terça-feira, 16 de março de 2021

CTTU implanta sentido único de circulação no Bairro da Torre

Para dar mais fluidez aos veículos no bairro da Torre, na Zona Oeste da cidade, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), implantará o sentido único de circulação na Rua dos Artistas em direção à Rua Marcos André. A mudança acontecerá na quarta-feira (17). Os condutores poderão utilizar a Rua José Bonifácio como rota alternativa para acessar a Rua Frei Jaboatão ou, ainda, para chegar à Rua dos Artistas. Agentes de trânsito estarão no local durante os primeiros dias da mudança para orientar os condutores.

lmprensa Recife



Festa da Alvorada exibe roda de diálogo, oficina de percussão e shows culturais on-line

 

O Festival Festa da Alvorada - ‘Ensaio do Maracatu Estrela Brilhante' chega a sua 6ª edição em 2021 e, este ano, por causa da pandemia de Covid-19, vai ser totalmente virtual. Oito atrações ligadas à cultura popular pernambucana participam da programação, destaque para os shows de Siba Veloso, Mestre Bi, Mestre Nico, entre outros. Atividades como roda de diálogo e vídeoaula de terno do maracatu rural também integram as atividades do festival. O evento acontece no próximo dia 24 de março, a partir das 20h, com transmissão exclusiva pelo canal do festival no YouTube: (https://abre.ai/canalmaracatuestrelabrilhante ).

O projeto, que conta com o incentivo da Lei Aldir Blanc, Secretaria de Cultura de Pernambuco, Governo do Estado e Governo Federal, reúne no palco virtual shows de grupos culturais de várias regiões do estado: Maracatu Estrela Brilhante com o mestre Bi (Nazaré da Mata); Siba e a Fuloresta (Nazaré da Mata); Coco do Mestre Nico (Nazaré da Mata); Ciranda Rainha Pernambucana (Lagoa de Itaenga), Ciranda Rosa Branca (Surubim); Ciranda Caboclo (Lagoa de Itaenga); Coco de Fulô (Nazaré da Mata); e o músico Nailson Vieira (Nazaré da Mata).

O festival, produzido pela Amata Produção e Serafim Produção, foi gravado no Engenho Poço Comprido, Zona Rural de Vicência, na Zona da Mata Norte. O local é único remanescente do século XVIII em Pernambuco, com tombamento federal, pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. O espaço também é reconhecido como museu e integra as edificações casa-grande, capela e moita do engenho de açúcar. A gravação obedeceu a todos os protocolos sanitários contra o novo coronavírus, com distanciamento social, uso de máscaras e álcool gel.

BATE-PAPO CULTURAL - A programação inclui, ainda, uma roda de conversa. Nela, participam vários artistas da Zona da Mata Norte e de outras regiões do estado. O encontro traz uma reflexão sobre os desafios e conquistas que deram origem ao festival. O material , gravado em vídeo, no Engenho Santa Fé, em Nazaré da Mata, conta com a participação de Siba Veloso e Mestre Bi, do Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata; o Rabequeiro, cantor, compositor, mestre de maracatu rural e militante das tradições populares, Maciel Salú; Biu Porfírio, mestre caboclo do Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata; Nenên Modesto, presidente do Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires; Mestre Edmilson Cirandeiro, presidente do Maracatu Águia Formosa de Tracunhaém. Também participam da conversa cultural o Mestre Barachinha, do Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires; e Mestre João Paulo do Maracatu Leão Misterioso de Nazaré da Mata). A conversa será disponibilizada na noite do festival, no canal do youtube, intercalado com os shows.

ATIVIDADE FORMATIVA - O festival também propõe uma vídeoaula sobre a musicalidade do maracatu rural. A atividade tem por objetivo explicar as funções dos instrumentos de sopro e de percussão do maracatu para o público de todas as idades. A aula é ministrada por integrantes do Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata e pelo músico Ronaldo Souza. A formação visa contribuir para a memória, tradição e cultura popular pernambucana. O conteúdo, gravado no Engenho Poço Comprido, Zona Rural de Vicência, na Zona da Mata Norte do estado, será disponibilizado no canal do Youtube.

HISTÓRIA - O Festival Festa da Alvorada - ‘Ensaio Maracatu Estrela Brilhante’ surgiu em 2015, com o intuito de celebrar o fim de uma decisão judicial, imposta à época por órgãos de segurança pública e do judiciário, que há mais de três anos barrava os grupos de maracatus rurais de promoverem, na cidade de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte e em todo o estado, suas sambadas de maracatus rurais com seus mestres, contramestres e folgazões, até às cinco da manhã.

Pela lei, entre os anos de 2012 a 2013, os grupos foram obrigados a concluir suas apresentações até às duas da manhã, sob pena de serem punidos judicialmente e de serem recolhidos pela polícia para delegacia. Um ato que contrariava a democracia, a cultura e, sobretudo, os artistas e a população em geral, que há mais de cem anos sempre se fizeram presentes às sambadas nos terreiros da Zona da Mata.

A medida, que colocava em risco a manutenção do maracatu rural, uma vez que é durante os ensaios e sambadas que são formados novos mestres e músicos, despertou na comunidade local, um ato de revolta, pois, a comunidade já não tolerava viver com a interferência do poder judiciário dentro da brincadeira, limitando a livre liberdade de expressão cultural.

Ainda em 2014, no mês de outubro, os grupos culturais de maracatus, mestres, contramestres e toda cadeia cultural ligada ao maracatu, provocaram uma audiência pública com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), na Promotoria de Justiça de Nazaré da Mata, na tentativa de um diálogo que flexibilizasse a determinação que vinha sendo imposta.

A audiência resultou na derrubada do horário-limite e na abertura de um inquérito instaurado pelo MPPE, que, meses depois, expediu a recomendação para que promotores de Justiça de todo o estado defendam as sambadas e ensaios dos maracatus rurais de possíveis coações da Polícia Militar. A decisão também chamou a atenção dos magistrados para o reconhecimento atribuído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, (ONU), em 2003, que coloca o maracatu rural como um Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro.

Serviço
O quê? Festival Festa da Alvorada - ‘Ensaio do Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata’
Quando? 24 de março
Horário: 20h
Classificação: Livre

Com lnformações do jornalista Salatiel Cicero

Atendimento jurídico gratuito à população continua mesmo na pandemia

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Centro Universitário Tiradentes (Unit) está funcionando de maneira remota, por conta da pandemia do coronavírus. O serviço presta atendimento gratuito à população por whatsapp e e-mail. As consultas e dúvidas podem ser feitas de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Em convênio com órgãos estaduais, incluindo o Procon-PE, o NPJ orienta e intermedia, fazendo a ponte entre as partes envolvidas. “Se a solução não for resolvida de forma amigável, o consumidor converte o problema em reclamação e é marcada uma audiência de conciliação entre consumidor e fornecedor”, adianta advogada e coordenadora do NPJ da Unit-PE, Tatiana da Hora.

#Serviço:

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Centro Universitário Tiradentes (Unit) funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, pelos Whatsapps (exclusivo para mensagens, não recebe ligações): (81) 99274.8578 / (81) 99320.9506 e e-mail: joelsa_darques@pe.unit.br.

Espetáculo Violeta aborda envelhecimento feminino

 

Em 2018, a atriz, bonequeira, marionetista e puppeteer Daiane Baumgartner se juntou ao multi-instrumentista João Sobral e criou a performance Naïfs, que usava uma boneca hiper-realista para abordar questões relacionadas ao envelhecimento da mulher. A montagem ganha uma nova versão, com uma dramaturgia mais vertical. E esse trabalho, agora chamado de Violeta, faz uma temporada online e gratuita entre os dias 18 e 27 de março, com sessões às quintas, sextas e sábados, às 19h, no canal do YouTube @DaianeBaumgartner.

Para essa montagem, Daiane aprofundou as reflexões sobre temas como solidão da mulher idosa, conflitos geracionais, medos, anseios, opressão, preconceito e fundamentalismo religioso.

A história também ganhou o apoio da linguagem do Teatro de Objetos, por meio da parceria com duas pesquisadoras da área: a dramaturga, artista visual e contadora de histórias Mônica Estela e a bonequeira em formação pela SP Escola de Teatro Priscilla Krüger. O trio assina a direção do espetáculo.

Na trama, Violeta, uma boneca hiper-realista em tamanho real, é uma mulher de 84 anos sem estudo que foi trabalhar na lavoura muito cedo e se casou na adolescência. Passou a vida toda cuidando dos filhos, costurando e indo à igreja.

Com a morte do marido, ela decide morar com a filha e parte levando todos os seus pertences. Enquanto espera o trem, Violeta conhece o músico Antonio Bento, cujas canções a transportam em uma viagem por suas lembranças. E todo esse percurso poético a ajuda a conquistar a tão sonhada liberdade.

Assim, com o auxílio das músicas de João Sobral, único artista brasileiro que possui um inovador instrumento de cordas chamado Vassonora, feito a partir de uma vassoura, a narrativa mostra a importância de valorizar o agora e problematiza a forma como os idosos são vistos na sociedade.

USO DA INTERNET EM CENA

Para Daiane, o uso da internet potencializou a narrativa. “Como eu manipulo a Violeta, nas apresentações presenciais o público sempre me vê. Mas na construção dessas cenas virtuais, eu consigo deixar apenas a boneca aparecendo. Dessa forma, posso trabalhar melhor o olhar e o gestual dela, com movimentos mais minimalistas”, conta.

O espetáculo também passou a se relacionar com a linguagem audiovisual, característica que a artista também quer explorar. “Faremos cenas mais aproximadas, com cortes bem parecidos com os encontrados no cinema”, completa.

A performance Naïfs, que deu origem ao Violeta, estreou em julho de 2018 e já percorreu vários países, como Portugal e Romênia, além de participar do maior festival de bonecos do mundo, o 20º Festival Mondial des Theatres De Marionettes, em Charleville-Méziéres, na França.

O projeto Violeta é contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e do Ministério do Turismo, Governo Federal.

O SURGIMENTO DE VIOLETA

A história de Violeta começa em 2016, quando Daiane Baumgartner participa do Workshop de Construção de Bonecos com a artista russa Natacha Belova, uma das maiores referências mundiais no Teatro de Formas Animadas.

Um ano após a vivência, a puppeteer mergulhou na história das mulheres de sua família e criou a Violeta. Suas principais referências foram a avó materna Amélia Ceccatto e a mãe Marilei Baumgartner.

A boneca participou do espetáculo “Cabaret Famulus” do Coletivo Du-Plo Laboratório de Marionetes, em 2017, e de experimentações na linguagem do teatro de rua, em 2018, o que deu origem à performance Naïfs.

SOBRE DAIANE BAUMGARTNER

Formada em Artes Cênicas, foi coordenadora e bonequeira da Companhia da Sombra. Fez cursos com pesquisadores da linguagem do Teatro de Sombras e fez o Workshop de Construção de Bonecos com Natacha Belova. Ganhou diversos editais de produções e circulações de espetáculos como: ProAC 10/2014, CAIXA Cultural 2015/2016, ProAC 03/2016, ProAC 36/2017 e editais municipais de Rio Claro em 2018 e 2019. Atualmente está aprimorando um trabalho que circulou por festivais internacionais em Portugal, Romênia, Cabo Verde além de estar presente no 20º Festival Mondial des Theatre de Marionnette em Charleville na França.

SOBRE JOÃO SOBRAL

João Sobral é brasileiro, um jovem artesão no ofício e a serviço do som, constrói ritmos, melodias e canções. Seu repertório vai do lúdico ao índigo em experimentações de texturas que transitam entre o acústico e o eletrônico. Das infuências às afluências dos grandes artistas brasileiros e das singularidades regionais do país, vai também do folclórico ao contemporâneo. Do Brasil para o mundo, sua obra chega em Londres pelo pesquisador musical especialista em música brasileira e Dj Gilles Peterson.

SINOPSE

Depois da perda de seu marido, Violeta vai para a casa de seus filhos levando tudo o que tem. Na estação de trem encontra Antonio Bento, um músico de rua e inventor que passa seus dias ali na estação, entre chegadas e partidas. Desse encontro somos convidados a assistir e a participar das lembranças e recordações, dores e amores da vida dessa senhora, que nos mostra como é importante valorizar o agora!

FICHA TÉCNICA

Concepção, pesquisa e boneca: Daiane Baumgartner (@daianebaumgartner)
Direção coletiva: Daiane Baumgartner, Mônica Estela (@monica.estela.artes) e Priscilla Krüger (@kruger.pri)
Música original e dramaturgia sonora: João Sobral (@sobralzileiro)
Edição de som: Leo Bortolin (@somdeblackmaria)
Captação de imagem: Gabriel Rais (@gabrielrais)
Edição: Leticia Lima (@leticialimaph)
Comunicação visual: Laura Kimm (@laura_kimm_)
Apoio: Fusteria (@fusteriarc)
Produção: Daiane Baumgartner, Erika Layher (@erikalayher) e Geovana Oliveira (@geoliveir)
Assessoria de imprensa: Canal Aberto (@canal_aberto)

SERVIÇO

VIOLETA
De 18 a 27 de março
Quintas, sextas e sábados, às 19h
Ingressos: grátis
Duração: 50 minutos | Classificação: livre



População pode doar alimentos para campanha Aniversário Solidário da Prefeitura do Recife

 

No mês do aniversário da cidade, a Prefeitura do Recife se une à sociedade civil para realizar a campanha Aniversário Solidário, visando arrecadar itens para compor cestas básicas que serão doadas às pessoas em vulnerabilidade social. A iniciativa está sendo organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD) e pelo Transforma Recife, a primeira plataforma digital de voluntariado do Brasil. Já podem ser feitas as doações no edifício sede da Prefeitura do Recife, no Compaz Escritor Ariano Suassuna. As entregas em dez lojas da Rede Big de supermercados localizadas na cidade podem ser feitas a partir da próxima quinta-feira (18).

A campanha Aniversário Solidário consiste na arrecadação de alimentos não perecíveis com o intuito de montar cestas básicas para serem doadas às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, sobretudo, devido à situação de emergência da pandemia da covid-19. A ação foi lançada pelo prefeito João Campos na última sexta-feira (12), quando a cidade do Recife completou 484 anos.

"Durante o lançamento da campanha, o prefeito ressaltou que é fundamental ter muita solidariedade neste momento. Por isso, contamos com quem pode doar para garantir a necessidade básica daqueles que mais precisam de ajuda diante do atual contexto de pandemia", reforça Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife.

Para a gestora do Transforma Recife, Marcella Balthar, a iniciativa requer união da sociedade como um todo. "Mais uma vez, a plataforma Transforma Recife irá contar com os parceiros e voluntários para viabilizar a logística da campanha, respeitando, claro, todas as orientações sanitárias para garantir a saúde de todos os envolvidos", completa Marcella.

As pessoas físicas interessadas em participar do Aniversário Solidário poderão fazer a doação em dez supermercados da Rede Big localizado no Recife (Big Bompreço Caxangá, Casa Forte, Avenida Recife, Boa Viagem; Bompreço Domingos Ferreira, Arruda, Aflitos, Benfica, Casa Amarela, Espinheiro). Nessas lojas, a arrecadação estará sendo feita todos os dias da semana e ao longo de todo o horário de funcionamento. Já na sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, e no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro, as doações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h.

As empresas da iniciativa privada e as entidades que desejarem doar grandes volumes de alimentos ou de cestas básicas prontas deverão entrar em contato com o Transforma Recife, por meio do contato 3355-3739. A rede de voluntários ficará responsável por administrar a logística de entrega e estocagem dos mantimentos.

LOCAIS DE DOAÇÃO:

- Prefeitura do Recife. Avenida Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife(das 9h às 12h e 14h às 16h, de segunda a sexta);

- Compaz Ariano Suassuna. Avenida General San Martin, 1208, Cordeiro (das 9h às 12h e 14h às 16h, de segunda a sexta);

- Big Bompreço Caxangá, Casa Forte, Avenida Recife, Boa Viagem (durante o horário de funcionamento);

- Bompreço Domingos Ferreira, Arruda, Aflitos, Benfica, Casa Amarela, Espinheiro (durante o horário de funcionamento);

- Não estarão recebendo doações as lojas do Grupo Big presentes nos shoppings, no Parque Amorim e na Avenida Conselheiro Aguiar.

DOAÇÃO EM GRANDE VOLUME: Empresas e entidades devem fazer agendamento junto ao Transforma Recife pelo 3355-3739.

lmprensa Recife

Pernambuco recebe mais 198.600 doses da vacina CoronaVac

Pernambuco recebeu, às 20h30 desta terça-feira (16.03), no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, mais 198.600 vacinas contra a Covid-19 da Sinovac/Butantan. Com esse lote, para as duas doses, será possível avançar na imunização dos idosos entre 75 e 79 anos, subindo para 59% o quantitativo dessa faixa etária que poderá ser protegido. Em relação aos profissionais de saúde, que também seguirão sendo imunizados, o Estado chegará à marca de 86% do quadro com essa nova remessa.


“Temos nos empenhado ao máximo em cumprir as metas que estabelecemos, de imunizar com agilidade e segurança os grupos prioritários no Estado. Nosso esquema de logística tem funcionado com muita eficiência na distribuição de todos os lotes recebidos por Pernambuco”, afirmou o governador Paulo Câmara, reiterando que todas as doses recebidas esta noite já serão entregues nesta quarta-feira às gerências regionais de saúde, ficando à disposição dos 184 municípios.


Com o novo lote, o Estado totaliza 1.052.960 doses. As vacinas foram recebidas pelo Programa Estadual de Imunização, que faz a verificação e providencia a divisão igualitária entre os municípios pernambucanos, levando em consideração a base de cálculo populacional dos grupos prioritários feito pelo próprio Ministério da Saúde. Na manhã desta quarta-feira (17.03), os lotes começam a ser distribuídos para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres).


“Com as doses enviadas pelo Ministério da Saúde até o momento, ainda não conseguimos atender 100% dos trabalhadores de saúde e dos idosos entre 75 e 79 anos. Mas vamos continuar avançando nessas populações com esse novo lote. Todas as cidades receberão um quantitativo de vacina de forma proporcional, e é imprescindível que os gestores continuem planejando suas ações para evitar qualquer perda de doses e, principalmente, criando estratégias para atender às especificidades do público do seu território”, recomendou o secretário estadual de Saúde, André Longo.


Somando-se esse novo lote, Pernambuco já recebeu 886.960 unidades da Coronavac, para ambas as doses, e 166 mil da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, apenas para a primeira dose. O Ministério da Saúde informou que providenciará em tempo oportuno o quantitativo para a segunda dose, que deve ser tomada três meses após a primeira aplicação.


LINK COM IMAGENS: https://we.tl/t-l6Z25iaVOs


 

VACINAS CONTRA A COVID-19 RECEBIDAS EM PE


SINOVAC/BUTANTAN

1º entrega (18/01): 270.960

3º entrega (25/01): 38.400

4º entrega (07/02): 118.200

6º entrega (24/02): 48.000 

7º entrega (03/03): 102.000

8º entrega (09/03): 110.800

9º entrega (16/03): 198.600

Total: 886.960 (para ambas as doses)

 

ASTRAZENECA/OXFORD/FIOCRUZ

2º entrega (24/01): 84.000

5º entrega (24/02): 82.000

Total: 166.000 (para a primeira dose)

 

Total geral de doses recebidas em PE: 1.052.960


Secretaria de lmprensa de Pernambuco

 


Regras contra festas clandestinas se baseiam no interesse público

 

Uma das marcas registradas do período de pandemia é a grande ocorrência de festas clandestinas, que acontecem em ambientes fechados e isolados, sem qualquer observância do uso de máscaras, do distanciamento ou de qualquer medida de prevenção contra a transmissão do coronavírus. Estas festas acontecem em descumprimento de decretos estaduais que proíbem as aglomerações de público e os eventos de qualquer natureza. Casos do tipo vem sendo registrados pelas autoridades locais em todo o país, praticamente todos os dias.

Na última madrugada do último sábado para domingo, a Polícia Militar parou uma festa com mais de 60 pessoas em uma chácara na zona de expansão de Aracaju, enquanto o Procon Pernambuco fechou outra festa com cerca de 80 pessoas concentradas numa mansão em Camaragibe, no Grande Recife. Em Maceió, só no último fim de semana, a prefeitura local recebeu 400 denúncias de aglomerações irregulares em toda a capital alagoana. E em São Paulo, a polícia fechou um cassino clandestino com mais de 200 pessoas em um prédio.

Quem organiza ou participa de festas clandestinas acaba sendo autuado pela Polícia e processado judicialmente, por crimes que afetam a saúde pública. Um deles, previsto pelo artigo 268 do Código Penal, é o de infração de medida sanitária preventiva, ou seja, quando a pessoa desrespeita uma medida sanitária prevista em lei. "A depender das circunstâncias, outros crimes podem ser imputados, como perturbação da ordem pública, prisão por resistência caso haja infração à abordagem policial, e a desobediência do agente infrator. Nesse caso, esses crimes podem culminar pela prática decorrente dessa atividade contra a saúde pública, especialmente nessa situação de pandemia", explica o professor Flávio Rebelo, do curso de Direito da Universidade Tiradentes (unidade Alagoas).

As medidas baixadas nos estados também limitam o funcionamento do comércio em determinados horários ou formatos. Mas, em algumas cidades, equipes de fiscalização vêm flagrando o funcionamento de alguns estabelecimentos, como salões de beleza, academias, bares e restaurantes que recebem clientes mesmo com as portas externas fechadas. A prática também pode gerar punições na esfera administrativa. A partir do momento em que houver a infração realizada pelo agente público, e na pena mais contundente que pode ocorrer, estaria a cassação do alvará de funcionamento", afirma Rebelo.

As determinações das prefeituras e dos governos dos estados estão baseadas em pareceres de cientistas, pesquisadores e profissionais da saúde, os quais recomendam uma drástica redução da circulação de pessoas por cerca de 15 dias, devido à superlotação das alas exclusivas para pacientes com coronavírus na maioria dos hospitais públicos e privados.

Para o professor Flávio Rebelo, estas decisões estão amparadas na lei e no interesse público. "O direito administrativo tem dentro do seu bojo o poder de polícia e o de executoridades. Especialmente, nesse caso extravagante, ele pode se insurgir para traçar regras, realizar atividades em prol do bem coletivo. É justamente esse princípio o que vai embasar essa restrição que está sendo colocada, ou seja, o interesse público sempre prevalecerá e o interesse privado vai ter que aderir a essa regra, porque o que é coletivo é para o bem comum", afirma.

Celpe investe mas de R$ 722 mi em energia elétrica em Pernambuco

 

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) realizou um investimento de R$ 722 milhões na rede de distribuição de energia elétrica em toda a sua área de concessão, durante o ano de 2020. O montante foi destinado, principalmente, a projetos de expansão da rede. Foram entregues mais 2.560 quilômetros de rede, instalados 774 equipamentos automatizados (religadores de linha) e 20 alimentadores, que promoveram um incremento de 120 quilômetros de novos circuitos de média tensão. Essas ações contribuíram diretamente para uma maior qualidade e confiabilidade no fornecimento, oferecendo assim condições para a chegada de novos negócios e o crescimento econômico em todas as regiões do Estado.

A concessionária ainda colocou em operação, apenas em 2020, seis novas subestações, localizadas nos municípios de Itaíba, Tacaratu, Serra Talhada, Bodocó, Canhotinho e Ipojuca. Esses empreendimentos impactaram mais de 105 mil clientes. Além de suprir com mais eficiência a necessidade atual, as novas subestações ainda permitem que as cidades possam trabalhar na atração de novos investimentos, pois a rede elétrica está dimensionada e pronta para suportar o crescimento da demanda local.

O investimento da Celpe também contemplou projetos de segurança para a população, como o deslocamento de 20 quilômetros de rede. Automatização foi outro foco da concessionária, que fechou o último ano com a instalação de 730 equipamentos inteligentes, impactando diretamente na gestão do fornecimento e uma resposta mais rápida a possíveis interrupções no fornecimento. “Todos esses investimentos, aliados às demais ações adotadas por nossas equipes, contribuíram para manter os níveis de qualidade no fornecimento de energia. Encerramos o ano passado com os índices de qualidade melhores que os limites regulatórios estabelecidos pela Aneel”, afirmou o presidente da Celpe, Saulo Cabral.

Em 2020, a empresa alcançou 3,8 milhões de clientes em sua área de concessão que abrange 184 municípios pernambucanos, além da Ilha de Fernando de Noronha e a cidade Pedras de Fogo, na Paraíba. Desse total, mais de um milhão de clientes estão inscrito na Tarifa Social de Energia Elétrica, um acréscimo de aproximadamente 20% quando comparado ao período anterior.

O número de novas ligações realizadas chegou a 137 mil. A classe residencial foi o que apresentou o maior aumento do consumo, crescendo 4,8% em relação a 2019. Este índice se deve, principalmente, ao incremento na base de clientes, à pandemia, quando as pessoas precisaram permanecer mais em suas casas, e às altas temperaturas registradas no último trimestre.

Sobre o atendimento aos clientes, a Celpe precisou acelerar uma série de processos previstos para este ano devido à necessidade do distanciamento social. Com a finalidade de diminuir ao máximo a necessidade de os clientes irem às lojas da concessionária, foram iniciados atendimentos via WhatsApp e redes sociais, além da criação do portal de negociação. Tudo isso se somou a outros meios já existentes, como conta digital, site oficial, teleatendimento e SMS. Foram mais de 45 milhões de pessoas atendidas por meio dos canais digitais, o que representa 89% das interações comerciais ao longo do ano.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA - Na área de eficiência energética, programa regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Celpe substituiu aproximadamente 84 mil lâmpadas incandescentes por equipamentos de LED com a finalidade de promover a eficientização de prédios públicos. Em áreas de comunidade, foram cerca de 69 mil trocas. Apenas essas duas ações foram responsáveis pela economia de 2.526,62 MWh/ano.

Outro programa importante para o orçamento das famílias de baixa renda, condomínios e meio ambiente, o Vale Luz se manteve em funcionamento mesmo durante a maior parte da pandemia. Em 2020 foram mais de cem toneladas recolhidas, que geraram cerca de R$ 29 mil em descontos na conta de energia elétrica dos seus participantes, que inclui pessoa física e condomínios.

lmprensa Celpe

Paulo Câmara reúne prefeitos de Pernambuco para discutir combate à Covid-19

 

O governador Paulo Câmara comandou, ao longo desta terça-feira (16.03), reuniões por videoconferência com prefeitos das quatro macrorregiões de Pernambuco para discutir as principais preocupações e demandas de cada cidade em relação ao enfrentamento da Covid-19. Ele aproveitou a oportunidade para reforçar aos gestores municipais a importância da colaboração de todos no cumprimento das medidas restritivas que começam a vigorar na próxima quinta-feira (18.03), em razão da quarentena mais rígida decretada pelo Governo do Estado para conter o avanço do novo coronavírus.


“Essas reuniões com os prefeitos são fundamentais para que a quarentena tenha sucesso. Durante todo o dia de hoje conversamos e apresentamos um quadro atual e real do sistema de Saúde do Estado. Também ouvimos as demandas e sugestões e definimos estratégias conjuntas para colocar as medidas do decreto em execução. Nossa ideia é voltar o mais rapidamente possível à normalidade e, para isso, dependemos da adesão dos municípios e das pessoas”, disse Paulo Câmara.


De acordo com o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, presente ao ciclo de reuniões, o intuito das discussões foi atualizar os dados da Saúde de cada macrorregião e alinhar as ações implementadas, além de manter um canal permanente de discussão com os municípios. “Com essa iniciativa o governador está trazendo os prefeitos para perto, independente da questão partidária, fazendo esse esforço coletivo pelo bem da população de Pernambuco”, afirmou Rebelo.


Também presente às reuniões, o secretário estadual de Saúde, André Longo, defendeu que por mais duras que sejam as medidas restritivas atuais, elas são extremamente necessárias para superar o momento com mais vidas salvas. “Estamos no limite da rede de saúde e é o momento de todos os gestores públicos, em todos os níveis, atuarem com uma voz uníssona para que a gente consiga, nos próximos dias, diminuir a circulação de pessoas e, consequentemente, diminuir a transmissão do vírus", pontuou.


Participaram também das videoconferências o secretário estadual Antônio de Pádua (Defesa Social); o Procurador-Geral do Estado, Ernani Medicis; o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros; e o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota.


DISTRIBUIÇÃO DAS MACRORREGIÕES DE PERNAMBUCO:


•             Macrorregião 1 – Região Metropolitana (Regionais de Saúde I, II, III e XII)

•             Macrorregião 2 – Agreste (Regionais de Saúde IV e V)

•             Macrorregião 3 – Sertão (Regionais de Saúde VI, X e XI)

•             Macrorregião 4 – Vale do São Francisco e Araripe (Regionais de Saúde VII, VIII e IX)


Maiores informações sobre as macrorregiões e as Gerências Regionais de Saúde (Geres) podem ser encontradas no site da Secretaria Estadual de Saúde: http://portal.saude.pe.gov.br/secretaria-executiva-de-coordenacao-geral/gerencias-regionais-de-saude

Ode a Elis Regina retorna aos palcos do Valdemar de Oliveira virtualmente quarta (17)

 

O diretor Pedro Oliveira e a produtora Thiana Santos se preparam para lançamento online nesta quarta (17) do espetáculo “NÓS, VOZ, ELIS” do Teatro Valdemar de Oliveira com live a ser transmitida ao vivo e gratuitamente pelo canal do Youtube do Valdemar de Oliveira, a partir das 21h, graças a premiação da Lei Aldir Blanc PE pela Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco. “Muitos acreditam que Elis começou a cantar apenas nos festivais por volta dos seus vinte, mas na verdade ela começou sua carreira na infância e é essa trajetória da vida que trazemos ao palco”, destaca Pedro Oliveira, responsável pelo texto, roteiro e direção geral desta peça musical com celebra nesta ocasião os 76 anos de nascimento de Elis Regina.

Apaixonado pela obra de Elis Regina, o artista se preocupou em dar ênfase à jornada da cantora da tenra infância até a grande projeção que ela recebeu da crítica e do público. E é esta construção da vida e da carreira deste grande diretor pernambucano que ganha vida mais uma vez em formato virtual, depois de três temporadas exitosas do espetáculo musical que vela a voz e a obra, que chega agora em sua quarta temporada gratuita. “Podemos observar como suas canções são atuais até os dias de hoje, pois ela criou interpretações que são únicas com toques avançados à época em que foram produzidas e gravadas”, comenta Oliveira.

De fato, esta é uma das características mais marcantes em diversas personificações que ela deu para composições mágicas como “Cartomante”, por exemplo, de Ivan Lins e Vitor Martins, que se tornou um grande clássico na voz do artista, mas, com Elis, conquistou uma pungência vivida até hoje. E, por isso, a força a canção não poderia faltar no repertório de “Nós, Voz, Elis” com voz de Patrícia Lobo, com uma interpretação própria que busca prestigiar assim a sempre e eterna Elis. O espetáculo será exibido no canal do Youtube Valdemar de Oliveira – TAP (https://tinyurl.com/yjd2bd6k), através ainda do patrocínio da Fundarpe e do Ministério de Turismo, apoio cultural do SESC, da ESTAF Equipamentos, Assessoria Jurídica do AMMAS e Gestão Administrativa da ADCE Produção Cultural (Dora Dimenstein).

Com lnformações da jornalista lvelise Buarque

No Brasil, COVlD mata mais do que a AlDS

 

E são os números que dizem isso. O cientista de dados Thomas Conti escreveu em seu Twitter um comparativo entre o número de  de mortes por COVlD-19 em um ano de pandemia e a contagem de vitimas fatais da AlDS em 38 anos de epidemia. A Síndrome da lmundeficiência Adquirida é uma doença causada pelo Vírus da lmunodeficiência Humana (HlV). As formas de de contágio são as seguintes: relações sexuais sem preservativo, uso de objetos pérfuro-cortantes (inclusive o uso de drogas injetáveis com agulhas e seringas contaminadas), transfusão de sangue contaminado e no caso de gestantes HlV positivo, a gestação, o parto e a amamentação pode contaminar o filho. A síndrome ainda não tem cura, mas já há tratamento, com o uso de medicamentos antirretrovirais, que impedem a multiplicação do HlV.

Veja a seguir a postagem do Thomas Conti:


2842 vitimas fatais apenas HOJE

 


Hoje, 16 de março de 2021, 2842 pessoas morreram devido às complicações da Covid-19. Homens, mulheres, jovens, idosos, pretos, brancos, indígenas, crianças e adolescentes. Ninguém está livre de ser infectado pelo Coronavírus. Enquanto os estados tentam medidas de segurança e prevenção e as vacinas não chegam para todos, aglomerar tem sido o verbo pra muita gente. E nem se pode pedir pro povo ficar em casa. Como, com o "auxilio emergencial" de R$ 175,00 que só deve chegar em Abril? 

Hoje, nas redes, as mensagens eram de perplexidade e lamento.


Jaboatão: Arena de futebol é interditada pelo Procon e Polícia Militar

 

O Procon Pernambuco interditou na noite desta segunda-feira (15.03), a Arena Tsunami, no Zumbi do Pacheco, em Jaboatão dos Guararapes. O local promovia uma partida de futebol conhecida como desafio 1 pra 1, e tinha um público com mais de 200 pessoas. Quatro delas foram conduzidas para a Delegacia de Prazeres.

Quando o órgão de defesa do consumidor chegou ao local, os portões estavam fechados e logo em seguida as luzes foram apagadas. Mas, ao conseguir entrar foi possível ver muita gente fugindo por um portão nos fundos do estabelecimento. Porém, a polícia conseguiu deter 84 pessoas, muitas sem máscara. Entre o público havia crianças e adolescentes. Os presentes confirmaram que havia mais de 200 pessoas na hora do jogo.

“O Governo de Pernambuco sozinho não irá por fim à pandemia no estado. Se as pessoas insistirem em não colaborar, a situação irá se agravar muito e não é por falta de aviso ou por falta de pedido de compreensão”, frisa o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

A partida estava sendo divulgada para promover a defesa do cinturão, e o jogo foi entre os jogadores Vassoura e Daniel Futshow com a narração de Ney Silva. A transmissão estava sendo feita por diversos perfis do Instagram. Mas, apenas pelo de Ney, já concentrava cerca de 100 mil pessoas que acompanhavam o evento.

O local descumpria diversos pontos das novas medidas do Governo de Pernambuco para combate à propagação do Covid-19. Promovia futebol, só permitido para o profissional, aglomeração de pessoas, muitas delas sem máscara e aberto após às 20h.

Foram levados para a delegacia, o proprietário da Arena, dois organizadores e o responsável pela iluminação. Apesar de não estarem no local, o Procon também irá notificar os dois jogadores e o narrador, apontados como as principais atrações do evento, sendo assim, também responsáveis por promover a aglomeração.

lmprensa Procon PE

No primeiro ano da pandemia, 98% dos atendimentos da Ouvidoria da Funase ocorreram de forma virtual

 

Nesta terça-feira (16), Dia Nacional do Ouvidor, a importância do trabalho desse profissional é lembrada em meio aos desafios do primeiro ano da pandemia. Na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco, por exemplo, 98,3% das manifestações registradas pela Ouvidoria em 2020 foram repassadas por meio de formulários disponíveis na internet, por e-mail ou por telefone, o que evidencia o uso dos canais virtuais como forma eficiente de manter o distanciamento social sem deixar de ter acesso a ferramentas que garantem a cidadania.

 

Em todo o ano passado, foram contabilizadas 503 manifestações de cidadãos sobre serviços oferecidos pela Funase. A participação se deu por meio de elogios, solicitações, sugestões, reclamações e denúncias, repassadas nominalmente, sob anonimato ou sob sigilo. Nos canais da Ouvidoria Funase, também é possível fazer Pedidos de Acesso à Informação (PAIs), regidos pelos prazos e procedimentos da Lei de Acesso à Informação (LAI). A apropriação dessa ferramenta é importante para que a sociedade contribua com informações que viabilizem a busca constante por melhorias e a consolidação de boas práticas no sistema socioeducativo.

 

“Tivemos que nos adequar a este momento atípico, dando continuidade ao nosso trabalho, com equipe presencial e em home office, sem que houvesse prejuízo no cumprimento da missão de garantir o direito de o usuário comunicar-se com o poder público e contribuir com a melhoria da gestão pública estadual e da transparência. Os parceiros internos também foram muito importantes para que pudéssemos cumprir o prazo legal de resposta aos manifestantes”, avalia a ouvidora da Funase, Suely Catunda, profissional com mais de 40 anos de instituição e, atualmente, à frente de uma equipe composta por mais três pessoas.

 

Além de estar à disposição de toda a sociedade, os canais da Ouvidoria Funase também são divulgados com foco em familiares dos socioeducandos atendidos e nos funcionários da instituição, por meio de materiais gráficos disponibilizados nos espaços físicos das unidades socioeducativas. Na internet, os formulários de manifestação podem ser acessados em funase.pe.gov.br/ouvidoria. Já o telefone para contato é (81) 3184.5411. O atendimento presencial segue ocorrendo de segunda a sexta, das 8h às 14h, na sede da Funase, que fica na Av. Conselheiro Rosa e Silva, 773, Aflitos, no Recife. Contudo, recomenda-se a priorização dos meios virtuais.


lmprensa Funase

Defesa Civil do Recife orienta população a ligar para as regionais nesta terça em caso de emergência


A Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife informa que está com problemas técnicos em seu Call Center. Com isso, o telefone 0800-0813400, usado pela população para comunicar ocorrências e solicitar vistorias, estará indisponível durante o dia, com previsão de normalização para as 17h. Enquanto a situação não se resolve, em caso de emergência os moradores das comunidades devem ligar para a regional da Defesa Civil mais perto de sua casa:

Regional Norte – Avenida Beberibe, 3847, Porto da Madeira. Fone: 3355-4320

Regional Nordeste – Rua Monte Celeste, 67, Guabiraba. Fone: 3355-6856

Regional Noroeste – Avenida Norte, 5600, Casa Amarela. Fone: 3355-6615

Regional Oeste – Avenida San Martin, 2420, San Martin. Fone: 3355-6796

Regional Sul – Rua Alfredo Eugênio M. de Almeida, 35, Lagoa Encantada. Fone: 3355-6809

Regional Plana – Rua Afonso Pena, 550, Santo Amaro. Fone: 3355-2101


lmprensa Recife