quarta-feira, 15 de março de 2023

Comitê da Orla de Olinda vai intensificar trabalhos de educação ambiental

 

O Comitê Gestor da Orla de Olinda reuniu-se extraordinariamente na manhã desta quarta-feira (15.03) para uma série de deliberações com o objetivo de educar e conscientizar a população sobre os incidentes envolvendo tubarões. O foco é a praia de Del Chifre, em Santa Tereza, onde aconteceram os cinco ataques em Olinda, nos anos de 2006, 2008, 2011, 2015 e 2023 desde o início dos registros, em 1992.

Ficou definido que será criado um Grupo de Trabalho para tratar exclusivamente dos incidentes com tubarões, formado por todos os órgãos envolvidos, como a Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Olinda, Corpo de Bombeiros, Cemit, CPRH e Guarda Municipal. O objetivo é promover a educação ambiental com foco na prevenção. “Vamos iniciar um trabalho de educação ambiental nas escolas de Santa Tereza”, ressaltou o secretário executivo de Meio Ambiente, Guilherme Cabral.

Esse trabalho educativo também renderá um segundo ponto a ser trabalhado, que é a criação de peças publicitárias sobre o tema. O formato será variado, de acordo com cada público.

A reunião do comitê contou com representantes da Prefeitura de Olinda, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, CPRH, Corpo de Bombeiros, Cemit, Universidade de Pernambuco, Guarda Municipal de Olinda, dos comerciantes e moradores da orla de Olinda.

Imprensa Olinda

Caruaru avança mais e começa aplicar asfalto na Avenida do Distrito Industrial

 

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), avançou com a obra na Avenida João Soares Machado – via de trafegabilidade do Distrito Industrial de Caruaru. Desde a segunda-feira (13), que a secretaria vem realizando a pavimentação asfáltica da avenida, sentido BR-232/Aeroporto Oscar Laranjeira.

Atualmente, a obra se encontra 50% concluída com a finalização de toda estrutura de reforço de subleito, sub-base e base da via. “Na sequência, a Prefeitura finalizará os dispositivos de drenagem, bem como executará as calçadas e ciclovia, esta última, com toda sinalização necessária. Vale destacar que será construída uma praça nas proximidades do Aeroporto beneficiando ainda mais a toda população”, destacou o engenheiro-fiscal da obra, Wallacy Ribeiro.

Com planejamento executivo em quatro etapas e implantação de novas estruturas, o investimento permitirá uma melhor mobilidade no local. “Verificamos, a partir de estudos no local, que teríamos de fazer substituições mais profundas de camadas de solo, retirando-as e estruturando-as, posteriormente, com materiais mais resistentes. Desta forma, poderemos oferecer à população um asfalto novo, de maior qualidade e durabilidade, contribuindo para um tráfego melhor e mais seguro”, comentou o secretário da Siurb, Andrews Melo.

Imprensa Caruaru PE

Prefeitura de Paulista realiza reunião com Permissionários do Mercado Público de Paratibe

 

A secretaria da Administração das Regionais promoveu, nesta terça-feira (14.03), uma reunião com os permissionários do Mercado Público Governador Eduardo Campos, que fica localizado na rua Maria Ivete Lopes, em Paratibe. Na ocasião, foram abordados alguns pontos No encontro foram discutidas pautas visando aumentar a qualidade dos serviços prestados,

Dentre os assuntos abordados no encontro, foram como o cumprimento do horário de funcionamento dos estabelecimentos, volume do som, o descarte correto do lixo, higiene e limpeza dos estabelecimentos, apresentação pessoal, e ainda, a capacitação dos profissionais, formas de atrair clientes e medidas para que o Mercado se torne referência em gastronomia.

Imprensa Paulista PE

Calor pode alterar funcionamento do coração

 

Nessa época de Verão, muito se reclama do calor, principalmente em cidades grandes como o Recife. No último mês de fevereiro, por exemplo, as temperaturas na capital pernambucana ficaram entre 26°C e 31°C, em média. Mas o que muita gente não sabe é que o calor pode afetar sim o bom funcionamento do coração. Isso porque, com temperaturas mais elevadas, os vasos sanguíneos se dilatam para liberação de calor ao ambiente e o corpo perde água pela transpiração. Assim, a pressão arterial - que nada mais é do que a força exercida pelo sangue contra as paredes dos vasos - diminui, o que obriga o coração a se esforçar mais do que o normal para fazer o sangue circular.

Segundo o cardiologista e professor de Medicina da Faculdade Tiradentes (FITS), Nemer Tarraf, as pessoas que podem ter o coração mais afetado pelas elevadas temperaturas são aquelas que já apresentam insuficiência cardíaca. “Se o coração estiver mais fraco, ele vai ter uma dificuldade muito maior para aumentar o desempenho para bombear o sangue”, afirma o intensivista.

O médico acrescenta que pacientes que já sofreram infarto, quem faz uso de medicamentos diuréticos e pessoas que ingerem poucos líquidos, por exemplo, também estão suscetíveis a sofrer de algum mal como consequência do calor. Dentre os riscos, Nemer Tarraf pontua a possibilidade de uma simples perda de consciência, mas também de desenvolver alguma insuficiência renal ou sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

Hidratação e cuidados com exercícios ao sol

Para se prevenir, é importante manter a hidratação e evitar fazer exercícios que exijam muito esforço físico em períodos com muita incidência do Sol, além de ter em mente os grupos que têm um maior risco. De acordo com Nemer, as pessoas que já têm algum problema cardiológico prévio precisam se preocupar não só com o Sol, mas também com a intensidade e o tipo de exercícios físicos.

Núcleo Negras FALAS apresenta o espetáculo de dança “territórioNOSSO:FALAS” onde a (re)construção de narrativas corporais e estéticas são colocadas a partir de histórias de mulheres vítimas de agressão

 

Recordar, libertar e curar as memórias deixadas em corpAs negrAs são apenas algumas das reflexões propostas pelo espetáculo de dança “territorioNOSSO:FALAS”, do Núcleo Negras FALAS. Com apresentações que acontecem durante o mês de março e abril nos espaços: CITA - Cantinho Integrado de Todas as Artes; na Comunidade Cultural Quilombaque; no Espaço Cultural Adebankê; e no CRD - Centro de Referência da Dança, a montagem reflete sobre o ciclo de violência contra a mulher e a potência encontrada nas redes de apoio para que haja acolhimento efetivo.

Com quatro artistas em cena, “o espetáculo traz um trabalho corporal que tem como ponto de partida o estudo de histórias reais e cotidianas sobre ações diretas, redes de apoio e afetos diante de situações de assédios e violência de gênero, usando assim, a dança como ferramenta de (re)construção de narrativas corporais e estéticas”, conta Ciça Coutinho - intérprete, diretora e idealizadora do núcleo.

Partindo do pressuposto de que as agressões de gênero são um hábito enraizado socialmente, “territorioNOSSO:FALAS” chega como uma das inúmeras possibilidades, de reverter este conceito através do exercício prático coletivo de acolhimento que potencializa a relação de pessoas consigo mesmas, com a arte e com todes que convivem.

O espetáculo é também um ato político e poético pela reintegração de posse de corpAs negrAs frente a uma sociedade machista que objetifica e sexualiza pessoas com vulva. O grupo chega a uma dramaturgia corporal que potencializa os movimentos do quadril, da pélvis, bunda, vulva e da virilha - regiões corporais vilipendiadas e ameaçadas pelo patriarcado - para comunicar através da dança. O resultado é uma performance coreográfica que dialoga com as manifestações das artes da dança juntamente com a capoeira angola.

Para além das apresentações, o núcleo oferece debates que proporcionam reflexões sobre a temática abordada na montagem com lideranças locais. No Espaço Cultural Adebankê, o bate-papo acontecerá no primeiro dia de encenação, de forma gratuita. Já nos demais espaços, acontecerão no último dia de apresentação.

Processo e construção

Contemplado pela 31ª Edição do Fomento à Dança da Cidade de São Paulo, o projeto iniciou com o espetáculo “territorioMEU” - solo,apresentado em 2022, onde cada cena expunha um assédio vivido pela própria intérprete ou ouvido do público e outras mulheres. Já “territórioNOSSO:FALAS” - se constrói e se apresenta da forma coletiva, que para além da pesquisa de assédio e agressões de gênero, o afeto e a rede de apoio que se é estabelecida e se torna o mote do trabalho.

Diversas atividades foram realizadas, em 2022, durante o processo de pesquisa. Com o intuito de estudar as reintegrações de corpAs através da menstruação e da potência que existe em conhecer esta tecnologia usurpada pela diáspora do feminino, participaram de conversas, mediadas pela matrigestora da Yoni das Pretas, Caroline Amanda, que funcionaram como provocações teóricas fundamentais para a construção do trabalho.

O projeto teve ainda provocações corporais e de movimento com Deise Brito, autora da pesquisa ‘Devolva-me o meu quadril’, centrada na retomada deste centro do corpo e que é centro ao mesmo tempo do ponto de vista da criação, retomada da energia vital e de uma região castrada pelo patriarcado e pela opressão que mulheres cis e homens trans vivenciam. Além disso, tiveram atendimento com terapeutas corporais que auxiliaram na elaboração das materialidades estéticas que vieram de histórias reais de assédios vivenciados pela equipe.

Para que o projeto tomasse a forma desejada, foram feitas duas parcerias com coletivos periféricos, com atuações femininas e em defesa das mulheres: a Associação Mulheres do GAU (Grupo de Agricultura Urbana) e o Coletiva Consciência Feminina Escolar.

A Associação Mulheres do GAU é formada por mulheres migrantes nordestinas que trabalham como agricultoras no Viveiro Escola União de Vila Nova, localizado no bairro de São Miguel Paulista. Por estar em uma área de várzea, é popularmente conhecido como Jardim Pantanal, ou apenas Pantanal.

O Grupo de Agricultura Urbana (GAU), há cerca de dez anos, teve a iniciativa de utilizar o local como horta comunitária, desenvolvendo trabalhos de permacultura por meio do plantio, cultivo, colheita e manejo agroflorestal. A um só tempo: preservaram a área verde da região e conseguiram uma forma de sustento, na qual se mantém em atividade até os dias atuais.

Atualmente, a Associação Mulheres do GAU é formada por nove mulheres: cada uma desenvolve uma tarefa importante no fortalecimento, manutenção do grupo local e sensibilização ambiental, já que desenvolvem um importante trabalho de conscientização com as crianças da região no ensino do cultivo adequado da terra.

Já o CFE — Consciência Feminina na Escola Consciência Feminina na Escola, nasceu em 2019, dentro dos muros da EMEF Padre José Pegoraro, no Grajaú. O movimento começou por uma motivação das estudantes fundadoras e tem a intenção de discutir e celebrar protagonismo feminino.

A coletiva foi premiada pelos projetos "Gênero na Escola", incentivado pelo Fundo Malala e "Criativos da Escola" na categoria equidade. Atualmente está presente em outras quatro escolas e pretende buscar as histórias das mulheres de luta do Grajaú.

Núcleo Negras FALAS

O Núcleo surgiu em 2021 do desejo da multiartista Ciça Coutinho em partilhar sua pesquisa sobre assédio e violência de gênero com outras corpAs. Estudo no qual está imersa há 8 anos quando iniciou a escrita dramatúrgica do seu solo bem como estudos e imersões acerca do tema.

A artista entende que é necessário a discussão ser ampliada uma vez que são mulheres negras as mais assassinadas, assediadas e estupradas no Brasil, quinto país mais feminicida do mundo.

O Núcleo surge com o nome FALAS no primeiro momento devido à necessidade de ampliar e reconhecer lugares de falas plurais e "pretagonizar" a ação e elaboração da equipe que é composta majoritariamente de mulheres negras. E num segundo momento tem o adjetivo Negras adicionado antes do substantivo FALAS reforçando a necessidade de racializar a discussão tendo em vista os dados alarmantes em relação às mulheridades negras e as questões da violência de gênero.

Ficha Técnica
Direção, concepção e produção: Ciça Coutinho @cica_coutinho
Elenco: Ciça Coutinho, Ijur Sanso @jpg.surreal, Nathália Fonseca @nathyprajah e Talita Lima @talitalima_araujo
Artista visual e designer gráfica: Thaís Nogueira–Ailarubi @ailarrubi
Assessoria de Imprensa: Kelly Santos, Adna Matias e Flávia Fontes Oliveira da @midiapentefino
Cenografia, Figurino e arte terapia: Mariana Farcetta @marianafarcetta
Coreografia: Nathália Fonseca e intérpretes criadores @nathyprajah
Designer e operação de Luz: Daniele Meirelles @danielle_meireles
Desenvolvedora do site: Carolina Alberini @carolalberini
Documentarista: Mirrah Silva @mi.r.rah
Fotógrafa e terapeuta corporal: Verônica Pereira @veroimagens
Operação de Som: Fefe Camilo @fefecamilo e Flavy Matos @flavy.matos
Orientadoula: Caroline Amanda @yonidaspretas e Tariwaki Kaiabi Suia (Pajé Kawaiweté)
Trilha Sonora: Fefe Camilo @fefecamilo
Terapeuta corporal bioenergética: Viviane Anibal @psicologavivianibal
Provocadora corporal e preparadora de movimento: Deise de Brito @deise_de_brito
Preparadora corporal: Nathália Fonseca @nathyprajah
Produção executiva e operacional: Iolanda Costa @io_costal

Serviço:
Local: CITA- Cantinho Integrado de Todas as Artes
Data: Sábado, 18/03 às 19h | Domingo 19/03 às 18h | Segunda-feira, 20/03 às 19h
Roda de Conversa: Segunda-feira, 20/03 às 20h
Endereço: Rua Aroldo de Azevedo 20 - Jardim Bom Refugio, São Paulo SP, CEP: 05788-230
Duração: 50 min
Classificação: 12 anos

Local: Comunidade Cultural Quilombaque
Data: Sexta 24/03 às 19h | Sábado 25/03 às 19h | Domingo 26/03 às 19h
Roda de Conversa: Domingo, 26/03 às 20h
Endereço: Tv. Cambaratiba 05 - Perus, São Paulo SP, 05202-010
Duração: 50 min
Classificação: 12 anos

Local: CRD - Centro de Referência da Dança
Data:Quinta, 30/03 às 19h | Sexta 31/03 às 19h | Sábado, 01/04 às 19h
Roda de Conversa: Sábado, 01/04 às 20h
Endereço: Galeria Formosa BAixo do VIaduto do Chá S/N - Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo SP, CEP 01037-000
Duração: 50 min
Classificação: 12 anos

Local: Espaço Cultural Adebankê.
Data: Terça, 04/04 às 18h | Quarta 05/04 às 19h | Quinta, 06/04 às 19h
Roda de Conversa: Terça, 04/04 às 15h
Endereço: R. Durande, 175 - Artur Alvim, São Paulo - SP, 03694-080
Duração: 50 min
Classificação: 12 anos

Geraldão cede alojamento a atletas que participarão da Primeira Etapa Nacional de Parabadminton

 

Como forma de apoiar a realização da Primeira Etapa Nacional de Parabadminton, evento que abre o calendário da modalidade no país, o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) alojará 26 atletas. 

A competição, que tem apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, acontece de 16 a 19 deste mês, no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, na Imbiribeira, reunindo 60 desportistas de 11 estados do Brasil. A iniciativa é uma parceria entre a Confederação Brasileira de Badminton e a Federação Pernambucana de Badminton.

A Primeira Etapa Nacional de Parabadminton contará pontos para o ranking nacional da modalidade. Além disso, haverá a presença de alguns dos campeões pan-americanos da categoria, como Daniele Torres Souza, Adriane Ávila e Marcelo Alves Conceição.

Governadora Raquel Lyra participa do relançamento do Pronasci em Brasília

 

A governadora Raquel Lyra participou da cerimônia de relançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), nesta quarta-feira (15), no Palácio do Planalto, em Brasília. A chefe do Executivo discursou ao lado do presidente Lula, do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e da ministra das mulheres, Cida Gonçalves. O programa contempla a entrega de 270 viaturas para a Patrulha Lei Maria da Penha e Delegacias Especializadas de Atendimento para Mulheres em todo o país. Durante a solenidade, a governadora de Pernambuco recebeu, de maneira simbólica, junto da governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, as chaves das viaturas.

"As nossas forças operacionais de polícia precisam estar fortalecidas, contando com sistema de inteligência, organização do sistema integrado de policiamento e de segurança pública desde a Polícia Federal até a guarda municipal. Todos trabalhando juntos no mesmo sentido. Atualmente, Pernambuco é um dos estados com maior violência contra a mulher do Brasil e o desafio da segurança pública é de todos nós. Já estamos trabalhando de maneira incansável e integrada para fortalecer as políticas de prevenção social, tornando a segurança mais cidadã", assegurou Raquel Lyra.

O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) será executado pela União em um regime de cooperação entre os estados, Distrito Federal e municípios. De acordo com o Governo Federal, a iniciativa tem como objetivo a prevenção, o controle e a repressão da criminalidade, além da articulação de ações de segurança pública envolvendo políticas sociais. As ações do programa levarão em conta as diretrizes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

"O Pronasci é a minha expectativa de que vamos mudar a cara da segurança pública do Brasil. O estado brasileiro não pode continuar omisso aos problemas da sociedade. Precisamos mudar a mentalidade dos homens desse país de que mulher não foi feita para apanhar. Isso nós precisamos mudar", afirmou o presidente Lula.

O programa ainda tem como foco a prevenção e o enfrentamento à violência de gênero e conta com políticas de proteção aos mais vulneráveis. Uma das metas do Pronasci é o aperfeiçoamento das delegacias especializadas de Atendimento para Mulheres e a Patrulha Lei Maria da Penha. Ainda está prevista a destinação de R$ 4 milhões, através de edital, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, para o fortalecimento de políticas de combate à violência contra as mulheres com foco nos municípios.

Imprensa PE

A Prezada Companhia de Teatro, com direção de José Fernando Peixoto de Azevedo, estreia oresteia.br no TUSP

 

Com direção de José Fernando Peixoto de Azevedo, textos de Ésquilo, Eurípides e Pier Paolo Pasolini, a Prezada Companhia de Teatro estreia oresteia.br, dia 16 de março de 2023, às 19h no TUSP - Teatro da Universidade de São Paulo (R. Maria Antônia, 294 - Vila Buarque, São Paulo). A temporada vai até 09 de abril com apresentações de quinta a domingo, com ingressos a R$ 40 e R$ 20 (meia).

oresteia.br nasce da tentativa de elaborar algumas perguntas, em meio a tanta perplexidade a nos tomar. O que ainda podemos fazer juntos? Quem integra o coro? Qual o valor de uso da mentira? Como pronunciar palavras propícias? Ao texto de Ésquilo somamos trechos de Eurípides (Ifigênia em Áulis) e de Pasolini (Pílades), compondo um material que nos permite cravar na encruzilhada-Brasil nossos corpos em estado de combate.

“Olhar no olho da tragédia” – assim Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha, esboçava os termos de um programa de trabalho (interrompido pela morte precoce em 1974) que visava a compreensão daquilo que, à época, chamavam “vida nacional”. Agora, em 2023, voltamos à tragédia e, certamente, é com os olhos do presente que lançamos nossas perguntas ao material. Isto, num momento em que as práticas de extermínio confrontam as perspectivas democráticas. Na contramão da visão trágica grega, a "nossa tragédia" evidencia: o sofrimento nada ensina.  

Para o diretor José Fernando Peixoto de Azevedo, "resta-nos um pouco de uma certa consciência trágica: reconhecer a distância que separa aquilo que imaginamos ser daquilo que nos tornamos, e escolher seguir. Alguns ainda dão, a essa fratura, o nome de Brasil." Carmina Juarez, diretora musical da peça, acredita que oresteia.br é uma travessia de resistência pelas invocações: do prelúdio às bengaladas, do balbucio às vociferações."

A Prezada Companhia de Teatro surgiu a partir de um processo de montagem, na Escola de Arte Dramática da USP. A peça era a Oresteia, de Ésquilo, e a direção era de José Fernando Peixoto de Azevedo. José Fernando Peixoto de Azevedo foi fundador e diretor artístico do Teatro de Narradores; escreveu e dirigiu trabalhos com o grupo Os Crespos. Seus mais recentes trabalhos no teatro são Um inimigo do povo, Navalha na Carne Negra e As mãos sujas, com projetos também em Berlim.

Mostra Teatro Pós-Trauma

A mostra Teatro Pós-Trauma, um projeto do TUSP – Teatro da Universidade de São Paulo, faz uma amostragem de espetáculos recentes que, em comum, se originaram dentro da Universidade de São Paulo e que tratam verticalmente dos traumas recentes do país. Entre março e junho de 2023, a mostra traz à sede do TUSP na capital três espetáculos gerados em diferentes âmbitos dentro da USP, que, por distintos olhares, encaram de frente a crise da democracia no Brasil e o horror dos últimos anos. Além de oresteia.br, da Prezada Companhia de Teatro, Um Memorial para Antígona com direção de Vicente Antunes Ramos e Verdade do grupo Tablado SP e direção de Alexandre Dal Farra integram a programação que vai até junho de 2023.

Sinopse

Em cena, a saga dos Átridas, desde o sacrifício de Ifigênia, pelo pai, o rei Agamêmnon, como condição para a partida das frotas até a destruição de Tróia e o resgate de Helena, sequestrada por Páris. Dez anos depois, em seu retorno, Agamêmnon é assassinado pela rainha Clitemnestra e seu amante Egisto, como vingança pela morte da filha. Tempos depois, o filho, Orestes, com a ajuda da irmã, Electra, vinga a morte do pai, assassinando a mãe, o que o leva a um julgamento no contexto de um novo tribunal, instaurado pela deusa Atena.

Ficha Técnica
Textos: Ésquilo, Eurípides e Pier Paolo Pasolini
Espaço de cena, dramaturgia e direção geral: José Fernando Peixoto de Azevedo
Elenco: Bruno Vaz, Caio Nogali, Daiane Gomes, Luisa Silva, Filippe Rosenno, Julio Aracack, Thai Muniz, Tricka Carvalho
Direção musical e práticas da voz: Carmina Juarez
Piano: Natália Nery
Câmera em cena/Imagens: André Voulgaris
Desenho de luz : Denilson Marques
Trilha Sonora: José Fernando Peixoto de Azevedo, Carmina Juarez, Prezada Companhia
Operação de imagens: Alex Brito
Operação de luz: Felipe Mendes e Geovanna Moreira
Operador de som: Camilo Muñoz
Figurino: José Fernando Peixoto de Azevedo, Prezada Companhia e Silvana Carvalho
Confecção de Figurino: Silvana Carvalho
Cenotécnica: Nilton Ruiz e Zito Rodrigues
Adereços/Objetos de cena: Paulo Basílio
Edição de vídeo: Caio Nogali
Preparação corporal e assistência de direção (Primeira Fase): Fernando Vicente
Preparação corporal (Segunda Fase): Ana Maria A. Miranda
Trabalho com máscaras: Bete Dorgam
Estilização de máscaras: Thai Muniz
Consultoria teórica: Beatriz de Paoli, JAA Torrano, Milena Faria e Sandra Sproesser
Traduções: Oresteia, de Ésquilo – Manuel de Oliveira Pulquério; JAA Torrano; Ifigênia, de Eurípides – JAA Torrano; Pílades, de Pier Paolo Pasolini – Alex Calheiros, Oresteia, o canto do bode – adaptação de Reinaldo Maia
Projeto gráfico: Dalua Criações
Fotografia: Caio Oviedo e Andréa Menegon
Colaboraram durante o processo (vídeo): Gabriel Siviero, Diego Oliveira, Igor Barreto e Rai do Sol
Produção: Corpo Rastreado, José Fernando Peixoto de Azevedo e Prezada Companhia
Apoio: Escola de Arte Dramática – EAD/ECA-USP
Espetáculo realizado originalmente no contexto da Escola de Arte Dramática.

Serviço:
oresteia.br
TEMPORADA: 16 de março a 9 de abril de 2023
Quintas, sextas e sábados, 19h às 23h
Domingos, das 17h às 21h
TUSP – Teatro da Universidade de São Paulo
Centro Universitário Maria Antônia
R. Maria Antônia, 294 - Vila Buarque, São Paulo
Duração: 240 min (com dois intervalos) | 16 anos | 70 lugares
Ingressos: R$ 40 (inteira) + R$ 20 (meia)


Site do Procon Recife foi repaginado e está mais intuitivo

 

O site do Procon Recife (procon.recife.pe.gov.br) está de cara nova Agora ficou mais fácil e rápido registrar uma reclamação ou denúncia, obter informações ou tirar dúvidas do consumidor. O novo site, elaborado pela Empresa Municipal de Informática (Emprel) e a Secretaria Executiva de Transformação Digital, está mais intuitivo, com formatação mais leve e organizada, botões de interação e instruções curtas para facilitar a interação com o consumidor.

Agora, em um tempo ainda menor, o usuário é direcionado para o WhatsApp do órgão municipal, como também para links com dicas de soluções externas como o "Não me Perturbe" (plataforma que evita receber ligações de ofertas de telemarketing), "Alerta Celular" (site que ajuda as Polícias Civil e Militar nas investigações e abordagens, recuperando os aparelhos cadastrados) e o "Reclame Aqui"(site de reclamações contra empresas sobre atendimento,compra,venda, produtos e serviços), entre outros.

O novo site do Procon Recife também traz informações sobre o Código de Defesa do Consumidor do Estado e o Código de Defesa Nacional. As pesquisas de preços foram reorganizadas para facilitar as consultas. O órgão municipal também pode ser acionado pelo whatsapp (81) 3355 3286 e denúncias também podem ser registradas pelo email denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br. Atualmente, o Procon Recife atende presencialmente em sua sede, na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, na Boa Vista, e também nos Compaz Dom Helder Câmara (Coque), Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) e Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha). Presente em diversas partes da cidade e com um novo sistema online já em operação, o Procon se coloca ainda mais próximo das pessoas oferecendo acessos diversos e simplificados a toda população do Recife.

Transformação Digital - Desde 2022 a Prefeitura do Recife vem trabalhando em diversas frentes que promovem a transformação digital em todos os setores da Administração Direta e Indireta. De maneira transversal, as equipes da Emprel e da Secretaria Executiva de Transformação Digital têm mapeado os serviços oferecidos pelas diversas áreas de atuação da prefeitura. Assim, oferecendo soluções tecnológicas que visam facilitar a interação do cidadão, a transformação digital se consolida como uma política pública municipal que tem no cidadão o foco central de todas suas ações, projetos e iniciativas.
Imprensa Recife

Camará Shopping recebe encontro pernambucano de carros em miniatura

 

Neste sábado (18), o Camará Shopping vai se transformar em uma minipista de corrida com a realização do 82º Encontro de Colecionadores de Miniaturas. O evento ocorre das 12h às 19h, na Praça de Alimentação - Piso L3 do centro de compras, e vai contar com exposição, venda e troca de miniaturas de carros. O público, de todas as idades, poderá ainda trocar ideias sobre o processo de customização, troca de rodas, pintura e outros detalhes. A entrada é gratuita.

O evento vai reunir 12 expositores do Recife, Olinda, Paulista e Camaragibe, além de um expositor que virá de João Pessoa. Juntos, eles vão levar ao público um universo de aproximadamente 4 mil réplicas em tamanho reduzido de veículos nacionais e importados, a exemplo de Ferraris e Bugattis. Também será possível ver de perto miniaturas de carros famosos do cinema e da televisão, como o Cadillac Ecto-1 dos Caça-Fantasmas ou o icônico Batmóvel.

O Encontro de Colecionadores de Miniaturas é uma realização do grupo Pernambuco Diecast, que reúne colecionadores de 11 clubes e seis estados. “O Pernambuco Diecast é um grupo de colecionadores que apoia e incentiva o colecionismo”, explica Mario Cesar, presidente do PD. “Costumo dizer que, entre nossos membros, as miniaturas são apenas a desculpa para nossos encontros. O importante mesmo é rever os amigos e falar sobre as coleções que temos”, brinca Mario. O evento tem apoio do Camará Shopping.

TIM Music Noites Cariocas no Parque Bondinho Pão de Açucar

 

Contagem regressiva para um dos eventos mais icônicos do Rio de Janeiro, e, de quebra, com uma das vistas mais maravilhosas do mundo. Então se prepara para a edição do TIM Music Noites Cariocas, o festival já tem data e line-up marcados para a temporada de 2023, no Morro da Urca.

Um legítimo retorno cultural, com novos talentos e músicos consagrados em um espaço icônico, a programação começa no dia 24 de março, abre com toda a potência do mestre Gilberto Gil, que dispensa apresentações, e segue com Duda Beat, no dia 25 - a “rainha da sofrência pop”, repleto de originalidade, a pernambucana tem um visual característico e usa de sua personalidade forte para defender os seus ideais. No dia 31 de março, o festival inova ao fomentar a diversidade, com show de Pabllo Vittar & Urias, prometendo ser arrebatador.

Em 1º de abril, conta com Gilsons, responsáveis pelo resgate das influências baianas e da ancestralidade, que marcam a música do trio, além do DNA poderoso. Na semana seguinte, dia 7 de abril, o palco será cenário para os 40 anos dos ícones do Roupa Nova, uma trajetória aplaudida de pé por quem conhece a história da única banda com 4 décadas de estrada e a mesma formação desde o início em atividade no Brasil. Alceu Valença chega para abrilhantar a noite do dia 8, considerado um dos principais expoente da geração da música nordestina nos anos 70, foi um dos primeiros a promover a união do som do agreste nordestino com a guitarra elétrica.

A última semana do projeto encerra com Criolo, um dos artistas mais talentosos dos últimos anos da cena do rap nacional, que assume o palco no dia 14, na mesma noite Jonathan Ferr, e seu estilo com elementos de música eletrônica, hip hop e funk, criando uma estética particular com tonalidade afrofuturista. A grade de shows fecha com chave de ouro, com Nando Reis, dia 15, que encerra a temporada, brindando a noite carioca com sua nova turnê ‘Nando Hits’. E assim, o TIM Music Noites Carioca cumpre com maestria uma nova etapa e com a certeza que se tornou símbolo de grandes eventos no Brasil, alusivo a um dos mais emblemáticos e históricos festivais da música brasileira. E vem novidade por aí, com nova etapa esse ano ainda, mas isso é outra história...

"Faltando poucos dias da estreia do Festival, que dá o pontapé inicial, em 24 de março, para uma série de shows impactantes. Reúne diferentes gerações da cena musical brasileira, incluindo artistas consagrados e nomes já estabelecidos da nova cena. Será histórico", sentencia Luiz Calainho.

O palco que tanto carimbou artistas consagrados do pop rock nacional, retorna agora em março de 2023, com 4 finais de semana consecutivos de apresentações imperdíveis, criando um novo capítulo da noite carioca. Não é à toa que é o festival mais longevo da história, com 43 anos (desde 1980). Virou uma referência por reunir diferentes gerações da música brasileira, incluindo artistas renomados e nomes em ascensão.

O Noites Cariocas foi idealizado por Nelson Motta na década de 80, ganhou sobrevida sob o comando de Luiz Calainho e o empresário Alexandre Accioly, que adquiriram os direitos da marca. Uma 2ª edição ocorreu entre 2004 e 2009, promovido pelos empresários, com realização da HUB 777, Accioly Participações e Parque Bondinho Pão de Açúcar.

TIM Music Noites Cariocas acontece de 24 de março a 15 de abril, no anfiteatro do Parque Bondinho Pão de Açúcar, no Morro da Urca. Passamos por um processo desafiador nesses últimos anos, e agora mais do nunca ávidos por música e novos sons. Sucesso absoluto, ano passado registrou sold out em todos os shows. Recebeu mais de 21 mil pessoas ao longo de toda temporada. E com a plena certeza que vai repetir essa mesma presença de público na nova fase.

A TIM, novamente, tem o naming right do evento e levará muita tecnologia para o Morro da Urca, com destaque para a nova rede 5G, que conecta mais pessoas simultaneamente e oferece uma experiência inédita em locais com grande público. Segundo Fabio Avellar, Chief Revenue Officer da TIM, a ideia é oferecer plena conexão para os clientes no festival, o que vem sendo um destaque da plataforma de música da operadora: “voltamos com os eventos em 2022 e, desde o lançamento do 5G, temos procurado levar essa tecnologia para os projetos, entregando novas possibilidades para os usuários. Não vai ser diferente no Noites Cariocas. Esse evento já se reinventou algumas vezes e, agora, está cada vez mais moderno, mas sem perder sua essência tão tradicional no Rio de Janeiro”, comenta.

Clientes TIM têm 25% de desconto na compra dos ingressos (entrada inteira). Em breve, a operadora divulgará as ações que irá realizar no evento.

A temporada estima ampliar volume e variedade de patrocínios, para a edição 2023 do TIM Music Noites Cariocas, seus organizadores esperam aumentar o volume dos patrocínios em 40%, atraindo mais dez parceiros de novas áreas, como moda e varejo. Os números falam por si só - chega com investimentos dos produtores na edição 2023 na ordem de R$ 6.5 milhões. De Cotas: 850k de patrocínio e 375K de apoio. Investimento, diga-se de passagem, garantido ao ter a chancela do projeto, que é considerado um dos maiores cases de sucesso do setor. Preparadíssimos para receber 2100 pessoas por noite.

Das muitas ações, apoio da Jack Daniel's, do grupo Brown-Forman. Serão o whisky oficial do evento, que contará com um bar de Jack Daniel's, com ativações de 4 flavors, como: Honey & Lemonade, Jack & Coke, Jack Fire & Ginger e Jack Apple & Tonic. Conta ainda com a chancela do Shopping Leblon, Diageo, Heineken e Apple Music

A magia do TIM Music Noites Cariocas está no ar.

TIM Music Noites Cariocas    
Local: Parque Bondinho Pão de Açúcar
Endereço: Av. Pasteur, 520 - Urca, Rio de Janeiro - RJ
Vendas: Ingressos a partir de R$ 150 (meia)
Possui Acessibilidade
Capacidade: 2100
Idade mínima: 18 anos
Abertura do bondinho: às 21h     

AGENDA TIM MUSIC NOITES CARIOCAS
24 de março – Gilberto Gil
25 de março – Duda Beat
31 de março – Pablo Vittar e Urias
1º de abril – Gilsons
7 de abril – Roupa Nova
8 de abril – Alceu Valença
14 de abril – Criolo / Abertura: Jonathan Ferr
15 de abril – Nando Reis

Comédia Como é Que Pode?, de Gabriel Louchard, celebra 10 anos de sucesso com nova temporada no Teatro MorumbiShopping em março

 

Assistida por mais de 1 milhão de pessoas, a bem-sucedida peça Como é Que Pode?, de Gabriel Louchard, comemora 10 anos em cartaz com uma curta temporada no Teatro MorumbiShopping até dia 26 de março. As apresentações, apresentadas pela Bradesco Seguros, por meio do Circuito Cultural Bradesco Seguros e patrocinadas pela Águas do Brasil, acontecem às sextas e aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 19h. O espetáculo, dirigido por Leandro Hassum, venceu o prêmio FITA de Teatro em 2013, na categoria de melhor espetáculo de comédia, eleito pelo júri popular.

Com uma mistura de stand up comedy, esquetes de humor, vídeos e números de mágica, a peça brinca com diversas situações com as quais nos deparamos todos os dias. Como é que pode essas dancinhas do TikTok? Como é que pode este trânsito louco? Um misto de surpresa, curiosidade e fascinação brota dessa expressão popular.

Durante o espetáculo, escrito em parceria com Mauricio Rizzo (roteirista de “A Grande Família”, “Tá no ar a TV na TV”, entre outros sucessos), Gabriel realiza esquetes brincando com as situações cômicas que mágicos enfrentam durante o trabalho em uma festa infantil e realiza números impressionantes de mágicas, sempre aliados ao bom-humor de seu texto.

“Desmistificar a figura do ilusionista imponente e poderoso, apresentando-o de uma forma original aproxima o artista do público e populariza a arte da mágica. Para tanto, optamos por mesclar teatro e mágica, compondo o espetáculo com números de ilusionismo, esquetes de humor, vídeos, stand up comedy e momentos de improvisos. Isso tudo torna o espetáculo super inovador”, revela Louchard.

Outro ponto alto do espetáculo é a interatividade com o público, que participa em alguns momentos no palco, isso traz uma boa dose de improviso e espontaneidade ao show. Cada apresentação acaba sendo única.

Sobre Gabriel Louchard

Gabriel é carioca e começou a fazer mágicas aos 10 anos de idade. Nessa mesma época, começou a se interessar pelo teatro e encontrou uma maneira de utilizar a mágica como um instrumento da atuação. Assim, se construiu como um artista múltiplo, de carreira consolidada, explorando seus talentos como apresentador, ator, humorista e mágico.

Como ator e comediante, participou de diversos seriados, como “Vai que Cola” , “A secretária do Presidente”, no Multishow e “5 x comédia”, no Prime Vídeo; integrou o elenco humorístico dos programas “Zorra Total” e “Domingão do Faustão”; atuou na novela ‘‘Rock Story’’; e protagonizou o quadro de humor “Câmera Kids”, no ’’Fantástico’’, todos da Rede Globo.

Ao longo de sua carreira, participou de diversos quadros e programas na TV, como: “Programa do Jô”, ‘‘Altas horas’’ e ‘‘Mais você’’ (tendo vencido o reality de culinária ‘‘SuperChef celebridades’). É apresentador dos programas “Truque de Humor” e ‘‘Fábrica de Talentos’’, ambos no Multishow, e um dos protagonistas da série “Homens?”, no Comedy Central e Prime Vídeo.

No cinema, recentemente participou de “Um Natal cheio de graça”, na Netflix, e protagoniza a comédia romântica “Incompatível”, da Fox/Disney. No teatro, está em cartaz há 10 anos com seu espetáculo solo de humor “Como é que pode?”, além de idealizar e apresentar o espetáculo internacional de mágicas, “Ilusões”, com a participação de grandes ilusionistas internacionais.

Gabriel também tem papel de destaque no mercado corporativo. Unindo humor e ilusionismo, tornou-se um dos nomes mais requisitados para participação em eventos, atuando como mestre de cerimônias, palestrante motivacional, com show de stand up comedy e em apresentações personalizadas para divulgação e promoção de produtos. Também protagonizou várias campanhas publicitárias, com destaque para “ Bradesco” e “Casas Bahia”.

Ficha técnica

Autoria: Gabriel Louchard e Mauricio Rizzo
Direção: Leandro Hassum
Co-direção: Gustavo Rodrigues
Mágico e ator: Gabriel Louchard
Iluminação: Guilherme Penedo
Operador de Som: Jean Azevedo
Operador de Luz: Guilherme Penedo
Figurino: Natalia Paes
Cenário: Fernando Alexim
Designer Gráfico: Marcus Claussen
Fotos: Alessandra Tolc
Trilha Sonora: Marcelo H
Assistentes de palco e Produção Local SP: Conrado Sardinha
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Produção Executiva: Gabriel Louchard
Direção de Produção: Monique Franco
Realização: Procenium Produções Artísticas Ltda

Sinopse
Com stand up comedy, esquetes de humor, vídeos e números de mágica, a peça brinca com diversas situações com as quais nos deparamos todos os dias. Como é que pode essas dancinhas do TikTok? Como é que pode este trânsito louco? Um misto de surpresa, curiosidade e fascinação brota dessa expressão popular.

Serviço
Como é Que Pode?, de Gabriel Louchard
Teatro MorumbiShopping: Av. Roque Petroni Júnior, 1089
Temporada: 3 a 26 de março
Às sextas e aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 19h
Ingressos: R$80 (inteira) e R$40 (meia-entrada)
Classificação: 12 anos
Duração: 70 minutos
Acessibilidade: 5 lugares para PCD e 3 para obesos
Capacidade: 250 lugares

Momix no Qualistage - Dias 18 e 19 de março

 

O Qualistage recebe o espetáculo “VIVA MOMIX", no sábado - dia 18 de março, apresentação às 21h, e no dia 19 (domingo) duas sessões, às 15h e 20h. Mesclando técnicas circenses e luzes, a atmosfera surrealista atrelada ao corpo humano encanta os espectadores.

Volta ao Brasil o prestigiado grupo de dança MOMIX, criado pelo coreógrafo americano Moses Pendleton há mais de 40 anos. A partir de março de 2023, depois de mais de cinco anos de espera, as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte poderão assistir aos espetáculos. A turnê comemorativa, que não pôde passar pelo país por conta da pandemia da covid-19, chega aos palcos de importantes casas de show.

O espetáculo VIVA MOMIX é um verdadeiro mix dos melhores momentos da companhia nas últimas quatro décadas, uma espécie de celebração do sucesso e da importância do grupo para a dança.. Juntando dois atos que misturam vinhetas de novas obras com favoritos preciosos - Botanica (2009), Alchemia (2014), Remix (2011), Opus Cactus (2001) e Lunar Sea (2005), o programa é indicado para pessoas de todas as idades desfrutarem da magia do movimento.

Conhecida internacionalmente por sua criatividade e capacidade de misturar efeitos visuais únicos e também pela vigorosidade de seus artistas-bailarinos, que se confundem como ilusionistas tamanho impacto que imprimem nos espectadores, o MOMIX é reconhecido como um dos responsáveis pela renovação da dança contemporânea.

O diretor artístico Moses Pendleton combina dança atlética, música, figurinos e adereços criativos para uma verdadeira experiência multimídia, buscando, assim, desafiar a gravidade:

“Estou muito feliz por trazer o MOMIX de volta para o Brasil. Quando você entra em contato com o MOMIX, tem que deixar de lado tudo o que já sabe sobre dança e aprender a treinar o olhar. São muitas surpresas neste espetáculo. Falamos uma linguagem visual e tenho certeza que o público brasileiro vai se encantar”, afirma.

Steffen Dauelsberg, presidente da Dellarte, produtora cultural responsável por esta e outras vindas do grupo ao país, comemora o retorno e uma feliz coincidência: “Assim como o Momix, a Dellarte também celebrou 40 anos neste momento em que o setor da cultura volta fortemente a reaquecer”.

A turnê contará com duas apresentações no Rio de Janeiro, no palco do Qualistage, na Barra da Tijuca, nos dias 18 e 19 de março. Seguem para Belo Horizonte nos dias 21 e 22, no SESC Palladium e depois para o Vibra Hall, em São Paulo, no dia 25. Curitiba fecha a turnê brasileira, no dia 28, no Teatro Positivo. Todos os ingressos já estão à venda no site https://www.dellarte.com.br

SOBRE O MOMIX

MOMIX, uma companhia de dança de dançarinos-ilusionistas sob a direção de Moses Pendleton, vem apresentando um trabalho excepcional de inventividade e beleza física nos últimos 40 anos.

De Connecticut, nos Estados Unidos, o grupo criou fãs em todo o mundo. Além dos espetáculos, MOMIX também já realizou trabalhos para o cinema e para a televisão, além de campanhas publicitárias corporativas, com comerciais nacionais para a Mercedes-Benz, Fiat e Pirelli. As performances já foram televisionadas em 55 países e seus trabalhos já ganharam Emmys. Com nada mais do que luz, sombras, tecidos e o corpo humano, MOMIX segue deixando espectadores dos cinco continentes encantados.

SOBRE A DELLARTE

Fundada em 1982, a Dellarte é uma produtora de soluções culturais que combina talentos, orquestra o improvável e encanta a crítica no Brasil, na América do Sul e no mundo. Já são mais de 1.500 apresentações para 3 milhões de apreciadores, admiradores e amantes da música clássica, ballet, jazz, ópera e o que há de mais emocionante no cenário cultural ao redor do mundo.

SERVIÇO:
PROGRAMAÇÃO turnê MOMIX
Espetáculo: “VIVA MOMIX”
Duração: 2 horas (com 20m de intervalo)

Qualistage
Via Parque Shopping: Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca - RJ
Dia 18 Março - Sábado – 21h
Dia 19 Março - Domingo – 15h
Dia 19 Março - Domingo – 20h
Preços: R$ 140 a R$ 350
Capacidade: 3500 lugares sentados ou 9 em pé


Bar Véi Amaro oferece programação animada esta semana

 


Após um fim de semana de inauguração prestigiado e casa lotada, o Véi Amaro prepara uma programação diversificada e animada pra segunda semana de funcionamento. Abrindo nesta quarta-feira (15), a casa oferece happy hour, a partir das 17h, com drinks, bebidas geladas e petiscos que caíram na graça do público.

Na quinta (16), a partir das 20h, o bar dá espaço aos fãs do pop rock nacional e internacional para curtir o show da banda Os Outros Caras. Na sexta (17), é a vez do cantor Rodrigo Mineiro com sucessos sertanejos e do forró. No sábado (18), o Véi abre as portas mais cedo e, a partir das 16h, entra no palco Thiago Barão. Em seguida, às 20h, é a vez de Jonas Neves. Já no domingo (19), também às 16h, a cantora Wanessa Roger promete animar todos com os sucessos do momento, do sertanejo ao piseiro.

O Bar do Véi Amaro funciona de quarta a domingo, a partir das 17h. Seu endereço é Avenida Dom Bosco, 400, próximo à João Pizza. Para quem desejar saber mais sobre o local, o Instagram do Véi Amaro é o: @veiamaro.


Abaixo, segue a programação completa:

Quinta (16) - 20h Os Outros Caras
Sexta (17) - 20h Rodrigo Mineiro
Sábado (18) - 16h Thiago Barão
                       20h Jonas Neves


Domingo (19) - 16h Wanessa Roger






Yves Ribeiro se reúne em Brasília com deputados, senadores e ministros

 

Na Capital Federal, a agenda do gestor foi bastante movimentada. No final do dia, Yves Ribeiro se encontrou com o deputado Federal Felipe Carreras, a deputada federal Maria Arraes, e com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. Mais cedo, o prefeito também foi recebido pelo deputado federal Guilherme Uchoa Júnior e pelo senador Humberto Costa.

O objetivo dos encontros foi o de discutir a possibilidade de captar recursos e emendas para a cidade do Paulista. “Ótima reunião com o deputado federal Felipe Carreras. Estivemos juntos para discutir as emendas que nossa cidade precisa e agradecemos a parceria em ouvir as demandas da nossa população”, disse Yves Ribeiro.

Além do encontro com o deputado pernambucano, o ministro Márcio França também recebeu o prefeito Yves, com quem o gestor discutiu o desenvolvimento da cidade. “Agradecemos pela atenção e comprometimento em nos ajudar a acelerar esse processo. Juntos, podemos alcançar grandes conquistas para nossa Paulista e todo o Litoral Norte de Pernambuco”, ressaltou Yves após mais uma importante recepção.

Ao final do dia, o prefeito encerrou sua agenda no gabinete da também pernambucana, a deputada Federal Maria Arraes. “Com nossa querida Maria Arraes, discutimos futuras emendas para Paulista, unidos pela construção de um futuro melhor para nossa cidade”, concluiu Ribeiro.

Imprensa Paulista PE

Festa do padroeiro de Distrito de São José Siriji, movimenta a região


Desde o início do mês de março, o Distrito de São José do Siriji, em São Vicente Férrer, Agreste do Estado, tem vivenciado a festa do padroeiro da localidade, São José. A programação religiosa iniciou no dia 09 com a procissão da bandeira. E Desde o dia 10 até o dia 18, na Igreja na localidade, acontece o terço de São José e ofício de Nossa Senhora, sempre às 06h da manhã. Já às 18h: 45 é realizada a novena seguida de santa missa.

O ápice da festa acontece neste domingo (19), a partir das 7h da manhã, com Missa Solene  e com procissão saindo da Capela do Engenho Patos, a partir das  às 16h. O encerramento será  com Santa Missa e com o  Show religioso com DJ católico, Rooney Moura, na Praça José Nilo, centro da cidade.

*Cultural*

A gestão municipal também preparou uma programação cultural para os dias de festa do padroeiro. Nesta sexta-feira, 17 de março, será realizada a “Feira Cultural da Nossa Gente”, com artesanato, artes visuais, plásticas, música e culinária, na Praça José Nilo. Para a alegria da garotada, terá um parque de diversão no local e show  no palco principal com a cantora Luciana Alves e o Forrozeiro Aldi Cezar e Banda. No sábado, 18, no palco principal, terá a apresentação de Lukinha Casacão de Couro, de André Viana,  da banda Limão com Mel e de Juarez e Banda. A programação cultural é promovida pela Prefeitura Municipal de São Vicente Férrer através da Secretaria de Cultura e Inclusão.

Amupe solicita ao Governo do Estado repactuação de convênios



A presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeita de Serra Talhada Márcia Conrado participou nesta quarta-feira (15/03) de reunião com o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça. Acompanhada do deputado estadual e ex-presidente da Associação, José Patriota, a presidente da Amupe tratou sobre os convênios celebrados em dezembro de 2022 e que foram rompidos entre Governo do Estado e 17 municípios.

Na oportunidade, a gestora solicitou ao governo do Estado uma proposta de repactuação dos acordos para que as prefeituras não sejam prejudicadas. “Tão logo que recebi a informação sobre o rompimento dos convênios, a Amupe realizou um mapeamento que constatou o rompimento de convênios com 17 municípios. Com este estudo em mãos, procuramos o governo do estado, que nos recebeu muito bem e ouviu a nossa proposta”, afirmou a presidente da Amupe. 

Os convênios impactados são de áreas essenciais para o desenvolvimento municipal, como pavimentação de ruas e recapeamento asfáltico, por exemplo. Segundo Márcia Conrado, “ o secretário Túlio Vilaça ficou de analisar a questão e já marcou um novo encontro, para os próximos dias, para que esse assunto continue a ser discutido. A Amupe segue atuante em defesa dos municípios visando sempre a melhoria de vida do povo pernambucano”, concluiu.

Imprensa Amupe

Prefeitura de Paulista realiza atividade em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down


Em comemoração ao Dia Mundial da Síndrome de Down, na próxima terça-feira (21.03), a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do Paulista realiza o Café com Down. A atividade contará com palestras, conscientização, rodas de conversas, atividades com diversão e aprendizagem. O objetivo é o de construir e fortalecer as políticas públicas deste segmento da sociedade. A ação será realizada a partir das 8h, no Centro Integrado de Habilitação e Reabilitação Criança Feliz, localizado na Avenida Manoel Gonçalves da Silva, nº 76, no bairro da Vila Torres Galvão, em Paulista.

O dia 21 de março é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome, e também para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. Ela é oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

A Síndrome de Down é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. Foi descrita há 150 anos, quando John Langdon Down, em 1.866, se referiu a ela pela primeira vez como um quadro clínico com identidade própria. Desde então, se tem avançado em seu conhecimento, ainda que existam mecanismos íntimos a descobrir. No ano de 1958, o francês Jérôme Lejeune e a inglesa Pat Jacobs descobriram a origem cromossômica da síndrome, que passou a ser considerada genética.

Imprensa Paulista PE 

Inner Circle promove primeira festa exclusiva para solteiros no Recife

O app global de relacionamentos Inner Circle quer transformar os matches dos apps em encontros olho no olho. Por isso o app está organizando a primeira festa exclusiva para solteiros de Recife, a Flerte Hour! Na quinta-feira (30), a partir das 19h, os recifenses têm encontro marcado no Tatu Bola para conhecer os solteiros mais interessantes da cidade.

O bar, pra lá de charmoso, tem comidinhas deliciosas e um clima perfeito para paquerar – e as brincadeiras surpresas do app darão aquela força para o flerte acontecer. Além disso, vai rolar banda ao vivo e os 50 primeiros membros do Inner Circle que chegarem ganharão um welcome drink de cortesia.

“Queremos que nossos membros tenham conexões verdadeiras tanto dentro, quanto fora do app, afinal, a mágica acontece off-line”, conta Rafael Horta, gerente de marketing do app na América Latina.

Esses eventos fazem parte da jornada do Inner Circle de levar os matches para o mundo offilne. O app, que é conhecido por realizar festas exclusivas para solteiros ao redor do mundo, trouxe essa tendência para o Brasil. Ao reunir os solteiros mais interessantes da cidade no mesmo lugar, o app quer incentivar os encontros, para que os membros do app possam conhecer seus matches no mundo real.

FLERTE HOUR: O Inner Circle invade Recife

Data: 30/03

Horário: 19h

Endereço: Tatu Bola - Av. Herculano Bandeira, 21 – Pina – Recife/PE - CEP 51011-000

Mais informações: https://www.theinnercircle.co/event/view/29109

 

Sobre o Inner Circle

Inner Circle é um aplicativo de relacionamentos diferente, criado a partir da crença de que qualidade é melhor do que quantidade. 5 milhões de solteiros focados em suas carreiras - de todas as esferas da vida - em 66 cidades de 29 países, formam a comunidade do Inner Circle. A equipe por trás do aplicativo analisa cada perfil através de critérios de segurança, esforço e mindset para que os membros vejam apenas perfis detalhados de pessoas com quem eles realmente gostariam de sair. Os membros são incentivados a se encontrarem por meio do aplicativo, em eventos exclusivos do Inner Circle e na vida real. A empresa de tecnologia autônoma e independente foi fundada em 2012 em Amsterdã e foi classificada na lista FT 1000 2021 como uma das empresas de crescimento mais rápido na Europa. Para acompanhar tudo sobre Inner Circle, visite o site ou siga a marca no Instagram @innercircleco.

Yves Ribeiro articula com o senador Humberto Costa emendas para Paulista


Na tarde desta quarta-feira (15.03), o prefeito do Paulista, Yves Ribeiro (MDB), foi recebido pelo senador Humberto Costa, no gabinete do petista, em Brasília, no Distrito Federal. Segundo o prefeito, o encontro foi bastante proveitoso.

“Visita produtiva ao gabinete do senador Humberto Costa. Foi uma honra discutir as demandas de Paulista e ouvir seu empenho para destinar emendas para nossa cidade. Muito obrigado pela atenção e pela parceria em prol do desenvolvimento de nossa região”, enfatizou o gestor da cidade do Paulista.

Imprensa Paulista PE 

Nadegi e João vão ao governo brigar pela requalificação da Estrada de Aldeia e da PE-05


A prefeita de Camaragibe, Doutora Nadegi, e o deputado estadual João de Nadegi foram ao Governo de Pernambuco brigar pela requalificação das PEs 27, conhecida como Estrada de Aldeia, e 05, que compreende a Avenida Doutor Belmino Correia, cortando todo o centro da cidade. A primeira parada foi uma reunião com o secretário estadual de Infraestrutura e Mobilidade, Evandro Avelar, realizada, nesta quarta-feira (15), na sede da pasta, no Recife. A pauta também será abordada com a secretária de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco, Simone Benevides, em um encontro a ser realizado na semana que vem. 

Como resultado do encontro com Evandro Avelar, ficou acertado que a Prefeitura de Camaragibe vai se envolver com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) na montagem de um projeto de requalificação da Estrada de Aldeia. Antes, porém, uma ação emergencial por parte do DER de tapa-buraco deve ser iniciada pelo Estado. Também participaram do encontro os secretários municipais Coronel Rossini (Segurança Pública e Mobilidade), Diego Cabral (Planejamento, Meio Ambiente e Serviços Públicos) e Arthur Cunha (Comunicação), além de outros integrantes da gestão. 

“Precisamos de uma ação urgente nessas duas vias estaduais que cortam Camaragibe. Nossa meta é melhorar a qualidade de vida e a segurança das milhares de pessoas que passam diariamente por essas duas rodovias. Para isso, um projeto de médio prazo. Em parceria com o Estado, vamos fazer mais por nosso povo”, destacou a Doutora Nadegi. 

Da Assembleia Legislativa, João de Nadegi vai atuar para assegurar recursos estaduais para execução das pessoas intervenções em Camaragibe. “Nosso mandato está à disposição dessa luta. E vamos trabalhar muito para tirarmos do papel essas requalificações que vão melhorar a vida dos camaragiebenses e dos pernambucanos que trafegam diariamente por essas vias”, pontuou o deputado estadual. 

OUTRAS DEMANDAS - Em outras demandas também tratadas pela Doutora Nadegi e por João de Nadegi com o secretário Evandro Avelar, ainda fizeram parte a requalificação do centro comercial de Camaragibe; a implantação do anel viário nas proximidades do Camará Shopping; conclusão do ramal da Arena Pernambuco para a Escola de Sargentos de Armas (ESA), que será implantada pelo Governo Federal; além da instalação de paradas de BR na PE-05.

Imprensa Camaragibe 

Defesa Civil do Paulista participa de reunião com a Codecipe, que também conta com a presença de dirigentes de Olinda


Profissionais da Secretaria Executiva de Defesa Civil do Paulista participarão, nesta quinta-feira (16.03), às 10h, de uma reunião na Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe). 

No encontro, que também contará com a presença da Defesa Civil de Olinda, serão discutidos os pontos de risco que ficam nos limites das duas cidades.

Paulista e Olinda têm áreas comuns nos bairros de Mirueira e Tabajara.

Imprensa Paulista PE 

Grupo de Transparência por melhorias no HCP realiza primeira reunião


Dando continuidade ao movimento dos médicos que atuam no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), membros do grupo de transparência formado por representantes da gestão do hospital, médicos que compõem o corpo clínico da unidade hospitalar e o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), se reuniram na tarde desta terça-feira (14), na Biblioteca do HCP, para discutir, analisar e propor as melhorias e intervenções necessárias. Durante o encontro, os profissionais médicos do hospital apresentaram, de maneira coletiva, todas as demandas enfrentadas pela categoria e pacientes que são acompanhados no local. 

 Representaram o Simepe no encontro o presidente da entidade, Walber Steffano, o diretor sindical, Fernando Jr., bem como os advogados da Defensoria Médica do sindicato, Diógenes Souza e Diego Galdino. 

De acordo com o presidente do Simepe, Walber Steffano, o encontro era necessário para que todas as partes pudessem tomar conhecimento da atual situação do Hospital de Câncer. “Essa é a primeira reunião do Grupo de Transparência, que tem entre seus objetivos fomentar os alinhamentos na tentativa de sanar os problemas do HCP. Uma reunião produtiva, onde o corpo clínico pode pontuar, de maneira muito clara, todas as dificuldades que estão enfrentando”, destacou o presidente. Ele pontuou ainda as expectativas de todo o grupo a partir desse primeiro encontro. “Esperamos que a partir de agora tenhamos uma condição melhor para atender da maneira necessária a população”, afirmou. 

O Simepe reafirma seu compromisso com a categoria, destacando que seguirá acompanhando e atuando na defesa dos colegas médicos que atuam no Hospital de Câncer de Pernambuco.

Imprensa SIMEPE 

Nova diretoria do Pernambuco Centro de Convenções recebe trade turístico para anunciar investimentos e melhorias


Serão investidos R$ 10 milhões até o final de 2023 e equipamento ganhará nova área externa para eventos com 20 mil m²

A nova diretoria e os acionistas do Pernambuco Centro de Convenções receberam, na terça-feira (14), o trade turístico pernambucano no Bugan Hotel, em Boa Viagem. Foram apresentadas as recentes melhorias e a estimativa é de mais de R$ 10 milhões de investimentos ainda neste ano. Outra novidade do complexo é que, nos próximos 120 dias, deverá ser liberada uma área de 20 mil m², com capacidade para shows e eventos de até 40 mil pessoas, com a redução do terreno total ocupado pelo parque de diversões Mirabilândia.

Entre as melhorias já iniciadas estão limpeza da fachada e das cobertas, manutenção dos banheiros e modernização do estacionamento com demarcação das vagas e substituição das cancelas. Foi instalado um painel de LED na Avenida Agamenon Magalhães e será realizado um novo paisagismo com melhoria no sistema de irrigação do gramado. Outro anúncio feito no encontro é que o ar-condicionado do pavilhão passará por um retrofit e haverá a modernização na iluminação. Serão realizadas ainda intervenções também nos teatros, contemplando a iluminação de acessibilidade e, posteriormente, a troca dos carpetes.

De acordo com o CEO do Consórcio CID Convenções, Cláudio Vasconcelos, a ideia é também criar novas áreas de exposição, aproveitando a arquitetura extremamente moderna do equipamento. “O Pernambuco Centro de Convenções já se destaca e é considerado um monumento arquitetônico. Estamos trabalhando para torná-lo ainda mais adequado às necessidades do trade turístico, por isso, essa reunião hoje foi muito importante não apenas para apresentar as novidades do projeto como para ouvir as necessidades dos produtores de eventos”, comentou.

Estiveram presentes representantes de todo o setor, como empresários da hotelaria, bares e restaurantes e de receptivo turístico, com a presença da ABIH Pernambuco, Abrasel, Recife Convention Bureau, Ubrafe - União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios e da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc). O presidente da Empetur, Eduardo Loyo, e a secretária de Turismo do Recife, Cacau de Paula, também participaram do evento.

Para a diretora da Ubrafe e sócia da Insight Feiras e Negócios, Tatiana Menezes, ouvir quem opera o principal espaço de eventos de Pernambuco faz toda a diferença para otimizar o equipamento. “Precisamos que o Centro de Convenções esteja apto para as diversas modalidades de eventos, sendo reestruturado e modernizado para que fique cada vez mais viável tanto operacionalmente quanto comercialmente para que Pernambuco se consolide cada vez mais como principal polo de feiras do Norte e Nordeste”, afirma.

A secretária de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife, Cacau de Paula, também ficou satisfeita com a produtividade da reunião. “Foi uma reunião muito importante, de diálogo, com foco na construção coletiva, trabalhando a responsabilidade compartilhada entre as iniciativas pública e privada com o objetivo de solidificar um calendário robusto de eventos para a cidade”, ressaltou.