quarta-feira, 11 de janeiro de 2023
Cacique Marcos fará parte da equipe de Sonia Guajajara
#VcNoBlog Werson Kaval
Por Werson Kaval*
As consequências dos ataques no final de semana, por uma multidão ensandecida e descontrolada, vão muito além do que apenas os prejuízos causados pelo quebra-quebra do patrimônio público. Respingam também efeitos colaterais econômicos, que ultrapassam as fronteiras nacionais, considerando a atual integração dos mercados.
A ameaça à democracia estremece a estabilidade institucional, prejudica a imagem internacional do País e provoca insegurança jurídica, que afeta diretamente a economia. Sem falar do aumento natural do risco no país, que termina por provocar fuga de capital. Esta situação pode causar uma queda generalizada nos preços das ações, assim como redução dos investimentos internacionais no setor produtivo brasileiro, afetando diretamente a produção e o emprego no mercado nacional. Da mesma forma, a saída de recursos, naturalmente, provoca a alta do dólar e a consequente alta da taxa de juros.
É bom que se diga que investidores jamais colocam seus recursos em países que não possuam o mínimo de estabilidade política e econômica, que só podem ser fornecidos pela prática de um processo democrático estável.
De acordo com um estudo realizado em 2014 pelo National Bureau of Economic Research, organização norte-americana, um país que se torna democrático tem aumento de até 20% no PIB no longo prazo, evidenciando que o autoritarismo não é o caminho para o desenvolvimento. A Democracia contribui sim com o PIB futuro pela sua capacidade de atrair investimentos, de melhorar a escolaridade e da consequente produtividade dos profissionais, atingindo um nível de estabilidade que favorece as reformas econômicas e melhora o serviço público e a vida em sociedade.
Mesmo não existindo um consenso sobre a forma de avaliar a Democracia, a revista “The Economist” elabora, desde 2006, um ranking da democracia com 165 países. Classifica o Brasil como uma “Democracia falha”, com nota que vem piorando nos últimos três anos. Em 2021, ficou com 6,82, de um total de 10,00. Mas, antes que se pense que isso é um resultado muito ruim, vale ressaltar que apenas 20 países foram considerados “Democracias totais”, com notas acima de 8,00 e que, assim como o Brasil, pelo menos 54 países aparecem também como “Democracias falhas”. Dentre eles, Japão, França, Bélgica, Itália e até os Estados Unidos.
Os aspectos avaliados para elaborar este ranking com as respectivas notas do Brasil em cada um deles são os seguintes: processo eleitoral (9,58), funcionamento do governo (5,36), participação política (6,11), cultura política (5,63), liberdades civis (7,65).
No caso do Brasil, para que a Democracia funcione em sua totalidade, o governo precisa trabalhar melhor e a sociedade precisa participar mais e melhorar sua cultura política e criar mecanismos para que o mercado se movimente e também promova o desenvolvimento do país, do micro ao macro negócio. Isso também inclui a capacidade de acesso a financiamentos a empresas para a promoção de investimentos e a geração de novos empregos.
O mercado financeiro é muito sensível ao que um país fala e faz e não gosta de incertezas. Por isso, as respostas a ataques como os que foram vistos devem ser na mesma altura e intensidade. A intervenção Federal, responsabilização dos culpados e o afastamento de autoridades por inércia é apenas o passo inicial, pois muito mais do que apenas penalizar quem se levantou contra as instituições públicas nacionais e quem fez vista grossa à previsibilidade da situação, o que realmente se precisa fazer é garantir que jamais aconteça novamente.
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Paulista realiza trabalhos integrados de saúde e meio ambiente na área rural do município
Nesta quarta-feira (11), a Prefeitura do Paulista promoveu um trabalho integrado na Mata do Ronca, no bairro da Mirueira. A visita aconteceu através de uma parceria entre as Secretarias de Saúde, por meio da Superintendência Estratégica de Saúde, e de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, através da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) e do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU).
Dentro do planejamento para o ano de 2023, as equipes fazem o mapeamento das localidades onde serão executadas as políticas de saúde e meio ambiente que já são aplicadas nas áreas urbanas. Com a iniciativa, o governo municipal busca diminuir as dificuldades de acesso que os moradores dessas áreas enfrentam em razão da distância.
“Nosso procedimento aqui é o de acolhimento e construção, para oferecer os serviços da Rede de Atenção Básica em Saúde e facilitar o acesso da população”, afirmou a Superintendente de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde do Paulista, Jakeline Moraes.
O trabalho também engloba a promoção de oficinas de agroecologia com os agricultores familiares do município, a fim de incentivar a produção agroecológica com preservação ambiental.
“Essas oficinas que vamos disponibilizar nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro, das 8h às 17h, na Rua Portuguesa, 551, Mata do Ronca, no bairro da Mirueira servirão ainda para elaboração de políticas públicas, uma vez que vamos conhecer as dificuldades enfrentadas pelos moradores da região. Isso vai nos ajudar muito na elaboração de políticas públicas específicas, além de cartilhas para divulgar e valorizar a identidade da comunidade”, explicou o Coordenador do Núcleo de Sustentabilidade Urbana da SEMA, Silvio Batista.
As oficinas serão ministradas pelo Coletivo Kapiwara, gerando um filme que servirá, principalmente, como instrumento de valorização desse grupo e de reconhecimento da sua contribuição histórica, social e econômica para Paulista. As atividades ainda fazem parte da III Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia do município, que recebeu financiamento do CNPq.
Imprensa Paulista PE
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Nota Oficial - Federação Brasil da Esperança
Aumigos da Ilha: Adote um doguinho leonino
Aqueles que realizarem a adoção dos cachorros poderão realizar a castração deles gratuitamente, oferecida pela Clínica Animed – as fêmeas aos seis meses, enquanto os machos de dez a 12 meses. A cadela Amarelinha que é mãe dos cachorrinhos também será castrada pelo espaço.
Animed (@animed.clinicvet) • Fotos e vídeos do Instagram
Os interessados, além de comparecerem ao Clube, devem apresentar comprovante de residência e documento de identificação. O rito faz parte dos termos que endossam uma Adoção Responsável, que zela pelo bem-estar do animal em cumprimento às responsabilidades adquiridas pelo novo tutor no ato.
1- COMPROMISSO DE LONGO PRAZO
Lembre-se que mesmo que o animal já não seja mais um filhote, sua expectativa de vida gira em torno de 12 a 15 anos, sendo que alguns vivem até mais. Portanto, você está assumindo um compromisso de longo prazo.
2 – PACIÊNCIA COM FILHOTES
Os filhotes em geral têm muita energia, gostam de brincar e podem eventualmente quebrar e estragar as coisas, principalmente os cachorros. Você precisa avaliar se terá paciência com eles nesta fase, que dura dois anos em média.
3- AMBIENTE ADEQUADO
Você deve providenciar um ambiente limpo, seguro e acolhedor, sempre com possibilidade do animal se abrigar da chuva, frio e calor.
4 – ÁGUA E ALIMENTAÇÃO
Deve também fornecer água limpa à vontade para beber e alimentação adequada, de acordo com a idade e porte do animal, assim como banhos periódicos.
5 – SEGURANÇA
Por motivo de segurança você não deve deixar o animal sair sozinho de casa. Sempre que sair com ele, colocar uma identificação com seus dados de contato. Assim alguém pode devolvê-lo caso ele fuja ou se perca acidentalmente. Gatos devem ser mantidos dentro da casa ou do apartamento que contenham telas de proteção que os impeça de ter acesso à rua.
6 – VACINAS
O animal deverá tomar as vacinas necessárias anualmente.
7 – CASTRAÇÃO
Para prolongar sua saúde e evitar crias indesejáveis, você deve providenciar a castração do seu animal, caso ele ainda não tenha sido castrado antes da adoção.
8 – VERMIFUGAÇÃO
O animal deverá tomar vermífugos periodicamente de acordo com as instruções do veterinário.
9 – CONSULTAS VETERINÁRIAS
O animal deverá ser levado para consulta veterinária regularmente. Também em qualquer situação onde possa haver suspeita de problemas de saúde ou em caso de ferimentos e acidentes. Deve realizar os exames solicitados e tomar os medicamentos prescritos pelo veterinário.
10 – AMOR E CARINHO
O animal deve receber carinho e atenção por toda a sua vida e nunca sofrer maus tratos de qualquer natureza.
Imprensa Sport Recife
Projeto “Do Burkina Faso a Terras Quilombolas” retorna ao sertão do Pajeú, reunindo as práticas da oralidade da região e da África Ocidental
O projeto de imersão cultural que, em 2020, deu início a um trabalho de união entre as tradições orais da África Ocidental e do Sertão pernambucano ganha continuidade esse ano. Entre os dias 14 e 24 de janeiro, o artista contador de histórias africano François Moïse Bamba, do país Burkina Faso, volta ao Pajeú graças ao projeto “Do Burkina Faso a Terras Quilombolas: a voz das histórias”, que consiste na realização de um conjunto de atividades artísticas e culturais de intercâmbio entre as comunidades quilombolas Abelha, Travessão do Caroá, Brejo de Dentro e Gameleira, no município de Carnaíba, e o artista contador de histórias africano.
Será uma imersão no patrimônio imaterial local das comunidades, em diálogo com o universo cultural do artista convidado, tendo como guia sua prática profissional no campo da oralidade, da narração e da transmissão e salvaguarda do patrimônio imaterial. François Moïse Bamba é um dos contadores de histórias de maior reconhecimento na África Ocidental, que vem viajando o mundo como um porta-voz das culturas tradicionais orais de sua região. “Quando se tornou contador, François foi buscar seu repertório no vilarejo de origem de sua família, coletando histórias do seu povo, os Sénoufo. É toda essa experiência do artista que vai guiar o processo que será realizado conjuntamente com as comunidades, que também tem uma riquíssima prática da oralidade: junto a lideranças e jovens da comunidade, conversaremos sobre como coletar histórias, iremos a campo à escuta das histórias, para depois trabalhá-las numa oficina de narração" explica Laura Tamiana, uma das idealizadoras do projeto e tradutora em cena.
Ao final do encontro será realizada uma grande roda de histórias, aberta ao público. “A proposta é valorizar e reativar essa prática da narração em contextos familiares e comunitários, que permitem a transmissão dos saberes e fazeres locais, além de munir os jovens e a Comissão Quilombola da arte da narração, pelo viés da prática oral africana, uma ferramenta potente na luta pelo seu reconhecimento”, completa Karuna de Paula, co-idealizadora.
O projeto, que tem o incentivo do Funcultura - Governo do Estado de Pernambuco, foi concebido e realizado pelas artistas multidisciplinar e produtora Laura Tamiana e pela pesquisadora, professora e produtora Karuna de Paula, residentes em Recife, em parceria com Edna Andrade, liderança quilombola, e a Comissão Quilombola do Caroá.
A Comissão, que cuida de toda a organização local das atividades, é composta por lideranças das quatro comunidades – Abelha, Brejo de Dentro, Gameleira e Travessão do Caroá. Essas comunidades dialogam entre si através das artes e de elementos tradicionais dos quais são herdeiras. A matriz afrodescendente é o elo dessas comunidades que abrigam em torno de 330 famílias e uma população de 1.320 pessoas.
A relação entre François Bamba e a arte de contar histórias vem da infância. “Desde pequeno, tive a sorte de ter meu pai que contava histórias. Pouco a pouco, um grupo de crianças contadoras se constituiu, tentando imitar as histórias do meu pai. Indo coletar os contos, eu descobri um outro valor da vida, um outro valor do humano, que começa a desaparecer nas grandes cidades”, comenta o ator. “Então, assim que eu soube que viria encontrar comunidades, foi um grande prazer para mim, porque significava, imediatamente, poder conhecer mais e também compartilhar as palavras de onde eu venho, além de encontrar as palavras daqui, desta comunidade”, completa.
“As tradições orais carregam uma imensa sabedoria. Acreditamos que colocar em contato essas práticas, entre pessoas de cá e de lá, seja profundamente enriquecedor para ambos os lados, pois o encontro permite reconhecermos no corpo a conexão antes de tudo humana que a oralidade traz, e mais precisamente a conexão histórica que existe, e através desse corpo torná-la atual e viva, abrindo caminho para novos possíveis”, pontua Laura Tamiana, que desde 2017 trabalha em parceria com Bamba, com atividades artísticas e culturais entre o Brasil e o Burkina. “Quando vivemos o encontro e a experiência no corpo, quando encontramos realmente a partir da presença, tem algo que fica impresso na gente, no sentido do afeto, que é extremamente transformador”, finaliza.
O projeto não pretende parar por aí. O passo seguinte será buscar caminhos para viabilizar a ida de integrantes das comunidades para participarem do FIASSE – Festival Internacional das Artes da Cena e dos Saberes Endógenos, organizado por Bamba anualmente em seu país. “Eu ouvi algumas pessoas falando que conhecer a África é conhecer a história delas que foi negada. E história é memória. E memória é poder”, afirma Karuna de Paula.
“Do Burkina Faso a Terras Quilombolas: um encontro pela oralidade”
Em 2020, François Moïse Bamba visitou pela primeira vez as comunidades quilombolas Abelha, Travessão do Caroá, Brejo de Dentro e Gameleira, no sertão do Pajeú. O subtítulo dessa primeira etapa do projeto “Do Burkina Faso a Terras Quilombolas” foi "Um encontro pela oralidade”. Durante oito dias, Bamba e uma pequena equipe residiram na comunidade de Abelha, com um programa que incluía atividades e momentos cotidianos, espaços para o artista e os moradores das quatro comunidades partilharem mutuamente suas heranças e vivências na tradição oral. Foi um intercâmbio cultural carregado de identificação e vivências compartilhadas, unindo as tradições orais da África Ocidental e do Sertão pernambucano.
O registro da experiência, feito em foto e vídeo pela artista Paula Vanina, que integrou a equipe em imersão, se transformou em um documentário, também nomeado "Do Burkina Faso a Terras Quilombolas: um encontro pela oralidade”. O filme, que teve estreia em agosto de 2021, está disponível para o público no canal de YouTube de Laura Tamiana.
A relação com o Brasil
O projeto “Do Burkina Faso a Terras Quilombolas” se insere no contexto de uma colaboração mais ampla entre o Brasil e o Burkina Faso. Desde 2017 François Moïse Bamba e Laura Tamiana trabalham juntos, realizando projetos culturais e artísticos entre seus países. A dupla deu ao conjunto de suas atividades realizadas em parceria o nome de Ba-kô, que na língua africana Bambara tem dois significados: “as costas da mãe” e “do outro lado da margem”, esse nome simbolizando para eles o convite a ir ao encontro do outro, à descoberta do mundo, a partir de um lugar de acolhimento e cuidado, já que é nas costas que as mães africanas carregam seus bebês.
“Nos encontramos no palco graças ao nosso fazer artístico e rapidamente muitas afinidades se criaram. Nosso desejo é o de alargar cada vez mais essa ponte, para que mais pessoas de cá e de lá possam se encontrar, esse é o objetivo dos nossos projetos”, explica Laura. A artista, que se tornou parceira do FIASSE, festival de patrimônios imateriais realizado por Bamba em seu país, vem também através de sua produtora, a Terreiro Produções, organizando anualmente turnês de Bamba no Brasil, com apresentações de contos, oficinas, conferências e intercâmbios. Após a realização deste projeto no sertão do Pajeú, será a vez de Recife acolher uma oficina e uma apresentação do artista, no final do mês de janeiro, últimas atividades desta turnê que já passou por São Paulo e Rio de Janeiro antes de chegar em Pernambuco.
Serviço:
"Do Burkina Faso à Terras Quilombolas: a voz das histórias"
Local: comunidades quilombolas Abelha, Travessão do Caroá, Brejo de Dentro e Gameleira, no sertão do Pajeú
Data: 14 a 24 de janeiro de 2023
Incentivo: Funcultura - Governo do Estado de Pernambuco.
"Ana de Ferro" no Janeiro de Grandes Espetáculos
ONG Arco abre processo seletivo para programa de voluntariado em saúde mental LGBTQIAP+
Em Conceição, Programa Acelera Paulista vai requalificar Praça Sebastião Gomes de Melo
Dentro do pacote de obras do Programa Acelera Paulista (PAP), mais um equipamento irá passar por serviços de revitalização. Nesta quinta-feira (12/01), às 16h, o prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, vai assinar a ordem de serviço para a requalificação e modernização da Praça Sebastião Gomes de Melo, na Rua Tenente Agnaldo Lima, no bairro de Nossa Senhora da Conceição, próxima ao terminal de ônibus de Pau Amarelo.
A Secretaria de Infraestrutura, que irá coordenar os serviços, destaca que o equipamento contará com espaço de lazer, convivência e de esportes, playground, Academia da Saúde, área de jogos, quadra de areia para futebol e futevôlei com arquibancada, quadra poliesportiva com arquibancada, cliclovia e pista de cooper. A revitalização programa também a instalação de nova iluminação, construção de calçadas, novos bancos, rampas de acessibilidades, lixeiras comuns e de coleta seletiva, implantação do Parcãolista e plantio de espécies arbóreas na área da praça.
Imprensa Paulista PE
Ano novo, dieta nova
A Arte de Fernando Areias
Fest Verão Goiana chega em Ponta de Pedras com shows de artistas como João Gomes
CESAR School lança curso de Gestão de Tecnologia da Informação
Mesmo o Porto Digital abrigando mais de 350 empresas, 14,7 mil profissionais e com faturamento de cerca de R$ 3,6 bilhões, ainda há carência de mão de obra capacitada para ocupar as três mil vagas abertas, segundo dados do Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD). É dentro desse contexto que a CESAR School, escola de inovação do CESAR, abre inscrições para o curso de graduação em Gestão de Tecnologia da Informação. A graduação tem como objetivo capacitar profissionais com conhecimentos em Administração de Empresas e de Tecnologia da Informação no formato tecnólogo (com dois anos e meio de curso). As aulas terão início em fevereiro de 2023 e as inscrições podem ser feita pelo link https://www.cesar.school/gestao-de-tecnologia-da-informacao/.
A graduação em Gestão de Tecnologia da Informação é composta por aulas online remotas e presenciais. No formato híbrido, as aulas presenciais acontecerão quinzenalmente e em semestres alternados. Assim, um semestre os alunos terão aulas em formato presencial e online; no outro semestre, as aulas acontecerão em formato 100% online. As aulas remotas serão realizadas via plataforma Zoom.
Na CESAR School o curso de GTI utiliza a metodologia ativa (PBL – Problem Based Learning), conciliando o conteúdo visto em sala de aula com a prática desenvolvida na execução de um projeto que resolve problemas reais trazidos por empresas do mercado. Cada semestre letivo conta com uma disciplina voltada para a área de projetos, com duração de 6 meses.
Além disso, os estudantes terão acompanhamento direcionado das atividades com foco na resolução de problemas, que podem ser trazidos por empresas públicas e privadas ou até mesmo pela comunidade. Desse modo, os professores e/ou tutores acompanham com grande proximidade todo processo de construção da solução.
Graduação tecnóloga – A graduação tecnóloga possui um tempo de conclusão menor, com duração de 2 anos e meio; e os egressos recebem diploma de graduação e têm o mesmo direito dos cursos de bacharelado e licenciatura para fazer cursos de especialização, mestrado, doutorado inclusive participar de concursos públicos.
CESAR School - A CESAR School foi criada em 2007, com o objetivo de desenvolver e formar profissionais que transformem os ambientes e as empresas nas quais atuam, que sejam capazes de fomentar, planejar, implementar e executar projetos e ações que promovem mudanças relevantes e de impacto para a sociedade.
No último ENADE -Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes- teve nota 4 para o bacharelado em Ciência da Computação, ficando em primeiro lugar entre as faculdades de Pernambuco e segundo lugar entre as faculdades privadas do Brasil. Já o curso de bacharelado em Design, obteve nota 5, ocupando o primeiro lugar entre as faculdades privadas de Pernambuco e quinto lugar entre as faculdades privadas no Brasil.
Com abordagem centrada no ser humano e suas relações, na CESAR School são utilizadas metodologias ativas para a resolução de problemas complexos que estimulam a criatividade, o protagonismo, o trabalho em equipe, a liderança, a empatia e o autoempreendedorismo. Essas abordagens unidas a um ecossistema de tecnologia e inovação proporcionam uma experiência de aprendizagem singular e significativa.
Aumento da expectativa de vida leva mercado a criar políticas de inclusão de idosos
Rio: Qualistage retoma agenda de shows
Com capacidade total para até 9 mil pessoas ou 3500 sentados, a casa onde funcionou o emblemático Metropolitan é considerada um sucesso na Zona Oeste. Não é pra menos, dê uma conferida na grade de shows para o primeiro semestre de 2023.
Em JANEIRO, o palco do Qualistage, estreia 2023 com:
19/01 (Qui) Frejat Trio
20/01 (Sex): Jack Johnson
21/01 (Sáb): Charlie Brown Jr e Raimundos
28/01 (Sáb): Toquinho e João Bosco
Em FEVEREIRO
05/02 (Dom): Afonso Padilha - Gravação do especial de comédia -
10/02 (Sex): Alexandre Pires e Seu Jorge-Irmãos: A live virou tour - Data Extra
11/02 (Sáb): Alexandre Pires e Seu Jorge-Irmãos: A live virou tour
12/02 (Dom): Os Saltimbancos Sinfônico
12/02 (Dom): Orquestra Petrobras Sinfônica: Guns N´Roses Sinfônico
O mês de MARÇO inicia com:
04/03 (Sáb): Call The Police
09/03 (Qui): Paramore (banda americana)
18/03 (Sáb): Momix – Artistic Director Moses Pendleton
19/03 (Dom): Momix – Artistic director Moses Pendleton
24/03 (Sex): God Save The Queen
25/03 (Sáb): Leo Jaime e Blitz
Em ABRIL recebe:
01/04 (Sáb): Ney Matogrosso
14/04 (Sex): Hoodoo Gurus (banda australiana)
MAIO chega com:
26/05 (Sex): Djavan Turnê D 2023
27/05 (Sáb): Djavan Turnê D 2023 - Data Extra
Junho 2023
16/6 (Sex): Nós. A gente: Gilberto Gil e Família
17/6 (Sáb): Nós. A gente: Gilberto Gil e Família - Data Extra
Local: Qualistage -
Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Capacidade: 9 mil pessoas em pé ou 3.500 sentadas
O espaço possui acessibilidade
Informações: https://qualistage.com.br/
Espetáculo "Além do Ar - Um musical inspirado em Santos Dumont" estreia em São Paulo nesta semana
Quantos mistérios podem rondar a mente criativa de uma pessoa? Qual é o limite de uma imaginação fértil, capaz de plantar a semente de um sonho e realizá-lo? A Fundação Lia Maria Aguiar volta a produzir teatro musical, levando o público a viajar por essas temáticas em balões e dirigíveis que fizeram parte do universo de Santos Dumont, considerado um herói brasileiro.
Após três anos longe dos palcos, a FLMA produz o espetáculo original “Além do Ar - Um musical inspirado em Santos Dumont”, em comemoração aos 150 anos do nascimento do pai da aviação. O espetáculo 100% brasileiro e com 15 canções originais, tem estreia marcada para 13 de janeiro de 2023, no Teatro Opus Frei Caneca, no Shopping Frei Caneca.
Muito se sabe sobre as grandes conquistas do aeronauta mineiro, aquele que inventou a melhor forma de encurtar distâncias, desafiar a gravidade e se descobrir capaz de fazer qualquer coisa. Estas virtudes de Dumont vão ao encontro dos valores da Instituição fundada por Dona Lia Maria Aguiar (84).
Perto de completar 15 anos de atuação em Campos do Jordão, a Fundação proporciona a crianças e jovens de baixa renda, a oportunidade do despertar para a arte, de descobrirem seus talentos e também serem descobertos e transformados. Por meio da arte, valores são mostrados e resgatados no dia a dia, através de aulas de canto, dança, música, circo e interpretação, pilares que sustentam o Núcleo de Teatro Musical, vencedor da medalha Arthur Azevedo do Prêmio Bibi Ferreira em 2016, atualmente coordenado por Viviane Santos.
Tempo de Celebração
“A temporada do espetáculo “Além do Ar” em São Paulo, marca o início das comemorações dos 15 anos da nossa Fundação, em 2023. Esse musical é uma grande inspiração, porque ele conta a história de um brasileiro que mudou a história do mundo. Com muita sensibilidade, esse enredo se constrói através do talento das nossas crianças e jovens, que podem dividir o palco com renomados artistas. É muito gratificante vê-los indo cada vez mais longe e aproveitando a oportunidade de estar inseridos na principal cena do teatro musical do país. Proporcionar a eles essa visibilidade, no ano em que completamos 15 anos, será indescritível, uma grande emoção!”, declara Dona Lia Maria Aguiar.
À frente do corpo docente do Núcleo de Teatro Musical, estão Thiago Gimenes - responsável pela direção musical e Keila Fuke, responsável pela dança. A dupla, que além de trabalhar diariamente na Fundação ministrando aulas e levando os mais variados conceitos de arte para os alunos, esteve junta nas duas primeiras produções musicais da FLMA, “A Princesinha” e “Uma Luz Cor de Luar” - que chegaram a cumprir temporadas em São Paulo, após estrear em Campos do Jordão.
Gimenes e Keila se dividem na direção do espetáculo para dar luz aos feitos do homenageado através de suas memórias, conquistas e derrotas, que ganham contornos lúdicos nas mãos de seus intérpretes e criativos em texto originalmente escrito por Fernanda Maia.
Thiago Gimenes compôs letras e músicas do espetáculo e Keila está à frente das coreografias e direção de movimento. Ambos buscaram as melhores referências temáticas e regionais para ritmar o elenco, que conta com 51 nomes.
Novos talentos encontram-se com grandes nomes do teatro, no palco
Para defender o papel do protagonista foram escolhidos quatro atores, em diferentes idades, que contracenam com o tempo passado, presente e futuro de forma pontual e não cronológica.
O ator Cássio Scapin, com renomada trajetória na televisão e teatro, se reencontra com o famoso modelo de chapéu de aba abaixada usado há 15 anos, quando deu vida ao personagem pela primeira vez em uma série de televisão, e assume a fase adulta, identificada como ‘Ressignificação’, marcada pelos questionamentos sobre sua criação frente a situação política da época.
Já o ator Mateus Ribeiro, conhecido no teatro musical paulista e ganhador do prêmio Bibi Ferreira, representa uma fase antes, a da ‘Realização’ no auge dos seus 20 e poucos anos, enquanto os atores Felipe Prestes e Henrique Oliveira, alunos da Fundação Lia Maria Aguiar, retratam a infância nas fases ‘Experimentação’ e ‘Descoberta’, respectivamente, guiadas pelo espírito sonhador, corajoso e confiante daquele que, de alguma forma, se esqueceu de mantê-lo vivo ao fim da vida.
Embelezando ainda mais toda a encenação da vida e morte do gênio por trás das asas que mudaram a história do mundo, a equipe criativa do espetáculo tem a assistência de direção de Viviane Santos e a produção de Leonardo Faé.
Também integram a produção, os renomados Fábio Namatame, responsável pelos mais de 250 elegantes figurinos de época, os irmãos Chris e Nilton Aizner, responsáveis pela leveza da cenografia que se conecta às criações do engenheiro de Pipas e protótipos Ken Yamazato.
O desenho de som fica a cargo de Tocko Michelazzo, a iluminação de Rodrigo Alves (Salsicha), e o visagismo de Claudinei Hidalgo.
Sinopse:
“Além do Ar” é um musical livremente inspirado na vida de Santos Dumont, não somente o inventor ousado e determinado, mas também o homem que teve dúvidas a respeito de suas invenções. Alberto, precocemente diagnosticado com esclerose múltipla, revisita sua história, através de lembranças não lineares que se misturam na sua cabeça trazendo momentos alegres e difíceis, povoados pela presença de pessoas queridas como sua irmã Virgínia, que o ensinou a ler, e a grande amiga Yolanda Penteado. “Além do Ar” é uma viagem na mente de um homem sem medo, que resgata dentro de si o menino sonhador que ama descobrir o mundo e suas possibilidades, lembrando-se da infância na fazenda de seu pai, seu grande ídolo e incentivador. O espetáculo também retrata o inventor na força de sua juventude, no auge da sua potência e inventividade, criador de seus dirigíveis e do aparelho voador mais pesado que o ar e que se tornou o rosto do século 20, em Paris.
Ficha Técnica:
Realização: Fundação Lia Maria Aguiar
Texto: Fernanda Maia
Letras e Música: Thiago Gimenes
Direção: Thiago Gimenes e Keila Fuke
Elenco: Cassio Scapin, Mateus Ribeiro, Felipe Prestes, Henrique Oliveira, Liane Maya, Renato Belini, Andrea Marquee, Daniel Cabral, Marcelo Ferrari, Sara Milca, Ubiracy Brasil, Pedro Navarro, Lázaro Menezes e grande elenco do Núcleo Teatro FLMA
Direção Musical: Thiago Gimenes
Coreografias e Direção de Movimento: Keila Fuke
Coreografias Sapateado: Alessandra Dimitriou
Assistente Direção: Viviane Santos
Figurinos: Fábio Namatame
Sound Designer: Tocko Michelazzo
Cenografia: Chris Aizner e Nilton Aizner
Engenheiro de Pipas e Protótipos: Ken Yamazato
Iluminação: Rodrigo Alves (Salsicha)
Visagismo: Claudinei Hidalgo
Produção: Leonardo Faé
Serviço:
“Além do Ar - Um musical inspirado em Santos Dumont”
Rua Frei Caneca, 569 – Consolação – São Paulo - SP
Sexta às 20h
Sábado às 16h e às 20h
Domingo às 16h
Classificação: Livre
Duração: 90 min
Vendas: www.uhuu.com
Serviços gratuitos do Castramóvel chegam no Amaro Branco
Grupo Matamoscas Teatral subverte a jornada do herói em Desempregada
A peça é uma comédia que parte da simbologia dos super-heróis clássicos dos cinemas e dos quadrinhos, com enredo marcado também pela visitação aos textos "Sociedade do Cansaço", de Byung-Chul Han, e "O Herói de Mil Faces", de Joseph Campbell.
Essas temáticas foram associadas às questões enfrentadas pela juventude brasileira que adentra o mercado de trabalho no momento de crise pós-pandêmica, agravados pelo governo do ex-presidente Bolsonaro. No espetáculo, é exibida ao público a jornada do herói (modelo de narrativa cunhado por Joseph Campbell em "O Herói de Mil Faces") que não deu certo, quebrando assim a expectativa e a promessa de uma estrutura narrativa tradicional.
"A heroína se depara com um fracasso anticlimático a cada etapa, carregado de uma letargia frustrante. Existe algo de estranho na narrativa contada, seja na atuação do nosso contrarregra, ligeiramente mais incisivo do que o esperado, ou nas personagens que supostamente apareceriam para auxiliar sua jornada", conta a dramaturga Bella Rodrigues.
Segundo Bella, o modelo da "jornada do herói", atualmente seguido pela quase totalidade das produções midiáticas, é hegemonicamente eurocêntrico, estadunidense, branco, heteronormativo e masculino. O espetáculo reflete, portanto, sobre como uma jovem latino-americana se relaciona com essa ilusão grandiosa diante do contexto do país, que alcança índices assustadores de desemprego, que recentemente voltou a entrar no mapa da fome e que vem sofrendo um declínio no investimento público nas áreas de cultura, pesquisa e educação.
"A população jovem está cada vez mais frustrada, deprimida, doente, cansada e sem perspectiva de futuro, cenário semelhante ao que encontramos lendo o livro "Sociedade do Cansaço" de Byung-Chul Han", complementa.
Sinopse sugerida
“Funcionária, seus serviços não são mais necessários.” Desempregada, solitária e certa de que ninguém tem uma vida pior do que a dela, uma jovem recebe um chamado para tornar-se uma super-heroína, com direito a poderes de verdade e calcinha por cima da calça. Conduzida por um contrarregra contratado, ela segue à risca todas as etapas da Jornada do Herói, encontrando em um mentor e em uma arqui-inimiga as figuras necessárias para sua transformação. Essa tentativa de jornada condensa sua vida banal, o cotidiano do escritório e o cenário político brasileiro, colocando em xeque nossos ideais heroicos, ao passo que nossa heroína faz de tudo para se encaixar em uma narrativa criada para homens.
Ficha Técnica
Direção: José Pedro
Assistência de Direção: Giovana Andrade
Dramaturgia: Bella Rodrigues
Elenco: Ana Alencar, Carin Lima, Franco Cammilleri e PV Hipólito
Cenografia: Diogo Monteiro
Figurino: Talisha Ribeiro
Iluminação: Ana Alencar
Audiovisual: Lucas Campos
Produção: Gabrielle Távora e PV Hipólito
Realização: Matamoscas Teatral
Serviço
Desempregada - Matamoscas Teatral
De 21 de janeiro a 12 de fevereiro. Sábados, às 20h30, e domingos, às 19h
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Local: Giostri Teatro. Rua Rui Barbosa, 201
Capacidade: 60 lugares
Duração: 70 min
Classificação indicativa: 12 anos
Gênero: Comédia