quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Indústria metalmecânica ganha reforço com novo laboratório do Itep

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) inaugurou, na segunda-feira (26), o Laboratório de Mecânica e Usinagem Avançada (LMUA), destinado a apoiar o polo de metalmecânica do Estado. O LMUA será essencial para o crescimento e a consolidação de micros, pequenas e médias empresas da área e também atuará na formação de profissionais especializados. 
“O laboratório funcionará como ambiente compartilhado e ficará aberto 24 horas, 365 dias por ano e estará à disposição das micros, pequenas e médias empresas, oferecendo máquinas e serviços que possibilitem que elas se estabeleçam como fornecedoras para a indústria de metal mecânica seja na área naval, de petróleo e gás, automotiva, dentre outros segmentos”, explica o engenheiro naval e gerente do LMUA, Marcos Pereira. 
Equipado com máquinas modernas cedidas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec), o laboratório oferecerá uma gama de serviços em diversas frentes, como projeto mecânico e de dispositivos, integridade estrutural, engenharia de fabricação e usinagem mecânica, além de ser compartilhado com empresas, empreendimentos incubados e universidades, oferecendo capacitação para profissionais que irão atuar na área de metal mecânica. “Queremos contribuir para o desenvolvimento industrial não só do ponto de vista de produtos e processos, mas também de pessoas”, destaca Marcos Pereira. 
Estiveram presentes na inauguração representantes da Sectec, Compesa, Facepe, UPE, UFPE e da Finlândia, país parceiro do Itep e da Sectec no desenvolvimento de soluções para o setor de metalmecânica ligadas ao programa Finbratech, também sob gestão de Marcos Pereira. O LMUA faz parte de uma série de ações a serem implementadas pelo Itep no segmento por meio da nova Gerência de Metalmecânica e Materiais (GEMM), que também está incumbida de desenvolver as ações de instalação do Parque Tecnológico de Metalmecânica (PTMM), que contará com cinco hectares no Complexo Industrial de Suape. 
Empresas interessadas em firmar parceria com o LMUA podem entrar em contato com a Gerência Comercial e de Marketing do Itep pelo e-mail: comercial@itep.br

Instituto de Tecnologia de Pernambuco