quinta-feira, 15 de junho de 2023

Polo Industrial de Paulista conclui mais uma etapa de Regularização Fundiária


Na conclusão de uma nova etapa sobre a regularização fundiária do Polo Industrial de Paulista, representantes da Prefeitura do Paulista e empresários do local discutiram, nesta quinta-feira (15.06), com o Governo Estadual, novos detalhes técnicos sobre a legalização definitiva da área. O encontro aconteceu na Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (ADEPE), localizada na Avenida Rosa e Silva, no bairro dos Aflitos, na Zona Norte do Recife.

Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca de Paulista, Raimundo Lopes, destacou sobre a importância da finalização da etapa que trata da entrega da certidão de reconhecimento da área para a Adepe, o que permitirá iniciar a implantação do polo industrial no município. O gestor esteve acompanhado ainda de outros representantes da gestão municipal, como a secretária de Planejamento e Gestão, Terezinha Mouzinho, e dos secretários executivos Marcos Eduardo Oliveira (Gabinete) e Jurandir Bezerra (Desenvolvimento Econômico).
 
“A gestão da Prefeitura de Paulista está trabalhando com empenho para que os empresários instalem suas empresas no local. Com isso, quase mil novos empregos serão gerados na cidade. Agradecemos toda a cooperação que o Governo Estadual tem dado através da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco, para que isso se torne uma realidade”, disse o gestor municipal.
 
No mesmo sentido, o diretor de Fomento e Inovação da Adepe, Pedro Neves, ressaltou que o encontro foi de grande relevância para que os empresários definam suas estratégias de ação. “É muito positivo a culminação desse processo. Temos uma sintonia de trabalho com a Prefeitura de Paulista e, a partir de agora, vamos focar nos detalhes de finalização de documentos para que os empresários recebam a doação da área”, disse o representante do órgão estadual.

“Estamos muito satisfeitos com esse avanço. Vamos iniciar o desmembramento empresarial para recebermos as escrituras definitivas de posse. Agradecemos muito o esforço da Prefeitura de Paulista para isso e por sua parceria de trabalho com a nova diretoria da Adepe”, frisou o representante dos empresários, Severino Marcone, da M Barros Industria.

Imprensa Paulista PE

Polo da Inclusão terá programação diferenciada no próximo sábado (17)


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e da Coordenação de Promoção à Pessoa com Deficiência, realizará a 2ª edição do Polo da Inclusão no São João. O espaço funcionará no Polo do Repente, na Estação Ferroviária. A programação junina voltada para visibilidade da Pessoa com Deficiência (PCD) será realizada neste sábado (17), às 15h.

O objetivo do evento é dar visibilidade aos artistas com deficiência, conscientizar e potencializar a participação destes, em espaços de cultura e lazer. Toda a programação será protagonizada por artistas PCD, com a apresentação de cinco grupos artísticos. 

“Estima-se que 25% da população de Caruaru tem algum tipo de deficiência, então, ter esse espaço na programação é extremamente importante, já que essa iniciativa partiu dos militantes da causa e foi acatada pela gestão. Essa também é uma forma de valorizar nossos artistas com algum tipo de deficiência, incluindo eles na programação", explicou o coordenador de Promoção à Pessoa com Deficiência, Marcos Gervásio.

*Confira a programação:*

15h – Abertura do Polo da Inclusão 2023 (Quadrilha Junina do Programa Juventude Vitalina)
15h15 – Percussão do Programa Juventude Vitalina.
15h30 – Quadrilha da Inclusão APODEC 
16h – Banda de Pífanos da Inclusão.
17h – Banda Segnos.
18h30 – Encerramento

O Âncora estreia dia 30 de junho no CCBB São Paulo

O bombardeio diário de notícias ruins em um Brasil pandêmico inspirou a criação do solo O Âncora, com direção e texto de Leandro Muniz, atuação e direção de Alex Nader, direção de produção de Caio Bucker e coordenação de produção de Anna Sophia Folch. O espetáculo estreia no dia 30 de junho no CCBB São Paulo, onde segue em cartaz até 23 de julho, com apresentações às quintas e sextas às 19h, sábados às 16h e 19h e domingos às 16h. 

Na trama, o famoso âncora do principal telejornal de um grande emissora de TV surta diante das câmeras. Ele está saturado pelos muitos problemas enfrentados pelo país e extenuado pelas últimas notícias da política. Durante a transmissão, ele confessa ao vivo que está bêbado e que precisa tomar remédios psicotrópicos para poder dar conta de repetir à exaustão os fatos cruéis que assolam o país.

Desacreditado com a profissão e com o “desgoverno”, o apresentador está em seu limite e ameaça acabar com a vida ao vivo. Ele está disposto a romper com os limites da ética jornalística para alertar seu público de que a vida no país está muito pior do que as pessoas imaginam e que nem a emissora para a qual ele trabalha é confiável.

A ideia da peça é partir desse contexto para criar uma reflexão sobre todas as questões importantes para o nosso tempo, como a crise climática, a desigualdade social, a luta contra a extrema direita, a homofobia, o racismo, o machismo e o papel da mídia brasileira no cenário político.

Com humor crítico, o texto procura desconstruir com sarcasmo o homem que deveria levar credibilidade à família brasileira, mostrando que ele também está em crise, culpado por viver cercado de privilégios e finalmente resolve decretar o fim da hipocrisia que virou a sua vida. Em crise por ser um homem branco, hetero, rico, num país ainda famélico e deseducado, ele aponta sua língua afiada e desabafa descontrolado, expondo a sua vida e os bastidores da política em cadeia nacional.

Esse mote é uma janela humorística para o personagem passear por tudo o que o aflige, desde seu relacionamento falido com uma ex-apresentadora de telejornal, a proliferação das  fakenews, que abalou a credibilidade do jornalismo e impulsionou veículos extremamente duvidosos, passando pelo seu inconformismo com a visão distorcida que o público tem sobre quem ele realmente é. Ele, fora de si, mostrará o seu lado cruel, poético, humorado, raivoso e autodestrutivo.

Ficha Técnica

Texto e direção: Leandro Muniz 

Direção e atuação: Alex Nader

Direção de produção: Caio Bucker

Produção executiva: Radamés Bruno

Coordenação de produção: Anna Sophia Folch

Assessoria de imprensa: Pombo Correio

Sinopse

Um prestigiado âncora de telejornal de uma emissora de credibilidade surta durante a apresentação do programa, saturado pelos problemas insolúveis do país. Perplexo com as últimas notícias da política, ele explode no ar, confessa que está alcoolizado e que há anos usa psicotrópicos para dar conta das notícias cruelmente repetitivas. Ele está no seu limite, acabou um casamento e não acreditar mais no jornalismo. Ele está disposto a romper os limites e alertar o seu público de que a vida está muito pior do que eles imaginam e, talvez, no fim daquele fatídico dia de trabalho dê fim a sua própria vida em rede nacional.

Serviço

O Âncora, de Leandro Muniz

Temporada: 30 de junho a 23 de julho, às quintas e sextas, às 19h; aos sábados, às 16h e às 19h; e aos domingos, às 16h

Classificação indicativa: 14 

Duração: 50 minutos 

Ingressos: 30(inteira) e R$15 ( meia-entrada)

Ingressos em bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB

Acessibilidade: acesso a cadeirantes. 1 sessão com intérprete de libras a ser divulgada.


Centro Cultural Banco do Brasil 

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP  - ATENÇÃO RUA DE PEDESTRE. Veja as opções oferecidas para chegar ao CCBB com mais comodidade.


O CCBB disponibiliza traslado com van gratuita e credenciada a partir de dois pontos. Vans de 15 em 15 min. 


1. Estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228. 


2. Estação de metrô República.

Informações: +55 11 4297-0600 

Prefeito João Campos faz visita em obra de encosta no Brejo de Beberibe

A Prefeitura do Recife está executando 49 grandes intervenções de encostas nos morros da cidade. Entre elas, encontram-se as barreiras do Córrego Pedro da Cocada, entre os bairros de Nova Descoberta e Brejo de Beberibe, onde estão sendo investidos R$ 2,3 milhões que irão beneficiar diretamente 45 famílias. Nesta quinta-feira (15), o prefeito João Campos visitou as obras que estão sendo realizadas por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB).

Estão sendo executados serviços de drenagem, contenção e estabilização de encostas. A obra está bem avançada e 70% do serviço já foi realizado, restando ainda a finalização de muro de arrimo, tela argamassada e piso. Estão previstos o total de oito muros de arrimo, além de drenagem, piso em concreto e tela argamassada. Serão assentados 130 unidades de corrimãos. As obras foram iniciadas em setembro do ano passado e a previsão da URB é finalizar todos os serviços em setembro deste ano.

“O trecho dessa obra que foi entregue já está 100% seguro. Ontem, houve uma chuva forte no Recife e esta área já está totalmente protegida. A principal solução a ser dada é a construção da segurança e em grande parte dos casos não é preciso remover as famílias do local. Basta fazer uma obra de infraestrutura que dá estabilidade para quem está morando ali. Nós já entregamos 66 grandes obras desde 2021, temos 49 em execução e outras 22 estarão entrando em fase inicial ainda neste ano. Isso já totaliza o maior volume de investimentos em área de morro da história do Recife”, disse o prefeito.

“Antes, quando não tinha a barreira feita, era muito aperreio. Eu não conseguia dormir, ficava acordado, preocupado. Agora que fizeram a encosta, todo mundo dorme tranquilo. Mudou muita coisa, a gente hoje se sente visto pelo nosso prefeito”, declarou o senhor José Marcelino, que mora na mesma residência há quase 50 anos.

O prefeito também vistoriou a limpeza de canaletas na rua Córrego da Areia, que faz parte do monitoramento de serviços estratégicos realizado pela Prefeitura do Recife anualmente. Em 2023 já foram limpos 48 canais, com um investimento de R$ 3,5 milhões e a retirada de cerca de 23 mil toneladas de resíduos. A previsão é que sejam investidos R$ 8 milhões na limpeza de canais até o fim de dezembro.


Imprensa Recife 

Evento literário no Recife reunirá poetas e escritores para incentivar leitura e homenagear Myriam Brindeiro

Poetas, escritores e comunidade acadêmica se reúnem em encontro gratuito, nesta sexta-feira (16), para incentivar a leitura e a produção literária. O evento “Prosa, Poesia e Papos” será aberto ao público e ocorrerá às 17h, na biblioteca do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE- PE), na Imbiribeira.

“Nossa intenção é que o evento passe a integrar a agenda da biblioteca e que esse espaço seja também voltado à produção literária, a promoção de debates e de conhecimentos para toda a comunidade”, adiantou o reitor de Unit-PE, Diogo Galvão.

Homenagem póstuma

Realizada em parceria com a Academia Recifense de Letras, esta primeira edição fará homenagem póstuma à escritora e poetisa recifense Myriam Brindeiro, que faleceu este ano. Com a coordenação do professor Marcos Carneiro, o evento contará com escritores renomados como Melquíades Montenegro, presidente da Academia Recifense de Letras, Juçara Valverde e Arlinda Lâmego, ambas médicas, poetas, escritoras e titulares da Academia Brasileira de Médicos Escritores.

Myriam

Poetisa, compositora e pesquisadora, Myriam Brindeiro nasceu no Recife no dia 26 de junho de 1937. Ela faz parte da Geração 65 e foi uma liderança definitiva nas atividades das Edições Pirata (1979/1983), pois fez do primeiro andar de sua residência em Apipucos o local onde eram encadernados os livros desse movimento editorial e onde se reuniam os que nele trabalhavam. É bacharel em Ciências Sociais pela Fafire e pertence à União Brasileira de Escritores (UBE-PE). Pesquisadora aposentada da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), tem vários relatórios de pesquisa, estudos e artigos publicados. 

Criou 200 composições próprias e poesias musicadas de vários autores. Participou da antologia: A cor da onda por dentro (1981); Poesia viva do Recife (1996); Sociedade dos poetas vivos (1995); Poesia viva do Recife (1996); A obra em tempos vários – Gilberto Freyre (1999); Música e músicos em Pernambuco (2006); Cantos e contos de Natal (2006); O fim da velhice (2006/2008); 100 Anos de frevo (2007); Cordel do Menino Jesus (2007, org.); Seleções do século XXI (2007); O planeta feito quintal (2009); Agendas do poeta (2006, 2007, 2008, 2009, 2010). 

Obras da autora: Clave provisória (1979 / 1983, poesias e partituras); Coceira no ouvido (1982); Cisco no olho (1983); Caixinha com os dois livros (2003); Capelinha de melão (1993).


#Serviço:

O que:“Prosa, Poesia e Papos”

Quando: nesta sexta, dia 16 de junho de 2023

Onde:Biblioteca do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, 3905, Imbiribeira, no Recife.

Horário: 17h

Quanto: de graça, é aberto ao público.

Olinda entrega mais 110 vagas de creche e pré-escola em Rio Doce

A educação de Olinda ganhou mais vagas com a inauguração do anexo da Escola Municipal Chico Science, em Rio Doce. O equipamento, em atividade desde o início de maio, foi entregue oficialmente aos estudantes e suas famílias na manhã desta quinta-feira (15.06) com direito a muita festa, agradecimentos e depoimentos emocionados.

Amanda Santana, mãe de uma aluna, encontrou em Olinda o espaço para sua filha estudar. Moradora de outra cidade, onde não conseguia vaga, matriculou a menina no anexo da Chico Science. “Sou muito grata. Não consegui vaga sou muito grata ao anexo porque, sem ele, minha filha não estaria estudando”, enfatizou.

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, fez questão de ressaltar o trabalho de todas as pessoas envolvidas na construção da escola, desde os reeducandos que atuaram na pintura, limpeza e conservação até as gestoras e professoras. “Através do trabalho de todos vocês a vida dessas crianças vai mudar. Quem sabe daqui vá sair um futuro prefeito, uma futura prefeita, um médico, um professor? Vocês fazem a diferença para elas.”

Para a secretária da Fazenda e Planejamento de Olinda, Mirella Almeida, lembrou que a transformação que a atual gestão vem implementando na educação é fruto de muito esforço e pés no chão na gestão dos recursos. “Olinda é uma cidade muito grande e com poucos recursos, mas a gente tem multiplicado isso com trabalho, dedicação e muito pé no chão porque sem isso não vamos para canto nenhum. Cada um aqui tem contribuído para uma educação de qualidade porque é a educação que vai mudar a vida dessas crianças", pontuou.

Já a secretária de Educação, Edilene Soares, convocou toda comunidade da V Etapa de Rio Doce, onde a escola está localizada, para abraçar a unidade e cuidar dela com muito carinho. "Esse espaço é de vocês e precisa ser cuidado e abraçado pela comunidade, pois foi pensado com muito carinho para que os filhos de vocês pudessem estar na escola", disse.

O anexo da Escola Chico Science possui duas salas de aula, que comportam, juntas, 110 alunos de creche e pré-escola. Todas as salas são climatizadas. A unidade passou por todo um processo de requalificação no início do ano, com pintura e melhoria estrutural.

Imprensa Olinda

Avanço na luta por direitos e inclusão: ONG Arco é eleita para o Conselho LGBTQIAP+ de Jaboatão dos Guararapes

Em 09 de junho, a Arco - Ação Regional de Contribuição Social e Oportunidades - teve o privilégio de ser eleita para o Conselho LGBTQIAP+ de Jaboatão dos Guararapes. A eleição aconteceu na Casa dos Conselhos da Assistência Social do município. Tal conquista marca um ponto significativo na trajetória da organização, reforçando seu compromisso com a defesa dos direitos e inclusão da comunidade LGBTQIAP+.

Os Conselhos LGBTQIAP+ são ambientes democráticos de participação social, contando com representantes da sociedade civil e do poder público. Têm o propósito de discutir, planejar e propor políticas públicas focadas na promoção da igualdade, no combate à discriminação e na garantia dos direitos da comunidade LGBTQIAP+. Estes conselhos desempenham uma função essencial na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Carlos Santos, Presidente da instituição e Conselheiro eleito, discorreu sobre a importância em assumir um dos assentos do conselho. "Ocupar uma vaga no Conselho LGBTQIAP+ é de extrema importância para a Arco e para a comunidade que defendemos e representamos. Essa conquista possibilita termos uma voz ativa na formulação e implementação de políticas que impactam diretamente a vida e os direitos das pessoas LGBTQIAP+. Ao assumirmos essa cadeira, a Arco se responsabiliza por representar e defender os interesses e demandas da juventude LGBTQIAP+ durante o biênio 2023-2025", concluiu Santos.

A eleição da Arco para o Conselho LGBTQIAP+ de Jaboatão dos Guararapes representa um avanço significativo na luta por igualdade e promoção da diversidade na cidade. Segundo Luan Costa, Diretor da ONG, "a organização aproveitará essa oportunidade para intensificar ainda mais suas ações e projetos voltados para os direitos LGBTQIAP+, particularmente da juventude. Seremos uma voz ativa na defesa de políticas inclusivas, no enfrentamento à discriminação e na luta contra todas as formas de opressão."

Tatiane Franco, psicóloga e integrante da ONG Arco, expressou seu entusiasmo com a recente eleição para o Conselho LGBTQIAP+. "Este é um momento histórico, não apenas para a Arco, mas para toda a comunidade LGBTQIAP+ de Jaboatão dos Guararapes. Através do nosso trabalho, buscamos criar um espaço seguro e acolhedor para a juventude, um local onde eles possam ser autenticamente eles mesmos sem medo de julgamento ou discriminação."


Caminhada do Forró e Desfile das Banheiras ganham hoje as ruas do Recife Antigo

Na noite de hoje (15), o São João da capital dos mais autênticos festejos nordestinos convida todo mundo para arrastar pé para o Recife Antigo, onde a festa preparada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, já mudou a cara e a rotina do bairro, abrindo portas e janelas cenográficas e reais para a celebração. A partir das 17h, duas tradicionais programações juninas irão se encontrar pelas ruas do bairro: a Caminhada do Forró e o Desfile das Bandeiras, que reunirão, num cortejo único, sanfonas e forrozeiros, bandeiras e brincantes de agremiações e grupos culturais do Recife para espalhar balancê.

A concentração começa às 17h, na Rua da Moeda, ao som do forrozeiro Damião Mota. A partir das 19h, o cortejo parte em direção à Praça do Arsenal, reunindo as orquestras Vereda Tropical, 19 de Fevereiro e 90 graus, além de 13 bandeiras, com seus brincantes como abre alas: São João do Deveras, São João do Bacnaré, São João do Cordas e Retalhos, São Pedro de Brasília Teimosa, São João do Bloco das Ilusões, São João Eu Quero Mais, São João do Arraial, Santo Antônio de Brasília Teimosa, São João da Várzea, São João de Água Fria, São João do Bonde, São João da Carroça do Bonde e Bloco Compositores e Foliões.

Na emenda, engrossando o coro do forró, a Caminhada reunirá uma verdadeira orquestra junina pelas ruas do Recide, formada por dezenas de sanfoneiros e zabumbeiros. Em sua 18ª edição, a programação, que rende homenagem este ano à artista Irah Caldeira, também homenageada pelo São João do Recife, e à jornalista Jô Mazarollo, terminará na Praça do Arsenal, onde um palco montado pela Prefeitura do Recife receberá um grande encontro de gerações de instrumentistas e vozes que, há décadas, celebram, preservam e renovam as tradições forrozeiras.

Em cima do palco, a abertura dos shows ficará por conta da conversa musical entre Cezzinha, Beto Hortis e Karol Maciel, seguidos por André Macambira, Thalita Acioly e Josildo Sá. Madrinha dos sanfoneiros pernambucanos, Terezinha do Acordeon vai receber Larissa Lisboa. E ainda vai ter Petrúcio Amorim, um dos grandes incentivadores do evento, numa parceria caprichada e inédita com Martins, além da rainha do forró, Anastácia, dividindo microfones e refrões com Almério.

A despedida será em grande estilo, com um encontro entre os herdeiros da tradição musical nordestina: Daniel Gonzaga, neto do Rei do Baião, Pecinho Amorim, filho de Petrúcio, e Juba, filho de Alceu Valença, para cantar e contar os próximos capítulos dessa história, que ainda haverá de render muitos quilômetros e decibéis de Caminhada.

Mais programação - O passeio na roça do São João do Recife segue nesta quinta com apresentações musicais na Rio Branco e muito balancê das quadrilhas no Sítio Trindade, no quarto dia de eliminatórias do 37º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas.

Para conferir a programação todinha e não perder nenhuma oportunidade de arrastar pé, basta acessar o portal Conecta Recife (https://conectarecife.recife.pe.gov.br) e seguir o Instagram @saojoaodorecife, que tem festa para todo santo e para todo gosto.

imprensa Recife

Compesa vai operar com Energia Renovável

A Compesa iniciou a adequação estrutural de 13 unidades que vão operar com energia alternativa a partir deste mês. Para garantir a operação será utilizada energia adquirida no Ambiente de Contratação Livre (ACL), gerada por fontes renováveis, como eólica, solar, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCH). A mudança na modalidade de aquisição de energia adotada pela Compesa é resultado de uma licitação realizada neste ano, em março, e da Parceria Público Privada (PPP) inédita entre as empresas de saneamento do País para Autoprodução de Energia, lançada pela Companhia no ano passado. Juntas, as inciativas vão contemplar 85 unidades consumidoras da Compesa em todo o estado, até dezembro de 2024.  

As unidades são grandes consumidoras de energia, com potência instalada de 300 KW, e a mudança representa uma economia de 26% a 40% em relação à fatura praticada no ambiente de contratação regulado, além de ser mais uma ação que fortalece as práticas sustentáveis da empresa e dá mais autonomia ao funcionamento dos sistemas de água e esgoto. Atualmente, os equipamentos são supridos pelo chamado mercado cativo que, em Pernambuco, tem a Neoenergia como fornecedora. Nesse mercado, as tarifas são reguladas e estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)

A adequação tem como objetivo principal a substituição do quadro de medição de energia. Neste mês, o serviço já foi concluído em unidades como as estações elevatórias de Jussara (Moreno), Paratibe (Paulista) e Tabocas (Caruaru). Pelos próximos 18 meses serão realizados serviços nas estações elevatórias Pirapama (Cabo de Santo Agostinho), Duas Unas (Jaboatão dos Guararapes), Monjope (Igarassu), Jussara (Moreno), dentre outras. São 20 unidades selecionadas pela empresa para serem atendidas pelo primeiro contrato e 65 unidades contempladas pelo contrato da PPP de Autoprodução de energia.

“O gasto com energia elétrica é bastante significativo para as companhias de saneamento. No Brasil, cerca de 98% delas têm entre seus três maiores custos as despesas com esse insumo. Na Compesa, os sistemas de abastecimento de água são os responsáveis por quase a totalidade do consumo de energia da empresa. Por isso, a importância da aquisição da energia de fontes alternativas”, explicou o gerente de Gestão Energética da Compesa, Milton Tavares.

As 20 unidades selecionadas para o primeiro contratação de energia no ACL consomem cerca de 73.000 MWh/ano – o que corresponde a aproximadamente 12% do consumo de energia total da Compesa. Isso representa um custo de R$ 37 milhões/ano para a empresa. O valor global arrematado nessa licitação foi R$ 34 milhões, que serão pagos com recursos próprios da Compesa, e o contrato terá duração de cinco anos. A estimativa é que o novo modelo gere uma economia em torno de R$ 62 milhões ao longo dos cinco anos de contrato, quando comparado ao mercado cativo.

Outras 65 unidades do contrato da PPP de Autoprodução de Energia também estão em processo de migração. O Parceiro Privado terá quatro anos para construir uma usina solar de 135MW no estado de Pernambuco e 25 anos para manter e operar a usina. Toda a energia será destinada às unidades consumidoras da Compesa.  “A PPP, que está em curso e tem prazo de contrato de 29 anos, é o grande solução da Companhia na busca por fontes de energia renováveis e mais baratas que possam reduzir os custos e atender a demanda da empresa”, afirmou Tavares.

Em 2021, a Compesa foi responsável por 4% de toda a energia consumida em Pernambuco, número maior que os consumos individuais de 177 municípios do Estado.

imprensa Compesa

EMPETUR fecha parceria com o Procon para atendimento no CAT TIP


Com o intuito de promover mais segurança e bem-estar aos turistas que estão chegando e saindo do Recife para aproveitar os festejos juninos do Estado de Pernambuco, a Empresa de Turismo de Pernambuco Governador Eduardo Campos S.A (EMPETUR) fecha parceria com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon - PE). A ação acontece nos dias 16 e 22 de junho, das 7h às 17h, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), do Terminal Rodoviário do Recife (TIP) e visa ampliar o suporte para quem precisa de informações sobre a região, como localização, mapa, programação das festas, além de demandas referentes à proteção ao consumidor no sistema do Procon. 

De acordo com o presidente da EMPETUR, Eduardo Loyo, a parceria com o Procon é uma ação importante para o turismo no Estado. “Durante os festejos juninos, temos um aumento significativo de fluxo de turistas pelo TIP, principalmente com destino ao interior do Estado. A intenção da ação é reforçar e ampliar o atendimento para os turistas que vêm para os eventos“, comenta. 

O Terminal Rodoviário do Recife fica localizado no bairro da Várzea, na rua Historiador Luís do Nascimento, 294.

Goiana conta agora com eletrocardiograma em todas as Unidades Básicas de Saúde


O prefeito Eduardo Honório anunciou nesta quarta-feira (14) que todas as 24 Unidades Básicas de Saúde de Goiana estão agora equipadas com eletrocardiograma. O anúncio foi feito na UBS Dr. Ruy Neves Baptista Filho, no distrito de Catuama, onde foi realizado o primeiro exame (ECG) na unidade. "Esse é mais um passo importante para a saúde da nossa população e que vai ajudar muitos pacientes no cuidado e prevenção de doenças cardíacas com a possibilidade de um diagnóstico precoce para evitar que algo mais grave aconteça", disse.

Com o eletrocardiograma é possível o médico detectar anormalidades no coração, direcionar o tratamento adequado, encaminhar para um especialista e acompanhar a evolução das doenças cardíacas do paciente. "Queremos oferecer o melhor sistema de saúde aos goianenses e, por isso, buscamos sempre investir nessa área", afirma a secretária municipal de Saúde, Lícia Maciel.

Ainda segundo ela, através de parceria com o governo estadual, Goiana aderiu à Rede de Telecardiologia de Pernambuco (Telecardio PE), programa que proporciona a emissão de laudos de eletrocardiograma online (TeleECG), com intuito de aumentar a resolutividade da Atenção Primária em Saúde e reduzir a fila de espera dos usuários na atenção cardiológica em Pernambuco.

Imprensa Goiana PE

Acorda Povo celebra tradição religiosa e cultural em Chão de Estrelas


O Centro Cultural Cambinda Estrela realiza a 17ª edição do Acorda Povo pelas ruas do bairro de Chão de Estrelas em Recife. A tradição celebra o sincretismo religioso e cultural católico junto aos povos de matriz afroindigena de Pernambuco e festeja São João e o orixá Sàngó (Xangô). A festa é gratuita e acontecerá no dia 22 de junho, a partir das 16h com apresentação do Maracatu Cambinda Estrela, toque de de Sàngó e cortejo com muito coco de roda pelas ruas do bairro. 

O grupo Coco dos Pretos é o anfitrião da celebração e recebe Mestras e Mestres com o microfone aberto durante todo o percurso do cortejo. O Acorda Povo é o momento de agradecer à fartura e à colheita a São João, conhecido como ‘o santo festeiro’. Com o passar dos tempos, a manifestação foi se incorporando ao ciclo do orixá Sàngó, tradicionalmente louvado no mês de junho em Pernambuco. 

A importância de festejar o Acorda Povo está na valorização da nossa rica identidade cultural, na preservação da memória tradicional e na salvaguarda das memórias das culturas católicas e do candomblé. É sempre uma oportunidade de concretizar o respeito mútuo entre os povos e suas tradições. 

*RIfa, Doações e Coletividade*
Toda festividade é realizada de forma voluntária pelos integrantes do Centro Cultural Cambinda Estrela. Para ajudar no custeio da festa, os organizadores estão promovendo a venda de uma rifa no valor de R$ 10,00, que ajudará no custeio dos materiais para ornamentar o andor e também no banquete de Sàngó (Xangô), que é servido para todo o público gratuitamente ao final do cortejo. Quem desejar também pode fazer doações com qualquer valor, por meio de pix para o número 81 98150.9354
 
*Programação Completa*
16h -  Rufar dos Tambores do Maracatu Nação Cambinda Estrela 
18h - Fogueira e Xirê (Louvação de Sàngó)
21h - Intervalo 
23h - Beguiri (Comida de Sàngó)
00h - Saída do Cortejo com muito Coco dos Pretos & Convidados
3h - Banquete de Sàngó
______
*SERVIÇO - Acorda Povo celebra tradição religiosa e cultural em Chão de Estrelas*

Data: 22 de Junho

Entrada: Gratuita

Local: Centro Cultural Cambinda Estrela 

Endereço: R. Dr. Elias Gomes, 420

UNINASSAU Caruaru participa de ação em Bezerros


O UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, participa das ações de saúde da festa junina do Distrito de Serra Negra, em Bezerros. A ação, feita em parceria com a Secretaria de Saúde do município, acontece nos dias 17, 18, 23, 24 e 25 de junho. Os serviços ofertados são triagem, aferição de pressão e testes de glicemia.

O objetivo é que a população aproveite os dias de festejo, tendo acesso a serviços de saúde, caso necessário. Na ocasião, alunos do 9º período do curso de Enfermagem, sob a supervisão dos preceptores e coordenadores, realizam os primeiros atendimentos, expõem peças anatômicas, tiram dúvidas dos pacientes e distribuem panfletos informativos.

A reitora da UNINASSAU Caruaru, Aislane Bernardino Silva Belo, destaca que esta é uma oportunidade para os estudantes aprimorarem os conhecimentos. “É importante que nossos alunos estejam presentes em eventos como esse, pois muitas habilidades são exercidas e as dúvidas são sanadas na hora, junto aos professores e corpo acadêmico. É necessário promover vivências para os nossos discentes”, afirma.

Os estudantes recebem a população na Escola Municipal Joaquim Claudino, das 9h às 17h. No local, estão montadas as salas de pré-atendimento. Os serviços oferecidos são gratuitos.

Por recomendação do Ministério Público, Prefeitura de Belo Jardim inicia projeto de realocação de vendedores ambulantes


A Prefeitura de Belo Jardim, seguindo recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do ofício nº 02231000104/2020-2012 da 2ª Promotoria de Justiça de Belo Jardim, está iniciando junto aos vendedores ambulantes do Centro da cidade um projeto de realocação desses profissionais para uma área específica para comercialização de seus produtos. 

O projeto tem à frente a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Obras) e Secretaria de Defesa Cidadã (Sedec), que em reunião com os próprios vendedores em questão os apresentou o documento do MPPE. Também em alinhamento com esses profissionais, a pasta definiu que o novo espaço a ser demarcado para os mesmos será a via situada entre a Panificadora Belo Pão e o antigo Posto Belo Petro, no Centro, mais conhecida como a Rua do Bar do Caldinho. 

No local, os vendedores ambulantes terão pontos de venda móveis padronizados. O novo espaço vai funcionar em horário comercial, período em que o trânsito e estacionamento de veículos ficará proibido na referida via. Isso vai permitir que os vendedores ambulantes possam expor seus produtos com mais conforto e segurança, sem a necessidade de disputar espaço entre calçadas e o trânsito de veículos nas ruas. Sendo assim uma forma de valorizar ainda mais o trabalho de pais e mães de família que têm a sua renda oriunda deste tipo de negócio. 

É importante ressaltar que este projeto de realocação dos vendedores ambulantes não irá ocasionar em diminuição de vagas de estacionamento no centro de Belo Jardim durante o seu horário de funcionamento, uma vez que a nova Avenida São João, que está sendo construída às margens da antiga ferrovia, vai abrir novas vagas de estacionamento também na área do centro comercial da cidade.

Imprensa Belo Jardim PE 

Sansão gigante chega à Paraíba para celebrar 60 anos da personagem Mônica


Mônica, a menina mais forte do Bairro do Limoeiro, vai girar o seu Sansão e soltá-lo em direção à Paraíba. O coelho azul, em uma versão gigantesca, com cerca de 12 metros de comprimento, vai parar no Maior São João do Mundo, em Campina Grande, nesta quinta-feira (15), e ficará na cidade até o dia 3 de julho, instalado ao lado do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), no Açude Velho.

A ação “Coelhadas Gigantes” faz parte das celebrações dos 60 anos de criação da personagem Mônica. Após aterrissar em São Paulo, o famoso coelho de pelúcia azul faz sua segunda parada justamente na Paraíba, o primeiro estado do Nordeste a receber a iniciativa.

A instalação foi criada pela Mauricio de Sousa Produções (MSP), com promoção do Governo do Estado da Paraíba, parceria com o Imagineland, evento de cultura pop e geek da região (detalhes abaixo), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Panini, líder mundial no setor de colecionáveis e publicações, e a GOL, transportadora aérea oficial da campanha Mônica 60 anos.

O lançamento da intervenção artística acontece às 10h desta quinta-feira (15), no próprio MAPP, com bolo cenográfico, quadrilhas juninas e trios de forró, além da presença do diretor da MSP, Rodrigo Paiva, de Marcelo de Sousa, representante de seu pai, Mauricio de Sousa – que estará em João Pessoa para o Imagineland.

A Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado da Paraíba, Rosália Lucas, lembra que a ação celebra os 60 da icônica personagem dos quadrinhos, Mônica, além do início do Maior São João do Mundo de Campina, que está celebrando 40 anos. “Esta ação proporcionará mais uma experiência incrível aos campinenses e diversos turistas que estarão em nossa cidade, oferecendo mais uma opção para os visitantes e uma maior projeção para a festa. A intervenção artística também integra o calendário do evento internacional Imagineland, que acontecerá no final de julho em João Pessoa”, afirma Rosália Lucas.

"Para mim, ter ajudado, de alguma forma, a trazer o Sansão Gigante para Paraíba é mais que uma felicidade. Ser o primeiro estado, depois da Av. Paulista, a receber um momento tão importante como esse para a Turma da Mônica, para Mauricio e para a própria Mônica é mais que uma honra”, declara JP Sette, idealizador do Imagineland, que acrescenta: "Isso é um pouquinho do que o Imagineland está ajudando a realizar aqui, e muito mais vai acontecer. O maior Sansão do mundo tinha de estar no Maior São João do Mundo!"
 
*Sobre o Museu de Arte Popular da Paraíba*
O Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), conhecido como Museu dos Três Pandeiros, está localizado às margens do Açude Velho em Campina Grande. Projetado por Oscar Niemeyer, o equipamento cultural da UEPB, foi a última obra do arquiteto e se constitui num dos mais bonitos pontos de visitação da cidade.

*Sobre o Imagineland*
O Imagineland será realizado nos dias 28, 29 e 30 de julho no Centro de Convenções de João Pessoa, uma realização das empresas paulistas Eleven Dragons, Spola, Non Stop, Ei Nerd e Fpass, com apoio do Governo do Estado da Paraíba e Prefeitura de João Pessoa.

Entre os nomes já confirmadas pelo evento – novas atrações serão anunciadas em breve
– estão o ator e comediante mexicano Edgar Vivar, conhecido pelos papeis de Senhor Barriga e Nhonho, ambos do lendário programa ‘Chaves’; o criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa; os atores norte-americanos David Ramsey (‘Arrrow’, ‘The Flash’) e Julie Caitlin Brown (‘Star Trek’, ‘Babylon 5’), além de games, shows,
streaming, lançamentos, ativações e muita, muita diversão.

Os ingressos já estão à venda por meio da plataforma oficial do evento, a Teeket, com valores a partir de R$ 89. No período do evento, as entradas serão trocadas por credenciais que o público deverá utilizar nas dependências do Centro de Convenções. Temas do universo ‘Star Wars’ ilustram as credenciais. São imagens licenciadas, fruto de uma parceria entre a plataforma de quadrinhos Social Comics e a Disney • Lucas Films e são colecionáveis, já que os modelos são diferentes, a depender do dia, ou pacote.

*Sobre a Mauricio de Sousa Produções*
A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. A empresa é signatária dos princípios de empoderamento das mulheres, plataforma da ONU Mulheres e do Pacto Global. No licenciamento, trabalha com 200 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. A presença da marca na plataforma YouTube já passou de 17 bilhões de views, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo, com 450 títulos de livros e mais de 1,2 bilhão de revistas vendidas, ambos responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros. 

Confira a lista de atrações já divulgadas até o momento:

*TALENTS*
Mauricio de Sousa (SP) – Criador da Turma da Mônica, pela primeira vez na Paraíba
Edgar Vivar (México) – Senhor Barriga, Nhonho (‘Chaves’)
David Ramsey (EUA) – Ator, está no elenco das séries ‘Arrrow’ e ‘The Flash’
Julie Caitlin Brown (EUA) – Atriz, está no elenco das séries ‘Star Trek’, ‘Babylon 5’

*INFLUENCERS*
Peter Jordan (SP, Ei Nerd)
Erico Borgo (SP), autor do livro ‘Nerd’ Bibi Tatto (SP)
Capitão Hunter (SP)

*GAMES*
Liga Osten Games - Com as semifinais e finais de ‘League of Legends’ e ‘CS:GO’, ao vivo, durante o evento.

*MÚSICA*
Bryan Behr (SC) - do hit ‘A vida é boa com você’. Mar.iana (RJ) – do hit ‘Deu praia’
VMZ (CE) – Rapper geek
 
*ARTIST’S ALLEY (HQs)*
Ivan Reis (SP), Jefferson Costa (SP), Shiko (PB), Sidney Gusman (SP), Guilherme de Souza (RJ), Márcio Hum (SP), Cris Eiko & Paulo Crumbim (SP), Daniel HDR (RS), Greg Tocchini (SP), Lucas Werneck (SP), Alzir Alves (PB), Mari Ilustra (PE), Rick Troula (SP), Yuri Andrey (SP), Gabriel Jardim (PB), Ricardo Jaime (PB).

*DUBLADORES*
Ricardo Juarez (RJ) – ‘Johnny Bravo’, ‘God of War’ Lucas Almeida e Mayara Stefane (‘Attack on Titan’) Daniel Figueira (SP) - ‘Demon Slayer’
Bianca Alencar (SP) – ‘Gravity Falls’, ‘One Peace’, ‘LoL’

*CONCURSOS*
Kpop Contest – Concurso de coreografias, valendo R$ 12 mil em prêmios
Cosplay Cup – Torneio de caracterização inspirado em personagens do universo pop, valendo R$ 10 mil em prêmios

*COSPLAY*
Bianca Contursi (RJ) Inuki Prince (SP)
Marco Pacheco (SP)

*K-POP*
Young Kyung Kim (Coreia do Sul) – K17 Lucas Olly (SP) – Backdancer BTS
Cleber Cândido (SP) Backdancer BTS

Diogo Nogueira e outras atrações no São João de Caruaru


Pluralidade é a principal marca do Polo Azulão, palco alternativo do São João de Caruaru, município localizado no Agreste pernambucano, a 136 km do Recife. Neste fim de semana, de 15 a 18 de junho, a mistura entre samba, frevo, forró e noite afro é a prova disso. Na quinta (15), a partir das 18h, o Polo recebe a sétima edição da fogueira de Xangô, que visa a promoção e valorização da história e da cultura da população afro-brasileira, com ênfase nas religiões de matrizes africanas existentes no município. Já a pernambucana Riáh apresenta seu novo trabalho, “Retinta”, o qual resgata a tradição, arte e beleza da cultura Xukuru. A cantora terá entre os convidados os indígenas Allysson Xukuru e Mary do Pife Xukuru. Chris Mendes e o multiartista Gabriel Sá completam o time da quinta-feira.

A sexta (16) traz a mistura de música latina, forró de vaquejada e xote a partir das 19h. Apresentam-se Geraldo Cardoso, Los Cubanos, Manoel Neto e Gean Mota. O sábado (17) vem animado com estreia no São João de Caruaru. Na noite dedicada ao samba, a grande estrela é o carioca Diogo Nogueira, que coleciona 12 CDs e seis DVDs, com mais de um milhão de cópias vendidas. O público vai cantar, junto, sucessos como “Pé na areia”, “Deus é maior” e “Clareou”. Além dele, tocam Vou Pra Batucada e Colibri Brasil. Já no domingo (18), o Polo celebra o Carnaval pernambucano, com muito frevo de Maestro Spok e André Rio, além do Maestro Mozart Vieira.

Este ano, o São João de Caruaru quebrou o próprio recorde e terá a duração de 65 dias e mais de 1200 atrações em 25 polos. Até o dia 29 de junho, o Azulão vai receber nomes como Almério, Mariana Aydar, Marcelo Jeneci e figuras da cena do brega recifense. O polo está localizado na Rua Armando da Fonte, próximo à Estação Ferroviária. A programação completa pode ser acompanhada no site https://conheca.caruaru.pe.gov.br/sao-joao/programacao e no Instagram @saojoaocaruaru.oficial . 

Confira os horários dos shows deste fim de semana:

*Quinta (15)* 
18h Fogueira de Xangô
20h Riáh
22h Chris Mendes
0h Gabriel Sá

*Sexta (16)*
19h Geraldo Cardoso
20h Los Cubanos 
22h Manoel Neto
0h Gean Mota

*Sábado (17)*
20h Vou pra Batucada
21h40 Diogo Nogueira
23h30 Colibri Brasil

*Domingo (18)*
20h Maestro Mozart Vieira
22h Maestro Spok
0h André Rio

Exposição O Fantástico Mundo Marinho chega ao RioMar Recife com acesso gratuito


A exposição “O Fantástico Mundo Marinho” abre a temporada de férias do RioMar Recife com oito espécies de animais aquáticos animatrônicos, interações digitais e lúdicas, espaços instagramáveis e ainda com acesso gratuito. A mostra ficará em cartaz entre os dias 16 de junho e 29 de julho na Praça de Eventos 1, no Piso L1. A experiência será divertida para todas as idades, com acesso mediante inscrição no SuperApp RioMar Recife. 

Uma gigante baleia cachalote, tubarão baleia, tubarão filhote, peixe palhaço e peixe cirurgião patela, tartaruga de couro e caranguejo estão entre as réplicas de animais aquáticos que poderão ser conferidas na exposição. Para deixar a experiência ainda mais especial, as atrações contam com movimentos e sonoplastia. A visita ainda será guiada por uma equipe de arte-educadores para deixá-la mais lúdica. 

Além disso, a exposição O Fantástico Mundo Marinho também trará outras atrações e experiências. Ela conta com duas cabines de realidade virtual, nas quais os clientes poderão experimentar mergulhar junto com animais aquáticos. Também haverá jogo de memória, espaço instagramável e um barco para as crianças tirarem fotos.

O funcionamento da exposição será de acordo com o horário do shopping, de segunda a sábado das 9h às 22h, e domingos das 12h às 21h.

Como participar
Para ter acesso à exposição, o cliente deve baixar gratuitamente o aplicativo RioMar Recife SuperApp, disponível para Android e iOS, ir na sessão “eventos”, clicar no link “O Fantástico Mundo Marinho”, preencher os dados, selecionar o dia e adquirir o QR Code. No dia agendado, o participante apresenta o ingresso digital ou impresso ao acessar a entrada do evento.

Senac recebe workshop gratuito na área de imagem pessoal


O Senac Pernambuco promove, na próxima terça-feira (20), um evento gratuito para quem deseja aprender ou se especializar na área de imagem pessoal. É o workshop "A beleza e suas nuances no universo de cabelo, maquiagem, embelezamento do olhar", que será realizado das 8h30 às 17h no auditório da Faculdade Senac. Para participar, basta se inscrever pelo site https://www6.pe.senac.br/evento/inscricao/detalheEvento.php?idEvento=3340.

Durante o encontro, os professores Edgar Leal, Cristiane Aleixo, Alê Moura e Ary Velez irão compartilhar conhecimentos sobre as práticas e técnicas trabalhadas nos cursos oferecidos pelo Senac, bem como as últimas tendências da área. Serão abordados temas como penteados, técnicas básicas de maquiagem, design de sobrancelha, entre outros.

Segundo Viviane Costa, coordenadora pedagógica do Senac Pernambuco, os participantes terão a oportunidade de receber dicas valiosas e aprender mais sobre as habilidades necessárias para se destacar no fascinante universo da beleza. "Estamos muito animados em promover este workshop, pois temos a certeza de que será uma experiência enriquecedora e inspiradora para todos", afirma Viviane.

*SERVIÇO*
Workshop "A beleza e suas nuances no universo de cabelo, maquiagem, embelezamento do olhar"
Quando: terça-feira, dia 20 de junho, das 8h30 às 17h
Local: auditório da Faculdade Senac
Endereço: Rua do Pombal, 57, Santo Amaro, Recife
Inscrições pelo site do Senac

Prefeitura de Olinda apresenta Programa Novo Caminho

A Prefeitura de Olinda apresentou o Programa Novo Caminho na manhã desta quarta-feira (14.06), que vai gerar mais emprego e renda, além de impactar positivamente na mobilidade, iluminação, limpeza, saúde, lazer e qualidade de vida da população. A primeira ação do programa é a Requalificação do Polo Econômico Bairro Novo/Casa Caiada, um investimento de R$ 55 milhões, executando intervenções em ruas e avenidas, praças e também na orla. A obra será dividida em etapas, e a primeira delas começa imediatamente e tem como alvo a requalificação da Avenida Getúlio Vargas e Rua Cândido Pessoa, dando novo impulso ao Polo Econômico Bairro Novo-Casa Caiada, a exemplo do que já foi feito com sucesso na Avenida Presidente Kennedy.

As intervenções serão feitas de forma simultânea nas duas vias onde há uma concentração de faculdades, escolas, comércios, serviços e shopping, além de um polo médico. O eixo Getúlio Vargas começa na Praça 12 de Março e vai até as imediações da Ponte do Janga, com 7 km. A Cândido Pessoa vai do Hospital Tricentenário até a intersecção com a Avenida Carlos de Lima Cavalcante (3 km). Os trabalhos acontecerão, preferencialmente, no período noturno, para facilitar a mobilidade dos 20 mil veículos que trafegam diariamente nesses locais.

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, lembrou que o resultado das obras trará ao Polo Econômico os mesmos resultados observados na Kennedy, quando empresas que deixaram a avenida retornaram, além de atração para novos empreendimentos. “É um projeto aguardado há mais de 20 anos, ousado e de grande envergadura pela transformação que vai haver em nossa cidade porque iremos trabalhar no paisagismo, calçadas, mobilidade e mais qualidade de vida para a população, inclusive da cidade de Paulista”, pontuou.

Elas ganharão nova pavimentação, calçadas com piso intertravado, alerta tátil e direcional, acessibilidade, sinalização e nova drenagem, com eliminação de todos os pontos de alagamento. As lâmpadas atuais serão trocas por tipo LED, o que vai garantir mais segurança e potencial econômico noturno. Essas intervenções também chegarão a 22 vias transversais aos dois eixos.

A secretária da Fazenda e da Administração de Olinda, Mirella Almeida, lembrou que as obras de infraestrutura são uma marca da atual gestão e o Programa Novo Caminho vem coroar essa condição. “Essa obra vai melhorar a qualidade de quem mora e trabalha nessas vias, além dos demais bairros diretamente impactados. Quando a gente fala em rumo ao futuro é pensando numa cidade com mais sustentabilidade, mais verde e mais inteligente”, pontuou.

A Getúlio Vargas ganhará novas paradas de ônibus e a Praça Coronel Cornélio Padilha, na Cândido Pessoa, será requalificada. Os dois locais receberão serviços de paisagismo com adequação e plantio de novas espécies arbóreas com a promoção de equilíbrio microclimático e ecológico/ambiental da região. O investimento nessa etapa é de R$ 30 milhões, com prazo de conclusão em 12 meses.

NÚMEROS:
- 10 km de vias requalificadas (Getúlio Vargas e Cândido Pessoa)
- 22 ruas transversais requalificadas (6 km no total)
- R$ 55 milhões é o investimento da Prefeitura
- 20 mil veículos circulam na Getúlio Vargas e Cândido Pessoa diariamente.
- 12 meses é o prazo de conclusão

Imprensa Olinda

#VcNoBlog Ricardo Viveiros

Lugar de fala

Ricardo Viveiros*

Queiram aceitar ou não, em especial os que são preconceituosos e discriminatórios, o mundo vem avançando no combate às questões que insistem em desrespeitar certos grupos sociais por suas origens, realidades ou opções. Na busca de justiça, tais movimentos pela inclusão têm sido atacados em suas corajosas posições.

Dentre a terminologia praticada, a expressão “politicamente correto” é alvo de ridicularização. Há quem ache “chato” o respeito às mulheres, pretos, indígenas, LGBTQUIAP+, idosos, obesos, religiosos, camponeses, portadores de deficiências físicas ou mentais, moradores de comunidades, refugiados, estrangeiros.

Nesse contexto, também há questionamento sobre a frase “lugar de fala”. Quem teria?

Para entender o que significa e como empregar sem polêmica essa expressão, a filosofia platoniana oferece: doxa, episteme e sofia. Por fim, além de questionar quem pode ou não debater sobre os diferentes temas, importante saber que há um lugar de onde se fala e um lugar para onde se fala.

É comum dizer que branco não pode falar sobre preto porque não tem lugar de fala. Um rico não pode falar sobre pobreza porque, igualmente, não tem esse direito. Alguém hétero não pode falar sobre gay porque não pertence ao grupo. E por aí vai a polêmica que, às vezes, exacerba ao mesclar ideologia e/ou religião.

O antropólogo Darcy Ribeiro não poderia falar sobre problemas dos indígenas apenas porque não era um deles? Neste ponto entra a filosofia, nada vã ao contrário do que disse o poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare. Uma coisa é comentar baseado em opiniões, crendices, boatos e, assim, não ter lugar de fala. Outra, entretanto, é falar com real conhecimento científico mesmo sem pertencer ao grupo do tema abordado. Por fim, terá também lugar de fala aquele que o fizer fundamentado em concreta experiência vivida.

A história da humanidade mostra que lutar, com conhecimento e responsabilidade, por direitos inalienáveis determina princípios importantes: justiça, generosidade, altruísmo, solidariedade, respeito. O lugar de fala será sempre legítimo, desde que não impeça a quem tenha real capacidade acadêmica ou prática de atuar pelo próximo, movido pelo amor e pela sincera preocupação com o bem-estar coletivo. Vale lembrar que o Brasil está entre os 10 países mais desiguais do mundo, pelo índice de Gini (Banco Mundial), 2020. Defender direitos humanos exige muitas mentes e vozes.

Todos aqueles que preservam a qualidade do meio ambiente – terra, água, ar, flora e fauna – o fazem com legítimo lugar de fala. Somos parte integrante da natureza, vivemos neste mundo e precisamos preservá-lo. Ao olharmos ao redor, vamos perceber que todos os demais semelhantes na luta pela sobrevivência – não importa cor, gênero, religião, deficiências, origens, níveis – querem e merecem tratamento igual, fraterno e digno para viver em uma sociedade livre e democrática. Saberes ancestrais alertam: “Quando nossa educação não reconhece nossa cultura e não age com base nela, não estamos sendo educados, estamos sendo colonizados".

Liberdade de expressão exige responsabilidade de expressão. Este é o princípio maior do lugar de fala politicamente correto. Aquele que busca equilibrar razão e emoção com um único objetivo, o necessário respeito à cada pessoa como deve ser praticado pelos seres de boa vontade.

*Ricardo Viveiros, jornalista, professor e escritor, é doutor em Educação, Arte e História da Cultura; autor, entre outros, de “A Vila que Descobriu o Brasil” (Geração), “Justiça Seja Feita” (Sesi-SP) e “Memórias de um Tempo Obscuro” (Contexto).

Anhanguera oferece cursos gratuitos de extensão em 212 áreas

Com o intuito de contribuir com o aperfeiçoamento da formação profissional, a Faculdade Anhanguera de São Luís (MA) está oferecendo cursos de extensão gratuitos em mais de 212 áreas do conhecimento.

A programação, denominada de Cursos de Extensão UP, é direcionada para alunos que estão cursando o último ano de graduação da Anhanguera ou de qualquer outra Instituição de Ensino Superior (IES) e para o público em geral que já possui formação acadêmica.

Samara Regina Costa Martins, consultora comercial, explica que a metodologia é 100% on-line, com carga horária de 80h e os estudantes ainda recebem um certificado digital de conclusão.

“A iniciativa visa oportunizar os estudantes ao conhecimento e à inovação. O viés acadêmico é gerar novas oportunidades no mercado de trabalho aos participantes e instigar o conhecimento regional”, avalia.

A lista completa dos cursos você confere aqui: https://drive.google.com/file/d/1mdJ13p0jIQwUV37Ib5Zh48Qh0p3DYANc/view?usp=drivesdk

Para saber mais informações e inscrições, basta entrar em contato pelo WhatsApp (98) 98407-9816

Paulista e Estado promovem ação no TI Pelópidas Silveira contra o trabalho infantil

A Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do Paulista e o Governo do Estado realizarão, nesta sexta-feira (16), das 8h às 11h, uma sensibilização para os usuários do Terminal Integrado Pelópidas Silveira, na PE-15, área central da cidade. A atividade marca o Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que transcorreu na segunda-feira (12.06).

As equipes envolvidas na mobilização irão distribuir material educativo e orientar o público sobre a importância de denunciar os casos de violação de direitos de crianças e adolescentes.

Segundo a socióloga e coordenadora da Proteção Social Especial da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Simone Campos Guerra, o abuso e exploração sexual é uma das piores formas de exploração infantil. 

Ainda de acordo com a socióloga, a população pode denunciar as ocorrências de trabalho infantil, acionando o Disque 100, os Conselheiros Tutelares ou a própria Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, localizada no Centro Administrativo, na Avenida Brasil Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, Maranguape I.

imprensa Paulista PE 

Espectador é colocado na posição de detetive em peça enigma de Michelle Ferreira

O espectador é colocado na posição de detetive na peça Não Somos Amigas, texto de Michelle Ferreira, dirigido por Maria Maya e estrelado por Luluh Pavarin e Izabela Pimentel. O espetáculo reestreia no dia 30 de junho no Teatro Alfredo Mesquita, onde segue em cartaz até 23 de julho, com sessões às sextas e aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 19h.

A comédia dramática inaugura a escalada irracional da autora, definida por ela mesmo como “peças-jogos” ou “espetáculos-quebra-cabeça”. Na montagem, Michelle convida o espectador para investigar a história, a tornar-se uma espécie de coautor da obra.

Na trama, em um apartamento na periferia, duas mulheres de diferentes gerações travam um duelo sobre a realidade de uma história que ambas viveram, diante de um documento que precisa ser assinado. Pouco se sabe sobre quem elas são, quem está com a razão ou o que está acontecendo. Ao espectador há apenas uma certeza: elas não são amigas!

O espetáculo propõe uma reflexão emocionante sobre a vida e a morte, usando uma retórica contundente que transita entre o humor, a dor e o nonsense. A obra é um manifesto a favor da participação do público e de sua emancipação. “É um tratado de memória, de conflito e de amor, com o qual é possível dialogar com as sensações de quem assiste”, define a autora.

Além da oficina o projeto irá realizar atividades paralelas, como um ensaio aberto e uma oficina de teatro para estudantes da rede pública de ensino.

Sobre Michelle Ferreira – a autora

Michelle Ferreira é atriz, diretora, roteirista e dramaturga de carreira internacional com treze peças encenadas por nomes como Hugo Possolo, José Roberto Jardim, Nelson Baskerville, Eric Lenate, Maria Maya e Isabel Teixeira. 

Formada pela Escola de Arte Dramática da USP, integrou por oito anos o Núcleo de Dramaturgia do Centro de Pesquisa Teatral, sob coordenação de Antunes Filho. Duas vezes finalista do Prêmio Luso- Brasileiro de Dramaturgia, com Reality Final (2009) e Tem alguém que nos odeia (2011). Escreveu e dirigiu Os adultos estão na sala, trabalho pelo qual foi indicada ao Prêmio Shell em 2013. 

Adaptou o romance Uísque e Vergonha para o teatro, e foi indicada para o Prêmio Bibi Ferreira de Melhor autora em 2019. Atualmente está em cartaz com a peça Bárbara com Marisa Orth, dirigida por Bruno Guida e assina junto com Juliana Rosenthal a série Não foi minha culpa na Starz +. No cinema é a roteirista de Amor sem Medidas, com Leandro Hassoum e Juliana Paes, dirigido por Alê Machado.

Sobre Maria Maya – a diretora

Maria Maya é bacharelada em artes cênicas pela universidade federal do Rio de Janeiro (Unirio) e formada pela Oficina de Direção da Rede Globo de Televisão.  Iniciou sua trajetória artística como atriz no teatro e na tv. Com personagens relevantes participou das novelas Cara e Coroa, Salsa Merengue, Senhora do Destino, Cobras e lagartos, Caminhos da Índias, aquele beijo, e das miniséries Hilda Furacão, Quinto dos Infernos e A Muralha. Seu último trabalho marcante na TV, foi na novela “Amor à Vida”. Como diretora, iniciou sua carreira no teatro, sendo responsável pela encenação das peças “Adorável Garoto”, “Talk Radio”, “Lady Christiny, “Não somos amigas”, “O Substituto” e “Através da Íris” e “Fame”. No audiovisual, além de ter participado, como assistente de direção de dezenas de filmes publicitários, em 2021 realizou seu primeiro curta chamado “A Festa” e, em seguida, dirigiu “Todos Merecem o Céu”, a primeira web série patrocinada pelo Instagram no Brasil. Recentemente assinou a direção do clipe “Duelle”, um projeto musical Brasil-Colômbia.

Sinopse

Em um apartamento na periferia de uma cidade da América Latina, duas mulheres de diferentes gerações travam um duelo sobre a realidade de sua história em comum enquanto um documento precisa ser assinado. Afinal, quem são elas e o que realmente está acontecendo? Apenas uma certeza: não são amigas.

Ficha Técnica

Texto: Michelle Ferreira

Direção: Maria Maya

Diretora Assistente: Cynthia Falabella

Elenco: Luluh Pavarin e Izabela Pimentel

Desenho de Luz: Aline Santini

Sonoplastia: Aline Meyer

Cenografia: Amanda Vieira

Figurino: Tatiana Brescia

Projeto Gráfico: Laerte Késsimos

Fotografia: Gisela Schlogel

Visagista: Henry Hernandes

Operação de luz: Isabela Leal

Operação de Som: Gabriel Rosa

Produção: Complementar Produções Artísticas.

Produção Executiva: Gustavo Sanna e César Ramos.

Direção de Produção : Fernanda Capobianco

Assistente de Produção: Raphael Carvalho

Realização: Complementar Produções Artísticas 

Patrocínio: Construcap e Inova Saúde

Serviço

Não Somos Amigas, de Michelle Ferreira
Temporada: 30 de junho a 23 de julho

Às sextas e aos sábados, às 21h; e aos domingos, às 19h*

Haverá sessões com tradução em libras e audiodescrição

Teatro Alfredo Mesquita - Avenida Santos Dumont, 1770, Santana

Ingressos: Grátis, distribuídos uma hora antes de cada sessão

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos 

Capacidade: 198 lugares

Acessibilidade: Teatro acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida


Oficina
Quando: 22 de junho, das 7h45 às 11h05, e 23 de junho, das 8h às 11h30
Onde: EMEF Olavo Fontoura - Rua: Doutor Lafayette de Souza Camargo 72 - Jardim Clímax
Público-alvo: Ensino Fundamental I, II E EJA


Cuidados com a saúde no São João: especialistas fazem alerta

Para muitos, principalmente no Nordeste, São João é a melhor época do ano. Quadrilhas, roupas, comidas típicas e muita festa são tradição. Apesar da alegria, é preciso ter atenção com a saúde, por conta das fogueiras, fogos e alimentação. Sobre isso, a oftalmologista Catarina Ventura, do Instituto de Olhos Fernando Ventura, a enfermeira Rubiane Souza, a nutricionista Fabrícia Padilha e a pneumologista Patrícia Bezerra, da Faculdade Pernambucana de Saúde, explicam os cuidados que devem ser tomados para não ter problemas.

Olhos

De acordo com Catarina Ventura, as fogueiras e fogos podem ocasionar desde queimaduras e traumatismos oculares até danos definitivos, além de ardência, conjuntivite, uveíte e alergia. Para a oftalmologista, a melhor forma de evitá-los é ter cuidado na escolha dos fogos, observar as instruções e se manter longe das crianças.

“É bom não ficar olhando para cima quando for soltar, pois pode cair a fagulha no olho. Tem de ter cuidado com os fogos que não acendem. Geralmente as pessoas vão muito próximas para verificar, ele pode acender repentinamente e atingir a visão. Em relação às fogueiras, a fumaça vai existir. Mesmo você estando em casa, não tem como escapar, dependendo da quantidade de fogueiras nas ruas. O ideal é evitar o contato com o vapor e o fogo. Quem tem olho seco, sentirá mais irritação que o normal”, disse a diretora do IOFV.

Queimaduras

A tutora de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Rubiane Souza, explica que queimaduras nas fogueiras em áreas da genitália, extremidades, pescoço ou face, mesmo que pareçam inocentes, devem ser avaliadas por um profissional em serviço de pronto atendimento. “Ao queimar-se, a pessoa deve remover imediatamente vestes e adornos (anéis, pulseiras, brincos) da área atingida e lavar com água corrente, a fim de aliviar a dor, de resfriar o local e evitar a propagação da queimadura”, orienta a enfermeira.

Especialistas também desaconselham receitas caseiras. Assim, não se deve colocar abrasivos como creme dental, nem temperos, itens culinários ou pós, como talcos para os pés ou talco de bebê. Em casos mais graves, em queimaduras decorrentes de combustíveis (gasolina, querosene, álcool) utilizados em substituição ao gás de cozinha também têm causado grande preocupação e lotação dos serviços que realizam atendimento de queimados.

“Isso deve-se principalmente a lesões graves, que muitas vezes decorrem de explosões, e que frequentemente atingem maior superfície corporal, a exemplo do que ocorre com fogos de artifício”, explica Rubiane. Nesses casos, é melhor sempre procurar a ajuda de um especialista médico.

Fumaça

Além dos riscos de queimadura, a inalação da fumaça pode causar problemas no aparelho respiratório. Nas cidades, ficam espalhadas várias fogueiras pelas ruas, e o ‘cheiro’ traz irritações. De acordo com a pneumologista e tutora de Medicina da FPS, Patrícia Bezerra, quanto mais próximo das fogueiras, mais expostos as pessoas estão aos danos que as fumaças podem causar aos pulmões.

“Muitas vezes, as pessoas possuem doenças respiratórias, como a asma. A fumaça pode fazer os brônquios se contrairem, causando a crise de asma, falta de ar. Os cuidados que devemos ter é de não ficar próximos de fogueiras, tente ficar o mais distante possível, em um local ventilado. Os pacientes com asma, principalmente, precisam ter atenção redobrada. Cuidado também com as crianças, que podem se desgarrar dos pais e, além dos cuidados com as fumaças, fica o alerta com as queimaduras”, detalhou.

Alimentação

Pamonha, cuscuz, canjica, bolo de milho, pipoca, arroz doce, entre outros são muito comuns nessa época do ano. O milho, por exemplo, é uma boa fonte de carboidrato, rico em fibras, e ajuda a melhorar a saúde do intestino, explica Fabrícia Padilha, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde. Mas ela faz um alerta para as festas juninas.

“É importante se preocupar com a manipulação e conservação dos alimentos comercializados, pois além de serem altamente perecíveis e não resistir muitas horas em temperatura ambiente, é necessário ter o cuidado com a matéria prima dos pratos”. Fabrícia lembra que é importante observar o milho, a forma como ele é comercializado e disposto para venda nas feiras livres. “Muitas vezes fica diretamente no chão em contato com sujidades, o que pode causar contaminação da espiga. Todos esses cuidados são importantes, pois alimentos com manipulação, armazenamento ou comercialização incorretos podem causar problemas de saúde”, pontuou.

Diretora teatral Alice K. lança Iti ka bati ka - Tudo ou Nada

Iti ka bati ka 一か八か é uma expressão japonesa usada quando se assume um risco ousado, com desejo de boa sorte. Trata-se de um kotowaza, provérbios japoneses muito populares na cultura nipônica, transmitidos por gerações. Em português, pode ser traduzido como “oito ou oitenta” ou “tudo ou nada”.

Iti ka bati ka - Tudo ou Nada é a primeira obra dramatúrgica publicada por Alice K., diretora, investigadora das artes cênicas e professora do Curso de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da USP, e traz ilustrações do ator e iluminador Bruno Garcia. O lançamento acontece dia 27 de junho, na livraria Megafauna, às 19h.

O livro, narrado em pequenas cenas – que podem ser pequenos contos também –, foi feito em tempo especial. Dona Azuma, aos 96 anos, sentia que a morte se aproximava. Era pandemia, vai morar com a filha e, nesse encontro diário, é atravessada por lembranças e acontecimentos que irrompem a todo momento.

A autora começou a anotar essas recordações. “Tudo ou nada tem a ver como a minha família vê o mundo. Meus avós já perderam tudo, vieram para o Brasil. Nunca nada é no meio, sempre é tudo ou nada”, diz Alice K. “Minha mãe era menina e vai acompanhando a saga da família. Já no navio para o Brasil, perde um irmão, lançado ao mar antes de chegar aqui. Um outro irmão, pouco tempo depois. Essas e outras lembranças só pude escutar quando tudo parou. Todo dia ela contava uma coisa e fui anotando”, completa.

Os três capítulos, “O mundo a girar”, “Se não me falha a memória” e “(des) aparecimentos”, costuram presente, passado e um tempo sem tempo, perdido na memória. Há os remédios que se precisa tomar, as confusões temporais nos diários do amanhã, as aventuras com o saquê e a seda que a família produzia no Japão, os exercícios que ambas fazem durante o isolamento. O tempo se dilata, há lacunas entre falas, um mundo em suspensão”, conta.

 

https://lh6.googleusercontent.com/HL5bMkmtpscuptNxhrLCdt14w5df5oSLzdrSHhbWEX_cXev6SQmffuMt9ce5LvRMWOFd8twPo9Fa5lIN-EDI6ME-YuOhsrdC_wSO9pnyWqwJKizBETFFiY8RqtN_dfn805Zeg6rvKKkj5K31GIGDTg

 

 

Iti ka bati ka - Tudo ou nada foi contemplada no edital ProAC 2021 da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Sinopse

Dona Azuma sente a morte chegar aos noventa e seis anos de idade. Vai morar com a filha, para se preparar para seu fim. Mas antes, terá muito o que fazer. O seu dia a dia é atravessado por lembranças de acontecimentos do passado que irrompem a todo momento. E há a pandemia…

Alice K. Yagyu é diretora teatral, pedagoga e investigadora de artes cênicas. Foi atriz do Grupo Ponkã, coletivo de artistas nipodescendentes, surgido nos anos oitenta, coordenado pelo ator e diretor Paulo Yutaka. Atuou nas obras Pássaro do Poente, Mishima e Qioguem. Nos anos noventa, dedicou-se, no Japão, ao treinamento do ator  e Kyogen (drama e comédia clássica do século XV), do Rakugo (arte narrativa performática do século XVII) e do Butoh (dança japonesa surgida no pós-guerra). Dirigiu e atuou em O Manto de Plumas - Hagoromo (1994)transcriado pelo poeta Haroldo de Campos; e em Vento da Espera - Matsukaze (1997)ambas, peças-poema , de autoria do dramaturgo e ator Zeami Motokiyo (1363-1443).

Dirigiu as obras Qioguem!? (CCSP, 2005), Morte e vida Severina (TUSP, 2006), A Pérola (2007), Polaroids (2008), Carícias (2009), Caderno da Morte (SESI, 2008), com alunos de artes cênicas da UNICAMP. Atualmente é docente e pesquisadora teatral no Curso de Artes Cênicas da ECA/USP. Com o Núcleo HANA, que dirige, vem investigando as narrativas lado B da imigração japonesa no Brasil. Traduziu e dirigiu a leitura dramatizada de Toca de Cupins (Shiroari no Su)de Yukio Mishima e coordenou a montagem de ExtraOrdinários (2013)criação coletiva de narrativas em biodrama.

Bruno Garcia é ator e iluminador cênico, foi aluno da Alice na UNICAMP. Com a Alice realizou os espetáculos Oversized e Caderno da Morte, este último uma adaptação teatral do mangá Death Note. O mundo dos quadrinhos é frequente em seu trabalho, adaptando obras de Neil Gaiman e Marjane Satrapi para a cena.

Serviço:

ITI KA BATI KA - Tudo ou nada

Editora Javali | 144 págs. | R$ 30,00

Lançamento: 27 de junho de 2023, às 19h.

Livraria Megafauna | Av. Ipiranga, 200, loja 53 | Edifício COPAN