terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Famílias da Vila Oliveira recebem casas populares


O governador Eduardo Campos entregou casas e garantiu um Natal mais tranquilo para 20 famílias da Vila Oliveira, no Pina. A solenidade de entrega das chaves aconteceu hoje (18/12) na Sede Provisória do Governo, no Centro de Convenções. “Nós tivemos pressa para encontrar um lar para as famílias removidas de suas casas por decisão judicial, pois estão há 60 dias morando em um abrigo da prefeitura”, declarou Eduardo.  
Agora, as famílias que viviam na Vila Oliveira, vão para o Conjunto Habitacional Lagoa Olho D água, em Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes. Essa é uma medida provisória, pois o governador garantiu que vai recorrer da decisão da justiça e vai lutar pela legitimidade dos títulos de posse, que foram emitidos pelo Governo do Estado ainda em 2006. 
Muito emocionada, Elisângela dos Santos, 33 anos, recebeu das mãos do governador as chaves da casa nova. “Sabemos que a justiça demora e até tudo isso se resolver vamos ficar mais tranqüilos”, completou, enfatizando que só tem a agradecer, pois mesmo distante do antigo endereço as famílias vão estar protegidas por um teto digno.
Para Eduardo, o Estado tem a obrigação de reparar o dano causado, pois todos os moradores tinham a posse da propriedade validada pelo Governo do Estado. “Todos vão receber o apoio da Procuradoria do Estado para continuar lutando pelo terreno”, explicou o governador, elogiando a resistência das famílias e enfatizando que o ato tem a intenção de minimizar o sofrimento das pessoas. 
Os moradores ficarão no Conjunto Habitacional Lagoa Olho D água até o desfecho da justiça e, caso eles não tenha êxito, os apartamentos serão cedidos em caráter definitivo. Cada apartamento tem 39 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro social, área de serviço e varanda. Além disso, toda a infraestrutura básica está contemplada na obra.
Vila Oliveira – A luta começou em 1991, quando o terreno, que pertencia a Santa Casa de Misericórdia, foi desapropriado pelo Governo. Três anos depois, um casal foi à justiça pedir a reintegração de posse de parte do terreno. Já em 2006, a Companhia Estadual de Habitação e Obras emitiu os títulos de posse para as famílias. Em 2011, a justiça entendeu que o terreno pertencia ao casal. 
Este ano, advogados das famílias recorreram da decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco, mas não tiveram sucesso e os moradores foram despejados no mês de novembro. Desde então, o Governo do Estado adotou diversas medidas para apoiar os moradores que tiveram suas casas demolidas.
Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Campanha estimula denúncia de crimes contra as mulheres


A Secretaria Estadual da Mulher lançou nesta segunda-feira, 17, em Boa Viagem, a Campanha Basta de Violência contra as Mulheres - versão 2012. A proposta da iniciativa é chamar a atenção da população para a ideia de que a violência doméstica e sexista é crime e dá cadeia.
 
A ação faz parte do Plano Estadual para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e prevê a circulação de material na mídia, entre eles um vídeo educativo, e panfletagem em espaços públicos, com foco no estímulo para que as vítimas de violência doméstica denunciem através do “Disque 180” e do telefone da Ouvidoria da Mulher 3183.2963. 
 
Para denunciar casos de violência contra as mulheres, se pode ainda comparecer a uma das nove delegacias especializadas no atendimento a mulheres no Estado. 
 
Dentro desta política pública de enfrentamento à violência contra a mulher, o Governador Eduardo Campos também instalou a Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, durante reunião do programa Pacto pela Vida, ocorrida na sede da Seplag
 
"Para acabar com a violência, não basta realizar operações policiais. É preciso levar conhecimento à população, para que ela entenda a importância de denunciar as agressões. Qualquer pessoa pode fazer a denúncia", afirma a secretária de Mulher, Cristina Buarque. Ela explica que, com o tempo, as mulheres estão notando que têm o direito de ser respeitadas e protegidas pelo poder público. "Essa nova visão tem feito o número de casos de violência diminuir", registra a gestora. 
 
As peças publicitárias entram em circulação nesta segunda-feira e continuam no ar até o carnaval. Segundo Cristina Buarque, a campanha circula nesta época do ano para prevenir crimes durante as festas de fim de ano e o carnaval. Todas as ações fazem parte da campanha Basta de Violência contra a Mulher, que promove ações educativas desde 2007.
 
Em 2012, 187 mulheres foram assassinadas por seus parceiros. Enquanto no ano anterior, foram 247. "Para aperfeiçoarmos o sistema de combate à violência contra a mulher, precisamos ser informados sobre as agressões. Por isso, usamos a campanha para sensibilizar as pessoas para usar o telefone para fazer a denúncia", explica a secretária.
De 2007 a 2012, as ações de enfrentamento à violência contra a mulher em Pernambuco fizeram parte do Plano Estadual para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra as Mulheres. O documento, criado no âmbito do Pacto pela Vida – Programa Estadual de Segurança Pública foi estruturado a partir de cinco eixos: proteção, punição, prevenção, assistência e produção de conhecimento.
 
De acordo com o governo do estado, entre 2009 e 2012, as seis unidades do Núcleo de Abrigamento e da Rede de Casas-Abrigo atendeu 142 mulheres e abrigou outras 220 e seus dependentes menores de 18 anos, totalizando 393 crianças e adolescentes abrigados. Atualmente, seis mulheres e 13 crianças e adolescentes estão abrigadas em Pernambuco.
 
PREVENÇÃO - Com relação à Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, a secretária executiva vai funcionar no quinto andar do prédio da Secretaria, no bairro do Recife. Sua função será a de elaborar estratégias de combate às agressões e também monitorar os casos denunciados.
 
Farão parte da Câmara membros das secretarias da Mulher, de Direitos Humanos, de Defesa Social e de Desenvolvimento Social .Também participarão das discussões juízes, promotores, desembargadores e corregedores.

Secretaria da Mulher de Pernambuco

Unidade móvel da CDL em Casa Amarela

Entre 17 e 20 de dezembro, será a vez do bairro de Casa Amarela  receber o projeto a CDL Recife Vai Até Você. Durante esse período, das 8h às 16h, a Unidade Móvel da CDL estará na rua Padre Lemos, prestando serviços à população.  A ação vai oferecer produtos para pessoa física e jurídica, além de consultas gratuitas ao banco de dados do SPC

CDL/RECIFE

Incubadora do Pajeú prorroga inscrição para seleção de projetos para incubação‏


O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), por meio da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Pajeú, em Serra Talhada, prorrogou até o dia 31 deste mês as inscrições para a seleção de projetos de empresas de base tecnológica que desejam ingressar no processo de incubação. Há duas vagas disponíveis, e os empreendedores interessados devem encaminhar propostas exclusivamente via modelo eletrônico, disponível no site http://www.itep.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=597 . A incubadora funciona no Centro Tecnológico do Pajeú, em Serra Talhada.

Os projetos recebidos serão avaliados por uma comissão técnica. Os empresários pré-selecionados ainda deverão realizar apresentação oral em defesa do projeto, no período de 7 a 10 de janeiro. O resultado da seleção será divulgado no dia 14 de janeiro. Para conferir o edital de seleção, basta acessar o site do itepwww.itep.br.

A Incubadora do Pajeú visa a apoiar empreendedores no desenvolvimento de inovação nos serviços que disponibilizam dentro do mercado, acrescentando diferencial tecnológico em relação à concorrência. Quando inserida no processo de incubação, a empresa ou projeto usufruem de estrutura física individual e compartilhada na incubadora. Também são fornecidos suporte ao desenvolvimento de produtos e processos; assessoria gerencial; capacitação empresarial; consultorias específicas; participação em eventos; e material promocional. 

Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Procon pesquisa preços do Material Escolar


O PROCON Pernambuco, órgão vinculado à Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, realizou de 10 a 14 de dezembro, pesquisa de preços do material escolar. O objetivo é fornecer ao consumidor uma amostra das diferenças de preços que ele pode encontrar no mercado de material escolar, chamando atenção para a necessidade da comparação de preços antes da compra.
A pesquisa de preço é realizada em dezembro, porque muitos pais de alunos aproveitam o 13° salário para adiantar as compras, já que em janeiro, período de maior procura no comércio, os preços tendem a ficar mais elevados. O PROCON-PE também vai pesquisar os preços do material escolar em janeiro de 2013.
O levantamento foi feito em 10 estabelecimentos comerciais do Recife. A pesquisa teve como base, os produtos iguais ou semelhantes mais pedidos na lista de material escolar como lápis de cor, hidrocor, régua, tesoura, apontador, cadernos e alguns tipos de papel.
Em alguns produtos a diferença percentual chega a 185%. É o caso do caderno universitário de capa dura que custa R$20,85 em um estabelecimento e R$7,30 em outro.
ORIENTAÇÃO – O PROCON-PE alerta aos pais que não comprem produtos de marcas mais conhecidas, pois em geral, possuem preços mais elevados. O órgão de defesa do consumidor orienta os consumidores, a não levarem os filhos na hora da compra do material escolar. As crianças são mais influenciadas pela propaganda das marcas, que usam apelos como personagens de desenhos animados e artistas para atrair o consumo.
O consumidor deve ainda, negociar descontos e prazos para pagamento fazendo comparações em vários estabelecimentos. A compra em conjunto pode facilitar as negociações. Na busca pelo menor preço é importante também que o consumidor não se esqueça de atentar para a qualidade e procedência dos produtos.
Confira abaixo as maiores diferenças de preços encontradas. A planilha com a pesquisa de preço na íntegra estará disponível no site do PROCON-PE www.procon.pe.gov.br.
Vale lembrar que as escolas não podem cobrar alguns itens na lista de material escolar. Confira a lista mais abaixo.
A próxima pesquisa do material escolar será divulgada na primeira quinzena de janeiro.

Alguns produtos que apresentaram maiores variações de preço:
Produto: Caderno Universitário de capa dura 200 folhas
Maior Preço: R$ 20,85
Menor Preço: R$ 7,30
Diferença Percentual: 185,62%

Produto: Apontador de lápis
Maior Preço: R$ 2,07
Menor Preço: R$ 0,85
Diferença Percentual: 143,53%

Produto: Caixa de Giz de cera colorido
Maior Preço: R$ 2,85
Menor Preço: R$ 1,20
Diferença Percentual: 137,50%

Produto: Lápis preto n° 02 (unidade)
Maior Preço: R$ 0,30
Menor Preço: R$ 0,14
Diferença Percentual: 114,29%

Produto: Borracha branca látex (unidade)
Maior Preço: R$ 0,50
Menor Preço: R$ 0,25
Diferença Percentual: 100%



Confira agora o que pode e não pode ser cobrado na lista de material escolar:

NÃO PODE SER COBRADO NA LISTA:

- papel ofício;
- fita adesiva;
- pincéis/lápis para quadro branco;
- álcool líquido ou em gel;
- algodão;
- artigos de limpeza ou higiene (desde que não seja de uso individual do aluno);
- cartucho de tinta para impressora;
- CD e DVD;
- copo descartável;
- taxa de reprografia
- agenda escolar específica da escola.

PODE SER COBRADO NA LISTA:
- lápis grafite;
- lápis de cor
- lápis hidrocor;
- caneta;
- caderno
- livro didático;
- entre outros materiais de uso didático.
 Imprensa Procon/PE

Patusco se apresenta em Natal


grupo Patusco se apresenta, com seu famoso batuque, na boate Peppers Hall, neste sábado (22), a partir das 16h, em Natal. Além de Patusco, sobem ao palco a banda The Frois, o forrozeiro Guga de Luxo, os sertanejos André Luvi e Valder Fernandes e a banda de samba conhecida da capital pernambucana, kaso pensado.
Para o show, hits do novo repertório estão inclusos, como as músicas de Vanessa da Mata, O Rappa, Roberto Carlos etc. Tudo no estilo do grupo!
O ingresso custa R$ 30, primeiro lote. A boate Peppers Hall fica na Avenida Engenheiro Roberto Freire, 3071, Natal - RN. Informações pelo (84) 3236-2886.

Campanha de negociações com a Compesa termina no dia 20


A  campanha “Fique Legal com a Compesa”, que oferece descontos de 60 a 85% para as negociações efetivadas com o pagamento à vista, será encerrada na próxima quinta-feira (20). Os descontos são atrativos: 60% para dívidas de até R$ 5 mil e 80% para débitos acima desse valor. Para quem tem questões na Justiça, o desconto é de 85%. A Compesa criou vários canais para facilitar a vida do cliente, que pode regularizar a situação pelo site www.compesa.com.br, pelo www.facebook.com/compesa ou em qualquer loja de atendimento da companhia espalhada por todo o Estado.
A campanha é uma estratégia da empresa para estimular a adimplência. Até o momento, 10.862 clientes se regularizaram, gerando R$ 9,4 milhões negociados e R$ 3,9 milhões de caixa com o pagamento à vista. Quem estiver em dia com a Compesa terá direito a participar de sorteios e concorrer aos seguintes prêmios: um carro zero km, 180 televisores e 30 aparelhos celulares. A inscrição é fácil. O cliente pode fazer a inscrição pelo telefone 0800 081 0195, pelo site da Compesa ou pelo Facebook.
Para os clientes que têm débito e não têm condições de quitar a dívida à vista, a Compesa oferece opções para parcelamento e a oportunidade para que eles participem dos sorteios.
O parcelamento pode ser feito em até 72 meses para os clientes da Tarifa Social, dependendo do valor do débito, e em até 60 meses para os demais casos. A negociação pode ser feita em qualquer loja de atendimento ou também através da internet. Nesta modalidade de pagamento, não há descontos sobre o valor do débito.
O cálculo das parcelas será feito no processo de negociação entre o cliente e a Compesa e registrado em contrato. De acordo com a norma da companhia para esse tipo de negociação, a empresa pode cobrar uma entrada de valor igual à última fatura não paga e dividir o restante. Para pagamentos em até seis parcelas, não há cobrança de juros. No caso de prazos maiores, os juros variam de 0,5% a 1,5%.
Informações: 0800 081 0195.

Imprensa Compesa

Banda Santropê no MPBar


A banda de forró Santroppê, comandada por Marcão e Simara Pires, ex-vocalista da banda Limão com Mel, se apresenta nesta quarta, dia 19, a partir das 21h, no MP Bar, em Piedade. Além de Santroppê, se apresenta o cantor Cikó Macedo. Para o show, o repertório será com a música “Pianinho Caladinho”, carro-chefe da banda, além de outros sucessos.  O   ingresso para o show custa R$ 25 (homem) e R$ 20 (mulher). O MP Bar fica na Avenida Beira Mar, nº 20, Piedade, Jaboatão dos Guararapes. Mais informações pelo fone (81) 3462-6200.
Serviço: 
Show da banda Santroppê
Local: MP Bar
Data: Quarta (19)
Hora: a partir das 21h
Ingressos: R$ 25 (homem) R$ 20 (mulher)
Endereço: Avenida Beira Mar, nº 20, Piedade, Jaboatão dos Guararapes 
Mais informações: (81) 3462-6200. 

Funcionamento do Paço Alfândega nas Festas de Fim de Ano


Faltando uma semana para o Natal e 15 dias para o Réveillon, o Paço Alfândega ajusta seu horário para receber quem ainda está pensando em fazer compras ou aproveitando esta época do ano para conhecer o Centro de Compras que é referência no Recife Antigo. A ideia é permitir que todos usufruam dos serviços, estrutura e atividades oferecidas pelo Paço, mas também consigam se confraternizar com seus familiares. Assim, o Paço Alfândega se programou e montou um esquema especial de Fim de Ano.

Na próxima segunda-feira (24), véspera de Natal, todas as operações do Paço estarão funcionando em horário especial, das 10h às 18h. Já na terça-feira (25), Dia de Natal o Paço Alfândega estará fechado.

O mesmo serve para o Ano Novo. No dia 31 dezembro, o Paço abrirá suas portas das 10h às 18h, com todas as operações em funcionamento, e no primeiro dia de 2013, o Centro de Compras estará fechado.

Passada as confraternizações, o Paço Alfândega volta a oferecer toda sua estrutura, localização privilegiada, serviços e atividades, em horário habitual: de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 12h às 21h.

Para saber mais sobre as atrações e informações sobre a programação do Paço Alfândega acesse o sitewww.pacoalfandega.com.br.

Serviço: 
Horário de funcionamento do Paço Alfândega no Fim de Ano
Quando: 24 e 31 de dezembro
Horário: 10h às 18h
Praça de Alimentação, lojas e Quiosques: estarão abertos;
Quando: 25 de dezembro e 1º de janeiro
Horário: Fechado
Praça de Alimentação, lojas e Quiosques: fechado


Governador homenageia campeões da Olimpíada de Matemática


O governador Eduardo Campos entregou nesta segunda (17) a Medalha do Mérito da Secretaria da Casa Militar a dois estudantes pernambucanos que ganharam ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Os grandes vencedores são Guilherme Bezerra de Barros Melo, da Escola Professor Urbano Gomes de Sá, que fica em Salgueiro, e Gerson Vinicius Rodrigues de Macedo, do Colégio da Polícia Militar de Petrolina.

Durante a solenidade, realizada no Teatro Beberibe do Centro de Convenções, Eduardo lembrou que foi na sua gestão, como ministro da Ciência e Tecnologia do Governo Lula, que a olimpíada foi criada no Brasil. “A OBMEP é um observatório para se medir a educação nos mais diversos municípios brasileiros, bem como um excelente instrumento de avaliação dos professores”, sublinhou. E foi ao som do tema da vitória que Guilherme e Gerson receberam das mãos de Eduardo a distinção.

Veterano da disputa, Guilherme Bezerra, 17 anos, dividiu o mérito da conquista com o apoio encontrado na escola. “Sou orientado desde 2008 por professores de Matemática, seja na Escola Urbano Gomes de Sá ou na Escola de Referência em Ensino Médio de Salgueiro”, reconheceu o garoto do 2° ano, que este ano também conquistou a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e, no ano passado, conseguiu a medalha de bronze, ficando entre os mil alunos selecionados na Olimpíada. 

No currículo de Guilherme também estão outros prêmios na Olimpíada de Matemática: medalha de prata (2008), menção honrosa (2009 e 2010) e medalha de bronze (2011). Já o pequeno Gerson, de apenas 11 anos, arrebatou o 5° lugar geral da OBMEP.  “Sempre gostei de matemática”, simplificou o menino do 6° ano, quando indagado sobre a sua rotina de estudos. Como premiação, os estudantes ganharam a oportunidade de participar de um curso no Programa de Iniciação Científica e uma bolsa no valor de R$ 100 durante um ano.

Além dos dois estudantes, outras 79 pessoas também foram agraciadas com a Medalha da Casa Militar por contribuem para o desenvolvimento do Estado. Falando para esse público formado, majoritariamente, por militares e servidores públicos, o governador destacou ainda alguns dos resultados exitosos obtidos na educação do estado. “Cito como exemplo o Prêmio Nacional de Gestão Pública conferido à escola Estadual Tomé Francisco da Silva, em Quixaba, no Sertão do Pajeú, além do resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), quando em 2011, Pernambuco alcançou a meta estipulada para 2020”, concluiu Eduardo.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco