segunda-feira, 13 de março de 2017

Estudo afirma que o álcool é 114 vezes mais letal do que a maconha

Um estudo divulgado na publicação científica "Scientific Reports", subsidiária da revista "Nature", mostra que a maconha é 114 menos letal do que o álcool. A pesquisa procurou quantificar o risco de morte associado ao uso de vários entorpecentes.
Nesta pesquisa, em vez de contar o número de mortes, foram medidas as dosagens letais de cada substância.

A pesquisa foi apoiada pela polícia do Colorado, o primeiro estado americano a legalizar a droga. Autoridades de segurança estadual comunicaram recentemente que durante o primeiro ano sob a nova legislação tudo transcorreu normalmente e o trabalho policial continuou normalmente, sem qualquer aumento da criminalidade.


Com informações do Portal UOL


Davi Galileu cirurgiou de um olho

O pequeno Davi Galileu, de três anos, luta para não ficar cego e sua família fez um abaixo-assinado pedindo ao governo do Rio Grande do Sul que financiasse pelo SUS a cirurgia de um tipo raro de catarata. Pois bem, o garoto conseguiu já a cirurgia de um dos olhos. A luta da família continua, pois falta ainda o outro olho para o menino ter sua vidinha normal.

SPFW apoia pequenos negócios

O Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD) vão abrir as portas da 43ª edição do São Paulo Fashion Week aos donos de pequenos negócios da cadeia produtiva da moda. Durante os cinco dias do evento, que tem início hoje (13), donos de pequenas empresas terão a oportunidade de conhecer os bastidores da semana da moda, expor seus produtos e comercializá-los por meio de e-commerce, esclarecer dúvidas sobre como empreender no setor, além de participar de um desfile coletivo na principal passarela do evento.
Chegando à sua terceira edição, o convênio “Contextualizar na Moda”, firmado entre Sebrae e o IN-MOD, oferecerá aos micro e pequenos empresários a oportunidade de realizar uma imersão nesse universo de alto valor agregado. As atividades realizadas pelo convênio visam fomentar a abertura de novos mercados, inserir os pequenos negócios no circuito de moda mais importante do país e fortalecer a rede de parceiros, quebrando o tabu de inacessibilidade desse segmento para os pequenos negócios.
Entre os dias 14 e 17 de março, cerca de 100 pequenos empresários previamente selecionados cumprirão uma agenda intensa pautada em visibilidade, conhecimento e networking. Essa missão técnica realizará a imersão desses empreendedores no SPFW, com visitas guiadas aos backstages, participação nos desfiles, desfiles comentados no Espaço Sebrae e palestras com especialistas em comportamento de consumo, tendências e gestão. Além de toda essa programação, a grande novidade para essa edição será a participação dos empreendedores no “Projeto Estufa”, uma iniciativa do SPFW que visa ampliar possibilidades, focando em inovação e economia criativa.

Começando com a participação no SPFW, o “Contextualizar na Moda III” contará com uma agenda de ações que se estendem até fevereiro de 2019, potencializando o alcance do projeto na rede de pequenas empresas. O convênio levará a experiência do SPFW a diferentes estados através de exposição e palestras, que traduzam o que aconteceu de mais importante na temporada.

“Desde que começamos o convênio vimos um grande desenvolvimento das pequenas empresas envolvidas. Já foram mais de mil e duzentas horas de consultoria, mais de 400 empreendedores atendidos em nossas missões técnicas. Mais de 70% dos nossos empreendedores mudaram a visão sobre seus negócios após participar do Contextualizar na Moda. Decidimos investir nessa nova edição da parceria para continuarmos contribuindo com a sofisticação da gestão desses negócios da moda, ao lado do IN-MOD”, afirma o presidente do Sebrae Guilherme Afif Domingos. 

“Em 2012 criamos, em parceria com o Sebrae, o Contextualizar na Moda. Nossa intenção é ajudar as micro e pequenas empresas a descobrir como se tornarem mais competitivas e rentáveis, inspirando e fomentando a inovação e o design no Brasil e disseminando este conhecimento. Esperamos que os beneficiados com o projeto aproveitem a Missão Técnica e toda a programação que o convênio oferece para fazer contatos e expandir seus conhecimentos sobre o mercado”, afirma Paulo Borges, criador do São Paulo Fashion Week.

Espaço Sebrae

O Sebrae marcará presença com um espaço projetado pelo Estúdio Árvore na área de maior circulação de convidados do evento. Uma instalação com livre acesso ao público apresentará criações de 15 pequenos negócios que estiveram integrados às primeiras edições do Contextualizar na Moda e já demostraram resultados concretos de desenvolvimento de marca e negócios. Além disso, haverá consultores para orientação aos empreendedores.

As empresas integrantes da exposição têm em comum a participação no dinâmico mercado de e-commerce que vem impulsionando os resultados do varejo de moda no Brasil. São elas: Iuçana Mouco/AM, Nathalia Canamary/CE, Muv Shoes/DF, Ecow/MG, Nuu Shoes/MG, Tropicale/MG, Da Tribu/PA, Deura Melo/PI, Ame Bijoux/RJ, Ecojoias Carol Barreto/RJ, Palone Design/RN, Laura Pereira/SC, Liverpool/SC, Parco/SC, Rust Miner/SC.

TOP Five

Outro projeto que beneficiará os empreendedores será a segunda edição do Top Five. Durante 12 meses, cinco pequenos negócios da indústria da moda brasileira selecionados entre as empresas atendidas pelo Sebrae em todo país serão orientados por um time multidisciplinar e especializado nas áreas de branding, comercialização e desenvolvimento de produto. A seleção dessas empresas é realizada em diferentes etapas e definida por meio de análises que julgam os quesitos marketing, branding e estratégia comercial das empresas inscritas.

Agência Sebrae de Notícias 

Governo impede divulgação de "lista suja" do trabalho escravo

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, conseguiu na tarde do dia 7, derrubar o anúncio da "lista suja" de empregadores de mão de obra análoga à escrava. Depois de três sentenças judiciais que determinavam o fim do sigilo do cadastro, a divulgação dos nomes flagrados nas operações de combate ao trabalho forçado deveria ter sido feita hoje. Porém, o ministro Ives Gandra Martins Filho, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), aceitou pedido de suspensão apresentado pela Advocacia-Geral da União (AGU). 

A "lista suja" é considerada pelas Nações Unidas como uma medida fundamental na repressão a práticas de violação de direitos humanos no setor do emprego. Em sua decisão, Ives Gandra disse que não cabe ao Judiciário exercer ingerência sobre a atuação do Ministério do Trabalho. "O nobre e justo fim de combate ao trabalho escravo não justifica atropelar o Estado Democrático de Direito, o devido processo legal, a presunção de inocência e o direito à ampla defesa", afirmou. Com trajetória marcada por posições polêmicas e a favor do Planalto, Ives Gandra é criticado por entidades de defesa de direitos civis. Nos últimos meses, ele tem proposto a "flexibilização" das leis trabalhistas.

A sentença do ministro do TST bate frontalmente com a posição tomada ontem, segunda-feira, pelo desembargador Pedro Luís Vicentin Foltran, presidente do Tribunal Regional do Trabalho. Numa decisão pela abertura da lista, Foltran disse que a divulgação do cadastro não prejudica o direito à ampla defesa dos flagrados nas operações de combate ao trabalho escravo. "As atuações do órgão fiscalizador em relação à apuração do trabalho escravo são rígidas e os autos de infração somente são expedidos quando o processo administrativo de cada empregador foi analisado em todas as instâncias e possui decisão irrecorrível", afirmou.

Apostas. Além da aposta na judicialização do caso, o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, também abriu outras frentes contra a divulgação da "lista suja". Ele criou no âmbito da pasta um grupo para analisar mudanças na portaria que estabelece os critérios do anúncio do cadastro e da inclusão de nomes. O grupo terá 120 dias para apresentar uma conclusão das análises. É o mesmo prazo que Ives Gandra concedeu para manter a lista em sigilo. Agora, o Ministério Público Federal estuda um novo recurso para garantir a publicidade do cadastro.

Em janeiro, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), órgão das Nações Unidas, alertou que o Brasil poderia deixar de ser uma referência no combate ao trabalho escravo. Na manhã de ontem, o coordenador do Programa de Combate ao Trabalho Forçado da OIT no Brasil, Antonio Carlos de Mello Rosa, afirmou que a divulgação da lista é um instrumento eficaz para reduzir o problema. "A divulgação da lista é importante para todo o setor econômico, que não pode ficar manchado pelo pecado de alguns", afirma.

Ele ressalta que eventuais mudanças nos critérios da lista podem aprimorar o cadastro, mas devem ocorrer em um ambiente de discussão ampla e democrática. Para Mello Rosa, o local mais apropriado de debate é a Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), que reúne representantes de governo, da iniciativa privada e dos trabalhadores. Ele observa que a inclusão de nomes de empregadores na "lista suja" só ocorre após a finalização de um processo administrativo, com amplo direito de defesa. "Não existe motivo de essa lista não ser divulgada", afirma.

Estadão (SP)

Emílio Odebrecht: "Caixa 2 sempre existiu"


Patriarca da empreiteira Odebrecht, o executivo Emílio Odebrecht, presidente do Conselho de Administração da empresa, afirmou à Justiça nesta segunda (13) que "sempre existiu" caixa dois na construtora, para doações de campanha não oficiais.

"Sempre existiu. Desde a minha época, da época do meu pai e também de Marcelo [Odebrecht]", declarou em depoimento colocado sob sigilo pelo juiz Sergio Moro. Por uma falha da Justiça Federal, o vídeo foi divulgado no sistema eletrônico por alguns minutos e foi acessado pela Folha.

O engenheiro falou como testemunha de defesa de seu filho Marcelo Odebrecht, presidente do grupo e preso pela Operação Lava Jato, na ação que acusa o ex-ministro Antonio Palocci de agir em favor dos interesses da empresa.


Durante cerca de meia hora, ele declarou que este era "um modelo reinante" no país. Segundo ele, a Odebrecht doava para todos os partidos, por dentro e por fora, muitas vezes com "uma mescla" de recursos oficiais e não oficiais.

"Na minha época, as coisas eram muito mais simples. Não tinha a complexidade que a organização passou a ter, trabalhando em mais de 20 países e lidando com 'n' negócios", afirmou.

Emílio, que também fez acordo de colaboração premiada, se afastou do dia a dia da empresa a partir de 2001, quando deixou a presidência do grupo. Segundo ele, na sua época, havia apenas um "responsável" por operacionalizar os recursos não contabilizados, repassando-os a políticos ou partidos beneficiados.

"Existia uma regra: ou a gente não contribuía para ninguém, ou para todos", declarou.

O patriarca do grupo disse que jamais tratou de pagamentos ilícitos com Palocci, mas "não tem dúvidas" de que ele pode ter sido um dos operadores do PT e recebido recursos em favor do partido.

Ele afirmou que o ex-ministro era "um homem sensato e bem informado", e que gostava de debater sobre o futuro do país com ele. Era sua orientação, afirmou, que outros executivos da Odebrecht levassem a membros do governo "agendas de diálogo", com "contribuições daquilo que era importante para o país".

"E não levar egoisticamente apenas os seus interesses", declarou.

No início da audiência, Moro entendeu que o depoimento do patriarca deveria ficar em segredo de justiça até a quebra do sigilo da delação da Odebrecht pelo STF (Supremo Tribunal Federal) –o que depende de decisão do ministro Edson Fachin.

PRESSÃO POLÍTICA

Além do depoimento de Emílio, também depôs em sigilo o executivo Márcio Faria, outro delator da empresa.

Ex-presidente da Odebrecht Engenharia Industrial, ele participou da negociação do contrato de construção e afretamento de sondas pela Petrobras –que é alvo da ação penal.

Em vídeo também divulgado por falha do sistema da Justiça e acessado pela Folha, Faria afirma que havia uma "pressão política" por parte do governo para que a Odebrecht participasse da construção de sondas no Brasil.

"O programa do governo era a revitalização da indústria naval no Brasil", afirmou o engenheiro, que disse ser contra a ideia. "Era um segmento que não tinha o menor futuro. Não tinha tecnologia, não tinha mão de obra especializada, não tinha fornecedor e, basicamente, focava quase num cliente único, que era a Petrobras."

O executivo afirmou que foi voto vencido contra a execução do projeto. Segundo ele, as tratativas com Palocci não faziam parte de sua atuação, mas eram de responsabilidade de Marcelo Odebrecht.

Faria também negou, no depoimento, que a Odebrecht tenha pago propina nesse contrato específico.

Folha SP

Procon: Bancos não assinam termo de conduta

Terminou o prazo para que os bancos do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander e Itaú, que foram de ações criminosas, assinassem o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em que são levantados pontos de segurança e de cumprimento dos direitos dos consumidores.

A partir de agora, com a negativa dos bancos em assinar o TAC, o Procon/PE dará continuidade ao processo julgando cada banco individualmente. As instituições financeiras poderão ser multadas em até R$ 7,5 milhões, cada.

Entre os pontos propostos pelo Termo estão: submissão do plano de segurança adotado à Polícia Federal; efetivação das medidas de segurança voltadas à total inutilização de cédulas; devolução e suspensão das cobranças bancárias dos consumidores que estão com suas agências fechadas e restabelecimento do funcionamento efetivo.

Imprensa Procon PE

RS: Menino de três anos pode ficar cego

O pequeno Davi Galileu, de três anos, mora em Paverama, no Rio Grande do Sul (a 93 Km de Porto Alegre) e sofre de um tipo raro de catarata e precisa fazer a cirurgia para não ficar totalmente cego. Ele já perdeu a visão de um olho.

A família descobriu a doença do menino há um mês e apela para a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul autorizar a cirurgia reparadora, que custa em torno de R$ 5 mil, além de remédios e óculos especiais para o pós operatório. Davi sofre de catarata congênita, uma doença que ocorre por alteração na formação do cristalino do olho, e é a a principal causa de cegueira na infância.

Sua prima, Tamires, abriu um abaixo-assinado na plataforma Change.Org para chamar a atenção dos internautas e sensibilizá-los sobre o problema de visão que acomete Davi.



Ronaldo Esper: "Não sou mais gay"

Em entrevista à Rede TV, que deve ir ao ar no dia 19 de março, Ronaldo Ésper afirmou que não era mais homossexual desde que se converteu à Igreja Universal do Reino de Deus (entidade religiosa mantenedora da Record TV, emissora onde Esper trabalha). Esper, inclusive, afirmou que namorou um ministro do Regime Militar: "Foi um dos cinco que não era militar". 

Ex-Gay - O estilista, que muitos anos rivalizou com Clodovil, garantiu na conversa com Daniela Albuquerque que sua conversão "é pra valer" e que ser #ex-gay não é um crime. Ele sabe que será altamente criticado pela sociedade e principalmente pelos gays, mas ele não "dá a mínima".

Aos 72 Anos, Ronaldo Ésper é estilista, trabalha no programa Hoje em Dia, da TV Record, rivalizou com Clodovil Hernandez (1937-2009) no mundo da moda, e chegou a se candidatar a deputado federal nas eleições de 2010, obtendo pouco mais de 3 mil votos, não se elegendo. Sua marca registrada são as "agulhadas" que costuma dar em famosos que, na opinião dele, se vestem mal.

Com informações do Portal UOL e do Blasting News

Encerramento do Fusca Cultural homenageia Boi Alvirrubro

Nem todo encerramento pode ser considerado um ponto final de uma história. Às vezes o “final” é apenas um momento de interrupção, para celebrar o sucesso de instantes inesquecíveis.

É apegado a essa ideia que no próximo sábado, 18 de março, o “Fusca Cultural” realiza o último evento desta primeira edição do Projeto – que será em homenagem a agremiação carnavalesca “Boi Alvirrubro” – na Vila da Fábrica (ao lado do prédio da Fundação de Cultura de Camaragibe), a partir das 20h.

A oitava cerimônia promete ser uma grande festa – pois além das apresentações das atrações artísticas, como o Maracatu Cambinda Dourada, Nação Camará e Mestre Zeca do Rolete – a ocasião vai contar com um belíssimo encontro de estandartes de todas as agremiações que participaram do Projeto.

Além disso, na ocasião – o “Fusca Cultural” terá a honra e a satisfação de celebrar e valorizar os prêmios que algumas agremiações participantes do Projeto venceram, este ano, no Carnaval do Recife – como o Urso Mimoso e o Bloco Lírico Amantes das Flores. Portanto, a noite será um momento de muita confraternização e celebração – como forma de demonstrar a importância dessas agremiações – não só para a cultura de Camaragibe, mas também de todo o Estado. 

O Projeto Fusca Cultural, de maneira inclusiva, busca através dos seus eventos promover uma atenção toda especial às pessoas com deficiência e portadoras de necessidades especiais, além de estimular a participação das mesmas nas cerimônias – fazendo com que elas possam conhecer um pouco mais da cultura do município. Além de espaços acessíveis, um tradutor de libras fará parte da festa – com o intuito de torná-la ainda mais democrática para toda população. 

Como se sabe, o Projeto tem como objetivo realizar eventos visando agraciar grupos populares do município, promovendo, assim, um intercâmbio cultural, o resgate e a preservação da memória destas manifestações e das comunidades nas quais estão inseridas em Camaragibe. 

Sobre o “Fusca Cultural”:

O Projeto conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura. Os eventos são realizados gratuitamente nas comunidades em que os grupos de cultura popular estão inseridos, oferecendo acessibilidade a todos, pois estão sendo realizados ao ar livre, em ruas de fácil acesso das localidades, proporcionando, assim, também, a formação de novas plateias, que ainda não conhecem o trabalho das agremiações.

Ao todo serão realizados oito eventos com frequência mensal. Em cada mês, um grupo de cultura popular será homenageado em sua própria comunidade. Para homenagear esta manifestação, outro grupo de cultura popular tradicional de outro bairro do município será convidado a se apresentar e entregar uma placa em reconhecimento à importância cultural da agremiação homenageada para a cidade.

O primeiro evento do Projeto “Fusca Cultural”, aconteceu no dia 20 de agosto, na Praça do Açude Timbi, em Timbi – onde os moradores da região e visitantes puderam acompanhar a belíssima homenagem feita a Agremiação Carnavalesca – “Boi Rubro-Negro” – também conhecida como “Boi de Dora”. 

O segundo foi realizado no dia 10 de setembro, em Santa Mônica e homenageou a agremiação carnavalesca “Urso Mimoso”. Já o terceiro evento aconteceu no dia 08 de outubro no bairro de Santa Terezinha e fez homenagem a agremiação carnavalesca “A Boneca do Boy”.

O quarto evento, aconteceu no Centro de Camaragibe, no último dia 12 de novembro e o a grande homenageada da vez, foi a tradicionalíssima agremiação carnavalesca Bloco Lírico Amantes das Flores. Já no dia 10 de dezembro, o bairro de Céu Azul testemunhou a quinta cerimônia do Projeto, que homenageou o Maracatu Cambinda Dourada.

O sexto evento do “Fusca Cultural”, que aconteceu no último dia 14 de janeiro, ocorreu no Alto Santo Antônio e homenageou a “Tribo Tupy Guarani de Camaragibe”. A cerimônia, contou com apresentações do Grupo de Dança "As Ousadas", do Ponto de Cultura e Centro Comunitário “Vivendo e Aprendendo”, pela segunda vez consecutiva em uma realização do Projeto; da agremiação “Boi Rubro-Negro”; de uma Orquestra de Frevo; do “Grupo Coco Catucá” e do “Trio Pé de Serra Moinho D’Água”.

O sétimo evento do Projeto Fusca Cultural aconteceu na noite do último dia 11 de fevereiro, que realizou uma cerimônia de homenagem à agremiação carnavalesca “Boi Camarás”, no Alberto Maia – mais especificamente na Rua Getúlio Vargas. A manifestação carnavalesca “Boneca do Boy” pediu passagem e foi responsável pela apresentação de homenagem ao “Boi Camarás” - dando início a festa. Em seguida, o Grupo Coco do Ilê e Grupo Percussivo Tambores do Ilê fizeram uma apresentação conjunta, tocando e cantando os mais variados ritmos, como afoxé, coco, samba, ciranda, samba reggae, maracatu e manguebeat. Por fim foi à vez da Orquestra de Frevo 100% Camará se apresentar, fechando, assim, o evento.


Serviço:

Data: 18/03/2017;
Hora: A partir das 20h;
Local: Vila da Fábrica - Rua Getúlio Vargas (Próximo à Padaria Nossa Senhora do Carmo);

Agremiação Homenageada: “Boi Alvirrubro”;
Agremiação que irá se apresentar e homenagear o “Boi Alvirrubro”: “Maracatu Cambinda Dourada”;
Outras atrações: “Nação Camará”; “Mestre Zeca do Rolete” e “Encontro de Estandartes”


Chile: Incêndio desaloja 6 mil pessoas

Quase 6 mil pessoas foram retiradas de suas residências, 16 casas foram atingidas e 230 hectares afetados por um incêndio florestal em zonas periféricas do balneário turístico de Viña del Mar, na área central do Chile, anunciou o Escritório Nacional de Emergência (Onemi).

O fogo começou em uma área de Viña del Mar, na região de Valparaiso (120 km ao oeste de Santiago), onde centenas de famílias pobres ocupam terrenos com casas de madeira e material improvisado. As chamas atingiram 16 residências ilegais, de acordo com o Onemi.

Em consequência das chamas, "6 mil pessoas abandonaram suas casas", afirma um comunicado oficial do governo. Policiais e soldados ajudaram os moradores a retirar seus pertences das casas, enquanto bombeiros combatiam as chamas, apoiados por aviões e helicópteros. "Não há mortos ou feridos", afirmou Ricardo Toro, diretor do Onemi.

Portal G1

Etiópia: Deslizamento de Lixo mata 46 pessoas

Pelo menos 46 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em um enorme deslizamento de lixo em um dos principais aterros sanitários da Etiópia, na periferia da capital Addis Ababa, uma catástrofe que os moradores locais atribuem ao trabalho de nivelamento no local.

O deslizamento ocorreu no sábado à noite. Uma enorme montanha de lixo deslizou, carregando trinta barracos de pessoas que vivem no aterro sanitário de Koshe, indicou à AFP Dagmawit Moges, um porta-voz da prefeitura de Addis Abeba.

"O número de vítimas subiu para 46 mortos", acrescentou, revisando um primeiro balanço de 24 mortos na catástrofe.

Moges explicou que a maioria das vítimas eram catadores que vasculhavam incansavelmente as montanhas de lixo em busca de objetos com algum valor.

"O número de vítimas ainda deve aumentar", afirmou, explicando que o deslizamento atingiu uma área "relativamente grande". O aterro se estende por mais de 30 hectares.

Testemunhas e sobreviventes entrevistados pela AFP afirmaram que um bloco da maior montanha de lixo se desprendeu no sábado à noite, carregando as moradias improvisadas do aterro de Koshe, que significa "sujeira" na gíria amárico, a principal língua do país.

"Quando isso aconteceu, ouvimos um barulho alto, e quando saímos, vimos um tornado que vinha em nossa direção", relatou Suleiman Abdullah, cujo abrigo construído com pedaços de madeira e plástico foi destruído no incidente.

"Algumas pessoas nos ajudaram e minha família conseguiu sair antes da destruição", acrescentou Abdullah.

O aterro sanitário de Koshe existe há mais de 40 anos e é um dos maiores nos arredores de Addis Abeba, capital da 4 milhões de pessoas a crescimento populacional galopante.

Ordem de evacuação

Na parte da tarde, seis escavadoras trabalhavam nas montanhas de lixo em busca de sobreviventes ou corpos. A polícia impedia a aproximação das pessoas, enquanto muitas eram as mulheres que choravam nas ruas do bairro.

Os moradores afirmam que o deslizamento foi causado pelo trabalho de nivelamento no topo da montanha de resíduos, como parte da construção de uma central de biogás que irá operar no local.

Este trabalho teria aumentado a pressão sobre o lixo, provocando o deslizamento.

"Isso aconteceu porque eles estão comprimindo o lixo", disse Mohamed Ibrahim, cujo barraco escapou por pouco da avalanche de lixo.

Berhanu Degefe, admitiu que as autoridades solicitaram que as pessoas parassem de catar lixo por causa da operação, mas que eles continuaram, apesar das advertências.

Um jornalista da AFP presente no local notou muitas outras fissuras na parte superior da montanha de lixo, sugerindo que outros deslizamentos podem acontecer.

Segundo moradores locais, cerca de 400 pessoas vivem no local.

Em julho de 2000, o deslizamento em um lixão de 15 metros de altura fez ao menos 208 mortos e mais de 100 desaparecidos na periferia de Manilla, capital das Filipinas.

Em 2016, ao menos 16 pessoas morreram numa explosão em um lixão da periferia de Cotonou


O Tempo (MG)

Banco Mundial pede que Brasil amplie o Bolsa Família

O Banco Mundial defendeu a ampliação do programa Bolsa Família para evitar o aumento da pobreza na recessão no Brasil. A afirmação é de um estudo de fevereiro, relata reportagem de Fernanda Perrin na Folha de S.Paulo

"Segundo o Banco Mundial, deter o avanço da pobreza durante a crise depende de aumento do investimento no programa social de R$ 28 bilhões em 2016 para R$ 30,4 bilhões neste ano. A previsão do governo é gastar R$ 29,3 bilhões em 2017.

Esse seria o modo mais efetivo de impedir que o país some 2,5 milhões de novos pobres entre 2015 e 2017 –um retrocesso no combate à desigualdade da última década.

Entre 2004 e 2014, mais de 28 milhões de brasileiros saíram da linha abaixo da pobreza, de acordo com o relatório da instituição.

Sem esse investimento, o banco calcula que a proporção de pessoas em situação de extrema pobreza (com renda per capita inferior a R$ 70) subiria de 3,4% em 2015 para 4,2% em 2017. Com a ampliação do programa, o número em 2017 cairia para 3,5%.

Considerando a faixa de pobreza (renda per capita de até R$ 170), a proporção subiria de 8,7% para 9,8% em um cenário sem elevação do orçamento do programa, ante 9,5% caso o investimento seja feito."

Portal Brasil 247

Haiti: ônibus atropela e mata 38 pessoas

Pelo menos 34 pessoas morreram após um ônibus em fuga se chocar contra uma multidão na cidade de Gonaïves, no Haiti, segundo informaram os serviços de proteção civil do país.A causa do incidente ainda é desconhecida.

Os serviços de emergência chegaram rapidamente ao local do atropelamento e levaram os feridos para o hospital de Gonaives, enquanto a polícia precisou conter a população em cólera.O ônibus, seus passageiros e o motorista foram levados à delegacia.

Com informações de Notícias ao Minuto (Rio) e da Revista IstoÉ

Lançada a pedra fundamental da fábrica da InBetta

Na manhã de hoje (13.03), no município do Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR), aconteceu o lançamento da pedra fundamental do complexo industrial do Grupo InBetta. Considerado como o maior projeto já aprovado pela empresa gaúcha, o empreendimento irá gerar mais de 300 empregos diretos e outros 1,2 mil indiretos, dando prioridade à mão de obra local. A previsão é de que a fábrica comece a operar já em dezembro deste ano.

Com investimentos de R$ 100 milhões, financiados pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), a nova indústria dará início ao recrutamento dos funcionários em julho próximo e a expectativa é de que as atividades se iniciem ainda em dezembro deste ano. Quando concluída, a unidade irá produzir bens de consumo, higiene, material de limpeza doméstica e industrial, ferramentas e utensílios, produtos que serão distribuídos para todo o Nordeste. A primeira etapa da unidade vai ocupar uma área de 33 mil m², localizada às margens da PE-22, em Maranguape 2.


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Turquia: Erdogan acusa Holanda de nazismo e fascismo e diz que país "pagará caro"

Em discurso, Recep Tayyip Erdogan afirmou que o tratamento reservado à ministra e a outros responsáveis turcos na Europa traduziam um aumento "do racismo e do fascismo".

"Os Países Baixos pagarão o preço", acrescentou, agradecendo à França ter autorizado a visita do chefe da diplomacia turca, Mevlut Cavusoglu, a este país.

Mevlut Cavusoglu tinha previsto fazer um discurso de campanha na Holanda, no sábado, a favor do alargamento dos poderes constitucionais de Erdogan, mas o governo holandês recusou-lhe a permissão de aterrar no país, o que iniciou uma crise diplomática entre os dois governos.

Também a ministra turca da Família foi expulsa no sábado da Holanda, onde entrou de carro para participar numa reunião política, depois de ter desafiado as autoridades holandesas, que tinham pedido a Ancara para que a ministra não visitasse Rotterdam.

Pelo seu lado, o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, disse hoje que quer "acalmar a tensão" diplomática com a Turquia, mas ameaçou "responder com as medidas adequadas" se as autoridades turcas persistirem na sua atitude perante os Países Baixos.

"Queremos reduzir [a crise], mas se os turcos insistem em agudizar a tensão, responderemos adequadamente", disse o chefe do governo holandês, em plena campanha eleitoral antes das eleições legislativas, previstas para quarta-feira.

Rutte informou que falou durante a noite "oito vezes por telefone" com o premier turco para tentar "chegar a uma solução de diálogo" com a Turquia.


Diario de Noticias (Portugal)

Síria: atentado deixa 44 mortos e 120 feridos

Um duplo ataque com bombas em Damasco matou ao menos 44 pessoas e feriu outras 120, afirmou o Ministério das Relações Exteriores do Iraque no último sábado (11/03). O atentado tinha como alvo contra dois ônibus de peregrinos xiitas estacionados em frente a um cemitério no centro da capital da Síria, segundo o OSDH (Observatório Sírio de Direitos Humanos).

O ataque ocorreu perto de uma estação de ônibus para a qual os peregrinos haviam sido levados para visitar o cemitério próximo de Bab al-Saghir, batizado em homenagem a um dos sete portões da Cidade Velha de Damasco.

A segunda explosão aconteceu cerca de 10 minutos após a primeira, infligindo baixas em agentes da defesa civil que cuidavam das vítimas, segundo a rede de televisão local Al-Manar, do grupo libanês Hezbollah, que atribuiu o atentado duplo a dois homens-bomba mas não identificou nenhum grupo por trás dos ataques.

O OSDH, por sua vez, não descartou que o número de mortes possa aumentar, porque vários feridos se encontram em estado grave e estão sendo transferidos por ambulâncias.

Horas antes do atentado, as forças governamentais atacaram com artilharia o bairro de Qabun, controlado por opositores, nos arredores da capital síria, mas sem que houvesse vítimas, segundo o OSDH. A ONG também informou que as forças leais ao presidente sírio Bashar al Assad travaram violentos combates com terroristas do Estado Islâmico no bairro de Al Hajar al Aswad, na periferia sudoeste da capital.

Opera Mundi

Exposição em homenagem à Revolução Pernambucana

Foi inaugurada ontem (12), no Museu da Cidade do Recife, Forte das Cinco Pontas, a exposição "1817 – Revolução Republicana”, no Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas. O evento contou com lançamentos de livros e apresentações musicais.

Dividida em cinco eixos, a exposição apresenta, através de textos, imagens, vídeos, desenhos, documentos e objetos históricos os fatos ocorridos e os principais personagens que lutaram para defender os valores fundamentais da liberdade e da justiça social durante o período da Revolução. 

Dois livros foram lançados durante a solenidade de abertura, foram eles: o ABCdário da Revolução Republicana de 1817 e a reedição da História da Revolução de Pernambuco em 1817, escrito no século 19 por Francisco Muniz Tavares, que fez parte da ação e que chegou a ser preso no Forte das Cinco Pontas.

Organizado por Betânia Correa de Araújo, em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), o ABCdário conta a história da revolução através de quase 70 verbetes. Já a reedição, publicada pela Cepe, é feita a partir da segunda edição, publicada em 1969, e que serviu também de guia para a mostra. 

Além disso, foi apresentada uma composição de autoria do músico e professor Múcio Calou, criada especialmente para o evento. A suíte possui oito partes e foi executada por um quarteto com flauta, violoncelo, violão e contrabaixo.

Fruto de uma parceria entre o museu e o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP) a mostra é gratuita e ficará em cartaz por um período de um ano. Após a inauguração, as visitações vão seguir o horário de funcionamento do museu, de terça a domingo, das 9h às 17h.


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Portugal: menino de dois anos morre ao cair do 6º andar de um prédio

Uma criança de 2 anos morreu ontem após uma queda de um sexto andar de um prédio na Quinta da Piedade, em Póvoa de Santa Iria, a 19 km de Lisboa. O acidente ocorreu às 11h45 no horário local (7h45 horário de Brasília). Segundo o Comandante do Corpo de Bombeiros local, o menino morreu na hora. Para o local foram destacados bombeiros e paramédicos, que tentaram reanimá-lo, sem sucesso.

Uma vizinha afirmou a jornalistas que o menino é filho de uma família ucraniana e que era habitual ver a criança a brincar no pátio do prédio. A mãe, que tem outro filho de seis anos, ficou em absoluto estado de choque. O corpo da criança só foi retirado de casa da família cerca das 17 horas, após a realização de todas as perícias policiais e médico-legais. No local chegou uma equipe de apoio psicológico.

Com informações do Diario de Notícias e do Jornal de Notícias (Portugal)

Receita cruza dados de declarações com redes sociais

Quem posar de "humilde" na declaração de Imposto de Renda, mas ostentar riqueza nas redes sociais pode ser chamado para esclarecer informações. A Receita Federal divulgou que usará perfis de Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo, para embasar dados concedidos ao Leão. Se houver divergência, o contribuinte poderá cair na malha fina.

O cruzamento de informações já foi adotado na análise das declarações do ano passado. A Receita Federal disse que cerca de dois mil contribuintes foram flagrados pelo método em 2016. O monitoramento das declarações são realizados em uma sala de segurança máxima, por supercomputadores. Em caso de suspeita, o programa avisa e o auditor entra em ação para comprovar ou não a sonegação.

O coordenador geral de Fiscalização da Receita Federal, Flávio Vilela, informou, inclusive, que já houve caso em que um "laranja" foi descoberto pelos auditores. A declaração incluía patrimônio e uma empresa de R$ 100 milhões - riqueza que não chegava às redes sociais.

Notícias ao Minuto (Rio)

Brasil lidera ranking mundial de igualdade de gênero na ciência

Um estudo divulgado nesta semana aponta o Brasil como um dos países mais igualitários em questão de gênero na ciência. Segundo relatório da Elsevier, 49% dos artigos científicos publicados no país entre 2011 e 2015 foram escritos por mulheres, mesmo número apresentado por Portugal, que ao lado do Brasil lidera o ranking mundial de igualdade de gênero na ciência.

Os dois países lusófonos se diferenciam, no entanto, no volume de publicações: Enquanto as portuguesas escreveram 27.561 artigos durante o período de cinco anos, as brasileiras publicaram 153.967 artigos, mais de cinco vezes o número de Portugal – lembrando que a população brasileira é quase 20 vezes maior que a de Portugal. Em comparação com o período anterior (1996 a 2000), os dados representam um aumento de 11% de participação feminina no Brasil em um campo historicamente dominado por homens.

O Brasil ficou na frente dos Estados Unidos e da União Europeia, onde a participação de mulheres na ciência correponde a 40% e 41%, respectivamente. Depois do Brasil e de Portugal, os países que mais se aproximaram do equilíbrio entre homens e mulheres autores de artigos científicos foram a Austrália (44%) e Canadá (42%). O Japão foi o país com os piores resultados, com mulheres responsáveis por apenas 20% das publicações científicas nos últimos cinco anos.

O Brasil também apresentou resultados melhores que a maioria dos outros países em na proporção de número de inventores. Entre 1996 e 2015, houve um aumento de 11% para 19% de mulheres autoras de patentes no Brasil, percentual maior que nos Estados Unidos (14%), Reino Unido (12%) e Canadá (13%), mas igualado pelo Chile e superado por Portugal (26%).

Apesar da mudança nos últimos anos, áreas como áreas como física, informática e engenharia ainda apresentam um índice baixo de participação feminina, enquanto áreas da saúde contam com mais mulheres, aponta o estudo. No Brasil, as áreas onde as mulheres representam mais de metade dos artigos publicados são em áreas ligadas à saúde, como odontologia, imunologia, neurociência, farmacologia e psicologia.

O estudo também revelou que, com exceção do Japão, homens publicam mais artigos do que mulheres – no Brasil, a média é de 1,2 artigos para mulheres no período de 2011 a 2015, enquanto para homens esse número é de 1,5. Essa diferença, aponta a pesquisa, pode ser uma consequência direta da forma como mulheres são mais limitadas pela sociedade para lidar com suas carreiras.

“Mulheres interrompem a carreira com maior frequência que os homens, geralmente por motivos relacionados a iniciar uma família ou aos cuidados de um parente. Essa diferença pode ser relacionada a uma falta de opções de licença maternidade, expectativas sociais quanto a cuidados familiares e uma desigualdade de renda (em famílias com dois responsáveis, geralmente quem ganha menos é designado aos cuidados familiares)”, concluiu.

Opera Mundi

RS: Temporal causa estragos e morte em São Francisco de Paula

Um dos municípios mais afetados pelo temporal que atingiu parte do Rio Grande do Sul na manhã deste domingo (12), São Francisco de Paula, na Serra, tem centenas de pessoas desabrigadas e uma morte, além de feridos. Sete bairros foram atingidos.

Durante a tarde, o subchefe da Defesa Civil estadual, tenente-coronel Jarbas de Avila, afirmou que pelo menos 10 pessoas estão desaparecidas e duas mortes haviam sido confirmadas, as de "uma criança de dois anos e um jovem", em ocorrências distintas. Na noite deste domingo (12), porém, a Defesa Civil corrigiu esse número e afirmou que apenas uma morte foi confirmada, a do jovem. Ele foi identificado como Claudemir Gomes de Freitas, de 24 anos.

As famílias desabrigadas estão sendo encaminhadas ao ginásio municipal. A prefeitura mobiliza equipes para levar alimentos e roupas secas para os moradores. Segundo a Defesa Civil, cerca de 200 pessoas estão no local. Escolas e outros dois ginásios da cidade também estão recebendo moradores que ficaram desabrigados após suas casas serem danificadas.

A Brigada Militar do município conta com o apoio do Corpo de Bombeiros de cidades vizinhas para fazer os resgates. O acesso às famílias atingidas é difícil em função do número de árvores que caíram com o forte vento e bloqueiam as ruas. A Defesa Civil alerta para a necessidade de doações principalmente de lonas, telhas, alimentos e roupas.

Conforme o governo do estado, os moradores da cidade estão sem energia elétrica e devem receber reforço no policiamento - já solicitado - para evitar saques às residências. O governador em exercício José Paulo Cairoli viajará ao município, na manhã desta segunda (13), para verificar os danos e prestar todo o apoio necessário à comunidade.

Por determinação do governador José Ivo Sartori, a Secretaria da Saúde repassará, nesta segunda-feira (13), R$ 175 mil para ajudar no atendimento de saúde em São Francisco de Paula. A liberação dos recursos foi comunicada pelo secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, ao prefeito Marcos Aguzzolli.

Portal G1

Concursos públicos pelo País



A semana começa com inscrições abertas em pelo menos 95 concursos públicos, cerca de 14.486 vagas, em cargos de todos os níveis de escolaridade. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva.

Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR)

A Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR) divulgou edital de concurso público para 14 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de níveis médio e superior. Os salários são de R$ 1.405,66 e R$ 3.373,57, respectivamente. As inscrições estarão abertas de 13 de março a 11 de abril pelo site www.paconcursos.com.br. A prova objetiva será aplicada em 14 de maio, em Curitiba.

Distribuidora Alagoana de Gás Natural (Algás)

A Distribuidora Alagoana de Gás Natural (Algás) divulgou edital para preenchimento de duas vagas de nível superior. O salário é de R$ 4.446,86. As inscrições começam no dia 13 de março e seguem até o dia 17 de abril pelo site www.algas.ieses.org. A prova objetiva está prevista para o dia 11 de junho.

Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPE-RN)

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPE-RN) fará concurso para 28 vagas em cargos de níveis médio e superior. As remunerações variam de R$ 4.472,71 a R$ 5.609,19. As inscrições podem ser feitas pelo site www.comperve.ufrn.br no período de 13 de março a 11 de abril. As provas objetiva e discursiva estão previstas para o dia 7 de maio.

Polícia Militar do Piauí

A Polícia Militar do Piauí divulgou edital de concurso público para a admissão ao curso de formação de soldados da PM. São 400 vagas para o cargo de praça. A remuneração inicial é de R$ 3,1 mil. As inscrições devem ser feitas de 13 a 27 de março pelo site www.nucepe.uespi.br. A prova objetiva está prevista para o dia 30 de abril.

Prefeitura de Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte fará concurso para 5 vagas e formação de cadastro de reserva para o cargo de procurador municipal (nível superior). O salário é de R$ 7.630,26, mas pode chegar a R$ 17.674,95. Os candidatos podem se inscrever pelo site http://www.cespe.unb.br/concursos/pref_bh_16_procurador no período de 13 de março a 12 de abril. A seleção será feita por meio de provas objetiva, discursiva e de títulos.

Prefeitura de Bento Gonçalves (RS)

A Prefeitura de Bento Gonçalves (RS) divulgou edital de processo seletivo para 30 vagas de auxiliar de educação infantil (nível médio). O salário é de R$ 999,66. As inscrições podem ser feitas de 13 a 17 de março, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 17h, na secretaria da educação, localizada na Avenida Osvaldo Aranha, 1.479. Os candidatos serão avaliados por meio de análise de currículos.

Prefeitura de Boa Ventura de São Roque (PR)

A Prefeitura de Boa Ventura de São Roque (PR) abriu processo seletivo para 2 vagas temporárias de nível superior em centros sociais. O salário é de R$ 2.480. As inscrições devem ser feitas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado na Rua Natal Pantarolo, s/nº, de 13 a 17 de março, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Os candidatos serão avaliados por meio de análise de títulos.

Prefeitura de Itabira (MG)

A Prefeitura de Itabira (MG) vai abrir processo seletivo para 8 vagas de nível médio. O salário é de R$ 1.320. As inscrições podem ser feitas de 13 a 17 de março, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no auditório do Paço Municipal, localizado na Avenida Carlos de Paula Andrade, 135. A seleção será feita por meio de análise de títulos e de entrevista.

Prefeitura de Itaperuçu (PR)

A Prefeitura de Itaperuçu (PR) divulgou dois editais de processos seletivos para um total de 86 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. As remunerações vão de R$ 937 a R$ 5 mil. As inscrições estarão abertas de 13 a 15 de março na sede da prefeitura, localizada na Rua Crispim Furquim de Siqueira, 1.800, das 8h às 17h. As provas objetivas estão previstas para 26 de março.

Prefeitura de Matias Barbosa (MG)

A Prefeitura de Matias Barbosa (MG) vai abrir processo seletivo para 11 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 1.055,86 a R$ 6.962,30. As inscrições podem ser feitas na prefeitura, localizada na Avenida Cardoso Saraiva, 305 – setor de contabilidade e fazenda – sala 4, no período de 13 a 24 de março, das 12h às 16h. A prova será aplicada na data provável de 9 de abril.

Prefeitura de Valparaíso de Goiás (GO)

A Prefeitura de Valparaíso de Goiás (GO) divulgou edital de processo seletivo simplificado para 308 vagas para professores. São 204 vagas imediatas e 104 para formação de cadastro de reserva. As remunerações vão de R$ 1.149,40 a R$ 2.298,80. As inscrições podem ser feitas de 13 a 17 de março, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na secretaria municipal de educação, localizada na Rua 17, quadra 47 lotes 18/20, Novo Jardim Oriente. A seleção será feita por meio de análise de títulos e experiência profissional.

Prefeitura de Xangri-lá (RS)

A Prefeitura de Xangri-lá (RS) vai abrir processo seletivo para 14 vagas em cargos de níveis médio e superior. As remunerações vão de R$ 1.564,40 a 5.688,90. Os candidatos podem se inscrever de 13 a 17 de março, das 8h30 às 11h30, na sede administrativa, localizada na Rua Rio Jacuí, 854. A seleção será feita por meio de avaliação de títulos e de experiência profissional.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vai abrir processo seletivo simplificado para 8 vagas temporárias de professor substituto. Os salários variam de R$ 2.408,08 a R$ 5.697,61. As inscrições podem ser feitas de 13 a 17 de março, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, nas secretarias dos respectivos departamentos. A data e o horário das provas ainda serão divulgados.

Notícias ao Minuto (Rio)