sábado, 14 de dezembro de 2013

Curso pioneiro para gestoras de Políticas Públicas

Foi firmado nesta sexta-feira, 13, um convênio entre a Secretaria da Mulher de Pernambuco e o Tribunal de Contas do Estado no sentido de viabilizar a realização de cursos sobre prestação de contas e outros do ponto de vista financeiro voltado para gestoras municipais de organismos de políticas para mulheres.  O objetivo é capacitar as profissionais a estarem aptas a atuar de forma mais eficiente com relação ao tema. As capacitações serão realizadas a partir do próximo ano e sem ônus para as prefeituras.
A cerimônia de assinatura ocorreu durante a realização do segundo dia do XI Fórum Estadual de Organismos Governamentais de Políticas Públicas para as Mulheres, em Boa Viagem. O colegiado congrega as gestoras de 146 municípios.  O documento foi assinado pela Secretária da Mulher do estado, Cristina Buarque, pela Presidente do TCE, Teresa Duere e pelo diretor da Escola de Contas Públicas, Marcos Loreto.  Outro importante convênio foi firmado com a presidente da União de Vereadores de Pernambuco, UVP Mulher, Narah Leandro, para a ampliação da parceria entre a SecMulher e a entidade, no sentido da realização de ações em conjunto. As duas entidades já são parceiras na execução da ação Mulher no Legislativo, que vem levando o debate sobre a aplicabilidade da Lei Maria da penha para dentro do Poder Legislativo Municipal, com a realização de sessões solenes e audiências públicas sobre o tema.
Sobre o primeiro convênio, com o TCE, a Secretária da Mulher Cristina Buarque, que as capacitações vão preparar as gestoras municipais a lutarem com mais altivez junto aos prefeitos por recursos para executarem as ações da pasta. “Queremos parabenizar o Tribunal de Contas pela iniciativa e pelo pioneirismo, e principalmente pela sensibilidade em fortalecer essa política que visa a igualdade entre homens e mulheres”, pontuou a gestora estadual. 
Já a presidente do TCE, Teresa Duere, falou que o convênio representa um avanço. Ela disse que ser a única mulher numa equipe de seis homens, mas que nunca sofreu tipo de discriminação por ser mulher. Porém, acrescenta, entende a razão do Governo do Estado ter criado uma secretaria que trata da questão de gênero ”uma das principais é de poder empoderar a mulher no âmbito municipal”. 
Tereza Duere disse que as gestoras devem estar preparadas e se preocuparem em solucionar as questões inerentes a pasta, “nenhum outro secretário vai lutar por solucionar as pendências, vocês próprias devem  conquistar o lugar no espaço municipal, e só vão conseguir isso se capacitando, seja na questão financeira, orçamentária ou qualquer outra”. Ela completa afirmando que o propósito do TCE ao promover esse curso, “é o de propiciar a melhoria da condição de vida da sociedade”.
O diretor da Escola de Contas do Estado, Marcos Loreto, explicou que vai começar a montar a grade curricular da capacitação que vai abordar a temática orçamentária mais sob uma perspectiva de gênero. Ele comentou que com a parceria as gestoras municipais vão poder se aperfeiçoar e conseguir uma progressão muito maior na gestão. Em seguida, a diretora de Planejamento e Gestão da SecMulher, Ana Paula Pedrosa, proferiu uma palestra sobre a Gestão Orçamentária e as Políticas de Gênero.  
Programação – O Fórum de OPMs teve inicio ontem, 12, com a abertura feita pela Secretária Cristina Buarque, que avaliou como positiva a implementação das políticas de gênero desenvolvidas pelas Secretarias da Mulher - Estadual e municipais - durante o ano de 2013. O evento ocorreu na Escola de Referência em Ensino Médio do Porto Digital, no bairro do Recife.  
A mesa inaugural do XI Fórum Estadual de Gestoras contou ainda com a participação de uma representante das OPMs de cada um dos três fóruns temáticos. Silvia Cordeiro, Secretária da Mulher de Recife, representou as gestoras que compõe o fórum metropolitano (composto por 14 municípios metropolitanos e mais Caruaru, Garanhuns, Goiana e Petrolina).  Juliana Parísio, secretária da Mulher de Palmares, representou as gestoras da zona canavieira e Daniela Alves, diretora da Mulher de Iguaracy, representou o fórum do semiárido. 
Em sua fala a secretária Cristina Buarque destacou a importância da realização deste fórum geral anual como um momento de confraternização e de reflexão, e conversou sobre temas relevantes dentro das políticas públicas para as mulheres. Além de uma retrospectiva das ações e projetos realizados em 2013 e outros a serem desenvolvidos em 2014, ela anunciou que foi deferido o primeiro processo para que o agressor passe a usar a tornozeleira eletrônica. Com isso, foi liberada uma das mulheres que estava em casa-abrigo. Ainda existem mais 59 solicitações para o uso da tornozeleiras por agressores em Pernambuco. 
Cristina Buarque também incentivou as gestoras municipais a lutarem para ocuparem os espaços políticos em seus municípios, criando parceria com outras secretarias, apontando como uma das principais missões das gestoras a instalação dos conselhos municipais dos direitos das mulheres. 
Outro ponto citado pela Secretária para as gestoras foi sobre uma declaração na imprensa da ministra de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, sobre a ausência do Governo de Pernambuco na adesão ao programa federal Casa da Mulher Brasileira, de que teria um fundamental político. Segundo Cristina Buarque o motivo para a não adesão é técnico e também de ordem financeira. "O governo federal entra com recursos para montagem do espaço e manutenção por apenas dois anos. O programa traz ônus para os entes federados. Nossa política de prevenção e combate à violência contra a mulher está dentro do plano de segurança estadual", afirmou a secretária, referindo-se ao Pacto pela Vida, política estadual de segurança pública, implantada ainda no início da primeira gestão do governo Eduardo Campos, em 2007. 

Balanço – Entre as ações importantes desenvolvidas com relação a políticas de gênero em Pernambuco no ano passado, a gestora destacou a criação de doze coordenadorias regionais, a aproximação com outras entidades importantes como a Universidade Federal de Pernambuco, para a realização de cursos inclusive um doutorado em gênero, com a Secretaria estadual de Educação,-para a implantação de núcleos de estudos de gênero nos Erems; com o Tribunal de Contas, com a Associação Municipalista de Pernambuco - Amupe e a União de Vereadores – UVP, com os empresários, onde já foi formada a comissão intersetorial de emprego e renda para as mulheres; e, a realização da Ação Mulher no Legislativo, entre outras.
Secretaria da Mulher de Pernambuco

Metrô suspeita de que vandalismo causou pane no serviço, no Recife

Somente na manhã deste domingo (15) deve ser normalizado o funcionamento do metrô do Recife, que teve a circulação interrompida na linha Centro, sentido subúrbio, desde o começo da tarde do sábado (14), devido ao rompimento de um cabo de energia elétrica. Os técnicos farão o conserto durante a noite. Há a suspeita de que um ato de vandalismo tenha causado o problema, uma vez que o dano aconteceu nas proximidades de um pontilhão, na saída da estação de Afogados, de acordo com o Metrô do Recife (Metrorec), empresa que administra o serviço. A previsão é de que os trens voltem a circular normalmente a partir das 5h deste domingo.
A assessoria de imprensa do metrorec informou que o intervalo entre os trens subiu de 10 para 25 minutos. Por esse motivo, a partir das 18h30 deste sábado, todos os trens da linha Centro vão seguir apenas no sentido Camaragibe. Os passageiros que estiverem a caminho de Jaboatão vão descer na estação Coqueiral e pegar o trem para o destino final.
O Metrorec pede que os passageiros que têm a possibilidade de usar o ônibus com destino a Camaragibe e Jaboatão o façam para desafogar o metrô.
Entre os passageiros que aguardavam na estação Joana Bezerra, na tarde deste sábado, a insatisfação era geral. "Estou precisando ir para Afogados. Cheguei aqui e encontrei esse caos. Estou completamente perdida e sem perspectivas de chegar lá", disse a estudante Taciana Alves, 34 anos. O operário Fábio Pereira, 30 anos, que foi com a família para um shopping da Zona Sul do Recife, tentava voltar para casa, em Jaboatão. "É um verdadeiro descaso, uma falta de respeito com o povo. As pessoas precisam trabalhar, sair com a família e não podem", comentou.
Portal G1

Notícias culturais do ITEP

CTCD promove Mostra Cinema e Direitos Humanos 
O Centro Tecnológico de Cultura Digital – Nascedouro de Peixinhos, unidade de educação profissional coordenada pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), recebe, de 17 a 29 deste mês, a 8ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura. 
Serão exibidos três curtas-metragens e dois longas-metragens com temáticas referentes a estes e outros temas. As sessões são gratuitas – com direito a pipoca – e contarão com debates relacionados aos temas tratados em cada um dos filmes.

Confira a programação:

Dia 17.12
14h     Caixa D’Água – Qui-Lombo é Esse?
(Dir.: Everlane Moraes | 15min)
Documentário sobre a necessidade do resgate mnemônico das histórias de vida de uma comunidade quilombola aracajuana, que resiste em meio à urbanização desenfreada da cidade, estando o foco do trabalho na preservação da oralidade das cinqüenta e cinco pessoas entrevistadas e na valorização da cultura negra sergipana.

15h     Doméstica
(Dir.: Gabriel Mascaro | 75min)
Durante uma semana, sete jovens se tornaram cineastas amadores e filmaram o cotidiano de suas empregadas domésticas. O material foi entregue ao diretor Gabriel Mascaro que compilou os momentos mais marcantes neste documentário.

Dia 18.12

14h     Brasília Segundo Feldman
(Dir.: Vladimir Carvalho | 22min)
Material documental filmado pelo 'designer' americano Eugene Feldman, em visita à Brasília na época de sua construção: a precariedade da segurança dos trabalhadores em razão do ritmo acelerado das obras e depoimentos de pioneiros sobre as condições de vida dos candangos.

15h     As Hiper-Mulheres
(Dir.: Takumã Kuikuro, Carlos Fausto e Leonardo Sette | 22min)
Temendo a morte da esposa idosa, um velho pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios, enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.

Dia 19.12

14h     Kátia
(Dir.: Karla Holanda | 74min)
O filme conta a história de Kátia Tapety, a primeira travesti eleita a um cargo político no Brasil. O documentário, que está na programação do 45° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, é resultado de 20 dias de convívio da equipe de filmagens com ela no sertão do Piauí.


8ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Nascedouro de Peixinhos
Quando? 17 a 19 de dezembro, de 14h às 17h
Onde? Centro Tecnológico de Cultura Digital (Av. Jardim Brasília, s/n – Peixinhos – Olinda)

Informações
(081) 3183.5547 | 9870.1031 (Selma Vasconcelos – gestora do CTCD)

:::::::::::

Oficina de Fotografia para público da terceira idade

Nos dias 10 e 11, o Centro Tecnológico de Cultura Digital Nascedouro de Peixinhos (CTCD) promoveu a Oficina de Fotografia para iniciantes da terceira idade, ministrada pelo colaborador da Diretoria Técnico-Científica (DTC), Robson Santos. Os 12 alunos inscritos foram apresentados aos conceitos básicos de fotografia, como exposição, abertura do diafragma, composição fotográfica, ISO e velocidade do obturador. A oficina teve duas saídas fotográficas no próprio espaço do Nascedouro de Peixinhos. Uma antes e outra depois do primeiro contato com as informações transmitidas em sala de aula.

“A oficina teve o objetivo de inserir o público da terceira idade no mundo da fotografia digital, estimular a sensibilidade e o olhar fotográfico de cada um”, disse a coordenadora do CTCD, Selma Leite. Segundo ela, as aulas de fotografia atenderam a um pedido dos próprios alunos, interessados pelo assunto.

A experiência de ensinar a alunos da terceira idade foi gratificante para Robson Santos. Ele contou que “o público é diferente e possui uma velocidade de aprendizado muito específico, além de uma vontade muito grande de aprender. Eles nos ensinam muito. Foi uma experiência única”.

A oficina de fotografia faz parte da matriz curricular do curso de formação inicial continuada (FIC) de "Informática Básica, com ênfase em ferramentas para escritório". Este curso é o segundo que os alunos realizam no CTCD.

::::::::

Formatura conjunta dos cursos do CTCD na sede do Itep

No próximo dia 20, às 15h, haverá a formatura conjunta dos quatro cursos de formação inicial continuada (FIC) promovidos pelo CTCD no segundo semestre de 2013, com a entrega dos certificados aos concluintes. O evento ocorrerá na sede do Itep, no auditório Pelópidas Silveira.

Os cursos tiveram duração média de 80 h/a e foram voltados para os eixos tecnológicos de Informação e Comunicação e Produção Cultural e Design. Ao todo, serão 75 alunos formandos de todos os cursos.

Os trabalhos produzidos pelos alunos estarão em exposição no hall da Incubatep das 14h às 15h. As alunas do curso de Informática Básica irão expor fotos tiradas na Oficina de Fotografia e falar um pouco do que é se envelhecer em mundo informatizado. Haverá apresentações musicais ao final da cerimônia, às 17h, com os alunos de Produção Musical.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Duas mortes marcam o sábado na Arena da Amazônia

As obras da Arena da Amazônia, em Manaus (AM), uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014, registraram duas mortes neste sábado (14). O operário José Antônio da Silva Nascimento, de 49 anos, sofreu um infarto e morreu ainda pela manhã. 
Ele trabalhava nas obras do Centro de Convenções do Amazonas (CCA), ao lado do estádio. Horas antes, Marcleudo de Melo Ferreira, de 22 anos, caiu de uma altura de 35 metros e também não resistiu aos ferimentos. 
Com as mortes de José Antônio e Marcleudo, chegam a seis o número de mortes em estádios que sediarão a Copa do Mundo. Em novembro, dois operários morreram após a queda de um guindaste na arena Corinthians. Além das quatro, em 2012, um operário do Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha, caiu de uma laje na obra da Arena.    
A Arena da Amazônia vai receber quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, todos da primeira fase.  
Portal R7

Morre avó do comediante e apresentador Danilo Gentili

Dona Assunta Cassalote, de 81 anos, faleceu neste sábado em Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo. Ela é avó materna do apresentador e comediante Danilo Gentili, que já passou por duas situações de luto na vida,  a perda do pai, que também se chamava Danilo Gentili, por infarto; e da irmã Karina, morta em um acidente automobilístico.

O comediante homenageou sua avó com uma foto no Instagram:


Devido a melhora, médicos de Rossi suspendem remédio para pressão

O cantor Reginaldo Rossi, 69 anos, não está mais tomando remédios para controlar a pressão. A informação foi repassada pelo médico Jorge Pinho, neste sábado (14). A melhora dos parâmetros hemodinâmicos fizeram a equipe médica tomar essa decisão. "Também houve evolução da função renal e avanço laboratorial [melhores taxas no que diz respeito à defesa do corpo]", disse o médico, por telefone.
Rossi, que terminou, na sexta-feira (13), o primeiro ciclo de quimioterapia, segue na UTI do Hospital Memorial São José, no Recife. Ele respira com ajuda de aparelhos, está sedado e faz hemodiálise todos os dias. Por causa desse procedimento, o artista está precisando de doações de sangue. O banco de sangue que está recebendo as doações é o Hemato, que fica na Avenida Lins Petit, número 264, no bairro da Ilha do Leite.
Com informações do Portal G1 e da Rádio Liberdade

Ex-galã vende salgadinhos para sobreviver

O galã da extinta TV Manchete, que fez sucesso em novelas como "Tocaia Grande", "Xica da Silva" e "Mandacaru", Victor Wagner, 54, hoje em dia sobrevive com as vendas de coxinhas e outros salgados. O ator, que contracenou com Taís Araújo, tem um bar localizado em frente à estação de trem de Guaianases, na periferia de São Paulo.

Posou para a G Magazine duas vezes e ganhou muito dinheiro. No entanto, problemas financeiros fizeram com que o ator perdesse tudo. Hoje, aos 54 anos, abriu um bar, onde vende salgadinhos. O ator é gaúcho, solteiro e pai de duas filhas, uma adulta e uma menina pequena, construiu uma carreira de 26 anos. Antes da fama era operário, office-boy e moldureiro.

"Tenho muito orgulho do que faço, está um pouco fora do mundo do glamour, mas é o que eu tenho pra tocar a minha vida", afirma o ator e comerciante.


Com informações do Portal R7 e do Portal Famosas e Fotos

Itep sedia reunião do Fórum Lixo e Cidadania

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) sediará, na segunda-feira (16), às 13h, a última Reunião Plenária do Ano do Fórum Lixo e Cidadania de Pernambuco - Flic-PE, coordenado pelo gerente do Unidade do Programa Institucional de Resíduos Sólidos (PRO-RS), Bertrand Sampaio. A reunião acontecerá no auditório Murilo Coutinho, Bloco C. 
Serão realizadas duas palestras. A primeira, com início às 13h, abordará “A Experiência da Bolsa Verde para os Catadores de Materiais Recicláveis”, e será proferida por Luciana Freitas, da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. A segunda palestra, com início às 14h30, terá como tema “Os Resíduos eletroeletrônicos e os catadores de Materiais Recicláveis”, tendo como palestrante a pesquisadora Lúcia Helena Xavier, da Fundação Joaquim Nabuco. 
No encontro, também serão abordados outros temas como os Planos Municipais de Gestão de Resíduos Sólidos em Pernambuco, em elaboração pelas prefeituras sob orientação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Líderes comunitários se reúnem com a Compesa

A Compesa vai promover nesta segunda (16) e terça-feira (17) o primeiro Encontro com Lideranças Comunitárias, evento voltado para valorizar e estreitar a relação entre a companhia e os representantes das diversas localidades onde a Compesa está executando obras, ações educativas e sociais. O encontro vai ocorrer na segunda no Recife, com representantes da Região Metropolitana, e na terça em Petrolina, com lideranças de todo o Sertão do Estado. A reunião vai contar também com a presença do presidente da Compesa, Roberto Tavares, e tem como objetivo apresentar a companhia aos líderes, mostrar os planos de investimento em curso e incrementar o diálogo com as comunidades. 
“Os líderes comunitários são como vereadores informais dos bairros onde moram. Nós queremos manter esse contato porque eles estão lá na ponta trazendo as informações necessárias para que a Compesa aprimore a prestação de serviço”, declarou Tavares. Também serão apresentadas e debatidas as maiores reivindicações de cada localidade, que foram pesquisadas por meio de questionários enviados previamente às lideranças comunitárias.  
Entre janeiro e julho de 2013 a companhia realizou 52 reuniões com moradores, somando um total de 1.457 participantes. Outros 200 encontros foram feitos com lideranças comunitárias, com 778 participantes. A empresa também marca presença nas comunidades por meio do programa Compesa no Meu Bairro.
Imprensa Compesa

Militares da Cavalaria doaram roupas e brinquedos para crianças carentes de Araçoiaba e Recife

Policiais militares integrantes do Regimento de Polícia Montada – RPMon participaram da entrega de presentes e roupas para crianças carentes de Araçoiaba e da comunidade de Roda de Fogo no Recife. Após dias de arrecadação no Regimento, 168 crianças serão beneficiadas nas duas localidades. A primeira entrega aconteceu pela manhã, em Araçoiaba onde 128 crianças receberam as doações. Em seguida o grupo foi para a comunidade de Roda de Fogo, no Recife onde 140 crianças foram beneficiadas. 
Secretaria de Defesa Social de Pernambuco