terça-feira, 8 de outubro de 2024

FIC Garanhuns oferta oportunidades de emprego


A Faculdade Integrada Cete – FIC Garanhuns está com oportunidades de emprego abertas para as funções de Serviços Gerais e Consultor Comercial. Podem se candidatar pessoas com nível de ensino Médio ou Superior, com ou sem experiência. Os interessados devem enviar o currículo para o campo "www.ficgaranhuns.com.br/trabalhe-conosco", disponível no site da instituição de ensino, ou via WhatsApp, pelo número 87 9 9641-1635. 

A *Faculdade Integrada CETE (FIC)* oferece cursos de graduação em Farmácia, Enfermagem, Estética e Cosmética, Psicologia, Odontologia, Fisioterapia, Educação Física, e Direito. A unidade de ensino fica na BR-423, bairro São José, em Garanhuns, onde também funciona o FIC Técnico, que oferece os cursos Técnico de Enfermagem e Análises Clínicas. Mais informações podem ser obtidas pelo número (87) 99600-7779 (WhatsApp). É possível acompanhar as novidades da FIC através do site institucional www.ficgaranhuns.com.br e do perfil oficial no Instagram @ficgaranhuns.

Primeira Pizzaria Down do Mundo é inaugurada no Shopping Norte Janga


Um grupo de jovens fardados, vestidos em um uniforme verde, acompanhados pelas mães, estavam sentados em uma mesa, aguardando com expectativa o início da inauguração da Pizzaria Chef Down, no Shopping Norte Janga, em Paulista, no Grande Recife. “Fazer um trabalho como esse, de dar espaço para pessoas com síndrome de down, tudo que está sendo feito aqui não é nada a título pessoal, e sim para o coletivo, para a inclusão social”, afirma a CEO do shopping, Cleia Alves.

Um grupo de 40 funcionários, entre 16 e 40 anos, todos com Síndrome de Down, foram qualificados para trabalhar na elaboração e servidão das pizzas – deliciosas, por sinal, pois tivemos a oportunidade de experimentar. O que pra eles é o começo de uma fase nova da vida, é o resultado de um trabalho de inclusão, liderado pela chef Erilene Monteiro. “Eu tenho uma escola, que é o CEP, Centro de Especialização de Pizzas e Pizzaiolos, onde formo pessoas há mais de 25 anos, além de dar consultoria para pizzarias, abertura para pizzarias, e também eu formo esses jovens”, relata.

As mães, sempre presentes nas vidas dos filhos com síndrome de Down, também vêm sendo partes integrantes de todo esse trabalho. É o caso da Dona Waine Mere, mãe do jovem Heitor Menezes. “É muito satisfatório, é um orgulho saber que o esforço que nós fizemos para levar ele para o curso, para apanhar ônibus no sol, a parada no sol quente, os ônibus lotados, trouxe esse resultado, isso valeu a pena, ele agora tem uma profissão”, se entusiasma a mãe.


Inauguração – Na praça de alimentação do Shopping Norte Janga, a solenidade de abertura da pizzaria contou com a presença de autoridades e empresários. Os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Raimundo Lopes; e o de Desenvolvimento Urbano, Jurandir Bezerra, além do vereador reeleito Eudes Farias, discursaram no evento. Além da Chef Erilene Monteiro e da CEO do Shopping, Cleia Alves, a empreendedora Déa Araújo – sócia da Chef Erilene - também disse algumas palavras. 

O vereador salientou que está na Câmara Municipal um projeto de lei que determina que empresas sediadas no município do Paulista com mais de 100 funcionários, devem contratar pessoas com Síndrome de Down. “É essencial destacar a importância de avançar nas políticas de inclusão dessas pessoas, que, apesar de alguns progressos, ainda enfrentam estigmas, preconceitos e desinformação sobre suas reais capacidades e singularidades”, afirma Farias na justificativa do projeto.


Muito emocionada, a Chef Erilene mostrou o jovem Mateus, de 13 anos, que é o garoto-símbolo da Pizzaria Chef Down e por causa dele que Erilene idealizou o projeto. Ao fim da solenidade, o grupo de novos pizzaiolos cantou e dançou a canção “Eu e você contra o mundo”. Em seguida, foi mostrada a caixinha de 25 cm de pizza, prático para quem quer comer e não tem tempo de sentar à mesa. “O meu recado que eu dou para todos os empresários é que abrace essa e outras causas, e que tanto síndrome Down ou qualquer outra síndrome, ela não seja, esquecida ou abandonada, porque a responsabilidade é social”, finaliza Cleia Alves, a CEO do Shopping Norte Janga.


Fotos: Taciana Paranhos