terça-feira, 16 de julho de 2024

Professor Dr. Babalawô Ivanir dos Santos festeja 70 Anos, no Museu do Samba, no Rio


O Museu do Samba, lugar de memória, preservação e representatividade da cultura afro-brasileira, localizado na Mangueira, foi o cenário perfeito para a homenagem ao Professor Dr. Babalawô Ivanir dos Santos, que completou 70 anos. A festa reuniu amigos, muitos admiradores e figuras influentes de diversas áreas, refletindo sua longa e rica trajetória de vida e militância.
 
Muitos são os títulos e deferências ao professor, reconhecido por sua atuação em âmbito social, cultural, religioso e acadêmico, é uma referência na luta pelos direitos humanos e pela valorização das tradições afro-brasileiras. Durante o evento, foi compartilhado histórias de sua longa jornada, com slides e fotos, destacando a importância de garantir liberdade e dignidade para uma população marginalizada, frequentemente invisibilizada pela sociedade.
 
O Professor, que atuou em projetos que visam a reintegração social de jovens, ressaltou a urgência de olhar para aqueles que vivem à sombra das grades dos centros de reclusão. “São vidas que merecem ser ouvidas e valorizadas, não esquecidas”, afirmou Ivanir, emocionando seus convidados.
 
A comemoração contou com mais de 350 pessoas. Com representatividade, foi fortalecido ao som da Orquestra de Atabaques Alabê Fun Fun e Grupo de Samba Pede Teresa, e, finalizado com Coletivo Guri da Merck - Bateria Punho Forte. A festividade foi regada com uma típica feijoada carioca, a celebração foi também um tributo à cultura brasileira, reunindo músicos, artistas e intelectuais que, assim como Ivanir, dedicam suas vidas à promoção de um futuro mais justo e igualitário. Ou seja, a fusão perfeita.
 
Dos muitos convidados, um retrato de sua dimensão, construído há décadas - “Uma grande felicidade em celebrar a vida desse querido líder religioso e quadro político na luta por justiça social e igualdade racial. Melhor ainda é celebrar esse momento de vida ao lado do Kleber Lucas, da Helena Teodoro, da nossa griot e do Antônio Pitanga”, afirmou Benedita da Silva.  
 
A comemoração, além de marcar uma data especial, serviu como uma reflexão. Ivanir dos Santos segue sendo uma voz potente na luta contra as desigualdades, lembrando a todos que a mudança começa por cada um. O encontro foi mais do que uma celebração, foi um gatilho para pontuar esperança e a força da comunidade.
 
Ativistas e personalidades negras, políticos, acadêmicos, intelectuais, culturais, religiosos, acadêmicos e políticos marcaram presença, como a gravidíssima Renata Souza, que declarou “Acompanho sua jornada, marcada pela defesa dos direitos humanos, dos povos de matriz africana e também sua sabedoria em ser um sacerdote presente e ativo na luta contra o racismo, LGBTfobia e a misoginia. Celebro os seus 70 anos e peço que os Orixás te banhem de axé, felicidades e caminhos abertos”. Outra parlamentar, também foi prestigiar o baluarte  - “Comemorando os 70 anos do meu querido amigo Ivanir dos Santos. Desejo muita saúde, paz e uma vida iluminada! Que sua luta contra as injustiças sociais continue nos inspirando”, declarou Marta Rocha.
 
Devidamente corroborado por outras lideranças  - “Uma honra festejar com esse mestre e parceiro. Meu maior respeito e consideração para esse irmão”, atestou o Pastor Kleber Lucas. - “Festa linda para comemorar 7.0 do nosso amigo, ativista e Baba Ivanir dos Santos. Parabéns e todas as bênçãos!”, defendeu Kênia Mello.
 
Vários elementos contribuíram para a festividade, ambiente repleto de alegria e emoção, fortalecendo a rede de solidariedade que caracteriza a militância de Ivanir dos Santos. Não foi apenas um marco na vida do professor, mas um lembrete de que a luta pela igualdade e pela justiça é contínua e deve ser abraçada por todos, como bem pontuou o ator Déo Garcez  - “Obrigado pela sua história e trajetória de resistência e caminhada cheia de ações concretas a partir da luta social, racial e reparação da nossa ancestralidade.”

Padre Gegê, Mãe Márcia Marçal, Mônica Francisco, EDUCAFRO, Okinga, Cláudia Vitalino (UNEGRO), Geraldo Coelho – da Frente Favela Brasil, Sergio Niskier, antropólogo Jacques D'Adesky, sacerdotes, Pastora Neuly Barros, fotógrafos Vantoen Pereira JR, Zezinho, Willian Reis – conselheiros do AfroReggae, Carolina Santos – roteirista da tv globo, a documentarista Viviane D’Avilla, Ana Paula Brasil  - Gerente de Valor Social na Globo, Totinho Capoeira, Mannu Ramos (Campos), Luna, Humberto Adami, da OAB, jornalistas, filhos, netos e uma gama de outras lideranças, passaram na tarde deste domingo
 
Ivanir tem uma jornada marcada por resistência, fé e luta, sua trajetória começou com a defesa das religiões de matriz africana, levando a fundar a CCIR e o CEAP. Espaços de resiliência e fortalecimento, no combate ao preconceito. O livro Marchar Não é Caminhar, se sua autoria é uma das muitas expressões dessa trajetória, refletindo as experiências, mas a história de todos aqueles que lutam por um mundo mais justo. “Este título encapsula a essência da minha vida: marchar é resistir, mas caminhar é transformar. Aos 70 anos, olho para trás com gratidão e para frente com esperança. Agradeço profundamente a todos que têm caminhado ao meu lado. Que possamos continuar essa jornada juntos, sempre com coragem e determinação”, declarou Ivanir.
 
Ivanir dos Santos permanece firme em sua missão de transformar a realidade social do Brasil, entrega um legado e é hoje a base de inspiração para futuras gerações.

Single da paulistana Eloysa dá protagonismo à voz e aos desejos femininos


Eloysa nasceu e vive na capital paulista. A cantora que também é atriz e dançarina, encontrou no teatro o tapete vermelho para adentrar profissionalmente no mundo da música, e então lançou seu primeiro single “Me Deixa” em 2019, e até 2023 mais dez canções. Neste 2024, porém, Eloysa inicia um projeto cuja liberdade artística é mais intensa, com produção e composições autorais. Se trata do EP “Só Pra Te Amar”, de cinco faixas, e "BPM" é a primeira delas a ser lançada como single.

Escute “BPM” nas plataformas de streaming

Assista o lyric vídeo

“BPM” é uma música que fala sobre paixão ardente e liberdade, dando protagonismo à voz e ao desejo das mulheres. “Trouxemos as sonoridades da circunstância para a música: barulho de chave, risadas, impactos, vidro quebrando, barulho de cama, pra dar charme, lirismo e realismo.”, contou Eloysa. "BPM", segundo ela, pode ser definida como trap-funk e pop-urbano com influências do trap, funk, e hip-hop/R&B.

Este lançamento dá sequência a uma carreira artística ampla. Eloysa Iniciou como dançarina e atriz, e com estas atividades trabalhou no circuito de teatro paulistano, com dança, e com publicidade. Como cantora e compositora ela acumula resultados em números e na mídia. O clipe da sua música "Cuidado" foi apresentado no Canal BIS e no Music Box Brasil, uma indicação nítida de destaque. O mesmo clipe foi selecionado pelo Programa Produtor Crystal Beer, o que o fez ser rodado em todas as redes da Record TV e no Portal R7. E “Me Deixa", seu primeiro single, entrou para a programação da Rádio Nove Minutos, de Nova York. Com seus diversos lançamentos, Eloysa foi manchete em portais e páginas como R7, Rodie Music, Boomerang Music, Conexão Magazine, Brasileiríssimos, Cine Planeta, Mais Brasil, Deu Click, e muitos outros. Alguns de seus covers nas redes sociais alcançam mais de 100 e 500 mil visualizações. No Youtube, ela acumula mais de 2 milhões de plays, e no Spotify mais de 1 milhão.

Depois de "BPM", Eloysa apresentará mais dois singles do EP. E enfim o EP “Só Pra Te Amar” será lançado na íntegra com as cinco faixas: “BPM”, “Vem Pra Mim”, “Flor do Mar”, “Só Pra Te Amar” e “Seguindo Em Frente”. Com coprodução de Henri Benatti, mixagem de Gabriel Spazziani e masterização de Maurício Gargel, a música "BPM" está disponível em todas as plataformas de streaming a partir deste 12 de julho.

Ficha técnica

Composição: Eloysa 
Produção: Eloysa
Co-produção: Henri Benatti 
Mix: Gabriel Spazziani 
Master : Maurício Gargel


Teatro Sérgio Cardoso recebe espetáculos infantis com entrada gratuita pelo projeto Palco Semente Sabesp, em São Paulo


O Teatro Sérgio Cardoso, por meio do projeto Palco Semente Sabesp, anuncia uma temporada de espetáculos gratuitos até setembro deste ano. O espaço vai receber, ao todo, 30 atrações para crianças, que incluem apresentações musicais, teatrais e muito mais. Os ingressos, gratuitos, podem ser retirados na bilheteria do Teatro uma hora antes de cada apresentação e o espaço está sujeito à lotação. O Teatro é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).
 
O Palco Semente Sabesp, idealizado pela APAA e pelo Teatro Sérgio Cardoso e com patrocínio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, tem como objetivo democratizar o acesso à cultura e promover a diversidade artística. Por meio da curadoria de espetáculos de alta qualidade, o projeto oferece ao público a oportunidade de vivenciar diferentes formas de expressão cultural e de se conectar com artistas talentosos. Algumas das companhias e atrações de destaque que passam pelo espaço são Cia Paideia de Teatro, Pia Fraus, Vagalum Tum Tum, Banda Mirim, Catarsis e Ballet Paraisópolis. 

Em julho, o projeto recebe ainda os espetáculos Onheama, do Pequeno Teatro do Mundo, dia 21 de julho, domingo, 11h; e Martelino e O Mistério da Vila de Madeira, da Cia Palco Del'Arte, no dia 28 de julho, domingo, 11h. 

Sinopse e serviço

Onheama, do Pequeno Teatro do Mundo (21/7)

Onheama significa “eclipse” em língua tupi. Através do encanto das marionetes de fio e da música, o espetáculo conta a história épica de Iporangaba, um jovem guerreiro indígena, que precisa resgatar o sol, que foi engolido pela terrível onça Xivi. Em sua saga, ele apresenta suas tradições, lendas e origens e conta com a ajuda do Boto-cor-de-rosa e de Iara, seres encantados da mitologia amazônica. O espetáculo apresenta para novos públicos o universo da ópera de maneira lúdica e divertida.

Local: Teatro Sérgio Cardoso (R. Rui Barbosa, 153 - Bela Vista, São Paulo - SP)
Sala Paschoal Carlos Magno
Data: 21 de julho, domingo, 11h
Entrada gratuita
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
 

Martelino e O Mistério da Vila de Madeira, da Cia Palco Del'Arte (28/7)

Martelino é um simpático garoto que vive em uma vila onde todos os habitantes são feitos de madeira. Na Vila de Madeira, os moradores atribuem valores uns aos outros baseados em suas habilidades e aparências físicas, criando um ambiente de competição e julgamento constante. No entanto, Martelino irá embarcar numa jornada de autodescoberta para encontrar a sua verdadeira singularidade e entender o seu propósito.

Local: Teatro Sérgio Cardoso (R. Rui Barbosa, 153 - Bela Vista, São Paulo - SP)

Sala Paschoal Carlos Magno
Data: 28 de julho, domingo, 11h
Entrada gratuita
Classificação: Livre
Duração: 70 minutos

Mutações do vírus da Influenza serão monitoradas em água residuais de São Paulo visando uma vacina mais eficaz


Pesquisadores do Institut Pasteur de São Paulo farão coletas periódicas de amostras de esgoto em pontos estratégicos na capital paulista para identificar variantes dos vírus em circulação. Informações ajudarão no desenvolvimento de uma vacina mais fácil de ser atualizada.

O Institut Pasteur de São Paulo (IPSP) acaba de criar um grupo de pesquisas para monitorar o surgimento e o avanço de novas cepas do vírus da Influenza na capital paulista. Com coletas periódicas de amostras de esgoto, será possível identificar quais entraram em circulação, quais podem trazer risco à saúde humana e animal, além de prever o início e o pico de sua transmissão, e a dinâmica de circulação no ambiente urbano. As informações, além de serem repassadas às autoridades de saúde pública, ajudarão no desenvolvimento de uma vacina mais eficaz e rápida contra a gripe.

Atualmente, os imunizantes distribuídos pelo Ministério da Saúde protegem contra os três tipos de cepas do vírus Influenza que mais circularam nos hemisférios Norte e Sul. O problema é que nem sempre os vírus em circulação são os mesmos com que a vacina foi feita. Além de serem diversos, o Influenza muta rapidamente. Assim, estima-se que a eficácia da vacina em uma campanha varie de 40% a 60%, devido à adequação da vacina às cepas em circulação, assim como pelas especificidades de cada uma.

“Este problema pode ser diminuído com a nova forma de vigilância e uma tecnologia que possibilite atualizar a vacina com mais rapidez, que é o objetivo do nosso grupo de pesquisa”, afirma o virologista e biomédico imunologista, Dr. Rúbens Alves, coordenador do grupo de pesquisa Vigilância Genômica e Inovação em Vacinas, que passou a atuar desde 1º de julho.

Segundo ele, a proposta de se fazer a vigilância por meio de amostras de águas residuais do saneamento básico é uma estratégia que se mostrou muito eficaz na pandemia da Covid-19, e que foi utilizada por mais de 100 países e 293 universidades. “Agora, estaremos na vanguarda da implementação dessa tecnologia para a influenza. No caso do coronavírus, foi possível observar os picos de transmissão em determinada região com duas semanas de antecedência – uma informação que foi muito útil para a tomada de decisões na saúde pública”, afirma Alves.

Atualmente, a vigilância dos vírus da gripe é feita pela Rede Global de Vigilância de Influenza da Organização Mundial da Saúde (OMS), composta por laboratórios espalhados pelo mundo. Eles são responsáveis por monitorar os vírus circulantes e potencialmente pandêmicos, com base em análises laboratoriais. A partir disso, todos os anos, OMS divulga com seis a oito meses de antecedência quais são as cepas que devem ser usadas na produção das vacinas para o hemisfério sul, para uso no ano seguinte.

“Boa parte dos monitoramentos inseridos nessa rede depende da testagem de casos suspeitos da doença. O monitoramento por esgoto permite uma cobertura mais representativa da população, pois inclui pessoas que não têm acesso a cuidados de saúde ou que optam por não ir ao hospital, o que o faz também ser menos caro, pois depende de menos exames clínicos. Além disso, é um sistema que permite um monitoramento contínuo, não apenas na sazonalidade de maior circulação do vírus, isso ajuda na avaliação de tendências a longo prazo e em um rastreamento em tempo real. Sem contar que pelo esgoto é possível monitorar não só o Influenza como outros patógenos”.

Vacina inovadora – Os vírus da Influenza são divididos em quatro tipos: A, B, C e D, sendo que os subtipos são classificados conforme as diferentes combinações das proteínas Hemaglutinina (HA ou H) e Neuraminidase (NA ou N). Existem várias variantes de HA e NA, e os tipos que impactam a saúde humana são os A e B. Hoje a maioria das vacinas é feita por duas principais tecnologias: o vírus inativado e o vírus vivo atenuado. A primeira consiste em vírus inativados quimicamente; já a segunda utiliza vírus que foram geneticamente modificados .

No projeto do IPSP, a proposta é criar uma plataforma de vacina, baseada em RNA auto-replicativo. Essa tecnologia imita um mecanismo existente em alguns vírus, como o chikungunya e outros alfavírus, no qual a sequência codificadora da proteína vacinal alvo introduzida é replicada múltiplas vezes por mecanismos inseridos no próprio RNA da vacina. “A vantagem dela é o fato de necessitar de uma menor quantidade de RNA e de criar respostas imunológicas mais prolongadas, o que resulta em um aumento da eficácia do imunizante e redução dos efeitos colaterais. Há também um aumento da velocidade em que a vacina é produzida — o principal obstáculo das vacinas comuns contra a gripe, já que muitas dependem da reprodução de ovos dos vetores dos vírus”, explica Alves.

“Essa é uma plataforma que aprendi a dominar e fui responsável por implementar durante meus quatro anos de pós-doutorado, concluído em junho de 2024, no La Jolla Institute for Immunology, em San Diego (EUA). Lá, desenvolvi novas vacinas contra a Covid-19, dengue, Zika, entre outros flavivírus, utilizando essa tecnologia”, conta.

Spillover do vírus – A maioria das pandemias no mundo foi causada por vírus de Influenza. Estima-se que esses vírus já causaram 50 milhões de mortes em toda a história. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta em cerca de um bilhão de casos de Influenza por ano no mundo, com um número de óbitos entre 290.000 e 650.000.

De acordo com Alves, a maior preocupação é com os subtipos potencialmente pandêmicos. “Hoje é com a gripe aviária, do tipo A, subtipo H5N1. Nos Estados Unidos está ocorrendo um surto da doença em rebanhos de gado e já foram identificados os primeiros casos em humanos, assim como a circulação do vírus nos esgotos. Ou seja, o vírus está fazendo spillover, contaminando outras espécies além das aves. Mas fazendo uma vigilância eficiente e desenvolvendo imunizantes mais eficazes, podemos evitar que ele se torne pandêmico.”

O projeto no IPSP tem previsão de durar de quatro a cinco anos. O financiamento é feito pelo Institut Pasteur de Paris e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Sobre IPSP: O Institut Pasteur de São Paulo (IPSP) é uma associação privada, sem fins lucrativos, fundada em 31 de março de 2023 pelo Institut Pasteur, fundação francesa de direito privado, e pela Universidade de São Paulo (USP). Sediado dentro da USP, na Capital Paulista, o IPSP desenvolve pesquisas de classe internacional em Ciências Biológicas sobre doenças transmissíveis, não transmissíveis, emergentes, reemergentes, negligenciadas ou progressivas, incluindo as que levam ao comprometimento do desenvolvimento ou degeneração do sistema neurológico. Seu objetivo é desenvolver métodos preventivos, de diagnóstico/prognóstico e terapêuticos em relação às doenças estudadas, promovendo a inovação, a transferência e a difusão do conhecimento, em prol da saúde pública. O IPSP integra a Rede Pasteur composta por 32 institutos de pesquisa, presentes em 25 países.

Período proibitivo de queimadas: Sinop Energia inicia campanha de conscientização


A Sinop Energia, companhia que administra a Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, acaba de lançar a Campanha Anual de Prevenção e Combate a Incêndios. A iniciativa acontece paralelamente ao período proibitivo de queimadas decretado pelo Governo de Mato Grosso, que vai de 1º de julho a 30 de novembro no estado. O objetivo da empresa é conscientizar e orientar a população sobre as medidas preventivas de incêndio, bem como incentivar a preservação ambiental.

A campanha, em parceria com o Corpo de Bombeiros e o Sindicato Rural de Sinop, consiste em visitas a escolas dos Ensinos Fundamental e Médio para distribuição de materiais informativos, além da instalação de outdoors com mensagens de conscientização e a distribuição de panfletos pela cidade, convidando a população de Sinop e cidades próximas a cuidar da fauna e flora locais.
 
“A parceria com a Sinop Energia todos esses anos é fundamental para reforçar e ampliar a conscientização da população rural, e principalmente contribuir com as ações de monitoramento de focos de incêndio e os cuidados para evitar os prejuízos que o fogo pode causar, como a construção de aceiros em locais de interesse (limites das propriedades e áreas de reserva, ao redor de construções, entre outros). Essas ações nos ajudam muito no combate ao fogo”, destacou Capitão BM Brito, do Corpo de Bombeiros de Sinop.

Os aceiros são faixas desprovidas de vegetação, geralmente criadas deliberadamente para servir como barreira de segurança contra incêndios florestais ou para delimitar áreas agrícolas. Essas faixas funcionam como uma defesa contra os incêndios e podem ser naturais, como cursos d’água e áreas naturais sem vegetação ou artificiais quando é construída pelo homem.

Coordenador de Meio Ambiente da Sinop Energia, Denitz Auler ressalta a relevância da iniciativa em mais um ano de contribuição da companhia para conscientização da população durante o período do manejo do fogo. “Como uma empresa influente nas áreas onde atua, a Sinop Energia sabe da importância de levar informação de qualidade à comunidade local. A consciência ambiental é um trabalho coletivo e fundamental para garantir a preservação do mundo em que vivemos”, destacou o coordenador.
 
Monitoramento via satélite

Como a UHE Sinop está localizada em área rural e com vasta vegetação, o local merece atenção redobrada durante o período seco. Por isso, a Sinop Energia monitora diariamente, por satélite, os focos de calor nas proximidades da Área de Preservação Permanente (APP) da usina, com as informações disponibilizadas pelo sistema do Programa de Queimadas do Portal do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
 
Além do monitoramento via satélite a UHE Sinop realiza o monitoramento do Índice de Perigo de Incêndio (IPI), sendo calculado a partir de variáveis meteorológicas como a umidade relativa do ar e o total diário de precipitação pluviométrico, ambas obtidas na estação climatológica instalada nas dependências da UHE Sinop.
 

Com o uso do sistema, a equipe técnica faz análises e toma decisões com base na classificação de nulo, baixo, médio, alto e muito alto, e alerta a população dos municípios vizinhos à usina, usando placas orientativas, localizadas em diversos pontos de acesso às comunidades de entorno do reservatório.
 

Assim que um foco de incêndio é identificado, a Brigada de Incêndio da empresa, que atua em parceria com o Corpo de Bombeiros, é deslocada para verificar a ocorrência e tomar devidas providências. Além disso, a Sinop Energia também realiza inspeções presenciais e com drones, e disponibiliza para a população um canal de atendimento para comunicação de eventuais incêndios dentro da APP da UHE Sinop: (66) 99680-2421.
 
Sobre o período proibitivo

O período proibitivo de queimadas tem como objetivo restringir o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais no Mato Grosso para prevenir queimadas durante o período seco, que conta com altas temperaturas, umidade relativa do ar baixa e intensos ventos, favorecendo ocorrências e o alastramento de incêndios florestais. Por conta disso, o decreto também autoriza a contratação de brigadistas temporários para combaterem as chamas ao lado dos bombeiros. As penas para quem for pego provocando queimadas é de multa e reclusão.

Sobre a Sinop Energia

A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da UHE Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico formada pelos acionistas EDF Brasil (51%) e Eletrobras (49%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires, o empreendimento é capaz de gerar energia limpa e renovável para aproximadamente metade da população do estado de Mato Grosso.

Caro Marafigo encanta público com espetáculo “Singular” no Festival de Inverno de Garanhuns


O Parque Luiz Carlos de Oliveira serviu de palco para o espetáculo “Singular” com a artista de rua Caro Marafigo. A apresentação aconteceu ao ar livre, na tarde desta terça-feira (16) e faz parte da programação do 32º Festival de Inverno de Garanhuns.

O espetáculo teve grande participação infantil e proporcionou momentos divertidos e interativos da artista com os pequenos. Durante o show, ficou evidenciado o talento da artista na atuação e nas artes circenses como o malabares e a palhaçaria.

“É a primeira vez que venho à Garanhuns. Gostei da cidade, gostei do Festival e já sabia que o festival existia há muitos anos, porque tenho amigos que já se apresentaram aqui”, declarou Caro Marafigo. 

Após encenar sua obra, Caro Marafigo falou sobre a valorização do evento à arte de rua. “Como falei ao fim da minha apresentação, não é todo dia que um festival grande contrata um espetáculo de rua, vida longa ao FIG”, completou a artista.

O Parque Luiz Carlos de Oliveira também contará com uma programação diversificada, no Espaço da Palavra, a partir da próxima sexta-feira (19). Recitais, lançamentos de livros, mesas literárias, espetáculos de mamulengo e apresentações musicais também fazem parte das atividades do polo.

Fotos: Hilton Marques (PMG)
Imprensa Garanhuns

Projeto de valorização à bibliodiversidade feminina começa nesta terça-feira, no Recife, no Compaz do Coque


A partir desta quarta-feira, dia 17, a cidade do Recife será contemplada com o projeto cultural “Nas Dobras do livro”. A iniciativa tem como proposta contribuir para formação de leitores, refletir, debater e promover a bibliodiversidade dos acervos das bibliotecas com a inclusão de autoras locais e obras que fogem do itinerário tradicional. Para oferecer um conhecimento mais amplo e diferentes perspectivas, o projeto vai promover um ciclo, gratuito, de mediação de leituras para pessoas acima dos 16 anos. O primeiro espaço que vai receber a ação é a biblioteca do Compaz do Pina, localizada no Coque. Lá, o encontro acontece das 14h30 às 16h30. Não é necessário fazer inscrição. Para saber mais sobre o projeto acesse: no www.instagram.com/colofao.lab. 

As sessões de mediação de leitura apresentarão quatro obras de escritoras Pernambucanas. As escolhas dos livros se deram mediante a curadoria do escritor e editor Fred Caju. O acervo, conta com as publicações da vencedora do Prêmio Jabuti (2021 e 2022), Micheliny Verunschk (livro “B de bruxa”); da poeta Joy Thamires, mulher negra, moradora da periferia do Ibura (livro “Te Recito”); Odailta Alves, escritora independente nascida na favela de Santo Amaro, no Recife (livro “Clamor Negro”); e da escritora e pesquisadora de literatura e feminismo, Raíza Hanna Milfont (livro “Sol a pino”).

Ao destacar as vozes de quatro mulheres, o projeto “Nas Dobras do livro” oferece ao público leitor e participante referências importantes“A promoção à biodiversidade feminina através das obras dessas autoras recifenses também desempenha um papel crucial na representação de uma sociedade mais inclusiva e equitativa. Além de podermos ampliar o acervo das bibliotecas do Compaz com obras dessas autoras. Esta é uma maneira fundamental de abrir caminhos para uma maior representação das mulheres na literatura, de modo que a gente possa inspirar novas gerações de leitores e escritores” afirmou o mediador de leitura, Gabriel Santana.

Durante as atividades de mediação, os participantes serão convidados para fazer uma imersão em suas próprias histórias, de maneira que os faça reconhecer a beleza e complexidade de suas identidades e os desafios da publicação independente. A atividade busca ainda discutir a importância do papel das escritoras em uma sociedade na qual ainda se lê poucos referenciais femininos na literatura. “Cada livro tem como objetivo promover a reflexão sobre a importância da memória coletiva e da união comunitária. Queremos que cada adolescente, jovem, idosos, pessoas com deficiência e público LGBTQIAPN+, que passe por esse projeto, tenha uma visão empoderada de sua própria herança cultural” acrescentou. 

Os livros que serão utilizados nas atividades são dedicados a pequenos contos poéticos e poesia. Ao final, o projeto também vai fazer a doação de 12 exemplares, sendo três exemplares de cada escritora para ser colocado à disposição dos leitores de cada unidade das Bibliotecas da Paz. 

Ainda estão programadas, para os dias 24 de julho; 09 e 14 de agosto, sessões de mediação de leitura nas Bibliotecas da Paz, da Prefeitura do Recife, instaladas dentro do Compaz Paulo Freire (Ibura), Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), e Compaz Miguel Arraes (Madalena) .

Sobre as autoras: 

Joy Thamires, mulher negra escritora, educadora social, cozinheira, empreendedora de terreiro, filha de Obaluaê, 30 anos, moradora da periferia do Coque-Recife. Tem seis livros publicados de forma independente: “Fiz da senzala poesia e na minha poesia meu jardim”, “Terra negra”, “Que afeto te afeta?”, “Pipoca”, “Te recito” e “Teu gosto proibido”.

LIVRO — Te recito é um livro de uma mulher negra que escreve sobre afetos, afetos negros, uma quebra de barreiras e tabus gigantes, que se autointerroga: será que um corpo negro e gordo merece ser amado?

Odailta Alves, escritora independente, com 8 livros publicados. Vencedora do Concurso Internacional da Casa de Espanha (RJ) e do Concurso Elas por Elas (RN). Nascida na Favela de Santo Amaro (Recife), é uma mulher negra e lésbica que compreende a Literatura enquanto um processo de “Escrevivencias”.

LIVRO — Clamor negro é um livro da autora Odailta Alves (Recife), com 20 poemas, de fabricação artesanal, lançado em 2016. Alcançou a tiragem de 3.400 exemplares vendidos. Os textos trazem o universo do povo negro brasileiro, exaltando suas potências e denunciando o racismo.

Micheliny Verunschk é escritora e historiadora. Autora de livros de contos, poesias e romances, incluindo B de bruxa (Mariposa Cartonera, 2016), Nossa Teresa: vida e morte de uma santa suicida (Patuá, 2014), ganhador do prêmio São Paulo de Literatura, e O som do rugido da onça (Companhia das Letras, 2021), que conquistou o Jabuti de melhor romance literário e o terceiro lugar do prêmio Oceanos.

LIVRO — Pensado como uma espécie de manual de bruxaria, B de bruxa tem um caráter híbrido: poemas e micro-narrativas se intercalam dando voz à uma confraria de bruxas que se tratam pelo apelativo “irmã” e que congregam um apetite voraz e canibal pelo homem desejado, receitas culinárias e de poções mágicas, o assombro de serem capturadas pelo amor.

Raíza Hanna Milfont é escritora e pesquisadora em literatura e feminismo. Autora de Sol a pino (Castanha Mecânica, 2022). Doutoranda em Ciência da Literatura pela UFRJ. Mestra em Literatura, Teoria e Crítica pela UFPB. É editora, revisora, artesã e idealizadora da Alvoroça, que tem como foco a publicação de mulheres, e co-editora da Castanha Mecânica.

LIVRO — Sol a pino de Raíza Hanna Milfont é um livro-pôster-objeto em encadernação artesanal com poemas que investigam a simbologia entre as serpentes e o feminino. Por entre a mata, a terra e o calor do sul equatorial, a obra investiga a animalidade através de um olhar feminista.

Serviço

O quê: Projeto de valorização à bibliodiversidade feminina será realizado no Recife;

Quando: Entre os dias 17 e 24 de julho e 09 e 14 de agosto 

Mais informações: www.instagram.com/colofao.lab 

Com informações do jornalista Salatiel Cícero 

Ideathon Origens 2 e oficina de robótica mobilizam estudantes indígenas no território Xukuru


O Ideathon Origens 2 e a oficina de robótica e inteligência artificial foram um sucesso absoluto. Propondo uma reflexão sobre o tema “soluções originárias e inovadoras para desafios dos territórios”, o evento aconteceu nos dias 15 e 16 de julho na Vila de Cimbres, em Pesqueira, na Escola Intermediária Monsenhor Olímpio Torres, conhecida como Escola Indígena Milson e Nilson, e reuniu cerca de 150 estudantes e professores de escolas indígenas dos povos Xukuru; Kapinawá e Kambiwá.

A maratona de ideação foi promovida pelo Projeto Desenvolve PE - uma parceria entre a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PE). Durante dois dias, os estudantes participaram de palestras, oficinas e mentorias focadas em inovação e tecnologia. Com o suporte de professores e mentores especialistas, os alunos encararam a missão de desenvolver soluções inovadoras para desafios das suas comunidades. Edilma Gonçalves, coordenadora pedagógica Xukuru, destacou o empenho dos jovens participantes. “Os estudantes ficaram muito empolgados e envolvidos, visualizando os desafios e pensando em soluções possíveis, diante das problemáticas existentes nos seus territórios,” revelou.

Em paralelo ao Ideathon, também aconteceu a oficina de robótica e inteligência artificial, ministrada por especialistas do Instituto de Economia Circular (IEC), para uma turma de, aproximadamente, 50 estudantes. Os alunos da oficina estudaram sobre programação de computadores, funcionamento de motores e componentes eletrônicos, e softwares de inteligência artificial. A oficina proporcionou uma experiência prática e estimulante, despertando o interesse dos jovens pela tecnologia e suas aplicações. “A robótica é algo que está no nosso dia a dia, conectada com a tecnologia. Foi uma experiência muito legal, pois vi que isso também pode ser aplicado na agronomia, a profissão que eu quero seguir, após o ensino médio," disse a aluna do terceiro ano, Yasmin Oliveira.

A Head de Inovação do Sebrae Recife, Ceiça Moraes, auxiliou no trabalho de mentoria das equipes participantes do Ideathon e frisou que “esse evento é um marco histórico, pois leva aos territórios indígenas ferramentas de inovação e tecnologia para que os estudantes possam aplicá-las nas suas aldeias e desenvolver seus projetos. Isso tem potencial para impactar na criação de novos negócios que poderão galgar espaços em todo o Estado,” concluiu.

O coordenador do Projeto Desenvolve PE, Edmilson Duarte, ressaltou que “o sucesso do evento demonstra o potencial dos estudantes das comunidades indígenas para a inovação e a tecnologia e evidencia que eles são capazes de criar soluções coletivas, respeitando e valorizado suas próprias culturas e tradições, enfatizou. Edminson agradeceu ainda a dedicação e empenho de todos os envolvidos na organização do Ideathon Origens 2.

Ideathon Origens - De forma pioneira em Pernambuco e no Brasil, o primeiro Ideathon Origens foi realizado nos dias 2 e 3 de abril, no território Pankará, em Carnaubeira da Penha. O evento mobilizou mais de 120 estudantes e professores de 12 escolas e cinco povos da região. 

Governadora Raquel Lyra acompanha missa campal no Recife em homenagem à Nossa Senhora do Carmo


No dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, a governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause acompanharam a tradicional missa solene campal, na Praça do Carmo, no Centro do Recife, nesta terça-feira (16). Presidida pelo Arcebispo Metropolita da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, a celebração marca o último dia das homenagens à padroeira nesta 328º edição da Festa do Carmo, que começou no dia 6 de julho. Ao falar com o público, a governadora desejou paz para todos os pernambucanos.

“O nosso povo pernambucano é de muita fé, de muita religiosidade. Eu vim aqui na missa, no dia da nossa padroeira, Nossa Senhora do Carmo, para pedir bênçãos, para pedir discernimento, para que a gente possa ter força, coragem a seu exemplo, para continuar cuidando da população, trabalhando todos os dias para garantir que cada pernambucano e pernambucana possa ter direito a mais cidadania e mais dignidade”, destacou a governadora Raquel Lyra.

No seu discurso para o público que estava presente no pátio, o arcebispo pediu proteção para todos. “Nesta solenidade da Virgem Maria, mãe do Carmelo, peço sua intercessão para que derrame abundante graça sobre toda a humanidade. Que a paz possa reinar no nosso Estado, municípios, Região Metropolitana, e que Maria seja a grande propagadora da paz que vem do Senhor”, disse Dom Paulo Jackson.

O Governo do Estado apoiou as celebrações de Nossa Senhora do Carmo para contratações artísticas da festa, através da Secretaria de Turismo e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

Imprensa PE

Malha aérea de julho de 2024 mantém média superior a período pré-pandemia em Pernambuco


Recife, 16 de julho de 2024 - As férias de julho aquecem o setor turístico anualmente. A procura por viagens e opções de lazer para as famílias aumenta, fortalecendo a cadeia do turismo como um todo. Como resultado, o movimento no Aeroporto do Recife também cresce. Para este mês de julho, espera-se que o Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, receba mais de 7300 voos, entre pousos e decolagens, de acordo com dados do Setor de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e Empetur.

O número exato previsto de voos para julho de 2024 é de 7313, um valor 11,32% maior do que o mesmo mês de 2019, antes da pandemia. O Aeroporto Internacional do Recife se mantém na liderança regional dos terminais aéreos em pousos e decolagens, à frente de Salvador, que prevê 5136 voos para este mês, e Fortaleza, que registra previsão de 3694 voos.

“Nesta alta temporada, temos um crescimento natural de demanda para o turismo, mas é mérito do governo Raquel Lyra estes números positivos, que novamente superam o período anterior à pandemia. Seja com o trabalho de promoção do destino Pernambuco, seja com articulações para trazer mais voos para cá. A liderança regional do nosso Estado também é fruto desse trabalho, que estamos dando continuidade e consolidando”, avaliou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Paulo Nery.

O aeroporto com maior conexão com o Recife é o de Guarulhos, em São Paulo, seguido por Congonhas, também em São Paulo. Em terceiro, o Galeão, no Rio de Janeiro, acompanhado por Salvador e Natal, consecutivamente. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), compilados pela Setur/Empetur.

*Turismo decola em 2024*

O IBGE divulgou o seu índice de atividades turísticas recentemente, atestando que, em maio de 2024, Pernambuco cresceu 1,2% comparado a abril deste ano. De janeiro a julho, o Estado variou 5,4% positivamente nas atividades turísticas. Pernambuco registra crescimento acima da média do Brasil. O país amargou um decréscimo de 0,2% no mês de maio de 2024 comparado a abril deste ano.

“As atividades turísticas estão diretamente ligadas ao setor de serviços e à movimentação da nossa economia. Os dados do IBGE atestam que, com o crescimento do setor de Turismo em Pernambuco, nossos serviços faturam mais e existe mais dinheiro circulando. Isso é mais emprego, renda e benefícios para a nossa população”, comentou Paulo Nery.

Agenda da Semana na Sala de Reboco

*SEGUE A AGENDA DE SHOWS DESTA SEMANA, NA SALA DE REBOCO.*

As reservas de mesas (sem custos) e camarotes (R$70,00 o espaço físico) podem ser feitas, à partir da quarta-feira, pelo fone 99949-8687. Mas, atenção: as mesas só ficarão reservadas até às 22h (sextas-feiras e sábados) e até às 18h (nos domingos)! Após este horário, elas serão liberadas.

Nosso horário de funcionamento é:
*sextas e sábados: das 21h às 04h da madrugada*.
*domingos: das 16h às 22h*.

Nos domingos, temos promoções para *mulheres e estudantes (apresentando a carteirinha) que chegarem até às 18h!*

Simbora forrozar…
👇



Festival de Inverno de Garanhuns: Palco da Cultura Popular Ariano Suassuna começa na sexta-feira (19) com destaque para os Patrimônios Vivos de Pernambuco


A partir da próxima sexta-feira (19), o Palco da Cultura Popular Ariano Suassuna, da 32ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns abre as portas para uma programação rica em diversidade cultural. Esse ano, o Palco da Cultura Popular, que será montado na Praça Jardim, se destaca pelos shows e apresentações de Patrimônios Vivos de Pernambuco, como o Cavalo Marinho Boi Pintado, Caboclinho Canindé de Goiana, Mestre Galo Preto e a Banda de Pífanos Folclore Verde do Castainho.

A programação do Palco Cultura Popular Ariano Suassuna traz ainda apresentações de tradicionais grupos da cultura nordestina, como o Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata, Maracatu Baque Mulher, Ciranda da Rosa Vermelha do Recife, Pastoril Luz do Amanhecer, Afoxé Ylê Xambá, Boi Cara Branca de Limoeiro, Grupo Cultural Caboclo de Lagoa de Itaenga, Maracatu Nação Baque Forte e tantos outros que se apresentarão no espaço destinado exclusivamente à Cultura Popular.

Artistas e grupos garanhuenses também são destaques este ano. O grupo Cultural Reisado Gonzaga de Garanhuns, que mantém vivo o legado de Gonzaga de Garanhuns e o grupo Negras Ubuntu, formado por mulheres da comunidade quilombola do Castainho estarão presentes no palco.

A programação da Palco da Cultura Popular Ariano Suassuna conta com mais de 50 atrações. As apresentações tem início nesta sexta-feira (19) e seguem até o sábado (27).

*Cortejos -* Um dos momentos mais esperados pelos admiradores do Festival de Inverno de Garanhuns, são os cortejos que saem pela cidade. Já no próximo sábado (20), às 15h teremos o primeiro cortejo do FIG. 

A Orquestra Frevo Art sairá do Parque Euclides Dourado com destino ao Palco da Cultura Popular na Praça Jardim. Logo em seguida, às 16h é a vez do cortejo do Bloco das Flores animar a cidade, com saída também do Parque Euclides Dourado, seguindo até o Palco da Cultura Popular

No domingo (21), às 15h será a vez do Cortejo do Batuque Delas, projeto garanhuense formado por mulheres desfilar pelas ruas garanhuenses. Também no domingo teremos o cortejo Maracambuco às 16h, ambos com saída do Parque Euclides Dourado.

No dia 27 de julho, teremos um dos momentos mais aguardados pelo público do FIG, a saída do tradicional Cortejo do Boi da Macuca, que tradicionalmente é o responsável por encerrar a programação do Palco da Cultura popular no FIG. A atração sairá do Parque Euclides Dourado às 16h, com destino à Praça Jardim, no Palco da Cultura Popular.

Fotos: Arquivo Secom (PMG)

Contagem regressiva: faltam sete dias para o MBXP, evento que vai transformar a visão de moda e negócios no Polo de Confecções


Nos próximos dias 23 e 24 de julho, acontece, em Santa Cruz do Capibaribe, o MBXP - Moda Business Experience, evento com a proposta de ser um dos principais voltados para a moda e negócios no Polo de Confecções de Pernambuco. A programação conta com 14 experts que têm objetivo de transformar a visão de moda e negócios dos empresários da região.

Serão dois dias intensos, das 13h às 23h, no Centro de Eventos do Moda Center. Apresentado pela Soul Têxtil, o MBXP é realizado pelo Moda Center e conta com o apoio da TV Asa Branca, do Núcleo Gestor de Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco – NTCPE e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – ADEPE.

Marcas expositoras

Diversas marcas irão apresentar produtos e serviços voltados para o setor confeccionista, em estandes exclusivos. Já estão confirmadas as seguintes marcas:

🔵 Agência Tec;

🔵 Eversa E-commerce;

🔵 Copiadora do Bode;

🔵 Itag – Etiquetas Inteligentes;

🔵 Plano A Contabilidade;

🔵 Unipeças;

🔵 WebPic;

🔵 Zax.

Pitches de marcas

Além dos estandes, o MBXP contará com pitches de marcas, iniciativa que consiste em apresentações no palco principal do evento. Elas podem realizar desfiles de coleções, oferecer serviços e produtos, dentre outras novidades ao público. Já estão confirmadas as seguintes marcas:

🔵 Correios;

🔵 Extreme Fitness;

🔵 Ipush! – Fitness e Swimwear;

🔵 Manphil;

🔵 Ramá Fitness.

Experts convidados

No MBXP, muito conhecimento será compartilhado durante as várias palestras do evento. 15 experts de diferentes áreas de atuação e com larga experiência de mercado já estão confirmados, como Chai Demarch, Caio Coppolla, Eduardo Cristian, Tom Teles e Geraldo Rufino, entre outros. Confira cada dia de palestras:

🗓️ Dia 23/07:

🔵Chai Demarch: Influenciadora e mentora de negócios;

🔵Caio Coppolla: Especialista em marketing e apresentador da CNN Brasil;

🔵Eduardo Cristian: Embaixador das confecções e mentor de negócios;

🔵Mano Monteiro: Especialista em WhatsApp e ferramentas de CRM;

🔵Edson Carneiro: Especialista em gestão empresarial e gestão de WhatsApp;

🔵Kaká Sabocinski: Expert Digital e gestor de marketing digital;

🔵Ivan Jasper: Idealizador do ONDM e diretor executivo da Jasper Entretenimento.

🗓️ Dia 24/07:

🔵Tom Teles: Embaixador do e-commerce e especialista em marketplaces;

🔵Thyago Diniz: Especialista em estratégias para criação de negócios sustentáveis;

🔵Keyla Rodrigues: Consultora financeira e empresarial;

🔵Fabiana Quixabeira: Pedagoga, especialista em marketing e graduada em gestão de pessoas;

🔵Toinho Mendes: Poeta, escritor e professor;

🔵Roberta Sales: Especialista em desenvolvimento de líderes de alta performance;

🔵Dirceu Cordeiro: Consultor em desenvolvimento comportamental;

🔵Geraldo Rufino: Escritor best-seller e fundador da JR Diesel, uma das principais recicladoras automotivas da América Latina.

Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla, onde três tipos são comercializados:

🔵 Ingresso Normal: Contempla todas as atividades do MBXP (palestras, talks, pitches e murais de discussão), podendo ser adquirido para os dois dias de evento ou para cada dia separadamente.

🔵 Ingresso VIP: Garante, além de todas as atividades do MBXP, o acesso ao “Lounge Experience”, uma área exclusiva com coffee-break onde os palestrantes e empresas estarão presentes para networking e ampliar ainda mais a experiência dos participantes.

🔵 Moda Connection no MBXP: Contempla todas as atividades do MBXP (palestras, talks, pitches e murais de discussão) nos dois dias de evento e um café da manhã especial com as presenças dos principais palestrantes do dia.

Para mais informações, acesse as redes sociais do evento (@modabxp), o site www.mbxp.com.br ou pelo WhatsApp (81) 3759-1004. Os ingressos podem ser adquiridos no Sympla:

https://www.sympla.com.br/evento/mbxp-moda-business-experience-2024/2526680

Férias: Pão de Açúcar compartilha ideias de lanchinhos práticos e divertidos


As férias escolares de julho chegaram, trazendo um merecido descanso para a garotada e uma mudança significativa na rotina das famílias. Seja para um passeio, uma viagem ou uma simples brincadeira em casa, uma coisa é certa: não pode faltar um bom lanche para repor as energias dos pequenos. E nada melhor do que aproveitar esse período para fortalecer os laços familiares através de momentos especiais na cozinha.

Pensando nisso, a rede de supermercados Pão de Açúcar reuniu algumas dicas práticas e criativas de lanchinhos saudáveis para as crianças. Além de deliciosas, essas opções são divertidas de preparar e promovem aprendizado para toda a família. Afinal, preparar lanches com as crianças pode ser uma atividade divertida e educativa. 

Nas lojas do Pão de Açúcar é possível encontrar todos os dias frutas e legumes frescos, com descontos para quem utiliza o aplicativo da rede. E também com muita praticidade, afinal o cliente encontra porções já fracionadas para levar prontinho para casa. A linha exclusiva Qualitá traz para também opções de cereais matinais, mix de frutas e castanhas, granola, iogurtes, barra de cereais, entre outras opções de produtos ideias para o preparo dos lanches. Veja abaixo algumas destas dicas: 

*1 – Salada de frutas com granola e mel*
Salada de fruta é uma ótima opção prática e saudável de lanche e pode ser combinada com uma colher de sopa de granola e colher de sopa de mel. Exemplo: Banana, pera, maçã, uva e manga cortados em pedaços são apenas algumas opções.
*2 – Tomate cereja com queijo minas e suco de maçã*
A combinação de tomate cereja com queijo minas além de prática é também saborosa. Misture-a num recipiente e tempere com azeite e orégano. Sirva junto com um suco natural de maçã. Ah, e não esqueça de higienizar os tomates. 
*3 – Mix de frutos secos com copo de leite quente*
Outra opção é comprar frutos secos (amendoim, castanha de caju, amêndoas, damasco, uva passa etc), fazer um mix e servir 150g acompanhado de um copo de leite integral quente, que pode ser adoçado com colher de açúcar mascavo. 
*4 – Tapioca de queijo branco, geleia de morango e suco de tangerina natural*
Para um lanche mais reforçado, você pode preparar uma tapioca de queijo branco com geleia de morango e servir com suco de tangerina natural. 
*Dicas extras:*
Pão de queijo e bolos também podem completar essa lista de alimentos. O importante é não exagerar na quantidade e colocar só aquilo que o pequeno realmente precisa. E claro, invista também nas bebidas: Varie nos sucos, água, água de coco e achocolatados.

Aproveite as férias de julho para criar memórias inesquecíveis na cozinha com as crianças. O Pão de Açúcar reuniu algumas dicas práticas e criativas de lanchinhos, que podem ser encontradas no Blog do Pão (https://content.paodeacucar.com/). 
Fonte: https://content.paodeacucar.com/

No mês do Julho das Pretas, Garanhuns recebe festival de literatura negra


A programação acontece no próximo dia 27 de julho, sábado, na Casa UFAPE, rua Padre Agobar Valença, nº 145, bairro de Heliópolis. A entrada é gratuita
No mês do Julho das Pretas, em pleno período de férias escolares e inverno, a charmosa cidade de Garanhuns, se torna ainda mais atrativa para receber a 3ª edição do Festival Pernambucano de Literatura Negra. Com seu clima ameno e suas belezas naturais, o município conhecido por ser a “Suíça Pernambucana” oferece um cenário perfeito para a celebração literária, que será realizada no dia 27 de julho, na Casa UFAPE, rua Padre Agobar Valença, nº 145, bairro de Heliópolis. A programação, que acontece das 13h às 20h, reunirá escritores, leitores e amantes da literatura para discutir e celebrar a produção afro-brasileira da região. Não é preciso se inscrever para participar das atividades. Para saber mais acesse: www.negrasou.com.br/festival e www.instagram.com/festivaldeliteraturanegra_pe.

O festival, que conta com patrocínio do Banco do Nordeste, via Lei de Incentivo à Cultura, terá uma programação rica e variada, dividida em painéis temáticos, lançamentos de livros, sorteios e um sarau temático. “Estou feliz de poder trazer para a cidade, pela primeira vez, esse evento tão significativo para que, juntos, possamos debater, refletir e comemorar o trabalho que vem sendo feito por nossas autoras e autores do interior do Estado”, afirmou a idealizadora e coordenadora do evento, a jornalista Jaqueline Fraga (foto).

Na abertura oficial do evento, o público assiste ao painel que tem por tema “Esse lugar também é meu: mulher, negra e escritora”, com a participação das palestrantes Iaranda Barbosa e Debora Ramos, e mediação de Stephany Metódio. Na sequência, ocorrerá a mesa temática “Poesia na fala e nos versos: representatividade e ancestralidade”, a qual reúne as palestrantes Zezinha do Coco e Márcia Félix, que atuará como mediadora. O terceiro painel do dia “O poder da literatura e da intelectualidade na construção social e política” recebe os convidados César Monteiro e Nilson Carvalho como palestrantes, sob mediação de Celina Berto.

O quarto encontro “Livros-reportagens: quando o jornalismo e a literatura se unem” traz para o palco a jornalista Jaqueline Fraga como palestrante e a escritora Fernanda Limão como mediadora. Na mesma ocasião, será lançado o livro “Movento Estruturas”, de Jaqueline Fraga. Além disso, haverá, ainda, sorteio de livros entre a platéia presente, seguido por uma sessão coletiva de autógrafos com os autores e autoras que compõem a programação. A consagração final é o microfone aberto para o Sarau poético, aberto aos moradores, escritores, artistas e toda à comunidade local. Todos os quatro painéis temáticos terão tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Serviço
O quê: No mês do Julho das Pretas, Garanhuns recebe festival de literatura negra
Quando: Dia 27 de julho, sábado.
Onde: Casa UFAPE, rua Padre Agobar Valença, nº 145, bairro de Heliópolis, Garanhuns.
Horário: 13h às 20h.
Ingresso: Gratuito.
Mais informações: www.negrasou.com.br/festival e www.instagram.com/festivaldeliteraturanegra_pe

Com informações do jornalista Salatiel Cícero

Armando defende potencial industrial de Pernambuco em debate


No próximo dia 23 de julho, o projeto Pernambuco em Perspectiva realizará mais uma edição de seu ciclo de palestras, recebendo o ex-senador Armando Monteiro. O evento, promovido pela Rede Gestão e pela Algomais, terá como tema "A inserção competitiva de Pernambuco na nova política industrial do País".

Armando com sua vasta experiência e conhecimento no setor industrial e político, trará uma visão aprofundada sobre as oportunidades e desafios que Pernambuco enfrenta no cenário atual. A palestra promete ser uma excelente oportunidade para empresários, gestores, estudantes e profissionais interessados no desenvolvimento econômico e industrial do estado.

“Pernambuco tem um imenso potencial para se destacar no cenário industrial brasileiro. No entanto, para alcançar essa posição, precisamos de uma abordagem estratégica e inovadora. É preciso um posicionamento competitivo, aproveitando as nossas vantagens naturais. Além da necessidade de investimento em tecnologia, infraestrutura e capacitação profissional”, pontuou. 

O encontro ocorrerá no Empresarial Riomar 5, com início às 19h. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas, e estarão abertas até a lotação do auditório. 

 Faça sua inscrição em pernambuco.algomais.com

‘Segmento de cafés especiais da Bahia tem potencial de crescimento’, apontam especialistas


À primeira vista, um cenário tímido: os cafés especiais e gourmet, juntos, representam cerca de 2% de todo consumo de café no Brasil. Por outro lado, para produtores e a efervescente indústria dos cafés especiais da Bahia, o dado demonstra potencial de crescimento econômico do segmento. E é exatamente uma vitrine deste setor que a segunda edição da Feira Baiana de Cafés Especiais trará à Salvador, nos dias 17 e 18 de agosto, no Doca 1, Comércio. Os ingressos começam a ser vendidos na próxima quarta-feira, 17 de julho, no Sympla - o passaporte para os dois dias custa R$ 30 e o ingresso unitário, R$ 20. 

“O termo café especial foi criado na década de 1970, de alguma maneira a novidade traz também um pouco de ceticismo. Porém, à medida que a indústria vai sendo construída, essa lacuna vai diminuindo. Este mês saiu uma pesquisa da Fapesp que fala sobre o consumo de café no ano de 2023 no Brasil. Eles trazem um dado que 0,08% do consumo é de cafés especiais, mas quando a gente vai para o café gourmet, o percentual está em 1,7%. Observamos que há um mercado enorme ainda em crescimento”, diz Vinícius Lima, torrador de cafés, consultor em pós-colheita e avaliação sensorial. 

O consultor explica que, nos últimos anos, o mercado evoluiu na disponibilidade de café de alta qualidade, com o aumento no número de produtores focados nesse tipo de produção e que, por já serem disponibilizados em supermercados, os grãoes especiais têm chegado aos lares: “A chegada ao mercado facilita e amplia a possibilidade de consumo, disseminando a cultura do café de alta qualidade, já que anteriormente esse tipo de cafés estava muito concentrado no ambiente das cafeterias”.

*Da torra ao sabor*

O torrefador Lucas Campos, fundador da Blenditta Torra de Bons Cafés e mestre de cerimônias da Feira Baiana de Cafés Especiais, diz que as pessoas vão encontrar no evento as principais marcas de café da Bahia e terão a oportunidade de experimentar vários cafés ao mesmo tempo, fazer um comparativo dos aromas e sabores e descobrir o melhor para o seu paladar. 

Para Campos, a torra é importante para valorizar o grão de café cru, seja aplicando uma torra de origem ou uma torra de posicionamento de sabor. “Mas ela não faz milagre, é preciso ter um grão de qualidade”, alerta. E continua: “Os grãos precisam ser peneirados, todos do mesmo tamanho e padrão de qualidade. Com este tipo de grão é possível fazer modulações de torra para o café ter mais tempo de prateleira ou para ser utilizado para cafeterias”.

Já Vinícius Lima diz que o consumidor pode checar algumas informações na própria embalagem do produto: categoria de qualidade, se é especial ou gourmet, informações de rastreabilidade - nome do produtor, fazenda, região, espécie e variedade. “Pode checar ainda o nível de torra, de moagem, notas sensoriais, que são informações que ajudam a antecipar para o cliente o que esperar daquele café. Outra dica interessante é a data de torra, quanto mais nova melhor”, indica.

*Novidades da segunda edição*

Maurício Galvão, organizador e produtor do evento, destaca que, nesta edição, a feira alcança metas importantes. Além da expansão para dois dias, haverá presença mais forte dos pequenos produtores e de produtores da agricultura familiar, que representam a excelência dos cafés especiais da Bahia, e a possibilidade de networking entre investidores. 

“A Feira será o espaço de conexão do consumidor com a cadeia produtiva dos cafés especiais, instituições privadas e Governo. Temos um objetivo comum maior, que é firmar a Bahia na posição de referência nacional em cafés especiais”, destaca.

Mais informações desta segunda edição estão disponíveis no perfil oficial da feira no Instagram - @feirabaianadecafesespeciais.  

Link do Sympla para adquirir os ingressos: https://www.sympla.com.br/feira-baiana-de-cafes-especiais---ii-edicao__2550919

Bolsa Família não oferece auxílio de R$ 400 para donas de casa e trabalhadoras domésticas


Peças de desinformação estão repercutindo um auxílio destinado a donas de casa e trabalhadoras domésticas que seria pago pelo programa Bolsa Família. Tal medida não existe. Resgatado pela atual gestão, o Bolsa Família foi reformulado com o valor mínimo de R$ 600 por família e benefícios que dão conta das diversas configurações familiares. 

O Benefício Primeira Infância contempla famílias com crianças de zero a seis anos com um adicional de R$ 150. O Benefício Variável Familiar assegura um adicional de R$ 50 a dependentes de sete a 18 anos e a gestantes integrantes da composição familiar. Para atender nutrizes, que são as mulheres responsáveis pela alimentação de bebês de 0 a 6 meses, o programa passou a operar com um pagamento adicional de R$ 50.

O programa Bolsa Família prioriza mulheres chefes de família. A própria lei que institui o programa de transferência de renda (Lei nº 14.601, de 19 de junho de 2023) estabelece em seu Artigo 8º que o pagamento do benefício deva ser feito “ao responsável familiar, de acordo com os dados constantes da inscrição da família no CadÚnico” e “preferencialmente, à mulher”.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mapeou 5.692 trabalhadoras e trabalhadores domésticos com carteira assinada que estão habilitados a receber as duas parcelas do programa emergencial de ajuda financeira de R$ 1.412,00 instituído pelo Governo Federal aos trabalhadores do Rio Grande do Sul atingidos pelas enchentes. Para ter acesso ao benefício é necessário estar com residência localizada na área de inundação ou trabalhar em uma residência de cidade em estado de calamidade pública ou emergência em virtude da catástrofe climática recente no estado.

Para saber se tem direito, os trabalhadores devem acessar a carteira digital de trabalho, e clicar na aba “benefício”, para quem tem direito ao pagamento, aparecerá um card “Apoio Financeiro”, e um termo de adesão. Da mesma forma, pelo site do Portal Emprega Brasil – Trabalhador, consultar carteira digital. Entretanto, é preciso estar atento. trabalhadores e trabalhadoras têm até as 23h59 do dia 26 de julho para solicitarem o benefício.

Brasil contra Fake

Conheça como o Colégio GGE prepara campeões para as Olimpíadas de Matemática


No Colégio GGE, a valorização da formação completa dos nossos alunos passa sobretudo por acreditar no poder transformador das Olimpíadas de Matemática. Nossa instituição assume um compromisso com a excelência acadêmica, atuando diretamente como os alunos são instruídos para esses desafios.

Para garantir um preparo adequado, algumas turmas olímpicas específicas de alunos do 6º e 7º anos e 8º e 9º anos, são divididas a fim de investir em troca de conhecimento fortalecendo a prática que eles já experienciam na sala de aula. Isso ocorre porque os níveis das provas geralmente são equivalentes às avaliações em sala de aula. Com isso, os alunos têm a oportunidade de estudar em grupos focados, permitindo uma preparação direcionada e eficaz.

*Planejamento estratégico*

A coordenação dessas turmas é feita através do professor Márcio, um experiente coordenador de área de Matemática em Recife, que possui vasta experiência em olimpíadas. Ele desenvolve um planejamento minucioso e padronizado seguido por todas as unidades do GGE, garantindo, portanto, uma abordagem ordenada e consistente. O planejamento é alinhado simultaneamente com os conteúdos programáticos da disciplina de Matemática, com foco exclusivo nas competições.

*Materiais didáticos*

O Colégio GGE disponibiliza apostilas direcionadas, utilizadas por todas as unidades, com conteúdos programáticos específicos para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), considerada a maior do Brasil. Em 2023, os alunos GGE conquistaram sete medalhas na OBM, sendo duas nacionais e as demais regionais.

*Resultados expressivos*

O Colégio GGE possui um time dedicado a resultados, com coordenações que se reúnem semanalmente, alinhando e sincronizando todas as ações entre as unidades. Esse empenho coletivo se reflete em resultados expressivos em competições.

Na Olimpíada Canguru de Matemática, em 2023, foram 14 medalhas. Em 2024, esse número aumentou 47 medalhas. Na Olimpíada de Matemática da Unicamp, 5 trios avançaram na terceira fase e continuam firmes em busca de resultados ainda mais significativos.

"O GGE traz a possibilidade de fazermos diversas olimpíadas de Matemática, enriquecendo e estimulando o nosso conhecimento. Com as turmas olímpicas, podemos aprender e praticar matérias focadas nas olimpíadas, mas também aplicando o conhecimento nas matérias atuais. Sou muito grato em fazer parte da turma olímpica e das olimpíadas do GGE JP", disse Mateus Alves Perim, aluno do 9º ano do GGE.

*Sobre o GGE*

A unidade do Colégio GGE em João Pessoa celebra o êxito alcançado durante seu primeiro ano de operação, em 2023, na capital paraibana. No entanto, são 28 anos de trajetória educacional. O sucesso do Colégio GGE vem da sua metodologia de ensino própria, apoiada por uma equipe de professores altamente capacitados e através Sistema de Gestão Pedagógica V4, referência na área de educação.

O GGE tem projetos e ações específicas que desenvolvem o conhecimento e os valores dos alunos em parceria com a família.


*Mais informações:*

Site: https://gge.com.br/web/
Telefone: 0800-3227100

Oportunidade: EBP Caruaru abre seleção para instrutor de mecânica de motos



A Escola Brasileira de Profissões (EBP Caruaru) abriu processo seletivo para instrutor de Mecânica de Motos. As pessoas interessadas devem ter conhecimento em suspensão, motor, elétrica e injeção eletrônica.

Além disso, deve possuir CNH categoria "A" e disponibilidade de horário. O salário é a combinar e possui gratificações por metas alcançadas.

As pessoas interessadas devem encaminhar o currículo em PDF para o whatsapp (81) 99464.7908. Ou entregar na sede da EBP Caruaru, que fica na rua Nunes Machado, 270, bairro Nossa Senhora das Dores.

Bolsas de estudos gratuitas para paraibanos participarem de cursos de inteligência artificial do Santander em parceria com o Google

O Santander e o Google firmaram uma parceria para oferecer treinamento gratuito em Inteligência Artificial (IA). O curso Santander | Google: Inteligência Artificial e Produtividade pode ser realizado em espanhol, inglês e português e permitirá que os bolsistas aproveitem o potencial oferecido por essa tecnologia para aplicá-la tanto no trabalho quanto na vida pessoal. As inscrições podem ser feitas até 31 de dezembro deste ano pelo Santander Open Academy.

Desenhado com uma linguagem acessível, que facilita a compreensão dos conceitos e sua crescente influência no mundo do trabalho, o curso oferece todas as ferramentas necessárias para impulsionar a produtividade, adquirir conhecimentos básicos e desenvolver as competências para automatizar tarefas, gerar ideias e resolver problemas de forma mais eficiente. 

Após a candidatura, os interessados terão acesso a dois módulos de conteúdo. O primeiro aborda os princípios básicos da inteligência artificial e como ela está transformando vários setores, além de uma trilha para aprender a usar a ferramenta Gemini, do Google, nova geração de modelos de IA da empresa para otimizar sua produtividade no trabalho. O próximo módulo irá instruir os participantes a automatizarem tarefas e desenvolverem comandos precisos para obter os melhores resultados da IA.

“Essa parceria é uma oportunidade única para todos os profissionais se familiarizarem com a IA e adquirirem habilidades para alavancar sua carreira. O Brasil é o país que mais utiliza esse recurso na América Latina. Isso mostra a importância de todos os profissionais do mercado se atualizarem com as melhores práticas dessa tecnologia”, diz Marcio Giannico, senior head de Governos, Instituições e Universidades do Santander no Brasil.

Após o fim do curso, os bolsistas passarão por avaliação sobre os conteúdos apresentados e obterão o certificado de conclusão caso atinjam uma nota mínima. O documento poderá ser usado como comprovante para horas complementares. “Não há dúvida de que a IA está revolucionando nosso dia a dia, especialmente ambientes de trabalho com impacto direto na criação de novas oportunidades e perfis profissionais. E a bolsa de estudo é uma importante ferramenta para o interessado aprimorar suas habilidades profissionais, gerando maior competitividade no trabalho e adaptação efetiva às demandas do mercado atual e futuro", afirma Rafael Hernández, vice-diretor global do Santander Universidades.

"Estamos muito satisfeitos com a parceria com o Santander para oferecer este treinamento gratuito e acessível a qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo", diz Covadonga Soto, diretora de Marketing do Google Espanha e Portugal. "Essa colaboração reflete nosso compromisso compartilhado de democratizar a educação em IA e capacitar as pessoas com as habilidades necessárias para prosperar na era digital. Acreditamos que, ao disponibilizar o conhecimento e as ferramentas de IA para todos, podemos desbloquear novas oportunidades de crescimento pessoal e profissional,” conclui e executiva.

▪︎ Santander e seu apoio à Educação Superior
O Santander Universidades já impactou a vida de mais de 1,5 milhão de pessoas por meio de programas gratuitos realizados em parceria com 1,2 mil universidades de 26 países. Ao longo de 27 anos, este sólido compromisso destinou mais de 2,3 bilhões de euros a iniciativas de educação, com a perspectiva de investir mais 400 milhões de euros até 2026. Apenas em 2023, foram investidos 105 milhões de euros e apoiamos mais de 498 mil pessoas e empresas. 

Em 2023 foram entregues no Brasil, mais de 184 mil cursos, bolsas de estudo e mentorias. Essa entrega é realizada através das plataformas globais Santander Open Academy, que oferece cursos, conteúdos e bolsas gratuitas e Santander X, iniciativa de apoio ao empreendedorismo, que dá acesso a mentorias nacionais e internacionais, desafios globais e premiações com incentivo financeiro. Além de acesso a investidores, visibilidade internacional e networking. 
Devido à sua forte atuação na educação, o Santander foi reconhecido em 2023 pela revista Fortune como uma das empresas que mais contribui para um mundo melhor, de acordo com a lista 'Change the World'.

Paintball Experience Neon continua a animar carpinenses


Segue até sexta-feira (19/7), a aventura Paintball Experience Neon, no Shopping de Carpina, das 14h às 21h, no pátio do centro de compras. Ambiente repleto de cores, muita diversão, diversos esconderijos e obstáculos, a experiência conta com passagem secreta, tonéis e pilhas de pneus. Os valores dos ingressos custam a partir R$ 15,00, podendo ser adquiridos combos especiais para as famílias ou grupos de amigos.

Para a organização, o Paintball Experience Neon é uma experiência de paintball que se destaca por sua temática e ambiente inovadores. Diferente do paintball tradicional, essa versão oferece um toque especial com uma atmosfera vibrante e moderna.

O Paintball Experience Neon é a ambientação iluminada com luzes neon e efeitos visuais especiais. Os cenários de jogo são projetados com elementos que brilham sob luz negra, criando um efeito visual impressionante e imersivo. Esta iluminação especial adiciona uma dimensão extra ao jogo, tornando a experiência mais emocionante e visualmente cativante.


SERVIÇO:

O quê: Paintball Experience Neon
Onde: Shopping Carpina: Rodovia PE-041, KM 02, Bairro Novo, Carpina-PE
Quando: Até 19 de julho
Horário: 14h às 21h
Quanto: R$ 15 (ingresso individual)
Mais informações: @shopping_carpina

Shopping de Afogados vira palco de circo com palhaços, mágicos, malabaristas e performances acrobáticas


O Shopping de Afogados se transformará em um verdadeiro circo dos sonhos na sexta-feira (19/7), às 11h, no Piso 1, com a chegada do espetáculo circense infantil da “Cia Garrett Circus”. A programação será repleta de magia e encantamento, o evento promete divertir adultos e crianças. 
 
Dinâmica - Desde performances acrobáticas até a habilidade do palhaço em arrancar risos, a destreza do malabarista e o carisma do mágico, cada número é cuidadosamente projetado para transportar os espectadores para o mundo mágico do circo. As crianças serão especialmente contempladas com truques e brincadeiras interativas que as farão sorrir de orelha a orelha.
 
Os organizadores destacam que a magia do circo é uma oportunidade única para fortalecer laços familiares e criar memórias duradouras. Evento gratuito. 
 
SERVIÇO:
O QUÊ: Espetáculo de circo
ONDE: Shopping Afogados – Rua São Miguel, 176, Afogados, 1º Piso (Praça de Alimentação).
QUANDO: Sexta-feira - 19 de julho, às 11h
QUANTO: gratuito
MAIS INFORMAÇÕES: @shoppingdeafogados

Ao lado de fiéis, Rodrigo Pinheiro anda pelas ruas do Salgado na procissão de Nossa Senhora do Monte Carmelo


O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, participou, na noite desta terça-feira (16), da tradicional procissão do Monte Carmelo, no bairro do Salgado. Ao lado de fiéis, ele percorreu as ruas do bairro em um ato de devoção e fé à Nossa Senhora do Carmo. A procissão, que já é uma tradição na cidade, reuniu centenas de pessoas em um clima de união e espiritualidade.

Rodrigo Pinheiro, que foi cumprimentado por centenas de fiéis, destacou a importância da procissão para a comunidade local, enfatizando o papel da fé na vida dos caruaruenses. "Participar dessa procissão é sempre um momento especial, onde a fé e a devoção se manifestam de maneira intensa. Ver a comunidade unida, caminhando junta em oração, é algo que nos enche de esperança e força para enfrentar os desafios do dia a dia", afirmou o prefeito.

O momento foi encerrado na Celebração Eucarística, realizada na Paróquia do Monte Carmelo do Salgado. “Parabenizo a todos que fazem a paróquia pelo lindo momento de fé proporcionado aos fiéis. A organização de toda a programação foi exemplar e merece nossos parabéns por manter viva essa tradição", concluiu o prefeito.

Voos no aeroporto Salgado Filho serão retomados em outubro


O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, já tem data para retomar as operações aéreas. O principal aeroporto da região Sul voltará a receber voos no mês de outubro. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (16) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante coletiva de imprensa. Antes do comunicado, a Fraport, concessionária do terminal, apresentou ao Governo Federal o diagnóstico sobre a situação da pista de pouso e decolagem, que durante semanas ficou submersa pelas enchentes provocadas pelas fortes chuvas na região.

Costa Filho destacou que, inicialmente, o aeroporto voltará a operar de forma parcial com cerca de 50 voos diários, o que representa média de 350 operações aéreas por semana. O ministro ressaltou que o Governo Federal trabalha com plano de retomada integral das operações até o final deste ano. “Essa será a primeira etapa da reabertura do aeroporto. Nossa estimativa é que, até dezembro, o terminal estará 100% aberto e operando como estava funcionando antes da enchente que ocorreu no estado. Isso revela o esforço coletivo realizado pelo Governo Federal e pela Fraport”, indicou.

A análise técnica da pista, iniciada em junho, foi apresentada pelos representantes da concessionária em reunião realizada na Casa Civil da Presidência da República. De acordo com o cronograma previsto, na sua abertura, os voos serão realizados em 1.700 metros da pista, que conta com 3.200 metros de comprimento e 45 metros de largura. Até o final do ano, a pista será integralmente utilizada.

“Na primeira etapa, está sendo feito um esforço concentrado, no qual serão abertos, no mês de outubro, cerca de 1.700 metros. Os outros quase 2.000 mil metros serão reabertos em dezembro. A nossa meta é que o aeroporto possa funcionar das 10h da manhã às 22h da noite, com voos domésticos e internacionais”, frisou.

"O ministro da Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, classificou como positiva a reunião realizada entre o Governo Federal e os representantes da concessionária. Segundo ele, a reabertura do terminal Salgado Filho demonstra o comprometimento de todos para o fortalecimento do estado. A orientação do presidente Lula, para todos nós, foi de construir essa alternativa e eu considero que é um resultado muito positivo, muito satisfatório, uma resposta concreta do compromisso do nosso governo em fazer tudo aquilo que for necessário para a retomada da atividade econômica, de todas as atividades do nosso estado", destacou.

Retomada do aeroporto

O aeroporto Salgado Filho reabriu na última segunda-feira (15) os serviços de embarque e desembarque de passageiros. Desde então, os procedimentos de processamento de passageiros e controle de segurança passaram a ser realizados no sítio aeroportuário. Até outubro deste ano, os voos continuarão a ser realizados na Base Aérea de Canoas, aberto em maio para operações comerciais.

Veja a seguir as principais ações realizadas pelo Governo Federal desde o fechamento do aeroporto Salgado Filho:

* 6 de maio – Apresentação de medidas emergenciais para garantir continuidade dos serviços essenciais no modais portuário, hidroviário e aeroportuário;
* 9 de maio – Anúncio da malha aérea emergencial para atender a população do Rio Grande do Sul. Ampliação de voos em 6 aeroportos do Estado (Caxias do Sul, Santo Ângelo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana) e abertura da Base Aérea de Canoas para operar voos comerciais;
* 27 de maio – Início das operações comerciais na Base Aérea de Canoas. O aeródromo militar iniciou com capacidade em receber até 35 voos semanais,
* 10 de junho – Ampliação da malha aérea na Base de Canoas, passando de 35 para 70 frequências semanais;
* 11 de junho – Reabertura do terminal de cargas do Salgado Filho. Local não foi danificado pelas águas. Espaço voltou a funcionar após recebeu o aval dos órgãos competentes: Anvisa, Receita Federal e Vigiagro;
* 15 de julho – Retomada dos procedimentos de embarque e desembarque no aeroporto Salgado Filho;

Festa de Emancipação de Araçoiaba Atrai Multidão e Anuncia Atrações para o Festival da Cana de Açúcar


A cidade de Araçoiaba celebrou sua festa de emancipação com uma programação diversificada e grandes nomes da música, atraindo milhares de pessoas ao pátio de eventos. A festa contou com apresentações de artistas renomados como João Gomes, Priscila Senna, Raphaela Santos, Molejo e Seu Desejo, além de atrações locais que animaram o público ao longo dos dias de comemoração.

O ponto alto do evento foi o show de Raphaela Santos, que quebrou recordes de público em uma noite inesquecível. O entusiasmo dos presentes foi evidente, tornando este o momento mais marcante da festa.

Encerrando a celebração com chave de ouro, foi anunciado duas atrações confirmadas para o próximo Festival da Cana de Açúcar: Nadson Ferinha e Dorgival Dantas. A notícia levou o público à loucura, aumentando ainda mais a expectativa para o evento que acontecerá em Agosto. 

A festa de emancipação de Araçoiaba não apenas celebrou a história e a cultura local, mas também reforçou o compromisso da cidade em promover eventos de qualidade, que envolvem e entretêm a comunidade.

Por agora é só, mas em breve tem mais


E não paramos por aqui. Eu e Taciana também conversamos com mulheres empreendedoras e sacamos imagens maravilhosas. Em breve, outras matérias do nosso domingo na Fenearte. 

Mas vamos de fotos pra vocês terem uma ideia do que ainda virá!