quinta-feira, 26 de junho de 2014

Ações antiterrorismo na partida EUA x Alemanha

As seleções dos Estados Unidos e da Alemanha jogam pela liderança do grupo G, amanhã (26/06), na Arena Pernambuco. Um esquema especial de segurança foi montando com reforço nas ações antibomba e antiterrorismo para a 45ª partida da Copa do Mundo 2014.
O Agente Especial, Anthony Velazquez, do Departamento Federal de Investigação (Federal Bureau of Investigation - FBI) dos Estados Unidos da América, veio conferir de perto, na manhã desta quarta-feira (25/06), as instalações da 1ª Companhia Independente de Operações Especiais – 1ª CIOE e a preparação da unidade em caso de ocorrências com bomba e de atentados terroristas.
“A CIOE está lisonjeada em receber integrantes do FBI, agentes sempre atentos e preocupados com a segurança dos atletas e turistas norte-americanos. Além de ser uma excelente oportunidade de trocar experiências e poder mostrar o preparo do Estado de Pernambuco para a Copa”, ressalta o comandante da Companhia, major Antônio Menezes. 
Na ocasião, foi apresentado ao Agente Velazquez o planejamento utilizado para os deslocamentos das delegações e dos torcedores, o emprego da equipe de operações especiais no evento e as ações envolvendo desativação de bombas que contenham materiais químicos, biológicos, radiológicos e nucleares, além dos materiais utilizados nessas ocorrências como robô antibomba, roupa antifragmentação e raio X.
“O procedimento seguido na Copa é o padrão para todos os jogos com o emprego de uma equipe do Esquadrão Antibomba e outra do Time Tático para acionamento em caso de atentados contra as autoridades”, explica o tenente Hugo Spagnol que faz parte da equipe para ações antibomba.
Curso de ‘Medidas Preventivas para Ocorrências com Bombas’ e de ‘Armas de Destruição em Massa e Técnicas de Desativação de Bombas’ são apenas alguns exemplos das capacitações realizadas pela Companhia para atuação em grandes eventos. Intercâmbio de experiências com outros Estados como Brasília e Rio de Janeiro e outros países como Alemanha, Estados Unidos e Peru também reforçaram a preparação da Tropa de Elite pernambucana. 
“Estou muito satisfeito com a estrutura de segurança apresentada pelo Estado de Pernambuco e, sobretudo, da CIOE para a nossa delegação, para a realização da partida em si e para os visitantes”, elogia o Agente do FBI, Anthony Velazquez.

Imprensa CICCR/PE