quinta-feira, 20 de março de 2025

Pizzaiolos Down na Expofranquias nesta sexta-feira (21)


Amanhã (21/03) é o Dia Internacional da Síndrome de Down. E a chef pizzaiola Erilene Monteiro convida as pessoas para ver os jovens pizzaiolos Down, treinados e qualificados por ela, para assistirem a homenagem a eles durante a Expofranquias Nordeste nesta sexta-feira no Shopping Rio Mar.

A Chef Erilene Monteiro faz o convite no vídeo.

Prefeitura do Recife promove passeio ciclístico em apoio às pessoas com doenças raras


Com o objetivo de informar e sensibilizar os recifenses sobre as Doenças Raras, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, vai promover um passeio ciclístico inclusivo, no Bairro do Recife, no próximo domingo (23). O acolhimento das pessoas com doenças raras, pessoas com deficiência, familiares e público em geral começará às 8h, no final da Avenida Rio Branco, próximo ao Marco Zero. O percurso será realizado a partir das 9h30, pela Avenida Alfredo Lisboa, Avenida Cais do Apolo, retornando para o local de partida. Não é necessário inscrição prévia para participar. 

A iniciativa ocorrerá em parceria com as secretarias de Saúde, Esportes, Turismo e Lazer, Instituto Breno Bloise, Pedal Duplo Acessível e Bike sem Barreiras da Universidade Maurício de Nassau. Bicicletas adaptadas estarão à disposição de quem quiser participar, mas quem tiver a sua própria bike é incentivado a levá-la. 

“As doenças raras são, na maioria das vezes, crônicas, progressivas e degenerativas, trazendo desafios diários para quem vive com elas. Muitas, infelizmente, colocam vidas em risco. Faz parte do nosso papel dar visibilidade aos problemas enfrentados pelas pessoas com essas doenças e seus familiares, e o passeio ciclístico inclusivo é uma forma de sensibilizar a população sobre a questão. Recife é a capital da inclusão, e essa pedalada é um símbolo desse compromisso”, comentou o secretário de Direitos Humanos do Recife, Marco Aurélio Filho.

"Acreditamos que o esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão social, capaz de promover a autonomia, a autoestima e a qualidade de vida das pessoas com deficiência. O Bike sem Barreiras é um convite para todos desfrutarem dos benefícios do ciclismo em um ambiente seguro e acolhedor. É com grande orgulho que participamos desse evento, que celebra a vida e a superação", afirmou Adriane Mendes, gerente de Governança Ambiental e Social da UNINASSAU.

*OLHA! RECIFE* - O passeio em prol das pessoas com Doenças Raras acontecerá junto ao Olha! Recife Pedalando da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife. Quem se inscrever no www.olharecife.com.br, deverá encontrar o guia de turismo e os colaboradores do programa na Praça do Arsenal, às 9h. O grupo sairá do local em direção à Avenida Rio Branco, onde encontrarão os participantes do passeio ciclístico inclusivo para então seguirem o percurso juntos. 

*DOENÇAS RARAS* - As doenças raras apresentam uma ampla diversidade de sinais e sintomas, que podem variar tanto entre diferentes doenças quanto entre indivíduos afetados pela mesma condição. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma doença é considerada rara quando afeta até 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos, o que equivale a aproximadamente 1,3 para cada 2 mil pessoas. No Brasil, estima-se que 13 milhões de pessoas vivam com alguma doença rara, segundo pesquisa da Interfarma.

Atualmente, há entre seis e oito mil tipos de doenças raras. Desses casos, 75% afetam crianças, 80% têm origem genética e 30% dos pacientes não sobrevivem além dos cinco anos de idade.

O Dia Mundial da Doença Rara foi celebrado pela primeira vez em 2008 pela Organização Europeia de Doenças Raras (Eurordis). A data costuma ser comemorada em 29 de fevereiro nos anos bissextos e, nos demais anos, em 28 de fevereiro. No Recife, a Lei nº 18.507/2018 incluiu a Semana Municipal de Conscientização sobre as Doenças Raras no calendário oficial de eventos do município. Durante esse período, o governo e a sociedade civil organizada podem promover ações para conscientizar a população sobre essas doenças.

Turismo de Pernambuco promove 72ª reunião do Contur-PE


A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco promoveu nesta quinta-feira a 72ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Turismo de Pernambuco (Contur-PE). O diálogo entre os integrantes do trade turístico e das governanças do setor ocorreu na sala Arcoverde, no Centro de Convenções de Pernambuco. A mesa foi comandada pelo secretário estadual de Turismo e Lazer, Paulo Nery. 

Abrindo a reunião, o superintendente de Inovação Aberta do Porto Digital, Felipe Sabat, apresentou para o conselho propostas do hub de tecnologia relacionadas com o turismo. “A aproximação entre os atores do turismo e da tecnologia é fundamental na atualidade. Esse debate dentro da reunião do Conselho é um importante passo para o desenvolvimento de políticas públicas e de mercado no nosso turismo. Avançamos muito desde o início do trabalho da governadora Raquel Lyra, que tem muita sensibilidade e atenção para todos os setores. Tenho certeza de que vamos continuar tendo bons resultados”, avaliou o secretário de Turismo e Lazer, Paulo Nery.

Em seguida, o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, relatou as ações de promoção do turismo, como a campanha Pernambuco Meu País no Carnaval, além de detalhar os números de movimentação no período carnavalesco. Loyo também falou nos avanços do setor de aviação no Estado, com destaque para a nova ligação entre Pernambuco e Argentina, com o novo voo operado pela JetSmart.

“Nessa reunião do Contur fizemos um balanço do carnaval, mostrando todos os recordes do melhor e maior carnaval da história de Pernambuco. Além disso, aproveitamos também para mostrar as ações feitas pela Empetur, juntamente com os setores de marketing e promoção, nesse primeiro trimestre, e apresentamos as próximas, até o final do semestre. Finalizamos com as novidades de conexões aéreas, nacionais e internacionais”, disse o presidente da Empetur, Eduardo Loyo

*Câmara Temática de Regionalização*

A 72ª Reunião foi marcada pela retomada da Câmara Temática de Regionalização, atendendo a um pleito dos municípios para qualificação e melhorias de infraestrutura nas Instâncias de Governança Regionais (IGRs) do turismo. 

Pernambuco conta com 15 IGRs, que reúne municípios inscritos no Programa de Regionalização do Turismo (PRT). São elas Cangaço e Lampião, Encantos do Agreste, Engenhos e Maracatus, Fé e Arte, História e Mar, Rota 60 - Litoral Sul, Ilhas e lagos do São Francisco, Costa Náutica Coroa do Avião, Serras e arte de Pernambuco, Chapada do Araripe Gonzagueano, Águas da Mata Sul, Águas e Vinhos do Vale do São Francisco, Território da Poesia e da Cantoria, Encantos da Nossa Gente: serras, raízes culturais, sabores e fé. Por fim, a instância Moda e Ecoturismo, recém incluída.

*Sobre o Contur*

O Contur-PE é um conselho colegiado de assessoramento superior e natureza consultiva. Seu objetivo é sugerir diretrizes e soluções para o desenvolvimento do turismo em Pernambuco. O conselho conta com a participação de representantes de toda a rede turística do Estado, incluindo Sebrae, Fecomércio, Banco do Brasil, Recife Convention Bureau, Ubrafe, ABIH-PE, ABAV-PE, Porto de Galinhas Convention, entre outros.

Prefeitura do Recife celebra Dia Internacional da Síndrome de Down com bolo de rolo gigante e programação cultural


Para lembrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado anualmente no dia 21 de março, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, vai realizar uma programação com sabor pernambucano. Neste domingo (23), a Boulevard Rio Branco vai abrigar o maior bolo de rolo já visto: 50 metros de comprimento e 1,5 toneladas. A montagem da delícia de goiaba gigantesca vai começar às 6h da manhã com o apoio de 45 pessoas com síndrome de down que fazem parte do grupo Fazendo Acontecer e deverá durar quatro horas. O corte do bolão está previsto para às 10h21, em referência à trissomia do cromossomo 21 (característica da condição Síndrome de Down).

A programação também contará com sessão de alongamento para os participantes do evento. Além disso, estão previstas nove apresentações artísticas: cover de Michael Jackson, grupo de dança Arco-íris dos Sonhos, Coral Instituto Maria Alcoforado, Banda do Cervac, Ciranda Projeto Encontro, passistas de frevo, Maracatu do Integrarte, Down+ e Tio Rodrigo.

“Esse evento é o primeiro entre vários que faremos com o mote ‘Recife, Capital da Inclusão’. É preciso ocupar o centro da cidade com iniciativas que marquem a importância de temas como acessibilidade e inclusão social. A ação de domingo será realizada em parceria com o grupo Fazendo Acontecer. Além do Dia Internacional da Síndrome de Down, vamos comemorar o aniversário do Recife”, detalhou o secretário de Direitos Humanos do Recife, Marco Aurélio Filho. “Será um momento de cultura e lazer, estimulando a autonomia das pessoas com síndrome de Down e contribuindo com a construção de uma sociedade cada vez mais plural”, acrescentou ele. 

O bolo de rolo de 50 metros será feito através de uma parceria com a Fino Nordeste, franquia de bolo do rolo, a Fecomércio-PE e o SESC-PE. O chefe Mauro de Castro, proprietário da Fino Nordeste, é o responsável pela montagem da iguaria. “Fazer um bolo de rolo gigante não é só uma questão de aumentar a receita, mas de ajustar toda a técnica. O maior desafio está na laminação da massa—quanto maior a área, mais difícil manter a espessura uniforme e evitar que quebre na hora de enrolar. Além disso, a distribuição do recheio precisa ser precisa para que o bolo fique equilibrado e não desmorone. Estamos trabalhando com precisão e estratégia para garantir que cada etapa saia perfeita e que esse recorde seja conquistado com qualidade”, explicou ele. 

SÍNDROME DE DOWN - A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma alteração genética que ocorre em todas as etnias. As causas exatas dessa condição ainda são desconhecidas, mas sabe-se que ela se desenvolve durante a gestação, quando o embrião é formado com 47 cromossomos, em vez dos 46 habituais.

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março, em referência à trissomia do cromossomo 21. A data foi estabelecida pela Down Syndrome International, a partir de uma sugestão do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra, e faz parte do calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo reconhecida pelos 193 países-membros. O principal objetivo da celebração é promover a informação e a conscientização sobre a Síndrome de Down, estimulando a inclusão e o respeito.

Congresso aprova orçamento com R$ 15 bilhões de superávit para 2025


O Congresso aprovou, nesta quinta-feira (20), o substitutivo ao texto do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025 com um teto de R$ 2,2 trilhões de despesas e o superávit de R$ 15 bilhões, quatro vezes a mais do que o previsto na proposta original enviada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O superávit de R$ 15 bilhões é maior que os R$ 3,7 bilhões previstos pelo governo no texto enviado ao Congresso.

O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), diz que o superávit dessa ordem reforça o compromisso do governo com a meta fiscal. Ele diz ainda que há espaço para remanejamento do orçamento durante o ano. Antes da apreciação no plenário, a proposta orçamentária foi aprovada na Comissão Mista de Orçamento (CMO).

O orçamento deveria ser votado no ano passado, mas encontrou entraves com o bloqueio feito nas emendas parlamentares pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino.

O relator-geral, senador Angelo Coronel (PSD-BA), destacou que o superávit previsto respeita a meta fiscal de déficit zero, com tolerância de até R$ 31 bilhões, para mais ou para menos. “Eu acho que esses 90 dias em que [o relatório] deixou de ser votado [com relação ao prazo dezembro] foi de grande valia para o Executivo, que conseguiu corrigir distorções. Deixaremos para o governo mais de R$ 12 bilhões relativos a um ajuste inflacionário. Pode garantir a continuidade de programas muito importantes para a população, como o Pé-de-meia”, disse o relator.

Ele reservou R$ 50 bilhões para as emendas parlamentares. Deste montante, R$ 19 bilhões são para emendas individuais da Câmara dos Deputados, R$ 5,5 bilhões para as do Senado e R$ 14,2 bilhões de emendas de bancadas. O relator aumentou R$ 11,9 bilhões em despesas com relação ao projeto do governo federal, totalizando R$ 5,7 trilhões.

A área mais beneficiada foi a saúde, com aumento de R$ 24,4 bilhões no Congresso, reflexo da obrigação de que metade das emendas individuais sejam para essa função.

Para os principais programas do governo foram aprovados R$ 160 bilhões ao Bolsa Família, R$ 60 bilhões ao Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), R$ 3,6 bilhões do Auxílio-gás, R$ 4,2 bilhões ao Farmácia Popular, R$ 22 bilhões ao reajuste do funcionalismo (retroativos), R$ 4,2 bilhões às bolsas da Capes, R$ 233 bilhões ao Ministério da Saúde, e R$ 167 bilhões ao Ministério da Educação.

O relator também atendeu aos ofícios da ministra do Planejamento, Simone Tebet, que pediu ajustes antes da votação final. Assim, o texto aprovado traz os seguintes acréscimos: Despesas previdenciárias (R$ 8,3 bilhões), Seguro desemprego (R$ 338,6 milhões), Abono salarial (R$ 183,2 milhões), Auxílio-gás (R$ 3,0 bilhões), BPC (R$ 678,2 bilhões).

Por outro lado, há reduções no apoio à Implantação de Escolas em Tempo Integral (R$ 4,8 bi) e no programa Bolsa Família (R$ 7,7 bi).

Lei Aldir Blanc
O líder do PCdoB na Câmara, Renildo Calheiros (foto), lamentou o corte drástico na previsão orçamentária para o cumprimento da Lei Aldir Blanc, que prevê auxílio financeiro ao setor cultural. A lei é resultado de um projeto apresentado pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Na proposta original estava previsto cerca de R$ 3 bilhões que foram reduzidos para R$ 480 milhões.

“É um corte significativo de mais de 80%, causando um prejuízo enorme à cultura em nosso país. É também, vamos dizer assim, uma desvalorização da lei Aldir Blanc, que é a política pública mais eficiente e mais importante para a área de cultura de toda a nossa história”, disse o líder.

Renildo afirmou que a bancada do partido vai trabalhar para recompor esse orçamento. “Gostaria aqui de manifestar o desconforto de toda a bancada do PCdoB, em especial da deputada Jandira, que é autora da lei. E dizer que, não havendo a recomposição agora, nós iremos lutar pela recomposição do orçamento da Lei Aldir Blanc durante o ano”, assegurou.

Com informações da Agência Senado

Eduardo Batista: ”Vamos botar Goiana no topo de Pernambuco de novo”


Numa demonstração de força, com mais de 8 mil pessoas presentes, o prefeito em exercício de Goiana, Eduardo Batista, grande aposta do partido Avante, teve seu nome consagrado durante convenção partidária como candidato a prefeito na eleição suplementar marcada para 4 de maio. Com o slogan “Experiência pra fazer muito mais” Batista e seu candidato a vice-prefeito, o vereador Pedro Henrique (Republicanos), prometeram tirar o município do lugar comum e impulsionar um novo ciclo de desenvolvimento, com mais indústrias e geração de emprego e renda.
 
“Esse é o maior desafio da minha vida e vocês sabem que eu sou um homem de palavra, quando eu digo que vou fazer eu vou lá e faço. Vamos fazer Goiana grande, com mais indústrias, mais empregos e com força em Pernambuco”, afirmou Batista. “Desde que assumi o desafio de gerir o município, tenho me dedicado dia e noite a retomar as obras paradas, a acelerar o ritmo do que vinha devagar, e botar pra funcionar o que tem e iniciar os projetos que Goiana precisa”, acrescentou o candidato.
 
“Desde que fui convocado por Osvaldinho Rabelo Filho a entrar na vida pública, aprendi muito e conheço de perto os desafios de Goiana porque fui cinco vezes secretário municipal, três vezes vereador, presidente da Câmara e agora prefeito. Vamos fazer mais”, concluiu Eduardo Batista.
 
Piroridade máxima do Avante, a convenção em Goiana consagrou a chapa formada por Eduardo Batista e Pedro Henrique como candidatos a prefeito e vice-prefeito para as eleições suplementares do município. O evento, que lotou a quadra da Escola Irmã Marie Armelle Falguiéres, demonstrou a força e o apoio popular à candidatura.

Pedro Henrique, candidato a vice, falou da honra de estar dividindo esse momento com Eduardo. “Homem de palavra, quem conhece sabe. Juntos vamos dar voz aos moradores de Goiana. Da sede aos distritos, vamos fazer o que nunca foi feito”, afirmou. 

O presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, reforçou o compromisso de Eduardo com a cidade e o do partido com a sua candidatura. “Confiamos na competência de Eduardo e na Pedro, e não mediremos esforços para que esse projeto tenha êxito. Ele não tá sentado para atrapalhar o que foi deixado. Pelo contrário, está comprometido em tocar todas as obras e, acima de tudo, cuidar bem do povo de Goiana. E não vai faltar apoio do Avante pra isso, nem em Pernambuco nem na Câmara Federal”, cravou. 

Deputado estadual, Joaquim Lira (PV), disse que a cidade de Goiana tem futuro e “esse futuro tá com o compromisso de Eduardo Batista”. O deputado federal, Eriberto Medeiros (PSB), também reforçou a força de Eduardo na gestão: “Defende os que mais precisam do serviço publico, as crianças, as mulheres e os idosos dessa cidade”. 
 
A convenção contou com a presença de importantes lideranças políticas e da bancada de 13 dos 17 vereadores da Câmara que estão ao lado de Batista e Pedro. Entre os presentes estavam o presidente estadual do Republicanos, Samuel Andrade, o ex-prefeito de Paudalho e presidente estadual do Podemos, Marcelo Gouveia, e o prefeito eleito de Camaragibe, Diego Cabral. 
 
Alguns apoios vieram por vídeo, como o do ex-deputado federal Sílvio Costa, do deputado federal do Avante, Waldemar de Oliveira, do deputado estadual Eriberto Filho e do vereador pelo Recife, Eriberto Rafael. 

Também por vídeo, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), destacou a capacidade e o comprometimento de Eduardo Batista com o futuro de Goiana. "Um homem sério, trabalhador, de espírito público, capacidade de trabalho que tá unindo a cidade de Goiana e sem dúvida alguma é alguém que conhece as dores e os sorrisos da população. Com Eduardo Batista prefeito vamos trabalhar muito aqui em Brasília para levar ações e investimentos que possam melhorar a qualidade de vida da população”, ressaltou o ministro.

Eduardo Batista, à frente da Prefeitura de Goiana desde 1º de janeiro, tem mais de 35 anos de vida pública, e se destaca pela palavra firme, de muito compromisso e transparência. Por cinco vezes secretário municipal, ele pretende inaugurar um novo tempo para Goiana, trazendo avanços significativos em áreas essenciais como saúde, infraestrutura e educação. Entre seus projetos de destaque estão a construção de um hospital infantil e a implantação de um centro de hemodiálise, atendendo demandas históricas da população.
 
Com um plano de governo focado no desenvolvimento e na melhoria da qualidade de vida da população, Eduardo Batista e Pedro Henrique seguem firmes na caminhada rumo às eleições suplementares. A recepção calorosa e o grande número de apoiadores na convenção demonstram que Goiana está pronta para escrever um novo capítulo em sua história.

Dani Portela visita bairro do Coqueiral que vive sob risco de deslizamento de barreiras


A deputada estadual Dani Portela (PSOL-PE) visitou o bairro do Coqueiral, no Recife, nesta quinta-feira (20) pela Frente Parlamentar do Rio Tejipió. O objetivo da visita foi fiscalizar junto aos moradores as condições de casas e famílias sob risco de deslizamento de barreiras e encostas. Também estiveram presentes na visita as vereadoras Kari Santos (PT) e Jô Cavalcanti (PSOL) e o deputado João Paulo (PT). 

“Acompanhamos a situação de Coqueiral desde 2022, enquanto estávamos na vereança. O que vimos hoje foi a continuidade da negligência de anos do poder público com o bairro. Casas que são destruídas a cada chuva que dá. Não é preciso que seja inverno para os moradores temerem pelas suas vidas. Com as mudanças climáticas que vivemos, todo o dia é dia de ficar alerta. A prefeitura e o governo do estado precisam intervir efetivamente nessa situação”, protestou a parlamentar.

A mandata de Dani Portela realizou em fevereiro, na Alepe, uma escuta com moradores de Coqueiral. O grupo relatou o agravamento da situação de insegurança devido à presença de cinco barreiras, classificadas desde 2022 pela defesa civil como nível 4 (representando alto risco de deslizamento). Essas barreiras se localizam em áreas ocupadas por famílias, afetando mais de 20 casas e 97 pessoas vulneráveis. 

Os moradores da localidade formaram o Coletivo Coqueiral para buscar soluções imediatas do poder público solicitando a construção da encosta. Apenas propostas de retirada das casas e auxílio aluguel foram apresentadas, e aceitas por 8 famílias. Desde novembro de 2024, as solicitações de medidas paliativas como a instalação de lonas não são atendidas em Coqueiral. 

O gabinete da presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, Dani Portela, produziu um dossiê reunindo um conjunto de documentos e requerimentos enviados ao Poder Executivo municipal e estadual. O documento foi encaminhado como uma representação ao Ministério Público de Pernambuco pedindo investigação sobre suposta negligência da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado na insuficiência de ações no bairro diante dos riscos de deslizamento.

Confirmado presidente do PT, Humberto recebe Haddad na sede do partido para discutir sobre a Economia Brasileira


O senador Humberto Costa (PE) teve o nome referendado, nesta quinta-feira (20), pelo Diretório Nacional do PT para o cargo de presidente nacional do partido. O ato convalida a decisão da Executiva Nacional do último dia 7 e, com isso, o senador deixa de ser interino para assumir, em definitivo, a vaga aberta com a nomeação de Gleisi Hoffmann para ministra de Relações Institucionais. Logo após a decisão, Humberto recebeu o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que foi à sede do PT, em Brasília, conversar sobre a conjuntura política e econômica do país.

O ministro da Fazenda fez uma explicação detalhada ao comando do partido sobre a reforma da renda enviada pelo governo Lula ao Congresso Nacional na última terça-feira. Haddad defendeu a justiça tributária da medida, que vai isentar da cobrança de imposto de renda quem ganha até R$ 5 mil mensais e reduzir a alíquota de quem recebe entre R$ 5 mil e R$ 7 mil por mês. Com a decisão do governo, 90% dos contribuintes brasileiros que pagam imposto de renda como pessoa física serão beneficiados.

"É a maior alteração do IRPF na história recente do Brasil. Uma medida de justiça social, prometida pelo presidente Lula nas eleições de 2022 e agora cumprida. Essa renúncia de R$ 25,8 bilhões será, com justiça, arcada por quem ganha muito e não paga nem o mínimo", explicou o presidente nacional do PT. Pela regra prevista no projeto de lei, haverá alíquota progressiva para quem ganha a partir de R$ 600 mil anuais chegando, no máximo, a 10% para aqueles que ganham mais de R$ 1,2 milhão.

"De fato, 140 mil pessoas que ganham muito pagarão um pouco mais para que 10 milhões que ganham menos paguem menos. Nada mais justo", defendeu Humberto Costa. A expectativa é de que pessoas que ganham até R$ 5 mil e, hoje, pagam imposto de renda passem, depois que a medida entrar em vigor, a ter um salário a mais por ano com o que vão economizar em razão da isenção.

Sebrae lança Agenda de Desenvolvimento Regional para fortalecer a Mata Sul


O Sebrae Pernambuco lançou a Agenda de Desenvolvimento Regional – Mata Sul, um plano estratégico construído por 39 líderes de nove municípios para impulsionar o crescimento econômico e social da região nos próximos cinco anos. O evento, realizado na noite desta quarta-feira (19), no Hotel Sesc Guadalupe, em Sirinhaém, reuniu empresários, representantes do poder público e da sociedade civil, consolidando um ano de trabalho intenso do Programa LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional), promovido pelo Sebrae Pernambuco.

Elaborada de forma colaborativa ao longo de sete encontros, a Agenda de Desenvolvimento Regional – Mata Sul conta com três eixos estratégicos de atuação: Indústria, Comércio e Serviços; Agronegócios e Turismo; e Educação, Ciência, Inovação e Tecnologia. Para cada um desses segmentos, foram estabelecidos objetivos e metas a serem alcançados até 2030, com foco no desenvolvimento sustentável da região. O documento completo pode ser acessado no link sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/PE/Anexos/Livro%20-%20Lider%20Mata%20Sul.pdf.

Na abertura do evento, marcada por uma apresentação artística ressaltando a riqueza cultural característica da região, o superintendente do Sebrae Pernambuco, Murilo Guerra, destacou o papel do Programa LIDER na construção de soluções para o desenvolvimento dos territórios. A metodologia, construída pelo próprio Sebrae, já obteve resultados positivos em outras regiões do estado, a exemplo do Sertão do Araripe e do Sertão do São Francisco. “O Sebrae desenvolveu essa metodologia para fortalecer os territórios e unir as lideranças. Esse é o Pernambuco que dá certo, que discute suas prioridades e seus problemas e encontra caminhos para resolvê-los", afirmou Murilo Guerra.

O prefeito de Primavera e vice-presidente do Consórcio Público dos Municípios da Mata Sul Pernambucana (Comsul), Jeyson Falcão, ressaltou que a Mata Sul abriga um rico patrimônio natural e cultural que precisa ser valorizado por meio de investimentos estratégicos. "O Comsul tem como objetivo apoiar a agenda de desenvolvimento do País e do estado, e o motivo que nos reúne hoje é a busca pelo desenvolvimento da nossa região. Precisamos valorizar e investir no que temos de melhor, e isso só será possível com planejamento, união e compromisso. Para isso, é fundamental fortalecermos parcerias”, afirmou.

O evento contou com a presença, ainda, do presidente do Sistema Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto; do deputado estadual France Hacker; do secretário executivo de Atração de Investimentos e Estudos Econômicos de Pernambuco, Mauricio Laranjeira; da diretora-geral de Atração de Investimentos da Adepe, Brena Castelo Branco; e do secretário executivo de Agricultura Familiar e Pesca de Pernambuco, Epaminondas Martins.

LÍDERES
Uma das lideranças femininas do grupo, a empresária Majore de Vasconcelos, proprietária da MBM Consultoria Empresarial, de Palmares, reforçou a importância do trabalho conjunto para alcançar a visão de futuro apresentada na Agenda de Desenvolvimento. “Nossa missão aqui é levar o compromisso adiante, crescer e transformar a Mata Sul em uma região de resultados, em uma Mata Sul vibrante e inovadora”, declarou.

O empresário Francisco Corrêa de Oliveira, proprietário da Laticínio Faco, empresa de Ribeirão especializada em produtos derivados do leite de búfala e de vaca, destacou a importância do Projeto LIDER na construção de soluções para desafios comuns aos municípios da região. Ele ainda destacou a diversidade do grupo como um diferencial do projeto. “Para nós, empresários e moradores da região, é fundamental estarmos juntos pensando em soluções para os nossos problemas. Foi uma experiência espetacular, porque tivemos um grupo bem heterogêneo. Quando conversamos apenas com empresários, temos uma visão mais limitada. Foi interessante ouvir opiniões de outros segmentos, como o comércio e o poder público. O trabalho nos surpreendeu no final, principalmente no alinhamento geral com foco no desenvolvimento da Mata Sul", detalhou.

A importância da participação ativa das gestões municipais também foi ressaltada pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Xexéu, professor Diego Moreira. “Estamos somando esforços de pessoas de toda a região, porque não somos municípios isolados. Precisamos repensar o desenvolvimento da Mata Sul, atrair novos investimentos e promover avanços. Foram sete encontros que hoje se consolidam na apresentação dessa Agenda”, enfatizou.  

FUTURO
Durante o evento, exemplares da Agenda de Desenvolvimento Regional – Mata Sul foram entregues a prefeitos e vice-prefeitos dos nove municípios envolvidos no projeto: Água Preta, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Palmares, Primavera, Ribeirão e Xexéu. A partir de agora, os participantes avançam para uma nova etapa: a implementação das estratégias definidas pelo grupo. Nos próximos meses, serão realizados fóruns e encontros para definir os passos seguintes.

"Agora começa a parte mais desafiadora, mas estamos bem preparados e confiantes com o trabalho que conseguimos realizar. Esse sentimento nos dá forças para batalhar pelo desenvolvimento da Mata Sul. As estratégias foram muito bem elaboradas e, a partir disso, ficou muito claro o caminho a seguir, porque sabemos o que temos que fazer”, concluiu Francisco Corrêa.

Presidente do Banco do Nordeste reafirma foco nos pequenos empreendedores em reunião na Febraban


 O presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, reafirmou nesta quinta-feira (20), durante sua participação em reunião na Febraban, em São Paulo, o foco da instituição nos mini, micro, pequenos e pequenos-médios empreendedores. Para esse público, considerado prioritário, serão destinados R$ 29,32 bilhões em 2025, o que representa 62% do total de R$ 47,3 bilhões do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).  

O valor reservado para esses segmentos em 2025 é 18% superior ao orçamento do ano anterior. “O Banco do Nordeste tem um papel estratégico no desenvolvimento regional e, para isso, precisa estar ao lado dos empreendedores que fazem a economia girar. Nosso compromisso,
é ampliar o acesso ao crédito e fortalecer os negócios que mais geram ocupação e renda em nossa área de atuação, uma diretriz do presidente Lula”, destacou Paulo Câmara.  

Ao longo de 2024, o Banco do Nordeste reforçou essa prioridade, ampliando em 44% o volume de financiamentos aos pequenos empreendedores. No programa de microcrédito urbano Crediamigo, foram contratados R$ 12,1 bilhões, um crescimento de 13% em relação ao ano anterior. Já no Agroamigo, voltado para microcrédito rural, o crescimento foi ainda mais significativo: 125%, com R$ 8,6 bilhões contratados. As micro e pequenas empresas (MPEs) também registraram um avanço de 29%, totalizando R$ 6,1 bilhões em crédito.  

Outro destaque foi o programa Acredita no Primeiro Passo, do Governo Federal, que oferece microcrédito a juros reduzidos para integrantes do Cadastro Único (CadÚnico). Em 2024, foram 60,3 mil operações contratadas, somando R$ 550 milhões.  

A apresentação do presidente do Banco do Nordeste contou com a presença da diretora de Administração da instituição, Ana Teresa Barbosa, e das superintendes de Desenvolvimento Humano, Bibiana Colares, do Jurídico, Karine Bessa, e de Marketing e Comunicação, Evineide Dias. Pela Febraban, participaram o diretor-executivo de Relações Institucionais, Trabalhistas e Sindicais, Adauto Duarte, o de Inovação, Produtos e Serviços Bancários, Ivo Mósca, e o de Comunicação, Mídias Sociais e Eventos, João Borges. 

“O crédito produtivo e orientado é uma ferramenta poderosa para transformar vidas e fortalecer a economia. Estamos aumentando nossos investimentos para garantir que mais empreendedores tenham acesso a recursos que permitam expandir seus negócios e gerar mais oportunidades em nossa região”, finalizou Paulo Câmara.

Piquenique com as Princesas retorna ao Shopping Guararapes para encantar famílias


Após o grande sucesso da edição de 2024, que reuniu mais de 4 mil famílias, o "Piquenique com as Princesas" está de volta em 2025 para proporcionar momentos inesquecíveis de fantasia e diversão no Shopping Guararapes. O evento apresenta uma nova história e promete transportar crianças e adultos para um mundo mágico, onde poderão interagir com personagens encantadores, assistir a um espetáculo musical envolvente e desfrutar de um delicioso piquenique temático.

_*Uma experiência única de magia e encanto*_

O "Piquenique com as Princesas" é uma experiência lúdica e interativa que permite às crianças vivenciarem um verdadeiro conto de fadas. Com a presença de princesas, príncipes, reis, rainhas e outros seres fantásticos, o evento cria um ambiente de pura magia e alegria para toda a família. Além do piquenique, o público poderá assistir a um pocket show e participar de uma sessão especial de fotos com os personagens.

O evento acontece de 22 de março a 4 de maio, sempre aos sábados e domingos, das 14h às 19h, com sessões a cada hora. Cada sessão tem duração aproximada de 30 a 40 minutos. Antes da abertura oficial ao público, haverá uma sessão especial para influenciadores e jornalistas no dia 21 de março, às 19h.

Os ingressos custam R$ 50, incluindo a entrada de uma criança e um acompanhante responsável maior de 18 anos. O valor já contempla o benefício da meia-entrada para todos os participantes. O evento é destinado a crianças de 2 a 12 anos, mas bebês de 0 a 2 anos também podem participar mediante a compra do ingresso.

Cada criança participante receberá um kit lanche, que inclui 01 biscoito Treloso recheado; 01 bolinho; 01 biscoito salgado; 01 suco de uva em caixa. É proibida a entrada com alimentos e bebidas, exceto água ou lanches específicos para crianças com restrições alimentares, que poderão ser levados pelo responsável.

O evento será realizado no corredor da Riachuelo, em um espaço cenográfico criado especialmente para a experiência. Os ingressos estarão disponíveis exclusivamente pelo site da Sympla e, caso haja disponibilidade, também poderão ser adquiridos no local para as sessões do dia.

Não há marcação de lugares, e a ocupação do espaço será por ordem de chegada. Os responsáveis devem acompanhar as crianças durante toda a atividade e garantir a supervisão necessária, inclusive no consumo do lanche oferecido.

Prepare-se para viver momentos mágicos com as princesas e embarque nessa jornada encantadora! Não perca essa oportunidade única de criar memórias inesquecíveis em família!

*Serviço*
*Piquenique com as Princesas*
Local: Corredor da Riachuelo do Shopping Guararapes
Quando: 22 de março a 4 de maio (apenas sábados e domingos)
Horário: 14h às 19h (1 sessão a cada hora)
Valor: R$ 50 (criança, com direito a acompanhante)

Instituto PIPA e Programa Mãe Coruja Recife promovem tarde especial para celebrar o Dia Mundial da Infância


Na próxima sexta-feira (21), às 14h, o Instituto Primeira Infância Plantar Amor (PIPA), em parceria com o Programa Mãe Coruja Recife, realizará um evento especial em alusão ao Dia Mundial da Infância. A data, instituída pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), reforça a importância da proteção e garantia dos direitos das crianças em todo o mundo.
A ação, que acontecerá no Compaz Dom Helder Câmara, conta com o apoio do Programa Brinqueducar (SEDUC) e tem como objetivo proporcionar uma tarde de aprendizado e diversão para as crianças acompanhadas pelo Instituto PIPA e pelo Programa Mãe Coruja Recife. O evento também celebra dois anos da parceria entre a Prefeitura do Recife e o Instituto PIPA, consolidando um trabalho conjunto em prol do desenvolvimento infantil.

Com uma programação diversificada e inclusiva, as atividades foram pensadas para atender diferentes faixas etárias. O evento será dividido em duas salas simultâneas: uma dedicada a bebês menores de 1 ano, com atividades sensoriais que estimulam os sentidos e o desenvolvimento motor e cognitivo, e outra voltada para crianças maiores, com contação de histórias e uma oficina do brincar, promovendo criatividade e imaginação.

De acordo com o diretor executivo do Instituto PIPA, Rogério Morais, a iniciativa vai além da diversão, pois contribui para o desenvolvimento integral das crianças. “A primeira infância é um período crucial para o desenvolvimento humano. Brincar não é apenas entretenimento, mas uma forma essencial de aprendizado. Com ações como essa, queremos garantir que cada criança tenha acesso a estímulos que favoreçam seu crescimento saudável e feliz”, destaca.
Além das crianças atendidas pelo Instituto PIPA e pelo Programa Mãe Coruja Recife, seus irmãos e cuidadores também poderão participar da programação, fortalecendo os vínculos familiares e criando um ambiente acolhedor.

Durante a tarde especial, as crianças receberão presentes doados pela RiHappy, por meio das Árvores Solidárias, e contarão com um lanche especial oferecido pelo Instituto PIPA. Para Rogério Morais, essas ações são fundamentais para ampliar o impacto social das instituições. “É gratificante ver o engajamento de parceiros e voluntários em iniciativas como essa. Pequenos gestos, como um presente ou um momento de brincadeira, fazem uma grande diferença na vida dessas crianças e de suas famílias”, concluiu.

Evento sobre Direito Previdenciário contará com palestrantes de renome nacional em Caruaru


Na próxima quarta-feira (26), acontecerá o Meet Previdenciário – do Administrativo ao Judicial, evento realizado pela OAB Caruaru, por meio da Comissão de Direito Previdenciário. O encontro terá início às 14h, no auditório do Colégio Adventista.

O evento será realizado em alusão ao Dia do Advogado Previdenciário, comemorado em 10 de março. Será uma oportunidade de aprimoramento e atualização para profissionais da região e estudantes de Direito interessados na área.

A programação contará com palestrantes de renome nacional, incluindo os juízes federais Marcos Saraiva e Cláudio Kitner, que abordarão temas como instruções concentradas em processos de pensão por morte e sustentação oral nas turmas recursais. Além disso, as advogadas e professoras Shynaide Mafra, conselheira federal da OAB, e Leizenery Lins, presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB/PE, trarão ao debate questões relacionadas ao direito administrativo previdenciário.

Os interessados em participar devem se inscrever pelo WhatsApp (81) 99502-6400.
As inscrições custam R$ 40 para estudantes e jovens advogados (com até cinco anos de inscrição) e R$ 60 para advogados e interessados em geral, com certificação de 3h/aula. As vagas são limitadas.

SERVIÇO:

*O quê?* Meet Previdenciário – do Administrativo ao Judicial
*Quando?* 26/03/2025
*Onde?* Colégio Adventista (Rua Bogotá, 95, Maurício de Nassau, Caruaru/PE)
*Inscrições:* Via WhatsApp: (81) 99502-6400.

Anderson Correia assume a presidência do PP Animal em Pernambuco


A forte atuação do vereador Anderson Correia (PP) na luta pelos direitos dos animais o tornou referência além das fronteiras de Caruaru. Esse reconhecimento veio na tarde desta quinta-feira (20), em Brasília, quando o parlamentar caruaruense assumiu a presidência do PP Animal em Pernambuco, com a chancela dos deputados Eduardo e Lula da Fonte, líderes do Progressistas no Estado.

Com grande expertise no combate aos maus-tratos, com diversos resgates, casos com prisões decretadas, além de ser um grande precursor na elaboração de políticas públicas animalistas para a Capital do Agreste, Anderson se destaca por conduzir bem as diligências diariamente como advogado animalista, em um mandato marcado pela forte atuação não só em Caruaru, mas também em diversas cidades pernambucanas. Todas essas qualificações voltadas para a bandeira animalista fizeram dele um dos principais nomes da causa animal no Brasil, o consolidando como grande nome do PP nesta pauta.

“É um grande privilégio poder presidir o PP Animal em Pernambuco, um movimento que atua de forma enérgica e eficaz em prol do crescimento da pauta animalista, bem como elabora políticas públicas voltadas para os animais, além de buscar emanar esforços para prover recursos para aplicação dessas políticas nos municípios. Externo minha gratidão aos meus líderes Eduardo e Lula da Fonte pela confiança depositada em mim, sabendo que não mediremos esforços para tornar o PP Animal cada vez mais forte e atuante em nosso estado”, destacou Anderson.

Educação do Paulista segue com melhorias nas Escolas e adquire três ônibus escolares


A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação, segue com um amplo trabalho de intervenções nas escolas da rede municipal, visando proporcionar um ambiente mais seguro e confortável para alunos, pais e toda a comunidade escolar. O objetivo das ações é não apenas melhorar a infraestrutura das unidades, mas também garantir um espaço de qualidade para o desenvolvimento educacional.

Entre as intervenções realizadas, destaca-se a pintura e a aplicação de desenhos no Centro Municipal de Educação e Desenvolvimento (CEMEDI) Nilo Pereiro, em Arthur Lundgren I, que proporcionaram uma renovação no ambiente escolar. Na Escola Etelvino Lins, no Janga, foi feita a substituição de um poste de iluminação que vinha causando recorrentes transtornos à comunidade escolar, garantindo mais segurança durante o período noturno.

Outras ações incluem a limpeza das caixas d'água na CEMEDI Tio Roberto, em Jardim Maranguape, serviço essencial para garantir a qualidade da água consumida pelas crianças; e a capinação, troca de quadros e disjuntores na Escola Joaquim de Lima, Maranguape II melhorando a organização e a segurança dos espaços. Já nas Escola Rosa Amélia, e no CEMEDI Miriam Firmino da Veiga, ambas no Janga, os ventiladores foram limpos e receberam manutenção, proporcionando um ambiente mais agradável para os estudantes, principalmente durante os dias mais quentes. Já nas escolas Mumbeca 1, Gelda Amorim, em Paratibe e Marcílio Dias, em Pau Amarelo, foram executadas as troca da tubulação de esgoto e limpeza das canaletas.

O Secretário Municipal de Educação, Gilberto Sabino, destacou a importância dessas ações para o bem-estar de todos os envolvidos no processo educacional. "Estamos investindo na melhoria da infraestrutura das nossas escolas porque acreditamos que um ambiente adequado é fundamental para o desenvolvimento dos nossos alunos. A educação de qualidade não se resume apenas ao conteúdo que é passado em sala de aula, mas também ao espaço onde esse aprendizado acontece", afirmou Sabino.

Com esse trabalho de melhorias nas escolas, a Secretaria de Educação do Paulista reafirma seu compromisso com a qualidade do ensino e com o fortalecimento da educação pública no município.

Transporte Escolar - A Secretaria de Educação anunciou a aquisição de três novos ônibus escolares para reforçar o transporte dos alunos da rede municipal. O pagamento foi autorizado pelo secretário de Educação, Gilberto Sabino, marcando um avanço na reestruturação da frota escolar da cidade.

Em um vídeo divulgado, Sabino destacou que, ao assumir a gestão, encontrou ônibus parados no pátio da Secretaria de Saúde devido a pendências da administração anterior. Segundo ele, os veículos haviam sido adquiridos, mas não pagos, o que impediu a entrega da documentação necessária para o uso. Diante da situação, o prefeito Severino Ramos determinou a regularização do pagamento para garantir que os ônibus pudessem ser utilizados pelos estudantes.

“Paulista está em um novo tempo, e a Secretaria de Educação também. Estamos tratando nossos alunos com dignidade e respeito, garantindo transporte seguro para que possam chegar às escolas e aprender com nossos bons professores”, afirmou Sabino. Ele também reforçou o compromisso da gestão municipal com melhorias na infraestrutura e no suporte educacional.

Os novos ônibus estarão em circulação na próxima semana, ampliando a capacidade de atendimento do transporte escolar e proporcionando mais conforto e segurança para os estudantes da rede pública de Paulista.


Tecnologia da Informação transforma a gestão logística


O uso do Big Data está revolucionando a gestão logística, tornando-a mais eficiente e estratégica. Essa tecnologia, que se baseia na análise de grandes volumes de dados, permite que empresas tomem decisões mais informadas, otimizem recursos e melhorem sua competitividade. Com o crescimento do comércio eletrônico e a globalização das cadeias de suprimentos, a integração de ferramentas de Big Data tornou-se essencial para atender às crescentes demandas do mercado.

Entre os benefícios do Big Data na logística, destaca-se a possibilidade de prever demandas com maior precisão. A partir da análise de padrões históricos de compras e comportamento do consumidor, as empresas conseguem ajustar estoques, evitar desperdícios e planejar melhor suas rotas de distribuição. "O Big Data não apenas organiza informações, mas as transforma em inteligência acionável, garantindo que os processos logísticos sejam mais ágeis e eficazes. O estudo dos dados proporciona uma análise das movimentações de acordo com o layout do galpão de distribuição das mercadorias. Como há muitas mudanças de itens, conseguimos refazer o layout de separação de uma forma melhor distribuída. Além disso, utilizamos tecnologias como pocket print, voice picking, handsfree, coletor de dados, drone para o inventário, o que ajuda muito na assertividade das informações”, explica o gerente de logística do Grupo Trino, Victor Dowsley.

Outra vantagem significativa é a melhoria na gestão de riscos. Com a análise em tempo real de fatores como condições climáticas, tráfego e desempenho da frota, o Big Data permite identificar problemas potenciais antes que eles causem impactos significativos. “Isso é extremamente importante para as tomadas de decisão durante a operação. Com o big data, conseguimos acompanhar a produtividade do momento e, em último caso, deslocar pessoas de um setor para outro para agilizar a entrega. Quando se fala na gestão em tempo real, isso nos deixa um passo à frente. A partir do momento em que há a movimentação de uma caixa, sabemos quando ela está passando do status de recebimento para armazenagem e para separação e o dashboard nos oferece as informações”, explica Dowsley.

No entanto, o uso do Big Data na logística não está isento de desafios. A coleta, armazenamento e análise de dados requerem infraestrutura tecnológica robusta e profissionais capacitados para operar as ferramentas. “Como temos clientes que são concorrentes, temos em nosso código de conduta a necessidade do sigilo das informações. Nesse ponto, investimos pesado no big data para ter as estratégias minuciosamente detalhadas. Quem gera demanda para a operação é o setor administrativo, que segue o que o big data nos passa, com toda uma inteligência por trás, para uma reorganização visando a acurácia de estoque, comenta Victor.

À medida que as empresas adotam soluções baseadas em Big Data, o setor logístico avança para um novo patamar de eficiência e inovação. Combinando dados internos e externos, como os gerados por dispositivos IoT e plataformas de e-commerce, o Big Data se consolida como um pilar estratégico para enfrentar os desafios do mercado global e impulsionar a competitividade das organizações.

Funase promove ações de saúde bucal para adolescentes em unidades socioeducativas


No Dia Mundial da Saúde Bucal, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) reforça o compromisso com o bem-estar dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa por meio de uma série de ações voltadas para a prevenção e o tratamento odontológico. As atividades, coordenadas pelo Eixo Saúde da instituição, envolveram palestras educativas e atendimentos especializados em parceria com órgãos municipais de saúde.

No Centro de Internação Provisória (Cenip) Recife, os adolescentes participaram de uma palestra conduzida pela dentista Tânia Rosale, que abordou temas como higiene oral, prevenção de cáries e doenças periodontais, além da importância do acesso regular ao atendimento odontológico. A iniciativa buscou conscientizar os socioeducandos sobre os impactos da saúde bucal na qualidade de vida e no bem-estar geral.

Já no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Jaboatão, a ação foi ampliada com atendimentos odontológicos diretos. Em parceria com a Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, um odontomóvel foi disponibilizado para oferecer serviços a 16 adolescentes da unidade. Entre os procedimentos realizados estavam limpeza, restauração, cirurgias simples e aplicação de flúor, garantindo um atendimento completo e essencial para a saúde bucal dos socioeducandos.

"A saúde bucal impacta diretamente a qualidade de vida dos adolescentes da Funase. Problemas odontológicos podem causar dor, afetar a autoestima e comprometer a saúde geral. Manter bons hábitos, como escovação e visitas ao dentista, é essencial para prevenção e reinserção social. Cuidar da saúde bucal é investir no bem-estar e no futuro desses jovens", ressaltou a dentista Hana Souza.

Para o adolescente V.A.S, de 18 anos, essas ações são importantes. “A gente aprende a cuidar melhor dos dentes, a escovar do jeito certo e a ter mais cuidado com a boca.”

A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas adotadas pela instituição para fortalecer a assistência em saúde dentro das unidades, ampliando parcerias e garantindo que os adolescentes tenham acesso a atendimentos fundamentais durante o período de socioeducação. "O cuidado com a saúde bucal é fundamental para a dignidade e a reintegração social dos nossos adolescentes. Essas ações são essenciais para proporcionar mais qualidade de vida e prevenção de doenças", destacou a assessora técnica do Eixo Saúde da Funase, Adne Mafra.

Iniciativas na Pequena África podem inspirar outras regiões identitárias do Brasil


No Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lança o Concurso BNDES Pequena África. A iniciativa visa reunir ideias urbanísticas e arquitetônicas inovadoras para integrar marcos de relevância patrimonial, econômica e identitária, gerando bases para a transformação da região da Pequena África em um verdadeiro museu a céu aberto. O edital é voltado exclusivamente para equipes lideradas por arquitetos e urbanistas negros.

O evento de lançamento, nesta sexta-feira (21), no Teatro BNDES, no Rio de Janeiro-RJ, contará com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil ligados à luta pela equidade racial. Pernambuco será representado pela advogada e sócia do escritório Pires Advogados, que atua no projeto Distrito Cultural, Sandra Pires. “A Pequena África é um dos mais importantes patrimônios culturais e históricos do Brasil. Valorizar a região significa reconhecer sua relevância, preservar sua história e promover iniciativas que fortaleçam sua identidade. É um compromisso com a memória, a cultura e a justiça social”, afirma Sandra.

A região da Pequena África fica no Centro do Rio de Janeiro, foi local de desembarque de africanos escravizados no Brasil e representa um dos mais importantes legados da cultura negra no país. Berço da ancestralidade africana, a área carrega memórias da resistência negra, do samba e de importantes marcos da diáspora africana, como o Cais do Valongo. Em um plano que vai além do concurso, o Consórcio Valongo Patrimônio Vivo implementou o projeto Distrito Cultural. A ação receberá investimentos de R$ 20 milhões, dos quais cerca de R$ 10 milhões já foram aportados pelo BNDES e o restante está sendo captado junto a doadores e instituições apoiadoras, para requalificação urbana, fortalecer instituições de memória e promover o desenvolvimento cultural e econômico local.

A advogada acredita que as iniciativas para a Pequena África podem servir de espelho para as mais diversas regiões identitárias do país. "É um exemplo de como políticas públicas e investimentos estratégicos podem valorizar e revitalizar regiões de forte identidade cultural e histórica. É possível transformar espaços urbanos sem descaracterizar sua memória e pertencimento. Esse modelo pode e deve ser replicado em outras regiões identitárias do Brasil, promovendo o reconhecimento da diversidade cultural do país e impulsionando o desenvolvimento social e econômico. Fortalecer essas áreas é fortalecer a história e a identidade do Brasil como um todo”, salienta Pires.

A legislação do Franchising #AoVivoEemCores



A Lei nº 13.966, de 26 de dezembro de 2019, é conhecida como a Nova Lei de Franquias. Ela regulamenta o sistema de franquias empresariais no Brasil, substituindo a antiga Lei nº 8.955, de 1994. Essa legislação estabelece as diretrizes para o relacionamento entre franqueadores e franqueados, promovendo maior transparência e segurança jurídica.

Entre os principais pontos da lei estão:

- A obrigatoriedade de fornecer a **Circular de Oferta de Franquia (COF)** com informações detalhadas sobre o negócio, como histórico, balanços financeiros e custos envolvidos.

- A definição de que não há vínculo empregatício entre franqueador e franqueado, nem entre o franqueador e os empregados do franqueado.

- A possibilidade de adoção do sistema de franquias por empresas privadas, estatais ou entidades sem fins lucrativos.

 

Franquias: um setor economicamente forte em Pernambuco #AoVivoEemCores


O franchising é um modelo de negócios em que uma empresa (franqueadora) concede a outra (franqueada) o direito de usar sua marca, produtos e know-how em troca de royalties ou taxas. Esse sistema é amplamente utilizado para expandir negócios de forma estruturada e com menor risco, já que o franqueado opera sob uma marca já estabelecida.

Em Pernambuco, o setor de franchising tem mostrado um crescimento significativo. Por exemplo, em 2024, o faturamento das redes de franquias no Brasil alcançou R$ 273,083 bilhões, com um crescimento de 3,5% em relação ao ano anterior. A Região Metropolitana do Recife, em particular, tem se destacado como um polo promissor para franquias, com segmentos como saúde, beleza, bem-estar e alimentação liderando o mercado.

ExpoFranquias Nordeste tem palestra do Sebrae #AoVivoEemCores





O analista do Sebrae-PE, Vitor Abreu, está fazendo palestra de abertura sobre a importância dos modelos de Franquias para quem deseja empreender.

Abreu é um analista do Sebrae Pernambuco que desempenha um papel importante em eventos e iniciativas voltadas para o empreendedorismo. Ele é conhecido por compartilhar conhecimentos sobre franquias e estratégias de investimento. 

Além disso, Vitor enfatiza a importância de escolher cuidadosamente o segmento de franquias para investir, considerando fatores como legislação, desafios e tendências de mercado.

 

Fundef: Prefeitura do Recife conquista acordo com Governo Federal, liberando R$ 900 milhões em investimentos na Educação


A Prefeitura do Recife firmou o maior acordo da sua história com o Governo Federal, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Ministério da Educação, que assegurou um repasse de R$ 900 milhões para a rede municipal de ensino. A capital pernambucana irá receber o valor em três parcelas – a primeira será realizada em 2026 e as demais nos dois anos subsequentes (2027 e 2028) -  e 100% do recurso será destinado à área da educação.


A ação histórica foi resultado do apoio direto do presidente Lula, que garantiu o acordo junto ao prefeito do Recife, João Campos. Com a medida, estudantes e professores serão beneficiados, a partir do próximo ano, sem precisar aguardar por uma decisão judicial – até então, sem previsão.


“Quero agradecer a sensibilidade do presidente Lula, que, ao saber da possibilidade de um acordo tão significativo e com um impacto tão expressivo para a educação do Recife, assegurou todas as condições necessárias para que esse passo de hoje pudesse ser viabilizado. E também destacar, aqui, o papel do ministro Jorge Messias (AGU), e também do Ministro Camilo Santana, que tanto trabalharam para que esse momento ocorresse com celeridade para nos ajudar a seguir transformando a nossa cidade”, apontou o prefeito João Campos.


Essa conquista possibilitará um reforço substancial em ações que irão atender os mais de 100 mil estudantes e professores da rede municipal recifense. Os docentes que atuaram de 1998 a 2006, incluindo aposentados e pensionistas, também irão receber percentuais desse valor em conformidade com a Constituição e o entendimento de órgãos de controle que já se posicionaram sobre o tema.


Entre as ações que serão reforçadas estão o compromisso de triplicação de vagas em creche, a educação inclusiva, a ampliação do ensino integral, requalificação de equipamentos da rede, construção de novas unidades e valorização dos profissionais da área.
 
O resultado da conciliação será enviado ao Poder Judiciário para homologação. O valor firmado no acordo corresponde exclusivamente à diferença do repasse da complementação da União aos recursos do Fundef, atualizados com juros de mora e correção monetária. O deságio aplicado foi de 30%, seguindo o padrão do que é praticado pela União com outros entes públicos.

A AGU celebrou acordos semelhantes com 117 municípios e diversos estados brasileiros, como o Governo de Pernambuco, em 2022. Em 2024, foram firmados acordos com cinco estados do país, encerrando processos que tramitavam há mais de duas décadas no Supremo Tribunal Federal (STF).

Nas próximas semanas, a Prefeitura do Recife vai disponibilizar uma página exclusiva aos professores, com área para cadastramento, esclarecimentos e informações sobre os recursos do Fundef.

*Fotos: Ricardo Stuckert/Presidência da República*

Silvério Pessoa lança livro sobre a trajetória do Padre Fábio de Melo na sexta-feira, 21 de março, na Unicap


O artista e também pesquisador pernambucano Silvério Pessoa lança, na sexta-feira, dia 21 de março, seu mais novo livro "Do altar para o palco", que analisa a trajetória do Padre Fábio de Melo sob a perspectiva das relações entre a esfera religiosa e a indústria cultural. O evento ocorrerá durante a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (PPGCR) da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), às 14h, com entrada livre. O livro já está à venda no link a seguir: https://www.amazon.com.br/dp/6501074436?ref=cm_sw_r_ffobk_cso_wa_apin_dp_TMPA7J2NC8H0WZPTRRTP&ref_=cm_sw_r_ffobk_cso_wa_apin_dp_TMPA7J2NC8H0WZPTRRTP&social_share=cm_sw_r_ffobk_cso_wa_apin_dp_TMPA7J2NC8H0WZPTRRTP&starsLeft=1&bestFormat=true.

A obra propõe uma reflexão instigante sobre os limites e as fronteiras entre o sacerdócio e a carreira artística. De fato, há distinções claras entre essas duas esferas? Ou ambas poderiam estar imbricadas? Através de uma análise aprofundada, Silvério Pessoa examina o percurso do Padre Fábio de Melo, um dos mais influentes nomes da mídia religiosa contemporânea, destacando como sua atuação transita entre o universo católico e a Indústria da televisibilidade no Brasil.

Com dados robustos e reflexões teóricas significativas, o livro se insere na área de Ciências da Religião, abordando as interfaces conciliatórias e agonísticas entre arte e fé. A obra apresenta um olhar reflexivo e acadêmico sobre as conexões entre a religiosidade e o mercado artístico-midiático, discutindo os vínculos existenciais, institucionais e objetivos que permeiam essa relação.

*Sobre o autor*

Silvério Pessoa é graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização em Psicopedagogia pela Fafire, pós-graduação em Moderna Educação pela Escola de Humanidades da PUCRS, além de mestrado e doutorado em Ciências da Religião pela Unicap. Paralelamente à sua trajetória acadêmica, é um renomado músico e compositor, tendo realizado turnês no Brasil, Europa e Ásia. Em sua carreira musical, lançou nove álbuns e um DVD, consolidando-se como uma das vozes marcantes da música nordestina.