sábado, 18 de setembro de 2021

Camaragibe recebe ações de sustentabilidade

 

Nesta sexta-feira (17), o Dia da Árvore foi comemorado de forma antecipada em Camaragibe. Clientes, convidados e funcionários tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o meio ambiente e projetos de sustentabilidade do centro de compras através de uma palestra ministrada pela analista ambiental, Karoline Ellen, além de plantar 20 mudas nativas da Mata Atlântica.

Para a analista ambiental, a ação vai além de plantar uma árvore “o intuito é conscientizar. O Camará se preocupa com o meio ambiente e busca ajudar o planeta a ser habitável pelas gerações futuras”. Uma das convidadas para o evento é a jornalista e criadora de conteúdo do Aldeia de Livros Larissa Viana, que reforça a importância do plantio para a região de Camaragibe. “Acredito que, mesmo sendo uma celebração ao dia da árvore, estamos estimulando o cuidado com o meio ambiente e propagando a importância do conhecimento sobre e do papel da natureza em nosso planeta”, relata Larissa.

Além disso, ela afirma que é necessário mobilizar a população para a causa. “Quanto mais a gente fala, dialoga e informa à população, principalmente em tempos tão difíceis, pós derramamento de óleo, queimadas, desmatamento desenfreado e o aquecimento global, tudo por conta das ações do homem, a gente consegue mobilizar a comunidade para que eles possam fazer a diferença”, completa.

O funcionário de Recursos Humanos do mall, Kleyton Wanderley, relata uma lembrança de infância que o incentivou a participar da ação. “‘Precisamos de mais árvores’, lembro de ouvir isso quando criança e isso já faz alguns anos. Hoje, pouco se fala a respeito, o que é uma pena, agora precisamos de ainda mais árvores. Com a ação, minha expectativa é de fazer diferença no mundo, trazer mais verde e fazer história”.

O Camará desde a sua concepção, com obras que garantiram uma redução em torno de 90% na geração de resíduos da construção, tem realizado um trabalho sustentável, transformando restos de comida em energia elétrica, buscando envolver também grupos de reciclagem do município e cultivando uma horta comunitária, onde toda a colheita é doada para a ONG De Braços Abertos.

Prêmio Urbana de Jornalismo

 

Em evento virtual, o 17º Prêmio Urbana de Jornalismo – Engenheiro Pelópidas Silveira revelou, ontem (16/09) à noite, os trabalhos vencedores desta edição. São conteúdos produzidos por jornalistas e estudantes, em sete categorias e que foram publicados o ano passado. Os materiais ressaltam o papel do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife e a importância social desse serviço à população e ao desenvolvimento urbano e econômico. A iniciativa é da Urbana-PE em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco.

O anúncio dos nomes dos vencedores foi transmitido, ao vivo, pelo Youtube da Urbana-PE (https://www.youtube.com/channel/UCELbQCwe6KCV5P9za9YWWYA). Dos 16 finalistas, sete desses participantes foram premiados. São eles: Rafael Dantas, da Revista Algo Mais; Roberta Soares e Bruno Campos de Souza, do Jornal do Commercio; Katarina Moraes, do portal NE10; Anderson Souza, da Rádio CBN Recife; Wagner Oliveira e Cesar Braga, da TV Guararapes (TV Clube). Ao todo, foram inscritos 24 trabalhos, que concorreram em sete categorias e foram avaliados por uma comissão julgadora.

Premiação

O vencedor de cada categoria recebeu um prêmio no valor de R$ 2.500,00. Além desse reconhecimento, a iniciativa também concedeu uma premiação ao vencedor do Grande Prêmio Urbana de Jornalismo, com adicional de R$ 5.000,00. O ganhador foi o jornalista Anderson Souza, da Rádio CBN. Todos os finalistas receberão certificado de participação. Os nomes dos vencedores poderão ser conferidos no site da Urbana-PE: www.urbana-pe.com.br.


*Confira abaixo a lista dos vencedores:

-Categoria Reportagem Impressa Matéria Especial: Soluções para um transporte público seguro e sustentável – de Rafael Dantas (foto)

-Categoria Estudante: A importunação sexual como fator limitante para a mobilidade das mulheres no Grande Recife, de Karina Moraes

-Categoria Jornalismo Online: Escalonamento em discussão – de Roberta Soares

-Categoria Fotojornalismo: Desgovernado – de Bruno Campos de Souza

-Categoria Radiojornalismo: Impactos da pandemia na mobilidade urbana – de Anderson Souza

-Categoria Telejornalismo: Caminhos incertos – de Wagner Oliveira e Cesar Braga

-Categoria Jornalismo Impresso - Série de Reportagem: Escalonamento em discussão– de Roberta Soares

*Categoria Grande Prêmio: Impactos da pandemia na mobilidade urbana – de Anderson Souza

Serviços em rede de drenagem mudam o percurso de linhas em diferentes áreas da RMR

 

Neste sábado e domingo, dias 18 e 19, obras de recuperação da rede de drenagem interditam ruas do Recife e Jaboatão dos Guararapes. Por isso, o Grande Recife muda temporariamente o itinerário de 11 linhas de ônibus que circulam por estes municípios. Os usuários devem ficar atentos aos desvios que serão praticados pelos motoristas enquanto durarem os serviços.

No Recife, a Rua Ipojuca será totalmente fechada para o tráfego de veículos no trecho entre a Avenida Dr. José Rufino e a Rua Apurá, no bairro de Areias. Desta forma, as linhas 221 – Vila Cardeal e Silva, 232 – Cavaleiro, 233 – Cavaleiro (Bacurau) e 370 – TI TIP/TI Aeroporto terão seu percurso modificado nos dois sentidos da viagem. Veja, abaixo.

Sentido subúrbio/cidade: ...Av. Cap. Gregório de caldas, Rua Aurora Caçote, Rua Cambucá, Rua Ipojuca, Rua Caruaru, Rua Vilas Bôas, Av. Dr. José Rufino...

Sentido cidade/subúrbio: ...Av. Dr. José Rufino, Rua Vilas Bôas, Rua Caruaru, Rua Ipojuca, Rua Cambucá, Rua Aurora Caçote, Av. Cap. Gregório de caldas...

Já em Jaboatão dos Guararapes, na área Sul da Região Metropolitana, o trabalho acontece na Rua Criciúma, na faixa de rolamento do sentido subúrbio/cidade. A interdição ocorre no trecho entre as ruas Porto Alegre e Cel. Dário Ferraz de Sá, em Barra de Jangada. Confira, abaixo, as linhas envolvidas e o desvio.

001 - Pontes dos Carvalhos/Prazeres (Barra de Jangada)
020 - Candeias/TI Tancredo Neves
070 - Candeias/Shopping RioMar
071 - Candeias
072 - Candeias (Opcional)
073 - Candeias (Bacurau)
910 - Piedade/TI Rio Doce (Barra de Jangada)

Sentido subúrbio/cidades: ...Rua Cruz Alta, Rua Porto Alegre, Rua Dário Ferraz de Sá, Rua Criciúma, Rua Ulisses Montarroyos...

lmprensa Grande Recife

Jogos do Orgulho Recife

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Juventude, convoca todos os jovens recifenses de 15 a 29 anos para montarem times e se inscreverem nos Jogos do Orgulho. A iniciativa pretende reforçar o compromisso do município à garantia do acesso democrático dos jovens ao esporte e ao lazer. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 22 por meio do formulário (https://bit.ly/JogosDoOrgulhoRecife) disponível no site da Prefeitura. Os Jogos do Orgulho serão promovidos em parceria com as secretarias de Direitos Humanos, da Mulher e de Esportes do Recife.

As partidas acontecerão nos dias 2 e 3 de outubro, nas modalidades de Vôlei, Futsal e Queimado. No sábado (2), acontecerão as fases eliminatórias, que serão realizadas nos equipamentos municipais das RPAs. Já a grande final das modalidades acontecerá no domingo (3), no Geraldão. No Vôlei e no Futsal, haverá as categorias feminina e masculina, já no Queimado, os times serão mistos.

Além da necessidade de garantir o direito dos jovens ao lazer e esportes, direito previsto no Estatuto da Juventude e no Plano Municipal da Juventude, os Jogos do Orgulho pretendem promover a inclusão ativa dos jovens LGBTI+ nas práticas esportivas comunitárias. Nesse sentido, é preciso que pelo menos 50% dos participantes de cada time sejam LGBTI+, incluindo o líder da equipe.

"A intenção de realizar os Jogos da Diversidade é promover a política pública da juventude de forma articulada, valorizando as iniciativas comunitárias. Contamos com a empolgação dos jovens recifenses para fazermos um grande campeonato”, reforça Marcone Ribeiro, secretário-executivo de Juventude do Recife.

SERVIÇO
Jogos do Orgulho da Prefeitura do Recife:
Inscrições até o dia 22/09 pelo formulário https://bit.ly/JogosDoOrgulhoRecife;
A lista das equipes será divulgada no dia 24/09;
Fases eliminatórias no dia 02/10 (sábado) nos equipamentos municipais nas respectivas RPAs;
Final dos Jogos do Orgulho no dia 03/10 (domingo) no Geraldão, na Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 7787, Imbiribeira.

Regras de participação:

  • Ser morador do Recife;
  • Ter entre 15 e 29 anos;
  • Pelo menos 50% dos participantes de cada time deve ser LGBTI+;
  • O líder do time deve ser LGBTI+.

lmprensa Recife

Metas de segurança são reforçadas no Hospital Miguel Arraes

 

Uma ação no Hospital Miguel Arraes (HMA/FPMF), em Paulista, envolvendo o Núcleo de Segurança do Paciente e os setores de Educação Permanente, Comissão de Controle à Infecção Hospitalar (CCIH), Enfermagem, Vigilância Epidemiológica Hospitalar e Serviço Social, aconteceu ontem (17) para divulgar os indicadores que incluem as seis metas internacionais para a segurança do paciente. A atividade faz parte do Dia Mundial de Segurança do Paciente instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) neste 17 de setembro, cujo tema, este ano, é o “Cuidado materno e neonatal seguro”.

A atividade ocorreu em dois momentos. Primeiro junto a usuários e acompanhantes com atendimento agendado no Ambulatório de Egresso. A esse público foram repassadas informações sobre o que é a Segurança do Paciente, quais são as metas e a importância do cumprimento desse protocolo. Foi realizada uma dinâmica para mostrar os gestos associados a cada meta e álcool em gel foi distribuído como brinde.

Em seguida, o grupo se dirigiu à Emergência, onde apenas colaboradores que atuam no setor participaram da ação. A palestra, nesse caso, foi conduzida de forma a associar as metas de segurança ao atendimento à gestante. “Mesmo não sendo o nosso público-alvo, é importante que o profissional da linha de frente saiba como agir ao receber uma grávida. Por isso que, este ano, associada à campanha mundial, nós também trabalhamos nosso slogan, ‘O cuidado materno também é nossa meta’, para que as gestantes tenham a atenção necessária na unidade diante do seu quadro tão peculiar”, explicou Débora Guedes, gerente de Risco do HMA.

Balões, cartaz, panfletos e uma mesa com brindes foram espalhados na área de recepção da Emergência. Para evitar aglomerações, pequenos grupos participaram, por vez, da atividade, que também incluiu a dinâmica dos gestos associados às metas de segurança. No final foram sorteados brindes e distribuídos álcool em gel e folders com informações sobre as metas de segurança da paciente gestante.

Com lnformações da jornalista lana Gouveia

Ceaca promove treinamento sobre manipulação de alimentos

 

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Central de Abastecimento, promoveu nesta sexta-feira (17), um treinamento sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, que capacitou, de forma gratuita, 30 vendedores que comercializam na Ceaca.

O objetivo foi aperfeiçoar e ensinar os trabalhadores sobre as normas sanitárias para conservação, higienização, exposição, armazenamento e manuseio, para garantir uma alimentação segura aos consumidores.

A nutricionista da Ceaca, Edilza Melo, reforça a importância dos ambulantes seguirem as normas sanitárias e as condutas corretas de manuseamento dos alimentos para que o cliente possa fazer o consumo de forma segura.

“Levamos orientações para os vendedores ambulantes que atuam no local sobre a forma correta de manipulação para evitar a proliferação de microrganismos nos alimentos e da necessidade de evitar tossir, espirrar, fumar ou manusear dinheiro durante o preparo dos alimentos”, disse.

Ainda durante a capacitação, mais de 100 carroceiros receberam orientações de um médico ortopedista de como manusear o peso dos alimentos de forma correta e de como realizar exercícios laborais para o fortalecimento da coluna lombar.

lmprensa Caruaru

TIM Convida debate a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

 

Dando continuidade à sua agenda estratégica de diversidade e inclusão, levando informação também à sociedade, a TIM promove mais uma edição do evento TIM Convida. Nesta segunda-feira, dia 20, o encontro online abordará os desafios e caminhos para que as empresas avancem na inclusão das pessoas com deficiência e colaborem com o fim do capacitismo, dentro e fora do ambiente de trabalho. O debate acontece às vésperas do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.

Participam a influenciadora digital Pequena Lo (foto), o consultor em diversidade e ex-atleta paralímpico Guilherme Bara e a também consultora de diversidade e inclusão e cadeirante Tabata Contri, em uma bate-papo que começa às 16h30. Com transmissão ao vivo no canal da operadora no YouTube (www.youtube.com.br/tim), o TIM Convida busca promover reflexão e diálogo sobre pautas importantes a respeito do tema.

A live faz parte das ações programadas pela TIM para setembro, mês em que a companhia se dedica ao tema da inclusão de pessoas com deficiência. Estão previstas ainda iniciativas de comunicação, educação, atração de talentos e capacitação da equipe interna.

SERVIÇO:
Data: Segunda-feira, 20 de setembro
Horário: 16h30
Local: Canal da TIM no YouTube (youtube.com/TIM)

Vice-prefeita Isabella de Roldão lidera mutirão de limpeza no mangue

 

A vice-prefeita Isabella de Roldão promoveu nesta sexta-feira ações para marcar o Dia Mundial da Limpeza no edifício-sede da Prefeitura do Recife. A data, comemorada oficialmente neste sábado (18), é parte de um movimento internacional alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

A sexta-feira começou com um mutirão para a remoção de resíduos nas margens do Rio Capibaribe. A limpeza contou com a participação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e de funcionários voluntários, com o apoio da Gerência Geral de Manutenção e Serviço da PCR. “A coleta nos dá a dimensão do problema que precisamos encarar como nosso, no dia a dia, para além de uma data simbólica”, avaliou a vice-prefeita.

Ao longo do dia, também foram mobilizadas equipes nos diversos órgãos e secretarias para difundir a cultura de eficiência no uso do patrimônio público, principalmente através das transferências de bens internos entre os setores, uma atividade estimulada continuamente através do Reuse.PCR, organizado pela Gerência de Patrimônio da prefeitura. “A construção de uma cidade e de um mundo mais sustentáveis começa dentro de casa, no cuidado para reduzir a produção de lixo, na destinação adequada dos resíduos e na reutilização de materiais tanto quanto possível”, defende Isabella.

Para a vice-prefeita, as pequenas práticas diárias, quando somadas, produzem um impacto imenso no coletivo. A Prefeitura do Recife já dá o exemplo também com o Programa EcoRecife, que proíbe a compra e uso de plástico descartável no edifício-sede. “Passo a passo, vamos fazer da nossa cidade a capital da sustentabilidade no Brasil”, finaliza Isabella de Roldão.

Ascom Vice-Prefeita

Papan-Música abre inscrições gratuitas em Bezerros

 

Após um período com as atividades suspensas, em razão da pandemia da Covid-19, a Secretaria de Turismo e Cultura de Bezerros abre, a partir de segunda-feira (20), as inscrições para a Escola Papan-Música, que oferta vagas para aulas de violão, teclado, contrabaixo e acordeon, totalmente gratuitas. As aulas ocorrem nas terças e quintas-feiras, das 8h às 17h.

Serão mais de 40 vagas, divididas em turmas e horários diferentes. O aluno terá a flexibilidade de escolher a hora para estudar, de acordo com o preenchimento das vagas. Para realizar a inscrição, o interessado deve ter oito anos ou mais. No momento da inscrição, é necessário cópias de Certidão de Nascimento, RG, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3×4. Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

As inscrições acontecem de 20 até 24 de setembro de 2021, presencialmente, na Estação da Cultura, Rua Vitoriano Pereira de Lima - Bairro Santo Antônio, das 08h às 16h. É importante destacar que, exclusivamente para as aulas de acordeom, é necessário que os estudantes possuam o instrumento.

lmprensa Bezerros PE