sexta-feira, 7 de julho de 2023

"Amnésia", a nova música de Armando Fuentes

Na madrugada desta sexta (07), o cantor venezuelano Armando Fuentes lançou a música "Amnésia", uma versão em português de uma canção argentina de mesmo nome. As composições são frutos de inspiração ou de vivências do artista? "Às vezes de um, às vezes de outro", responde. 

Fuentes compôs recentemente a versão em português e a original foi composta em 1976, por Chico Novarro em parceria com Dino Ramos, produzida por Óscar Lopez e co-produzida por Daniel Freiberg. O cantor mexicano José José foi o intérprete.

Se você gosta de músicas latinas, o blog convida você a ouvir "Amnésia", que ao contrário do próprio nome é uma música de melodia e interpretação inesquecíveis.



 

Sudene aprova primeiro passo para financiamento de empresa de energia solar a ser instalada em Salgueiro (PE)


A Sudene aprovou, nesta terça-feira (4), a consulta prévia da empresa Solar Serrita Energia para a implantação de uma usina de geração de energia fotovoltaica em Salgueiro, no Sertão pernambucano. Esse é o passo inicial para que a empresa possa pleitear acesso ao financiamento através de recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), que tem R$ 1 bilhão disponível para investir neste ano. 

"O FDNE é um importante instrumento de financiamento para a indução do desenvolvimento da nossa região, especialmente de setores que foram reduzidos nos últimos anos, como o industrial. É preciso destacar que a Sudene tem desempenhado um papel importante no fomento da produção de energia renovável do Brasil, financiando os empreendimentos. O Nordeste tem hoje 83% da capacidade de produção de energia eólica e solar fotovoltaica instalada no país e nós contribuímos para que isso se tornasse realidade", afirmou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral. 

A Enerfin do Brasil Sociedade de Energia Ltda, filial brasileira da Elecnor, foi a vencedora do leilão do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) do Governo de Pernambuco. O objetivo do empreendimento é alcançar uma economia de 20% no custo de energia ao longo dos 28 anos. Na época da assinatura do contrato da PPP, em novembro do ano passado, a previsão era de que a usina ficasse pronta em 36 meses, seguindo o modelo de concessão administrativa de 28 anos.

Ao todo serão atendidas 52 unidades consumidoras das áreas de Saúde (hospitais, prontos de socorros, ambulatórios etc.), Segurança (penitenciárias, presídios e quartéis), Educação (universidades, escolas, centros técnicos etc.), Turismo, Lazer e Cultura (estádio de futebol, museus etc.) e Administração (secretarias).

O Brasil é o segundo mercado mais importante do grupo depois da Espanha. Entre os parques instalados do Elecnor no Brasil, estão o complexo eólico no Rio Grande do Sul e o Parque FotoVoltaico São João do Piaui, no Piauí. 

Após a aprovação pela Diretoria Colegiada da Sudene, a empresa deve apresentar o projeto do empreendimento a uma instituição financeira federal, como o Banco do Nordeste, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal. Feita a análise do banco, a autarquia volta a avaliar o projeto e, então, decide sobre a autorização do financiamento.

Imprensa Sudene

Em Paulista, Conselho Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência promove reunião ordinária


Dirigentes do Conselho Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Comid) do Paulista, comemoraram, nesta terça-feira (04.07), 15 anos de criação da entidade. No encontro, que aconteceu na Sala dos Conselhos, no Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista, em Maranguape I, foram discutidos temas, como, Conferência Municipal, que será realizada em agosto; atualização do Regimento do Conselho, criação da Lei do Dia Municipal da Pessoa com Deficiência e o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

O COMID é presidido por um colegiado que tem a formação do segmento dos usuários, representado por Christiane Oliveira; da gestão, por Kleber Pyrrho; e de instituição, representada por Glória Pimentel.

O COMID tem como finalidade acompanhar a implantação e implementação da Política Pública de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência e promover a defesa dos direitos das pessoas com deficiência. A instituição tem caráter deliberativo, fiscalizador, autônomo, formulador de diretrizes e monitoramento da execução das políticas públicas dirigidas às pessoas com deficiência, em defesa da inclusão social e no combate a qualquer forma de discriminação.

Imprensa Paulista PE 

Pedro Campos reverencia Eduardo e a educação integral de Pernambuco


BRASÍLIA - A Câmara dos Deputados votou, ontem (03), o Projeto de Lei n•2617/23, que cria o Programa Nacional das Escolas Integrais. Durante a sessão deliberativa extraordinária, na qual a matéria foi analisada e votada pelos parlamentares, Pedro Campos subiu à tribuna do Plenário para reverenciar o legado de Eduardo e da educação integral pernambucana deixado pelo PSB.

“Eu lembro quando Eduardo disse que no dia que o rico e o pobre, o filho do político e filho do cidadão, o filho do empresário e do trabalhador estivessem na mesma escola, naquele dia o Brasil seria o país que queríamos. Hoje nós contribuímos para a construção do Brasil que Eduardo tanto sonhou: onde o filho do rico e do pobre se encontram na mesma escola”, afirmou. 

O parlamentar, que é membro da Comissão de Educação e coordenador de Ensino Técnico da Frente Parlamentar da Educação, exaltou a contribuição do PSB de Pernambuco como embrião para a nacionalização desta política pública. “A semente da educação integral foi plantada em Pernambuco por uma decisão política de Eduardo, de transformar a educação integral numa política pública de estado, voltada para todos os estudantes - e que, hoje, graças ao legado do PSB-PE, possibilita o acesso universal a maior rede de educação integral do país. Essa referência, que levou Pernambuco ao primeiro lugar no Ideb, em 2014, contribuiu para que este  debate seja prioridade para o governo federal e para a Câmara dos Deputados”, pontuou.

O Programa Nacional das Escolas Integrais pretende criar 1 milhão de novas vagas em escolas integrais e contará com investimentos na ordem de R$ 4 bilhões. “Essa é a educação integral que a gente deseja: que seja de tempo integral, mas que seja integral em todos os sentidos: uma educação que tenha merenda de qualidade, que tenha o fardamento, que tenha o kit escolar, que tenha bolsa de permanência, que tenha um transporte para garantir que o aluno chegue até a escola e possa voltar para a sua casa em segurança, que tenha o passe livre e tantas outras conquistas importantes”, afirmou o deputado.

Em sua fala, o parlamentar ressaltou que seguirá vigilante na defesa do legado de seu partido. “Vamos seguir defendendo a educação integral de Pernambuco e as suas conquistas, para que a gente não dê passos para trás nessa história”, concluiu.

Reforma Tributária em debate do Recife

 


Com o tema "Implicações da Reforma Tributária para o Setor Produtivo", empresários e especialistas em Reforma Tributária estarão no evento promovido pela Ceplan Consultoria Econômica e Planejamento, em parceria com a Planisa, com apoio da Fiepe e da Federação do Comércio Varejista de Pernambuco (Fecomércio/PE).

Vamos contar com as exposições do gerente executivo de Economia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mario Sergio Telles, e três ex-secretários da Fazenda de Pernambuco: os economistas Jorge Jatobá e Marcelo Barros e o auditor da Sefaz/PE Décio Padilha, ex-presidente do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal), na gestão 2022. O atual secretário da Fazenda de Pernambuco, Wilson José de Paula, também confirmou participação.

Eles passaram por diversas fases da longa discussão sobre a Reforma Tributária no país e darão sua contribuição avaliando a versão aprovada na Câmara dos Deputados esta semana. Após o recesso parlamentar, a versão atual da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 4será analisada pelo Senado Federal, onde deverá sofrer alterações.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Ceplan, pelo link https://www.ceplanconsult.com.br/site/evento

Belo Jardim: Adiado início da nova atualização dos cadastros unipessoais do Bolsa Família

 

O Governo Federal anunciou hoje o adiamento do início da nova atualização dos cadastros unipessoais do Bolsa Família, que estava prevista para ocorrer nesta segunda-feira (10). Os moradores de Belo Jardim agora terão que aguardar até o dia 24 de julho para realizar a atualização de seus cadastros em qualquer ponto de atendimento do Cadastro Único. A atualização será necessária para a inclusão de novos documentos e informações dos beneficiários, visando a manutenção e regularização do programa. Quem atualizou antes, deverá atualizar mais uma vez.

Imprensa Belo Jardim PE

Com desfile de moda autoral, Faculdade Senac participa da Fenearte 2023

 

A Faculdade Senac estará presente na Fenearte 2023, um dos eventos mais importantes do calendário cultural de Pernambuco. Com o intuito de celebrar a criatividade e o talento dos alunos, a instituição participará com um desfile de moda autoral, marcado para o dia 14 de julho, às 20h, no Centro de Convenções.

Intitulada Mãos do Barro, a coleção da Faculdade Senac fará uma homenagem aos ceramistas pernambucanos que transformam o barro em narrativas poéticas do nosso imaginário cultural. Apresentará looks que transitam entre a tradição utilitária do barro e o design orgânico e contemporâneo de cerâmicas que ressignificam formas e texturas.

"As peças mergulham em silhuetas estruturadas e amplas, formas orgânicas e uma paleta de cores que transita entre os tons terrosos do barro e da cerâmica e as cores vibrantes das pinturas e esmaltações. O barro aparece em texturas, adornos e aplicações que se juntam às nervuras manuais de tecidos", explica Karina Fernandes, professora do curso de Design de Moda da Faculdade Senac Recife.

Para compor a coleção que irá desfilar na Fenearte, uma banca de professores da instituição analisou 55 modelos criados pelos alunos. Desses, 14 looks foram selecionados. Durante o processo de triagem, critérios como criatividade, viabilidade, ficha técnica e coerência com o tema proposto foram rigorosamente observados.

A coleção da Faculdade Senac tem parceria com a ceramista e arte educadora Micaella Alcântara, cujas peças irão compor a cenografia dos looks no desfile. Os alunos da instituição fizeram uma imersão no ateliê da artista, onde puderam conhecer o trabalho criativo e o processo de transformação do barro em peças autorais. Na ocasião, a ceramista fez algumas demonstrações para que os alunos aprendessem a manipular o material de trabalho. "Nós adquirimos a argila e agora eles estão produzindo as suas próprias pecinhas de barro que vão compor a cenografia dos looks", destaca a professora Karina.

CARUARU - Alunos do curso de Design de Moda da Faculdade Senac Caruaru também participarão da Fenearte. O desfile está marcado para o dia 15 de julho, com uma coleção inspirada no trabalho da ceramista e loiceira pernambucana Mirelly Guedes da Avoá Cerâmica. "São 14 looks que serão apresentados a partir da leitura de uma cartela de cor harmônica e doce, além de delicada e sofisticada", explicou o coordenador do curso Luiz Clério.

Parque Dois Irmãos celebra aniversário do Lobo-Guará "Logan" com programação especial

 

Neste domingo, 9 de julho, o Parque Estadual Dois Irmãos estará repleto de atividades e enriquecimentos em comemoração ao aniversário do Lobo-Guará. O aniversário contará com uma programação especial que promete oferecer atividades educativas e divertidas para os visitantes de todas as idades.

Logan, como é chamado o animal, nasceu em 9 de julho de 2012 e chegou ao Parque em 29 de setembro de 2018, vindo do Criadouro Científico CBMM em Araxá, Minas Gerais.

Desde então, o indivíduo tem sido cuidadosamente condicionado pelos biólogos, aprendendo a obedecer a comandos essenciais para facilitar seu manejo e sua adaptação para um recinto mais espaçoso e confortável.

O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é considerado o maior canídeo da América do Sul, podendo atingir até 1,45 metros de comprimento e pesar até 30 quilos. Com pelagem alaranjada, orelhas grandes e patas longas e finas, ele é habilidoso em se camuflar na vegetação. Além de sua imponência física, desempenha um papel ecológico fundamental como dispersor de sementes. No entanto, a espécie enfrenta desafios de conservação e está classificada como "Quase ameaçada" pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Uma das atividades destaque da programação é o "jogo das argolas", em que perguntas sobre o Lobo-Guará serão feitas e os participantes receberão argolas para tentar acertar o cone a cada resposta correta. Além disso, haverá uma oficina de pintura corporal, onde as crianças poderão receber pinturas com moldes, aprendendo mais sobre as espécies enquanto se divertem, jogos e enriquecimento temático com o animal.

A programação do aniversário de Logan no Parque Estadual de Dois Irmãos é uma oportunidade única para aprender sobre a importância da conservação da biodiversidade e se divertir em família.




Ações da Prefeitura do Paulista em apoio às vítimas de desabamento no Janga

Chuvas em Jaqueira, na Mata Sul

 

A Prefeitura de Jaqueira, na Mata Sul, segue orientando as famílias de áreas de risco a procurar local seguro. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil da cidade, até o momento, o principal rio que corta o município, o Pirangy, não transbordou. Mas há algumas áreas mais baixas com alagamentos.

“Estamos disponibilizando caminhões para moradores das áreas mais baixas retirar móveis e objetos. Já acionamentos as equipes da Secretaria de Assistência Social, Obras e de Saúde”, detalha a prefeita da cidade, Ridete Pellegrino. Ainda segundo ela, algumas famílias foram para casa de parentes. Quem precisar de abrigo, tem à Escola Vovó Dorinha como um dos pontos de apoio.

No centro de Jaqueria, na Avenida Dorinha Rodrigues e Rua do Campo, alguns espaços públicos estão sendo esvaziados como escolas municipais, CREAS e Conselho Tutelar.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Jaqueira segue à disposição da população 24 horas através do número do telefone (81) 9 9237.7361.

Duas novas Embrapii funcionarão no Recife


A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e o presidente da Embrapii, Chico Saboya, assinam nesta segunda-feira (10) o termo de cooperação que autoriza o funcionamento de duas novas Unidades Embrapii, em Recife (PE). O evento é nesta segunda pela manhã na sede da Cetene, na Cidade Universitária.

O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e o Instituto Senai de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) passam agora a receber recursos da Embrapii para desenvolvimento de projetos de inovação. O credenciamento vai fortalecer e impulsionar ecossistema de inovação no estado e na região Nordeste nos setores da agroindústria e aeroespacial.

Situação dos rios em Pernambuco

Primeira noite do Festival Café Cultural em Taquaritinga do Norte foi um sucesso


A abertura do palco ficou por conta da banda centenária Dom Luiz de Brito, prata da casa, que encantou todos com grandes canções que marcaram épocas e embalaram os casais enamorados 
Em seguida, a irreverência do cantor Renato Marinho que fez um show intimista trazendo grandes sucessos que o público presente acompanhou, dançou e curtir até a madrugada desta sexta - feira (07). 

O prefeito, Lero esteve presente e destacou o evento para o desenvolvimento da cidade. “Sou muito feliz e orgulhoso em ter criado o Festival para nossa cidade. Uma festa bonita, participativa e que também traz orgulho para o nosso povo, aquecimento da economia, arte, cultura, oficinas, grandes shows e lógico, a valorização do nosso anfitrião, o café”, destacou o prefeito, Lero. 

O evento segue até domingo (09), e grandes nomes da músicas passarão pelo palco principal, a exemplo da Dupla Socorro e Mazé, Assisão, Nando Cordel, Saulo Nascimento, Benil, Jorge de Altinho, Geraldo Azevedo, Almir Rouche e a banda Academia da Berlinda. 

Imprensa Taquaritinga do Norte 

Sesc recorda o São João com atividades recreativas e culturais, em Surubim


 
O Sesc Ler Surubim promove nestes dias 7 e 8 de julho duas ações para recordar o São João. Na sexta, acontece o Folguedos e Tradições, e no sábado, é a vez da Mostra de Quadrilhas Juninas. Ambas serão realizadas no ginásio de esportes da unidade, às 19h.
 
No Folguedos e Tradições, os nossos estudantes das turmas de Educação da Escola Sesc se vestem com roupas matutas para dançar forró e quadrilha. E para a diversão do público, tem show do grupo Mastigados do Forró, com participação da cantora Valda Sedícias, e o poeta Klebson Oliveira. Os ingressos custam R$ 10, sendo que os trabalhadores do comércio e dependentes, com a Credencial Sesc em dia, têm desconto e pagam R$ 6.
 
Na Mostra de Quadrilhas Juninas, dez agremiações de Pernambuco e da Paraíba vão fazer apresentações de encantar os olhos. Da cidade-sede, participa a quadrilha Fagulhas do Agreste. Santa Cruz do Capibaribe tem duas representantes: a Sulanca e a Gira Sol. Toritama apresenta a Filhos do Sertão. O grupo Flor da Vertente vai representar Vertente do Lério e a Arrastapé do Sertão a cidade de Vertentes.
 
A quadrilha Zabumba vem de Camaragibe e a Rosa dos Ventos de Paudalho. As paraibanas são o grupo de dança Estrelas do Nordeste, de Santa Cecília, e a Luar da Mata, de Umbuzeiro. Cada uma delas terá 30 minutos para mostrar ao público o que sabem fazer de melhor. Para apreciar as apresentações, a entrada para o público é gratuita.
 
“É com grande alegria que celebramos, mesmo em julho, as tradições das festas juninas do Nordeste e toda a riqueza cultural que, certamente, serão apresentadas com muito primor nos dois dias de evento”, afirma Nelma Farias, gerente do Sesc Ler Surubim.
 
*Sesc* – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
 
*Serviço: Recordando o São João do Sesc Ler Surubim*
Data: 7 e 8 de julho
Local: ginásio de esportes do Sesc Ler Surubim (Rua Frei Ibiapina, s/n – São José)
Informações: (81) 3634-5280 ou (81) 99168-8379 (Whatsapp)
 
*Sexta (07) – Folguedos e Tradições*
Horário: 19h
Ingressos: R$ 6 (trabalhadores do comércio e dependentes) e R$ 10 (público geral)
 
*Sábado (08) – Mostra de Quadrilhas Juninas*
Horário: 19h
Entrada gratuita

Prefeitura realiza o 1º Fórum Intersetorial de Saúde Mental em Belo Jardim


A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), promoveu com sucesso o 1º Fórum Intersetorial de Saúde Mental de Belo Jardim. Com o tema "Fortalecendo Território e Ampliando a Rede", o evento pioneiro reuniu profissionais dos serviços municipais responsáveis pelo cuidado em saúde mental.

Um dos principais resultados alcançados pelo fórum foi o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em Belo Jardim. Com a troca de experiências e o alinhamento de ações entre os profissionais, espera-se uma melhoria significativa no cuidado oferecido às pessoas em situação de vulnerabilidade psíquica no município. 

A interação entre os diferentes serviços municipais, como o CAPS, os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e a Atenção Básica, contribuirá para uma abordagem mais integrada e efetiva no enfrentamento dos desafios relacionados à saúde mental.

A coordenadora do CAPS II, Nathalia Silva, ressaltou a importância do fórum como um marco para a saúde mental em Belo Jardim: "Estamos comprometidos em fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial e promover uma abordagem integral e acolhedora no cuidado das pessoas em situação de vulnerabilidade psíquica. Esse fórum é apenas o primeiro passo para uma série de ações que visam melhorar a qualidade de vida de nossa população", disse.

Evento dedicado às mulheres ocorrerá neste mês em Caruaru


Será realizada no dia 17 de julho a primeira Inove Beaty – edição Female Wings, no Centro de Convenções de Caruaru, no horário das 10h às 20h. A iniciativa é do Grupo Sabino, que atua no segmento de beleza há mais de 10 anos na cidade. A Female Wings tem uma programação voltada às mulheres com palestrantes, feira de negócios, desfile e troca de experiências, com a proposta de debater assuntos importantes no universo feminino, estimulando o empoderamento das participantes.

As inscrições para a Inove Beaty – Female Wing custam R$ 69 e podem ser feitas através do telefone (81) 99693-7940. As vagas são limitadas. Entre os temas das palestras, estão reposição hormonal, autoestima, fisioterapia pélvica, queda capilar e as perspectivas da mulher na sociedade atual.

A ginecologista Nilene Oliveira vai ministrar a palestra “Terapia de reposição hormonal, mitos e verdades”. Já a odontóloga esteta Rizelda Fany Galindo comandará o debate sobre “Autoestima e harmonização facial”. “Fisioterapia pélvica na saúde íntima e sexual” será o tema da palestra da fisioterapeuta Ellen Ferreira; e queda capilar e calvície feminina também estarão em debate na programação com a tricologista Genicléia Paixão.

Fechando o ciclo de palestras, a sexóloga Isabella Torres vai falar sobre o despertar feminino; a neuropsicóloga Érika Aleixo abordará a mulher na era atual; e a nutricionista Efigênia Assis vai tratar sobre o impacto da alimentação saudável na vida da mulher do século XXI.

Liderado pela empresária e produtora de eventos Fátima Sabino, o Grupo Sabino foi fundado em 2012 e tem como foco a realização de ações corporativas como feiras, congressos, palestras e seminários voltados para o segmento da beleza na região. O grupo é responsável pela Feira Top Hair, que atrai cerca de 6 mil pessoas anualmente em Caruaru e que este ano terá o nome Mult Hair em sua quinta edição marcada para os dias 5 e 6 de novembro, no Polo Caruaru.

Advogada trabalhista explica novas regras de igualdade salarial entre homens e mulheres


Sancionada na última segunda-feira (3) pelo presidente Lula, a lei 14.611 estabelece a obrigatoriedade da igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre homens e mulheres para a realização de trabalho de igual valor ou no exercício da mesma função. De acordo com a advogada Kilma Galindo, especialista em Direito do Trabalho e mestre em Gestão Empresarial, a nova norma define políticas organizacionais com metas e planos de ação para mitigar as desigualdades existentes nas organizações, sob pena de multa administrativa.
 
Segundo a advogada, a aplicação dessas normas trará um impacto significativo no desenvolvimento das empresas. “Ao promover a diversidade e a inclusão, essas políticas atraem talentos diversos, fomentam a inovação, melhoram o clima organizacional, aumentam a produtividade e fortalecem a reputação da empresa”, afirma Kilma, que tem mais de 18 anos de experiência na área trabalhista.
 
A lei 14.611/2023, em seu artigo 4º, define também as medidas que devem ser adotadas pelas empresas para o cumprimento da igualdade salarial, tais como promoção e implementação de programas de diversidade e inclusão no ambiente de trabalho, estabelecimento de mecanismos de transparência salarial e de critérios remuneratórios; bem como a disponibilização de canais específicos para denúncias de discriminação salarial. “Ao criar um ambiente de trabalho igualitário e inclusivo, as empresas podem colher benefícios consideráveis em termos de resultados organizacionais e satisfação dos funcionários”, pondera Kilma.
 
Na hipótese de descumprimento do disposto na lei, será aplicada multa administrativa cujo valor corresponderá a até 3% da folha de salários do empregador, limitado a cem salários mínimos, sem prejuízo das sanções aplicáveis aos casos de discriminação salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens.


Previsão de Chuvas fortes na Zona da Mata e no Grande Recife

10 de julho é dia da Pizza

Para celebrar o Dia Mundial da Pizza, comemorado em 10 de julho, o iFood fez um levantamento que mostra os hábitos de consumo dos pernambucanos no aplicativo. Em 2022, foram realizados cerca de quatro pedidos de pizzas a cada minuto no estado. Ao todo, mais de 2 milhões de pizzas foram adquiridas pelos clientes de Pernambuco.

 Para celebrar a data, a plataforma listou 10 pizzarias com o selo Super, que reconhece os melhores restaurantes em padrão de qualidade e atendimento ao cliente, mais recomendado pelos consumidores do app.
O selo Super é representado com uma estrelinha ao lado do nome de um restaurante no app, indicando que ele foi reconhecido por entregar a melhor experiência para os consumidores.

 O desempenho dos estabelecimentos é constantemente avaliado na plataforma do iFood. Nesse processo, o programa Super reconhece com a estrelinha aqueles que recebem uma avaliação média alta dos consumidores e que vão bem em outros parâmetros avaliados em sua operação. Dessa forma, é possível ajudar os consumidores a escolher um bom restaurante no app.
“O iFood é completo e acessível para tudo que os restaurantes precisam. Investimos cada vez mais na proximidade com os nossos parceiros para entregar o melhor e mais acessível pacote de serviços. O selo Super ajuda a dar mais visibilidade para o restaurante na nossa plataforma, impulsionando as vendas e consequentemente contribuindo com o crescimento desses estabelecimentos”, reitera Arnaldo Bertolaccini, vice-presidente de restaurantes do iFood.

Os critérios e elegibilidade do reconhecimento para essas pizzarias demandaram que os estabelecimentos fossem Super pelo menos três meses, que tivessem as maiores médias de avaliação (a partir de 586 avaliações), além de entregarem uma pizza saborosa e com temperatura no ponto certo. Conheça as melhores pizzarias avaliadas por clientes e suas respectivas notas:

1. Pizza Frita Nápole – Vitória de Santo Antão (5)
2. Coyote Pizzaria e Esfiharia – Petrolina (5)
3. Pizza Bom Tempo – Carpina (4,9)
4. Forneiro Pizza Bar – Recife (4,9)
5. Forno 9 Pizzaria Artesanal – Paulista (4,9)
6. Forneria Original Recife – Recife (4,9)
7. Forneria Quanto Prima – Recife (4,9)
8. Pizza Now – Boa Viagem – Recife (4,9)
9. Vikings Pizza – Piedade – Recife (4,9)
10. Pizza Hut – Boa Viagem – Recife (4,9)

Fernando de Noronha tem proposta aprovada na Conferência Nacional de Saúde


A Administração de Fernando de Noronha, através da Superintendência de Saúde, participou da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que aconteceu entre os dias 2 e 5 de julho, em Brasília. O arquipélago conquistou aprovação de uma proposta que já havia sido lançada nas conferências Distrital e Estadual, além de um delegado do segmento usuário.

A proposta aprovada foi a criação do Fundo Distrital de Saúde, que possibilita o repasse de recursos da União direto para o distrito, sem depender apenas do repasse do Fundo Estadual de Saúde e de convênios, dando mais autonomia à gestão do SUS local. 

As propostas aprovadas em todas as etapas devem ser incorporadas aos diversos planos. No caso de Noronha, no plano distrital de Saúde, elaborado para os anos de 2022 a 2025. 

“Vivenciar esse momento foi ter a certeza de que o SUS que estamos construindo em Fernando de Noronha faz valer os princípios e diretrizes do sistema, assim como a participação popular, a cogestão, e corresponsabilidade da população nas ações, na melhoria e fortalecimento do sistema de saúde. Para mim, é emocionante ver o SUS acontecer em Fernando de Noronha”, comemorou a superintendente de Saúde, Isabel Sobral.

Além da proposta da criação do Fundo Distrital de Saúde, Noronha conseguiu que, em todas as propostas direcionadas às cidades, fosse incluído o distrito estadual, permitindo, dessa forma, que a ilha tenha acesso às mesmas ações que os municípios nos próximos planos de saúde. 

Em março de 2023, foi realizada a 7ª Conferência Distrital de Saúde de Fernando de Noronha, etapa equivalente à fase municipal, onde diversas propostas foram discutidas e eleitas, além de pessoas delegadas que participaram das etapas macrorregional e estadual, posteriormente eleitas para a fase nacional.  

Evento - O evento acontece a cada quatro anos e é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Imprensa FN

Previsão do Tempo Apac


 

Reconheça os Sinais: agindo contra a Insuficiência Cardíaca

A insuficiência cardíaca é uma condição séria que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Conhecida como a incapacidade do coração de bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo, essa situação requer atenção e diagnóstico precoce para garantir um tratamento eficaz. No Dia Nacional de Alerta contra a Insuficiência Cardíaca, comemorado dia 09 de julho, é crucial entender os sinais de alerta e a importância de uma descoberta antecipada.

Apesar de ser mais comum entre idosos, a doença pode surgir em qualquer idade, inclusive em crianças. De acordo com Josiana Oliveira, Especialista em Cardiologia e professora do curso de Enfermagem da UNINASSAU Rio de Janeiro, um dos principais desafios desta enfermidade é que os sintomas são frequentemente confundidos com outros problemas de saúde. “A insuficiência cardíaca apresenta-se com indícios típicos que frequentemente causam grande impacto na execução de atividades da vida diária como caminhar e subir escadas e na qualidade de vida das pessoas que convivem com essa circunstância”, afirma a enfermeira.

O inchaço nos pés e pernas, cansaço e intolerância ao exercício são alguns indicadores. Isto ocorre devido ao acúmulo de fluidos no corpo, uma vez que o coração não está bombeando o sangue de forma adequada. “Além disso, podem ser observados tosse noturna, ganho de peso devido ao edema, dor abdominal e perda de apetite”, acrescenta Josiana.

É importante observar esses alertas e ficar atento aos possíveis eventos que possam causar danos ao coração como pressão alta, ataque cardíaco, anemia, doenças pulmonares ou renais, entre outras. Portanto, procurar ajuda médica para obtenção de um diagnóstico precoce do adoecimento contribui para que a insuficiência cardíaca piore progressivamente e cause danos maiores ao coração.

Em caso de aparecimento desses sintomas, é recomendável procurar ajuda médica para realização de exames. De acordo com a profissional da área de saúde, os que já foram acometidos com a enfermidade devem ter cuidado redobrado. “Os indivíduos que já tiveram esse diagnóstico devem ter atenção cuidadosa na exacerbação dos sinais de alerta, que podem indicar a descompensação da doença. Ou seja, requer atendimento emergencial”, ressalta a professora e Mestra de Enfermagem.

Erisipela: popular vermelhão pode evoluir para condições mais graves, se não tratado


Infecção generalizada da pele, muito comum, que atinge os vasos linfáticos e causa feridas vermelhas com bordas elevadas e irregulares, inflamadas e dolorosas, a erisipela pode acometer qualquer parte do corpo, apesar de ser mais comum nas pernas, rosto ou braços. As pessoas com mais de 50 anos, com obesidade ou diabetes, são mais suscetíveis à doença, que não é contagiosa e pode ser causada por uma bactéria específica – localizada no tecido subcutâneo e derme (pele) – ou celulites não estéticas. Antes de tudo, é preciso prevenir, sobretudo os pacientes que já têm varizes ou infecção venosa crônica, como destaca a enfermeira Gabriella Souza – sênior da unidade Caruaru da Clínica Cicatriza.

A enfermeira dermatoterapeuta e hiperbarista diz que é preciso ficar atento ao combate de micoses inter digitais, além de cuidar com atenção da higiene dos pés, tratar ferimentos ou arranhões e pequenas infecções na pele, uma vez que esses funcionam como portas de entrada para a condição. Justamente por isso, no período chuvoso, se deve redobrar os cuidados. "A época de chuva favorece o aparecimento da erisipela, uma vez que ela só precisa de uma porta de entrada para se alastrar. Apesar de não haver um dado científico que aponte para isso, nesse período, as pessoas ficam mais suscetíveis a andar na água e, se houver um corte, por exemplo, vai infeccionar com mais facilidade e pode evoluir para uma erisipela com mais facilidade também. Se forem percebidos sintomas, é imprescindível procurar ajuda médica imediata, a fim de evitar complicações graves. É preciso passar por um médico vascular e procurar um serviço especializado para a limpeza e o curativo. A aplicação de ozônio também ajuda bastante no processo. Se o local oferecer o serviço médico e de curativo, melhor ainda. É o ideal, na verdade".

Existem ainda outras complicações que podem decorrer da erisipela, por isso a necessidade de estar atento: abscesso (acúmulo de pus); coágulos de sangue (trombose venosa); gangrena (isquemia e morte do tecido); envenenamento sanguíneo (infecção generalizada); infecção de válvulas sanguíneas; ou infecções de articulações e ossos. Caso a infecção esteja próxima aos olhos, pode atingir o cérebro.

Entre os sintomas para os quais se deve estar atento estão sinais sistêmicos de infecção, a exemplo da febre, calafrios e infecção mostrada no sangue, além de sensação de queimação na região afetada. Gabriella Souza alerta para a necessidade de se cuidar rapidamente da doença. "O tratamento é feito via oral, com antibióticos, para combater a infecção, e cuidar das feridas de forma profissional, a fim de minimizar danos no sistema linfático e evitar a evolução para a erisipela bolhosa (pequenas bolhas, com cerca de 10cm de comprimento, que contêm um líquido transparente, amarelo ou marrom). É importante destacar que surtos repetidos podem evoluir a doença para a elefantíase".

Igarassu: médicos da rede municipal cobram resposta da prefeitura sobre reivindicações

Médicos da rede municipal de saúde de Igarassu, cidade da Região Metropolitana do Recife, voltaram a participar,ontem à noite (06/07), de Assembleia Geral Extraordinária (AGE) On-Line coordenada pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), para avaliar e discutir sobre o movimento de valorização da categoria, sobretudo, os direitos da categoria, que estão há onze anos sem reajustes e recomposições salariais pela jornada de 20 horas semanais. 

A diretora Lilian Parra, fez um breve relato do movimento dos médicos e das tentativas dos contatos mantidos nos últimos meses com a gestão de Igarassu. Explicou que após o envio de ofícios, um representante do governo municipal recebeu em 22/04, dois diretores do Simepe, que levaram as reivindicações dos profissionais médicos. Ele ficou de marcar uma reunião para apresentar resposta aos pleitos da categoria. No entanto. até o momento a gestão de Igarassu faz “ouvidos de mercador” e não se posiciona, finge que não percebe ou não ouve o que se diz.  O Simepe enviou novos ofício e não houve resposta. Descaso, desrespeito e indiferença com a categoria. 

É preciso ressaltar que o valor atual pago aos médicos que atuam basicamente em ambulatórios é bastante inferior aos salários dos colegas, que atuam em cidades circunvizinhas como Itamaracá, Itapissuma, Araçoiaba, Abreu e Lima e Paulista.

Diante da situação, os médicos decidiram na AGE intensificar movimento, com estado de assembleia permanente, buscar novo canal de diálogo com os gestores, intensificar a campanha na Mídia Digital e mostrar em carta aberta à população a real situação da saúde municipal de Igarassu.

A atividade sindical do Simepe, foi coordenada pela diretora Lilian Marra e contou com as participações da secretária de assistência ao associado, Malu David, e os diretores José Tenório, Rodrigo Rosas, Fernando Junior e  Adilson Morato, bem como o advogado da Defensoria Médica (DFM), Ricardo Santos. A próxima Assembleia On-Line será realizada no dia 25/07, às 19h.

Imprensa Simepe

Lojas do Pão de Açúcar, Mercado Extra e Compre Bem terão arrecadação de alimentos no mês de julho com mais de 90 organizações parceiras


*Recife, 2023 –* Nos dias 8 e 22 de julho, o Instituto GPA, responsável pelas ações sociais do GPA, promove mais duas edições da campanha de arrecadação de 2023. Realizada há 10 anos, a iniciativa recebe alimentos não perecíveis em lojas Pão de Açúcar, Pão de Açúcar Fresh, Mercado Extra, Mini Extra, Minuto Pão de Açúcar e Compre Bem de todo Brasil. As doações são destinadas às instituições parceiras que participam da campanha.

Nos dias, serão recebidos alimentos não perecíveis, de preferência da cesta básica, como arroz, feijão, macarrão, óleo, sal, enlatados, entre outros itens presentes na cesta básica. Entre 2016 a 2022 já foram mais de 12 mil toneladas de alimentos arrecadados e mais de 23 milhões de refeições complementadas. 

*Campanha de arrecadação de alimentos Instituto GPA*

*Dias da campanha:* 8 e 22 de julho (sábado)

*O que pode ser doado:* alimentos não-perecíveis, de preferência da cesta básica, como: arroz, feijão, óleo, sardinha, sal, açúcar, café, enlatados, entre outros.

*Onde doar:* lojas Pão de Açúcar, Pão de Açúcar Fresh, Mercado Extra, Mini Extra e Minuto Pão de Açúcar de todo Brasil

*Horário:* 09h às 17h

Bonsucesso Samba Clube faz show em Olinda




Rogerman, músico e compositor pernambucano, fundador da banda Bonsucesso Samba Clube, acaba de lançar nas plataformas Dona Alê e Bate o Coração, dois singles de Praia dos Milagres, seu quarto trabalho à frente da Bonsucesso.

Ele, que já foi gravado por Cássia Eller, Nação Zumbi, Lenine, Pitty, Mônica Feijó, Fábio Trummer, Erasto Vasconcelos e Devotos, agendou show de apresentação do EP completo. Será nos dias 8 e 9 de julho, no Teatro Fernando Santa Cruz, Mercado Eufrásio Barbosa, Olinda. Os ingressos já estão à venda no Sympla.

Mais sobre...
Praia dos Milagres homenageia Olinda e, especialmente, a praia que batiza o disco – um território de resistência popular, frequentada por moradores das comunidades próximas: o V8, Ilha do Maruim e Santa Tereza.
Traz em sua história, a reocupação dos espaços públicos pela população local que lá festeja ao som do forró, do coco e dos blocos de carnaval. É ponto de encontro multicultural.

Não bastasse isso, a Praia dos Milagres abriga as memórias afetivas dos integrantes da banda - histórias pessoais e histórias de Olinda se entrecruzam. A partir desse contexto, a Bonsucesso construiu seu mais novo trabalho.

No repertório do novo show, também as canções dos 3 álbuns anteriores: Bonsucesso Samba Clube, Tem Arte na Barbearia e Coração da Boca Sai. Anota aí: O Samba Chegou, Pensei se há (que concorreu ao prêmio de melhor videoclipe independente em 2004 no VMB da MTV), Coração da Boca Sai (produzida por Yuri Queiroga), Sala da Justiça (homenagem ao bloco carnavalesco Enquanto Isso na Sala da Justiça), Dia Quente Rio (com participação de Lenine), Superar (com participação de Maestro Spok)... Um painel da trajetória de 23 anos da banda olindense, suas influências e sotaques.

Praia dos Milagres é passeio sonoro por África, Brasil e a disco music dos anos 1970.

Formação

2 / 3
Novos integrantes: baixo, Hugo Gila (Academia da Berlinda); no teclado, Jadson Bactéria (Mundo Livre S/A, Otto); nos vocais femininos, as artistas populares da Zona da Mata Sul, Íris Campos e Iara Campos.
Antigos integrantes: na guitarra, Pedro Vivant; percussão, Leo Oroska; bateria, Antônio Marques e vocal, Rogerman.
Faixa por faixa
*Dona Alê é, essencialmente, um passeio por Cabo Verde, país africano que tem sua música reconhecida no mundo todo. A guitarra bebe, profundamente, na sonoridade e dedilhado das canções pop que são lançadas por lá. Grande referência para se chegar a Dona Alê foi a cantora Mayra Andrade.
*Bate o Coração é mix de ritmos e sonoridades. Inicia-se com refrões de guitarra e acompanhamento rítmico próximo ao afrobeat, mas na sequência ouvimos ciranda e rock com pitadas latinas para fechar de forma apoteótica.
*Homem robô mistura freneticamente new wave com reggae e temperos de folk rock.
*Tempestade é balada com atmosfera jazzística. A letra, feita na pandemia, fala da solidão e do encontro tão aguardado, assim que tudo passar.
*Vento de proa relata o prazer de velejar e das reflexões que o mar nos traz: Onde mora a felicidade? Na curva do mundo? Musicalmente a banda desenvolve uma linguagem bem própria, mas flertando com o afrobeat e o reggae.
*Minha essência é fogo é afrobeat com final disco music - bem a cara dos anos 1970. A letra é poesia de Rogerman e fala da sexualidade, do calor da pele, do corpo e da vontade de viver intensamente.
Não dá pra ir embora sem citar que Rogerman inicia a carreira na Eddie; gravou o primeiro CD da banda, Sonic Mambo, nos EUA. Ficou por 7 anos. Começou vocalista para em seguida assumir o baixo.
Pequeno serviço:
Sábado, 8/7, o show Praia dos Milagres começará às 19h.
Domingo, 9/7, o show Praia dos Milagres começará às 17h.

3 / 3
Ingressos na bilheteria e no Sympla: R$40,00 a inteira e R$20,00 a meia-entrada. Anota o link:
O Teatro Fernando Santa Cruz funciona dentro do Mercado Eufrásio Barbosa - Largo do Varadouro, Varadouro, Olinda.
Bate o Coração, ouça:  




Micro, pequenas e médias empresas: Sicredi libera R$ 1,1 milhão em crédito para MEIs em Pernambuco



O segmento de Micro, Pequenas e Médias Empresas vem ganhando força na economia brasileira nos últimos anos: de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a abertura de MEIs bateu recorde no Brasil no primeiro trimestre de 2023 - foram criadas 214.413 micro e pequenas empresas, número 9,2% superior ao de 2022. 
 
Ciente da importância dos MEIs para o crescimento econômico do país, o Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, reforça seu compromisso com os micros e pequenos empreendedores e investe continuamente em negócios de pequeno e médio porte.  
 
Somente em Pernambuco, cerca de R$ 1,1 milhão foi iberado pelo Sicredi para o financiamento de micro, pequenos e médios empreendedores ao longo de 2022. O valor é especialmente relevante considerando que, em abril deste ano, os micros e pequenos empreendedores foram responsáveis por 76% dos empregos criados no Brasil, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). 
 
“Hoje, o MEI é um dos responsáveis pelo desenvolvimento das economias locais, gerando emprego e renda em localidades com baixo potencial econômico, onde empresas maiores têm dificuldade de se viabilizarem.  Contudo, os MEIs têm dificuldades de conseguir crédito no sistema financeiro tradicional, tornando-se de suma importância o apoio do Sicredi para equilibrar seu fluxo de caixa e, consequentemente, seu desenvolvimento”, declara Marcos Barbosa, consultor de negócios da Central Sicredi Nordeste.  

“Esta é uma parceria que vem crescendo nos últimos anos com benefícios para todos os envolvidos e o Sicredi se orgulha de ser um dos patrocinadores desse desenvolvimento”, complementa Barbosa. 
 
*Linhas de crédito para empreendedores*
 
Com prazos e tarifas adequados à realidade de cada negócio, o Sicredi oferece diversas linhas de crédito para todos os tipos de empresas, como Investimento BNDES (opções de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social); Construção e Reforma (para a aquisição de materiais de construção e pagamento de mão-de-obra); Capital de Giro; Antecipação (para manter o fluxo do negócio); Crédito com Garantia, entre outras. 
 
*Sobre o Sicredi* 
 
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento 
de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras. 
 
*Central Sicredi Nordeste – 30 anos*  
   
Neste ano de 2023, a Central Sicredi Nordeste completa 30 anos de atuação, auxiliando no cooperativismo financeiro das regiões e contribuindo com a economia local, geração de emprego e renda, inclusão e educação financeira e no desenvolvimento regional. A Central atende, suporta e apoia as cooperativas filiadas, que atualmente, no Nordeste, somam 145 agências do Sicredi e cerca de 210,8 mil associados entre os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Academia Assaí promove curso de Gestão de Restaurantes

*Julho de 2023 –* A rotina em um restaurante exige cuidados que vão das preocupações sanitárias durante o preparo dos alimentos até a gestão e o treinamento dos(as) funcionários(as). E para apoiar os empreendedores(as) do segmento, o programa Academia Assaí, plataforma online do Instituto Assaí para a capacitação a micro e pequenos(as) empreendedores(as), em parceria com o Sebrae realizará no dia 11 de julho o curso online ao vivo 'Gestão Eficiente de Restaurantes' para empresários(as) do ramo alimentício. A iniciativa integra a Campanha Especial do Comerciante do Assaí em comemoração ao Dia do Comerciante, do dia 16 de julho. 

Com conteúdo prático e abordando os principais desafios na gestão de estabelecimentos gastronômicos, o curso traz soluções eficientes para questões financeiras, controle de estoque, gestão de equipe e estratégias de marketing, proporcionando uma experiência de aprendizado rápida, completa e flexível. 

O treinamento é gratuito e destinado a micro e pequenos(as) empreendedores(as) iniciantes que desejam, ainda, entender os processos de uma empresa, administrar melhor as pessoas e as finanças do negócio, assim como questões relativas à segurança alimentar no preparo dos alimentos. O conteúdo tem duração de duas horas e acontecerá de forma online e ao vivo, no dia 11 de julho, a partir das 18h. Os(as) participantes aprenderão sobre as principais técnicas e ferramentas para a gestão operacional, administrativa e financeira da empresa e, também, como ter melhores resultados.   

A aula será ministrada por Sueli Campos, consultora e mentora em gestão de restaurantes e negócios conectados à alimentação. Os(as) interessados(as) devem se inscrever até o dia 10 de julho pelo link: 
https://bit.ly/CursoGestaoRestaurante. As pessoas que concluírem o curso receberão um certificado de participação.     

A iniciativa reforça o compromisso do Instituto Assaí dentro do eixo de fomento ao empreendedorismo e busca fortalecer e contribuir para o sucesso dos pequenos negócios no setor de alimentos. 

*Serviços:*  

*Curso: Gestão Eficiente de restaurantes*

*Data e Horário:* 11 de julho, das 18h às 20h  

*Inscrição:* Até 10 de julho no site: 

Saiba mais: www.academiaassai.com.br    

 

*Sobre o Instituto Assaí*    

O Instituto Assaí é a organização social do Assaí Atacadista. Criado em 2022, ele mantém a tradição da Companhia em realizar ações sociais, entre elas o fomento a ao microempreendedorismo no setor de alimentos em regiões de vulnerabilidade social pelo Brasil. Assim, o Instituto nasce com o propósito de promover oportunidades e caminhos de prosperidade para o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o país. Isso é realizado por meio de iniciativas em: empreendedorismo, alimentação e ou esporte. Uma das inciativas mais reconhecidas é o Prêmio Academia Assaí Bons Negócios, atualmente na 5ª edição. Mais informações: www.assai.com.br/instituto.

Centro Sabiá celebra 30 anos com Festival que vai do Sertão do Pajeú ao Cais do Recife

 
No próximo domingo,  9 de julho, o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá celebra três décadas de existência. A organização não governamental pernambucana é uma referência na defesa e promoção da agricultura familiar aplicando os princípios da agroecologia, na perspectiva de que a sociedade viva em harmonia com a natureza e seja consciente, autônoma e participativa na construção de um modelo de desenvolvimento rural sustentável.


Para festejar os 30 anos do Sabiá, como é conhecido, durante todo este mês de julho, acontece o Festival Terra, Mãe de Todas as Lutas nos quatro territórios em que a organização atua, no Sertão do Pajeú, Agreste, Zona da Mata Sul e no Grande Recife. Em Triunfo (7/7), Caruaru (15/7) e Tamandaré (21/7), a comemoração é nas feiras da agricultura familiar, com música, poesias e rodas de conversas, junto às famílias agricultoras e ao frequentadoras/es das feiras, espaços de trocas de saberes e sabores tão cultivados ao longo desses anos pelo Sabiá. 

Trajetória construída com ações e projetos que por meio da implantação de Sistemas Agroflorestais e na garantia de água para beber, cozinhar, plantar e criar no Semiárido brasileiro, com a construção de cisternas e de tecnologias de Reuso de Águas Cinzas, vem garantindo a soberania alimentar e nutricional (SAN) de muitas famílias agricultoras. O Sabiá vem desenvolvendo projetos também nas periferias do Grande Recife, implementando as hortas comunitárias, fortalecendo a agricultura urbana e periurbana, junto às populações periféricas, em especial grupos de mulheres, na perspectiva da alimentação, mas também da educação alimentar, da dimensão terapêutica da relação com a terra e do autocuidado, impulsionando a relação entre campo e cidade.

Na luta contra fome e por qualidade de vida e alimentar das pessoas, o Sabiá promove campanhas e ações que visam esclarecer e desestimular o usos de agrotóxicos, da prática das queimadas, do uso de sacolas plásticas, e também no combate à desertificação e que questionam as sementes geneticamente modificadas, os transgênicos. Além de ter no seu dia-a-dia a incidência pela garantia de terra e água para todas as famílias rurais, e na defesa dos territórios quilombolas e indígenas. 


Caminho de bandeiras, lutas, mas muito trabalho, que não parou nem na pandemia. Entre 2020 e 2021 o Centro Sabiá entregou mais 200 toneladas de alimentos, além de produtos de higiene a mais de 30 mil pessoas em Pernambuco, comprando a comida de quem planta e levando para quem não tinha comida em casa, no período mais crítico e de isolamento que sofremos por conta do estado emergencial da Covid 19. A compra mobilizou cerca de 150 famílias agricultoras, gerando renda para o campo ao mesmo tempo que conseguiu beneficiar a população pobre das cidades, por meio da comida sem veneno.

Portanto e por mais caminhar suave no voo que faz dessa instituição referência nas suas lutas e trabalho, celebramos saudando a Terra, Mãe de todas as Lutas. O Festival que traz do Sertão ao Cais do Recife o sentido do nosso fazer, culmina no dia 28, no Museu do Cais do Sertão, a partir das 17h como todos e todas que participam da nossa história.    

Para conhecer mais o Centro Sabiá é só acessar no site institucional, lá você encontra todas as redes sociais e mergulha nas diversos projetos e atividades da organização  https://centrosabia.org.br/  


Tendências de chuvas são divulgadas pela Apac

Ilê Axé Talabi realiza projeto Articula Matriz Africana: Cultura, Territorialidades e Ecossistemas


O Terreiro Ilê Axé Talabí, localizado na rua Orobó, 257, em Paratibe - Paulista, realiza gratuitamente neste sábado (8) e domingo (9), o projeto Articula Matriz Africana: Cultura, Territorialidades e Ecossistemas com incentivo do Funcultura. Os encontros têm o objetivo de promover transmissões de saberes, fazeres e métodos tradicionais de cultivo e manejo da terra resguardados pelas comunidades de matrizes afro-indígenas de Pernambuco. 

Com produção do  Núcleo de Mídia, Comunicação e Tecnologia Social do terreiro, a iniciativa irá promover vivências orais, gastronomia tradicionais dos orixás, além da produção de uma horta comunitária de ervas medicinais dentro do espaço geográfico do terreiro, além da produção de mudas de árvores frutíferas e sagradas para compartilhamentos com outros terreiros da região metropolitana do Recife.

Entre as mudas frutíferas que serão estão a manga, o abacate, a jaca, a carambola, entre outras. Dentro do campo sagrado serão plantadas o Igi Opé (Dendezeiro), Jurema Preta, Akoko, Obí e Iroko. 

Na gastronomia, o público junto com a comunidade irão se alimentar das comidas tradicionais, como: Èwà Obaluaiê (feijão do senhor rei da terra), Àgbàdo Funfun – milho branco (mungunzá), Fèsélù Òbúko – Pirão de bode e Isu - inhame;

Os dois dias de atividades serão ótimas oportunidades para sensibilizar de crianças aos idosos, sobre os conhecimentos oriundos da ancestralidade negrindígena, no campo do uso sustentável dos recursos naturais e da alimentação ancestral da Jurema Sagrada e do Orixá. O momento será coordenado pela RAE - Rede de Autogestão em Ecossistemas da Comunidade Tradicional do Terreiro Axé Talabi e valoriza os territórios terreiros enquanto espaços de preservação do ecossistema natural e da biodiversidade.

 “Sem natureza não há Orixás, os Orixás são as próprias manifestações e vitalidades dos elementos naturais. Não há cultura, cultivo e continuidade sem água, sem terra, sem ar. E é neste sentido que nossas comunidades de Terreiros atuam como espaços de envolvimento para preservação de um legado, um sentido de mundo que relaciona espiritualidade, cuidados e vida”, explica o Babalorixá e Juremeiro Pai Júnior de Odé, membro do conselho religioso do Terreiro Axé Talabi e idealizador do projeto. 

A importância da Natureza para o Povo de Terreiro
A cultura do Candomblé e da Jurema Sagrada está fortemente presente no estado de Pernambuco, e em outros estados brasileiros. É de fundamental importância as narrativas dos povos indígenas e africanos, que sustentam a base filosófica das comunidades de terreiros, para a cultura popular e tradicional, assim como para a diversidade cultural do Brasil. 
 
O entendimento de cultura para os membros das comunidades tradicionais de matrizes afro-indígena – Povos de Terreiros – é integralizado, vai muito além das manifestações de ordens estéticas, dos brinquedos e das produções artísticas, entende-se como cultura um complexo que inclui a salvaguarda de práticas tradicionais ligadas aos diversos valores morais, éticos e comportamentais, integrados a preservação dos elementos e manifestações da Mãe Natureza.


Fotos: Uenni Mirielle 

*Confira a programação completa abaixo:*

*8 de Julho (Sábado)*

9h - Acolhida dos participantes e vivência Ilè ògérè: a Mãe Terra;

10h - A ciência das folhas: apresentação das espécies e tratamento da terra;

12h às 14h – O alimento que nos une: preparação e refeição coletiva do Èwà Obaluaiê – feijão do senhor rei da terra;

15h às 17h – Produção da horta: processos de plantio das espécies na horta comunitária de ervas medicinais;

18h – O alimento que nos une: refeição coletiva do àgbàdo funfun – milho branco (mungunzá) e fechamento do primeiro dia de atividades.

*9 de Julho - (Domingo)*

9h - Vivência as folhas têm segredos;

10h - Sementes de Jurema: apresentação das sementes, narrativas ancestrais e produção das mudas de árvores e ervas sagradas;

12h – O alimento que nos uni: preparação e refeição coletiva do fèsélù òbúko – Pirão de bode;

15h – Vivência corpo templo, morada da natureza;

17h – Vivência ensinamentos que vêm da terra: memórias do território de Paratibe;

18h – O alimento que nos une: refeição coletiva do isu - inhame; fechamento do segundo dia de atividades com a entrega dos certificados para todos os participantes.
_____
SERVIÇO - Terreiro Ilê Axé Talabi realiza o projeto Articula Matriz Africana: Cultura, Territorialidades e Ecossistemas 

Datas: 8 e 9 de julho de 2023 
Horário: 9h às 18h
Local: Terreiro Ilê Axé Talabí 
Endereço: Rua Orobó, 257, Paratibe - Paulista 
Produção: Núcleo de Mídia, Comunicação e Tecnologia Social.
Incentivo: Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura - FUNCULTURA/PE

Centro Sabiá celebra 30 anos de luta e resistência no Pajeú nesta sexta-feira, (7)


Neste mês de julho, o Centro Sabiá comemora 30 anos com o "Festival Terra, Mãe de Todas as Lutas", para festejar essas três décadas de ações pela promoção da agricultura familiar nos princípios da agroecologia. O primeiro evento do Festival acontece, nesta sexta-feira (7), no Pátio de Eventos Maestro Madureira, na tradicional Feira da Agricultura Familiar, em Triunfo, no Sertão do Pajeú. 

A atividade começa às 7h, com poesia, roda de conversa com o tema: Sementes da Partilha e muito forró, com um trio pé-de-serra. Será uma manhã de partilhas e de reflexão sobre a importância das feiras agroecológicas, como um espaço de promoção e fortalecimento do comércio justo e consumo sustentável, mas também de trocas de saberes e sabores entre as famílias do campo e da cidade. 

O Centro Sabiá é uma organização não governamental pernambucana, fundada no dia 9 de julho de 1993, que atua em quatro territórios do estado, além do Sertão do Pajeú, no Agreste, Zona da Mata Sul e na Região Metropolitana do Recife. A organização promove a agricultura familiar de base agroecológica, no campo e nas cidades, mas também projetos de convivência com o Semiárido, como a implementação de tecnologias sociais como as cisternas de placas e de reuso de águas cinzas, além da assistência técnica, que facilita a multiplicação de ações como o cuidado e a guarda de sementes crioulas, mercados agroecológicos, como as feiras, e tantas outras ações tendo como base o Sistema Agroflorestal.  

Maria Cristina Aureliano, coordenadora geral do Centro Sabiá, ressalta os desafios da missão da instituição. “Nosso desafio é interagir com os diversos setores da sociedade civil, desenvolvendo ações inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar. Na perspectiva de que a sociedade viva em harmonia com a natureza e seja consciente, autônoma e participativa na construção de um modelo de desenvolvimento rural sustentável”, revelou a engenheira agrônoma.

Riva Almeida, educadora do Centro Sabiá na região deixa o convite para o Sertão do Pajeú: “quem chegar sexta-feira lá na feira, também vai dançar forró-pé-de-serra, participar de um bingo e o microfone aberto para recitar prosas e poesias, tudo no espaço da feira, para mulheres, homens, jovens e crianças do campo e da cidade”, finaliza.