segunda-feira, 26 de maio de 2014

Pernambuco inicia Operação Copa do Mundo, segurança para todos


O Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social, iniciou hoje a Operação Copa do Mundo, segurança para todos. Elaborada em parceria com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos - SESGE, órgão do Ministério da Justiça, prevê esquemas especiais para escolta de autoridades e delegações, árbitros, monitoramento das principais rotas e os centros de treinamento, dentre outras atribuições. Todos os procedimentos operacionais relacionados à segurança na Copa 2014 estarão sendo coordenados pelo CICCR. 
O Centro que funcionará 24 horas por dia com representantes de vários órgãos vai abrigar os serviços de emergência que estão à disposição da população e são oferecidos pela Polícia Militar de Pernambuco, Companhia Energética de Pernambuco - Celpe, Corpo de Bombeiros Militar, Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa, Polícia Federal e Rodoviária, Samu, além de outros órgãos públicos.
Secretaria de Defesa Social de Pernambuco

Olimpíadas de 2016 podem não ser mais no Rio

O Comitê Olímpico Internacional (COI) não tem a paciência da Fifa em relação aos atrasos nas obras estruturais brasileiras para receber eventos. 
Deu o ultimato para gestores do Comitê Olímpico Brasileiro (COB): ou o comitê entrega tudo dentro do prazo, sem trapalhadas, ou o Rio de Janeiro pode dar adeus aos Jogos Olímpicos de 2016. Vão de mala e cuia para Chicago (EUA). Cidade preterida pelo COI, em 2009.
cidade americana tem experiência e estrutura para realizar grandes eventos com maestria. Foi cidade-sede da Copa do Mundo de 1994. O clima entre os comitês não é amigável. O vice-presidente do COI, John Coates, disse: preparativos da Rio2016 são os “piores” que já viu.
A assessoria do COB negou que tenha levado uma “prensa” dos estrangeiros. Autoridades norte-americanas assistem de camarote a confusão entre os dois comitês. Se divertem com o abacaxi que virou a história.
Diario do Poder e Portal 247

Condenado pela morte do Índio Galdino passa em concurso da Polícia

Gutemberg Nader Almeida Junior (foto) foi condenado por ter participado do crime, no dia 20 de abril de 1997, quando tinha 17 anos. Ele e mais quatro amigos atacaram o índio que dormia em um ponto de ônibus, no centro de Brasília. O homem, que perdeu a condução quando voltava para casa, depois de uma comemoração ao Dia do Índio, teve 95% do corpo queimado e morreu. 

17 anos se passaram desde o crime que chocou o País e Gutemberg foi aprovado em um concurso para agente da Polícia Civil do Distrito Federal. O Tribunal de Justiça de Brasília concedeu uma liminar que garante ao candidato o ingresso na corporação. O caso levantou polêmica. 

Índio Galdino - Galdino Jesus dos Santos foi um líder indígena brasileiro da etnia pataxó-hã-hã-hãe. Por ocasião das comemorações do Dia do Índio, em 1997, fora a Brasília juntamente com outras sete lideranças indígenas, para levar suas reivindicações acerca da recuperação da Terra Indígena Caramuru-Paraguaçu, em conflito fundiário com fazendeiros.

Regalias - Gutemberg, ainda menor, foi encaminhado para o centro de reabilitação juvenil do Distrito Federal, onde ficou preso apenas por três meses, apesar de ter sido condenado a um ano de reclusão. Os outros quatro foram condenados, em 2001, a catorze anos de prisão em regime integralmente fechado por homicídio doloso. Pela gravidade do crime não teriam direito a determinados benefícios, mas, já no ano seguinte, receberam autorização para exercer funções administrativas em órgãos públicos. 

No ano passado, Gutemberg  tentou se tornar agente e escrivão da Polícia Civil de Goiás. Passou em todos os estágios —prova de conhecimentos, avaliação médica, teste de aptidão física, exame psicotécnico e prova de digitação — e só parou na última, exatamente a investigação de seu passado. Em Goiás, a reprovação ficou sob responsabilidade do Conselho Superior da Polícia Civil, que negou a aprovação.

Como estão os outros condenados pela morte do Índio Galdino:

Antônio Novely Cardoso de Vilanova - Tinha 19 anos na época do crime. Filho de um juiz federal, Vilanova  trabalhava como digitador. Admitiu ter atirado os fósforos em Galdino.

Eron Chaves de Oliveira - Tinha 19 anos. Primo dos irmãos Tomás e Gutemberg, admitiu ter despejado álcool sobre o índio. Hoje trabalha na pizzaria do pai

Max Rogério Alves - Tinha 19 anos. Criado por um ex-ministro do TSE, Alves trabalhava no escritório de advocacia do padrasto. Admitiu ter dirigido o carro na fuga.

Tomás Oliveira de Almeida - Irmão de Gutemberg. Tinha 18 anos. Único do grupo a cursar uma faculdade, estudava Administração. Também admitiu ter atirado os fósforos. Hoje trabalha no setor de marcação de consultas em um hospital de Brasília.

Com informações dos portais R7, G1 e Correio Braziliense

Fuzileiros navais são afastados

Marinha do Brasil informou, através de nota divulgada nesta segunda-feira (26), que afastou os seis fuzileiros navais que se envolveram em uma briga, em uma casa noturna de Olinda, na noite de domingo (25).  O documento explica que eles estavam no Recife para atuar junto à "Coordenação de Defesa de Área para a Copa do Mundo Fifa 2014" e que foi providenciado "o retorno dos mesmos para o Rio de Janeiro, onde servem".
A Marinha afirma ainda que "determinou a apuração rigorosa dos fatos" e que repudia "quaisquer atos de violência".
A confusão aconteceu porque os militares estavam de folga, sem fardamento, e queriam entrar em uma festa sem pagar. Eles foram barrados pelos funcionários e teriam arremessado tijolos e pedras em direção à casa noturna, quebrando o vidro de carros estacionados no entorno.
Segundo a polícia, eles teriam dito que são de fora e que mandam aqui. “Eles se identificaram como militares e queriam ter acesso ao show. Os seguranças informaram que eles teriam que pagar para ter o direito de entrar, que ali era uma casa privada. Eles tentaram invadir, empurrando o portão. Eram mais de 20 homens, todos treinados. Eles já tinham vindo de outra festa em outra casa de show e tinham ingerido bebida alcoólica”, informou o delegado Paulo Clemente.
Dois donos de carros prestaram queixa na Delegacia de Olindaem Casa Caiada, para onde 16 pessoas envolvidas na briga foram levadas. Os policiais fizeram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), usado em crimes de menor potencial ofensivo. Nesses casos, a pessoa considerada culpada paga penas alternativas ao invés de ser presa. Outros cinco militares foram relacionados como testemunhas. Eles vão responder pelo crime de dano ao patrimônio, assim como às lesões feitas contra os seguranças da casa de festa.
Veja a íntegra da nota enviada pela Marinha do Brasil:
"Com relação às recentes notícias publicadas sobre o envolvimento de fuzileiros navais (FN) em ocorrência policial na cidade de Olinda-PE, na noite de 25 de maio, a Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 3º Distrito Naval, lamenta o incidente e esclarece que determinou a apuração rigorosa dos fatos.
Como medida preventiva, a MB afastou os militares envolvidos no episódio de seu contingente adjudicado à Coordenação de Defesa de Área para a Copa do Mundo FIFA 2014, na cidade do Recife, e providenciou o retorno dos mesmos para o Rio de Janeiro, onde servem.
Por fim, ressalta-se, ainda, que a MB é uma Instituição secular, que se pauta no cumprimento de suas tarefas e na atitude ilibada e cordata de seus militares na vida civil, repudiando, portanto, quaisquer atos de violência".
Com informações do Portal G1 e da Capitania dos Portos de Pernambuco

Suécia: crianças livres da palmada e mimadas

A Suécia, primeira nação do mundo a proibir as palmadas na educação das crianças, se pergunta agora se não foi longe demais e criou uma geração de pequenos tiranos.

"De uma certa forma, as crianças na Suécia são extremamente mal educadas", afirma à AFP David Eberhard, psiquiatra e pai de seis filhos. "Eles gritam quando adultos conversam à mesa, interrompem as conversas sem parar e exigem o mesmo tratamento que os adultos", ressalta.

O livro "Como as crianças chegaram ao poder", escrito por Eberhard, explica porque a proibição das punições físicas - incorporada de forma pioneira ao código penal da Suécia em 1979 - levou, pouco a pouco, a uma interdição de qualquer forma de correção das crianças.

"É óbvio que é preciso escutar as crianças, mas na Suécia isso já foi longe demais. São elas que decidem tudo nas famílias: quando ir para a cama, o que comer, para onde ir nas férias, até qual canal de televisão assistir", avalia ele, considerando que as crianças suecas são mal preparadas para a vida adulta.


"Nós vemos muitos jovens que estão decepcionados com a vida: suas expectativas são muito altas e a vida se mostra mais difícil do que o esperado por eles. Isso se manifesta em distúrbios de ansiedade e gestos de autodestruição, que aumentaram de maneira espetacular na Suécia", diz o psiquiatra.


Suas teses são contestadas por outros especialistas, como o terapeuta familiar Martin Forster, que sustenta que, numa escala mundial, as crianças suecas estão entre as mais felizes. "A Suécia se inspirou sobretudo na ideia de que as crianças deveriam ser ouvidas e colocadas no centro das preocupações", afirma Forster. Segundo ele, "o fato de as crianças decidirem muitas coisas é uma questão de valores. Pontos de vista diferentes sobre a educação e a infância geram culturas diferentes".


O debate sobre o mau comportamento das crianças surge regularmente nas discussões sobre a escola, onde os problemas de socialização ficam mais evidente.


No início de outubro, o jornalista Ola Olofsson relatou seu espanto após ter ido à sala de aula de sua filha. "Dois garotos se xingavam, e eu não fazia ideia de que com apenas 7 anos de idade era possível conhecer aquelas palavras. Quando eu tentei intervir, eles me insultaram e me disseram para eu ir cuidar da minha vida", conta à AFP.


Quase 800 internautas comentaram a crônica de Olofsson. Entre os leitores, um professor de escola primária relatou sua rotina ao passar tarefas a alunos de 4 e 5 anos: "Você acha que eu quero fazer isso?", disse um dos alunos. "Outro dia uma criança de quatro anos cuspiu na minha cara quando eu pedi para que ela parasse de subir nas prateleiras".


Após um estudo de 2010 sobre o bem estar das crianças, o governo sueco ofereceu aos pais em dificuldade um curso de educação chamado "Todas as crianças no centro". Sua filosofia: "laços sólidos entre pais e filhos são a base de uma educação harmoniosa de indivíduos confiantes e independentes na idade adulta".


Um de seus principais ensinamentos é que a punição não garante um bom comportamento a longo prazo, e que estabelecer limites que não devem ser ultrapassados, sob pena de punição, nem sempre é uma panaceia.


"Os pais são instruídos a adotar o ponto de vista da criança. Se nós queremos que ela coopere, a melhor forma de se obter isso é ter uma relação estreita", afirma a psicóloga Kajsa Lönn-Rhodin, uma das criadoras do curso governamental. "Eu acredito que é muito mais grave quando as crianças são mal-tratadas (...), quando elas recebem uma educação brutal", avalia.


Marie Märestad e o marido, pais de duas meninas (família na foto), fizeram o curso em 2012, num momento em que eles não conseguiam mais controlar as crianças à mesa. "Nós descobrimos que provocávamos nelas muitas incertezas, que elas brigavam muito (...) Nós tínhamos muitas brigas pela manhã, na hora de colocar a roupa para sair", relembra essa mãe de 39 anos. "Nossa filha caçula fazia um escândalo e nada dava certo (...) Nós passamos por momentos muito difíceis, até decidirmos que seria bom se ouvíssemos especialistas, conselheiros", conta Märestad, que é personal trainer em Estocolmo.


Portal Terra

Justiça aceita denúncia de morte de torcedor

Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) aceitou a denúncia feita pelo Ministério Público Estadual contra os três acusados de envolvimento na morte do torcedor Paulo Ricardo Gomes da Silva, 26 anos, atingido por um vaso sanitário no entorno do estádio do Arruda, no Recife. Os réus - Waldir Pessoa Firmo Júnior, 34, Luiz Cabral de Araújo Neto, 30 anos, e Everton Filipe Santiago Santana, 23 - vão responder pelo homicídio e por três tentativas de homicídio contra outras três vítimas, crimes duplamente qualificados, com agravante de motivo fútil e mediante surpresa.

O juiz Jorge Luiz dos Santos Henriques, da 2ª Vara do Tribunal do Júri da Capital, determinou que os advogados dos réus apresentem resposta por escrito às acusações no prazo de 10 dias. No mesmo documento, o magistrado ainda negou o pedido de anulação da reconstituição do crime, protocolado pela defesa do acusado Luiz Cabral de Araújo Neto, no dia 15 de maio.

"Não restou demonstrada a alegação de que o acusado Luiz Cabral de Araújo Neto teria sido coagido a participar do auto de reprodução simulada dos fatos. Ao contrário, consta expressa concordância do mesmo acusado", diz um dos trechos da decisão do magistrado.
As investigações do caso foram conduzidas pela delegada Gleide Ângelo, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Paulo Ricardo Gomes da Silva morreu em 2 de maio após sair do jogo entre Paraná e Santa Cruz, pela Série B do Brasileirão. Imagens gravadas na área externa do estádio do Arruda flagraram o momento exato em que os dois vasos foram lançados de uma área próxima à arquibancada. Os objetos foram arremessados de uma altura de 24 metros, de acordo com o Instituto de Criminalística (IC). O professor de física Beraldo Neto avaliou a altura e calculou que os vasos chegaram ao chão com um peso de 350 quilos, cada um.

Os suspeitos foram presos dias após a morte. No dia 12 de maio, eles participaram da reconstituição do crime, que esclareceu detalhes da ação dentro do estádio. Desde então, eles estão detidos no Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, Grande Recife. Se condenados, podem pegar ao menos 30 anos de reclusão.

Portal G1

Estudantes do Colégio Santa Emília em clima de copa

Aproveitando que a Copa do Mundo é no Brasil, e que o Pernambuco vai ser palco de várias competições, o Colégio Santa Emília resolveu unir a paixão nacional - o futebol, ao conhecimento. Com o tema “A União dos Povos através da Copa do Mundo”, os estudantes vão participar da 23º Expoc-2014, expondo trabalhos relacionados aos países participantes da Copa.

Durante a 23ºExpoc 2014, que acontecerá em Olinda, no dia 01 de junho para os estudantes do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental, e no dia 08 de junho para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º e 2º ano do Ensino Médio, os alunos irão trabalhar os aspectos geográficos, econômicos, culturais, sócio-econômicos, tecnológicos, científicos, como também a história dos países que farão parte da competição mundial.
Além de conhecer um pouco mais sobre a cultura dos países envolvidos na Copa Mundial, os estudantes também vão focar na paz entre os povos. “É nosso objetivo ampliar o conhecimento geral dos estudantes sobre todos os países que participam da Copa do Mundo, mostrando para o nosso público que além da arte do futebol, tem toda uma troca na aprendizagem cultural. Portanto, um evento que deve mexer intensamente com a vida de todos os brasileiros.”, afirmou a diretora pedagógica Cristina Tavares.

O torneio tem sido abordado sob diferentes aspectos nas disciplinas de geografia e história, explorando características dos países participantes a partir da localização de cada um, a economia, a política e a cultura. Português, matemática e artes também estão incluídas no amplo cardápio de conteúdos que a Copa do Mundo oferece. Textos, placares e gráficos são elementos que têm servido para motivar os estudantes a aprender. Os professores estão aproveitando cada momento para ensinar um pouco mais sobre a cultura dos países que participam da competição. Na ocasião, os educadores falam sobre a moeda, a economia, a religião e a culinária dos competidores, aproveitando para agregar o lúdico ao ensino formal, o que tem trazido grande entusiasmo para a garotada.


Morre homem mais obeso do mundo

Considerado o homem mais gordo do mundo pelo Guinness World Records, Manuel Uribe, de 48 anos e 394 kg, morreu nesta segunda-feira, por falha no funcionamento do fígado, de acordo com a imprensa local.

Uribe, que vivia em Monterrey, estava internado desde o dia 2 de maio por conta de uma arritmia cardíaca. Para levá-lo até o hospital foi necessário a ajuda dos funcionários da Defesa Civil.

Em 2007, Manuel chegou a pesar 597 kg, porém conseguiu perder 260 kg após uma dieta rigorosa. Apesar de emagrecer quase metade do peso à base de dietas rigorosas, Uribe começou a desenvolver uma série de problemas de saúde.

Jornal O Dia

Cassado o registro da psicóloga Marisa Lobo

O Conselho Regional de Psicologia (CRP) do Paraná cassou o registro da psicóloga Marisa Lobo, que ficou famosa em todo o Brasil ao defender a ‘cura gay’.

A cassação aconteceu na última sexta-feira, em Curitiba. Marisa ainda pode recorrer da decisão no Conselho Federal de Psicologia (CFP). O CRP não quis se manifestar, alegando que o processo de Marisa corre em sigilo. O órgão só pretende falar quando o CFP der um parecer definitivo sobre a cassação.

Se autodenominando como “psicóloga cristã”, Marisa participou, em 2012, de audiências públicas no Congresso Nacional em favor de um projeto que propunha a modificação da resolução do CFP, que proíbe profissionais da psicologia de promover terapias para ‘tratar a homossexualidade’ de pacientes ou mesmo de se referir a esta orientação sexual como uma doença.

De autoria do deputado federal João Campos (PSDB-GO), o projeto voltou à tona no ano passado quando o também deputado federal Marco Feliciano assumiu a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias do Congresso.

Mas após forte pressão de outros parlamentares e também dos movimentos LGBT e dos direitos humanos, o deputado do PSDB decidiu retirar a proposta de mudança, encerrando sua tramitação.
No site Gospel Prime, Feliciano criticou a cassação de Marisa, dizendo que a medida do CRP do Paraná foi uma ‘obra do sindicalismo gay’. Nesta semana, o senador evangélico Magno Malta (PR-ES) também fez um discurso no plenário do Senado defendendo a psicóloga cassada.

Com informações do Portal Gospel Prime e do Jornal O Dia

Aeródromo inaugurado em Igarassu

Já está liberada para a aviação comercial, a pista do Aeródromo Coroa do Avião. A assinatura da autorização foi concedida pelo Governo Federal para que se possa fazer a exploração comercial de pousos e decolagens. Com essa autorização, o Aeródromo de Igarassu, recebera vôos executivos, podendo assim desafogar o fluxo do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre. O aeródromo é o primeiro privado de Pernambuco e em operação no município de Igarassu.
Para o prefeito de Igarassu, Mário Ricardo, esse é um momento singular para a cidade. “Esse aeródromo é uma referencia para a aviação do nordeste. Ele chaga no momento propicio, quando Igarassu está ressurgindo para o Estado. Essa área não será mais a mesma depois desse empreendimento.”
O Ministro-Chefe da Aviação Civil, Moreira Franco, também destacou a importância desse tipo de empreendimento para a região. “Com esse aeródromo, estamos cumprindo o objetivo da aviação civil no País, que é de se modernizar e se desenvolver. Com esses empreendimentos a produtividade aumenta, assim como o crescimento econômico”
O Aeródromo Coroa do Avião conta com uma pista asfaltada com mais de 1.200 metros de comprimento por 30 de largura, atendendo todas as especificações técnicas. Além de 5 hangares, pátio de estacionamento, sala vip, sala de reunião, acomodação para piloto, entre outros.

 Quem também esteve presente na solenidade, foi o governador de Pernambuco, João Lyra Neto. “Pernambuco se engrandece com esse aeroporto, ele chega para ampliar a zona da mata pernambucana, é uma construção de uma nova economia”, afirma. 

Secretaria de Imprensa de Igarassu

Atleta pernambucana de handebol na Liga Universitária

A pernambucana Thaís de Oliveira é presença garantida na fase final do Desporto Universitário que será realizada na cidade de Anápolis em Goiás, até o próximo dia 31 de maio. A atleta de handebol teve sua passagem adquirida através do programa estadual Time PE no qual faz parte. Thaís embarcou hoje para o Planalto Central na segunda (26)e volta no dia 31, após o encerramento da competição.

Secretaria de Esportes de Pernambuco

Massapê cria clima de Copa para a Vale do Ave

Pensando na Copa do Mundo que acontece no Brasil, a agência Massapê, preparou uma serie de peças publicitárias para o seu cliente Vale do Ave. A agência criou para a construtora, peças em verde e amarelo. A capa da Fanpage da empresa remete a grama do campo de futebol, com a sombra que lembra os dribles dos artilheiros da Copa.  Os tapumes de alguns empreendimentos também foram revestidos com o mote Nossa Torcida Vale mais.

Esgoto é morada de viciados e órfãos na Romênia

rede de esgotos de Bucareste, a capital da Romênia, é o lar de almas perdidas e esquecidas, a maioria dos quais têm HIV, e um quarto deles sofrem de tuberculose. No lugar, há um cara que cuida deles, Bruce Lee.
Bruce Lee, o rei deste submundo e traficante de drogas, é uma figura complicada. Ele fornece drogas sintéticas para o pessoal que vive no subterrâneo e uma tinta metálica chamada Aurelac, que quando inalada, dá um barato. No entanto, o órfão e ex-lutador de rua também paga gangues locais para a proteção das pessoas e protege outros jovens órfãos que vivem alí.  Os assistentes sociais dizem que Lee protege os jovens de predadores sexuais e que os viciados são muito menos propensos a morrer quando Lee lhes oferece um lugar quente para dormir.
Os esgotos são remanescentes de um grande projeto do ditador comunista Nicolae Ceausescu para aquecer a cidade. Embora este plano não tenha dado certo, a infra-estrutura em ruínas deu os órfãos um lugar para viver, após a queda do ditador.
Blog Ideia Fixa

Encontro Nordestino de Xaxado

O X Encontro Nordestino de Xaxado, promovido pela Fundação Cultural Cabras de Lampião, do município de Serra Talhada, acontece entre os dias 5 e 8 de junho, na cidade, no Sertão de Pernambuco. A programação do evento inclui apresentações de grupos de xaxado e de forró pé de serra, feira de artesanato e participação de pontos de cultura da região. Ainda durante o encontro, haverá o passeio ciclístico “Nas Pegadas de Lampião”, com visitação nas Pedras, onde ocorreu o primeiro tiroteio entre os irmãos Ferreira e José Saturnino - primeiro inimigo de Lampião, nas Ruínas da Antiga Casa Grande da Fazenda Pedreira, de José Saturnino, e no Sítio Passagem das Pedras – onde nasceu Lampião.
            De acordo com a presidente da Fundação, Cleonice Maria dos Santos, o evento é 100% cultural e reúne pessoas do país inteiro. “É uma festa grande e conhecida, e que já se tornou um marco para o nosso município e nosso Estado”, afirma.
            Primando pela originalidade e autenticidade, o Encontro Nordestino de Xaxado é um evento que vem sendo realizado desde o ano de 2002, e a cada ano vem se aprimorando na qualidade e na valorização do artista sertanejo, sempre enaltecendo as peculiaridades das festas culturais de Pernambuco. Pela grandeza alcançada ao longo dos anos, o Encontro Nordestino de Xaxado tornou-se um evento dos mais requisitados, contando com a participação de diversos grupos de vários estados nordestinos.

Segue abaixo a programação do evento: 
DIA 05.06.2014 - QUINTA FEIRA
20h
*Abertura
*Grupo Fênix – João Pessoa – PB
*Grupo Gilvan Santos – Serra Talhada – PE
*Grupo Dinâmico Cultural – João Pessoa – PB
*Grupo de Tradições Folclóricas Moenda – Areia – PB
*Bandoleiros de Solidão – Solidão – PE
*Grupo de Xaxado Parnamirim – Parnamirim – RN
*Show com Assisão

DIA 06.06.2014 - SEXTA FEIRA
09h
*Encontro dos pontos de cultura – conexão pe, no museu do cangaço.
16h
*Palestra: “Empreendedor Individual – passo a passo para a formalização”, pelo Sebrae, na sala multimídia do Museu do Cangaço.
20 hs:
*Grupo Herdeiros do Xaxado – Serra Talhada – PE
*Grupo Luís Pedro – Triunfo – PE
*Grupo Dinâmico Cultural – João Pessoa – PB
*Grupo Mulheres do Cangaço – SESC – João Pessoa - PB
*Grupo de Xaxado no Rastro de Lampião - Parnamirim – PE
*Grupo Parafolclórico Terra da Luz – Fortaleza - CE
*Show com Seu Zé e a Cabroeira
 
DIA 07.06.2014 SÁBADO
20h
*Mulheres do Cangaço – Sesc – João Pessoa – PB
*Grupo Renascer do Sertão – Jericó/Triunfo – PE
*Grupo de Xaxado Cabras de Lampião – Serra Talhada - PE
*Grupo Tenente Lucena – Sesc – João Pessoa – PB
*Tropa de Danças Regionais – Joca Claudino – PB
*Grupo Parafolclórico Terra Da Luz – Fortaleza – CE
*Grupo de Xaxado Parnamirim – Parnamirim - RN
*Show Com Henrique Brandão – Poesia E Xaxado