sexta-feira, 2 de julho de 2021

Presidente Nacional do PDT virá a Recife semana que vem

 

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, deve vir ao Recife nesta próxima semana, com o objetivo de consolidar o palanque de Ciro Gomes na capital pernambucana. A vice prefeita do Recife, lsabella de Roldão, fez a seguinte declaração: "A boa política propositiva e o fortalecimento das nossas bases para a defesa do Projeto Nacional de Desenvolvimento são prioridades do Partido Democrático Trabalhista (PDT). É esse o foco da visita do nosso presidente nacional, Carlos Lupi, ao Recife na próxima semana. Terei a satisfação de recebê-lo, ao lado do líder da nossa bancada e presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz, e do deputado estadual José Queiroz, entre outras lideranças locais. Estamos mais que nunca unidos em torno do objetivo comum de construir a muitas mãos um país justo, desenvolvido e igualitário, com Ciro Gomes presidente em 2022", afirma a vice prefeita, que também é secretária nacional do PDT.

Olinda vai receber Central de Apoio às Medidas e Penas Alternativas

 

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, recebeu, nesta sexta-feira (02.07), o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, no Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura. Em pauta, políticas públicas na área dos direitos humanos, como a implantação da Central de Apoio às Medidas e Penas Alternativas (Ceapa).

Pedro Eurico explicou que a Ceapa, que será instalada no Fórum da cidade, nos próximos dias, atua na fiscalização da execução de penas e medidas alternativas para pessoas que cometeram delitos de pequeno potencial ofensivo.

Desde 2017, a cidade de Olinda vem se destacando nacionalmente por oportunizar políticas públicas voltadas a reeducandos.

Como o projeto Pinte o Seu Patrimônio, que resgata as cores no Sítio Histórico da cidade e foi consagrado com o prêmio Rodrigo de Melo Franco de Andrade, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Quem participa da iniciativa, sai com essa qualificação importante para uma reinserção no mercado de trabalho.

Professor Lupércio enfatizou que a atração de parcerias estratégicas é fundamental para o crescimento da cidade e que o trabalho é diário para ampliar e trazer novos investimentos.

"Temos como pilar estratégico o desenvolvimento sustentável da nossa cidade, e parte central disso é o investimento na cidadania, na dignidade, na geração de postos de trabalho e qualificação profissional das pessoas. São prioridades nossas e vamos continuar trabalhando para avançarmos cada vez mais", explicou Professor Lupércio.

lmprensa Olinda

Covid: Números caem, mas ainda não podemos relaxar

 

Mesmo com a queda dos números da Covid-19 devido às medidas de isolamento social (especialmente no interior), não é o momento de achar que a pandemia está acabando. Em praticamente todo o Pais, os números estão regredindo e em alguns estados, como Pernambuco, os planos de convivência estão abrindo mais atividades, como o setor de eventos. "Essa regressão das estatísticas não significa que podemos relaxar, muito pelo contrário. Deveríamos fazer exatamente o oposto: ampliar o uso de imunizantes, reforçar o distanciamento físico e o uso de máscaras e criar um programa para testar e rastrear contatos", afirma o Professor Jones Albuquerque (lRRD/UFRPE), em recente entrevista para a BCC Brasil . No vídeo a seguir, gravada por Albuquerque, ele detalha o porquê de ainda precisarmos tomar todos os cuidados de higienização, uso de máscara e distanciamento social.



Nota Oficial sobre Vacinas - Bezerros

 

A Secretaria de Saúde de Bezerros informa que recebeu 600 doses do lote de Nº 4120Z005, do imunizante Astrazeneca, em 27 de janeiro de 2021, conforme consta no Sistema do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. A aplicação das doses, desse lote, ocorreu no período entre os dias 28 de janeiro e 01 de março de 2021. Não havendo, portanto, nenhuma dose aplicada após esse período. A dose do imunizante, supostamente aplicada fora do prazo de validade, trata-se, na verdade, de um erro de informação no sistema do Ministério da Saúde. O erro já foi corrigido.

lmprensa Bezerros

Nota Oficial sobre vacinas - Recife

 


A Secretaria de Saúde do Recife explica que nenhuma dose de vacina contra covid-19 foi aplicada fora do prazo de validade. As últimas doses do lote 4120Z005, cujo prazo de validade era 14 de abril, mencionado pela reportagem da Folha de São Paulo foram ministradas, na cidade, até o dia 25 de fevereiro. A Secretaria esclarece ainda que houve um erro durante o registro de duas doses no sistema do Ministério da Saúde.



lmprensa Recife

Caruaru receberá serviços gratuitos do Programa Balcão de Direitos no próximo sábado (03/07)

 

O programa Balcão de Direitos, vinculado à Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), aportará no próximo sábado (03/07) no município de Caruaru, Agreste de Pernambuco, com serviços para a emissão gratuita de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito. As ações, que serão realizadas em parceria com o programa Governo Presente, da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPPVD), acontecerá na Escola Estadual Professora Jesuína Pereira Rêgo, localizada na Rua São João da Escócia, S/N, bairro Salgado, das 8h às 12h.

Os interessados deverão comparecer ao local munidos com a certidão antiga ou documento de identidade, original ou xerox e fotos 3x4. A ação atende todas as medidas de prevenção estabelecidas pelo Governo de Pernambuco no combate ao novo coronavírus, tais como: uso obrigatório de máscaras faciais, distanciamento social, disponibilização de álcool a 70%, aferição de temperatura e frequente higienização do ambiente, dentre outros.

Serviço:

Sábado (03/07)
Local: Escola Estadual Professora Jesuína Pereira Rêgo
Endereço: Rua São João da Escócia, S/N, bairro Salgado
Horário: 8h às 12h




lmprensa SEDH PE

Em Paulista, Refis dá desconto de até 100% em juros e multas

 

A Prefeitura de Paulista, através da secretaria de Finanças do município, disponibiliza o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), com descontos de até 100% nos juros e multas para débitos vencidos. Como incentivo para os munícipes pagarem os valores atrasados, o programa foi iniciado no dia 1º de março e se estende até o final do mês de agosto.

Os débitos em aberto devidos até 31/12/2020 podem ser parcelados em até 36 vezes, com descontos nas multas e juros. Caso o pagamento seja feito em cota única, esse desconto será de 100%.

A medida visa mitigar o impacto econômico da pandemia na vida da população, bem como aumentar a arrecadação do município, diminuindo a inadimplência.

O pagamento do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pode ser feito via internet, no site oficial da Prefeitura (https://www.paulista.pe.gov.br/site/), no menu “Portal do Contribuinte”. Pode ser realizado também presencialmente, na sede da Secretaria de Finanças – localizada no Paulista North Way Shopping.

No Portal do Contribuinte, é necessário preencher os dados básicos, como sequencial do imóvel, CPF ou CNPJ, e o vencimento. Com isso, serão apresentados os débitos a serem quitados, com os maiores descontos disponíveis.

Em razão da pandemia, a Prefeitura de Paulista sugere aos munícipes que, se possível, escolham a opção online. Caso seja preciso ir à Secretaria, a orientação é para o uso de máscara, higienização constante das mãos e respeito ao distanciamento social.

lmprensa Paulista

Movimento Brega se torna patrimônio imaterial do Recife

 

“O brega é uma manifestação cultural nossa, um patrimônio nosso e ninguém pode diminuir isso”, foi com essas palavras que o prefeito do Recife João Campos sancionou a lei que declara patrimônio cultural imaterial do município o "Movimento Brega", na tarde desta quinta-feira (1º). Mais do que um estilo musical, cada vez mais o Brega vem se mostrando sua grandiosidade para a cultura brasileira, tendo o Recife com um dos principais palcos para as suas mais diversas manifestações. Seja no visual do cabelo, com os cortes dos mais variados tipos, ou nos acessórios, como os óculos espelhados, seja na dança característica do movimento do "Passinho" ou mesmo em par, agarradinho, para quem curte o estilo mais romântico, ou até na forma de se apresentar, nos bailes funk ou nas gafieiras, o movimento se transformou em uma potência não só cultural, mas também econômica, movimentando, e muito, diversas comunidades da capital pernambucana.

“Tenho certeza que ninguém chegou aqui com uma história fácil. Todo mundo construiu, para podermos considerar e transformar o Brega em uma conquista para a cidade. A gente precisa que o Poder Público compreenda como a cidade é feita, a cultura, os movimentos, o respeito e o brega é muito forte no Recife. Por mais que existam pessoas que queiram diminuir, o brega é uma verdade, assim como todas as suas variações. Vocês são influenciadores nas comunidades, nos bairros da cidade, na juventude. Como a gente trabalha para o brega ser a porta de entrada para ajudar a uma criança, um jovem, tá dentro da escola. A gente tem que unir tudo isso, com muita seriedade e muito compromisso. Em Recife não tem espaço para preconceito, não tem espaço para diminuir a cultura. O brega é uma manifestação nossa, um patrimônio nosso e que a gente possa ver ele crescendo com o tempo”, declarou o prefeito João Campos.

A iniciativa foi aprovada pela Câmara Municipal do Recife no mês de junho, em duas votações, e busca valorizar essa expressão artística, incentivando artistas, dançarinos, empresários e toda a cadeia produtiva que atua direta ou indiretamente no ciclo cultural e econômico do movimento Brega. “Cada um aqui sabe o que o movimento Brega representa e a partir do momento que a gente na Câmara consegue aprovar esse projeto, prefeito, a gente está incluindo o movimento nas discussões de Políticas Públicas. E é isso que as pessoas têm que entender: agora vocês vão ter voz! Esse momento é uma coroação. E destaco aqui, que pra mim, o marco principal do Brega é a chance de capacitar e tirar jovens da situação de vulnerabilidade social. Como patrimônio imaterial vocês terão outras oportunidades”, explicou o vereador e autor da lei Marco Aurélio Filho.

Como representante do movimento, a cantora Michelle Melo agradeceu a consideração e o reconhecimento dado pelo prefeito João Campos. “Cultura é tudo aquilo que faz parte da vida de um povo e não tem quem possa dizer que o Brega não faz parte da vida de muita gente. Não só faz parte, como mudou a vida de cada um de nós, moradores de periferia, na maioria autodidatas, que não tiveram apoio nenhum. Esse reconhecimento hoje é muito importante, até para que outras pessoas entendam que vale a pena acreditar em quem você é, no que você gosta de fazer. O brega é um movimento que nasceu na periferia com moradores que sabiam do seu valor e que não desistiram até chegar aqui. Pra muitos pode ser uma música cantada, dançada, mas pra cada um de nós aqui, o que o brega fez não dá pra mensurar: sobrevivemos dele. Eu queria que as pessoas começassem a ver o brega não como uma música, mas como um movimento dos cidadãos de periferia, que tiveram coragem de mostrar que também têm o direito de brilhar”, almejou.

Com a sanção, a gestão municipal busca fortalecer um ritmo que é tão característico em todas as regiões da cidade, embalando a vida de milhares de pessoas de todas as classes socioeconômicas. “Isso faz com que nosso brega chegue ao patamar que de fato ele merece, depois de tantos anos de luta”, compartilhou a cantora Dany Myler. Quem compartilha do mesmo sentimento é o cantor Sheldon Ferrer. “Estou muito feliz por agora fazer parte da cultura pernambucana, nosso movimento que há tanto tempo está na casa do povo e hoje tem essa receptividade, vejo que esse é um momento muito importante e feliz. O brega agora é cultura!”, comemorou Sheldon.

O estilo Brega experimentou seu apogeu no Recife e revelou grandes artistas nacionais, a exemplo do cantor e compositor Reginaldo Rossi, o nosso eterno "Rei do Brega". De estilo mais romântico, com canções que retratam relacionamentos e dissabores amorosos, o "patrono" do movimento explodiu em todo o Brasil com sucessos como "Garçom", "A raposa e as uvas", "Mon amour, meu bem, ma femme" e até uma homenagem à capital pernambucana, em "Recife, minha cidade", município pelo qual o Rei do Brega nutria verdadeira paixão. “Aos que infelizmente não puderam chegar até esse momento, eu deixo o meu obrigado, como Reginaldo Rossi. Infelizmente não pode ver essa vitória”, lamentou Michelle Melo.

Com o passar dos anos, o movimento Brega cresceu e expandiu os horizontes, revelando novos nomes na cena musical. Entre eles, as bandas Labaredas e Musa. Na esteira do sucesso do ritmo, as bandas Sedutora, Kitara, além de artistas como Kelvis Duran e Michelle Melo também ganharam fama e conquistaram seus públicos. Mais recentemente, o estilo se revigorou, abriu espaço para o movimento brega-funk, contagiando o público mais jovem com danças típicas e estilo visual que vai do vestiário ao corte de cabelo. Como é o caso do cantor de brega-funk, Anderson Neiff, de 19 anos, o mais novo no grupo presente. “Eu estou muito feliz com essa conquista. Cheguei agora no movimento brega-funk, no brega, e esse momento pra mim é uma coisa surreal. O nosso prefeito João Campos, junto com a Prefeitura do Recife, fez um trabalho muito lindo. Com isso não vou ser mais discriminado, as pessoas vão ter que respeitar o passinho, o movimento brega-funk”, comemorou.

Além do vereador que foi o autor do Projeto de Lei, Marco Aurélio, e o presidente da Câmara Municipal Romerinho Jatobá, estiveram presentes também os representantes do movimento brega Estilo Bregoso, Diego Zica, Tiago Gravações, Palas, Elvis, Neiff, Valquíria Santos, Michelle Melo, Sheldon, Dany Myler, Vitória Kelly, Eliab e Alexandre do Brega Bregoso.

lmprensa Recife

Prefeitura de Caruaru prorroga prazo da vacinação contra febre aftosa

 

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, prorrogou, para o dia 15 de julho, a campanha de vacinação contra a febre aftosa. A ação disponibiliza, gratuitamente, mais de 3 mil doses para pequenos produtores rurais que possuam até 30 cabeças de gado.

Quem ainda não vacinou o rebanho, basta comparecer à sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, que fica localizada na Rua José Rafael Cavalcanti, s/n°– Bloco C, no Bairro Pinheirópolis. O horário de atendimento vai das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. É necessário levar CPF, RG e repassar o endereço do local onde os animais deverão ser imunizados, além do quantitativo de doses a serem aplicadas.

Para garantir a imunização do rebanho, a Secretaria de Desenvolvimento Rural reforça que quem não vacinar ou declarar poderá ficar impedido de emitir a GTA (Guia de Trânsito Animal), de comercializar a carne no município, pagar multa, assim como não obterá a ficha sanitária que é obrigatória aos produtores rurais para a liberação de linha de crédito junto a instituições financeiras.

Sobre a febre aftosa - A febre aftosa ataca animais como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos e alguns animais silvestres, a exemplo da capivara. A manifestação da doença, além da febre, são aftas na boca, feridas entre as unhas, nas tetas, no úbere e no prepúcio dos touros, mas ocasiona também inflamação no coração do animal, capaz de levar à morte, principalmente de bezerros.

lmprensa Caruaru