quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Folia dos Bichos no Vitória Park Shopping



O Vitória Park Shopping monta em seu mall, a partir do próximo dia 31, espaço inteiramente dedicado ao Carnaval vitoriense. Entre as ações programadas o centro de compras recebe uma área de serviços que inclui customização de fantasias e venda de abadás. Entretenimento, com a segunda edição da Folia dos Bichos, além de exposição de fantasias dos principais eventos carnavalescos da cidade.
No espaço em frente a loja Nagem o shopping recebe a Estação Folia, ambiente com estandes de nove blocos da cidade de Vitória de Santo Antão, são eles: Os Depravados, Baile da Devassa, Girafa, Se for da no open, Os Largados, 100 Noção, Papa-Léguas, Bloco do Fera e Maria e Lampiões. Os estandes de cada bloco serão direcionados a ponto de venda dos ingressos, entrega de abadás e ações que contam a história dos blocos com imagens, vídeos e estandartes. No mesmo espaço também será disponibilizado um local de customização de abadás, além de venda de fantasias e adereços.
 Já na Praça de Eventos II, a partir do dia 1º, o Vitória Park Shopping recebe uma exposição de fantasias dos mais tradicionais blocos de Carnaval da cidade produzidos por Betinha Sandres, homenageada pela ABTV por mais de 35 anos de dedicação na produção de adereços para a época.
A Praça de Eventos II ainda recebe no dia 07 de fevereiro, às 15 horas, a segunda edição da Folia dos Bichos, bloco infantil criado pelo shopping. Watusi Alves será uma das atrações do evento, entre as músicas algumas canções infantis com interpretações em toque de frevo, axé e sertanejo.
Pessoas com perna de pau, além da realização gratuita de pinturas de rosto acontecerá por lá.   
O shopping pede que as crianças entrem no clima e participem da festa indo fantasiados.       
O Carnaval de Vitória de Santo Antão
Conhecido como Carnaval dos "bichos", o Carnaval de Vitória de Santo Antão é um dos mais tradicionais e irreverentes de Pernambuco, contando com 150 atrações entre troças, blocos, e clubes que arrastam foliões fantasiados de girafas, camelos, ursos, leões e outros bichos.
Serviço
Carnaval no Vitória Park Shopping
Estação Folia
Onde: Espaço Em frente a Nagem
Quando: 31/01 – 13/02
Exposição de Fantasias
Onde: Praça de Eventos II
Quando: 01/02 – 13/02
Folia dos Bichos
Onde: Praça de Eventos II
Quando: 07/02
Horário: 15 horas

Itep seleciona gerente-geral do ProAPL

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) lançou edital para contratação de profissional de alta qualificação para atuar como gerente-geral do Programa de Produção e Difusão de Inovações para a Competitividade de Arranjos Produtivos Locais (APL) do Estado de Pernambuco (ProAPL). As inscrições podem ser feitas pelo site do Itep (www.itep.br), no ambiente Trabalhe Conosco, até o dia 29 deste mês.  
O candidato deve consultar três documentos que estão disponíveis no site e que contêm informações detalhadas sobre as atividades a serem desenvolvidas na coordenação do programa (Regulamento Operacional do Programa, Competências e Experiências exigidas para o cargo, e Manual de Controle Interno do Programa). O ProAPL é parte integrante das ações articuladas de políticas públicas do Governo do Estado de Pernambuco voltadas ao estímulo dos processos locais de desenvolvimento, por meio da promoção da integração, da competitividade e da sustentabilidade dos empreendimentos vinculados a Arranjos Produtivos Locais. 
O órgão executor do ProAPL é a Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECTEC), que, mediante Contrato de Gestão, designou o Itep para a execução operacional, administrativa e financeira, implantando a Unidade Gestora do Programa. O programa é uma articulação público-privada financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com o Sebrae-PE e o Sistema Fiepe. 
O gerente-geral deve ter diploma ou declaração expedida pela área competente de conclusão de curso de nível superior há, pelo menos, quatro anos, preferencialmente, em: Administração; Economia; Ciências Contábeis, Engenharias e afins; fornecidos por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação; ter experiência reconhecida em direção de programas e de empresas, alta capacidade gerencial e de articulação com entidades públicas e privadas e conhecimentos sobre programas de desenvolvimento de APL. O profissional deverá possuir três anos, no mínimo, de experiência de trabalho em equipes e em projetos coletivos.
Este profissional deverá ser estratégico e ter capacidade de liderança suficiente para poder promover acordos interinstitucionais, facilitar a difusão da informação referente ao programa e poder facilmente convocar o Conselho e seus membros. Deverá ter capacidade para divulgar o programa em outros estados brasileiros e em nível internacional. Para tanto, deverá ter capacidade para sistematizar e conceitualizar a experiência adquirida com este programa.

Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Interditado depósito de alimentos em Casa Amarela

Em operação conjunta realizada com a Vigilância Sanitária do Recife, Ministério Público de Pernambuco e Delegacia do Consumidor, o Procon Pernambuco, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, interditou na manhã de ontem (27), o estabelecimento AFP Alimentos, que fica localizado na Rua Tomé Dias, 88, em Casa Amarela.
Foram encontradas várias irregularidades. O depósito armazena alimentos estragados, vencidos, com embalagens roídas por ratos e condições de higiene precárias, além de carne de charque podre.
Alimentos como maionese e margarina armazenados em temperatura ambiente (foto). O local tem em média 30 graus de temperatura, sendo totalmente impróprio para condicionar produtos alimentícios.

O depósito ficará interditado por 15 dias até que as irregularidades sejam sanadas. Os alimentos impróprios para o consumo foram  incinerados. O estabelecimento deverá ainda receber uma multa que pode variar de 200 a 2 milhões de reais.

Imprensa Procon/PE

Indústria metalmecânica ganha reforço com novo laboratório do Itep

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) inaugurou, na segunda-feira (26), o Laboratório de Mecânica e Usinagem Avançada (LMUA), destinado a apoiar o polo de metalmecânica do Estado. O LMUA será essencial para o crescimento e a consolidação de micros, pequenas e médias empresas da área e também atuará na formação de profissionais especializados. 
“O laboratório funcionará como ambiente compartilhado e ficará aberto 24 horas, 365 dias por ano e estará à disposição das micros, pequenas e médias empresas, oferecendo máquinas e serviços que possibilitem que elas se estabeleçam como fornecedoras para a indústria de metal mecânica seja na área naval, de petróleo e gás, automotiva, dentre outros segmentos”, explica o engenheiro naval e gerente do LMUA, Marcos Pereira. 
Equipado com máquinas modernas cedidas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec), o laboratório oferecerá uma gama de serviços em diversas frentes, como projeto mecânico e de dispositivos, integridade estrutural, engenharia de fabricação e usinagem mecânica, além de ser compartilhado com empresas, empreendimentos incubados e universidades, oferecendo capacitação para profissionais que irão atuar na área de metal mecânica. “Queremos contribuir para o desenvolvimento industrial não só do ponto de vista de produtos e processos, mas também de pessoas”, destaca Marcos Pereira. 
Estiveram presentes na inauguração representantes da Sectec, Compesa, Facepe, UPE, UFPE e da Finlândia, país parceiro do Itep e da Sectec no desenvolvimento de soluções para o setor de metalmecânica ligadas ao programa Finbratech, também sob gestão de Marcos Pereira. O LMUA faz parte de uma série de ações a serem implementadas pelo Itep no segmento por meio da nova Gerência de Metalmecânica e Materiais (GEMM), que também está incumbida de desenvolver as ações de instalação do Parque Tecnológico de Metalmecânica (PTMM), que contará com cinco hectares no Complexo Industrial de Suape. 
Empresas interessadas em firmar parceria com o LMUA podem entrar em contato com a Gerência Comercial e de Marketing do Itep pelo e-mail: comercial@itep.br

Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Atrações imperdíveis no Manhattan

O Manhattan Café Theatro recebe a última edição do evento Ensaios para o Carnaval, neste domingo (1°), com a Bateria do Manhattan e o cantor Nego Thor, juntos, no mesmo palco, às 12h, com feijoada inclusa no valor do ingresso. No repertório, clássicos do frevo, como “Voltei Recife”, “Vassourinhas” e “A Praieira”, e do samba, com destaques para “Coisa de Pele”, “Deixa a vida me Levar” e “Coisinha do Pai”. O valor individual é R$ 80. O Manhattan fica na Rua Francisco da Cunha, 881 - Boa Viagem, Recife. Mais informações pelo fone (81) 3325 – 3372. 
Serviço:  
Ensaios para o Carnaval – Bateria do Manhattan e Nego Thor
Local: Manhattan Café Theatro
Data: Domingo (1°)
Hora: A partir das 12h
Ingressos: A partir de R$ 80
Endereço: Rua Francisco da Cunha, 881, em Boa Viagem.

Beat Beatles - O grupo The Beat Beatles, cover da banda inglesa The Beatles, será a grande atração do Manhattan Café Theatro esta semana, quando se apresenta nesta quinta (29) e sexta (30), a partir das 21h. A abertura das noites fica a cargo dos Garçons Cantores.
A banda conta, através do show, toda a trajetória musical dos Beatles. O repertório inclui clássicos como “Till There Was You”, “She Loves You”, “I Want To Hold Your Hand”, “Help”, “Yesterday”, “Let It Be” e “Hey Jude”, baseado nas três principais fases: a Beatlemania, a fase psicodélica e a fase final. Ainda no setlist, alguns sucessos da carreira solo dos integrantes. “É sempre um privilégio poder manter viva a memória dos Beatles, interpretando a sua excepcional obra”, afirma Fábio Colombini, vocalista da banda cover. 
The Beat Beatles, formada por Fábio Colombini (John Lennon), ex-integrante da lendária banda Beatles 4ever, Felipe Malagutti (Paul McCartney), Marcus Rampazzo (George Harrison) e Fernando Colombini (Ringo Starr), experiente baterista que já tocou com o internacional bluesman Nuno Mindelis, se apresenta com os instrumentos originais da época, usados pelos Beatles nos anos 60. Inclusive, Marcus tocará com a guitarra que pertenceu a John Lennon, item único de sua coleção. 
            Os ingressos custam a partir de R$ 80 (quinta) e R$ 100 (sexta). O Manhattan fica na Rua Francisco da Cunha, 881 - Boa Viagem. Mais informações pelo fone (81) 3325 - 3372.

Serviço 1:
Show da banda The Beat Beatles 
Local: Manhattan Café Theatro
Data: Quinta (29)
Hora: A partir das 21h
Ingressos: A partir de R$ 80
Endereço: Rua Francisco da Cunha, 881, em Boa Viagem.

Serviço 2:
Show da banda The Beat Beatles 
Local: Manhattan Café Theatro
Data: Sexta (30)
Hora: A partir das 21h
Ingressos: A partir de R$ 100
Endereço: Rua Francisco da Cunha, 881, em Boa Viagem.

Garçons Cantores - Atração residente do Manhattan Café Theatro, os Garçons Cantores realizam dois dias de shows esta semana na casa, nesta quarta (28) e sábado (31), a partir das 21h. O grupo apresenta releituras de grandes sucessos nacionais e internacionais, além de trilhas de filmes e hits da Broadway.  Os ingressos custam a partir de R$ 49 (quarta, com direito a rodízio de crepes) e R$ 45 (sábado). O Manhattan fica na Rua Francisco da Cunha, 881 - Boa Viagem, Recife. Mais informações pelo fone (81) 3325 – 3372. 

Serviço 1: 

Show dos Garçons Cantores
Local: Manhattan Café Theatro
Data: Quarta (28)
Hora: A partir das 21h
Ingressos: A partir de R$ 49, com direito a rodízio de crepes
Endereço: Rua Francisco da Cunha, 881, em Boa Viagem.
Informações: (81) 3325-3372.


Serviço 2: 

Show dos Garçons Cantores
Local: Manhattan Café Theatro
Data: Sábado (31)
Hora: A partir das 21h
Ingressos: A partir de R$ 45
Endereço: Rua Francisco da Cunha, 881, em Boa Viagem.
Informações: (81) 3325-3372.

Maestro Forró e Madeira DeLay no "Não Acredito que te Beijei"

Oficialmente, o carnaval ainda nem começou, mas já tem bloco preparado pra prolongar a folia. O "Não Acredito que te Beijei", que este ano chega à sua 10º edição, definiu uma atração diferente para a festa, o show do grupo Madeira Delay com o Maestro Forró, parceria que promete sacudir o público presente. Outras atrações, como João do Morro, Conde Só Brega, Forró Pegado e a cantora Alinne Rosa, que será a atração principal, também já foram confirmadas.
A diretoria do agito pós - folia e a banda Forró Pegado também preparam um espaço especial para o folião que quiser curtir a festa com mais conforto.  O backstage #VibeSurreal,  em alusão ao hit do grupo, contará com open bar de cerveja, água e refrigerante, além de capacidade limitada para 300 pessoas.
O Não Acredito que te Beijei será no dia 21 de fevereiro, às 14h32, mais uma vez no Clube Internacional do Recife. A venda dos ingressos está sendo realizada pelo site oficial do bloco naoacreditoquetebeijei.com. ou nas lojas Vita Brasil da Jaqueira e Boa Viagem. Os ingressos do primeiro lote custam  R$ 35 (pista), R$ 65 (camarote) e R$ 100 (backstage). Mais informações pelo fone 9890 – 9085 (WhatsApp). 

Faringes e outras atrações no Porto do Mar



Faringes da Paixão, Beto do Violão e o DJ Balaka se apresentam no projeto Sexta Beer do Porto do Mar, nesta sexta (30). No projeto Brega Vip do sábado (31), sobem ao palco da casa as bandas Swing do Amor e Kiamo, além do DJ Balaka. Os shows acontecem a partir das 21h.
Os ingressos custam R$ 30 (homem) e R$ 20 (mulher, com nome na lista tem R$ 10 de desconto até 22h. Para isso, basta mandar o nome para a lista VIP da casa, através da fan page https://www.facebook.com/portodomaroficial?fref=ts). O Porto do Mar fica na Rua Regueira Costa, 364, Rosarinho. Mais informações 8188-1144 / 9679-6605. 

Sindileq-PE lança o Loc Show Nordeste nesta sexta


O Sindileq-PE realiza, na próxima sexta-feira (30), o primeiro meeting mensal de 2015. Na ocasião, será lançado o Loc Show Nordeste – mostra de máquinas e equipamentos para construção, que vai acontecer entre os dias 23 e 25 de setembro, no Haras Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Para falar sobre a maior feira de locação de máquinas do Norte e Nordeste, o Sindicato convidou a diretora da Assessor, Gisela Latache, que prepara o evento para o Sindileq. O meeting mensal acontece no Restaurante Ponteio, a partir das 12h, para mais de 40 empresários.

ICC registra queda de 6,7% em janeiro

Em janeiro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) atingiu o menor índice da série histórica iniciada em setembro de 2005. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o ICC caiu 6,7% entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015, ao alcançar 89,8 pontos. Para a FGV, a queda do ICC em janeiro dá sequência à tendência observada ao longo do ano passado e parece refletir aumento da preocupação com o mercado de trabalho e com a inflação.
Em janeiro, houve queda tanto da expectativa em relação aos meses seguintes, com o Índice de Expectativas (IE) recuando 6,2%, quanto do  Índice da Situação Atual (ISA), que atingiu 88,5 pontos, ao recuar 8,6%.
O indicador que mais influenciou a queda do ISA, entre dezembro e janeiro, foi o que mede o grau de satisfação com a situação econômica atual. Aqueles que julgam boa a situação atual passaram de 8,75% em dezembro para 6,0% em janeiro. Já a parcela que afirma estar ruim cresceu de 54,6% para 61,8%, no mesmo período.
Em relação ao futuro, o indicador que mede o otimismo com a situação econômica nos seis meses seguintes também caiu, alcançando 77,6 pontos. A parcela de consumidores que espera melhora diminuiu de 23,3% para 16,6%. Já os que preveem piora aumentou de 30,8% para 39,0% do total.
CDL/Recife

Dança de salão atrai cada vez mais adeptos

Não falta na história do cinema filmes que retratam o prazer e a alergia daqueles que fizeram uma opção pela dança de salão. Quem um dia não tentou imitar a sequência executada por Patrick Swayze, em Dirty Dancing – Ritmo Quente (1987)? Quem não teve vontade de pular do sofá de casa direto para um salão ao ver Richard Gere e J. Lo, em Dança comigo?  
E assim, a dança a dois atravessa gerações e conquista cada vez mais adeptos. Prova disso é a estabilidade alcançada pela Escola Roberto Pereira Danças de Salão, referência no estado no segmento de dança a dois, a unidade comemora, neste sábado (31), a partir das 21h30, cinco anos de intensa atividade.
A festa, que  acontecerá na Boa Vista, promete oito horas de dança sem interrupções. No playlist, ritmos como bolero, samba, forró, tango, salsa e zouk darão o tom da festa, que busca na celebração, agradar o gosto eclético dos amantes da dança a dois. Além do agito no salão, a celebração contará ainda com apresentação de alunos e professores da escola. Vale destacar que além de ser uma atividade de lazer, a dança de salão também é uma opção para as pessoas que sofrem com problemas de saúde, timidez e depressão. A atividade, inclusive, é praticada por pessoas de todas as idades.
Comandada pelos professores Roberto Pereira e Giselly Andrade, que contam com mais de dez anos de experiência profissional e acumulam várias premiações obtidas em festivais e campeonatos, a escola foi fundada em 2010, fruto da repercussão do método de ensino rápido e eficiente desenvolvido pelos professores. A didática, aperfeiçoada ao longo dos anos de ensino, tem como princípio proporcionar ao aluno segurança no aprendizado e a certeza do seu desenvolvimento na arte de dançar.
HISTÓRIA - A primeira unidade da escola está localizada no tradicional bairro da Boa Vista. O espaço, um antigo casarão, possui duas salas com piso de taco, estacionamento próprio e ambiente aconchegante. Com o êxito conquistado, após dois anos de muita dedicação, os fundadores sentiram a necessidade de expandir o trabalho e inauguraram a segunda unidade da Escola no bairro do Espinheiro e, em 2013, a terceira unidade na Caxangá. Os espaços dispõem de ambiente climatizado, recepção e os mesmos benefícios já oferecidos na unidade da Boa Vista, com uma equipe de professores preparados que priorizam a qualidade no ensino.
BENEFÍCIOS À SAÚDE  - A dança é essencialmente uma atividade social e provoca uma sensação de bem-estar psicológico. Permite a troca de experiências, estimula o diálogo e aumenta a motivação. Entretanto, o pacote dos benefícios do exercício vai além dos lucros na vida social. Dançar é uma atividade aeróbica, uma vez que aumenta a frequência cardíaca, estimula a circulação sanguínea, melhora a capacidade respiratória e queima muitas calorias. Em uma hora de dança de salão, é possível eliminar até 700 calorias. A dança ajuda também na reeducação da postura e alivia problemas circulatórios, principalmente nas pernas. Uma das dicas para quem pretende se dedicar à atividade é a prática constante.


SERVIÇO  - Baile de Aniversário – 5 Anos da Escola
Data: 31/01/15
Local: Rua Padre Inglês, 266, Boa Vista, Recife
Horário:  Das 21:30 às 5h30
Entrada: R$15,00 para alunos e convidados. R$18,00 público externo.
Informações:  3088-8585

Mãe Coruja amplia atendimento

O programa Mãe Coruja, do Governo de Pernambuco, ampliará o atendimento à primeira infância (crianças até sete anos) em 2015, através de um plano de desenvolvimento infantil. A iniciativa foi anunciada pelo governador Paulo Câmara, nesta quarta-feira (28), durante a primeira reunião do programa este ano, quando os coordenadores das 12 regionais começaram a estruturar o planejamento. 
Em março, o Mãe Coruja receberá, no México, a sua segunda premiação internacional. Desta vez, o reconhecimento veio através do Prêmio Interamericano da Inovação para a Gestão Pública Efetiva, promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA).  
            "O reconhecimento internacional é mais uma prova que estamos no caminho certo. Esse plano anunciado hoje reforçará a atuação do programa em todo o Estado. O Mãe Coruja é um exemplo para o Brasil; uma política pública que tem dado resultados importantes. Vamos continuar levando 'vida' para a vida das pessoas", destacou Paulo Câmara, ressaltando que os bons índices da iniciativa devem ser creditados à integração entre as secretarias. "Quando trabalhamos de forma integrada, sempre conseguimos mais êxitos", argumentou.  
            Em quase oito anos de atuação, o Mãe Coruja reduziu a mortalidade infantil em Pernambuco de 22,1% para 15,7%. Hoje, o programa atende 130 mil mulheres e 72 mil crianças, em 103 municípios. Pernambuco foi o estado brasileiro que mais reduziu a mortalidade infantil nesse período. "Tínhamos o dobro da média nacional. Após o Mãe Coruja, chegamos à média e vamos trabalhar para diminuir ainda mais esse número", assegurou o governador, salientando que 74% dos casos de mortalidade infantil podem e devem ser evitados.  
           Para consolidar o projeto, que objetiva a melhoria da qualidade de vida das crianças, o Mãe Coruja recebeu o reforço da Secretaria estadual de Cultura, que juntou-se às outras setes pastas no trabalho intersetorial de governo. Também atuam junto ao programa as secretarias de Saúde; Educação; Desenvolvimento Social, Criança e Juventude; Mulher; Planejamento e Gestão; Agricultura e Reforma Agrária e Micro e Pequena Empresa, Qualificação e Trabalho. "Fazemos parte de um todo que tem o objetivo de reduzir as desigualdades sociais", salientou Paulo Câmara, que estava acompanhado na reunião da primeira-dama do Estado, Ana Luíza Câmara. 
            Coordenadora do Mãe Coruja, Bebeth Andrade Lima lembrou que o programa resgata a autoestima da mulher e garante a sua inserção no mercado de trabalho. "Quando começamos a desenhar o programa, ainda em  2007, todos os detalhes foram pensados com carinho. Temos um entendimento que trabalhamos com pessoas que estão inseridas em um determinado contexto social. Não adianta apenas fornecer o alimento, se a mãe não sabe como oferecê-lo corretamente ao seu filho", detalhou.  
            Além de oferecer toda a estrutura para a realização do pré-natal, o Mãe Coruja também disponibiliza um kit com roupas para o recém-nascido. "Uma ação simples, mas que faz uma diferença enorme na vida de uma mãe carente", pontuou Bebeth Andrade Lima, recordando as palavras do ex-governador Eduardo Campos, que, ainda no processo de implantação do programa, em 2007, disse que não iria permitir que nenhuma criança pernambucana saísse da maternidade sem roupa. "O ex-governador identificou essa demanda, posteriormente comprovada por uma pesquisa", lembrou Bebeth, citando as palavras de Eduardo: "O Mãe Coruja é uma política pública que vai marcar para sempre a vida das pessoas". 
RECONHECIMENTO - A premiação que o Estado receberá em março é a segunda vencida pelo Mãe Coruja. Em 2014, o programa foi um dos vencedores do Prêmio das Nações Unidades para o Serviço Público (UNPSA). Um reconhecimento internacional pela excelência na prestação do serviço público, que reúne ações de organizações públicas e agências de todo o mundo.
Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Ipojuca: hospital contará com ultrassom e endoscopia

A Prefeitura do Ipojuca reforça seu compromisso com a saúde no município e garante mais qualidade de vida à população. Na próxima sexta-feira (30), o prefeito Carlos Santana inaugurará o Centro de Diagnóstico, unidade que vai oferecer exames de ultrassonografia e endoscopia aos moradores. 

O centro funcionará nas dependências do Hospital Carozita Brito, em Nossa Senhora do Ó, e tem como objetivo ampliar a oferta de exames especializados, evitando que pacientes ipojucanos se desloquem até outras cidades para realizar uma ultrassonografia ou endoscopia. 

A implantação do serviço teve investimento de aproximadamente R$ 400 mil e contou com recursos dos cofres municipais. Ipojuca passa a ser o segundo município em quase todo o Estado – com exceção de Petrolina -, a disponibilizar este procedimento em sua própria rede municipal de saúde, ficando atrás, apenas, do Recife. 

O fluxo para a realização dos exames será estabelecido por meio do encaminhamento das Unidades de Saúde da Família e também pelos ambulatórios especializados agendados pela Central de Regulação do município. Dentre eles, a endoscopia gástrica com biópsia e a ultrassonografia ginecológica, obstétrica, das articulações e para a área vascular com doppler. 

De acordo com a gerente de Atenção Hospitalar do Município, Adlay Menezes, os dois tipos de procedimento deverão atender uma média de 70 pessoas por semana. “Começaremos com este quantitativo, mas a intenção é aumentar este número para diminuir o déficit que encontramos no município de anos passados”, disse.

Para a realização dos exames, a equipe é composta por médicos endoscopistas, médicos ultrassonografistas, anestesistas, enfermeiros técnicas de enfermagem, todos concursados e capacitados para oferecer bons serviços à população.

Secretaria de Imprensa de Ipojuca   

IPA vai recuperar cinco estradas na Mata Sul‏

O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, atendendo à solicitação do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, autorizou a recuperação de cinco estradas vicinais, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Essas estradas dão acesso aos engenhos Bom Gosto, Ribigudo, Catuama, Colombo e Santa Fé. A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio do IPA, e a Associação dos Fornecedores de Cana (AFCP). O Instituto disponibilizará patrulha mecanizada, composta de motoniveladora, pá carregadeira e escavadeira.
O diretor de infraestrutura hídrica, Albérico Rocha, já iniciou o levantamento com a quilometragem a ser recuperada e o valor do investimento. O relatório deverá ser concluído até a próxima segunda-feira (02/02). “O objetivo é oferecer melhores condições de tráfego, facilitando o acesso da produção até os locais de moagem”, explicou Rocha.
Pumaty – Dentro dessa ação de recuperação de estradas vicinais, a Mata Sul também foi contemplada com o acesso à Usina Pumaty, no município de Joaquim Nabuco, há cerca de dois meses. Depois da reabertura, a usina Pumaty já moeu 240 mil toneladas de cana de 1,2 mil fornecedores, produzindo 14 milhões de litros de etanol. O gastos com salários e pagamento de fornecedores somam mais de R$ 22 milhões. Por essa estrada, passam mais de 20 caminhões carregados de cana diariamente.
Instituto Agronômico de Pernambuco