segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Prefeitura do Recife estimula o descarte adequado de máscaras

A Prefeitura do Recife (PCR), em parceria com a empresa especializada em soluções para tratamento de resíduos, a Brascon Gestão Ambiental, instalou coletores de máscaras no edifício-sede da PCR. Com a iniciativa, servidores e visitantes poderão descartar as máscaras possivelmente contaminadas, tanto descartáveis quanto em material lavável, mas em desuso, em local adequado, ajudando na prevenção da disseminação da Covid-19.

As caixas coletoras biológicas estão disponibilizadas em pontos estratégicos de fácil acesso das pessoas, nas entradas da Prefeitura, com proteção, tanto para quem deposita quanto para quem fará a retirada, que será periódica. “As bombonas coletoras são de Polímero Plástico (PEAD) de alta resistência, com uso exclusivo para resíduos de saúde contaminados. A Brascon, além de instalar as bombonas, faz a coleta etodo o material é levado para tratamento térmico (incineração), explica o gerente da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas (SADGP), Rodrigo Brayner. 

Para Mércia Japiassú, sócia e diretora administrativa da Brascon, a pandemia da covid19 trouxe um cenário complexo e preocupante para todos. “O momento exige cautela e atuação colaborativa por parte das iniciativas pública e privada para, com responsabilidade, segurança e cuidado, amenizar os impactos produzidos pelo Novo Coronavírus”, ressaltou. Nesse contexto, a Brascon colocou os seus serviços à disposição dos servidores e cidadãos que visitam a Prefeitura do Recife para que possam fazer o descarte correto e sustentável de suas máscaras.

Imprensa Recife

Trabalhadores do setor de Eventos fazem passeata no Recife

Concentrados na Praça do Derby, dezenas de trabalhadores do setor de entretenimento como artistas, cantores, dançarinos, DJs, técnicos de som, entre outros, tomaram as ruas do Recife em direção ao Palácio do Governo. Diógenes André, o Boy Som (foto) disse ao blog que "a passeata foi muito boa pela visibilidade, pra o povo saber que a gente existe e que precisa de ajuda, seja através de auxílio emergencial ou liberação de protocolo para trabalhar", afirma. 

No palácio do governo, foram recebidos pelo secretário Sileno Guedes, que afirmou que a Agência de Empreendedorismo do Estado pode ajudá-los com financiamento. Além disso, para a segunda quinzena de agosto, está previsto um novo protocolo para que eventos menores e corporativos voltem a acontecer. "Isso já vai ajudar boa parte da categoria, mas para os companheiros do segmento de shows, a situação vai ficar ainda mais complicada", afirma Boy Som.

Dados - Em Pernambuco, cerca de 20 mil pessoas trabalham no setor de artes, espetáculos e entretenimentos, sendo a maioria deles de forma autônoma. Com a quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus, o setor foi o primeiro a fechar as portas, o que dificultou muito para os trabalhadores. Nacionalmente o setor do entretenimento gera 10% do Produto Interno Bruto e de acordo com o IBGE, da população economicamente ativa em todo o País, cerca de 5% integra o segmento artes e espetáculos.

Plataforma Citation facilita a comunicação entre arquitetos e clientes

Referência no setor de arquitetura, a revistaSIM desenvolveu a plataforma Citation. A ferramenta busca criar uma nova forma de conexão entre arquitetos e seus clientes, fortalecendo a presença digital desses profissionais. O projeto foi realizado em convênio com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE).

Segundo o CEO da revistaSIM, Márcio Sena, “a ideia da plataforma surgiu de uma percepção que tivemos sobre alguns conflitos conceituais que muitos arquitetos apresentavam sobre Marketing Digital. Então resolvemos ir em busca de uma solução: de criar um facilitador para esses profissionais. E assim nasceu o Citation”

A ferramenta facilita o cliente conhecer o trabalho dos arquitetos através de uma página que integra informações como trajetória profissional, dados sobre suas especializações, fotos de seus projetos e o contato direto dele. Os profissionais interessados em conferir esta novidade podem se inscrever na plataforma Citaton a partir do endereço revistasim.com.br/queropartipar

Olinda promove apitaço em alusão aos 14 anos da Lei Maria da Penha

A Prefeitura de Olinda, através da Secretaria Executiva da Mulher e Direitos Humanos, promoveu um apitaço virtual para lembrar os 14 anos da Lei Maria da Penha, na última sexta-feira (08.08).

Cada uma da sua casa, por causa do Novo Coronavírus, mas nenhum direito a menos, lembrar isso foi a missão da campanha. Com a hashtag #APITAOLINDA, a campanha promoveu o reconhecimento dos direitos e a prevenção da violência contra a mulher.

A cidade de Olinda conta com uma rede de proteção para as mulheres. O Centro Especializado de Atendimento à Mulher Márcia Dangremon (Ceam) é referência para o Estado. Ele está disponível para todas as mulheres que se sentirem violadas, seja por violência gênero, sexual, intrafamiliar, doméstica, física, psicológica, econômica ou financeira ou institucional.

A estrutura conta com dormitórios e refeitório, além de sala voltada para crianças, para as que escolheram pôr um fim em toda violência.

O Ceam, além de dar apoio psicológico às vítimas, também ajuda na questão jurídica com o apoio de advogadas. O acolhimento humanizado de mulher para mulher. O principal objetivo é tirar a vítima do ciclo da violência e evitar o feminicídio, com orientações sobre os direitos regidos pela Lei Maria da Penha. É garantido o sigilo de todo o atendimento, respeitando a escolha da mulher.

A missão do Centro é lembrar que nenhuma mulher está sozinha. O Centro Especializado funciona 24h, todos os dias da semana. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda é responsável pelo órgão que fica na Rua Maria Ramos, 131, Bairro Novo. Para informações, os telefones são: 0800.281.2008 e
3429.2707.

LEI MARIA DA PENHA

Criada em 7 de agosto de 2006, a lei Maria da Penha é um importante mecanismo para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. A lei ressalta que
responsabilidade da família, da sociedade e do poder público o exercício pleno dos
direitos das mulheres. Ela é destinada a mulheres em situação de vulnerabilidade em relação ao agressor no âmbito familiar. Vale lembrar que nem sempre o agressor é o cônjuge, mas sim, qualquer pessoa que pratique violência à vítima, estando no âmbito doméstico como, por exemplo, os filhos. São consideradas violências: física, psicológica,sexual, patrimonial e moral.

A lei Maria da Penha criou medidas protetivas que asseguram a mulher e impedem a violência independente de classe social, etnia, orientação sexual, cultura, renda nível de instrução, idade e religião, a busca pela proteção do Estado.


Imprensa Olinda

Abrace a Praça

Um ato simbólico sem aglomeração e respeitando o distanciamento, a prefeita Doutora Nadegi lança, nesta segunda-feira (10), o programa Abrace a Praça. A Praça da Coimbral, um dos principais pontos turísticos de Camaragibe, foi escolhida como piloto desta ação de governo que envolverá todas as secretarias da prefeitura.

O equipamento foi totalmente revitalizado para receber de volta a população, com pintura de bancos e da fachada; limpeza e instalação de lixeiras respeitando o meio ambiente. Por meio do programa, a Coimbral receberá ações de cidadania e assistência social, como mutirões para emissão de documentos e cadastramento de moradores de rua. Pautas da Saúde também estão previstas, como realização de exames e testes para coronavírus, bem como entregas de máscaras.

Quando a pandemia terminar, a Coimbral será palco de eventos culturais como shows, oficinas teatrais e atividades circenses; e de práticas esportivas, a exemplo de aulas de zumba e torneios de futsal, vôlei e basquete. Para tal, a quadra foi reformada, recebendo serviços de pintura e troca da grade. 

“Estamos devolvendo a Praça da Coimbral aos camaragibenses. E vamos trazer o povo de volta às praças da nossa cidade. Esse é um projeto grande que reforça a transversalidade de toda a prefeitura; de passar por cada uma das secretarias. É um projeto todo integrado do poder público para devolver todas as potencialidades que um equipamento do tipo pode oferecer à coletividade”, destacou a prefeita Doutora Nadegi.

SEGURANÇA - Para reforçar a segurança, a prefeitura instalou no local um container na Guarda Municipal que funcionará 24 horas. O tráfico e consumo de drogas na praça foram encerrados pela ação da guarda em parceria com o Controle Urbano e a Polícia Militar. 

Além disso, será criado um comitê gestor integrando o poder executivo à sociedade civil para gerir do espaço público.





Imprensa Camaragibe

Fiscalização no fim de semana em Olinda trabalhou pela manhã, à tarde e à noite

As equipes de fiscalização para cumprimento dos decretos em Olinda realizaram ações durante o dia para ordenar o uso de praias, parques e orla e também à noite, no comércio durante o fim de semana. As ações tiveram a participação da Guarda Municipal, Polícia Militar, Controle Urbano, Vigilância Sanitária e Secretaria de Transportes e Trânsito.

O movimento na orla de Olinda não apresentou alterações, com a população e o comércio respeitando as normas e atendendo as abordagens dos servidores sem resistência. Foram flagradas pessoas praticando esporte coletivo e fazendo uso de bebidas alcoólicas e guarda-sóis, também vetados por caracterizarem permanência.

À noite, já com incremento de efetivo com as vigilâncias sanitárias do governo do Estado, do município e o efetivo do Corpo de Bombeiros, o foco foram bares, restaurantes, espetinhos e lojas de conveniência.

Em postos de combustível foram encontradas pessoas aglomeradas, fazendo o local de bar, com cadeiras, mesas e até aparelhos de televisão. Nesses locais, a equipe também encontrou uso de som veicular acima dos padrões.

Imprensa Olinda

Servidores da PCR participam de evento online nacional sobre licitações

Dentro da política de capacitação para servidores da Prefeitura do Recife, pregoeiros, membros de comissão de licitação e outros agentes envolvidos da área da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas (SADGP), participam nesta semana do 15º Congresso de Pregoeiros que, neste ano, acontece de forma online. O evento, que será aberto às 18h, desta segunda-feira (10), e seguirá até a próxima quinta-feira (13), contou com o apoio das secretarias de Saúde e de Educação, para a participação dos servidores. A promoção é da Consultoria Negócios Públicos ( https://www.negociospublicos.com.br).

O secretário Executivo de Licitação (Selic) da SADGP, George Pierre, destaca que os mais destacados palestrantes sobre a matéria irão debater temas de alta relevância como a liderança e alta performance na formação de equipes, o novo decreto federal para Pregão Eletrônico, o Compliance nas contratações públicas e as formalidades diante os recursos administrativos, entre outros assuntos.

“Será uma oportunidade ímpar de proporcionar para os servidores da SELIC/SADGP, que lidam com os processos de licitações, a se atualizarem sobre o mundo das compras públicas, ao passo em que o evento garantirá a integração e a troca de experiências com outros servidores que atuam nesse ramo de atividade”, avaliou.

Imprensa Recife

Cesta Básica da Região Metropolitana do Recife cai pelo segundo mês consecutivo

A Cesta Básica na Região Metropolitana do Recife cai pelo segundo mês consecutivo. A pesquisa realizada pelo Procon-PE, demonstrou que houve uma queda de 1,45%. A cesta passou de R$ 450,60, no mês de julho, para R$ 444,06, em agosto. Dos 27 itens pesquisados 12 produtos caíram de preço. O que apresentou a maior queda foi o alho, 55,25 %. O quilo do produto passou de R$ 27,79 para R$ 17,90. A cesta básica tem um impacto de 42,49% no salário mínimo.

Dos produtos analisados, entre os meses de agosto e julho, foi visto que o quilo da batata também teve o preço reduzido. O tubérculo passou de R$ 2,99 para R$ 1,99, uma queda de 50,25%. Já no setor de limpeza a água sanitária apresentou a maior queda, 23,85%. O litro passou de R$ 1,35 para R$ 1,09.

O levantamento feito pelo órgão de defesa do consumidor passou por 20 estabelecimentos dos municípios de Recife, Olinda, Paulista, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. O documento mostra que de um estabelecimento para outro, a diferença percentual pode chegar até 321,61%. É o caso da batata inglesa. Em um supermercado o quilo pode chegar a R$ 8,39 e em outro, a R$ 1,99.

Na área de higiene e limpeza, o sabão em pó de 500 gramas é o que apresenta maior diferença de preço. Ele pode ser encontrado por R$ 1,05 e R$ 3,85, uma diferença de 266,67%. O pacote de papel higiênico, com quatro unidades, varia entre R$ 1,89 e R$ 6,94, uma diferença de 267,20%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 01 e 04 de agosto. O levantamento toma como base a cesta básica mensal para uma família composta por quatro pessoas, sendo dois adultos e duas crianças. O diferencial da pesquisa do órgão de defesa do consumidor, em relação as que são realizadas por outros institutos, é que neste levantamento é possível identificar o preço de cada item por estabelecimento, desse modo fornece ao consumidor os locais e endereços onde o produto encontra-se mais acessível. A pesquisa pode ser encontrada no site do Procon: www.procon.pe.gov.br

Imprensa Procon PE