terça-feira, 1 de agosto de 2023

FPS completa 18 anos e está pronta para o “exercício do futuro”


Instituição sem fins lucrativos, a Faculdade Pernambucana de Saúde comemora 18 anos neste mês de agosto, em expansão e com o objetivo de formar profissionais humanizados e com alta qualificação. Atualmente, a FPS oferta oito graduações, dois mestrados e oito pós-graduações. Mas, no início de tudo, em 2005, a realidade era outra.

HISTÓRIA

A FPS surgiu da aliança entre a Associação Educacional Boa Viagem (AEBV) e a Fundação Alice Figueira (FAF), organização de apoio ao desenvolvimento do Instituto de Medicina Integrada Prof. Fernando Figueira (IMIP). Tratava-se de uma junção de competências acadêmicas e administrativas de duas instituições com elevado reconhecimento e reputação, para criar uma opção de excelência no ensino superior da saúde em Pernambuco.

“O IMIP tinha um benfeitor, Sr Francisco, holandês ligado à Igreja Católica. Ele nos apresentou universidades de medicina da Europa com novas metodologias. Em seguida, decidimos investir em formação. Ele conseguiu uma logística financeira razoável para que o IMIP capacitasse seus profissionais com mestrado e doutorado fora do país para, só então, partir para a criação de uma faculdade”, conta Carlos Figueira, diretor acadêmico da FPS.

Por muito pouco a ideia de uma nova instituição de ensino teve de ser cancelada. De acordo com Carlos Figueira, na época, um deputado de São Paulo criou um projeto para que não fossem mais criadas escolas médicas no país. “Primeiro, o IMIP procurou a Universidade Católica para ser parceira, mas o tempo da igreja era diferente do nosso e precisávamos acelerar a aprovação da nova faculdade. Então, pedimos licença para seguir com outros parceiros e chegamos à AEBV e FAF”, explicou.

E nasciam a Faculdade Pernambucana de Saúde e o primeiro curso de medicina de uma faculdade privada, junto com enfermagem. A FPS também trouxe para o Nordeste uma metodologia ativa, que já era prática na Europa e foi criada na Universidade de Maastricht, na Holanda. Em português, ABP - Aprendizagem Baseada em Problemas. Na época, apenas três faculdades no país adotavam o método.   

MEDICINA MAIS BARATA DE PERNAMBUCO

Depois da quebra de paradigma para um novo curso de medicina depois de 50 anos, veio o desafio de vencer a desconfiança imensa em toda a sociedade. “Outro ponto era a mensalidade, criticada pelo valor acima de outros cursos. Hoje, temos o curso de medicina mais barato de Pernambuco entre as instituições privadas”, afirma Dr. Pacheco, diretor financeiro da FPS.

INSTITUIÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS

Desde o início, há 18 anos, a FPS sempre disponibilizou bolsas de estudos de 50% até 100%, e também através do Prouni. “Somos uma instituição comunitária, então temos que oferecer algo para a sociedade. Por isso, tudo que recebemos reinvestimos. Não teremos filiais nem seremos rede, as vagas não crescerão tanto. Queremos primar pela qualidade”, afirmou Carlos.

MISSÃO

A FPS tem por missão ser uma instituição de educação superior que atue de forma indissociável entre o ensino, a pesquisa e a extensão. As atividades de ensino não se restringem a preparar o indivíduo apenas para atender às necessidades da população mas, fundamentalmente, objetivam formar profissionais para atuarem como agentes transformadores da sociedade, centrados em uma visão generalista.

“O projeto pedagógico está ancorado nos princípios da metodologia ativa, através da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), o mesmo adotado nas melhores universidades do mundo”, destacou Gilliatt Falbo, coordenador acadêmico da FPS. “O aprendizado na FPS tem quatro pilares: a educação interprofissional; avaliações diferentes, com testes cognitivos, de consulta e de habilidade; simulações; e responsabilidade social. O aluno já possui vivência prática desde o primeiro período”, acrescentou Gilliatt.

SAÚDE MULTIDISCIPLINAR

Um dos principais objetivos da Faculdade Pernambucana de Saúde é a “interdisciplinaridade” dos cursos, já que é um desejo e uma tendência mundial no atendimento e tratamento de saúde. Por isso, a instituição lançou, recentemente, o Centro de Atenção e Aprendizagem Interprofissional em Saúde (CAAIS), pioneiro no país.

Na prática, centrada no usuário, todas as áreas de saúde se unem para estudar cada caso de forma individual e integrada, o que acontece em uma estrutura física específica criada para as atividades de acolhimento, debriefing, planejamento e consulta. A comunidade dos Tijolos, na Imbiribeira, tem sido beneficiada com esse modelo que, no final, vai elaborar evidências científicas e indicadores para adoção da educação e da prática interprofissional.

Além disso, a FPS aposta em experimentos e inovação para o futuro em saúde e educação, “sempre olhando para frente”, como destacou Carlos Figueira. Mas sem perder o norte de todos os movimentos, que é formar profissionais humanizados. “A tecnologia nunca irá substituir o atendimento olho no olho”, acrescentou.

ESTRUTURA

A faculdade conta com laboratórios de última geração, modernas técnicas e equipamentos para a aprendizagem e um corpo docente altamente capacitado. Além disso, oferece aos seus estudantes a excelente estrutura do IMIP, maior complexo hospitalar de ensino do Norte-Nordeste e um dos maiores da América Latina, como seu hospital-escola, que possui cenários variados para campo de prática profissional.

Atualmente oferece os cursos de graduação em Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia; cursos de pós-graduação lato sensu em Audiologia Clínica, Enfermagem em Oncoclínica, Farmácia em Oncologia, Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria, Medicina Paliativa, Nutrição Clínica, Psicologia Hospitalar e MBA Executivo em Gestão da Saúde.  Também oferece cursos de pós-graduação stricto sensu de Mestrado Profissional em Educação para o ensino na área de saúde e Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde, além  do EAD de tecnólogo (dois anos) em Tecnologia da Saúde.

RECONHECIMENTO DO MEC

Dos oito cursos de graduação, quatro atingiram a nota máxima, 5, pelo Ministério da Educação (MEC): Enfermagem, Medicina, Nutrição e Psicologia Os cursos de Farmácia e Fisioterapia garantiram nota 4. 

UNIDADES DE APOIO

A FPS conta, atualmente, com aproximadamente 2200 alunos matriculados e emprega 571 pessoas. Além disso, nos últimos anos, a estrutura física da faculdade não para de crescer. Se em 2005 o espaço era de 8 mil m², hoje supera os 30 mil m². Muito disso está ocupado pelas Unidades FPS: Centro de Eventos Recife, Centro de Simulação, Clínica Odonto FPS, Clínica Fisio, Farma FPS, FOZ - Centro de Inovação em Saúde e Educação, e Centro de Atenção e Aprendizagem Interprofissional em Saúde (CAAIS).

Centro de Simulação (CSim)

O Centro de Simulação (CSim), é o primeiro programa de simulação externo à Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein afiliado ao Centro de Simulação Realística (CSR) Albert Einstein, de São Paulo. O espaço simula um hospital, com oito salas complexas de simulação, que reproduzem um cenário de bloco cirúrgico, emergência e quartos de hospital, e todo material utilizado como medicamentos, materiais, equipamentos e até robôs. Todo o treinamento é acompanhado por facilitadores especialistas no assunto.

Odonto FPS

A Odonto FPS é a clínica escola da instituição, focada em procedimentos odontológicos. O espaço conta com 30 consultórios que atendem de bebês a idosos e alta tecnologia, incluindo laser. Conta com atendimento para população geral mas, para a comunidade dos Tijolos, o serviço é oferecido de forma gratuita. 

Clínica Fisio

Em processo final de estruturação, a clínica de fisioterapia terá foco em pediatria, traumato-ortopedia, hidroterapia e saúde da mulher. Além disso, o espaço contará com um laboratório para avaliar complexos de marcha. Os serviços estarão abertos ao público e serão gratuitos para a comunidade de Tijolos.

Farma FPS

A farmácia escola da FPS começou as atividades em junho como um ambiente de produção farmacêutica por profissionais da área e também por estudantes, que contam com uma prática assistida pelo farmacêutico e por técnicos de laboratório. Além disso, são fomentadas atividades ligadas à farmácia de manipulação e a produção própria de medicamentos e cosméticos de uma linha aromática.

FOZ - Centro de Inovação em Saúde e Educação

Outra unidade FPS é a FOZ - Centro de Inovação, que impulsiona o desenvolvimento de startups com soluções inovadoras para as áreas de saúde e educação. Existem seis empresas incubadas hoje, que podem usufruir das instalações físicas, além de receber um suporte técnico-gerencial. O espaço também disponibiliza coworking.

Centro de Eventos Recife

A última unidade é o Centro de Eventos Recife, com o auditório Fernando Figueira, com capacidade para 540 pessoas, além de um foyer, quatro mini auditórios, espaço de apoio para buffet e estacionamento com 280 vagas.