quinta-feira, 18 de junho de 2020

Vai ter São João em casa para ninguém botar defeito

Chegou a época mais caipira e saborosa do ano: o mês das festas juninas. E sabemos que este ano, a forma de comemorar será diferente, mas o espírito festivo de São João não irá mudar. Ainda vamos dançar, comer comidas típicas e claro, enfeitar a casa inteira. Então, que tal aproveitar o clima de comemorações e montar um autêntico arraial na sua casa? Há diversas maneiras de organizar os lares para a ocasião. No entanto, elementos tradicionais e comidas típicas não podem faltar.

​Com isso, a Ferreira Costa preparou uma lista de sugestões de decorações que podem te ajudar a criar um clima junino e fazer um arraial caseiro. E o melhor: com um monte de promoções no site www.ferreiracosta.com para você.

Uma das melhores partes do arraiá são as comidinhas juninas. A mesa recheada de quitutes e doces, além de um verdadeiro churrasco de milho na churrasqueira de casa, é sem dúvida um dos pontos altos da festa e merece uma decoração caprichada. A ideia é decorar uma mesa posta digna de um verdadeiro São João no conforto do lar, investindo em detalhes nas louças e nos utensílios, deixando sua decoração mais caipira.

Para arrasar na mesa posta junina, que tal usar uma molheira de cerâmica, nas cores tijolo e branca, perfeita para dar um toque rústico? Nela, você pode colocar amendoins, paçocas, pé de moleque, etc. Você pode também fazer potinhos de pamonha ou canjica e enfeitar com muitas fitas coloridas e tecido xadrez. Outra boa opção são os doces de leite cremosos, que podem ser colocados em mini leiteiras coloridas, fazendo uma referência à vida na fazenda. As canecas com design rústico da Coliseu são ideias para servir um delicioso café. Você pode dispor de chaleira elétrica para facilitar o acesso às bebidas quentes.

Um belo tecido xadrez, baldes de alumínio, regadores e leiteiros são úteis para colocar os talheres, os guardanapos e até flores. O segredo é soltar a imaginação e criar uma festa divertida e cheia de delícias. A mesa, além de servir as delícias, também ajuda a decorar o espaço.

A diversão também não pode faltar e, nesse momento de quarentena, as lives serão a opção. Basta preparar o sofá, a televisão e curtir tudo no palco do lar. E para quem quiser brindar e comer aquele petisco gostoso, no site da Ferreira Costa www.ferreiracosta.com, o que não faltam são opções de taças e petisqueiras. Com todos esses produtos incríveis, você não vai deixar de aproveitar, né? Vamos garantir a decoração para esse São João? Afinal, você merece.

Shoppings devem reabrir com 30% da capacidade a partir do dia 22

Com o monitoramento constante e o controle do número de casos de infectados pelo novo Coronavírus, o Governo de Pernambuco anuncia o avanço de mais uma etapa do Plano de Monitoramento e Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19. A partir da próxima segunda-feira (22), os shopping centers poderão reabrir de forma controlada ao público (30% da capacidade), em horário reduzido, das 12h às 20h, seguindo novos protocolos de segurança, higiene e comunicação com os clientes. As demais lojas do varejo de rua também voltarão a funcionar, das 9h às 18h, horário já determinado para as de até 200 metros quadrados, que retomaram as atividades no início desta semana.

A construção civil, que estava operando com 50% de sua carga operacional desde o dia 8, agora funcionará com 100% do seu efetivo, tanto na Região Metropolitana do Recife (RMR) quanto nas cidades do Interior. 

Os 85 municípios do Agreste e da Zona da Mata (Norte e Sul) que apresentaram aumento na demanda por leitos de terapia intensiva, no entanto, continuarão sob monitoramento e não estão autorizados a ampliar as regras de flexibilização das atividades econômicas por enquanto. Estas cidades permanecem enquadradas na segunda etapa (conferir o detalhamento ao final do texto).

No caso dos shoppings, o acesso às áreas comuns deverá ser controlado pela administração. Além do horário restrito de funcionamento, só poderá haver um cliente para cada dez metros quadrados de área de circulação. As praças de alimentação só poderão funcionar para delivery e coleta. Dentro das lojas, assim como determinado anteriormente para o varejo de rua, a regra é 20 metros quadrados por cliente. Por exemplo: num estabelecimento de 200 m², deverá haver no máximo dez consumidores ao mesmo tempo no interior da loja. A equipe não entra no cálculo. 

Todas as orientações a respeito do funcionamento do comércio varejista e atacadista, construção civil, serviços médicos, salões de beleza, serviços de estética, concessionárias e empresas de locação estão disponíveis para consulta na internet, no site oficial www.pecontracoronavirus.pe.gov.br, na seção “protocolos setoriais para evitar a transmissão da Covid-19”. O processo de reabertura da economia foi dividido em 11 etapas, e tem se desenvolvido de acordo com os indicadores da saúde. 

RESTRIÇÕES NO INTERIOR

Como o comportamento da curva de contaminação no interior do Estado fez o Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19 estacionar em 85 cidades do Agreste e Zona da Mata, nas regiões de Caruaru, Garanhuns, Palmares e Goiana, essas localidades permanecem com seguindo as regras determinadas no calendário de flexibilização até o dia 10 de junho, quando voltaram a funcionar clínicas e consultórios médicos, odontológicos, fisioterapêuticos, psicológicos e veterinários.

Portanto, nas cidades enquadradas neste grupo, só estão autorizadas a operar lojas de material de construção e comércio atacadista (respeitando protocolos); delivery e drive thru do comércio varejista de rua e de shopping centers; construção civil com 50% de seu operacional e os serviços de saúde já relatados. Treinos de futebol profissional, no entanto, estão autorizados a acontecer.

CRITÉRIOS PARA REABERTURA

Desde o anúncio do Plano de Convivência com a Covid-19, no dia 2 de junho, têm sido considerados a relevância socioeconômica dos setores e os riscos que o retorno de cada atividade representa, no tocante à disseminação da doença. Todos os setores estarão sujeitos a novos protocolos de segurança, que são baseados em distanciamento social, regras de higiene e monitoramento e comunicação. 

O estudo que determina as etapas de convívio e reabertura das atividades econômicas foi produzido pelo Comitê Socioeconômico de Enfrentamento ao Coronavírus, do Governo do Estado, em diálogo com as federações de representações empresariais e a Consultoria Deloitte, que utilizou pesquisas de referência mundiais e nacionais. 

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Prefeitura de Olinda erradica pontos de lixo irregulares na cidade

A Prefeitura de Olinda já erradicou mais de dez pontos de lixo na cidade transformando-os em jardins e organizando a coleta em diversos bairros da cidade. Esse trabalho é feito pela Secretaria Executiva de Serviços Públicos e a Diretoria de Limpeza Urbana. O processo consiste na identificação dos pontos onde o lixo é descartado e a posterior entrada da equipe para capinação, limpeza, pintura e plantio.

São usados pneus para instalação de jardins. Ao mesmo tempo, os moradores do entorno são orientados para não descartarem o lixo em locais proibidos. "Primeiro fazemos o levantamento dos pontos críticos, como é a coleta, se o caminhão passa por lá e localizamos as pessoas que colocam o lixo. Depois entram as equipes com a pintura, e plantio do verde. Essa semana fizemos esse processo na Avenida Nápoles (IV Etapa de Rio Doce)", disse o supervisor operacional de limpeza urbana de Olinda, Thiago Aguiar.

Com esse trabalho, vários problemas são solucionados ao mesmo tempo. O local onde o lixo era descartado irregularmente fica mais bonito, acabando com focos de mau cheiro e doenças, além de a coleta no local passa ser regularizada e adaptada à realidade. "Se for uma rua muito estreita, a Prefeitura faz a coleta porta a porta ou o lixo é tombado e levado para a avenida principal quando o caminhão passa", disse.

Imprensa Olinda

Parabéns, Telma Ratta!!!

19 de junho é o aniversário da atriz, professora e sindicalista Telma Ratta. Coincidentemente, mesmo dia de seu ídolo, o cantor e compositor Chico Buarque. Seu parceiro artístico, o ator Pedro Dias, lhe faz uma homenagem:



Telma Ratta grande atriz da cena pernambucana, faz aniversário no dia 19 de junho, sexta-feira, sobre o signo de gêmeos.
Telma recentemente fez o espetáculo Ana de Ferro, Rainha dos Tanoeiros do Recife, e uma bela ação/esquete teatral na cidade de Camaragibe, sobre o coronavirus/ covid 19. 
Que tbm comemora aniversário no mesmo dia, é Chico Buarque de Holanda, o grande ídolo de Telma!

Que tal uma canção de Chico, só para ela?


Olinda erradica pontos de lixo irregulares na cidade

A Prefeitura de Olinda já erradicou mais de dez pontos de lixo na cidade transformando-os em jardins e organizando a coleta em diversos bairros da cidade. Esse trabalho é feito pela Secretaria Executiva de Serviços Públicos e a Diretoria de Limpeza Urbana. O processo consiste na identificação dos pontos onde o lixo é descartado e a posterior entrada da equipe para capinação, limpeza, pintura e plantio.

São usados pneus para instalação de jardins. Ao mesmo tempo, os moradores do entorno são orientados para não descartarem o lixo em locais proibidos. "Primeiro fazemos o levantamento dos pontos críticos, como é a coleta, se o caminhão passa por lá e localizamos as pessoas que colocam o lixo. Depois entram as equipes com a pintura, e plantio do verde. Essa semana fizemos esse processo na Avenida Nápoles (IV Etapa de Rio Doce)", disse o supervisor operacional de limpeza urbana de Olinda, Thiago Aguiar.

Com esse trabalho, vários problemas são solucionados ao mesmo tempo. O local onde o lixo era descartado irregularmente fica mais bonito, acabando com focos de mau cheiro e doenças, além de a coleta no local passa ser regularizada e adaptada à realidade. "Se for uma rua muito estreita, a Prefeitura faz a coleta porta a porta ou o lixo é tombado e levado para a avenida principal quando o caminhão passa", disse.

Imprensa Olinda

MEC autoriza aulas online no ensino superior até dezembro

Portaria do Ministério da Educação (MEC), publicada no Diário Oficial da União de hoje (17), estende a autorização de aulas a distância em instituições federais de ensino superior até 31 de dezembro de 2020. O documento, motivado pelas medidas de contenção à pandemia de covid-19, também flexibiliza os estágios e as práticas em laboratório, que podem ser feitos a distância nesse período, exceto nos cursos da área de saúde.

Em março, o MEC já havia publicado a primeira portaria que trata sobre o tema com validade de 30 dias. Esta já é a terceira vez que o prazo é prorrogado. Porém, desta vez, a autorização para aulas online é estendida até o fim de 2020. 

Ainda segundo a portaria, as instituições de ensino terão autonomia para definir o currículo de substituição das aulas presenciais, a disponibilização de recursos a estudantes para que eles possam acompanhar as aulas, e a realização de atividades durante o período.

O documento prevê ainda que as instituições podem suspender as atividades acadêmicas presenciais pelo mesmo prazo, mas elas deverão ser “integralmente repostas” quando for seguro voltar ao ensino presencial. Com a nova portaria, as instituições de ensino superior podem efetivar seus planos pedagógicos com o ensino híbrido e implantar inovações educacionais e tecnológicas.

Agência Brasil

Pernambuco implanta programa de dessalinização para abastecer 30 mil pessoas

O governador Paulo Câmara apresentou o cronograma para implantação de sistemas de dessalinização, nesta quinta-feira (18), que definiu o início das obras do Programa Água Doce para a primeira semana de julho. As cidades de Manari (Sertão do Moxotó) e Itaíba, Águas Belas, Iati, Paranatama, Caetés e Capoeiras, no Agreste Meridional, serão as primeiras beneficiadas. Inicialmente, serão instalados 93 sistemas de dessalinização dos 170 previstos, beneficiando cerca de 30 mil pessoas, de um total de 60 mil que passarão a ter acesso à água potável quando a implantação estiver finalizada.

Com um investimento de R$ 36,9 milhões, dos quais R$ 3,7 foram desembolsados pelo Estado e R$ 33,2 milhões da União, a previsão para conclusão dos sistemas em 21 municípios é de até dois anos. O secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, e os prefeitos desses municípios acompanharam a apresentação. 

Os municípios com maior dificuldade de acesso à água foram priorizados. Essa escolha levou em consideração o Índice de Criticidade de Acesso à Água (ICA), que contém indicadores, como Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), pluviometria, taxa de mortalidade infantil e intensidade de pobreza.

SOBRE O PROGRAMA - O Programa Água Doce integra um conjunto de ações com foco na melhoria da infraestrutura hídrica no Agreste e Sertão do Estado. Além dos sistemas de dessalinização, estão em curso o Programa de Integração do São Francisco (PISF), que beneficiará 12 mil pessoas residentes em comunidades localizadas em um raio de até cinco quilômetros de distância dos canais Norte e Leste da Transposição, e a implantação de cisternas e perfuração de poços.


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Mais de 1% da população mundial sofre com deslocamento forçado

O número de pessoas forçadas a se deslocar continua crescendo, ano a ano, no mundo. No ano passado, 79,5 milhões de pessoas estavam deslocadas por guerras, conflitos e perseguições. É o maior número já verificado pela Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Mais de 1% da população mundial, uma em cada 97 pessoas, está neste momento em deslocamento forçoso.

A Acnur divulgou hoje (18) o relatório Tendências Globais, que traz informações sobre a situação dos deslocados e refugiados em todo o mundo, anualmente. No final de 2018, eram 70,8 milhões de pessoas em deslocamento forçado. Segundo o documento, dois fatores podem explicar o crescente aumento nos números:os novos deslocamentos que ocorreram em 2019 na República Democrática do Congo, na região do Sahel, no Iêmen e na Síria, e a situação dos venezuelanos, que são 3,6 milhões que foram para outros países.

O conflito na Síria, que entrou no décimo ano, já fez 13,2 milhões de refugiados, solicitantes da condição de refugiado e pessoas deslocadas internamente, totalizando um sexto dos deslocados no mundo.

No últimos 10 anos, pelo menos 100 milhões de pessoas foram obrigadas a fugir de casa em busca de refúgio em outras cidades e países. Em geral, 73% dos refugiados e deslocados são acolhidos em países vizinhos ao seu.

No ano passado, mais de 2 milhões de pessoas apresentaram solicitações de asilo. Os Estados Unidos foram o país que mais recebeu pedidos (301 mil), seguido de Peru (259.800), Alemanha (142.500), França (123.900) e Espanha (118.300).

Ainda em 2019, 5,6 milhões de pessoas conseguiram retornar a suas zonas ou países de origem, sendo 5,3 milhões de deslocados internos e 317 mil refugiados.

Dois terços de todos os refugiados e deslocados ao exterior (68%) eram provenientes de apenas cinco países: Síria, Venezuela, Afeganistão, Sudão do Sul e Myanmar.

No Brasil, o relatório foi apresentado em uma conferência virtual, que contou com a participação do porta-voz da Acnur no Brasil, Luiz Fernando Godinho, do secretário adjunto da Acnur no Brasil, Federico Martinez, do coordenador-geral do Comitê Nacional para Refugiados (Conare), Bernardo Laferté, da diretora do Museu da Imigração, Alessandra Almeida e de Yilmary de Perdomo, refugiada venezuelana no Brasil.

Federico Martínez ressaltou que, apenas em 2019, estima-se que 11 milhões de pessoas foram deslocadas pela primeira vez. Destas, 2,4 milhões foram para outros países e 8,6 milhões se deslocaram internamente. Martínez lembrou que, entre os 79,5 milhões de deslocados forçadamente, cerca de 32 milhões são menores de idade, o que equivale a cerca de 40% de todos os deslocados no mundo.

Durante a conferência, a venezuelana Yilmary falou sobre sua trajetória de vida, a chegada no Brasil em 2016 e a luta para conquistar um espaço no mercado de trabalho em São Paulo. Terapeuta ocupacional na Venezuela, Yilmary disse que se reinventou e, pouco a pouco, conseguiu montar um negócio gastronômico chamado Tentaciones da Venezuela. Em um depoimento emocionado, Yilmary afirmou que sente orgulho de ser refugiada e representar muitas pessoas que "são guerreiras e recomeçaram a vida do zero".

Em um primeiro momento, sem conseguir emprego, Yilmary começou a fazer bolos para vender na rua. Pouco a pouco, as encomendas foram aumentando e, com o apoio da Acnur e de organizações não governamentais (ONGs), ela conseguiu estruturar os negócios e se colocar no mercado.

De acordo com o relatório da Acnur, é muito difícil prever o cenário, em número de deslocados, para a próxima década. As mudanças climáticas e os desastres naturais podem agravar as ameaças que obrigam as pessoas a fugir de seus países. Conflitos, fome, pobreza e perseguição são algumas das razões do crescente deslocamento de milhões de pessoas todos os anos.

Agência Brasil

Obra de drenagem interdita parte do cruzamento das avenidas Perimetral com a Presidente Kennedy

A Prefeitura de Olinda realiza, nesta quinta-feira (18.06), a instalação de uma tubulação na Avenida Perimetral com a Avenida Presidente Kennedy. A colocação do tubo faz parte da primeira medida para solucionar a retenção de água no local. O serviço prevê ainda a construção de galerias de águas pluviais. Para executar a aplicação da tubulação, a Secretaria de Transportes e Trânsito do município fará a interdição da via entre 20h e 0h, isolando temporariamente cada uma das faixas com sinalização manual de siga e pare. A coordenação do serviço é da Secretaria de Infraestrutura.

Imprensa Olinda

Receita recebeu até hoje 20,3 milhões de declarações de IR

A Receita Federal recebeu até às 11h de hoje (18) 20.351.406 declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física. A expectativa é de que 32 milhões de declarações sejam entregues esse ano.

A Receita alerta que os contribuintes não deixem a entrega para última hora. Se perderem o prazo, os contribuintes estarão sujeitos ao pagamento de uma multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Segundo a Receita, o quanto antes a declaração for regularmente enviada, mais rápidos serão o processamento e a restituição.

Para quem tiver dúvidas ou dificuldades no preenchimento da declaração, a Receita Federal, em parceria com diversas instituições de ensino, tem o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). Segundo a Receita, por meio dele, o contribuinte recebe atendimento virtual e gratuito, para esclarecimentos.

A entrega, que devia ser feita até o dia 30 de abril, poderá ser realizada até 30 de junho. No site da Receita, também estão disponíveis orientações sobre a Declaração do IRPF 2020.

Agência Brasil

MV destina mais de R$ 5 milhões para combater a crise gerada pela pandemia no Brasil

Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia do novo coronavírus e os primeiros casos começaram a ser registrados no Brasil, a MV, como líder na América Latina em sistemas de gestão para a Saúde, anunciou o direcionamento de toda a sua operação para combater a crise provocada pela disseminação da Covid-19. “Faz parte do nosso DNA cuidar do próximo. Há anos falamos da necessidade de criar a Sociedade do Cuidar, um meio voltado à promoção da saúde. Parece que agora isso ficou evidente a muitas pessoas que, assim como nós, estão completamente envolvidas no trabalho de salvar vidas”, afirma o presidente da MV, Paulo Magnus. Por isso, em pouco mais de dois meses de desenvolvimento de iniciativas que vão de ofertas de tecnologias gratuitas a doações de alimentos, a empresa já destinou mais de R$ 5 milhões à sociedade.

Como apoio à operação de hospitais de campanha, a principal plataforma de gestão de informações em Saúde – SOUL MV – foi disponibilizada com isenção de custos sobre licenças de uso, manutenção, hospedagem em nuvem e suporte de infraestrutura. “Nosso principal sistema está em 25 hospitais de campanha ajudando a promover agilidade nos atendimentos, produtividade médica e segurança aos pacientes”, diz Paulo Magnus.

Com o objetivo de auxiliar também o alcance do máximo de eficiência no acompanhamento de casos suspeitos e no tratamento de casos confirmados de Covid-19, a MV ainda adaptou e aprimorou outras tecnologias. Um exemplo é o aplicativo Personal Health. Disponível gratuitamente nas lojas online, a solução é a única do Brasil capaz de integrar dados pessoais do usuário, histórico de saúde, recursos de telemedicina e funcionalidades que conectam pacientes, médicos, operadoras e o sistema de Saúde como um todo.

Por falar em telemedicina, a partir da regulamentação temporária emitida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a MV passou a oferecer soluções para teleinterconsulta, telemonitoramento e teleorientação aumentando, assim, a capacidade dos serviços médicos. Como afirma o presidente da empresa, “cientes dos papéis sociais e da responsabilidade junto ao setor em que atuamos, abrimos mão das estratégias corporativas para minimizar os impactos da crise à população e, principalmente, ajudar os hospitais a aumentar a capacidade”.

Entre as iniciativas da MV, pode-se destacar ainda: a preparação de um dashboard automatizado com dados atualizados diariamente para apoiar o setor com interpretações a respeito da evolução da doença no Brasil; a incorporação de novos protocolos e alertas ligados ao coronavírus no prontuário eletrônico; o uso de inteligência artificial no sistema de exame de imagem para identificação de áreas saudáveis e patológicas no organismo humano; a disponibilização de uma central de comando para monitoramento de leitos vagos em unidades públicas e privadas; o oferecimento de suporte inteligente de faturamento para minimizar os riscos de perda de receita nos hospitais; a viabilização de plataforma digital para aquisição de insumos hospitalares; a adaptação das soluções de apoio à gestão da Saúde Pública para reforçar a Atenção Primária e ajudar municípios no mapeamento da doença, na realização de estudos de comparação e na previsão de cenários que ajudem a traçar ações de saúde populacional.

“Também podemos citar, mais como uma iniciativa própria, a fabricação e distribuição gratuita do método de Ventilação Não-Invasiva (VNI) chamado de Cápsula Vanessa. Depois de ter a oportunidade de conhecer e comprovar a eficácia da técnica respiratória desenvolvida por médicos de Manaus, que além de proteger os profissionais de Saúde no contato com pacientes infectados, reduz as consequências causadas pela necessidade de postergar a entubação de alguns pacientes devido à falta de vagas em UTI. Como paciente curado de Covid-19, minha intenção é salvar mais vidas”, explica. De forma particular, Paulo Magnus também ajudou a implantar 280 novos leitos em unidades de Saúde e hospitais de campanha de Pernambuco, estado onde localiza-se a sede da MV.