O Grande Recife Consórcio de Transporte prorrogou, para o dia 31 de julho, o prazo de validade da Carteira de Estudante versão 2013, que teria seu vencimento expirado no próximo dia 30 de junho. A prorrogação foi necessária devido ao fato de que dos 588 mil alunos aptos a retirarem o documento, apenas 157 mil solicitaram o documento. Em paralelo a isso, o Consórcio lembra que as inscrições da carteira da versão 2014 estão abertas. Para solicitar o documento, basta entrar no site do órgão, no www.granderecife.pe.gov.br.
A carteira de estudante garante ao aluno o direito de utilizar a meia passagem, através da aquisição de créditos para o Vale Eletrônico Metropolitano Estudantil (VEM). O documento vale para todos os alunos da rede de educação infantil; ensinos fundamental, médio, profissionalizante e pré-vestibular de toda a Região Metropolitana do Recife.
O pagamento do boleto poderá ser realizado no Banco do Brasil (agências bancárias, internet, autoatendimento, correspondente MaisBB, banco postal nas agências dos Correios); ou na Caixa Econômica Federal (agências bancárias, lotéricas, internet, autoatendimento, correspondente Caixa Aqui). O documento é confeccionado em até 30 dias corridos, após o pagamento. A taxa para aquisição da carteira é de R$ 9,00.
Para solicitar o documento, é necessário acessar o link Carteira de Estudante +Prática, no site do Grande Recife, e fazer o preenchimento correto dos dados do estudante no sistema, sem abreviações e de acordo com a certidão de nascimento ou carteira de identidade. Também deve ser anexada uma foto 3x4, igual a utilizada para emissão de RG, Carteira de Trabalho ou Passaporte. As solicitações poderão ser efetuadas até o dia 31 de dezembro desse ano, portanto todos os boletos deverão ser pagos, impreterivelmente, até esta data.
Dos 128 mil boletos pagos, 72 mil já foram confeccionadas e 45 mil foram entregues. As 27 mil restantes, já estão prontas aguardando o resgate por parte das escolas. Dessa forma, o Consórcio reforça aos alunos e responsáveis que fiquem atentos com os prazos e cobrem das escolas o resgate dos documentos. Para mais informações, os estudantes podem entrar em contato com o 0800.081.0158.
Imprensa Grande Recife
quinta-feira, 26 de junho de 2014
Capacitação da SDS forma 600 profissionais em menos de um ano
A Secretaria de Defesa Social – SDS,
por meio do Campus de Ensino Recife – CERE (antiga ACADEPOL), vem realizando
capacitações na área de segurança pública. Em menos de um ano, já foram mais de
600 alunos formados em 30 cursos de formação geral e também de preparação para
a Copa 2014. A
capacitação continuada inclui policiais civis, militares, bombeiros militares,
guardas municipais e agentes penitenciários.
“A capacitação leva em conta a
necessidade, constante, de aprimorar as técnicas de utilização de armas, de
defesa pessoal e abordagem, além da investigação nas áreas envolvendo o tráfico
de drogas e os crimes violentos letais intencionais. Deste modo, a fim de que
as ações dos policiais sejam realizadas conforme o interesse da sociedade e
dentro de um padrão de eficiência e qualificação”, explica o Diretor do CERE,
Richardson Silva.
A carga
horária varia entre 10 e 280 horas-aula, dependendo do curso escolhido. O
efetivo da segurança pública pode escolher entre as opções de cursos que mais
se adequam à realidade do seu trabalho. Os temas disponíveis são: Violência
Doméstica, Coleta de Amostras Biológicas para Exame de DNA, Curso de Operação
em Sistema de Identificação de Impressões Digitais, A Lei 12.299/2010 - Estatuto do Torcedor e as
Diretrizes para a sua Aplicação, Análise Classificatória das Impressões
Papilares, Coordenação Pedagógica e Oficinas Práticas Pedagógicas.
O Diretor do CERE, Richardson Silva, destaca a relação das capacitações
para o êxito do programa de segurança pública de Pernambuco, o Pacto pela Vida
– PPV. “A formação geral e continuada é também uma diretriz do PPV e busca contribuir para
repressão qualificada e prevenção social do crime e da violência, através da
qualificação dos servidores”, afirma.
A preparação para a Copa de 2014 também
incluiu cursos como: Atendimento
ao Turista nas Delegacias, Dispositivo Elétrico Incapacitante (Spark), Curso de
Análise de Interceptação Legal, Curso de Inteligência, Uso Progressivo da Força
com Ênfase em Tonfa “cassetete”, Prevenção ao Tráfico de Pessoas e Combate à
Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
“Eu fiz o curso de Tonfa, pois acho muito importante aprimorar e reciclar
o conhecimento das técnicas de uso de equipamentos que são empregados na nossa
profissão”, enfatiza o Sargento da Polícia Militar e aluno, Edésio José
Fernandes.
A aluna e Escrivã da Polícia Civil também fez o curso de Tonfa, no
período em que estava de férias, e exalta a importância de usar o tempo livre
para a sua qualificação. “Foi uma experiência rica e bastante proveitosa. Valeu
a pena usar as férias para investir na busca de novos conhecimentos”, completa.
O Gerente Geral de Articulação e
Integração Institucional e Comunitária, Manoel Caetano Cysneiros, também
enfatiza o fato de que o CERE executou 100% dos cursos para a Copa, colocando
Pernambuco entre os poucos estados da Federação que atingiram um nível
satisfatório de capacitação de seus servidores.
De acordo com o Diretor do CERE, o objetivo dos treinamentos é capacitar os
servidores da SDS para atuarem com eficiência e eficácia durante o período dos
jogos da Copa do Mundo de 2014 e no dia a dia para receberem os turistas com
habilidade, desenvolvendo uma comunicação clara e adequada”, ressalta
Richardson Silva.
Secretaria de Defesa Social de Pernambuco
Linhas de ônibus mudam itinerário na Avenida Caxangá
Com a desativação do giro à esquerda da Avenida Caxangá para a Avenida Afonso Olindense, a partir do próximo sábado (28), as linhas 202 – Barro/Macaxeira (Várzea) e 303 – Curado II/Caxangá terão os itinerários alterados. No entanto, a mudança não afetará a vida dos usuários já que todas as paradas continuarão com atendimento. A nova operação faz parte da implantação do corredor exclusivo de BRT na Avenida Caxangá.
Com a mudança, os ônibus das linhas 202, 303 e 435 (CDU/Várzea - Bacurau) passarão a seguir pela Av. Caxangá, Ponte Marechal Humberto Castelo Branco, Av. Joaquim Ribeiro (PE-05), Rua Dr. Dustan de Carvalho Soares, 2º travessa Ribeiro Pessoa, virarão a direita na Rua Ribeiro Pessoa, Av. Joaquim Ribeiro (PE-05), passarão na Ponte Marechal Humberto Castelo Branco para então entrar a direita na Av. Afonso Olindense. Mais informações no 0800.081.0158.
Imprensa Grande Recife
Propriedade intelectual em debate
A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Pernambuco (Incubatep), do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), promove, nesta sexta-feira (27), das 14h30 às 17h, a palestra “A importância da Proteção da Propriedade Intelectual”, a ser ministrada por Ricardo Amaral Remer. Tema relevante para quem atua na área de inovação e tecnologia, o evento é voltado para jovens empreendedores, incubados da Incubatep e interessados nos assuntos. O evento acontecerá na sede do Itep, na sala de aula 1 do Bloco “B”, piso térreo.
Ricardo Amaral Remer é engenheiro químico (UFPR), mestre em Ciências (Fiocruz) e pós-graduado em Direito de Propriedade Intelectual (FGV) e com MBA em Gestão Empresarial (FGV). Atua como professor na Pós-Graduação em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica (Unicamp), além de ser sócio da Remer Consultores Assessoria Empresarial e da Remer, Villaça & Nogueira Propriedade Intelectual.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco
Linha Camaragibe/CDU será extinta
Os moradores do município de Camaragibe, que tem como destino a Cidade Universitária, passarão a ter outras opções de deslocamento. Isso porque, a partir do sábado (28), a linha 469 – Camaragibe/CDU será extinta. Os usuários terão do dia 23 ao dia 27 de junho para se adaptar a nova operação que será feita através de integração temporal. A mudança faz parte do processo de racionalização do SEI e do projeto de haver apenas tráfego de BRT na Avenida Caxangá.
Os passageiros poderão utilizar as linhas convencionais 2480 – Camaragibe/Derby, 2450 – TI Camaragibe (Centro) e 2460 – TI Camaragibe/Príncipe, que transitam pela Av. Caxangá. A partir do dia 30 de junho, os passageiros do TI Camaragibe deverão utilizar as linhas 2450 – TI Camaragibe (Centro) e 2460 – TI Camaragibe/Príncipe, não mais a 2480.
Os usuários deverão descer nas duas primeiras paradas da Av. Caxangá no sentido subúrbio/cidade, e se deslocar para o Terminal Integrado da Caxangá ou para a Av. Afonso Olindense. No TI Caxangá, os usuários utilizarão a integração temporal na bilheteria do terminal e poderão embarcar na linha 202 – Barro/Macaxeira (Várzea) ou na 303 – Curado II/Caxangá (BR-232), que atendem à Cidade Universitária. Quem optar por seguir para a Av. Afonso Olindense também terá a opção da linha 432 – CDU (Várzea), além das linhas 303 e 202.
Para garantir o conforto da população, a linha 2450 – TI Camaragibe (Centro) terá um reforço de 4 veículos, passando a operar com uma frota de 17 ônibus realizando 116 viagens. Com a integração temporal, os usuários que utilizam o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) terão duas horas para embarcar das linhas 2480, 2450 ou 2460 para uma das linhas 303, 202 ou 432, sem pagar uma nova passagem. Mais informações no 0800.081.0158.
Imprensa Grande Recife
Ações antiterrorismo na partida EUA x Alemanha
As seleções dos Estados Unidos e da Alemanha jogam pela liderança do grupo G, amanhã (26/06), na Arena Pernambuco. Um esquema especial de segurança foi montando com reforço nas ações antibomba e antiterrorismo para a 45ª partida da Copa do Mundo 2014.
O Agente Especial, Anthony Velazquez, do Departamento Federal de Investigação (Federal Bureau of Investigation - FBI) dos Estados Unidos da América, veio conferir de perto, na manhã desta quarta-feira (25/06), as instalações da 1ª Companhia Independente de Operações Especiais – 1ª CIOE e a preparação da unidade em caso de ocorrências com bomba e de atentados terroristas.
“A CIOE está lisonjeada em receber integrantes do FBI, agentes sempre atentos e preocupados com a segurança dos atletas e turistas norte-americanos. Além de ser uma excelente oportunidade de trocar experiências e poder mostrar o preparo do Estado de Pernambuco para a Copa”, ressalta o comandante da Companhia, major Antônio Menezes.
Na ocasião, foi apresentado ao Agente Velazquez o planejamento utilizado para os deslocamentos das delegações e dos torcedores, o emprego da equipe de operações especiais no evento e as ações envolvendo desativação de bombas que contenham materiais químicos, biológicos, radiológicos e nucleares, além dos materiais utilizados nessas ocorrências como robô antibomba, roupa antifragmentação e raio X.
“O procedimento seguido na Copa é o padrão para todos os jogos com o emprego de uma equipe do Esquadrão Antibomba e outra do Time Tático para acionamento em caso de atentados contra as autoridades”, explica o tenente Hugo Spagnol que faz parte da equipe para ações antibomba.
Curso de ‘Medidas Preventivas para Ocorrências com Bombas’ e de ‘Armas de Destruição em Massa e Técnicas de Desativação de Bombas’ são apenas alguns exemplos das capacitações realizadas pela Companhia para atuação em grandes eventos. Intercâmbio de experiências com outros Estados como Brasília e Rio de Janeiro e outros países como Alemanha, Estados Unidos e Peru também reforçaram a preparação da Tropa de Elite pernambucana.
“Estou muito satisfeito com a estrutura de segurança apresentada pelo Estado de Pernambuco e, sobretudo, da CIOE para a nossa delegação, para a realização da partida em si e para os visitantes”, elogia o Agente do FBI, Anthony Velazquez.Imprensa CICCR/PE
Assinar:
Postagens (Atom)