domingo, 19 de janeiro de 2025

O som do Forró Folia, nesta terça (21) no YouTube

O SOM DO FORRÓ FOLIA 🎶

Nesta terça-feira, dia 21, temos um encontro marcado com muita música boa e animação! Vamos receber:
✨ Nena Queiroga
✨ Ricardo Andrade
✨ O bloco lírico Flabelo Encantado
✨ E a incrível Kiara Santana

Vai ser uma noite especial, repleta de muito frevo e alegria! 🎉

📅 Quando? Terça-feira, 21, às 20h
📍 Onde assistir?

Canal da Cinetv Nordeste no YouTube

Retransmissão: UnoTV, Rede Recon TV e MJTV da Paraíba

Chama todo mundo, prepara o coração e vem curtir com a gente! 🌟
#ForróFolia #Frevo #CulturaNordestina #OSomDoForró



@nenaqueiroga 
@kiarasantanaoficial 
@flabeloencantado 
@evandirpedrosa 
@neyaraujo49 
@eidesouzza 
@tortuga_moda 
@cinetvnordeste 
@rederecontv 
@unotv_ 
@associaco_dos_forrozeiros

Baile Municipal de Paulista 2025


 

Samuel Soares, o mestre que tira música do Litrolino

 

Quem é mestre, consegue tirar arte de qualquer lugar e com o arte-educador Samuel Soares não é diferente. Sabendo que o preço de um violino varia de de R$ 369 à R$ 2.479, era necessário que se criasse uma alternativa mais acessível para estudantes de todas as idades, especialmente as crianças. Na internet, o professor descobriu que havia a invenção de um violino com garrafas pet e cabo de vassoura. No entanto, o som ainda não tinha como sair.

E então Soares começou a pesquisar e chegou ao resultado, a quem chama carinhosamente de Litrolino: A garrafa Pet serve para amplificar o som ou seja para que o som tenha uma ressonância mais forte. O arco do violino também é feito com Cabo de vassoura e linha de Nylon. A partir de então, a repercussão foi a maior possível, tanto nas redes sociais, quanto na imprensa nacional.

O vídeo tocando a famosa música "Anunciação" de Alceu Valença, acabou viralizando e hoje esse músico e educador caruaruense de 39 anos segue dando aulas de iniciação à Música e o Litrolino tem sido a sua maior ferramenta de trabalho. Em entrevista exclusiva para o Blog Taís Paranhos, o Professor Samuel Soares fala de sua trajetória, das pesquisas, dá uma mensagem de apoio ao meio ambiente e de amor pela música. Vamos à leitura?

Como foi o início de sua trajetória na música?
Iniciei meus estudos na musica aos 7 anos com flauta doce, e aos 10 anos por intermédio de amigos iniciei com o violino, onde comecei a tocar em uma orquestra de igreja na minha cidade. Aos 15 anos comecei a ensinar aos amigos e membros dessa igreja, onde atuei ensinado por mais de 20 anos.

De onde veio a ideia de construir os litrolinos?
A idéia de construir o violino PET, surgiu da necessidade de levar conhecimento musical aos participantes de alguns projetos sociais que já participei, e percebi que muitos gostariam de aprender o violino, eu como violinista sei da dificuldade e custo financeiro para ter um violino por mais simples que seja não é algo muito acessível ainda mais em comunidades carentes. 

Como foi pesquisar para fazer os violinos com material reciclável?
Comecei a pesquisar quando meu filho Arthur de 5 anos ganhou um violino de brinquedo do avô e começou a se interessar a tocar violino. Fui pesquisar na internet vi que tinha um vídeo em que o rapaz pegou um pedaço de bambú, esculpiu as tarraxas para afinar de madeira e colocou duas linhas de nylon, mas ao passar o arco nas cordas não saia som. Então peguei um cabo de vassoura que não estava utilizando mais, fiz marcações e medidas semelhantes ao violino, esculpi na madeira as tarraxas, coloquei duas cordas de violino. Assim que passei o arco nas cordas o som saiu! Fiquei maravilhado, mais o som era muito fraquinho, então veio a idéia de pegar uma garrafa PET para fazer uma caixa de ressonância, quando passei o arco para minha surpresa o som saiu mais forte. A idéia não é substituir o violino convencional, mais sim trazer uma nova forma de iniciação musical para aqueles que gostaria de aprender violino mais não há recursos financeiro no momento. 

Além de músico, o senhor é arte-educador, que projetos o senhor já desenvolveu como educador?
Sim, pretendo levar esse conhecimento a todos os lugares possíveis, aqui na minha cidade já está sendo feito um grande movimento em projetos de musica em comunidades e também nas escolas municipais. tenho recebido uma grande quantidade de contato de diversas cidades e estados para fazer oficinas do violino PET, ( Eu oficializei como Litro Lino pois litro, vem da garrafa e Lino de violino). Além de trazer um novo modelo de iniciação com o Litro Lino, estamos também desenvolvendo a conscientização ao meio ambiente, o que iria para o lixo como cabo de vassoura e garrafa pet, reutilizamos para fazer música. 

Já participei de vários projetos sociais na minha cidade Caruaru e cidades vizinhas como São Caetano, e São Joaquim do Monte que ficam na região agreste, e também na região da mata sul na Cidade de Jaqueira, onde colaborava como professor de violinos, viola de arco, violoncelo, musicalização e canto coral. Ajudei a formar nesse período de 20 anos mais de 500 adolescentes e jovens a ter uma experiência musical nas orquestras com seus instrumentos. Hoje atuo na rede municipal de Educação de Caruaru como Arte Educador onde ensino musica nas escolas com turmas do fundamental 1 e 2. Em uma dessas escolas trabalho com violino PET ( litrolino ) onde as crianças e jovens aprendem como montar e tocar o instrumento.

O ( litrolino ) tem conquistado seu importante espaço nas aulas de iniciação musical aqui na cidade de Caruaru, por ser um instrumento acessível e pratico de montar e tocar, tem sido sucesso por onde passa despertando a curiosidade e interesse de estudar musica.

Quem são suas maiores referências na música?
Meus referencias são vastos, eu nasci e me criei em uma tradicional igreja evangélica, daí gosto muito de musicas do período barroco, clássico, romântico mas também de estilo contemporâneo. Minha referências são os compositores J.S.Bach, Wolfang. A.Mozart, Beethoven, Heitor vila lobos, e artistas como Chico Buarque, Djavan, Maria Bethânia entre outros artistas MPB. Não poderia deixar de citar meu professor de música e amigo Mozart Vieira, que, mora na cidade de São Caetano, Pernambuco, onde eu recebi forte influência musical e de estilo de vida.

Qual a sua maior mensagem para nossos leitores?
Por fim, desejo que o ser humano seja mais amável, amigável, consciente, mais amoroso, compassivo e que seja um transformador de novas idéias para que possa melhorar o mundo. A minha frase favorita é "Sem a música, a vida seria um erro" (Friedrich Nietzsche).




Morre Léo Batista, "A Voz Marcante" do Brasil

O apresentador Leo Batista morreu aos 92 anos, neste domingo, 19 de janeiro de 2025, após passar 13 dias internado no Hospital Rio D'Or. O locutor havia sido diagnosticado com câncer de pâncreas após se queixar de dor abdominal e desidratação. Ele era viúvo - sua esposa, Leyla Belinaso, faleceu em 2022 - e deixa duas filhas e netos.

O apresentador paulista fazia parte da equipe de funcionários da emissora desde 1970, quando foi contratado definitivamente após trabalhar como freelancer na cobertura da Copa do Mundo do mesmo ano, realizada no México. Léo Batista já apresentou o Jornal Nacional, esteve na edição inaugural do Jornal Hoje, participou do Globo Rural e foi um dos fundadores do Globo Esporte, em 1978. Trabalhou até pouco antes de ser internado, no último dia 06 de janeiro

Biografia - João Baptista Bellinazzo Neto era filho dos imigrantes italianos Antonio Bellinazzo e Maria Rivaben, o pequeno João Baptista nasceu no interior de São Paulo no então distrito de Cordeiro do município de Limeira. O pseudônimo "Leo" veio do nome de sua irmã, Leonilda - "ela que tem horror ao nome dela, Leonilda, e que a gente só chama de Nilda. Peguei o “Leo” dela, deixei de lado o João Bellinaso Neto, e virei Leo Batista" - revelou.

A seguir, a cobertura mais importante de Leo Batista, ao noticiar o suicídio de Getúlio Vargas (1882-1954), e ele relata ao Memória Globo:

 

 Homenagem do Globo Esporte, programa ccriado pelo apresentador em 1978:  

 Plantão da Globo anunciando o falecimento de Léo Batista:

Nova edição do “Perambulando” acontece no Recife Antigo neste domingo (19)


O Recife Antigo será palco, mais uma vez, de uma celebração única neste domingo (19), com uma nova edição do projeto “Perambulando”, promovido pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco. A iniciativa, que já conquistou o público, traz cortejos e apresentações que transformam o centro histórico da cidade em um grande espetáculo cultural.

A concentração acontece a partir das 16h no Armazém 13, na Avenida Alfredo Lisboa. O cortejo seguirá rumo ao Marco Zero, embalado por atrações que representam a riqueza cultural pernambucana: o Boi Tira Teima, os Bonecos Gigantes de Lulinha, a Cia Brasil por Dança e o Maracatu Nação Tigre.

Paulo Nery, secretário de Turismo e Lazer, destaca a relevância do evento: “Com o ‘Perambulando’, o Governo de Pernambuco reafirma seu compromisso de mostrar para o mundo o que temos de melhor, valorizando a nossa cultura. É uma bonita imersão interativa nas tradições do Estado”.

*Detalhes do evento:*

Data: 19 de janeiro de 2025
Horário: Concentração às 16h l Início do cortejo às 17h
Local: Concentração no Armazém 13 (em frente à sede do Grande Recife), Av. Alfredo Lisboa, s/n - Recife Antigo.

UNINASSAU Caruaru promove o “Ser Criança nas Férias”, iniciativa voltada para os filhos dos alunos e colaboradores da instituição



As férias são um momento para as crianças relaxarem, brincarem e se divertirem, sem as preocupações do ano letivo. É importante incentivar as crianças brincarem livremente sem as telas dos celulares e tablets. Seguindo essa temática, o UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Caruaru promove, de 15 a 24 de janeiro, o projeto “Ser nas Férias”, organizado pelo NAE (Núcleo de Acompanhamento ao Estudante).

A programação inclui: Oficina de Slime, Criação de Vídeos Curtos, Cinema, Oficina de Robótica, Desenvolvimento Motor, Oficina de Massa de Modelar e Contação de História. O objetivo é proporcionar momentos de lazer com brincadeiras pedagógicas e lúdicas no período das férias escolares para os filhos de colaboradores e alunos da instituição. 

A diretora da UNINASSAU Caruaru, professora Teresa Tabosa, ressalta a importância da iniciativa. “A programação foi preparada com muito carinho para receber essas crianças que as vezes não têm a oportunidade de participar de uma colônia de férias e durante esses dias serão recepcionados por nossas pedagogas do NAE e uma equipe multidisciplinar desenvolvendo brincadeiras, oficinas, distribuindo lanches, entre outras atividades”, disse. 

Os responsáveis interessados em levar os filhos para o “Ser nas Férias” não precisam realizar inscrição prévia. Basta comparecer no dia e horário das atividades levando 1kg de alimento não perecível. A UNINASSAU está localizada às margens da BR-104, KM 68, nº 1215.
Confira a programação:

21/01/2025 Oficina De Primeiros Socorros
22/01/2025 Desenvolvimento Motor
23/01/2025 Oficina De Massa De Modelar Pintura
24/01/2025 Contação De História

“A Divina & Esplendor – Uma Farsa Forçada” faz sua estreia no Janeiro de Grandes Espetáculos


O Grupo Teatro do Amanhã, de Jaboatão dos Guararapes, estreia no próximo dia 30 de janeiro, no Barreto, seu sexto espetáculo, “A Divina & Esplendor – Uma Farsa Forçada”. A peça conta a história de Divina (Bruna Bastos) e Esplendor (Matheus Ferreira), dois artistas aspirantes que sonham em seguir a vida artística nos palcos. A oportunidade surge com a seleção de elenco da Paixão de Cristo da cidade fictícia de Poços das Barreiras. Lá, eles encontram outros artistas que também buscam a chance de estrelar o espetáculo. Contudo, a montagem, na verdade, é uma artimanha criada pelos poderosos da cidade para impressionar o Governador (Larissa Paiva), que visita a cidade. Eles aproveitam o ensejo para desviar verbas do fundo destinado à cultura e à criação do espetáculo.

Na montagem, o grupo utiliza a farsa, gênero teatral cômico que se caracteriza por satirizar situações do cotidiano e utilizar personagens caricatos e exagerados. O espetáculo também emprega a linguagem do teatro de formas animadas, usando máscaras e sombras. No elenco estão Adalgisa Nara, Amanda Francyy, Analucy Oliveira, Bia Raulino, Clara Falcão, Gabriela Oliveira, João Liaqui e Yan Gurgel. O texto é escrito pelo ator e encenador Rodrigo Hermínio, fundador do Teatro do Amanhã, que também dirige a peça. O elenco também se dividiu para criar e confeccionar os elementos de cena, como maquiagem, figurino, cenário, adereços de cena e iluminação. Lucas Sailon ficou responsável pela criação de máscaras, e Karine Lima, pela operação de luz.

A apresentação acontece pelo 31º Janeiro de Grandes Espetáculos no dia 30 de janeiro, às 20h, no Teatro Barreto Júnior, no Pina. Os ingressos custam 40 reais (inteira) e 20 reais (meia) e podem ser comprados na bilheteria ou antecipadamente via Sympla (link). A peça futuramente fará uma mini temporada nos dias 15 de março e 12 e 13 de abril, às 19h, no Teatro Apolo, no Recife Antigo.

O Teatro do Amanhã é um grupo que surgiu em 2017 na cidade de Jaboatão dos Guararapes e hoje tem sede na Boa Vista, no Recife. Dentre as peças do grupo, destacam-se “Congresso do Kaos” e “Jeremias e as Caraminholas”. O grupo também mantém uma escola de formação em teatro, o curso Desvendando o Teatro, que abre as inscrições para a Turma 12. As aulas ocorrem todas as quintas-feiras na sede do grupo, das 19h às 21h30, com direito a montagem pedagógica e certificado de 80 horas. Alguns dos atores e atrizes de “A Divina & Esplendor – Uma Farsa Forçada” são ex-alunos do curso que já concluíram sua formação e hoje integram o elenco profissional da montagem. Mais informações via WhatsApp (81) 99616-8908 ou pelo Instagram do grupo (link).

SERVIÇO
A Divina & Esplendor – Uma Farsa Forçada
31º Janeiro de Grandes Espetáculos
30 de janeiro, às 20h
Teatro Barreto Júnior
Ingressos: 40 reais (inteira) e 20 reais (meia) – LINK

35 anos de Obra de Maria reúne nações em grande celebração no Teatro Guararapes, em Olinda



Esta sexta-feira ficará guardada na memória dos cristãos que participaram das celebrações dos 35 anos da Comunidade Católica Obra de Maria, no Teatro Guararapes, em Olinda. O evento foi marcado por testemunhos e pela conexão com o carisma da comunidade. Entre os momentos marcantes, foram destaques as palavras de Ironi Spuldaro, Irmã Zélia e Frei Josué, além da celebração da união com missionários da África. Em um teatro lotado, a Santa Missa, presidida por Dom Alberto Taveira, elevou a espiritualidade dos que estavam presentes.

A abertura da celebração contou com testemunhos comoventes, incluindo a história do casal de missionários João Paulo e Michelle, que, através de sua fé e apoio da comunidade, superou adversidades e renovou sua caminhada de amor e fé. O casal deixou, em seu testemunho, a história de comunhão com a comunidade, onde encontraram não só o doador que ajudou sua filha a superar uma enfermidade, mas também o apoio e o amor dos membros e fundadores. “Deus alcançou nossos corações e nos chamou a viver algo maior”, disse Michelle.

“Seguir como Maria, obedecendo tua voz, um chamado que alcança todos nós”. O trecho da música tema da celebração, que ressoou no coração dos fieis, reflete o espírito de entrega e missão que marca a trajetória da Obra de Maria. Esse mesmo chamado transformador foi testemunhado pelo Padre Joseílson, que emocionou o público ao compartilhar sua história de conversão: “Eu era um jovem perdido aos 15 anos, fazia tudo errado. Gilberto me acolheu, e eu me apaixonei pelo carisma”, relatou.

Em outro momento, a missionária Prisca Assiba Agon, a primeira africana a integrar a Comunidade Católica Obra de Maria, compartilhou sua trajetória desde o chamado de Gilberto Barbosa até sua missão evangelizadora em países como Gana, Nigéria e Costa do Marfim. Prisca contou como o encontro inesperado com o fundador confirmou seu destino missionário.

Com a voz embargada, agradeceu emocionada: “Muito obrigada, Gilberto e Maria Salomé, por fazerem de mim quem sou (…) A Obra de Maria é meu porto seguro.” Prisca encerrou sua participação cantando e dançando uma música em sua língua materna, ao lado de Maria Salomé e membros da comunidade africana presentes, unindo nações e culturas sob a mesma fé.

A tarde seguiu com momentos profundos de oração conduzidos por Frei Josué, Irmã Zélia e Ironi Spuldaro. Todos ajoelharam diante do Santíssimo Sacramento em um ato de humildade e entrega. “Você é amado. Há salvação, vida e esperança para os seus”, proclamaram. Frei Josué destacou a importância do silêncio para encontrar a paz de Deus, enquanto Irmã Zélia lembrou que “fé não é fundamento, mas convicção”. O valor da Eucaristia também foi ressaltado como fonte de cura e libertação, mesmo quando não visível aos olhos.

Patti Mansfield, referência histórica da Renovação Carismática, conta como descobriu o poder transformador do Espírito Santo durante um retiro em 1967. Sua reflexão sobre a necessidade de fé tocou profundamente os fieis: “O mundo está na escuridão, e as pessoas estão sedentas de amor.” Em um convite poderoso, apontou para Romanos 5:5, que fala sobre o amor de Deus, que foi derramado nos corações por meio do Espírito Santo.

Em seu discurso, Maria Salomé, cofundadora da Obra de Maria, comoveu ao declarar: “Tudo o que foi feito não foi por nossos méritos, mas pela bondade infinita de Deus. Nossa Senhora nos leva a Jesus, que é o Sol, e ela, a aurora que anuncia sua chegada. Louvemos e agradeçamos por tudo que Ele fez e fará”, disse a mãe do carisma da Obra de Maria, sob aplausos.

A Santa Missa celebrada por Dom Alberto Taveira no Teatro Guararapes, coroou o dia com a presença de sacerdotes. Ao todo, cerca de 300 padres e 200 bispos estão presentes na cidade para a celebração. “A presença de tantos bispos aqui, de quatro continentes manifesta a força e o carisma que o Nosso Senhor concedeu a Obra de Maria” disse o sacerdote. O momento, repleto de emoção, levou muitos fieis às lágrimas ao testemunharem a unidade da Igreja e a força da fé católica.

Vânia Gomes enfrentou 10 horas de viagem partindo de Aracaju para Recife e expressou a sua felicidade diante da grandiosidade da celebração, “Está sendo algo sobrenatural. A Obra de Maria conseguiu unir diferentes carismas, todos adorando o mesmo Deus” revelou. Ela também demonstrou estar animada para os outros dias de celebração. “A expectativa para domingo está altíssima, especialmente para o show de Frei Gilson e a missa com Padre Marcelo Rossi. Meu coração não cabe no peito!”, revelou.

Com a presença de líderes espirituais, pregadores, padres-cantores e missionários, o aniversário da Obra de Maria segue por mais dois dias, com objetivo de mostrar que a luz de Cristo continua a iluminar, guiando os passos de uma obra que se estende por mais de 60 países e toca quatro continentes. A Obra de Maria aproveitou para reafirmar sua missão de ser sal da terra e luz para o mundo, ou seja, com responsabilidade perante as nações.

SOBRE A OBRA DE MARIA
A Obra de Maria foi criada por Gilberto Barbosa e Maria Salomé, em 1990. Gilberto é pernambucano, tem 56 anos e é formado em Filosofia, Teologia e pós-graduado em psicanálise. Maria Salomé é paraibana e formada em Turismo e em psicanálise.

A Obra de Maria nasceu de um sonho, em um casarão da Várzea, pintado nas cores azul e branco, em homenagem ao manto da Mãe de Jesus. Atualmente, a comunidade conta com 5.100 missionários e voluntários espalhados pelo mundo, sendo um expoente da Renovação Carismática em Pernambuco. Presente na África, Europa, Ásia, América do Norte e América Latina, a Obra de Maria atua em 61 países, incluindo 33 na África, como Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau, além de Estados Unidos, Argentina, Itália e França. No Brasil, está presente em 25 estados e no Distrito Federal. No mundo, está presente na Europa, Ásia e nas Américas, além da África.

Serviço:
Celebrações pelos 35 anos da Comunidade Obra de Maria

Dia 19 de janeiro – Domingo
Manhã (Teatro Guararapes):
● 08h30 às 10h00 – Adoração, oração, animação, adoração aos fundantes e Santa Missa com Cardeal Dom Paulo
Tarde e Noite (Arena de Pernambuco):
● 11h00 – Abertura dos portões
● 12h00 – Início da programação com apresentação da Família Obra de Maria
● 14h00 – Santa Missa presidida por Padre Marcelo Rossi
● 15h40 – Padre João Carlos
● 16h20 - Padre Damião Silva
● 17h00 - Padre Fábio de Melo
● 18h40 - Instituto Hesed - Irmã Kelly Patrícia
● 19h50 - Frei Gilson/Entrada do Santíssimo
● 21h30 - Dunga/ Eliana Ribeiro/ Eros Biondini
● 22h30 - Encerramento