segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Missa de Sétimo Dia de Eduardo acontecerá na Igreja de Casa Forte

A missa de sétimo dia do ex-governador Eduardo Campos será nesta terça-feira (19), às 20h, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada na Praça de Casa Forte, Zona Norte do Recife. Mais cedo, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) também realizará uma cerimônia na Catedral de Brasília, às 12h15.

Eduardo e outras seis pessoas morreram em um acidente aéreo ocorrido na quarta (13), em Santos, litoral de São Paulo. No Recife, a missa será celebrada pelo padre Edvaldo Gomes. A igreja tem capacidade para 400 pessoas.

Os fotógrafos Alexandre Severo e Marcelo Lyra serão lembrados em missa de sétimo dia conjunta que vai ocorrer às 19h na Igreja Matriz do Espinheiro, na Rua Conselheiro Portela, Zona Norte do Recife.

Já a celebração do assessor de imprensa Carlos Augusto Ramos Leal Filho, o Percol, também ocorrerá na terça-feira, às 19h, na Catedral da Reconciliação, na Rua Alfredo Marcondes, nº 499, Imbiribeira, Zona Sul da capital.


Com informações do Portal G1

Procon Móvel atende em Olinda e no Recife

Com o objetivo de dinamizar o atendimento à população, promovendo ao cidadão orientação, esclarecimento e resolução de conflitos acerca dos direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor – CDC, o Procon-Móvel estará de 18 a 22 recebendo os moradores do bairro de Sitio Novo, em Olinda, das 09 às 15h.  
A unidade móvel ficara na frente do Mercado Público de Sitio Novo, atendendo os consumidores que deverão portar (originais e 02 cópias) RG, CPF, comprovante de residência, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.  
No local será relatado o problema para os atendentes, que juntamente com os advogados irão analisar o caso e diante disso, direcionar para a resolução do conflito em busca do entendimento entre as partes.  
Audiências e atendimento no Morro da Conceição
Inicia nesta segunda, 18 e vai até o dia 22, no Morro da Conceição, na zona norte do Recife, a segunda rodada das audiências de conciliação entre consumidores e fornecedores no Procon–Móvel. No local além das audiências, os consumidores que desejarem também receberão orientação e esclarecimento sobre os direitos do consumidor. 
As audiências buscam fazer com que as partes cheguem a um acordo e não partam para uma ação judicialQuando não há acordo é instalado um processo, que é julgado por outro membro jurídico do Procon e a empresa entra na lista de reclamações não atendidas.  
O Procon-Móvel é desenvolvido por meio de uma parceria do Governo do Estado com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci, do Ministério da Justiça e executado pelo Procon-PE, órgão vinculado a Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH.
  
Serviço 01
O que: Atendimento e Abertura de Reclamação em Sítio Novo
Quando: 18 à  22 de agosto de 2014
Horário: Das 9h às 15h
Local: em frente ao Mercado Público de Sítio Novo, Olinda  

Serviço 02
O que: Audiências de Conciliação no Morro da Conceição
Quando: 18 à 22 de agosto de 2014
Horário: Das 9h às 15h

Local: Praça do Morro da Conceição

Imprensa Procon/PE

Garçons Cantores realizam tributo a Clara Nunes

Os Garçons Cantores sobem ao palco do Manhattan Café Theatro nesta quarta (20), quando realizam um tributo a cantora brasileira Clara Nunes, considerada uma das maiores interpretes do país, a partir das 19h. No repertório, grandes sucessos da carreira de Clara, como “O Mar Serenou”, “Conto de Areia”, “Feira de Mangaio” e "Você passa, eu acho Graça”.
A maioria dos artistas que fazem parte da equipe dos Garçons Cantores tem formação musical sólida adquirida nas melhores instituições da cidade, como Conservatório Pernambucano de Música (CPM), Universidade Federal de Pernambuco (STBNB), Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB), Centro de Criatividade Musical do Recife e Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO).
O ingresso individual custa a partir de R$ 40, com direito a rodízio de crepes. O Manhattan fica na Rua Francisco da Cunha, 881 - Boa Viagem, Recife - PE. Mais informações pelo fone (81) 3325 – 3372.
Clara Nunes - Clara Francisca Gonçalves Pinheiro (1942-1983), além de cantora e compositora das mais prestigiadas do Brasil, era uma pesquisadora do folclore brasileiro. Seu trabalho a levou a cantar em países como Angola, Portugal, Suécia e Japão. "A Guerreira", como era chamada, também foi a primeira cantora brasileira a vender mais de 100 mil cópias, derrubando um tabu segundo o qual mulheres não vendiam discos.

Resultado final da fase coletiva Mirim dos Jogos Escolares 2014

As meninas quilombolas da escola pública Professor José Mendes serão as representantes do futsal de Pernambuco nos Jogos da Juventude em Londrina no Paraná. Venceram as estudantes da escola salesiana Mazzarelo por 2x0. No futsal masculino o Colégio 2001 deu no 6 de Março de Petrolândia de 5x1.

 Já no handebol masculino a disputa foi até o fim da partida. O Imaculada Conceição acabou vencendo o Dom Bosco de Casa Amarela, do Recife, com um placar apertado de 20 x18. No handebol feminino o Anglo venceu com uma grande diferença para o Jurema Rodrigues, de Venturosa, de 22 x 7.

 O voleibol das meninas do Colégio Pedro Pires, de Tabira, deu no São Luís de 2 x 0. E os meninos do 2001 venceu a escola José Canuto, de Barreiros, por 2x0, também no vôlei. No basquete o resultado foi avassalador. Os atletas do Salesiano ganharam de 45 x 6 da escola Antônio Piancó, de Itapetim. E as atletas do Auxiliadora deram de 46 x8 no Eduardo Gomes, de Macaparana.

 Todos os vencedores garantiram vaga para a fase nacional dos Jogos da Juventude (realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro), que acontecerá em Londrina, no Paraná, de 04 a 13 de setembro.  Os Jogos Escolares de Pernambuco são uma realização da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. Mais informações: 3184-2676 / 2675 ou 8492-9221 / 8801-5254.
Secretaria de Esportes de Pernambuco

Semana das Profissões para estudantes

Entre os dias 18 e 22 de agosto de 2014, sempre das 14h às 17h, estudantes do Ensino Médio do Colégio Santa Emília, em Jardim Atlântico, Olinda irão participar no auditório da unidade II, da Semana das Profissões. Este ano o evento será voltado apenas para os alunos da instituição, devido a demanda e procura nas inscrições das palestras.
            Dentre as carreiras abordadas estão: engenharias de minas e mecânica, ciência da computação, medicina, odontologia, enfermagem, psicologia, direito, publicidade e jornalismo, que foi a profissão escolhida para iniciar a abertura e terá como palestrante o jornalista Rodrigo Raposo.
            Também haverá participação de profissionais da Faculdade Aeso Barros Lima e empresas como Grupo Petrópolis Itaipava, Saint Gobain, Agibem, Detex e  Hospital Tricentenário. 
            Segundo José Chaves Neto, psicólogo educacional do Santa Emília, o objetivo deste encontro é levar toda e qualquer informação de forma detalhada aos futuros universitários e posteriormente atuantes do mercado de trabalho. “A ideia é trazer informações de forma global dos cursos, onde podem ser realizadas, as facilidades e dificuldades encontradas, tanto no curso quanto no mercado de trabalho, auxiliá-los na sua orientação profissional, pois estamos vivendo dias em que as opiniões de amigos, pais  e dos parentes podem interferir de maneira positiva ou negativa na escolha da futura profissão”, ressaltou Neto.

Eleições: Aécio minimiza pesquisa e prevê segundo turno

O candidato do PSDB à presidência Aécio Neves minimizou o resultado da pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda feira. No levantamento, o senador tucano, que antes da morte do candidato Eduardo Campos aparecia em segundo lugar em todas as abordagens, está agora empatado tecnicamente com a senadora Marina Silva, que irá substituir Campos. Aécio tem 21% das intenções de voto e Marina, 20%. "É algo absolutamente esperado. Recebo com muita tranquilidade (o resultado)", disse.

Segundo o presidenciável, existe um clima e uma certa pressa em se "prospectar cenários futuros". Sem dizer se se sente ameaçado pela presença de Marina na disputa, admitiu que, se antes o segundo turno era uma possibilidade, hoje é uma certeza. "Temos um projeto para o Brasil e este projeto vai continuar. O que está claro nas pesquisas é que teremos segundo turno. Mas é claro que há uma mudança no quadro eleitoral. Isso está colocado na pesquisa" admitiu.
O concorrente retomou a campanha pelo Rio de Janeiro após a morte trágica de Eduardo Campos, na última quarta-feira. Ao lado de correligionários tucanos e do secretário de segurança do Estado, José Mariano Beltrame, Aécio conheceu a sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro Dona Marta. Ele defendeu o projeto criado no Estado pelo ex-governador Sérgio Cabral e criticou a política de segurança da presidente Dilma Rousseff.
Portal Terra

Peregrinação: túmulo vira ponto de visitação

O túmulo do ex-governador Eduardo Campos no cemitério Santo Amaro, no Recife (PE), já era destino de visitas na manhã desta segunda-feira (18).
Admiradores levaram flores, bandeiras, camisetas, chapéus de palha e páginas de jornal em homenagem ao político morto na quarta-feira (13) num acidente aéreo em Santos (SP) que deixou outras seis vítimas.
Temendo a multidão formada desde as primeiras horas do velório no domingo (17), a professora Lúcia Cordeiro, 67, reservou a manhã para se despedir do político, a quem chamava de "meu menino dos olhos azuis".

"Vim fazer uma reza para ele. Para que fique em paz nesta nova etapa do seu espírito", disse.
Apesar da simpatia por Campos, Lúcia diz que estava decidida a anular o voto neste ano por desencanto com a política. Agora afirma que mudou de ideia e votará em Marina Silva, vice de Campos que deverá assumir a cabeça da chapa nesta quarta-feira (20).
Segundo ela, será uma forma de promover uma "última homenagem" a Campos.
Também no cemitério na manhã desta segunda, o segurança Manoel Esteu, 54, disse visitar a cada dois meses o túmulo de Miguel Arraes (1916-2005), avô de Campos. Afirmou que agorá também levará flores em homenagem ao neto –os dois túmulos estão no mesmo jazigo.
"Já comprava flores para Arraes e agora vou passar a comprar para Eduardo também. É o mínimo que posso fazer por quem fez tanto por a gente", disse Esteu.
O aumento do fluxo de pessoas no cemitério Santo Amaro na manhã desta segunda-feira fez aumentar também a quantidade de táxis no entorno do cemitério.
"Tem muita gente pedindo para vir para cá hoje", disse o taxista Ronaldo Leão.
O túmulo do jornalista Carlos Percol, assessor de Eduardo Campos morto no acidente e que cujo corpo também foi enterrado no cemitério Santo Amaro, também recebeu flores e visitas nesta segunda-feira.

DANOS
A multidão que foi se despedir de Campos no domingo provocou sujeira e alguns danos a lápides, observados durante o enterro do ex-governador.
Muitas pessoas subiram nos jazigos para acompanhar a cerimônia e a queima de fogos que ocorreu durante o sepultamento.
O administrador dos cemitérios do Recife, Petros Tejo, disse que uma vistoria irá verificar possíveis danos, mas que não há registro de prejuízos até o momento.

ACIDENTE
O candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Henrique Accioly Campos, 49, morreu na quarta (13) em acidente aéreo em Santos, litoral paulista, onde cumpriria agenda de campanha. O jato Cessna 560 XL, prefixo PR-AFA, partira do Rio e caiu em área residencial.
Dois pilotos e quatro assessores também morreram, e sete pessoas em solo ficaram feridas. Os restos mortais removidos do local do acidente chegaram na noite de quarta na unidade do IML (Instituto Médico Legal) na rua Teodoro Sampaio, no bairro Pinheiros, em São Paulo. A Aeronáutica investiga a queda.
Governador de Pernambuco por dois mandatos, ministro na gestão Lula, presidente do PSB e ex-deputado federal, Campos estava em terceiro lugar na corrida ao Planalto, com 8% no Datafolha. Conciliador, era considerado umexpoente da nova geração da política.

CANDIDATA
O PSB superou as divergências internas e selou acordo para lançar Marina Silva à Presidência da República no lugar de Eduardo Campos. Ela concordou com a inversão da chapa e deverá ser anunciada oficialmente na próxima quarta-feira (20). O novo presidente da sigla, Roberto Amaral, prometeu a Marina que ela não precisará permanecer no partido caso seja eleita.
O PSB agora discutirá a indicação do novo vice na chapa presidencial. O deputado gaúcho Beto Albuquerque, hoje candidato ao Senado, é o mais cotado para a vaga. No entanto, diversas lideranças do partido têm afirmadoque a posição é de Renata, caso ela queira.
Candidata à reeleição, a presidente Dilma Rousseff (PT) decretou luto oficialde três dias e afirmou que o acidente "tirou a vida de um jovem político promissor". Também presidenciável, Aécio Neves (PSDB) disse ter perdido um amigo.
Marina declarou que guardará dele a imagem de "alegria" e "sonhos". Campos morreu num 13 de agosto, mesmo dia da morte do avô, o também ex-governador Miguel Arraes (1916-2005). Campos deixa mulher, Renata Campos, e cinco filhos, o mais novo nascido em janeiro. "Não estava no script", disse Renata.

Folha de São Paulo

Renata Campos: "Tenho que fazer a campanha por dois"

A viúva do ex-governador de Pernambuco, Renata Campos, falou publicamente pela primeira vez na tarde desta segunda-feira (18) em Recife. Ela afirmou que continuará ativa nos projetos do marido e que tem a missão de participar na campanha “por dois”.
— Como participei a vida toda de campanha, dessa vez não será diferente. Pelo contrário. Tenho a sensação que tenho de participar por dois.
Renata participou hoje de ato de campanha do PSB para a eleição de Paulo Câmara ao governo de Pernambuco e de Fernando Bezerra para a vaga de senador do Estado. Ambos foram escolhidos por Eduardo Campos para concorrerem aos cargos.
— Se foi a vontade dele, é importante eleger Paulo, Raul [Henry, candidato a vice] e Fernando.
Renata chegou ao centro de recepções Blue Angel, na zona norte do Recife, por volta das 12h15. Elas estava acompanhada dos filhos João, Pedro e Maria Eduarda.
A viúva de Eduardo foi tratada pelas lideranças do partido como a herdeira do legado de Campos, candidato do PSB à Presidência da República que morreu na última quarta-feira vítima de um desastre aéreo.
Renata afirmou que, logo após a tragédia, ao ser perguntada o que faria a partir daquele momento, respondeu que era importante “manter tudo como ele queria”.
— Pode parecer que o nosso maior guerreiro não está na luta. Mas seus sonhos sempre estarão vivos em nós.
A mulher de Campos usou ainda frases emblemáticas da campanha do PSB à Presidência para honrar a memória do marido.
— Teremos a sua coragem para mudar o Brasil. Não desistiremos do Brasil. É aqui que criaremos os nossos filhos. Fique tranquilo, Dudu, nós estamos aqui.
Herdeira
As lideranças do PSB esperam contar com a ajuda de Renata para manter de pé toda a força política construída em torno do nome de Campos.
Neto do ex-governador pernambucano Miguel Arraes e apadrinhado político do também pernambucano e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Campos era o grande nome da cena política do Estado. Ele controlava o governo desde 2007 (seu atual mandato se encerra apenas no fim deste ano) e também a prefeitura de Recife, comandada por Geraldo Júlio — nome que Campos conseguiu emplacar, embora fosse desconhecido da população no início da campanha.
Mas o projeto do PSB no Estado corre o risco de ser desfeito porque o escolhido de Campos para sucedê-lo no comando de governo, Paulo Câmara, está atrás nas pesquisas de intenção de voto. Quem lidera até o momento é o senador Armando Monteiro (PTB-PE), que conta com apoio do PT e de Lula.
Por isso tudo, a participação de Renata é vista como fundamental na campanha, faltando apenas 45 dias para as eleições de 5 de outubro.
Câmara chegou a dizer hoje que não foi escolhido apenas por Campos, mas também por Renata para ser o governador do Estado.
— Eduardo e Renata me chamaram e disseram: “Eu quero que você seja governador de Pernambuco”.
Ao convocar a militância do partido para dar seguimento à campanha eleitoral, Fernando Bezerra também uniu a figura de Eduardo Campos à de Renata.
— Eduardo vai falar pelas palavras de Renata. Mas vou dizer uma coisa que ele está dizendo e só estou verbalizando: “Vamos pegar no serviço”.
Portal R7

Família de Eduardo entra na justiça para que não haja uso de imagem por adversários


A coligação Frente Popular, em Pernambuco, encabeçada pelo PSB, entrou na Justiça Eleitoral com uma medida cautelar para proibir o uso da imagem do ex-governador e candidato a presidente Eduardo Campos, morto na última quarta-feira (13), na campanha do adversário direto, Armando Monteiro (PTB).
A ação foi movida em nome da viúva, Renata, e dos filhos. Líder nas pesquisas, com ampla vantagem sobre o candidato do PSB, Paulo Câmara, Monteiro deve explorar sua proximidade com Campos durante seus dois governos em Pernambuco na campanha para atrair os votos do PSB.
Monteiro e o PTB integraram as duas gestões de Campos (2006-2010 e 2011-2014). Só deixaram a aliança quando Campos decidiu lançar Câmara sem consenso no grupo. Reeleito em 2010 com mais de 80% dos votos, o ex-governador morto era considerado o maior puxador de votos no Estado.
O próprio Campos já havia pedido para que fosse elaborada uma ação em seu nome prevendo esse uso de imagem. Com sua morte, a família decidiu acionar a Justiça.
Nesta segunda-feira (18), a Frente Popular está reunida em um salão de eventos em Recife. A viúva Renata vai conduzir o encontro e pedir empenho para a campanha de Câmara.
O encontro, marcado para as 10 horas, começou às 12 horas sem sua presença.

Diario do Amazonas
O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,familia-entra-na-justica-para-impedir-uso-da-imagem-de-campos-por-adversario,1545694