, em parceria com a OMS. Pernambuco mostra inovação na elaboração e no aprimoramento de suas políticas públicas ao atrair parceiros como o UNODC, a Agência das Nações Unidas para Assentamento Humanos (ONU-HABITAT), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvido (PNUD) e Instituto Igarapé. Os projetos, plataformas e ideias desenvolvidas e em desenvolvimento por essa reunião de instituições, todas com respaldo internacional, se apresentam como Cooperação Pernambuco: Prevenção, Cidadania, Segurança.

A Cooperação Pernambuco é parte das inovações que a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas promove. Está em processo para entregar ao Governo do Estado 17 produtos, em 4 eixos, todos relacionados à prevenção à violência e a políticas sobre drogas.

O webinário internacional e o mapeamento dos serviços de tratamento de transtornos associados ao uso de drogas são produtos previsto na Cooperação Pernambuco. Outro produto do UNODC, em desenvolvimento, é a Matriz de Indicadores de Monitoramento e Avaliação das Políticas de Prevenção à Violência. Este trabalho também traz ineditismo para dentro das fronteiras da América Latina.

Serviço:
Webinário: 
Diretrizes Internacionais, Prevenção e Mapeamento de Serviços de Tratamento por uso de Drogas
Sympla: https://bit.ly/3f8IUOt
Data: Dia 24 de maio de 2021 – segunda-feira
Horário: Das 10h às 12h

lmprensa Secretaria de Politicas de Prevenção PE