quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Lula anuncia equipe de ministros

Nota do Blog: Agora serão os nomes. Mas o Blog vai mostrar em breve uma minibiografia deles.











Assinada ordem de serviço para reconstrução do pórtico de entrada de Goiana


Hoje (26), aconteceu a assinatura da Ordem de Serviço para a reconstrução do novo Pórtico da entrada de Goiana que fica localizado às margens da BR-101. A cerimônia foi realizada em frente à Praça da Bíblia, próximo ao local onde será instalado o novo equipamento. 

Na ocasião da assinatura, o prefeito Eduardo Honório destacou a importância da obra e o fato de atender uma antiga solicitação da população goianense. "É com grande satisfação que assino a ordem de serviço para que comece a reconstrução do novo Pórtico. Goiana merece uma bela entrada", declarou.

Segundo a secretária municipal de Obras, Isabella Soares, o novo Pórtico vai melhor acolher os visitantes e os moradores terão mais satisfação e orgulho de morarem num local onde as pessoas, a cultura e a história são valorizadas. "Elaboramos o projeto para valorizar nossa gente e nossa tradição", disse.

Com um orçamento total de quase R$ 336 mil reais, o novo Pórtico terá uma cabine de informação para turistas. A execução ficará a cargo da empresa A&K Reformas e Construção LTDA, vencedora do processo licitatório preparado pela prefeitura de Goiana. As obras de reconstrução começam nesta terça-feira (27).

Além do prefeito Eduardo Honório, participaram da cerimônia de assinatura da ordem de serviço, secretários municipais, vereadores, o representante da A&K, Kleyton Valadares e o público goianense.

Imprensa Goiana PE

1° ninho de tartarugas marinhas é identificado na orla do Paulista na temporada 2022/2023


A Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) do Paulista demarcou, nesta terça-feira (27.12), o primeiro ninho de tartaruga marinha na Praia da Conceição, da temporada 2022/2023. O local foi identificado pelo pescador Valdomiro Guimarães da Silva, que acompanhou o momento em que o animal desovou, e na sequência um agente de limpeza da praia, já voluntário do Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas, entrou em contato com a equipe responsável pelo monitoramento da SEMA. 


“Tenho uma caiçara perto da minha residência, onde guardo os equipamentos de pesca e decidi dar um descanso após o trabalho pela madrugada. Com o sol já raiando escutei uma zoada como se fosse de areia sendo retirada ou escavada, nesse momento abri a porta da caiçara e me deparei com o bicho que já estava desovando e logo enterrando os ovos. Ao terminar, acompanhei a tartaruga até o mar e outro rapaz da limpeza urbana foi quem informou às autoridades competentes sobre o fato. Para mim é muito importante como pescador e homem do mar a preservação dos animais marinhos e fico feliz em saber que a Prefeitura do Paulista prontamente fez a sinalização do ninho para o cuidado com ovos e o nascimento dos filhotes.”


Nos 14 km de orla marítima, Paulista apresenta desovas das cinco espécies de tartarugas marinhas, predominantes no litoral brasileiro, quatro já foram registradas: Eretmochelys imbricata (tartaruga-de-pente), Chelonia mydas (tartaruga verde), Lepidochelys olivacea (tartaruga oliva) e Caretta caretta (tartaruga cabeçuda). 


Na temporada 2021/22 foram registrados um total de 3250 filhotes nascidos em 38 ninhos onde a praia de Enseadinha, no Janga, teve o maior número de ninhos, com 23 registros, seguida das praias de Maria Farinha e Conceição, com 12 e 3 ninhos, respectivamente. A espécie que mais desovou foi a tartaruga de pente com um total de 31 ninhos e 2670 filhotes que caminharam até o mar. Também foram registrados cinco ninhos de tartaruga verde, com 415 filhotes e dois ninhos de tartaruga oliva, com 165 filhotes.

Imprensa Paulista PE 


Ao avistar uma tartaruga ou rastro na areia, entre em contato com a equipe do projeto através do número (81) 99836-9947 (Whatsapp) ou pelo número 153 da Guarda Municipal assim como por meio dos emails: @sema_paulista ou @paulista.tartarugasmarinhas




Férias: o que se deve levar em conta na revisão do carro antes de viajar?


O início de um novo ano costuma vir acompanhado das tão esperadas férias de verão. Uma das opções para aproveitar o momento é fazer uma viagem em família, diversão que pede cuidados específicos com o carro, a exemplo de uma revisão completa antes de pegar a estrada.

“O primeiro passo é procurar sempre por um local onde os técnicos e mecânicos são treinados com os processos das fábricas ou montadoras e utilizam peças originais, as mesmas utilizadas na linha de produção da fábrica”, alerta Marcos Felipe Lacerda, diretor de pós-vendas do Grupo Parvi. “Em nossas concessionárias, por exemplo, passamos pelos mais rigorosos processos de avaliação para atender ao cliente com o mesmo padrão fabril”.

Durante a revisão, é preciso estar atento ao que se chama de saúde do veículo. Dela fazem parte o cuidado com a troca de óleo, fluidos gerais, sistema de freio e sistema elétrico - como o funcionamento geral e as lâmpadas -, que são fundamentais para o bom desempenho do motor. Outro ponto importante é verificar se os pneus estão em bom estado, alinhados e balanceados, para evitar problemas na estrada.

“É importante também realizar um checkup dos itens de segurança, tais como pastilhas e discos de freios, alinhamento, balanceamento, motor por completo, entre outros”, acrescenta Lacerda.

*CRIANÇAS E PETS*

As precauções devem ser ainda mais refinadas ao se preparar para o transporte de crianças, sobretudo os bebês e as crianças menores, e animais de estimação. A recomendação é consultar e estar de acordo com as regras da legislação nacional de trânsito, utilizando os acessórios, sejam eles originais ou homologados por fábrica, quando necessários. 

Vale destacar a necessidade de conferir as normas para o transporte dos pequenos de acordo com o peso e a idade. Crianças de até um ano devem viajar a bordo de bebê-conforto devidamente instalado no banco de trás do veículo e de costas para o assento do motorista. Para as de um a quatro anos, a regra é o uso de cadeirinha fixada no banco traseiro, de frente para o motorista. Dos quatro anos de idade em diante, as regras se aplicam com variação de cadeira de elevação e regulação do cinto de segurança.

Para animais, há opções de uso de cestos fixados ao cinto de segurança do carro ou de cintos específicos para os pets. A escolha deve ser feita de acordo com o tamanho e o peso do bichinho.

*“KIT DE EMERGÊNCIA”*

Por fim, para uma viagem segura de carro, é interessante ter disponível um pequeno “kit de emergência”, que pode ser fundamental em caso de imprevistos.

“O ideal é contar com um seguro adequado”, diz Marcos Felipe Lacerda. “Caso não seja possível no momento, é indicada a reunião de alguns itens, tais como pneu reserva calibrado e de prontidão para uso (estepe); triângulo para sinalização; luzes com pisca sempre em perfeito estado de funcionamento; macaco mecânico; chave de roda e extintor para casos exigidos por lei”.

Da Casa de Passagem para a Europa: a história de Angela Brodbeck é tema de bate papo ao vivo hoje (29)



A escritora pernambucana  Angela Brodbeck tem uma história impressionante: jovem carente assistida pela extinta Casa de Passagem (ONG cuja missão era tirar meninas das ruas do centro do Recife para ressocialização), onde se tornou Agente Multiplicadora de Informações, entregou carta pedindo mudanças no país ao então Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, sofreu abusos sexuais na infância, foi violentada na adolescência e hoje mora na Suíça, onde publicou a autobiografia “Filha do Nordeste Brasileiro” e toca atualmente o projeto voluntário Espaço Internacional da Mulher, que ajuda brasileiras vítimas de violência na Europa. Essa história será o foco do encontro on-line “Da Casa de Passagem para a Europa: a vida de  Angela Brodbeck que deu um livro”, promovido pela Bienal Internacional do Livro de Pernambuco na próxima quinta (29), às 20h, ao vivo na plataforma e-bienal.com. A mediação é do escritor Sidney Nicéas.

Todo o caminho vivido fez  ngela mergulhar no projeto Espaço Internacional da Mulher, totalmente online e com foco na mulher brasileira no Exterior, embora trabalhe também com um grande público de brasileiras residentes no Brasil. São 11 pessoas na equipe, dentre psicólogas, advogadas, psicopedagoga e sexóloga, que buscam atenuar os efeitos da violência sofrida pela mulher brasileira na Europa, apoiando-as em vários níveis. O trabalho de  ngela tem sido reconhecido: ela ganhou o Prêmio Luiza Brunet 2022 de Enfrentamento à violência contra à Mulher, em cerimônia organizada pela High Profile, na Torre Eiffel, na França.

O projeto Espaço Internacional da Mulher é amparado por dados preocupantes. Segundo o levantamento mais recente do Itamaraty, em 2020 mais de 4,2 milhões de brasileiros viviam no exterior, sendo mais de 1,3 milhões somente na Europa - e esse número aumentou significativamente de 2021 para cá. Pra piorar, a violência contra brasileiras entre 2019 e 2020 chegou a 213 casos notificados (número considerado inferior devido a subnotificação de casos dessa natureza); mundialmente, 58% das mulheres são mortas por homens próximos, como pais, irmãos ou parceiros. Na Suíça, país onde funciona o projeto de  ngela, as estimativas do Governo apontam que 01 pessoa morre por conta de violência doméstica a cada duas semanas, sendo que 62,6% desse montante é de mulheres - e parte significativa desse número é de estrangeiras, incluindo brasileiras.

Diante desse quadro, o projeto realiza lives rotineiras em suas redes sociais, que têm atraído muita atenção de quem precisa de ajuda, seja ao menos uma palavra de tranquilidade, fé e esperança. “Falamos sobre depressão, algo muito frequente na Europa. A quantidade de brasileiras internadas em clínicas aqui é muito grande, então trabalhamos em cima dessas informações como forma de prevenir ou fazer a pessoa ter consciência de que precisa de ajuda; violência doméstica, abuso de menores, questões de divórcios onde a mulher brasileira fica numa situação frágil, estando longe do seu país, pois as leis não facilitam para a mulher estrangeira, dentre vários outros temas. Nossas lives têm esse intuito, de informar para que haja prevenção”, explica  ngela.

Dentro do projeto há um trabalho específico, intitulado Amenize a Dor, mais focado no acolhimento psicológico e afetivo. “É um projeto dentro do projeto, com atendimento psicológico para mulheres em situações de relacionamento abusivo. Nossas psicólogas fazem esse atendimento quando a mulher entra em contato conosco pedindo ajuda. Já recebemos pessoas tanto residentes no Brasil quanto na Europa, porém, é um trabalho totalmente sigiloso, como a ética pede, por isso não divulgamos o nome das pessoas atendidas”, afirma.

Este trabalho social é mais um capítulo na vida da escritora, que além das violências sexuais, sofreu bullying na escola e desenvolveu Síndrome do Pânico. Tendo publicado sua história na autobiografia Filha do Nordeste Brasileiro, onde conta detalhes impressionantes da sua vida - especialmente dos abusos na infância e do estupro que sofreu, aos 17 anos de idade, quando era Agente Multiplicadora de Informações da Casa de Passagem - projeto importante que ajudou a resgatar vidas, comandado por Ana Vasconcelos. O fato teve repercussão na imprensa e motivou protestos nas ruas.  ngela lançou também o romance de ficção intitulado Samantha. A escritora participou recentemente da Feira Literária de Lisboa, em Portugal, tendo recebido o Troféu Cultura sem Fronteiras, prêmio de reconhecimento durante o nono aniversário da Rede sem Fronteiras, em solenidade realizada no Grêmio Literário de Lisboa, em setembro último. 

MOSTRA TUA ARTE NA SUÍÇA-  ngela Brodbeck também tem se destacado como escritora e incentivadora da arte brasileira no exterior. Sua história e a necessidade de apoiar artistas brasileiros na Europa a fez criar também o projeto Mostra tua Arte na Suíça, que recebeu prêmios no Brasil - da Câmara Brasileira de Cultura (PB) e da Academia de Ciências e Arte de São Paulo (SP). “Criei o projeto pensando nas dificuldades de outros escritores e artistas na difusão dos seus trabalhos na Europa. Os reconhecimentos recebidos atestam que o caminho traçado é mesmo necessário”, afirma  ngela. “Tanto o projeto voltado para as mulheres quanto este para os artistas não possuem nenhum tipo de convênio. Fazemos tudo por puro prazer em ajudar”, conclui. 

Além dos projetos e livros publicados, ela também participa de um documentário que destaca o trabalho de Ana Vasconcelos, filme da cineasta pernambucana Carla Sarmento, previsto para estrear em 2023.  ngela ainda é colunista de literatura da Revista Brasil Alpino e trabalha no Aeroporto Internacional de Zurique, na Suíça.


SERVIÇO
Da Casa de Passagem para a Europa: a vida de  Angela Brodbeck que deu um livro
Quinta-feira, 29 de dezembro de 2022, às 20h (Acesso gratuito)
Ao vivo pela plataforma da Bienal de Pernambuco, e-bienal.com

Redes Sociais:
https://www.instagram.com/angela.brodbeck/ 
https://www.instagram.com/e.da.mulher/ 
https://www.instagram.com/mostratua.artenasuica/ 

Inaugurada usina solar no Hospital do Câncer de Pernambuco


A Neoenergia Pernambuco e o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) inauguraram, nesta terça-feira (27), a usina solar instalada na instituição, localizada na Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, no Recife. Apenas para se ter uma ideia do tamanho do empreendimento, foram instalados 910 módulos no local. Este é o maior projeto já realizado pela distribuidora pernambucana em unidades de saúde no Estado. A usina terá capacidade de gerar 491 kW-pico, com uma geração anual estimada em 778.615 kWh/ano, o suficiente para abastecer 6.200 residências durante 30 dias. A iniciativa proporcionará uma economia de cerca de 23,4% do consumo anual do hospital, o que significa uma redução aproximada de R$ 390 mil no custo de energia elétrica da instituição por ano. A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulado pela ANEEL. 

Estiveram presentes à inauguração a diretora vice-presidente de Regulação, Institucional e Sustentabilidade da Neoenergia, Solange Ribeiro, o diretor de Relações Institucionais do grupo, João Paulo Rodrigues, o presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Ribeiro, a superintendente geral do HCP, Claudia Barbosa, e parte da direção da unidade de saúde, entre eles os superintendentes de controladoria, Josenildo Martins Sá, técnico, Genildo Lira, e o financeiro, Luiz Caetano.

“Eficiência energética é um dos principais tratamentos que podemos oferecer a instituições como o HCP, agregando sustentabilidade financeira e ambiental. Aqui estamos mostrando que a parceria público privada pode gerar benefícios importantes para a população. O HCP promove um atendimento singular para os pernambucanos e faz um trabalho incrível, por isso estamos tão felizes em encontrar soluções para que a instituição permaneça prestando o serviço tão importante como o que presta aos seus pacientes”, afirmou Solange Ribeiro.

“O projeto do HCP é relevante para a Neoenergia Pernambuco na medida em que este é um dos nossos maiores projetos de geração solar no Estado. São 910 placas que vão gerar energia suficiente para abastecer um quarto do consumo da unidade de saúde. É um orgulho estarmos nesta parceria, contribuindo diretamente para para a melhoria de uma atividade tão relevante para a sociedade pernambucana”, comentou Saulo Cabral.

Para a inauguração desta terça-feira (27), as equipes da Neoenergia passaram 120 dias trabalhando na instalação da usina, que ocupará uma área total de 2.351m², cerca de 70% do telhado. Cada um dos 910 módulos possui uma potência de 540Wp. “O Hospital de Câncer de Pernambuco é reconhecidamente uma referência no setor de saúde no Brasil. A instalação dessa usina vai contribuir diretamente para uma melhor eficiência energética da unidade, assim como uma economia considerável de recursos que certamente serão aportados em outros locais que podem ajudar ainda mais no tratamento dos pacientes”, disse João Paulo Rodrigues.

“A Neoenergia, através do Projeto de Eficiência Energética, traz uma importante contribuição para a sustentabilidade ambiental, além de uma economia no consumo de energia, reduzindo o custo das contas mensais e oportunizando mais investimento no tratamento e bem-estar do paciente oncológico”, comemora a superintendente geral do HCP, Cláudia Barbosa. 

Esta não será a primeira ação da Neoenergia Pernambuco junto ao HCP. Em 2019, a distribuidora substituiu aproximadamente 2,5 mil lâmpadas ineficientes por novas, de LED, em toda a unidade de saúde. Além disso, o Hospital faz parte da Conta do Bem, onde os clientes da Neoenergia Pernambuco podem realizar a doação de qualquer valor na própria fatura de energia elétrica.

A ação junto ao HCP não é uma iniciativa isolada da Neoenergia Pernambuco. A distribuidora já promoveu a substituição de lâmpadas em centenas de prédios públicos do Estado e construiu usinas em locais como TRF-5, AACD, Hospital da Mulher do Recife, Hospital Armindo Moura, Hospital Dom Tomás, Fundação Terra, entre outros. 

*Desenvolvimento sustentável* - A instalação da usina solar no HCP está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável números 7 (energia limpa e acessível), 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e 17 (parcerias e meios de implementação).

Imprensa Neoenergia PE

#VcNoBlog Isabela Lessa

Qualificação, trabalho e sua vitalidade no enfrentamento à violência contra mulher

Foi instituído o Programa Nacional Qualifica Mulher, a entrada em vigor do Decreto 11.309 é um sopro de esperança para encerrar 2022. Com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento profissional feminino no país de mulheres em condição de vulnerabilidade social, é um importante avanço nos mecanismos de enfrentamento à violência de gênero. 

Isso porque o relacionamento abusivo e de opressão masculina tem vários silenciamentos, e um deles é o financeiro. Toda mulher pode ser vítima de violência doméstica, ela é bem democrática, mas a mulher que depende do companheiro fica ainda mais fragilizada e presa ao ciclo de violência. Sem qualificação não há capacidade nem condições de ter uma vida independente e com possibilidades de sustento. 

Estamos falando de uma realidade, infelizmente, muito comum aqui no Brasil. Somos o quinto país no ranking do Mapa da Violência de 2015, organizado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), que mais mata mulheres. O feminicídio demanda um enfretamento multifatorial, pois uma mulher é morta a cada 24h no Brasil. Um triste desfecho de uma história que começa a ser escrita bem antes com violências verbais, psicológicas, morais, físicas, que se revela em comentários, gestos e olhares que parecem ser sutis, mas que consolidam opressão e desaguam na morte, muitas vezes.

As mulheres mães perdem mais o emprego, ao terem a sobrecarga do cuidado do lar e dos filhos – uma consequência do machismo estrutural, que delega às mulheres essas funções. O que as deixou ainda mais expostas à violência doméstica. O desemprego e a violência atingiram índices ainda mais altos na pandemia. E viramos um país que vivenciou somado a tudo isso o enfraquecimento de políticas públicas voltadas especificamente para mulheres com o desmonte do Ministério da Mulher que foi aglutinado no de Direitos Humanos.

Assim, um Decreto como esse é um alento, pois há a possibilidade de mitigar a banalização da violência contra mulher. Ele vai beneficiar especialmente mulheres de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social ao estimular o empreendedorismo, a inserção e reinserção das mães no mercado de trabalho. 
O programa será desenvolvido pela União, facultada a participação dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e dos órgãos, das entidades e das instituições, públicas e privadas, de forma transversal, numa parceria de múltiplos agentes atuantes no e atentos ao incremento de práticas reais de enfretamento ao feminicídio.

Isabela Lessa, advogada civilista, presidenta da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PE e coordenadora da Faculdade Nova Roma.

Noite de Autógrafos em Caruaru


Foi realizada, nesta terça-feira (27), a abertura do projeto "Noite de Autógrafos", da Escola Municipal Professor Leudo Valença, no bairro das Rendeiras. O evento foi dividido em dois dias (27 e 28/12) com a apresentação de 400 estudantes das turmas do 4º e 5º anos que, ao longo do segundo semestre letivo, construíram narrativas que foram transformadas em livros.

"Apresentamos a nossa comunidade educativa 400 novos escritores mirins. Por meio de um trabalho desenvolvido a partir do nosso corpo docente, alinhado às políticas educacionais, da Rede Municipal de Ensino, no que concerne ao processo de recomposição de aprendizagens, principalmente, as práticas de incentivo à leitura e produção da escrita", disse o secretário Executivo de Ensino da Aprendizagem, Lúcio Farias.

A "Noite de Autógrafos" contou com a participação dos familiares dos estudantes, professores e profissionais da secretaria de Educação e Esportes, que tiveram a oportunidade de receber das mãos dos alunos seus primeiros livros autografados.

"Nossa escola se alegra com todo esse resultado, fruto de um trabalho coletivo e de reconhecimento das potencialidades dos nossos estudantes. Mesmo após todas as dificuldades, vivenciadas pelo período de aulas remotas ao longo de quase dois anos de pandemia, compreendemos que nossos estudantes poderiam explorar toda criatividade e talentos que lhes são inerentes. Essas publicações ratificam todo esforço coletivo da nossa escola e da rede para elevação da aprendizagem de nossos estudantes", comentou a gestora da Escola Professor Leudo Valença, Eliana Wanessa.

Imprensa Caruaru 

Pernambuco lidera de geração de empregos no Nordeste em novembro


Pernambuco gerou 8.290 novos postos de trabalho com carteira assinada no mês de novembro. O melhor saldo do Nordeste e o quarto melhor do país. No acumulado desde agosto do ano passado, quando foi lançado o Plano Retomada, o Estado tem 139.056 empregos gerados, ultrapassando com folga e com um mês de antecedência a meta de 130 mil novas vagas projetada para ser atingida ao fim de 2022. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

Em todo o país foram gerados 135.495 novos postos de trabalho. Os estados que mais contribuíram para o resultado foram São Paulo (50.908), Rio de Janeiro (25.223), Rio Grande do Sul (11.679) e Pernambuco (8.290).

“Vamos finalizar o ano com R$ 5 bilhões investidos em obras públicas que estão contribuindo decisivamente para a geração de empregos. O Plano Retomada cumpriu seu objetivo e mais uma vez somos o estado do Nordeste que mais cria novos postos de trabalho e aparecemos entre os quatro primeiros do país”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Imprensa - PE

A banda pernambucana Los Negrones lança seu primeiro EP


A banda pernambucana Los Negrones, formada pelos irmãos Felipe e Fábio Silva, lançou ontem (28) o primeiro EP da carreira, intitulado Sonho Delirante. Com o rock como ritmo predominante, o álbum conta com 5 músicas que foram gravadas em estúdio, são elas: Tédio, Com Você, Tudo é Falsidade, Calor da Pele e Sonho Delirante (canção que nomeia o álbum). Apesar de toda psicodelia, as canções também trazem as vivências da dupla.

Criada em 2018, com letras e melodias originais, Los Negrones nasceu de um projeto musical com uma proposta voltada para a música afro, onde os artistas sempre fizeram questão de levantar a bandeira da arte de rua. Fábio e Felipe tocam nas ruas, praças, transportes coletivos e onde mais houver espaço para a arte independente. E, nesta quarta-feira, eles sobem mais um degrau nessa caminhada, com o lançamento do EP, que acontecerá no canal da banda no YouTube, às 16h.

O trabalho de Los Negrones alimenta o empoderamento da música afro na atmosfera da música popular. A mistura de estilos musicais é um símbolo de músicos livres de estereótipos, onde a liberdade para trabalhar nos ritmos é bem maior. “Estamos lançando esse EP para que as pessoas ouçam o que temos a dizer, queremos que as pessoas saibam quem somos e que se sintam parte disso tudo. Criamos esse projeto para transmitir amor através da música. Queremos viver em sonhos delirantes”, destacou Fábio.

Os irmãos não se limitam apenas a um estilo. Apesar do rock prevalecer, fica nítido em cada canção que existe uma influência forte do jazz, cumbia, soul, blues e bossa nova. A dupla sempre leva aos palcos e espaços onde tocam o velho espírito do rock, com originalidade e repertório autoral, tratando coisas do cotidiano atual através de suas letras.

Felipe Silva (voz e guitarra) e Fábio Silva (voz e percussão) iniciaram suas carreiras artísticas no ano de 2016. Antes de se dedicarem totalmente à música, eles exerciam funções técnicas, como sonoplastia e iluminação, em espetáculos da cena teatral recifense. “Esse EP é a realização de um sonho pra gente. Tocar a alma das pessoas com nossa arte é o que nos motiva diariamente. É uma troca, uma experiência única pra quem se permite ouvir e para nós, que fazemos tudo com afeto”, destacou Felipe.

Sem patrocínio e com muito suor, eles conseguiram se organizar e produzir suas canções autorais. 

*Serviço*
Instagram: @los_negrones_oficial
YouTube: www.youtube.com/@losnegrones3378

Pedágios de acesso ao Litoral Sul seguem arrecadando doações para campanha Natal Sem Fome


O movimento Transporte Solidariedade, lançado pelo Grupo Monte Rodovias em parceria com o Ação Cidadania, continua arrecadando alimentos não perecíveis em apoio à Campanha Natal sem Fome. Dessa forma, os motoristas que se deslocarem com destino ao Litoral Sul do estado para as comemorações de final de ano, ainda podem realizar suas doações. Para isso, basta entregar os itens em qualquer uma das praças de pedágio localizadas no Sistema Viário do Paiva, administrado pela Rota dos Coqueiros, e no Complexo Viário de Suape, gerido pela Rota do Atlântico. A doação pode ser feita em qualquer horário, pois os pedágios funcionam 24 horas por dia.


Para contribuir com a iniciativa e estimular a participação da sociedade, nesta quarta-feira (28), o Grupo Monte Rodovias realizou a entrega de duas toneladas de donativos. Os alimentos vão beneficiar 200 famílias residentes nos municípios de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Norte; Buíque, no Agreste; além de comunidades localizadas na Região Metropolitana do Recife. Os itens foram enviados imediatamente para as cidades.


A colaboradora do Ação Cidadania em Vitória de São Antão, Naiery Sllainn, comenta a importância da iniciativa para as pessoas beneficiadas. “Essa doação que está indo agora para a nossa cidade é fundamental para atender as famílias carentes, sendo a maioria moradora de áreas rurais. Sabemos que é um trabalho que não pode parar, porque as pessoas têm fome o ano inteiro, mas há um significado especial desse gesto durante o período natalino”, destaca.


“Estamos muito felizes em disponibilizar nossa estrutura em prol de uma campanha tão relevante e que, há décadas, vem ajudando milhares de pessoas. Acreditamos que a união e o empenho coletivo podem fazer a diferença. Por isso, reforçamos que a campanha segue ativa nas nossas praças de pedágio e estamos contando com a ajuda de todos que puderem colaborar”, enfatiza a diretora regional da Monte Rodovias em Pernambuco, Rafaela Elaine. 


A ação de estímulo também ocorre simultaneamente na concessionária do Grupo Monte Rodovias localizada na Bahia. Na próxima sexta-feira (30), a doação será realizada para o Ação Cidadania de Salvador, que receberá o total de uma tonelada de alimentos.


NATAL SEM FOME – A iniciativa é uma das principais campanhas do gênero do Brasil e, neste ano, chega na sua 30ª edição. O Natal sem Fome conta com a parceria da Unesco, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e do Programa Alimentar Mundial. Ao longo do ano, são realizadas diversas atividades com foco na mobilização de parceiros e arrecadação de alimentos destinados para famílias carentes.

Recife lança consulta pública para a criação de 9 mil vagas de creche e de pré-escola através de PPP


Com o objetivo de ampliar  ainda mais o número de vagas de creche e pré-escola, a Prefeitura do Recife lança consulta pública para a construção de até 40 novas unidades de educação infantil na cidade através de parceria público privada (PPP). As novas creches-escolas irão atender cerca de 9 mil estudantes em período integral, com idades entre 0 e 5 anos, sendo 5,4 mil vagas de creche e 3,6 mil vagas de pré-escola. A consulta pública será realizada por meio do Portal da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (desenvolvimentoeconomico.recife.pe.gov.br), para que a população em geral tenha acesso ao projeto. Com esse quantitativo, o município praticamente vai mais que dobrar a oferta na rede municipal de ensino, saltando para mais de 17,5 mil vagas. 

Através da consulta, a população poderá enriquecer o projeto com valiosas sugestões, dando a oportunidade de aperfeiçoamento ao processo. As novas unidades de educação infantil contarão com quatro tipos de construção, tendo unidades com 6 salas, com 12 salas e com 18 salas. A entidade vencedora do processo de licitação ficará responsável pela construção das unidades, incluindo mobiliário e equipamentos, e manutenção dos prédios, inclusive com os serviços de limpeza, pintura, vigilância, portaria, manutenção elétrica e hidráulica, rede lógica e outros.

Importante destacar que a creche-escola será pública e parte da rede municipal de ensino do Recife. O prazo de concessão e dos serviços da PPP previsto é de 25 anos.

É importante ressaltar que a gestão da unidade e toda a parte pedagógica envolvendo profissionais, materiais didáticos, alimentação escolar, fardamento, livros e as atividades envolvendo a Educação Infantil - como acontece nas unidades já existentes na rede - será de responsabilidade da Secretaria de Educação do Recife. 

As novas creches-escolas terão prédios modernos, com salas climatizadas e toda estrutura para o maior desenvolvimento das atividades envolvendo as crianças e os profissionais da rede pública de ensino do Recife. O projeto da Prefeitura do Recife, envolve a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) e a Secretaria de Educação (SEDUC). O Projeto conta ainda com a participação da Recife Parcerias e do BNDES.

*INFÂNCIA NA CRECHE -* A iniciativa é mais um eixo importante do Programa Infância na Creche, que visa dobrar o número de vagas nas unidades infantis do Recife até 2024. Para isso, já foram construídas e implantadas novas creches, além da ampliação de unidades já existentes. Para 2023, a Prefeitura já vai ofertar duas mil novas vagas em creches em comparação com o final de 2020. O número representa um aumento de 30% na quantidade já ofertada na Rede Municipal da cidade, saltando de 6,5 mil para 8,5 mil vagas. 
 
O Programa Infância na Creche visa dobrar o número de vagas nas unidades infantis até 2024. Para isso, já foram construídas e implantadas seis novas creches na cidade, além de 13 ampliações de unidades já existentes e outras dez com os serviços de expansão ou construção em andamento. Novas obras para ampliar a oferta de educação infantil ainda serão iniciadas em 2023 e 2024. Outra estratégia adotada pela Prefeitura para ampliar o número de vagas em creche é a parceria com creches credenciadas, que passam a operar na rede pública municipal e a ofertar integralmente vagas para o ensino público, possibilitando o atendimento de um maior número de crianças.

Imprensa Recife 

Fotolegenda: O casamento que encantou Camaragibe


Imagem restaurada do casamento Maria Anita Amazonas Mac Dowell e Samuel Mac Dowell . As bodas aconteceram na Capela no Engenho Camaragibe, no dia 10 de abril de 1926. Ela casou aos 18 anos e ele aos 27 anos de idade . O noivado havia ocorrido um ano antes, em 06.04.1925.

Crianças e jovens da periferia do Recife apostam na moda 'loiro luxo' para o Carnaval 2023


A chegada da temporada do verão no nordeste e as festividades do fim do ano de 2022, estão trazendo uma nova tendência que está mexendo com a cabeça de crianças e jovens da periferia do Recife. A onda do cabelo ‘loiro luxo’ é a moda do momento. A técnica,que promete ser sucesso no Carnaval 2023, inclui procedimento de descoloração do cabelo, deixando com a cor branca. O estilo, muito usado por artistas e celebridades nesta época do ano, também é o mais pedido pelo clientes da Barbearia Caio Mendes, localizada na Avenida Maurício de Nassau, 51° Cordeiro, Zona Oeste da capital pernambucana. 


O procedimento do ‘loiro luxo’ é aplicável a todos os tipos de cabelo. O método, que também é seguro em crianças a partir dos 6 anos, não provoca ardência, lesão ou irritabilidade. Além disso, não danifica os fios do cabelo nem o couro cabeludo. O resultado pode durar entre dois a três meses.“ É importante ressaltar que este tipo de método seja realizado por profissionais especializados” afirma o arquiteto capilar e especialista em moda e estilo de cabelo masculino, há mais de sete anos, Caio Mendes. 


Segundo o especialista, o passo a passo para chegar ao tom platinado dura em média três horas. “Incialmente é feito uma avaliação do estado do fio do cabelo e do couro cabeludo. Cabelos que passaram por algum procedimento recente de aplicação de botox, pigmentação ou progressiva, por exemplo, não devem receber a técnica, isso porque dificulta a uniformização da cor. O mesmo vale para pessoas com dermatite seborreica, caspa, ferida ou lesão couro cabeludo.


Após a fase de diagnóstico, é iniciado a aplicação de uma loção que previne a irritação do couro cabeludo na hora do processo químico. Em seguida, é feita a divisão das medidas de cada produto que será aplicado na primeira parte da descoloração. Depois é dado um intervalo de até uma hora e meia. Faz um exangue do cabelo, e realiza uma segunda mistura dos produtos, que deve durar entre 25 e 40 minutos. O último passo é a lavagem. Com os fios de cabelo brancos, a química é completamente retirada com água corrente e shampoo. Ao final, é feito o corte do cabelo, secagem e modelagem.  


Para que a cor do cabelo permaneça por muito mais tempo bonita e com o resultado esperado, é recomendável ficar atento às manutenções necessárias. “Evitar banho de piscina, por conta dos metais pesados, e cloro, que faz o cabelo amarelar. Outra orientação é usar produtos para prevenir a perda da cor. Para isso, é necessário o uso complementar de outros produtos, que ajudam na redução da oxidação dos fios do cabelo. Tudo isso deve ser realizado obrigatoriamente uma vez por semana", diz Mendes. 


Além de provocar a transformação visual, o tom ‘loiro luxo’, contribui para autoestima, valorização à imagem pessoal e, claro, deixa a pessoa mais atraente, principalmente na hora da paquera, e engajamento nas redes sociais, é o que garante o publicitário e jornalista, Matheus Soares, que saiu da cidade de Olinda, para vir até o Recife em busca da novidade. “Gostei demais do resultado do tom platinado do meu cabelo. Eu já vinha pesquisando sobre essa moda, e agora, com o fim do ano, resolvi me presentear. Fiz essa mudança no meu visual, que por sinal, já é sucesso por onde passo. Postei na internet e recebi muitas curtidas. Todo mundo aprovou. Vou permanecer assim até o carnaval”, brinca.


A procura pelo serviço tem sido tão intensa, que nos últimos dias, a Barbearia Caio Mendes, precisou aumentar o número de atendentes. "Diariamente dezenas de pessoas têm chegado à procura da novidade. É uma loucura total. Todo mundo aderindo à moda. Por conta disso, precisei aumentar a mão de obra. E isso é muito bom porque demonstra o quanto o público confia no nosso trabalho. Me sinto realizado em poder contribuir com o bem-estar dos nossos clientes", finaliza.  

Ano novo tem horário especial para lojas e shoppings da RMR

Após a semana de Natal, muitos vão aos centros de compras para trocar os presentes recebidos, comprar os que faltaram ou garantir as roupas e decorações para as comemorações de Ano Novo. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife) estima que as vendas deste fim de ano serão entre 5% e 7% maiores, na comparação com o mesmo período de 2021.

No final de semana, os horários de abertura das lojas do Centro e de bairros ficam a critério de cada lojista. Confira:

*Centro do Recife e bairros – dia 31 - lojas funcionam das 8h às 18h. Dia 1º de janeiro, lojas fechadas.

*Recife
Shopping Recife - No dia 31 - lojas funcionam das 9h às 18h. Dia 1º de janeiro, lojas fechadas e horário facultativo das 12h às 21h para operações de alimentação e lazer.

RioMar Shopping - No dia 31 funciona das 9h às 18h. Dia 1º de janeiro, lojas e quiosques fechados. Abertura facultativa para operações de alimentação e lazer das 12h às 21h.

Shopping Boa Vista - No dia 31, as lojas abrem das 9h às 18h. No dia 1º, apenas a praça de alimentação funciona, abrindo das 11h às 19h.

Shopping Tacaruna - No dia 31, das 9h às 18h, e dia 1º de janeiro, lojas fechadas e operações de alimentação e lazer poderão funcionar de forma facultativa, das 12h às 21h.

Plaza Shopping - No dia 31 de dezembro, o funcionamento é das 9h às 18h. No dia 1° de janeiro, as lojas estarão fechadas. As operações de alimentação e lazer poderão funcionar de forma facultativa, das 12h às 21h. O cinema abre de acordo com a programação.

*Olinda
Shopping Patteo Olinda
 - No dia 31 as operações funcionam das 9h às 18h. Dia 1º de janeiro, lojas e serviços estarão fechados. Operações de alimentação e lazer terão funcionamento facultativo das 12h às 21h.

*Paulista
Paulista North Way Shopping 
- No dia 31 funciona das 9h às 18h. Dia 1° de janeiro, lojas fechadas e a abertura será facultativa na Praça de Alimentação, das 12h às 21h.

*Camaragibe
Camará Shopping 
- No dia 31, abre de 10h às 18h. Já no dia 1º de janeiro, as lojas estarão fechadas.

*Jaboatão
Shopping Guararapes 
- Dia 31, das 9h às 18h. Dia 1º de Janeiro, lojas fechadas, mas praça de alimentação e área lazer poderão funcionar de forma facultativa, das 12h às 21h.

*Cabo de Santo Agostinho
Shopping Costa Dourada -
 Dia 31, funciona das 10h às 18h. Dia 1º de janeiro, lojas fechadas e praça de alimentação abre das 12h às 20h.

*Igarassu
Shopping Igarassu 
- Dia 31 funcionará das 9h às 18h. Dia 1º de janeiro, fechado. Cinema de acordo com sua programação para o dia 1º.

*Moreno
Recife Outlet 
- Dia 31 - funciona das 9h às 16h. Fechado no dia 1° de janeiro.

Lançamento da Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco 2023-2027


A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE) lança, nesta quinta-feira, no auditório da Secretaria e transmissão pelo Youtube, a nova Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) de Pernambuco para os próximos cinco anos. O evento começa às 11h e terá participação online da vice-governadora de Pernambuco e futura ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos.

O documento leva em consideração as tendências mais recentes da CT&I no mundo e as mudanças na conjuntura nacional e estadual, fortalecendo os aspectos que ainda precisam avançar e instituindo linhas de ações inéditas para o desenvolvimento sustentável do Estado com base em CT&I.

A nova Estratégia de CT&I foi elaborada por meio de um convênio com a Universidade de Pernambuco (UPE). Lançada em 2017, a Estratégia atual possui o horizonte de tempo que se encerra este ano e norteou todas as ações para a área de CT&I em Pernambuco nos últimos cinco anos.

O novo documento, para o período de 2023 a 2027, contribui para a continuidade e fortalecimento das políticas públicas para o desenvolvimento científico, tecnológico e da capacidade inovativa do estado; incentivos a investimentos produtivos em segmentos de maior intensidade tecnológica; melhoria nos indicadores da qualidade da educação; expansão da base científica e tecnológica; e oportunidades para promover a transformação social, elevação da qualidade de vida e da prosperidade para Pernambuco.


Serviço:

Data: 29 de dezembro de 2022 (quinta-feira)
Horário: 11h às 12h
Local: Presencial no auditório da Secti-PE
Link para a transmissão no Youtube: https://youtu.be/ABH0s-fXLRY

Imprensa SECTI PE


Projeto identidade cidadã fecha o ano com 37% de aumento de emissão de RG em Olinda

O projeto Identidade Cidadã, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Cidadã de Olinda, atingiu 6.776 documentos emitidos em 2022. Esse número representa um aumento de aproximadamente 37%.

Desde o início desse acordo em 2021, 11.728 cidadãos foram atendidos. No ano da assinatura do acordo foram expedidas 4.948 identidades. A iniciativa faz parte de uma cooperação técnica firmada pelo Professor Lupércio com o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB).

Para 2023 haverá o acréscimo de mais um kit contendo computador, câmera fotográfica, e captador de impressão digital. Com esse incremento, o projeto contará com três kits, onde dois ficarão na sede da guarda e um ficará no ônibus para emissão itinerante dos RGs.

De acordo com o Secretário de Segurança Cidadã de Olinda, Coronel Pereira Neto, a pasta irá melhorar ainda mais o serviço em 2023. “Estamos melhorando a estrutura física para garantir mais conforto à população com a reestruturação das instalações, mais uma sala com ar condicionado e televisão. A nossa expectativa é ter um acréscimo superior a 30%, chegando próximo de 15 mil atendimentos no próximo em 2023”, afirmou o Secretário.

A iniciativa de levar o serviço mais perto das pessoas garante mais cidadania para quem tem dificuldades de locomoção, comorbidades graves, doenças degenerativas. O trabalho domiciliar inclui a coleta de todas as informações, além da captura de imagens da face e das impressões digitais, permitindo que o documento de identidade seja expedido.

Como emitir RG

Para quem tem interesse em emitir seu RG basta ir até a sede da Secretaria de Segurança Cidadã, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h, localizada na Avenida Santos Dumont, 177 – lado “B”, no bairro do Varadouro.

Quem ainda não retirou a identidade, pode realizar contato no telefone (81) 3429.2947, além da opção de WhatsApp, por meio do (81) 98979.0054 e obter informações sobre a disponibilidade do documento.

O serviço funcionará normalmente no início de 2023, parando apenas nos períodos oficiais de carnaval.

Imprensa Olinda 

Natal dos Encontros segue espalhando tradições pela cidade

Distribuindo os encantos azuis e encarnados da cultura popular pela cidade, a programação do Natal dos Encontros, realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, chega à sua terceira semana de atividades, com mais 15 atrações e apresentações espalhadas por vários bairros e espaços públicos.

 

As atividades recomeçam hoje (28), em Santo Amaro, com as Jornadas para Celebrar, que espalham as tradições natalinas por todas as regiões da cidade. Na quinta (29), as Jornadas levarão pastoris e velhos, cavalo marinho e grupos de dança para Beberibe. Encerrando a semana, na sexta-feira (30), a partir das 18h, luzes e brincadeiras natalinas se encontram na Rio Branco e no Pátio de São Pedro.

 

E no dia 6 de janeiro, com a Queima da Lapinha, no Pátio de São Pedro, a programação natalina chega ao fim, abrindo alas para o ciclo carnavalesco. A despedida vai reunir, a partir das 17h30, no Pátio de São Pedro, 12 pastoris, além de três orquestras, bloco lírico, grupos de dança e passistas para consagrar ao fogo os desejos e expectativas para o novo ano, que chega devolvendo o Carnaval ao Recife, após dois anos de saudade.

NATAL DOS ENCONTROS 2022


PROGRAMAÇÃO DA TERCEIRA SEMANA

QUINTA-FEIRA (29)

Beberibe/PRA 2 (Av. Beberibe com Praça Chayenne)

Jornadas para Celebrar

19h - Pastoril Jardim da Alegria

19h30 -Grupo Matulão de Dança Bumba Meu Boi Bumbá

20h - Pastoril Viver a Vida 3ª idade

20h30 -VéiLumbrigueta

 

SEXTA-FEIRA (30)

Avenida Rio Branco

18h - Pastoril Tia Nininha

18h30 -Guerreiro Sol Nascente

19h - Pastoril Estrela de Belém

 

Pátio de São Pedro

18h - Pastoril do Véio Tabica e da Véia Buchecha

18h30 - Balé Deveras

19h -Boi D’Loucos

19h30 - Ciranda Mimosa

IPA E SDA assinam termo de cooperação entre Pernambuco e Bahia

IPA E SDA assinam termo de cooperação entre Pernambuco e Bahia
O secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Cláudio Asfora, assinou na manhã desta terça-feira (27), um acordo de cooperação entre Bahia e Pernambuco na área de proteção fitossanitária. O acordo ressalta a composição do Vale do São Francisco de áreas comuns entre os estados, que assumem posição de destaque no cenário nacional em virtude da capacidade de produção da fruticultura, importante para o alcance nos mercados internacionais.

A Instrução Normativa n° 45, de 29 de agosto de 2006, da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, que criou a área de proteção fitossanitária do Vale do São Francisco, compreende municípios dos dois estados, com o objetivo de reduzir o risco de introdução de pragas, garantindo a continuidade da geração de empregos, a fixação do homem no campo e a melhoria da qualidade de vida.

O ato de assinatura contou com a presença do presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Bartolomeu Monteiro, do presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Paulo Roberto Lima, do presidente do do Instituto de Terras e Reforma Agrária – ITERPE, Henrique Queiroz, do vice-presidente da ValeExport Ricardo Almeida e do representante da Moscamed Jair Virgílio.

Imprensa IPA

Poços inaugurados em Igarassu


Nesta quarta-feira (28), a diretora Regional Metropolitana da Compesa, Nyadja Menezes, inaugurou três novos poços profundos em Igarassu, que vão reforçar o sistema de abastecimento de água de diversas áreas da cidade. Os poços vão captar água subterrânea do Aquífero Beberibe, na Bacia Sedimentar Paraíba. O primeiro deles, beneficia cerca de 3.500 habitantes do bairro Sítio dos Marcos. O poço possui 210 metros de profundidade e uma vazão estimada em 16,6 litros de água por segundo. A obra, que teve investimento de quase R$ 1,2 milhão, vai garantir o abastecimento diário do bairro, saindo do atual rodizio de 5 dias com água X 3 dias sem água.

O segundo poço inaugurado destina-se ao reforço do sistema de abastecimento de água nas áreas dos Loteamentos Flores, Tropical, Palmeiras, Reserva da Pitanga I e II e Oliveiras, localizados no bairro de Agamenon Magalhães. O poço possui profundidade de 166 metros e vazão de 16,6 litros de água por segundo. Foram implantados cerca de dois quilômetros de adutora do poço até os reservatórios existentes.

“A obra vai possibilitar a melhoria do abastecimento das áreas de abrangência desses reservatórios, garantindo que quase sete mil pessoas tenham água nas torneiras”, explica a diretora Nyadja Menezes. Nos loteamentos Pitanga I, Pitanga II, Oliveiras, Palmeiras e Tropical o abastecimento passará a ser diário. Já o loteamento Flores foi beneficiado com a ampliação da oferta de água. O investimento em perfuração, obras civis, eletromecânicas, instalações elétricas, adutora e demais obras para funcionamento e operação do poço foi de mais de R$ 1,5 milhão.

Finalizando as agendas desta quarta-feira, foi inaugurado o poço que vai reforçar o abastecimento de parte do bairro Agamenon Magalhães e Bela Vista. Esse terceiro poço possui profundidade de 160 metros e vazão de 16,66 litros por segundo que será aduzida para o Reservatório Elevado – REL Agamenon Magalhães, através da implantação de mais de 1,6 quilômetros de adutora do poço até o reservatório. O empreendimento teve um investimento de mais de R$ 1,5 milhão e vai beneficiar quase nove mil habitantes.


Imprensa Compesa

Plano Municipal de Assistência Social do Recife


Visando fortalecer as ações do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) do Recife, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas publicou, no Diário Oficial do Município, no último sábado (23), três resoluções que normatizam o Plano Municipal de Assistência Social do Recife. As três medidas preveem a formação de uma Comissão Provisória, que vai realizar o acompanhamento da construção do plano municipal, a organização de encontros e o agendamento de reuniões periódicas. O Plano é um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da política de assistência social na perspectiva do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

 

Foram publicadas as resoluções 060/2022, que estabelece o cronograma das reuniões do Pleno Ordinário do CMAS em 2023; a 061/2022, que trata do Plano Municipal de Assistência Social do Recife; e a 062/2022, que destaca a normatização do planejamento e avaliação do CMAS.

 

Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, destaca a importância da atuação do Conselho no controle social da política pública. Ela também destaca que o colegiado deve acompanhar e monitorar a elaboração do plano municipal, que é responsável por nortear a prática, o serviço, os programas e serviços municipais da assistência social. "É muito importante que o Conselho acompanhe, institua uma comissão e crie o plano, que é construído de forma participativa com os usuários, os técnicos e os gestores", enfatizou a gestora.

 

De acordo com Edson Lima, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, a resolução 062/2022 trata da normatização do Plano Municipal de Assistência Social do Recife para 2025. Ele explica que o planejamento será construído com a participação do governo municipal e da sociedade civil.

 

"O Conselho Municipal de Assistência Social achou por bem, baseado numa experiência do ano anterior, formar uma comissão provisória para analisar como vai ser construído o plano municipal do Recife. Essa comissão vai ser de forma paritária", destacou Edson Lima. No Recife, o CMAS existe desde 1995 e tem a responsabilidade de discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços socioassistenciais estatais e não estatais no Município. A criação dos conselhos municipais de assistência social está definida na Lei Orgânica da Assistência Social – Lei nº 8.742/1993.

Crédito Popular atinge a meta de 40 mil operações de crédito para empreendedores pernambucanos


Nos últimos quatro anos, o Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Empreendedorismo (AGE), liberou um montante superior a R$ 115 milhões em financiamentos para mais de 40 mil investimentos produtivos em todas as regiões do Estado. O crescimento em relação ao período anterior (2015-2018) é de 23% nos valores liberados e de mais de 1.000% na quantidade de benefícios concedidos. 

“Estamos felizes com os resultados, principalmente, porque sabemos que os recursos têm ajudado na recuperação de cidades da Região Metropolitana, da Zona da Mata, do Agreste e do Sertão. É um investimento que promove inclusão socioprodutiva e impulsiona os pequenos negócios, gerando ocupação, renda e fazendo girar a roda da economia”, assegurou o governador Paulo Câmara.

O grande destaque da atuação da AGE tem sido as operações de microcrédito, principalmente com o Crédito Popular, lançado em 2019. Essa área já soma desembolsos totais de R$ 80 milhões para mais de 40 mil beneficiários e beneficiárias. Somente em 2022, foram liberados mais de R$ 27 milhões em mais de 13 mil contratos de microcrédito com micro e pequenos empreendedores e empreendedoras, tanto formais quanto informais. Como Lucicleide Nunes, artesã que faz trabalhos manuais com emborrachados no município de Gravatá, no Agreste. A microempreendedora optou pelo financiamento em grupo solidário, juntamente com o pai, que cria galinhas em um sítio no distrito de Mandacaru, e um irmão que é dono de uma pizzaria. Nos grupos solidários, os membros são simultaneamente tomadores e avalistas da operação.

“Comecei fazendo bordados e hoje meu carro-chefe são os trabalhos manuais com emborrachados, transformando o EVA em flores, cactos, bonecas e outros itens para decoração e ornamentação”, conta Cleidinha, como é mais conhecida pela clientela. Ela vende os produtos pela internet e, após o período mais crítico da pandemia, passou a atuar também com uma loja na Praça Dez, no centro de Gravatá, por meio de uma associação com outras mulheres artesãs. “A linha de crédito da AGE traz benefícios, como a taxa de juros menor. O recurso venho utilizando para comprar material, variar nas cores do EVA, comprar vasos para colocar os cactos, arames, fita floral”, enumera a artesã. 

O Agreste, região de Lucicleide, é a que acumula o maior número de operações do Crédito Popular, com 14,5 mil operações e R$ 31 milhões liberados desde 2019. Mas o programa hoje vai muito mais além, chegando a todos os municípios do Estado. Jucati, no Agreste; Manari, no Sertão; e São Benedito do Sul, na Mata Sul, eram as últimas cidades que faltavam e passaram a ser atendidas a partir de dezembro pela equipe de agentes e promotores de crédito. Além de visitarem os negócios in loco, esses profissionais também atendem em espaços como as Centrais de Oportunidades de Pernambuco (Copes) e Salas do Empreendedor, em parceria com o Sebrae e com as prefeituras.

O Crédito Popular é uma linha de crédito fácil e rápida que oferece financiamento de até R$ 5 mil, em contratos individuais ou em grupos solidários de três a cinco pessoas. A taxa de juros é bastante competitiva em relação ao que o mercado tradicional oferece: apenas 0,50% ao mês para quem paga as parcelas em dia. O prazo é de até 14 meses, com dois meses de carência. Considerando, por exemplo, uma solicitação de crédito no valor de R$ 3 mil, serão 14 parcelas de R$ 223,68 para pagamentos feitos dentro do prazo e com bônus de adimplência.

Imprensa PE

Recife atinge maior marca de geração anual de emprego

O Recife obteve, em novembro, o seu maior saldo de empregos com carteira assinada de 2022, com 4.019 vagas criadas. O resultado fez a capital pernambucana consolidar o 11º mês consecutivo de 2022 apresentando saldo positivo no indicador, com o Comércio sendo o principal responsável pela geração de empregos no mês. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Previdência. No acumulado do ano, o estoque é de 525.515 postos de trabalhos ativos e, considerando o recorte desde o início da gestão João Campos, o número é ainda mais expressivo. Desde janeiro de 2021, já são mais de 58 mil empregos criados no Recife, saindo de 468 mil para 525 mil empregos formais na cidade. Trata-se de um crescimento de 12% em dois anos. 

 

“A economia do Recife tem vocação para o setor dos Serviços, mas os dados do Caged nos últimos meses têm retratado que o trabalho da gestão de João Campos de buscar novos negócios e dinamizar a atividade econômica tem sido um caminho positivo. Em outubro, a Indústria foi a protagonista e, agora em novembro, o Comércio foi determinante para o melhor resultado do ano do Recife. Vamos seguir fortalecendo a nossa vocação, mas entendendo que há espaço para atrair investimentos e fortalecer o ambiente de negócios em todas as áreas”, detalhou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Dubeux.

O saldo total de novembro é resultado de 17.552 admissões e 13.533 demissões. Considerando o porte das capitais, o volume apresentado coloca o Recife na liderança do Nordeste em termos proporcionais. O Comércio foi o principal responsável pela geração de empregos com carteira assinada na cidade, com saldo positivo de 2.109 contratações principalmente em lojas, mercados e serviços. O setor teve crescimento de 2,08% na geração de vagas. 

O segmento de Serviços se destacou no Recife em novembro pelo maior número de admissões (9.422) e saldo de 1.278 empregos, registrando crescimento percentual de 0,37%. A Indústria contratou 1.019 pessoas e desligou outras 747, resultando um saldo de 272 (0,71%). Já a Construção Civil contratou 2.082 pessoas e teve saldo positivo de 391 vínculos, com um aumento de 1,07%. Por fim, o segmento de Agropecuária admitiu 83 trabalhadores e desligou outros 113, gerando um saldo negativo de menos 30 vagas e variação de -1,43%.

Estratificando os números, das 17.552 novas contratações no mês de novembro, 10.581 foram homens e 6.971 de mulheres com carteira assinada. A maior parte da força de trabalho admitida: 4.897 trabalhadores têm entre 18 a 24 anos, seguido pela faixa etária dos 30 a 39 anos: 4.893. No recorte por escolaridade, profissionais com ensino médio completo correspondem a 12.862 contratos firmados no período, ou 73% do total de admissões. Em seguida aparecem os trabalhadores com ensino superior completo: 1.709.

SALDO DE EMPREGOS NO RECIFE EM 2022

Janeiro - 1.788

Fevereiro - 2.446

Março - 2.053

Abril - 1.925

Maio - 2.081

Junho - 1.282

Julho - 2.346

Agosto - 3.295

Setembro - 3.441

Outubro - 3.361

Novembro - 4.019


Imprensa Recife

Pernambuco autoriza cultivo e produção de cannabis para uso medicinal



O governador Paulo Câmara sancionou, nesta quarta-feira (28.12), a lei sobre o cultivo e a produção de cannabis medicinal em Pernambuco de autoria do deputado estadual João Paulo. A aprovação da matéria se deu no último dia 15 pelos parlamentares em votação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). 

Atualmente, devido à necessidade de importação, o preço do produto dificulta o acesso para os pacientes que necessitam de tratamento. A produção no Estado, como já ocorre na Paraíba e no Rio de Janeiro, vai baratear o custo dos medicamentos derivados da planta. O projeto assegura o direito de qualquer pessoa ter acesso aos remédios à base de cannabis, desde que apresentando prescrição de um profissional habilitado, observadas as disposições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o tema. O acesso também é estendido para uso veterinário.

“Todos nós respeitamos a ciência e sabemos da importância de buscar alternativas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Que a cannabis, a partir dessa autorização, possa ser utilizada barateando o custo, que hoje é muito caro para quem precisa desse medicamento. Parabenizo a Alepe pela aprovação do projeto e a todas as associações que buscaram, através de uma discussão séria e profissional, fazer com que essa legislação fosse criada e tivesse validade em Pernambuco”, afirmou Paulo Câmara.

Além da produção de fármacos, o projeto também prevê o desenvolvimento de estudos científicos com a finalidade de garantir a padronização e segurança para o tratamento dos pacientes. Essas iniciativas poderão ser feitas por meio de convênios e parcerias com instituições de ensino e pesquisas. “Essa proposta é resultado dos apelos públicos de pacientes, por meio de organizações e especialistas. São pessoas que enfrentam doenças graves, como epilepsia, Mal de Parkinson, autismo e muitos outros casos”, frisou o deputado estadual João Paulo.

Fabrina Juliana tem um filho de 11 anos portador de autismo, que faz uso do óleo da cannabis no tratamento, e destacou o significado dessa conquista para muitas mães pernambucanas. "Foi uma longa jornada, mas esse reconhecimento é um grande presente e significa uma vitória em nossa luta. Seguiremos em busca da aprovação nacional, para quem precisar ter acesso ao medicamento com baixo custo de fato consiga e para que possamos seguir avançando com esse tratamento tão importante", comemorou.

Imprensa PE

SDSCJ faz balanço das políticas sociais do Governo do Estado no ciclo 2019-2022


O secretário Edilazio Wanderley, apresentou, nesta quarta (28), um balanço das principais ações desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) no ciclo 2019-2022. Programas, projetos e serviços como 13º do Bolsa Família, Auxílio Pernambuco, Pernambuco Solidário, Pernambuco que Alimenta, PE Conduz, Olhar para as Diferenças e Novas Oportunidades contribuíram para fortalecer as políticas do Governo do Estado em áreas como assistência social, infância e juventude, segmentos sociais e sistema socioeducativo, que compõem a linha de atuação institucional da SDSCJ.

 

“Pudemos dar nossa contribuição de maio para cá, com a confiança do governador Paulo Câmara, mas muitos dos servidores que estão aqui já trabalham nesta secretaria há quatro, oito e até 16 anos. O legado que cada um de nós está deixando foi muito importante para ajudar a população pernambucana, sobretudo nesse período de crise econômica e política que o Brasil vivenciou nos últimos anos. Encerramos este ciclo conscientes de que muito do que for feito na próxima gestão será a partir das sementes que plantamos”, disse Edilazio, que, na solenidade, ao lado da família, teve sua foto inserida na galeria de secretários da SDSCJ.

 

Também com momentos de fala no evento, os secretários executivos agradeceram aos servidores de cada área. Altair Correia, de Assistência Social, exaltou o esforço das equipes em momentos como os de apoio às vítimas das chuvas ocorridas entre maio e julho. Já Cristiane Barbosa, secretária executiva de Políticas para Criança e Juventude, destacou a intersetorialidade das ações da SDSCJ, que viabilizaram a execução de políticas sociais de maneira ampla, para todas as pessoas que delas precisam.

 

A secretária executiva de Segmentos Sociais, Maria Josilene Jeronimo, elencou conquistas recentes, como a criação da Carteira da Pessoa com Autismo e o cadastramento de terreiros, como gestos históricos no sentido de destravar pautas antigas. Juliana Boudoux, superintendente de Administração e Finanças da Funase, agradeceu o apoio da SDSCJ para a realização de obras de reforma e requalificação em unidades socioeducativas. Por fim, Marília Bezerra, secretária executiva de Gestão, ressaltou a integração das equipes que viabilizaram o andamento dos trabalhos da secretaria em um ano complexo.

 

Estiveram ainda no palco o secretário executivo de Políticas para o Desenvolvimento Social, Luiz Camilo, e o prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo. O evento contou também com a participação do Grupo de Percussão Especial do Cabo de Santo Agostinho, que, além de animar o público presente, propagou a mensagem da inclusão. O balanço de gestão da SDSCJ no ciclo 2019-2022 está disponível no formato de revista distribuída aos servidores e também no site www.sdscj.pe.gov.br.

Imprensa SDSCJ

Prefeitura de Caruaru realiza formatura de mulheres da Zona Rural


Olá, colegas!! Tudo bem?


Segue sugestão de pauta

Fotos: Jorge Farias


Atenciosamente, 

Jesiane Rocha - Assessora de Imprensa da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Caruaru

(81) 9 9727-6414




Prefeitura de Caruaru realiza formatura de mulheres da Zona Rural




Mulheres dos quatro distritos do município receberam certificados do curso de Agricultura Familiar com Princípios em Agroecologia




A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), realizou a formatura de quatro turmas do Curso de Agricultura Familiar com Princípios em Agroecologia. O evento ocorreu na terça-feira, 27, no Auditório Antonieta de Barros, na SPM. Ao todo foram ofertadas 80 vagas para mulheres, por meio de recursos próprios da Prefeitura Municipal de Caruaru. O evento contou com a parceria da empresa Informs. 



O curso teve a duração de cerca de três meses (150 horas) e tratou de um processo educativo voltado para a capacitação técnica e social de mulheres agricultoras e incentivou o associativismo e cooperativismo, autocuidado e trabalho. Com isso, a ação tem o objetivo de fortalecer as mulheres, bem como conscientizar quanto aos mecanismos de defesa da vida da mulher agricultora caruaruense, além do acolhimento a essas mulheres.



As turmas foram divididas nos quatro Distritos Rurais de Caruaru: Pau Santo (Primeiro Distrito), Gruta Funda (Segundo Distrito), Sítio Antas (Terceiro Distrito) e Serrote dos Bois (Quarto Distrito). 



A agricultora Mariana do Nascimento, 28 anos, moradora do Sítio Serrote dos Bois, disse que desde pequena vive na agricultura, com os pais, e que a experiência de concluir uma certificação é muito gratificante. “Foi muito proveitoso. Eu já tinha a base de mexer com a terra, mas com o curso eu aprendi a podar plantas da forma correta, a fazer fertilizantes naturais sem agrotóxicos, e muitas outras coisas”, disse Mariana, para depois complementar: "Depois desse curso aprendemos a vender o nosso produto, pois tivemos aulas de empreendedorismo, e agora temos uma feirinha só de mulheres.”



Para a secretária de Políticas para Mulheres, Juliana Gouveia, o curso, que é todo financiado pela prefeitura, representa o comprometimento da gestão com as mulheres da Zona Rural. “O governo Rodrigo Pinheiro é muito comprometido com as políticas para mulheres da Zona Rural e esse curso, além de incentivar a produzirem, também trabalha com os direitos das mulheres”, explicou Juliana. 



“A nossa ideia é continuar ampliando essas capacitações. A gente quer chegar cada vez mais para as mulheres de Caruaru, para que elas possam ter autonomia econômica, empoderamento e romper com o ciclo da violência doméstica familiar e, dessa forma, ir galgando espaços de fortalecimento e garantia de direitos”, analisou a secretária.

Imprensa Caruaru

Olinda inicia processo licitatório para obras de contenção de riscos nas áreas de morros

A Prefeitura de Olinda deu início ao processo de licitação para obras de contenção de encostas e demais áreas de risco, em diversos pontos da cidade. Por meio de convênio, com investimentos na ordem de R$ 13 milhões, a gestão do município desenvolveu projetos estruturais que vão permitir a aplicação do sistema de geomanta, protegendo contra deslizamentos. Nesta quarta-feira (28), o prefeito, Professor Lupércio, participou de encontro com o presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Bruno Lisboa, reforçando o pacote de ações que já vem sendo executado desde a temporada de fortes chuvas, no primeiro semestre deste ano.

O trabalho beneficiará diretamente a população de Olinda, incluindo bairros como Jardim Fragoso, Alto Nova Olinda, Águas Compridas, Caixa D’ água, Córrego do Abacaxi, entre outros. A técnica da geomanta já vem sendo aplicada com sucesso, em caráter de teste, na região do Córrego dos Carneiros, compreendendo um perímetro de 600 metros quadrados. O impermeabilizante é considerado um processo definitivo, sendo capaz de proteger a barreira. O material é composto de PVC com fios sintéticos, revestido com uma camada mecânica de cimento.

A reunião, no Palácio dos Governadores, sede do executivo, contou com a presença do secretário da Defesa Civil de Olinda, Irapoan Muniz; e da secretária da Fazenda e Administração, Mirella Almeida. Os esforços fazem parte de um trabalho sistemático, que já vem sendo desenvolvido, contando com equipes de instalação de lonas plásticas, poda e vistoria de engenharia nos imóveis, sempre acompanhada pela assistência social. De forma preventiva, a gestão municipal tem monitorado as regiões de morro, promovendo a retirada e acolhimento das famílias, assim como a erradicação de vegetação e demolição de construções irregulares.

Imprensa Olinda 

Prefeitura do Recife divulga o funcionamento dos serviços públicos no Revéillon

Em celebração ao festejo de Ano Novo, no próximo sábado (31), alguns serviços públicos oferecidos à população pela Prefeitura do Recife terão atendimentos alterados. Com uma grande programação na Orla da Avenida Boa Viagem, com direito a dois palcos dedicados à música Brega - no bairro do Pina - e outro a ritmos do frevo ao samba, do pop à MPB - em frente ao edifício Acaiaca - a cidade ofertará shows gratuitos para quem for curtir a virada na faixa da praia. Na saúde, a vacinação contra a covid-19, por exemplo, segue normalmente no dia 31. No primeiro dia de 2023, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife não estará montada, retomando no domingo seguinte, dia 8. Neste próximo fim de semana, o Jardim Botânico estará fechado, retomando as atividades na terça-feira (3). Confira o funcionamento dos serviços municipais no final de semana de Réveillon: 


SAÚDE - Os serviços oferecidos no edifício-sede da Prefeitura do Recife estarão fechados no sábado (31) e domingo (1º), por conta das festividades da virada do ano. As atividades na sede do Executivo Municipal, bem como o atendimento ao público, voltam a acontecer normalmente na segunda-feira, dia 2 de janeiro.


No sábado (31), véspera de Ano Novo, a vacinação contra covid-19 acontece normalmente, das 9h às 18h, nos shoppings RioMar, no Pina, Recife, em Boa Viagem, Tacaruna, em Santo Amaro, e Boa Vista, na área central da cidade. Nos quatro locais, o acesso ao serviço acontece por demanda espontânea - apenas a vacinação de crianças de seis meses a dois anos de idade e a 5ª dose dos idosos com 80 anos ou mais precisam ser agendadas. O Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, também funcionará no mesmo horário, por agendamento ou demanda espontânea. Também estarão abertos no sábado (31), os mercados e feiras públicas do Recife, das 6h às 18h. 


Já no domingo (1º), feriado de Ano Novo, nenhum local estará funcionando. Mercados e feiras não funcionarão, assim como todos os pontos de vacinação, tanto agendados quanto por demanda espontânea, só reabrem na segunda-feira (2).


Com funcionamento no sábado (31) e no domingo (1º), os pontos de testagem de covid-19 instalados no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, e no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, estarão funcionando das 8h às 17h. Para ter acesso aos testes nesses locais, é preciso agendar através do site Conecta Recife ou aplicativo, clicando na aba Vamos Testar (https://conectalps.recife.pe.gov.br/vamos-testar). Estão dispensadas da marcação apenas as pessoas com deficiência, idosos, gestantes e crianças com até 5 anos. Os demais pontos onde são feitos os exames para covid-19 serão retomados na segunda-feira (2).


MULHER – Neste final de ano, o Centro de Referência Clarice Lispector, localizado na rua Dr. Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia e o Serviço Especializado Regionalizado Clarice Lispector, localizado na Avenida Recife, 3585, no bairro do IPSEP, que funciona das 7h às 19h, de segunda a domingo, vão funcionar normalmente.


JARDIM BOTÂNICO - Neste sábado (31) e no dia 1º de janeiro de 2023, o Jardim Botânico do Recife estará fechado devido ao feriado de Ano Novo. O equipamento ambiental, ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, voltará a oferecer atividades gratuitas, como caminhada ecológica, apresentação teatral, oficinas, contações de histórias, dentre outras, a partir da terça-feira (3). O JBR abre suas portas às 9h e segue com atividades até às 15h.

 

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE - O Hospital Veterinário do Recife funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Nos finais de semana e feriados o equipamento não abre.

 

TURISMO E LAZER - A Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife não estará montada no próximo domingo, dia 1º de janeiro, voltando a estar disponível para a população no dia 8 de janeiro. Já os parques Santana e Macaxeira estarão abertos normalmente, todos os dias. 


TRÂNSITO - Os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito da CTTU funcionarão normalmente no final de semana, assim como o teleatendimento 24 horas, no qual o cidadão pode acionar a autarquia gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, em Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar na segunda-feira (2), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.


TRABALHO - Em razão do recesso de fim de ano, as Agências de Emprego do Recife e Sala do Empreendedor estarão fechadas na próxima sexta-feira (30). O expediente retorna na próxima segunda-feira (2), das 8h às 16h, nas Agências de Casa Amarela e na Sala de Empreendedor da Prefeitura do Recife. As demais agências, localizadas nos Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro; e Dom Hélder Câmara, em Joana Bezerra, retornam na terça-feira (3).


As Escolas Profissionalizantes do município estão em recesso de fim de ano e portanto não terão aulas nessa sexta. O expediente administrativo das escolas funcionaram até as 12h de sexta, retornando na segunda-feira (2) das 8h às 17h.


COMPAZ - Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, todos os COMPAZ e as bibliotecas da rede Bibliotecas Pela Paz estarão fechados, exceto pelo serviço de testagem para Covid no COMPAZ Ariano Suassuna, que funcionará normalmente.


ESPORTES - As 23 unidades da Academia Recife estarão fechadas sábado e domingo, retornando ao funcionamento normal na segunda-feira (2). O mesmo esquema será aplicado ao Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão).

Imprensa Recife