terça-feira, 27 de agosto de 2013

Marinha abre 700 vagas para nível técnico

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) publicou Edital para quem possui curso técnico de Nível Médio. O Concurso Público prevê o preenchimento de 698 vagas para o Corpo Auxiliar de Praças (CAP) da Marinha do Brasil.

As inscrições podem ser realizadas até 23 de setembro de 2013, através do endereço eletrônico da DEnsM www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou em uma das Organizações Militares da Marinha, distribuídas em todo o território nacional. A novidade para este ano é para quem tem curso técnico em marcenaria, com a abertura de 6 vagas.
As outras especialidades são: Administração, Administração Hospitalar, Contabilidade, Desenho de Arquitetura, Desenho Mecânico, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Enfermagem, Estatística, Estruturas Navais, Geodésia e Cartografia, Gráfica, Higiene Dental, Mecânica, Metalurgia, Meteorologia, Motores, Nutrição e Dietética, Patologia Clínica, Processamento de Dados, Prótese Dentária, Química, Radiologia Médica, Secretariado e Telecomunicações.

Entre os requisitos para inscrição estão: ser brasileiro nato, de ambos os sexos, ter 18 anos completos e menos de 25 anos de idade (no primeiro dia do mês de janeiro de 2014), ter concluído o curso técnico de nível médio relativo à especialidade a que concorre e estar registrado no órgão fiscalizador da profissão, quando existir.
O candidato realizará provas de conhecimentos profissionais e redação e após ser aprovado em todas as etapas do concurso, será matriculado no Curso de Formação como Praça Especial, no grau hierárquico de Grumete. Após a sua aprovação, no curso (com duração de até 17 semanas) será nomeado Cabo do CAP.
Informações completas podem ser obtidas através do Edital.
SERVIÇO:
Concurso Público do Corpo Auxiliar de Praças  

Inscrição: até 23 de setembro de 2013
Vagas: 698 em diversas especialidades
Valor: R$ 20,00
Informações: www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou (21) 2104-6006
Capitania dos Portos de Pernambuco

Jornalista causa revolta ao afirmar que médicas de Cuba “têm cara de empregada doméstica”


Micheline Borges, uma jornalista potiguar, causou revolta nas redes sociais ao expressar sua opinião sobre os médicos cubanos que estão chegando ao Brasil para trabalhar no programa “Mais Médicos”. “Me perdoem se for preconceito, mas essas médicas cubanas tem uma cara de empregada doméstica”, afirmou a repórter.
Em outro trecho, ela reclama da imagem dos profissionais cubanos. “Médico, geralmente, tem postura, tem cara de médico, se impõe a partir da aparência”.
A jornalista chega a questionar se os médicos de fato são profissionalizados, por conta da aparência deles, e questionou se eles serão capazes de tratar dengue ou febre amarela. Micheline Borges termina desejando que “Deus proteja o nosso povo.”
A jornalista deletou sua conta no Facebook após a repercussão negativa de suas declarações. O tom preconceituoso do texto fez com que quase mil pessoas compartilhassem a imagem na rede social, com tons ofensivos, acusando Micheline de racismo.
Revista Forum



Professores do Ipojuca passam a receber gratificação de difícil acesso

Professores e diretores das escolas de Maracaípe, Serrambi e Camela, no Ipojuca, vão receber gratificação de difícil acesso. O anúncio foi feito pelo prefeito Carlos Santana, através da secretária de Educação, Margareth Zaponi, na Escola Municipal Santo Cristo, em Ipojuca-sede. As escolas desses distritos ficaram de fora do decreto n° 13, assinado em agosto de 2009, que estabelece como gratificação um percentual de 30% a 50% calculado sobre o vencimento-base.
         Com o anúncio, o prefeito mostra seu compromisso em valorizar o professor da rede municipal de educação. “Estamos comprometidos com os professores e queremos igualdade para todos. O mesmo tratamento dado em um distrito tem que ser dispensado para os outros. Todos os professores precisam ser valorizados, porque assim podemos dar mais qualidade para a educação do Ipojuca”, destacou a secretária de Educação.
         Albino César, que é professor em Serrambi, aprovou a iniciativa do prefeito, destacando que essa decisão mostra que o trabalho vem sendo reconhecido. “É importante esse auxílio para os professores. A dificuldade de transporte entre as residências e escolas será menor, e chegar ao trabalho vai ficar mais fácil”.

         Margareth Zaponi lembrou que é através da valorização dos professores e melhoria das condições físicas da escola que se pode melhorar o processo de ensino e aprendizagem no município. “Estou muito feliz em vivenciar o comprometimento do prefeito com a categoria do magistério. Isso é importante porque mostra que estamos no caminho certo”, destacou.

Secretaria de Imprensa de Ipojuca

Um grito da Arte pela Arte no #Ocuparque


O Teatro do parque que tantos espetáculos e shows, presenciou em seu interior em seus 98 anos, neste último sábado dia 24 de agosto de 2013, dia de seu aniversário, viu a arte acontecer na rua a sua frente, já que o mesmo encontra-se fechado há mais de 3 anos, devido ao descaso de nosso poder público.

Das 14 horas inicio do evento ás 20 horas quando terminou as últimas performances e exibição cinematográfica. Vimos várias “Tribos” dos usuários da cultura e artistas, que não tiveram medo de mostrarem a cara e protestarem, mesmo quando a policia militar e guarda municipal, fotografava os integrantes com um tom de intimidação. Mas o Tom que predominou foi o das artes, onde cada artista presente fez questão de deixar seu recado e sua assinatura, neste grito e ecoou com a irreverencia que só eles sabem fazer, dando um colorido próprio ao #OcuParque, movimento criado com a união de várias pessoas e coletivos artísticos e sociais.

A Prefeitura um dia antes do evento anunciou o inicio do projeto de reforma, noticia que já ouvimos outras vezes e nunca se concretizou, mas desta vez estamos unidos e cobrando, prontos para novamente intervirmos.



Realmente para muitos artistas presentes, ficou um sabor amargo da ausência de muitos, que na hora de disputar as pautas, sabem gritar e estarem presentes. Que no Funcultura enche de projetos todo edital, além muitas vezes, também encher os corredores e gabinetes de nossas gestões de cultura nos três níveis. Mas também para os presentes o que contou foi a qualidade e diversidade dos presentes, ficando para aqueles que só olham para seus próprios umbigos, a certeza de que a arte luta, com ou sem a participação destes, mas também com a certeza de que se juntem ao movimento e saiam do comodismo e tragam sua arte as ruas.

Um sábado que para alguns que estiveram só no inicio foi fraco, mas para aqueles que estiveram presentes desde o inicio até o fim, viu a rua do Hospício renascer e se colorir, virar poesia pura, onde crianças e adultos reaprenderam a sorrir e se divertir com as artes, como nos grandes eventos que o teatro do Parque já protagonizou e a certeza de que, a cada dia este movimento ganhará mais corpo e de que nos próximos períodos eleitoras, ficaremos bem
mais atentos as propostas para nossa cultura.



Vamos em frente, saiamos de nossa zona de conforto e vamos usar nossa arte como uma arma de conscientização e de mobilização, por mais respeito à arte e a nossa cultura, em nossa cidade e estado. E que nossos governantes entendam de uma vez por toda, podemos ser parceiros quando chamados, mas também sabemos fazer muito barulho, quando somos desrespeitados. Arte e Cultura em Primeiro Lugar e Reforma do Teatro do Parque, Já!


Oséas Borba Neto
Grupo João Teimoso
Agência de Talentos de Pernambuco