terça-feira, 1 de agosto de 2023

#VcNoBlog Mariana Saroa de Souza


A importância da igualdade salarial entre homens e mulheres

*Por Mariana Saroa de Souza

A equiparação salarial, garantindo que homens e mulheres recebam uma remuneração idêntica por trabalho de igual valor, é uma medida importante para a sociedade. Um estudo do Banco Mundial, publicado em 2018, aponta que a redução das disparidades salariais entre os gêneros pode impulsionar a economia dos países em 3,3 pontos percentuais. Estudos têm demonstrado que promover a igualdade de gênero, incluindo a salarial, torna economias mais fortes e resilientes, com maior produtividade, inovação e crescimento.

Em 2021, globalmente, as mulheres ganhavam 37% menos que os homens nas mesmas posições, de acordo com o Relatório Global de Desigualdades de Gênero do Fórum Econômico Mundial. Na edição de 2022, o levantamento do Fórum contou apenas cinco países, em uma lista de 146, com uma nota maior do que 0,8 para o critério que avalia a igualdade salarial para trabalhos iguais: Albânia (0,845), Burundi (0,840), Argélia (0,812), Islândia (0,812) e Singapura (0,805). A escala vai até 1 e nenhum país ainda alcança a pontuação máxima. A nota do Brasil foi 0,559 e o país ficou na 117ª posição da lista de 146 nações.

Ainda segundo o Banco Mundial, a paridade salarial de gênero é lei em 97 países, mas tirá-la do papel é um desafio em muitas localidades. Em um recente relatório sobre o tema, a instituição afirma que a implementação inadequada e a falta de fiscalização continuam sendo barreiras críticas para o avanço dos direitos e oportunidades das mulheres.

Desde 3 de julho, o nosso País deu um importante passo e entrou para a lista dos que adotam uma legislação para promover a equidade de salários entre gêneros. Trata-se da lei nº. 14.611/23 que criou novas diretrizes para o artigo 461 da CLT, aumentando o escopo de providências a prevenir e a coibir atos discriminatórios no ambiente de trabalho.

Entre as alterações preventivas, ações relacionadas à transparência dos critérios adotados para valorização do trabalho ganham força. As empresas deverão estabelecer mecanismos de transparência salarial e remuneratória próprios. As companhias que tiverem 100 ou mais empregados terão que publicar semestralmente seus relatórios de transparência salarial, observando, inclusive, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709, de 2018), a fim de viabilizar a fiscalização contra a discriminação salarial.

Os relatórios conterão dados e informações que serão publicados de forma anônima e irão permitir a comparação objetiva entre salários, critérios remuneratórios e proporção de ocupação de cargos de direção, gerência e chefia preenchidos por mulheres e homens, além de informações estatísticas sobre outras possíveis desigualdades decorrentes de raça, etnia, nacionalidade e idade.

A criação de canais específicos para denúncias de casos de discriminação salarial; a promoção de programas de inclusão no ambiente de trabalho; o fomento à capacitação e à formação de mulheres para o ingresso, a permanência e a ascensão no mercado de trabalho, em igualdade de condições com os homens, também são mecanismos implementados pela lei e que deverão ser observadas pelos empregadores, pois certamente serão cobradas pelos empregados.

Se for identificada desigualdade salarial ou de critérios remuneratórios, a empresa deverá implementar um plano de ação com metas e prazos para mitigar a desigualdade, não sendo isenta, contudo, das multas e demais sanções previstas em lei.

A punição aumentou. Antes era limitada a 50% do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social, somados ao pagamento das diferenças salariais devidas. Pela nova lei, corresponderá agora a dez vezes o valor do novo salário devido pelo empregador ao empregado discriminado, elevado ao dobro, no caso de reincidência, sem prejuízo de eventual indenização por dano moral.

Muitas são as alterações e várias serão as dúvidas referentes a aplicação dos dispositivos trabalhistas alterados em decorrência da Lei 14.611, contudo, fato consumado é que as regras estão em vigor e embora ainda passem por modulações, as empresas devem ficar atentas para não incorrerem em atos contrários à lei e que impliquem na aplicação de multas.

É um ponto positivo que políticas e legislações robustas sejam implementadas para garantir a transparência salarial e penalizar a discriminação salarial baseada no gênero. As mulheres têm maior capacidade para investir em sua educação, saúde e bem-estar, contribuindo para o fortalecimento das comunidades e o progresso social. A igualdade salarial promove uma cultura de igualdade e respeito, que beneficia não apenas as mulheres, mas toda a sociedade. Ao eliminar a disparida
de salarial, estamos investindo no desenvolvimento sustentável e na prosperidade para todos.

*Mariana Saroa de Souza é advogada de Direito Trabalhista no Marcos Martins Advogados

Sobre o Marcos Martins Advogados

O Marcos Martins Advogados é um escritório especializado nas práticas de direito empresarial e societário, tributário, trabalhista, contencioso, arbitragem e insolvência. Fundado em 1983, tem como objetivo guiar os clientes para assegurar o presente e impulsionar o futuro dos seus negócios, com uma equipe de profissionais conceituados, visão estratégica, parceria com os clientes, sólida governança e uma gestão que é referência no setor. Em 2022, o Marcos Martins Advogados ficou em primeiro lugar no Prêmio Análise DNA+Fenalaw 2022 na categoria Gestão; foi eleito o Escritório Mais Admirado pelo Ranking Análise Advocacia no Setor Econômico: Financeiro; e um dos Escritórios Mais Admirados do Interior de São Paulo pelo Ranking Análise Advocacia Regional 2022.

Neoenergia Pernambuco alerta para período de ventos fortes e segurança sobre poda de árvore


O mês de agosto é reconhecidamente uma das épocas com maior intensidade de ventos em todo o Estado. Com isso, também aumenta o número de objetos e galhos de árvore que entram em contato com a rede de distribuição de energia elétrica. Para tentar diminuir a incidência de interrupções e garantir a qualidade e a continuidade do fornecimento, a Neoenergia Pernambuco promoveu uma série de ações preventivas, principalmente relacionadas à vegetação, com 215.286 podas de galhos próximos aos fios e cabos de energia apenas neste ano. Os galhos podem causar um curto-circuito, interromper o fornecimento de energia e, em alguns casos, partir os cabos e provocar acidentes.

É importante destacar que o toque de árvores na rede elétrica não representa, necessariamente, um risco para o fornecimento de energia ou para a segurança da população. Para identificar os casos que podem apresentar riscos, há um mapeamento e um planejamento das ações para ocorrerem as podas.

Em caso de árvore tombada sobre a rede elétrica ou cujos galhos representem riscos para os fios, a Neoenergia Pernambuco solicita que o cidadão entre em contato com a distribuidora por meio dos canais de atendimento ou pelo 116.

A Neoenergia Pernambuco dá outras dicas de segurança com relação à poda de árvores. Uma delas é que o plantio deve ser planejado, para impedir, entre outros problemas, que galhos atinjam a rede elétrica, evitando possíveis interrupções no fornecimento de energia.

A distribuidora reforça a importância de se plantar espécies adequadas ao convívio com as redes elétricas e manter os cuidados com a poda para que a árvore não avance sobre as estruturas. Uma das recomendações, por exemplo, é que o plantio não seja realizado a distância inferior a 2,5 metros de equipamentos elétricos, como postes, cabos e transformadores.

Imprensa Neoenergia PE

CPRH apreende animais silvestres, embarga áreas por desmatamento e aplica multa de R$ 173 mil em mais uma etapa da Operação Serra Verde

Servidores do Setor de Administração de Unidades de Conservação (SAUC), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizaram mais uma etapa da Operação Serra Verde, no período de 26 a 28/07, no município de Belo Jardim, no Agreste Central. Nesta fase, eles apreenderam 63 aves silvestres, 20 armadilhas, um caminhão com 20 metros de lenha, embargaram 10 áreas por desmatamento, com aproximadamente 40 hectares, e ainda foram emitidos 26 autos de infração e aplicação de multas no valor de R$ 173,6 mil.

De acordo com o coordenador da Operação, Thiago Costa Lima, entre aos pássaros e aves apreendidas estavam um papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) e dois tuins (Forpus xanthopterygius), que fazem parte da na lista vermelha de espécie ameaças de extinção.
“Os pássaros foram soltos em fragmentos de áreas florestais na serra do Bituri, pertencente à Unidade de Conservação Serras e Brejos do Capibaribe, que engloba os municípios de Brejo da Madre de Deus, Belo Jardim, Taquaritinga do Norte e Vertentes”, disse o coordenador da Operação, Thiago Costa Lima.

Ele disse também que como o papagaio e os tuins são espécies ameaçadas de extinção, eles foram encaminhados para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras Tangara), unidade administrada pela CPRH. O tuim é a menor ave da família dos papagaios e periquitos no Brasil, com o corpo todo verde, um pouco mais escuro nas costas mede 12 centímetros de comprimento e pesa em media 26 gramas.

Costa Lima informou, ainda, que a equipe também realizou rondas noturnas para coibir o transporte ilegal de madeira na região, bem como atividades ilegais de caçadores. “Numa dessas incursões nós perseguimos e apreendemos o caminhão de madeira, bem como impedimos a caça ilegal. Numa dessas rondas, perseguimos um desses caçadores que se evadiu, mas deixou para trás a espingarda que ficou com os policiais da Depoma”, pontuou. A Operação Serra Verde é realizada pela CPRH em parceria com a Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma) e tem por objetivo combater o desmatamento na unidade de conservação.

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Fauna, Iran Vasconcelos, em maio passado, o Cetras Tangara suspendeu, temporariamente, recebimento de animais silvestres oriundos de fiscalização, entrega voluntária e de animais marinhos. A medida foi adota tendo em vista estado de emergência zoosanitária em todo território nacional, causado pela Influenza Aviária (IA) nas aves silvestres.

Entretanto, segundo Vasconcelos, o Cetras continua recebendo animais que estão ameaçados de extinção, para introdução no programa de reabilitação de espécies ameaçadas.

“As ações de manejo e conservação de espécies ameaçadas de extinção estão sendo uma prioridade para gestão da Gerencia de Fauna, haja vista que em nosso Estado temos muitas espécies vulneráveis ou entrando no status de vulnerabilidade”, explicou. 

Etapas da Operação Serra Verde

Esta é a quarta vez que os fiscais realizam a Operação Serra Verde na APA Serras e Brejos do Capibaribe e também a segunda vez que eles concentram as atividades no município de Belo Jardim. Os fiscais realizaram a 1ª etapa da Operação em Belo Jardim, na primeira quinzena deste mês onde foram embargadas 13 áreas, correspondentes a 41 hectares, lavrados 19 autos de infração e aplicação de multa no valor de R$ 41 mil reais, além da apreensão de um caminhão que transportava 20 metros de lenha e 36 pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiro.

Imprensa CPRH PE

Em Paulista, Programa Políticas Sociais nos Bairros chega em Engenho Maranguape

Através de uma ação integrada, as secretarias municipais de Políticas Sociais e Direitos Humanos e de Saúde, vão levar serviços do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e vacinas para o Engenho Maranguape, em Paulista. O evento acontece durante três dias, começando nesta terça-feira (1°.08), indo até a quinta-feira (03.08), das 9h às 15h, na Rua Jordânia, n° 171, próximo a Igreja Assembleia de Deus. De acordo com a organização, as vacinas estarão disponíveis apenas no último dia. 

Além desta ação no Engenho Maranguape, a iniciativa contemplou a comunidade da Vargem, em Paratibe; o bairro de Nossa Senhora da Conceição; Jaguarana; Mirueira; Jardim Paulista Baixo; e a comunidade do Tururu, no bairro do Janga. Os serviços são oferecidos, semanalmente, em diferentes bairros do município.

Imprensa Paulista PE 

Prefeitura do Recife intensifica fiscalização para coibir criação irregular de camarões em área de mangue


Uma ação conjunta de fiscalização entre a Prefeitura do Recife, Ministério Público, Marinha do Brasil, Cipoma e Delegacia de Meio Ambiente resultou na condução de cinco pessoas sob alegação de crimes ambientais na localidade do Cabanga e no bairro de Afogados, nesta terça-feira (1). Os cinco homens admitiram participar da construção de viveiros irregulares para a criação de camarões em área de mangue. A prática fere a legislação ambiental federal e, por obstruir o curso natural das águas, também influencia na drenagem da cidade.

Pela Prefeitura do Recife participaram da ação servidores da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) e Brigada Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade - com a participação do Centro de Operações do Recife (COP) para identificação das áreas afetadas. Ao chegar nos locais as equipes identificaram a manipulação da área de manguezal para a construção dos viveiros - com o uso de madeira e pneus para represar a água. "Importante ressaltar que a própria comunidade apoiou a ação, pois sabe que esse tipo de prática, além de ilegal - ou seja, os responsáveis estão sujeitos à prisão - tem influência para aumentar as áreas de alagamento, principalmente no período chuvoso", explica a Secretária Executiva de Controle Urbano, Marta Lima.

De acordo com ela, a fiscalização para coibir esses crimes vai continuar. No último dia 30 de junho foi realizada a primeira operação do tipo, que resultou na retirada de um viveiro clandestino para criação de camarões em pleno Rio Capibaribe, nas imediações da localidade do Coque. A iniciativa resultou em dois homens sendo conduzidos para a Delegacia de Santo Amaro por violação do Decreto Municipal 30.324 de 2017, que regulamenta a Lei Municipal 18.221 de 2016.  

Segundo o artigo IV, é proibido “construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar estabelecimentos, atividades, obras ou serviços utilizadores de recursos ambientais, considerados efetiva ou potencialmente poluidores, sem licença ou autorização válidas dos órgãos ambientais competentes ou contrariando as normas legais e regulamentos pertinentes”. A pena é uma multa que vai de R$ 200 a R$ 50 milhões. Durante essa ação foram retiradas quatro caçambas de material de aterro, além de pneus, estruturas de madeira e ferragens utilizadas no criadouro clandestino.

Imprensa Recife

Yves Ribeiro participa da reinauguração do Plenário da Câmara de Vereadores do Paulista


Na reabertura dos trabalhos  na Câmara de Vereadores de Paulista, na tarde desta terça-feira (1º), o prefeito da cidade, Yves Ribeiro, participou da reinauguração do plenário e da entrega do título de cidadã paulistense à vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão. A homenagem foi concedida pela vereadora Marcelly da Aquarela (PDT).

O prefeito Yves Ribeiro comentou que os vereadores são muito importantes na condução da gestão, principalmente, nos momentos mais difíceis como no enfrentamento à Covid-19 e na questão dos prédios-caixões. 

"Quero agradecer a cada vereador desta casa, que tem nos ajudado. O meu maior potencial da vida pública é cuidar das pessoas", frisou o gestor.

Além dos vereadores, estiveram presentes, secretários municipais, legisladores de vários municípios, deputados estaduais  e moradores da cidade.

Imprensa Paulista PE 

Setor de bens duráveis enfrenta desafios em julho


No mês de julho de 2023, o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC/CNC) segue avançando. Os dados de inflação ajudam a explicar a formação empresarial de expectativas. O índice de inflação (IPCA) do IBGE registrou para o mês de julho uma inflação acumulada em 12 meses de 3,16%, no Brasil, e 2,47%, em Recife. Esse resultado representa uma contração em relação à trajetória dos últimos meses e indica um melhor poder de consumo, principalmente entre famílias com renda mais baixa. 

No mês de julho, 57,2% dos comerciantes de bens não duráveis, como alimentos, bebidas, combustíveis e medicamentos, afirmaram que as condições atuais do setor melhoraram. Esse otimismo segue a boa expectativa de consumo já revelada pela pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) da CNC.

Gestores das empresas menores, com até 50 funcionários, têm uma expectativa positiva de contratação de colaboradores para os próximos meses: cerca de 60,1% afirmam que vão aumentar o quadro de empregados. Destaca-se o setor de semiduráveis (vestuários, calçados, perfumes), no qual 66,7% dos empresários acreditam que vão empregar mais nos próximos meses.

Enquanto isso, para o mês de julho, o ICEC/CNC revela que os grupos de atividades que comercializam bens duráveis (geladeira, máquina de lavar, fogão...) estão pessimistas em relação às condições atuais da economia brasileira.Trata-se de um sentimento influenciado pelo alto valor do crédito ao consumidor e pelo grau de endividamento das famílias, este último exposto na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC).

O economista da Fecomércio-PE, Rafael Lima, afirma que "Os dados do ICEC de julho, em Pernambuco, seguem em retomada do otimismo entre os empresários do comércio. Há uma boa expectativa para o setor varejista, influenciada, principalmente, pela perspectiva de redução da Selic no mês de agosto. Além disso, o segmento de semiduráveis é o mais propenso a contratar funcionários nos próximos meses, enquanto os não duráveis foram os mais dispostos a investir." 

Sobre a pesquisa

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), elaborado pela CNC e publicado nesta quarta-feira (26/07), ganhou um recorte especial para o estado de Pernambuco, feito pela Fecomércio-PE. A sondagem do ICEC objetiva mensurar o nível de confiança dos empresários e as tendências de ações empresariais nos segmentos do varejo, tais como a propensão para investir e para contratar funcionários. Além disso, a pesquisa avalia a percepção empresarial acerca das condições atuais e futuras de suas empresas e da economia. Os dados são obtidos junto a 335 empresas da capital pernambucana. O índice 100 marca a fronteira entre a insatisfação e a satisfação do empresário, isto é, abaixo de 100 pontos indicam pessimismo, enquanto acima de 100 pontos indicam otimismo do empresário.

O ICEC é um indicador que precede o comportamento dos empresários do comércio. Assim, serve de instrumento complementar para tomada de decisão dos empresários, acompanhamento do setor e grupos e aliado do planejamento público e privado.

No Agosto Dourado, Prefeitura do Recife realiza programação para estimular a amamentação

Ao longo deste mês, a Secretaria de Saúde do Recife vai realizar uma programação para celebrar o Agosto Dourado, em alusão à Semana Mundial da Amamentação. O tema deste ano será “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, que vai reunir uma série de ações em diversas unidades de saúde dos oito Distritos Sanitários da cidade. Além de envolver mães e bebês, as atividades visam sensibilizar os companheiros e outros familiares, colegas de trabalho e comunidade durante o período do aleitamento. A programação completa está em anexo.Entre os assuntos abordados, estão temas como a importância do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, benefícios da amamentação para mãe e bebê, a necessidade da formação de uma rede de apoio para as mulheres que estão amamentando, mitos e verdades sobre sobre a amamentação, orientações sobre ordenha e armazenamento do leite, o apoio no retorno ao trabalho, dentre outros. As atividades também têm como objetivo reforçar estratégias de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, assim como de doação de leite humano.

Entre as atividades previstas, estão inclusas na programação rodas de conversas, palestras, distribuição de material informativo sobre o aleitamento materno, entre outras ações. Como forma de preparar e atualizar os profissionais de saúde da Rede Municipal e de outras áreas, também será realizado durante a programação o 5º Webinar Municipal de Aleitamento Materno. A ação acontecerá em dois módulos (que terão 240 vagas cada), sendo o primeiro no dia 23 de agosto e o segundo no dia 29 de agosto, ambos das 13h30 às 17h30. As inscrições podem ser feitas nestes links: https://forms.gle/3vzNRGShC8Jc2ZATA e https://forms.gle/RRz7JpLQiNsYqM9Y7

“O tema deste ano reforça a importância de formar uma rede de apoio sólida e empática para mulheres que amamentam e também trabalham. Esse período é uma jornada desafiadora para muitas mães, pais e famílias e através dessa assistência, que pode incluir familiares, amigos, vizinhos profissionais de saúde, empregadores, professores, gestores as mulheres encontram o suporte de segurança emocional, prática, informativa, assistencial que necessitam para alimentar o seu bebê com confiança, tranquilidade, por um tempo prolongado e bem sucedido, especialmente ao término da licença maternidade, caso tenha, ou mesmo no retorno do trabalho, mesmo que informal”, reforça a coordenadora de Aleitamento Materno do Recife, Lúcia Trajano.

SERVIÇOS NO RECIFE - As quatro maternidades municipais (Arnaldo Marques, Bandeira Filho, Barros Lima e Hospital da Mulher) fazem coleta de leite humano e duas possuem banco de leite: o Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, e a Maternidade Bandeira Filho, em Afogados - ambos têm certificação Ouro concedida pela Rede Global de Bancos de Leite Humano.

Quem quiser doar leite humano na Maternidade Bandeira Filho, deve entrar em contato pelo número 3355-2235, para receber as orientações. O banco do HMR funciona 24 horas por dia para atendimento aos recém-nascidos. Já para informações, o funcionamento é das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira, pelo número 2011-0174, através do qual são esclarecidas questões como ordenha, armazenamento e transporte do leite humano. 

Para ser doadora de leite, a pessoa precisa se encaixar em alguns critérios: é preciso ter hábitos saudáveis, não tomar medicamentos que interfiram na amamentação, não consumir drogas lícitas e nem ilícitas, e ter excedente de leite. Antes de chegar às mãos de outras mulheres, o leite passa por um conjunto de exames e procedimentos, com processo de seleção, classificação, testes de acidez e nutrientes. Em seguida, é feita a pasteurização e o controle final de qualidade que certifica todo o processo. Cada litro alimenta dez crianças por dia, dependendo do peso do prematuro.

As campanhas para doação de leite humano e de potes de vidro para armazenamento são contínuas, com o intuito de facilitar a doação a recém-nascidos que estejam precisando do alimento. Qualquer pessoa pode doar as embalagens, que precisam ser de vidro, transparente, com boca larga, e possuir tampa rosqueável de plástico – como os vidros de maionese ou café solúvel, por exemplo. Esses requisitos se devem à resistência desse tipo de recipiente aos processos de esterilização, necessários para armazenar o leite. As doações de potes podem ser deixadas nas quatro maternidades. Além desses locais, os potes também podem ser deixados em qualquer unidade de saúde do Recife.

A DATA - A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi lançada pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (Waba), em 1992, com o objetivo de dar visibilidade à amamentação. Ocorre em 120 países e é celebrada oficialmente na primeira semana de agosto. O Agosto Dourado existe desde 2017 no calendário oficial do Recife. No ano de 2014, foi instituído o Dia Municipal do Aleitamento Materno e Doação do Leite Humano, celebrado em 1º de agosto.

BENEFÍCIOS - Considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida, no leite materno estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável dos bebês, por isso é chamado de alimento padrão ouro. O correto aleitamento materno resulta em um desenvolvimento nutricional, imunológico, cognitivo e fisiológico mais completo, além de fortalecer o vínculo afetivo mãe-filho. Para as mulheres, há estudos que apontam que a amamentação previne hemorragias pós parto e até mesmo alguns tipos de câncer, além de contribuir para o retorno do peso de antes da gestação e para o útero voltar ao tamanho anterior.

 

Dicas para uma amamentação bem sucedida:


- O leite materno nunca é fraco; ele é sempre adequado para o desenvolvimento do bebê;

- Nos primeiros dias após o parto, ofereça o peito muitas vezes, mesmo que você ache que tenha pouco leite. Essa quantidade costuma ser suficiente, pois esse leite, chamado colostro, atende às necessidades do bebê;

- Nos primeiros meses, o bebê ainda não tem horários regulares para mamar. Por isso, ofereça o peito sempre que ele quiser. Com o tempo, ele faz seu próprio horário;

- Até os seis meses de vida, dê apenas leite materno ao bebê. Ele não precisa de água, chás, leites artificiais ou qualquer outro alimento nesse período;

- Após os seis meses, continue amamentando por até dois anos ou mais, e acrescente a dieta complementar ao bebê sob orientação do pediatra e/ou nutricionista.

Para desenvolver o ecossistema, Ambev abre inscrições para o Além, programa de cocriação de novos negócios em parceria com startups

Depois do sucesso de edições passadas, o Além, programa de cocriação de novos negócios da Ambev, chega à sua quarta edição. Neste ano, o objetivo da iniciativa é conectar startups e as áreas de negócios da companhia para que elas criem, em conjunto, soluções (negócios, produtos e serviços) para um dos 10 desafios que a Ambev possui em diferentes áreas.

"A colaboração com startups é parte da estratégia de negócios da Ambev. E essa relação ficou ainda mais forte nos últimos anos através do programa Além. A iniciativa é um dos nossos principais pilares de inovação aberta, e desde que lançamos, já pilotamos 22 projetos com startups em diferentes verticais e investimos mais de R$ 2,2 milhões nessas soluções. Sabemos que é impossível inovar sozinhos, por isso, estamos animados com essa nova edição e esperamos que ela vá render ótimos frutos para a criação de novas soluções e o desenvolvimento do ecossistema”, comenta Eduardo Horai, CTO da Ambev.

A inovação e metodologia do Além, criadas em parceria com a consultoria Innoscience, geram resultados comprovados: em média 70% dos pilotos do projeto são aprovados e entre 40% e 50% dos pilotos executados se convertem em negócios. Os números de comparação do mercado mostram uma taxa entre 10 e 15% de sucesso dos pilotos de parceria entre corporações e startups.

Um dos cases de destaque que o Além investiu durante a terceira edição da iniciativa é o projeto de sensores autocalibráveis no processo cervejeiro. Com a startup Embeddo, especialista em computação de borda, IoT e inteligência artificial, a companhia está testando uma nova tecnologia que é capaz de aumentar a eficiência do processo cervejeiro ao realizar calibragem de sensores de pressão e temperatura das máquinas de maneira automatizada.

São elegíveis para participar do programa startups de todas as verticais que estão em fase de tração ou escala e possuem solução pronta, já validada no mercado. As interessadas poderão se candidatar neste link até 25 de agosto.

Os desafios que a companhia busca solucionar este ano com o programa são para diferentes áreas de negócios, entre elas tecnologia, marketing, logística, Generative AI e experiência do consumidor.

O programa conta com 6 fases: inscrições, one to one (pitch), imersão para cocriação, seleção dos pilotos, execução dos pilotos e apresentação de resultados. A Ambev vai disponibilizar às startups recursos financeiros para execução dos pilotos e acesso a fornecedores, com possibilidades de escala e conexão com lideranças de diferentes áreas. O Além conta com a parceria da consultoria Innoscience desde a sua primeira edição.

Programa Além - 4a edição

Inscrições: Até 25 de agosto

Site: Link

Requisitos: startups de todas as verticais que estão em fase de tração ou escala e possuem solução pronta, já validada no mercado.


Comcap realiza, em Paulista, reunião sobre Plano Municipal Decenal pela Primeira Infância


Teve início, nesta terça-feira (1.°/08), uma série de reuniões  para discussão do Plano Municipal Decenal pela Primeira Infância (PMPI), promovida pelo Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paulista (COMCAP). O encontro teve como objetivo construir uma identidade da comissão intersetorial, responsável pelo monitoramento do plano, o qual busca garantir a organização e a política de proteção às crianças na primeira infância, ou seja, até 6 anos de idade.

O momento foi marcado também pela apresentação dos membros da Comissão Intersetorial e a definição de metas e objetivos do plano. Os participantes aproveitaram para planejar o calendário das próximas reuniões e visitas às secretarias e órgãos que compõem a comissão.

O presidente do Comcap, João Soares, ressaltou a produtividade da reunião, destacando a relevância das sugestões apresentadas e expressando otimismo em relação aos resultados futuros.

"Foi uma reunião muito proveitosa. Tivemos muitas sugestões, acredito que teremos bons frutos", frisou o presidente".

A iniciativa de elaborar um Plano Municipal Decenal pela Primeira Infância é fundamental para o desenvolvimento e proteção das crianças. Esse tipo de plano visa estabelecer diretrizes claras e ações efetivas para garantir os direitos das crianças, promovendo um ambiente saudável e seguro para o seu crescimento e desenvolvimento.

Imprensa Paulista PE 

Governadora Raquel Lyra anuncia crescimento na movimentação de cargas em Suape

O Porto de Suape, sexto atracadouro público brasileiro em movimentação de cargas, encerrou o primeiro semestre deste ano com crescimento de 5% nas operações em relação ao mesmo período de 2022, totalizando 12,1 milhões de toneladas. O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra durante reunião no Complexo Administrativo de Suape, na Região Metropolitana do Recife.

“O crescimento da movimentação em Suape é mais uma reafirmação da retomada da confiança do setor empresarial em Pernambuco. Tivemos números excelentes na geração de empregos e, agora, o aumento da movimentação de cargas no porto. Estamos trabalhando para atrair novos negócios, para permitir que o nosso Estado entre em uma nova economia”, destacou Raquel Lyra, que esteve no local acompanhada da sua vice, Priscila Krause.

Suape registrou 768 atracações de navios entre janeiro e junho, número 7% superior aos seis primeiros meses do ano anterior (718). O faturamento bruto do porto foi de mais de R$ 148 milhões. “Tudo indica que aquela retomada de confiança à qual nos referimos desde que assumimos essa gestão está, de fato, gerando resultados. Temos muito ainda para construir, mas o básico que precisávamos fazer para mexer com Pernambuco, já está acontecendo”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDEC), Guilherme Cavalcanti.

Segundo o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot, o progresso do porto está atrelado à sua localização estratégica, infraestrutura e ao uso de novas tecnologias, proporcionando mais celeridade no embarque e desembarque de mercadorias. “Nossa posição é privilegiada, não só em relação ao Nordeste, como a todos os continentes. Estamos próximos dos grandes centros da Europa e dos Estados Unidos, e isso tem sido um grande fator de atração de novos negócios”, enfatizou. 

De acordo com o Anuário Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os granéis líquidos e gases representaram 71,1% (8.657.205 toneladas) da movimentação semestral do Porto de Suape, seguidos de cargas conteinerizadas (22,3% e 2.714.329 t), granéis sólidos (4,4% e 532.528 t) e carga geral solta (2,2% e 271.950 t). As rotas de longo curso de granéis líquidos ligam o atracadouro pernambucano a países diversos, a exemplo de Singapura, Estados Unidos, Gana, Holanda, Turquia, Argentina, Bélgica, Emirados Árabes Unidos, entre outros.

O hub de veículos, o maior do Norte/Nordeste, opera com exportação, importação e operação de transbordo. No semestre, registrou aumento de 59%, com embarque/desembarque de 42.123 unidades de marcas e fabricantes diversos. O porto é a porta de saída para os carros da Stellantis, produzidos na fábrica da Jeep, em Goiana, e da Fiat, em Betim (MG), tendo como destino países como Argentina e México. No setor de importação, recebe unidades da Toyota e General Motors (GM), além de realizar operação de transbordo de veículos fabricados no Uruguai e na Argentina e distribuídos para vários países do continente americano a partir de Pernambuco.

Também participaram da agenda o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede; o executivo de Atração de Investimentos da SDEC, Maurício Laranjeiras; o executivo de Articulação Institucional da pasta, Carlos Sant’Anna; o executivo de Gestão, Marcelo Loyo; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger, além da diretoria de Suape.

Imprensa PE

O País que perdeu as cores faz nova temporada no Teatro Cacilda Becker

O espetáculo infantojuvenil O País que perdeu as cores traz para cena quinze artistas entre atores e atrizes, músicos e intérpretes de libras para contar a história de um povo surpreendido na Feira de Solstício de Verão pelo desaparecimento da Velha Presidenta e a ascensão ao poder d´Ele, um governante que ninguém conhece e se mostra autoritário. Aos poucos, esse governo vai tirando a vida - e as cores - do país. A peça faz, de 5 a 27 de agosto, nova temporada em São Paulo, agora no Teatro Cacilda Becker, na Lapa, aos sábados e domingos às 16h, com entrada gratuita. 

A montagem foi criada coletivamente a partir do conto Quando as cores foram proibidas, da autora alemã Monika Feth, e aborda assuntos como democracia, coletividade e respeito à diversidade de pensamento. Ao trazer essas discussões para a cena, a peça se propõe a dialogar com o público: qual é o projeto político de país que queremos para nós? Que mundo estamos construindo juntos? 

“Ao longo do processo de criação, que aconteceu entre 2019 e 2021, vivíamos sob o governo Bolsonaro. No conto original, uma Bruxa chega para consertar o país. No nosso caso, imaginamos que a solução precisava vir do próprio povo, para trazer as complexidades das questões enfrentadas e não recorrer a resoluções imediatas e milagrosas”, diz Lucas Leite, ator do grupo. 

A partir dessa perspectiva, o grupo decidiu que o protagonista de O País que perdeu as cores seria o próprio povo. Representado pela trupe de artistas, ele (o povo) precisa decidir qual final deseja dar para sua própria história. “O público é convidado a imaginar junto um possível final. Mas, antes, precisa estabelecer um compromisso com a memória”, completa o ator.

Na história, a trupe de artistas viaja por diferentes lugares e convida o público a imaginar diferentes possibilidades de futuro para este povo ao lado dos personagens: o Pintor, a Padeira, o Florista, o Cachorro, o Catador de Sonhos, o Pescador, a Poeta, o Mensageiro, a Narradora e a Bruxa. 

Para a companhia, essa discussão sobre o desfecho da peça é fundamental para pensar alternativas de futuro diante de um contexto histórico de crises sociais e humanitárias.

Antes de chegar aos palcos, em 2021, a peça O país que perdeu as cores foi transformada em audiopeça, lançada nas plataformas de streaming.

Acessibilidade Integrada

A ideia de uma imaginação coletiva para pensar o futuro de um povo e de um país foi fundamental para a construção do espetáculo. Nesse sentido, outro ponto importante para o grupo foi trazer a acessibilidade integrada à pesquisa estética central. O artista e a artista responsáveis pela interpretação de Libras estão em cena, como parte do espetáculo: ora são responsáveis pela cena, ora traduzem as falas e ações de outros atores e outras atrizes. 

“O intérprete e a intérprete de Libras são parte do elenco, não estão isolados. A proposta foi de capacitar também os atores para que se comunicassem diretamente com o público com deficiência auditiva. Além disso, o texto foi construído em parceria com uma dupla de consultores de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, de forma que a peça possa ser experienciada por todos os públicos. Ou seja, a dramaturgia da peça é acessível em todas as apresentações.”, diz a atriz Beatriz Porto. 

Atividade de Mediação

O projeto conta com atividade de mediação após alguns espetáculos. A ideia é que as crianças assistam à peça e possam elaborar entre elas mesmas noções de participação política, cidadania e luta por direitos. A brincadeira é: estamos fundando o País das Crianças, que precisa decidir o seu primeiro governo. Quais as demandas da população de crianças para o governo de seu país? Quais bandeiras serão levantadas? Como será o processo de escolha de governo? Essas perguntas serão norteadoras para propostas de jogos teatrais e criação de cenas trazidas pelos artistas-educadores da Companhia Barco.

Sobre a Companhia Barco

A companhia Barco é um grupo teatral paulistano, fundado em 2019 a partir do encontro de artistas do teatro e da música movidos pelo desejo de pesquisa e criação continuada. Desde o início trabalha com materiais literários para a criação teatral: em 2019, a partir da obra da escritora brasileira Hilda Hilst, concebeu e realizou o espetáculo Ensaio da fantasia e o Festival Arena Hilda Hilst, encenado no histórico Teatro de Arena e que contou com a participação de mais de 60 artistas. O segundo espetáculo, este atual, nasceu do encontro com a obra infantojuvenil da autora alemã Monika Feth. Antes deu origem à audiopeça homônima, que estreou no festival FarOFFa, em 2022. Em processo de pesquisa desde 2022, a próxima encenação da companhia tem como base a obra Cem anos de solidão, do escritor colombiano Gabriel García Márquez. 


Ficha técnica

Idealização e realização: Companhia Barco

Direção: Rodrigo Mercadante

Elenco: Beatriz Porto, danni vianna, Eliete Faria, Emilie Becker, Fernanda Carvalho (atriz substituta), Flora Furlan, Krol Borges, Lucas Leite, Miriam Madi e Renato Mendes.

Elenco intérprete de libras: Thalita Passos, Ricieri Palha

Direção Musical: André Leite

Músicos: André Leite, Diego Chilio, Guilherme Fiorentini, Lincoln Grosso e Vinicios Borges. 

Projeto e técnico de som: Guilherme Fiorentini

Figurinista: Samantha Macedo

Assistência de figurino: Amanda Pilla

Aderecista de figurino: Laura da Mata

Costureiras: Samantha Macedo e Amanda Pilla

Cenografia e adereços: Nathalia Campos

Assistência de cenografia: Luiza Saad

Cenotécnico: Zé da Hora

Direção de movimento: Gabriel Küster    

Consultoria em acessibilidade visual: Fernanda Brahemcha e Lucas Borba

Consultoria em acessibilidade de Libras:  Yanna Porcino

Direção de produção e administração de projeto: Quica Produções | Thaís Venitt | Thais Cris 

Assistente de produção: Beatriz Scarcelli

Design gráfico: Renan Suto

Fotógrafa: Giovana Pasquini

Assessoria de imprensa: Canal Aberto | Márcia Marques
Dramaturgia elaborada a partir do texto "O País que perdeu as cores" escrito por Ana Paula Lopez em colaboração com a Companhia Barco e Cristiane Urbinatti.
Este projeto foi contemplado pela 16ª edição do Prêmio Zé Renato - Secretaria Municipal de Cultural

Serviço

NOVA TEMPORADA 

De 05 a 27 de agosto de 2023

Sábados e domingos às 16h + mediação aos sábado,  após a apresentação

Teatro CACILDA BECKER

Rua Tito, 295, Lapa, São Paulo/SP

Grátis - ingressos retirados na bilheteria  

 

APRESENTAÇÕES CEU CAMINHO DO MAR

Dia 28 de agosto de 2023

Segunda-feira, sessões 10h e 15h + mediação

Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 5.241, Jabaquara, São Paulo/SP

Grátis



Em São Paulo, Paulista participa de 3º Fórum de Proteção de Dados Pessoais dos Municípios

Com o propósito de discutir e realizar trocas de experiências acerca da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entrou em vigor em 2020, o município do Paulista participará, nesta quarta (02) e (03.08), do 3º Fórum de Proteção de Dados Pessoais dos Municípios, que acontecerá na cidade de São Paulo (SP). O fórum faz parte da “Expo Compliance”, evento que se destina ao debate sobre a promoção da integridade e da proteção de dados pessoais. 

Atualmente, Paulista integra dois grupos de trabalho sobre o tema e, neste sentido, está avançado o trabalho de conscientização e capacitação. Inclusive, nas redes sociais a Controladoria de Paulista está realizado ‘quiz’, que por meio de perguntas de múltipla escolha, além da divulgação de uma cartilha acerca da LGPD. Este material está disponível tanto no instagram do órgão @controladoriapaulista, como no Portal da Transparência da Prefeitura do Paulista, no site http://transparencia.paulista.pe.gov.br/.

O evento, que contará com 56 municípios brasileiros, é uma iniciativa da Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP) e da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria do Município de Porto Alegre (SMTC/POA). Esta será a segunda participação do município de Paulista nesse evento.

“É muito importante a participação de Paulista no Fórum, uma vez que a integração do Município ao trabalho em redes, amplia a articulação de parcerias entre os órgãos públicos nas diversas esferas da Administração Pública, permitindo o compartilhamento de informações e documentos, além do intercâmbio de experiências”, ressaltou a controladora adjunta do município, Stella de Deus.

Serviço:

O que: 3º Fórum de Proteção de Dados Pessoais dos Municípios;
Quando: 02 e 03 de agosto de 2023;
Horário: 02/08 – das 14h às 19h00 | 03/08 – das 8h30 às 19h;
Onde: Amcham Business Center – Sala São Paulo – Rua da Paz, 1431 – Chácara Santo Antônio.

Imprensa Paulista PE 

Comdica divulga os candidatos ao Conselho Tutelar de Garanhuns

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), divulgou os candidatos aprovados e habilitados para o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de Garanhuns, quadriênio 2024-2028. A resolução nº 027/2023, foi publicada na edição do dia 21 de julho de 2023, do Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco / Amupe. O processo de escolha dos candidatos através de voto direto, secreto e facultativo será no dia 01 de outubro deste ano. A posse dos candidatos eleitos será no dia 10 de janeiro de 2024. Confira nas imagens os candidatos habilitados, bem como seus números correspondentes.

A campanha poderá ser feita até o dia 30 de setembro, e o Comdica também alerta sobre o que não é permitido durante o período, a exemplo de doar, oferecer ou entregar o eleitor bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive brindes como camisetas, chaveiros, bonés ou cestas básicas; qualquer tipo de propaganda paga, seja em rádios, jornais, blogs ou televisão; utilização de imagens de crianças e adolescentes em vídeos, imagens ou qualquer material de divulgação da campanha, entre outras proibições. As demais regras estão descritas nas resoluções nº 028/2023 e n° 029/2023.

O cidadão também poderá informar sobre irregularidades na divulgação de campanha de qualquer candidato através do e-mail: denunciaseleicao.ctgus@gmail.com ou diretamente na sede do Comdica, localizado na Casa dos Conselhos - Rua Ernesto Dourado, 890, Heliópolis. As denúncias podem ser realizadas de forma anônima e não serão aceitas informações sem fundamentos e provas.

Sobre o órgão: O Conselho Tutelar é composto por cinco membros para mandato de quatro anos, com carga horária de 40 horas semanais e atendimento ao público das 08h às 18h, de segunda a sexta-feira. A função de Conselheiro Tutelar é de grande relevância exigindo dedicação exclusiva, obrigando-se ao atendimento diário, inclusive, em regime de plantão aos sábados, domingos e feriados.

Imprensa Garanhuns PE 

Oportunidade de capacitação e geração de renda na Casa Zero


Através do Programa Alimentando Sonhos, em parceria com a empresa M. Dias Branco, a *Casa Zero* promoverá aulas de culinária com foco em salgados e doces, no seu espaço Gourmet. O objetivo é oferecer um aprendizado prático e saboroso, além de proporcionar oportunidades reais de geração de renda para os participantes. A meta é impactar a formação de até 300 pessoas até o fim do ano.
 
Serão 12 turmas até dezembro, abrangendo temas variados de doces e salgados. As duas primeiras turmas iniciam segunda-feira com carga horária de 20 horas. *As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através da página da Casa Zero no Instagram (@nacasazero).*
 
"Os cursos de qualificação para geração de renda são muito importantes, pois oferecem às pessoas a oportunidade de adquirir habilidades, ampliando suas chances de encontrar emprego ou iniciar uma geração de renda própria. Para nós da Casa Zero, essa parceria com a M. Dias Branco, através do programa Alimentando Sonhos", tem papel relevante nesse processo de inclusão de pessoas da comunidade no mercado de trabalho, explica Tulio Muniz, gestor da Casa Zero. 
 
" O compromisso prioritário da Casa Zero é a transformação de territórios, através da educação e empoderamento das comunidades.”, destaca Fábio Silvo, líder da Rede Muda Mundo. “Essa parceria é um exemplo bem concreto de como as empresas podem contribuir, impactando positivamente suas comunidades!", finaliza
 
*Sobre o Programa Alimentando Sonhos*
Desenvolvido pela M. Dias Branco em todo o Brasil, o Programa Alimentando Sonhos promove o desenvolvimento econômico e social das comunidades através da capacitação de pessoas na área de gastronomia. O programa oferece cursos teóricos e práticos, em parceria com instituições do terceiro setor, visando capacitar e inspirar os participantes a construírem seu próprio futuro na área gastronômica.
 
Essas ações impactam positivamente a economia local, reduzindo as desigualdades sociais e proporcionando inclusão para pessoas em situação de vulnerabilidade. A meta é atingir 15 mil pessoas em 2023, em todo o território nacional.

Primeiro Praça Musical de agosto acontece nesta quinta(03) no Camará Shopping



O Camará Shopping inicia o mês de agosto com mais uma edição do projeto Praça Musical e, nesta quinta(03), a praça de alimentação do shopping será envolvida pelo som de Swamy Matos e Bruno Bessa. O show gratuito acontecerá às 19h e promete uma noite de muita música e diversão. 


Swamy Matos, músico de reconhecida versatilidade e com mais de três décadas de experiência na cena musical, trará ao palco do Camará Shopping um repertório que resgata o melhor da Música Popular Brasileira (MPB). Além disso, ele apresentará suas próprias músicas autorais e releituras de grandes sucessos. Com presença carismática e voz marcante, Swamy Matos promete encantar o público presente com sua performance única.

Já Bruno Bessa, se apresenta pela primeira vez no shopping. Ele que é um artista eclético, promete uma apresentação que passeará por diversos estilos musicais, oferecendo ao público uma verdadeira experiência sonora. Seu repertório abrangerá desde MPB até sucessos internacionais, passando por ritmos como xote e sertanejo, garantindo diversão para todos os gostos musicais.  

O Praça Musical do Camará Shopping se destaca por oferecer um espaço de entretenimento cultural de forma totalmente gratuita, valorizando a música e os artistas locais. O evento acontece todas as quintas-feiras, no palco do piso L3 do shopping, proporcionando cerca de 2 horas de show para o público presente. É uma oportunidade única para os amantes da música se conectarem com artistas e desfrutarem de momentos especiais em um ambiente agradável e acolhedor.

Shopping Costa Dourada sorteia dez Alexas em promoção do Dia dos Pais


O Shopping Costa Dourada preparou uma programação especial, com muita inovação e música, para celebrar o Dia dos Pais. Para os papais mais antenados, o presente pode vir na forma da assistente virtual mais popular do momento. Isso porque o centro de compras irá sortear dez Alexas modelo Echo Dot de 5ª geração entre os clientes.

Para concorrer ao sorteio, é necessário fazer R$ 200 em compras nas lojas participantes do Costa Dourada, de hoje (1º) a 13 de agosto. O sorteio será realizado no dia 14 de agosto.

O Shopping Costa Dourada promove ainda uma série de shows gratuitos no fim de semana do Dia dos Pais. As apresentações ocorrem na Praça de Eventos e têm início na sexta-feira (11), às 19h, com show de Marco Santana. O cantor irá realizar um tributo ao cantor Raul Seixas, com participação especial de Amauri Nascimento, da banda Som da Terra.

No dia seguinte, sábado (12), às 19h, é a vez da banda Na Reserva agitar o público com muito pop e rock. Fechando o fim de semana especial, no domingo (13), às 18h, o Shopping Costa Dourada recebe o grupo Sent’oSamba, com um show repleto de sucessos do samba e do pagode. O público confere ainda o som do DJ Luan Digital, que ficará responsável por abrir cada dia de show. A discotecagem tem início às 17h, nos dias 11 e 12; e às 16h, no dia 13. As apresentações são abertas a toda a família.

Ivan Moraes anuncia que não irá se candidatar a vereador no pleito de 2024


O vereador Ivan Moraes (PSOL) anunciou, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (1º), que não irá se candidatar a vereador do Recife no pleito de 2024. Segundo ele, a decisão foi tomada desde a campanha eleitoral de 2016, antes mesmo de ser eleito no primeiro mandato. “Desde antes de entrar nesta Casa, eu já dizia do meu compromisso de renovação da política e isso se traduzir, entre outras coisas, no meu compromisso de fazer apenas dois mandatos consecutivos no cargo que fosse”, afirmou.

Durante o discurso, Ivan Moraes fez uma retrospectiva da sua trajetória desde a campanha eleitoral até a atuação nos dois mandatos na Câmara Municipal. “Esse será o meu último mandato como vereador. Eu entrei nesta Casa com a esperança de mudar um pouco a forma como a política é feita. Eu sou fruto dos processos de 2013, 2016, da luta contra o golpe. Sou fruto de uma luta pelos direitos humanos que é bem anterior a isso. Em algum momento a gente precisava perder o pudor e ocupar o que é nosso. Acreditamos que precisamos transformar a política a partir de processos que renovem os corpos que a ocupam”, reafirmou. 

De acordo com Ivan Moraes, ele foi o primeiro vereador eleito no Recife pelo seu  partido, o PSOL. “Fui reeleito, dobramos a bancada de uma eleição para a outra. Tenho certeza que vamos aumentar ainda mais a bancada do nosso partido aqui, especialmente com a presença cada vez maior das mulheres. É curioso que, ao longo desse tempo, muita gente não acreditava e até hoje não acredita que este será o meu último mandato seguido como vereador. Entendo que na tribuna, que é este lugar que eu prezo e venho sempre falar, posso dizer a verdade e vocês podem acreditar”, disse. 

No entanto, o parlamentar ressaltou que ainda tem “tarefas muito importantes para realizar” antes de finalizar o meu mandato. “Terei o compromisso de fazer com que cada vez mais pessoas se interessem por estar na política. Vou continuar na luta para que mais pessoas participem dos partidos e da disputa institucional que se faz no dia a dia nas Casas Legislativas. Também tenho a obrigação de mostrar o nosso plano de cidade para o Recife, que a gente tem desenvolvido ao longo de todos esses anos e que será renovado e apresentado para o Recife como uma alternativa política que vem sendo feita há tanto tempo”, garantiu.

Grande expediente – Ivan Moraes voltou à tribuna da Câmara para tratar dos rumos do seu mandato durante o grande expediente, período da reunião plenária dedicado a debates de até 15 minutos e que permite que outros parlamentares façam apartes ao vereador que ocupa a tribuna.

Na ocasião, Moraes frisou que a decisão de não concorrer a um novo mandato de vereador da Câmara do Recife em 2024 parte da necessidade de lutar contra a crise de representatividade política que existe no País. “Quando a gente entra em um projeto coletivo, a gente segue os princípios que foram determinados. E eu de fato acredito que dois mandatos é o limite para que a gente possa fazer um bom trabalho e para que a gente possa também abrir caminhos, abrir portas para que mais pessoas façam parte do movimento de renovação”.

Durante o discurso, diversos parlamentares se enfileiram para cumprimentar o colega. A primeira foi a vereadora Aline Mariano (PP). “A política é feita de encontros, desencontros e reencontros. Eu encontrei em Vossa Excelência um dos melhores parlamentares e eu tenho certeza de que esta Casa tem essa compreensão”.

O vereador Gilberto Alves (Republicanos) afirmou que Moraes continuará a ter uma voz política relevante no município. “A cidade do Recife não pode abrir mão da militância e da luta política de Vossa Excelência. Seja onde estiver, será sempre uma voz a ser escutada e respeitada”.

Para o vereador Tadeu Calheiros (Podemos), o seu mandato e o de Ivan Moraes ainda têm muito o que contribuir conjuntamente até o fim da atual legislatura. “Faço coro aos que me antecederam, dizendo que vai fazer falta. Vamos continuar trabalhando neste ano. Tem muito a ser feito”.

Já o vereador Hélio Guabiraba (PSB) elogiou a atuação de Ivan Moraes na oposição, comparando-a a do ex-vereador André Régis (PSDB). “Encontrei no seu carinho e amizade uma das pessoas mais gentis que esta Casa pode já ter recebido. Aprendi muito com Vossa Excelência e com ele [André Régis] pela forma de criticar e fazer oposição respeitando o adversário”.

O respeito às divergências foi o ponto de destaque dos comentários do vereador Samuel Salazar (MDB), líder do governo na Câmara, à conduta de Moraes como parlamentar. “Esse é o espírito democrático com que Vossa Excelência sempre pautou o seu mandato e que eu também pauto o meu. Às vezes, a gente tem debates acalorados, mas muito republicanos. Não poderia deixar de parabenizar a atuação de Vossa Excelência”.

A vereadora Michele Collins (PP), com que Ivan Moraes atuou na Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara, também fez pontuações sobre a capacidade do colega para avançar em meio às diferenças. “Conseguimos trabalhar e fazer um trabalho muito bem feito na Comissão de Direitos Humanos. Quero parabenizar Vossa Excelência e [agradecer] por estar ao meu lado em todos os momentos. Nós nos .posicionávamos dentro da Comissão, mas sempre trabalhamos por um colegiado”.

Imprensa Câmara Recife

Mês dos Pais do Shopping Patteo Olinda tem shows e atividades gratuitas na varanda panorâmica


No mês em que se comemora o Dia dos Pais, o Shopping Patteo Olinda preparou uma programação especial para o “Sunset na Varanda”, projeto que levará para a varanda panorâmica do piso L3 shows e atividades gratuitas para os pais curtirem um momento especial em família nos dias 5, 6, 12 e 13 de agosto, sempre das 15h às 20h. 

Entre as atrações estarão os shows de Thiago Quintino, guitarrista, cantor e compositor pernambucano, que levará seu repertório de blues e rock para o Patteo Olinda nos dias 5 e 13 de agosto. Já no dia 6 de agosto, a cantora Lucibaby leva para o “Sunset na Varanda” músicas de grandes compositores e intérpretes da música brasileira e internacional. 

E no dia 12 de agosto, Lu Maciel anima os presentes com um show que passeia por várias áreas e ritmos, como chorinho, samba, forró, frevo, coco, ciranda e pagode. Todas as apresentações musicais terão início às 16h.

Além dos shows, o espaço do “Sunset na Varanda” contará, ainda, com jogos em tamanho gigante como Dama, Dominó e Futebol de Botão, feira de vinil comandada pela Dinossauro Discos e barraquinhas comidas e bebidas à venda com parceiros como Coxa Coxinha, Dogão do Teixeira, Dream Donuts e Cervejaria Capunga.

Quem quiser surpreender o pai com mais uma lembrança especial do evento, poderá enviar uma foto que ficará em um mural e poderá ser retirada durante a programação. As fotos devem ser enviadas até às 14h do dia 04 de agosto para o WhatsApp (81) 9.9575-3659 junto com nome completo, CPF e nome do pai. Será liberada uma foto por CPF.

O Shopping Patteo Olinda está localizado na Rua Carmelita Soares Muniz de Araújo, nº 225, em Casa Caiada.

Hub de Inovação em Igarassu lança programa para jovens empreendedores


Canoa Grande, o Hub criado para estimular o desenvolvimento da cidade, dará início ao programa "Gera Jovem Igarassu" nesta terça-feira (01), às 14h. Voltado para adolescentes e jovens de 15 a 29 anos, o projeto oferece qualificação profissional e incentiva o empreendedorismo por meio de cursos, oficinas e palestras. 

Essa iniciativa visa colocar esses jovens no mercado de trabalho e conta com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Pernambuco (SEBRAE), do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), da ONG Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (RENAPSE) e da Rede Salesiano - Escola Dom Bosco.

Além disso, nesta quarta-feira (02), vai acontecer o lançamento do primeiro encontro de turismo de base comunitária, que irá promover a gastronomia e a cultura das pessoas que trabalham nos manguezais da região. O início da iniciativa é neste sábado (05).

Imprensa Igarassu PE 

Empreendedorismo Criativo: A tendência da nova economia


A economia criativa movimentou R$ 230,14 bilhões no Brasil, equivalente a 3,11% do Produto Interno Bruto, sendo destaque mundial.

A criatividade, no mundo dos negócios, trata-se de uma das habilidades mais valorizadas. De acordo com um levantamento da Consultoria McKinsey, até 2030, a demanda por profissionais criativos aumentará em até 40% no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. Afinal, embora a tecnologia esteja em franco desenvolvimento, a inventividade humana é parte desse processo e potencializa as soluções diante de demandas mais complexas e abstratas. 

Quando surge a necessidade de inovar e aprimorar produtos, processos ou serviços, a criatividade é a base para propor ideias que vão além do óbvio. No mundo do empreendedorismo, ser criativo é diferencial competitivo diante do fácil acesso a insumos, ferramentas e estrutura de negócio. 

Entretanto, ao adotar essa abordagem, a criatividade precisa estar a serviço das necessidades dos consumidores de maneira autêntica, estabelecendo um significado valioso e insubstituível na rotina de quem busca por suas soluções, diferenciando e enfraquecendo a concorrência.

De acordo com o IBGE, o Brasil é um país de destaque em criatividade no mundo, gerando um Produto Interno Bruto que corresponde a 3,1%* do PIB nacional. Onde a economia criativa é um dos setores que mais crescem na economia mundial, com um índice de, aproximadamente, 8.8% de crescimento anual. 

Além de ser um protagonista na geração de renda, o empreendedorismo criativo é um dos grandes responsáveis, na atualidade, pela criação de novas oportunidades de emprego e ganhos de exportação.
Uma das características mais importantes no empreendedorismo criativo: fortalecimento da cultura e senso de comunidade, que valoriza nosso patrimônio intangível refletindo a identidade do nosso país. 

Nesse contexto o centro desse tipo de negócio é sempre o cliente, que atualmente se concentra na Geração Z, mais engajada e atuante na promoção de iniciativas criativas e empreendedoras com propósito, pois se identificam mais com empresas que defendem seus valores e preocupações sociais e ambientais.

Por isso, é fundamental estar sempre atento a quem é seu consumidor, onde ele se encontra no mercado, o que e como pensa e quais são suas necessidades. Entender mais do que seus desejos e necessidades, mas como ele acredita que aquele produto ou serviço o representa perante o mundo. 

Segundo Renata Tuccimei (CEO da Tuccimei Branding e Business): “O mercado hoje tem uma volatilidade enorme e com fácil acesso ao consumidor, aquisição de tecnologias e metodologias de produção, é importante ter uma marca forte, que faça parte da vida do cliente, com autenticidade de valor. Quando a marca é apaixonante ela não é só vista ou percebida, mas é desejada!”

Mas, como devemos começar a ser um empreendedor criativo? Precisamos nascer criativos? Não, não precisamos. A criatividade pode ser desenvolvida. Para desenvolvê-la, não é preciso ter um “dom” como muitos dizem. Ela pode ser desenvolvida com algumas práticas e estímulos. 

1 – Identificação do problema. Muita gente acha que criatividade é pensar na solução, mas tudo flui quando entendemos bem qual o problema a ser solucionado. 
2 – Observar os recursos disponíveis para mensurar a capacidade de solução
3 – Estimular a mente estudando áreas de conhecimento diversas e divergentes
4 – Manter o hábito de conhecimento contínuo, além de se manter informado por livros ou jornais, assistir a vídeos ou filmes, ouvir música e podcasts. Conviver com um grupo eclético de pessoas próximas, como amigos e família (por exemplo) também pode ajudar a ser mais criativo. A ideia é estimular o cérebro com novidades. Toda ideia é importante.
Não espere a grande ideia. A expectativa por esse processo pode gerar uma série de frustrações que bloqueiam o processo criativo. Se teve uma ideia, anote, pense mais sobre ela, confie na sua intuição e deixe o fluxo de pensamento fluir. 

Sobre a Tuccimei Branding:
Uma empresa de Branding criada em 2018, que atua em todo o país, vem evoluindo marcas para um crescimento sustentável.

Sodiê Doces sorteia mesada no Dia dos Pais



De 31 de julho a 13 de agosto, acontece a campanha “Dia dos Pais Sodiê Momento de Surpreender”. A promoção traz 16 prêmios, sendo uma mesada de 1 ano no valor de 4 mil e mais 15 prêmios que qualquer papai gostaria de ganhar. Para concorrer basta comprar um quilo de bolo de qualquer sabor de uma das linhas do cardápio Tradicional, Clássicos, Especiais, Especiais com Morango, Premium, Zero Açúcar e Zero Açúcar Especial, no valor mínimo de 64 reais.

Para concorrer, o cliente precisa gerar o número da sorte, cadastrando seus dados e o cupom fiscal no hotsite promocaosodie.com.br ou pelo WhatsApp (11) 9.3224-4604 até o dia 14 de agosto. Todas as regras da promoção estão disponíveis no site. A campanha é válida em todo o território nacional e nas 360 lojas da marca. O sorteio acontece dia 16 de agosto.

Além de uma mesada de 4 mil reais, a Sodiê vai sortear uma Cervejeira Consul Titanium, uma Smart TV de 43 polegadas, uma Chopeira Beertender Krups Heineken 5 litros; 3 Churrasqueiras elétrica Cadence Grill Menu, 3 Kits Churrasco com Caixa Tramontina, 3 Bosch Kit de Pontas e brocas em titânio X-Line e 3 caixas de som Bluetooth JBL.

A Sodiê Doces, é uma franquia 100% brasileira, sendo a maior especializada em bolos artesanais. A rede dispõe hoje de mais de 80 sabores diferentes de bolos, além dos 12 da linha Zero Açúcar, das receitas caseiras e da versão vegana, além de docinhos (belgas, finos, tradicionais e bombom), balas de coco (com e sem cobertura), tortas açucaradas, carta exclusiva de cafés e uma linha exclusiva de salgados, fritos e assados. 

No Recife, a Sodiê fica na Galeria Derby Center I (Rua Joaquim Nabuco, 409, loja 15 – Derby), e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 19h, sábado, das 10h às 18h, e aos domingos, das 12h às 18h.

Os pedidos podem ser feitos e retirados na loja ou no aplicativo Sodiê Doces Oficial, disponível nos dispositivos IOS e Android e via delivery por Whatsapp (81 99906-9339) e/ou iFood. Mais informações: 81 3877-9788 e @sodiedocesrecife.

Sodiê Doces - A Sodiê Doces, maior franquia de bolo do país, possui atualmente 360 lojas abertas no Brasil e duas unidades na cidade de Orlando, nos EUA. Em seu cardápio há mais de 80 variedades de sabores, uma linha Zero Açúcar, bolos caseiros e a versão vegana. Os bolos são elaborados à base de pão de ló, matéria-prima de primeira qualidade e frutas frescas. Também fazem parte do cardápio os docinhos (tradicionais, finos, belgas e bombom), balas de coco e sua linha exclusiva de salgados (cuja sede fica em Boituva - SP). Mensalmente a marca traz os Bolos do Mês, com dois sabores, que ganham desconto especial em todas as unidades. A rede fechou 2022 com faturamento de 560 milhões de reais, registrando crescimento de 20,5% em comparação com 2021 (465 milhões de reais). Para 2023, a marca projeta abrir mais 30 unidades no território brasileiro.



Agosto Lilás em Belo Jardim


Iniciamos o mês de agosto com uma importante campanha em destaque: o "Agosto Lilás", que visa conscientizar e combater a violência contra a mulher. Para marcar o início das atividades, a Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher de Belo Jardim realizou uma roda de conversa sobre a Lei Maria da Penha e os diversos tipos de violência contra a mulher, realizada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), voltada para adolescentes em medida socioeducativa.

Durante este mês, a secretaria irá promover uma série de atividades de conscientização em diversas localidades do município, com especial atenção para a zona rural. A escolha de priorizar essa área se deve à necessidade de levar informações e apoio a mulheres que muitas vezes enfrentam uma situação de maior vulnerabilidade, com dificuldades de acesso aos serviços públicos e de informação.

Amanda Farias, secretária da pasta, reforçou o compromisso da gestão municipal com a luta pela igualdade de gênero e pela erradicação da violência contra a mulher: "É fundamental que toda a sociedade se envolva nesse enfrentamento. Nós, como gestão, estamos empenhados em promover ações de conscientização e amparo, mas precisamos do apoio de todos para alcançar um futuro mais justo e seguro para todas as mulheres".

A divulgação das atividades relacionadas ao "Agosto Lilás" será feita de forma regular através do perfil oficial da Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher no Instagram, @secmulherbj. Através dessa plataforma, a comunidade poderá acompanhar as ações, participar de eventos e obter informações relevantes sobre os direitos das mulheres e os serviços disponíveis para o enfrentamento à violência.

Imprensa Belo Jardim PE 

Semana da Capoeira traz programação cultural em Igarassu


O mês de agosto começa com várias atividades para a população, com a 10ª edição da Semana de Capoeira de Igarassu, criada para comemorar a história dessa manifestação cultural na cidade, que junta dança, luta, artes marciais e música. 

A prefeitura de Igarassu, por meio da Secretaria Executiva de Cultura, com o Grupo Raio de Sol, está incentivando o evento e, neste ano, a cidade recebe mestres e praticantes de capoeira da Bahia, Paraíba, Ceará, Sergipe e também de outros municípios da Região Metropolitana de Recife (RMR). 

O destaque da programação é o aulão deste sábado (05), com os alunos das escolas municipais e praticantes da capoeira, no Sítio Histórico de Igarassu, das 17h às 19h. 

Confira a programação:

Terça-feira (01/08): Abertura do evento, com palestras e apresentações práticas de capoeira na Escola de Três Ladeiras;

Quarta-feira (02/08): Palestras e apresentações práticas de capoeira na Escola de Cuieiras;

Quinta-feira (03/08): Palestras e apresentações práticas de capoeira na Escola de Nova Cruz;

Sexta-feira (04/08): Recepção dos Mestres com Roda de Capoeira na Sede do Pele Negra, no Loteamento Santo Antônio, de 19h às 22h. 

Sábado (05/08): Cerimônia de Diplomação e Reconhecimento a Corda Vermelha (Mestre) ao Sr. Wilbber Fairbancks (Piaba) no Sobrado do Imperador, de 10h às 12h; 
Grande aulão com os alunos das escolas municipais e praticantes de capoeira no Sítio Histórico, de 17h às 19h.

Domingo (06/08): Formatura, troca de cordas e batismo no Centro Esportivo Integrado (CIE), em Cruz de Rebouças.

Segunda-feira (07/08): Encerramento com apresentações culturais e roda de capoeira na Praça da Bica do Loteamento Agamenon, de 19h às 22h.

Imprensa Igarassu PE 

Em Brasília, vereador Jorge Quintino busca trazer melhorias para Caruaru e todo Agreste Pernambucano


O vereador Jorge Quintino (SD), representante do município de Caruaru, embarcou nesta última semana para Brasília com o objetivo de se reunir com algumas autoridades políticas. A visita tem como objetivo discutir questões relacionadas ao desenvolvimento urbano e buscar soluções para os desafios enfrentados pela cidade.

 Durante a reunião, o vereador Jorge Quintino apresentará demandas e propostas para melhorias na infraestrutura urbana, habitação, mobilidade, educação e saneamento básico. Além disso, ele buscará informações sobre programas e recursos disponíveis do Ministério das Cidades que possam ser aplicados no município. O encontro é uma oportunidade para estabelecer um diálogo direto com o chefe de gabinete do ministro das Cidades, visando fortalecer a parceria entre o município e o governo federal. O vereador Jorge Quintino está empenhado em buscar recursos e apoio para promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Caruaru. 

O vereador Jorge Quintino ressalta a importância dessa visita e destaca que a participação ativa na busca por soluções é fundamental para o progresso da cidade. Ele reafirma seu compromisso em representar os interesses da população e trabalhar incansavelmente para garantir o desenvolvimento e bem-estar de todos. Após a reunião em Brasília, o vereador Jorge Quintino retornará ao município de Caruaru com informações e encaminhamentos que serão compartilhados com a população. Ele se compromete a manter a transparência e a prestar contas de suas ações em prol do município.