quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Jogos Escolares: cerca de 40 estudantes passam mal após refeição

Cerca de 40 estudantes que participam dos Jogos Escolares da Juventude foram atendidos no Centro de Convenções de Brasília após passarem mal. Segundo o Comitê Organizador da competição, foram registrados casos isolados de gastroenterite. Amostras dos alimentos foram coletadas para análise pela Vigilância Sanitária. Há suspeita de que houve uma intoxicação alimentar.

Os atletas relataram dores de cabeça, náusea e diarreia. Alguns doentes foram encaminhados ao Hospital de Base do DF (HBDF), mas todos já tiveram alta, de acordo com o organizador. Nenhuma competição foi cancelada e o almoço transcorreu normalmente. Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) desde 2005, os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de talentos olímpicos do país. Segundo o COB, estão sendo servidas cerca de 52 mil refeições no almoço e no jantar para cerca de seis mil pessoas dos 27 diferentes estados. Todas as instalações da cozinha foram vistoriadas e liberadas.

Portal Metrópoles (DF)

Adriana Ancelmo volta pra cadeia

A 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) decidiu, nesta quinta-feira (23), acatar um recurso do Ministério Público Federal (MPF) pedindo a cassação da prisão domiciliar da ex-primeira-dama do Rio Adriana Ancelmo, condenada na Operação Calicute a mais de 18 anos de reclusão por associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Os promotores argumentaram que a concessão do regime domiciliar para a prisão preventiva (ligada à investigação, e não à pena) representa “enorme quebra de isonomia” num universo de milhares de mães presas no sistema penitenciário sem igual benefício.

O Núcleo Criminal de Combate à Corrupção (NCCC) do MPF na 2ª Região (RJ/ES) considerou a prisão domiciliar inadequada e desproporcional. Para o MPF, o interesse dos filhos menores da ré deve ser tão considerado quanto a situação social da família, para a qual trabalham profissionais como babás, professores particulares e orientadores pedagógicos na escola onde estudam. Os filhos, sendo o mais novo de 11 anos, contam com a convivência com avós e acesso aos psiquiatras autores de laudos trazidos pela defesa. As informações são da Assessoria de Comunicação do MPF.

Notícias ao Minuto

Pedro Cardoso se recusa a dar entrevista à EBC ao saber da greve de funcionários da estatal

Pedro Cardoso estava com entrevista marcada na TV estatal EBC do Rio de Janeiro, hoje dia 23 de novembro, quando se deparou, na entrada da emissora, com funcionários em greve. Ao saber da motivação e conversar com os grevistas, negou a entrevista e se juntou aos funcionário, em solidariedade.

A EBC serviços controla a Rádio EBC, a Agência Brasil de Notícias, a TV Brasil e outras emissoras que incorporavam a rede TVE de comunicação. Pedro Cardoso participaria do programa Sem Censura que era apresentado por Leda Nagle, demitida após o golpe de 2016.

A Postagem (Fábio St.Rios)

RS: Instituições Federais de educação entram em greve


Em assembleia realizada na última segunda-feira (20), Técnicos-administrativos da base da Assufrgs Sindicato aprovaram inicio da greve na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Ao todo, 39 universidades ao redor do país aderiram à greve nacional – chamada pela Federação da categoria, a Fasubra – em resposta aos projetos do Governo Temer contra o serviço público.

Dentro das atividades previstas para a greve na UFRGS, UFCSPA e IFRS está a realização de uma caravana à Brasília, programada para sair de Porto Alegre na próxima sexta-feira (24). As federações de categorias de servidores públicos de todo o país irão realizar uma caravana nacional e unitária em Brasília, marcada para o próximo dia 28 de novembro. Outras atividades programadas para os dias de paralisação são panfletagens nos campi das universidades e do Instituto Federal, que fazem parte da base do sindicato. Também estão previstas atividades realizadas em parques e no centro da cidade, a fim de dialogar com a população sobre os ataques que os serviços públicos estão enfrentando.


Portal Sul 21

PSol vai lançar candidatura própria ao Governo de Pernambuco

O Partido Socialismo e Liberdade (PSol) vai lançar nome próprio para a candidatura ao Governo de Pernambuco. Dois nomes já surgiram: o vereador do Recife e jornalista Ivan Moraes (foto) e o advogado sindical Jesualdo Santos. Até o fim do ano, os PSolistas decidem quem será, de fato, o representante do partido. "A direção vai definir. Claro q eu torço por mim. Mas é justo dizer que tem outro colega valoroso se dispondo à tarefa", afirma Ivan.