quarta-feira, 19 de setembro de 2018

ITEP é certificado com nova ISO 9001:2015

Sempre buscando o atendimento aos sistemas de qualidade e a prestação de serviços com nível de excelência, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) passa a ser certificado com a nova versão da ISO 9001:2015. O escopo auditado inclui prestação de serviços de ensaios físico-químicos e microbiológicos em água, ar interno, efluentes e alimentos; ensaios ecofisiológicos em água e ensaios microbiológicos de superfície por swab; prestação de serviços de coleta de amostras para ensaios físico-químicos, microbiológicos e ecofisiológicos em água, efluentes, ar interno e superfícies por swab; prestação de serviços de calibração de instrumentos de medidas nas grandezas dimensional, torque, pressão e força; e prestação de serviços de cadastro territorial.

“A busca pela melhoria contínua faz parte da rotina das atividades desenvolvidas pelo ITEP com foco na satisfação de seus clientes”, ressalta o diretor de marketing do instituto, Osíris Fernandes. A nova versão da ISO 9001 traz uma abordagem mais moderna, com foco na análise de riscos e oportunidades da organização. Uma auditoria realizada no mês de junho confirmou a assertividade do sistema de gestão do ITEP.

“Foi enviado pela certificadora DNV GL, certificado do sistema de gestão ISO 9001:2015, com validade de 03 de setembro de 2018 à 04 de agosto de 2020, que informa aos clientes e partes interessadas a conformidade com a norma revisada e seu compromisso com a melhoria contínua”, explica a Assessora da Qualidade Wedja Gomes. Além da ISO 9001, o ITEP também conta com soluções tecnológicas acreditadas com a norma NBR ISO/IEC 17025.

Imprensa ITEP

Vamos ajudar a festa das crianças?


Literatura de Cordel é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil

O gênero literário, que também é ofício e meio de sobrevivência para inúmeros cidadãos brasileiros, a Literatura de Cordel, foi reconhecido pelo Conselho Consultivo como Patrimônio Cultural Brasileiro. A decisão foi tomada nesta quarta-feira, 19 de setembro, por unanimidade pelo colegiado que está reunido no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. A reunião também contou com a presença do Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa e do presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Gonçalo Ferreira. 

Poetas, declamadores, editores, ilustradores (desenhistas, artistas plásticos, xilogravadores) e folheteiros (como são conhecidos os vendedores de livros) já podem comemorar, pois agora a Literatura de Cordel é Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.

Apesar de ter começado no Norte e no Nordeste do país, o cordel hoje é disseminado por todo o Brasil, principalmente por causa do processo de migração de populações. Hoje, circula com maior intensidade na Paraíba, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. Em todos estes estados é possível encontrar esta expressão cultural, que revela o imaginário coletivo, a memória social e o ponto de vista dos poetas acerca dos acontecimentos vividos ou imaginados.

Imprensa IPHAN

Cirurgia Bariátrica em debate

O Brasil tem mais da metade da população acima do peso e emagrecer é o desejo de muitos brasileiros sejam por questões estéticas ou de saúde. De acordo com mais recente pesquisa do Ministério da Saúde, 1 em cada 5 brasileiros adultos está obeso. Cada vez mais eficaz e popular entre os tratamentos para combater a obesidade, a cirurgia bariátrica ainda é cercada de muitas dúvidas, principalmente por parte dos pacientes. Será que posso me submeter a esse procedimento? Vou poder comer como antes após a cirurgia? E a mulher que passa por uma cirurgia de estômago pode engravidar? Ela deve ter algum cuidado extra nesse período? Essas e outras questões poderão ser esclarecidas nesta segunda-feira (24), a partir das 19h, no Hospital Esperança (7º andar do anexo 3), durante encontro aberto ao público realizado pelo cirurgião bariátrico Walter França. Na ocasião, haverá palestra de nutricionista e psicóloga, bem como, depoimentos de pacientes já operados. Além de fazer uma explanação geral e esclarecer dúvidas sobre a bariátrica, o cirurgião Walter França irá repassar informações sobre o procedimento com uso da robótica, técnica minimamente invasiva capaz dar uma visão de 360 graus ao profissional, permitindo um campo 10 vezes maior da área a ser operada e uma recuperação mais rápida ao paciente. 

Entre os procedimentos mais usados na cirurgia bariátrica estão o Bypass Gástrico e o Sleeve. No Sleeve ou Gastrectomia Vertical, o estômago do paciente é grampeado em forma de tubo que vai do esôfago ao duodeno. Assim se reduz o estômago em até 80% do seu tamanho. O novo órgão fica com 150 ml a 250 ml e com forma parecida a um tubo gástrico.” Nessa redução se retira parte do fundo gástrico, região que produz o hormônio grelina, responsável pela sensação de fome. Após a cirurgia, o apetite diminui. Esse procedimento é indicado para paciente com obesidade 3 e mórbida principalmente o que possuem problemas intestinais ou quadro de anemia importante”, enfatiza.

No Bypass intestinal de Forbi Capella há um desvio do intestino delgado fazendo com que o paciente absorva menos gordura do que antes. Todo o intestino continua funcionando normalmente e a absorção de vitaminas e minerais permanece a mesma. “A média de perda de peso do paciente que se submete ao Bypass, oscila entre 40%, mas pode variar entre 25% e 55%”, relata a profissional.

De acordo com o cirurgião bariátrico Walter França os quilos a mais não interferem apenas na autoestima dos pacientes mas, colaboram para desencadear várias doenças como problemas cardiovasculares, câncer, depressão, hérnias, diabetes II, dermatites e dislipidemia(alteração do colesterol). Apnéia do sono, incontinência urinária, disfunções hormonais e erétil nos homens, doenças articulares e do refluxo, entre outros problemas, acometem que está bem acima do peso. Hoje já é possível operar um paciente com índice de massa corpórea (IMC) partir de 30, com doenças correlatas e, como qualquer outra cirurgia, a bariátrica tem riscos, mas as doenças relacionadas ao excesso de peso, matam muito mais. “O risco de óbito numa cirurgia bariátrica é de 0,3, já a obesidade mata 10 vezes mais”, relata o profissional.

Olinda: Escola Azeredo Coutinho vai ser reinaugurada amanhã (20)

A Secretaria de Educação, Esportes e Juventude de Olinda entrega, nesta quinta-feira (20.09), às 9h, a 11ª unidade de ensino totalmente requalificada. A Escola Dom Azeredo Coutinho, no bairro de Peixinhos, recebeu um investimento de R$ 124 mil em serviços nas redes hidráulica e elétrica, reforma do telhado, banheiros, além de substituição de esquadrias, instalação de duas caixas d’água e pintura do prédio.

A unidade oferece atividades de Educação Infantil, Ensino fundamental, além de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em parceria com a empresa Moinho Rosa Branca, a Prefeitura de Olinda também realizou a reforma da quadra poliesportiva. A área ganhou novos alambrados, piso de concreto e instalação de traves de futebol. 

Imprensa Olinda

Sábado tem vacinação contra raiva em Caruaru

A Secretaria de Saúde de Caruaru, por meio da Unidade de Controle de Zoonoses, realiza, no próximo sábado (22), o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. Serão distribuídos 49 pontos de vacinação por toda área urbana do município. Das 8h às 17h serão aguardados cerca de 30 mil cães e gatos para receber a dose da vacina que previne a raiva animal.

O objetivo da campanha é controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana. A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmissível de animal para animal e de animal para o homem, por meio da saliva. A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas. A vacinação é gratuita e protege os animais contra a doença, que é fatal.

A vacinação antirrábica animal teve início, no último dia 04 de setembro, com uma pré-campanha na zona rural de Caruaru.


Serviço:
Dia D de vacinação antirrábica animal
Data: 22 de setembro de 2018 (sábado)
Horário: 8h às 17h
Local: confira os pontos de vacinação
Imprensa Caruaru





Olinda inicia requalificação do sistema de iluminação pública da orla

Os sete quilômetros da orla de Olinda estão sendo alvo de uma requalificação para melhorar a iluminação da área, ainda mais com a chegada do Verão que leva mais pessoas a praticar exercícios físicos ao ar livre. As atividades preveem a troca de lâmpadas de vapor de sódio (amarela) pelas de vapor metálico (branca), manutenção de toda rede de iluminação pública e a instalação de 30 refletores em pontos considerados estratégicos.

A primeira parte da ação já está em andamento. Nesta fase, as lâmpadas amarelas localizadas nos postes do lado esquerdo da via, onde estão comércios e residências, serão trocadas pelas brancas, que promovem melhor visibilidade. Além dos 180 pontos já existentes, a Diretoria de Iluminação Pública instalou 15 novas luminárias. 

Outra medida que faz parte da atividade é um pente-fino nos 483 pontos de luz do lado direito da orla, onde as pessoas caminham e praticam diversos exercícios. Todas as luminárias passarão por manutenção, inclusive preventiva. Todas as luminárias da orla de Olinda têm 400w de potência, o máximo permitido para vias públicas.

A segunda fase prevê a instalação de 30 refletores com lâmpadas de 400w. As lâmpadas serão instaladas para reforçar a iluminação nas áreas consideradas críticas. A expectativa é de que o serviço seja concluído até o fim de setembro.

Imprensa Olinda
Fotos Sandro Barros


Expotec no Shopping Camará


A Exposição de Tecnologia e Ciência de Camaragibe (Expotec) chega à 9ª edição. Mais do que uma feira de ciências, a Expotec tem como objetivo incentivar a pesquisa científica na educação básica do município. A exposição dos trabalhos deste ano acontecerá nesta sexta-feira e sábado (dias 21 e 22), das 10h às 18h, no Camará Shopping.

É possível participar da experiência a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, quando os estudantes são estimulados a se engajar em algum projeto e seguir com o desenvolvimento dos trabalhos, utilizando métodos científicos e invenções tecnológicas. Após a conclusão dos estudos, é feita a apresentação das conclusões.

O projeto conta com o apoio da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) há quatro anos, através da ação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), e recebe trabalhos nas áreas de Ciências Exatas e suas Tecnologias, Ciências Biológicas e Tecnologias Ambientais, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Códigos, Linguagens e suas Tecnologias, Robótica e Jogos Digitais.

A Expotec também tem o apoio da Prefeitura da Cidade de Camaragibe e da Secretaria de Educação do Estado, e financiamento do CNPq.

SERVIÇO:
Expotec 2018
Data: 21 e 22 de setembro
Hora: Das 10h às 18h
Local: Piso L3 – Praça de Alimentação
Para mais informações sobre o evento, acesse:

Semana de Trânsito tem vasta programação em Olinda

Olinda é palco da Semana de Trânsito até o próximo dia 25. O evento é organizado pela gestão municipal, através da Secretaria de Transportes e Trânsito e conta com ações diversificadas. A abertura das celebrações acontece nesta quarta-feira (19), às 9h, no Mercado Eufrásio Barbosa, bairro do Varadouro. Na ocasião haverá uma palestra sobre Educação para o Trânsito, ministrada pela presidente do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN) em Pernambuco, Simiramis Queiroz.

Durante a semana haverá ainda emissão de cartão de estacionamento para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção em pontos descentralizados, ações educativas para crianças, um passeio ciclístico, além de uma blitz educativa como encerramento.

PROGRAMAÇÃO

- Quarta-feira (19), às 9h: Abertura da Semana de Trânsito em Olinda no Mercado Eufrásio Barbosa, com palestra sobre Educação para o Trânsito;

- Quinta-feira (20), das 9h às 18h: Feira do DETRAN, no Centro de Convenções, bairro de Salgadinho, em Olinda;

- Sexta-feira (21), das 9h às 13h: Confecção do cartão do idoso e do deficiente no Shopping Patteo Olinda;

- Sábado (22), das 9h às 21h: Ação educativa para as crianças no circuito de bicicletas, instalado no Shopping Patteo Olinda;

- Domingo (23), às 7h: VI Passeio Ciclístico na orla de Olinda;

- Terça-feira (25), às 8h: Encerramento da semana com blitz educativa.


Imprensa Olinda


No Ar Coquetel Molotov traz Lia de Itamaracá e outras atrações

Apresentado pelo Instituto Conceição Moura, oFestival No Ar Coquetel Molotov anuncia a programação completa de sua etapa em Belo Jardim, que ocorre de 17 a 20 de outubro em diversos locais e com uma grande programação musical no Parque do Bambu. Lia de Itamaracá,Francisco El Hombre, Romero Ferro(Garanhuns) Agda (Santa Cruz do Capibaribe),Rasga Mortalha (Caruaru) e Jurandex (Belo Jardim) são algumas das atrações confirmadas no line up do Festival, que em sua quarta edição no Agreste de Pernambuco acontece com uma programação completamente gratuita de shows, oficinas e Mostra Play the Movie no Cine Teatro Cultura.

Ícone incontestável da história da cultura popular brasileira, Lia de Itamaracá é sem dúvida uma das grandes atrações do No Ar Belo Jardim 2018. Seu nome, atrelado a ilha onde nasceu e vive há cinco décadas é sinônimo de perseverança e resistência, prerrogativas que deram à artista, ressonância internacional, indo além dos circuitos folclóricos, regional ou de cultura popular. Referência para o manguebeat, aos 72 anos, Lia e sua ciranda é inspiração para muitos e uma lenda viva de Pernambuco.

Formado pelos irmãos mexicanos Sebastián(bateria e voz) e Mateo Piracés-Ugarte (violão e voz) e pelos brasileiros Juliana Strassacapa(voz), Andrei Kozyreff (guitarra) e Rafael Gomes(baixo), o quinteto Francisco El Hombre encontra na estrada e na vida cotidiana, suas grandes inspirações. Com letras em português e em espanhol, a banda se tornou uma peça fundamental na conexão latino-americana. O primeiro disco cheio da carreira, SOLTASBRUXA(2016), foi a peça que faltava para pavimentar o terreno de uma trajetória de sucesso, com centenas de apresentações internacionais, incluindo países como Cuba e México.

Apesar de ser considerado um artista novo,Romero Ferro já é dono de um currículo impressionante. Nascido em Garanhuns (PE), Romero estreou no cenário musical com o EPSangue e Som. Em 2013, lançou cinco videoclipes no youtube e esses já somam mais de 1 Milhão de visualizações. Seu primeiro disco, o elogiado "Arsênico", de 2016, rendeu uma bela notoriedade ao cantor. “Pra Te Conquistar”, seu novo single produzido por Leo D e Patrick Torquato vem embalado em um formato de rara coesão no universo da música popular, pois além de um arranjo extremamente dançante, a música conta com uma letra caprichosamente bem construída que bate na tecla dos amores imperfeitos. 

De Caruaru, a banda Rasga Mortalha é uma das escolhidas deste ano na Seletiva No Ar Belo Jardim. Em seu nascimento, eram como um trio de cordas e batuques: violão, viola caipira, cavaquinho, e pandeiro. Passaram por uma eletrificação com a adição do contrabaixista Igor Santos e, nessa terceira fase, com a entrada de Cássio Torres, a sanfona e o violão foram integrados às performances, trazendo uma espécie de regionalismo futurista, ao mesclar música psicodélica e uma MPB mais urbana.

Jurandex iniciou seus trabalhos em 2014, mas só em 2015 o artista de Belo Jardim (PE) conseguiu lançar sua primeira música. Seu álbum: Lado Negro, aborda questões sociais e utiliza como mote a conotação negativa que existe em torno da palavra “Negro” (“peste negra”, “magia negra”, “a coisa tá preta”) parafraseando o título do documentário “Preto Pobre Poeta e Periférico”, que narra a vida e a obra do poeta recifense Miró da Muribeca.

De Santa Cruz do Capibaribe, Agda é a voz feminina que representa o vigor sonoro do interior de pernambuco. Cantora versátil de afinação notável e com sotaque marcado, suas canções se apresentam no entrelaço de sons que variam da sanfona de oito baixos, ao cavaquinho, da flauta transversal e percussão ao contrabaixo e violas de seis e doze cordas. A música de Agda evidencia um diálogo entre composições com arranjos contemporâneos, conectados ao rock pernambucano, ao jazz e ao folk, com elementos rítmicos da nossa tradição, à exemplo do maracatu, ciranda e do coco. 

Poetisa e professora de literatura brasileira, foi ao ver os shows do Cordel do Fogo Encantado queLuna Vitrolira se interessou pelo mundo dos versos. Hoje, com uma sólida carreira como declamadora, Luna que vem rompendo as barreiras entre poesia e performance dando vida a páginas do seu livro “Aquenda – O amor às vezes é isso” será a apresentadora do No Ar Belo Jardim.

Com realização da Coda Produções Artísticas a quarta edição do festival em Belo Jardim conta com patrocínio da Baterias Moura e Ballantinese apoio do Instituto Conceição Moura, IFPE, TNT, Itaipava, Buffalo, Cattleya e Cepe, Player oficial Spotify.

Oficinas - Nos dias que antecedem os shows no Parque do Bambu, o Festival No Ar Coquetel Molotov - Etapa Belo Jardim realiza uma série de atividades que incluem oficinas técnicas e a quarta edição da Mostra Play The Movie na cidade. As oficinas e a mostra ocorrem no Cine Teatro Cultura e no auditório do IFPE, entre os dias 17 e 20 de outubro.

As atividades começam na quarta-feira (17), às 14h, com a oficina “Cidadania LGBT em discussão” que será ministrada por Maria Clara Araújo, na Escola Antenor Vieira, Bairro de Santo Antônio. Símbolo do direito trans, Maria é graduanda em pedagogia pela UFPE. Ganhou projeção internacional após a publicação de seu "Manifesto Pela Igualdade: Sobre Ser Travesti e Ter Sido Aprovada Em Uma Universidade Federal."

Na quinta-feira (18), às 14h, o público terá a oportunidade de participar da Oficina de Fotografia, com Pri Buhr que é jornalista e desde 2005 trabalha como fotografia. Com diversas pesquisas e projetos relacionados à narrativas visuais, foi ganhadora do Prêmio Brasil de Fotografia 2013, na categoria Revelação. Também integra o Clube de Colecionadores de Fotografia do MAMAM.

No mesmo horário, no IFPE, o Festival realiza uma oficina de imersão com o ESTESIA, grupo que surgiu com a proposta de repensar o jeito de se fazer shows de música, utilizando a arte e a tecnologia para transformar o papel dos artistas no palco e da plateia. Durante as apresentações do grupo, o público é convidado a interagir ativamente do show que é mais do que som e luz.O workshop também ocorre na sexta-feira, às 14h.

Às 15h, na sexta-feira, a cidade dos músicos irá receber a sua primeira Oficina de Vogue, estilo de dança de resistência e empoderamento que ganhou popularidade na década de 90, com as caras e bocas e movimentos dos braços em volta do rosto, no clipe “Vogue” de Madonna. A oficina será ministrada pelo pernambucano Amethyst, que é pesquisador de Voguing e cultura Ballroom. A aula terá duração de duas horas, sendo inicialmente teórica, contextualizando a história e a resistência do voguing, seguida pela aplicação de movimentos básicos das categorias Old way eFemme, que serão demonstradas e vivenciadas no corpo, visando o estímulo da consciência corporal e as bases organizacionais. O workshop ocorre no Chaminé Recepções.

Cinema - Com patrocínio do Ministério da Cultura e a Baterias Moura, a Mostra Play The Movie chega a Belo Jardim pelo quarto ano consecutivo apresentando filmes que dialogam com música. Neste ano, além dos longa-metragens a serem exibidos em sessões a partir das 19h30 no Cine Teatro Cultura do Instituto Conceição Moura, o evento conta com uma seleção de videoclipes enviados via convocatória nacional.

A cada dia antes das sessões, de quarta a sexta, o público poderá assistir a clipes de artistas e bandas nacionais que enviaram seu material para exibição na tela grande. A seleção vai priorizar vídeos musicais com narrativas estéticas intrigantes e instigantes. A convocatória e seu regulamento está disponível online no site www.coquetelmolotov.com.br e está aberta para vídeos postados nos canais oficiais dos artistas no YouTube.

Desenvolvimento - Organização de investimento social privado, sem fins lucrativos, o Instituto Conceição Moura é mantido pelo Grupo Mourae promove ações de transformação social por meio da cultura e da educação cidadã. Sua missão é contribuir para transformar Belo Jardim, a 180 km do Recife, numa cidade melhor para se viver. Anualmente, 10 mil pessoas participam dos projetos e ações promovidas pelo Instituto, cujo nome é uma homenagem à empreendedora e co-fundadora do Grupo Moura, Conceição Moura.

Os projetos realizados possibilitam o desenvolvimento pessoal e social de crianças, jovens e adultos do município. O Instituto atua em parceria com organizações públicas e privadas e de forma articulada com a comunidade. Desta forma, apoia o desenvolvimento das pessoas por meio de metodologias que ajudam-as na superação dos desafios da vida pessoal e social, exercitando a cidadania, tendo em vista o engajamento na vida da comunidade na busca e partilha de soluções.

PROGRAMAÇÃO

Quarta - 17/10
Escola Antenor Vieira, Bairro de Santo Antônio
14:00 - Oficina “Cidadania LGBT em discussão” com Maria Clara Araújo

Cine Teatro Cultura
19:30 - Mostra Play the Movie

Quinta - 18/10
Cine Teatro Cultura
14:00 - Oficina: Fotografia com Pri Buhr
19:30 - Mostra Play the Movie

IFPE
14:00 - Imersão com Estesia (PE)

Sexta - 19/10
Cine Teatro Cultura
19:30 - Mostra Play the Movie

IFPE
14:00 - Imersão com Estesia (PE)

Chaminé Recepções

15:00 - Oficina de Vogue

Sábado - 20/10
Parque do Bambu
A partir das 15h
Som Na Rural

Agda (Santa Cruz do Capibaribe)
Rasga Mortalha (Caruaru)
Mostra Vogue
DJ Milena Cinismo
Luna Vitrolira

Palco

Francisco, El Hombre (SP)
Lia de Itamaracá (PE)
Jurandex e convidados (Belo Jardim)
Romero Ferro (Garanhuns)


SERVIÇO

Festival No Ar Coquetel Molotov – Etapa Belo Jardim
De 17 a 20 de outubro
No Parque do Bambu – Belo Jardim
Acesso Gratuito
Patrocínio: Baterias Moura, Ballantines
Apoio: Instituto Conceição Moura, IFPE, TNT, Itaipava, Buffalo, Cattleya e Cepe
Realização: Coda Produções Artísticas