sexta-feira, 26 de julho de 2013

Festa da Cocada aguarda 10 mil pessoas em Maracaípe

A maior cocada do mundo vai poder ser vista e saboreada por todos neste fim de semana, na Praia de Maracaípe, no município do Ipojuca, durante a Festa da Cocada. Tradicional, o evento reúne, em dois dias, cerca de 10 mil pessoas com brincadeiras, shows e muita diversão. A Cocada Gigante possui 28 metros de comprimento e precisa de 30 pessoas para produzi-la.

O detalhe é que a maior cocada do mundo é servida na própria quenga do coco de onde é retirado o ingrediente para a produção do doce. A receita, que é típica da culinária nordestina, leva 1.400 cocos, 300 latas de leite condensado, 400 quilos de açúcar e um quilo de cravos da índia. Essa peculiar receita será servida ao público local e aos visitantes neste sábado (27), a partir das 21h.

Iniciada em 1998, a festa acontece uma vez ao ano, sempre no mês de julho. Em sua 15ª edição, o evento começou de uma brincadeira popular e hoje acontece como uma das principais festas locais, sendo prestigiada por um grande número de turistas que aproveitam os dois dias com várias atrações musicais e culturais. Este ano terá a brincadeira ‘caça-quenga’, onde quengas de coco serão enterradas no local com etiquetas indicando um brinde. Todas as quengas estarão premiadas.

Esta sexta-feira, 26, será dedicada ao público Gospel, com shows a partir das 16h, e que seguem até 23h. As bandas Trupe da Alegria, Flor do Acácia, Ministério PPL 103, Ministério Geração Fidelidade, Ministério Filosofia Divina e Ministério Luz do Mundo vão animar os presentes, que também vão assistir a Dança e Teatro Nova Vida.

Já no sábado, o público vai contar com a Banda Tribo Cordel, Nando Cordel, Pisada Sertaneja e Belina Azul para animar a noite. As atrações começam às 19h e vão até uma hora da manhã do domingo. Sem falar no parque de diversão que está montado no local do evento para a criançada aproveitar nos dois dias de festa.


Secretaria de Imprensa de Ipojuca

Placas em Braille serão instaladas em Igarassu

A Prefeitura de Igarassu lança nesta segunda-feira (29), às 10h, o Programa Informação para Todos. Será o pontapé inicial para a instalação na cidade de placas indicativas em “Braille”.
Através da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, o prefeito Mário Ricardo inicia uma ação pioneira no Estado com a instalação das placas. O município terá todos os órgãos públicos identificados com as lâminas em Braille, com nome e telefone, possibilitando assim, as pessoas cegas localizarem o nome do departamento e o contato.
O gestor municipal junto com o secretariado, as entidades do segmento e a população participarão da solenidade, que vai acontecer na sede da prefeitura, localizada no Centro Histórico.
O sistema Braille é um processo de escrita e leitura baseado em 63 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a representação tanto de letras, como algarismos e sinais de pontuação e da internet. Ele é utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão.
Secretaria de Imprensa de Igarassu

Impasse deixa apreensiva comunidade quilombola de São Paulo ameaçada de remoção

Cerca de 40 famílias que vivem no Quilombo Cambury, na região de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, voltaram a ficar apreensivas com a ameaça de que a reintegração de posse da área, autorizada pela Justiça Estadual, seja feita a qualquer momento. Apesar de liminar da Justiça Federal em Caraguatatuba, do último dia 24, garantir a permanência das famílias por pelo menos 90 dias, a presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) solicitou reforço do policiamento na área para cumprimento imediato da medida.
O TJSP alega que "Justiça Federal não tem a mínima competência para afastar a decisão da Justiça do Estado, até porque ambas estão no mesmo patamar". O ofício assinado ontem (25) pelo presidente do tribunal, Ivan Sartori, cita a reintegração de posse na comunidade Pinheirinho, em São José dos Campos, para justificar que o caso é de competência da estadual. Na época do fato, ocorrido em janeiro do ano passado, a esfera federal também tentou impedir o cumprimento da ordem.
A advogada da comunidade quilombola, Juliana Graciolli, reafirmou hoje (26), em entrevista à Agência Brasil, que a situação é temerária, pois as famílias estão assustadas com a possibilidade de remoção. "É uma tortura viver uma situação dessa. O ideal é que o Executivo já tivesse feito a desapropriação da área e [isso] iria evitar esse litígio", declarou.
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Fundação Cultural Palmares, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), protocolaram, na última na quarta-feira (24), um recurso no TJSP defendendo que a competência para analisar a ação é da Justiça Federal, porque existe interesse de autarquias federais na área em questão. De acordo com a assessoria do instituto, o interesse é justificado por se tratar de um quilombo, e a Constituição Federal de 1988 assegura aos moradores de comunidades quilombolas não só a posse, mas também a propriedade da área.
Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a comunidade já foi reconhecida como remanescente de quilombo tanto pelo governo federal quanto pelo estadual. “A titulação das terras, portanto, é questão de tempo e depende apenas de medidas administrativas do Incra”, ressalta, em nota, o ministério.
O instituto informou que a comunidade foi reconhecida como remanescente de quilombo pela Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo em 2005, pela Fundação Cultural Palmares em 2006 e pelo Incra em 2008. O território total identificado no Relatório de Identificação e Delimitação (RTID), elaborado pelo Incra, é 972 hectares.
Agência Brasil

Noivas sem dúvidas no espaço de eventos Boi e Brasa

Em parceria com a Orquestra Classe A e a Magistral Eventos, César Ongaratto, da churrascaria Boi e Brasa, promove no dia 28 de julho a primeira edição do Noivas sem dúvidas!. O evento é aberto ao público e tem início às 16h no 1º andar no espaço Ongaratto da churrascaria Boi e Brasa, no Pina. Para participar basta levar 1kg de alimento não perecível, que será doado a uma instituição de caridade.  
O workshop direcionado para casamentos irá expor produtos e serviços de empresas conceituadas no mercado. Entre as principais BF decorações,  Flaviane, para o serviço de Barman, Luz Cênica, responsável pela iluminação, AG7 by Henrique Arteiro Vest Noivas, responsável pelos mais belos vestidos de noivas, Diogenes, maquiagem e cabelos, Dona Vivi e Beth Lima doces finos, acessórios de Ludovic Bouquet, foto e filmagem da PessoAll, Ângulo Produções, Teik,  Osmar Fotografia, além do buffet do Boi e Brasa, dentre outros. 
O evento será embalado por música ao vivo, e haverá também sorteios de brindes e desfiles, além de outras surpresas. Para as noivas que queiram participar dos sorteios devem inscrever-se com antecedência no e-mail: noivasemduvidas@gmail.com, informando o nome completo e telefone para contato.

Cartilha orienta sobre revista a visitantes de presídios

A Defensoria Pública de São Paulo vai distribuir uma cartilha nos presídios do estado para informar as famílias de presos sobre seus direitos nas revistas feitas antes das visitas aos detentos. Segundo o coordenador do Núcleo de Situação Carcerária da defensoria, Patrick Cacicedo, a forma como o procedimento costuma ser feito, com a pessoa nua forçada a agachar e exibir as partes íntimas, é ilegal. “Como regra, em quase todos os estabelecimentos [penitenciários] de São Paulo, a revista é feita de forma abusiva e vexatória. Isso é ilegal”, ressaltou ele. “Não existe nenhuma lei, nenhuma norma que permita revista desse tipo.”
A sensação de humilhação causa, segundo ele, reclamações quase diárias à defensoria. “Em geral são pessoas que começaram a visitar agora e se surpreenderam por um procedimento tão humilhante”, explica sobre as queixas que também são frequentes quando os métodos de revista são usados em crianças. “Hoje, teve um atendimento na defensoria em que a mulher achava que nela o procedimento poderia até ser normal, mas no caso do filho, da criança de 6 anos, seria ilegal”, exemplificou.
A cartilha que será distribuída nas filas de visitação pretende justamente mostrar a ilegalidade das revistas vexatórias em qualquer pessoa. “A maioria das pessoas que passa por esse procedimento não têm noção de ilegalidade dele, porque são pessoas que no seu dia a dia já passam por situações de grande ilegalidade”, explica o coordenador do núcleo sobre a necessidade do material que destaca a maneira correta do procedimento: feito com detector de metais ou aparelho similar.
Sempre que recebe uma reclamação, a defensoria oferece à pessoa que se sentiu ofendida a oportunidade de entrar com uma ação pedindo indenização do Estado. “Às vezes ela até vem aqui e fala o que aconteceu, mas na hora de entrar com ação ela fica com medo de ter uma retaliação quando for visitar, ou uma retaliação ao parente que está preso”, conta o defensor.
Mas, para ele, o pior efeito das práticas vexatórias é reduzir o número de visitas – tão importantes na ressocialização do preso. “É muito comum que o próprio preso fale para para a esposa, para a mãe, para não ir visitá-lo para não ter que passar por esse procedimento”, diz. “Os atendimentos dessas pessoas são muito especiais, porque as pessoas geralmente chegam aqui muito abaladas.”
Em resposta à Agência Brasil, a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo disse que os procedimentos de revista são fundamentais “para impedir a entrada de ilícitos, especialmente aqueles que não são passíveis de ser flagrados por meio de detectores de metais, como drogas”.
Como exemplos de como os visitantes “se utilizam até de crianças” para burlar a segurança, o órgão citou casos que foram registrados em uma publicação do órgão. “Na página 30, são mostradas imagens do caso de uma mãe que tentou prender celulares desmontados e peças nas nádegas da filha e outra que tentou entrar na UP [unidade prisional] com um celular camuflado na chupeta do filho”, pontuou a secretaria sobre os procedimentos, que segundo o comunicado estão embasados no Regimento Interno Padrão.

Agência Brasil

Eduardo: "Pesquisas têm nos abastecido de responsabilidade"

O governador Eduardo Campos concedeu entrevista nesta quinta-feira (25/07) ao programa Frente a Frente, do jornalista Magno Martins, na qual tratou da recente pesquisa CNI/Ibope. Durante a entrevista, Eduardo comentou os índices recebidos por sua gestão, e creditou os bons resultados ao trabalho de equipe.
 
"Nós temos tido uma avaliação, ao longo do primeiro e também do segundo mandato, que tem nos abastecidos de responsabilidade. É claro que eu compartilho esse resultado com toda a sociedade pernambucana, que tem confiado, estimulado, cobrado e nos apoiado; com todos os servidores públicos, que cumprem o seu dever nas mais diversas áreas; com a equipe de dirigentes do Estado; e ao ambiente de sinergia positiva que se criou em Pernambuco, em torno de um projeto e um planejamento. Todos unidos para colocar Pernambuco no rumo certo. Na direção de melhorar o serviço público, enfrentar os problemas, de buscar soluções para velhos e novos problemas", destacou o governador. 

Indagado sobre os números, Eduardo afirmou que eles servem como estímulo para continuar governando Pernambuco. "Nós estamos com o mesmo ânimo como se fosse o primeiro dia de mandato. Com a mesma dedicação e com a mesma energia, buscando a ajuda de onde ela pode vir. Temos tido a preocupação também que o Governo não fique só nos gabinetes e monitore suas obras e ações. Que possamos melhorar e mais a performance do Governo. Esse é que é o foco. Quanto a eleição, deixa ela ser discutida em 2014. Imagine quanto tempo se perdeu discutindo eleições no inicio deste ano, quando se tinha um cenário completamente diferente do atual. É melhor a gente cuidar do trabalho e deixar a eleição para tempo que estiver mais próximo efetivamente", afirmou.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Papa circula em carro aberto pelo centro do Rio e emociona fiéis

O papa Francisco circulou na manhã de hoje (26) por meia hora pelo centro da cidade do Rio de Janeiro de papamóvel. O pontífice saiu em carro fechado da Quinta da Boa Vista, onde ouviu a confissão de cinco jovens, e trocou de veículo na Rua Manoel de Carvalho, atrás do Theatro Municipal, na Cinelândia, pouco antes das 10h30.
Ele seguiu no carro aberto até o Palácio São Joaquim, sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro, na Glória, a 1,5 quilômetro dali. Durante todo o trajeto, ele foi acompanhado por seguranças, policiais militares e guardas municipais, além de um helicóptero da Polícia Federal que sobrevoou à baixa altitude o trajeto.
Durante o percurso, os fiéis se aglomeraram nas grades que separam as calçadas das ruas por onde o papa passou. A todo momento, o carro parava para que ele beijasse e abençoasse crianças, que eram levadas por seguranças e policiais até o pontífice. Um menino abraçou o papa e ficou muito emocionado, sendo amparado pelos próprios seguranças.
Pouco antes de chegar ao palácio, ele desceu do papamóvel e caminhou até os fiéis. Francisco abraçou e beijou algumas pessoas e depois voltou ao veículo para terminar o trajeto.
Agência Brasil

Praia de Maracaípe recebe terceira edição do Ipojuca Cidadã

A Secretaria Especial de Bem Estar Social do Ipojuca promove, neste sábado (27), a terceira edição do Programa Ipojuca Cidadã, a partir das 9h, na Escola Municipal Maria José Ferreira de Oliveira, na Praia de Maracaípe. Será um dia inteiro de prestação de serviços para a comunidade local. As secretarias municipais de Saúde e Educação também já confirmaram suas respectivas participações.
A população poderá usufruir de atendimento psicossocial através de equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), cadastramento para Carteira de Livre Acesso, recadastramento no Bolsa Família e emissão gratuita de Carteira de Identidade (1ª via).  
A Secretaria de Educação irá inscrever no Projovem Urbano, no Programa Novos Talentos (Governo do Estado) e no Pronatec Educação. Já a Secretaria de Saúde prestará atendimento odontológico, como também aferição da pressão arterial e testes de glicemia. Além disso, haverá uma oficina de higiene bucal, com distribuição de kits. 
O Programa Mãe Coruja Municipal, uma das iniciativas de maior sucesso da atual gestão, fará o cadastramento de novas participantes. Outras secretarias, como Juventude e Esportes, ainda irão confirmar os serviços que serão prestados no local. A Agência do Trabalho, por sua vez, emitirá a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Secretaria de Imprensa de Ipojuca

Três moradores de rua podem ter morrido por causa do frio em SP

Três homens morreram desde quarta-feira (24) na capital paulista, possivelmente por causa da queda de temperatura registrada esta semana. Os casos foram registrados como mortes suspeitas pela polícia, mas estão sendo apurados pelo Instituto Médico-Legal (IML) como provável hipotermia.
Os corpos de dois homens em situação de rua foram encontrados no início da manhã de ontem (25). Luiz Carlos Palegio Correia, de 58 anos, foi recolhido às 7h15 em uma calçada da rua Francisco José Viana, no distrito de Cidade Tiradentes, zonal leste. O filho do homem informou que ele era alcoólatra e morava nas ruas há muito tempo. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial (DP).
Na Rua São Paulo, bairro da Liberdade, o corpo de um homem de 50 anos foi recolhido às 8h20. O homem estava em uma calçada e não apresentava sinais de violência. O caso foi registrado no 56º DP.
Na manhã de quarta-feira, a madrugada foi a mais fria do ano na cidade – chegou a 4 graus Celsius (4ºC), segundo o Centro Gerenciamento de Emergências (CGE) –, um corpo foi encontrado na região central da capital. O morador de rua, de 35 anos, foi recolhido por policiais militares, na rampa de acesso ao Terminal Parque Dom Pedro II. Ele estava enrolado em um cobertor e não havia marcas de violência pelo seu corpo. O caso foi registrado no 1º DP.
Para os próximos dias, a previsão é que o frio diminua. Segundo o CGE, no sábado (27) o sol aparece e os termômetros vão ficar em torno dos 9ºC, com máxima de 18ºC. Não há previsão de chuvas. O domingo (29) será ensolarado, com máxima de 20ºC. Haverá no domingo grande probabilidade de formação de nevoeiros isolados ao amanhecer, o que deve prejudicar a visibilidade em aeroportos e rodovias.
Agência Brasil

SDS realiza XIX Reunião do Comitê Integrado da Operação Divisa Segura com demais estados do Nordeste

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco – SDS/PE realiza nesta sexta-feira (26), no auditório da SDS, a XIX Reunião Ordinária do Comitê Integrado da Operação Divisa que contará com a presença de representantes das Polícias Civil e Militar dos nove da Região Nordeste do Brasil. O principal objetivo do encontro é planejar ações de enfrentamento aos crimes contra a vida e patrimoniais, principalmente os que envolvem roubos a banco, com uso de explosivos, e ao tráfico de drogas nas divisas. Durante a reunião, serão ministradas palestras sobre: Ocorrências Criminais contra Instituições Bancárias, Enfrentamento aos crimes, de forma integrada com as forças de Segurança de outros estados do Brasil, dentre outras temáticas.
Secretaria de Defesa Social de Pernambuco