quinta-feira, 21 de março de 2019

Inscrição de turma de circo termina neste sábado em São Lourenço

O Sesc São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, abriu inscrições para suas turmas de Circo. Há opções para crianças e jovens com ou sem experiência na linguagem artística. As aulas vão começar no dia 1º de abril e a conclusão acontece no dia 14 de dezembro, com apresentação aberta ao público.

O Circo para Crianças é voltado para quem possui de 5 a 11 anos. Nas aulas, vão aprender técnicas de malabares, equilíbrio, iniciação à palhaçaria e acrobacias de solo e aéreo. Para jovens com idade acima de 12 anos e que não têm experiência circense, há vagas de Iniciação ao Circo. Além desse conteúdo, vão aprender mágica.

Os alunos que já participaram de cursos e possuem vivência podem se inscrever no Avançado Circense. O conteúdo é mais aprofundado e inclui também aulas de dramaturgia para o circo. “O curso proporciona às crianças, jovens e a Comunidade de Tiúma, além da formação artística/técnica de sala de aula, a troca e fruição com apresentações de espetáculos circenses de diversos estilos e modalidades”, explica a professora de Artes do Sesc Ler São Lourenço da Mata, Rayssa Soares.

SESC – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. 

Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço
Turmas de Circo
Inscrições: até 23/03
Valor: gratuito
Inscrições: Sesc Ler São Lourenço, 56. Tiúma
Informações: 3525.9033

PE: Escolas podem proibir o acesso de estranhos

Em Pernambuco, as escolas podem proibir o acesso de terceiros nas unidades de ensino. De acordo com a Lei Estadual nº 14.6017/2012, as escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio das redes públicas e privadas proibidas de permitir a entrada e circulação de pessoas alheias ao âmbito escolar durante os turnos de aula ou em seus intervalos, sem a devida identificação e acompanhamento de funcionário da instituição de ensino.

Ainda segundo a lei, para que o visitante possa adentrar nas dependências da escola, mesmo que esteja acompanhado por funcionário, deverá ser realizado um cadastro do visitante, que só poderá circular se estiver utilizando o crachá entregue pela instituição de ensino. 

Além disso, as escolas devem fixar em local visível uma placa informando a obrigatoriedade do uso do crachá e do cadastro para que terceiros tenham acesso a escola. 

De acordo com o advogado, Luiz Tôrres Neto, as escolas possuem a responsabilidade sobre os alunos. “Sejam públicas ou privadas, a escolas têm responsabilidade sobre os estudantes. E essa lei estadual tem como objetivo evitar o acesso desordenado, seja de pais, responsáveis ou terceiros as unidades de ensino, que deve ser restringido aos estudantes e a equipe de cada escola”, destaca.

Ainda segundo Luiz Tôrres Neto, essa restrição de acesso visa aumentar a segurança para a equipe e os alunos. “Com isso, o que temos é um maior controle, e, consequentemente, mais segurança para que se evitem tragédias”, completa. 

Juíza ordena internação de adolescente que tentou esfaquear estudantes

Um adolescente foi apreendido, após tentar esfaquear alunos de uma escola na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo a juíza Vanessa Cavalieri, da Vara da Infância e da Juventude do Rio, durante audiência hoje (20), o jovem demonstrou estar em aparente surto psicótico, relatou ouvir vozes e confirmou que tinha a intenção de matar seus colegas.

O caso ocorreu ontem (19), no Colégio Irineu Marinho, em Marechal Hermes, zona norte da cidade. Após ser ouvido, a Justiça determinou sua internação em um hospital psiquiátrico.

A juíza Vanessa Cavalieri afirmou que a internação psiquiátrica compulsória tem o objetivo de fazer uma avaliação e buscar tratamento para o menor.

Agência Brasil, com informações do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

Cazaquistão rebatiza nome da capital em homenagem a ex-presidente

O Cazaquistão, antiga república soviética que ficou conhecida mundialmente através do filme Borat - O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão vai á América, agora mudou o nome de sua capital. A cidade, antes chamada de Astana, passou a ser chamada de Nursultan, em homenagem ao ex-presidente Nursultan Nazarbayev, que renunciou ao cargo esta semana após 30 anos no poder. 

O processo de mudança de nome da capital durou algumas horas e teve a aprovação dos 43 senadores e 102 deputados. De acordo com o presidente interino, Kassym Jomart Tokayev, "Nursultan continuará sendo o único pai do povo por toda a vida. Temos que imortalizar o seu grande nome", afirma. Narzabayev foi, até esta semana, o único presidente que o Cazaquistão teve, desde o fim da União Soviética. Por todo o país, as ruas centrais das cidades também deverão mudar os nomes para Nursultan Narzabayev.

O país tem cerca de 18 milhões de habitantes e o povo reagiu com memes e piadas nas redes sociais. Ao contrário do Brasil, onde apenas pessoas falecidas podem ser homenageadas com nomes de logradouros públicos, no Cazaquistão é normal nomear pessoas vivas em nomes de avenidas. Mas nome de capital é a primeira vez. A imagem do ex-presidente está em lugares de honra nos espaços públicos do Cazaquistão. 

Nos tempos da União Soviética, a região abrigava um dos Gulags (prisões equivalentes a campos de concentração, onde morriam opositores e outros prisioneiros) e como a região é extremamente fria (-40º de temperatura no inverno), a cidade (que não era a capital do país) se chamava Akmola ("túmulo branco" em russo). Com a independência do Cazaquistão, a cidade foi renomeada por Narzabayev para o nome de Astana ("A Capital") e a sede do governo foi transferida de Almaty para Astana. Rica em recursos minerais e petróleo, o Cazaquistão tem em sua capital uma arquitetura que pode ser comparada a Dubai, na Arábia Saudita. 

O ex-presidente renunciou, mas seu poderio continua intacto. Além de liderar o partido político local e ter seu nome ideologizado, sua filha mais velha, Dariga Narzabayeva é a presidente do senado e no Cazaquistão, este cargo equivale ao de vice-presidente.

Com informações do El País (Espanha)

Fake news são empecilho para aumento da vacinação contra HPV

As notícias falsas, chamadas fake news, são empecilho para o aumento da cobertura vacinal do HPV, de acordo com o Ministério da Saúde. Para ampliar o número de adolescentes vacinados e esclarecer a importância da vacina, a pasta quer aproveitar o início das aulas nas escolas para conscientizar jovens e responsáveis. A recomendação é que eles estejam atentos à atualização da caderneta de vacinação.

O problema das fake news não é apenas do Brasil. No início do mês, o Centro Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (CIIC) vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou um comunicado alertando para o problema e afirmando que a vacina é segura e indispensável para eliminar o câncer de colo do útero.

O HPV é uma doença transmitida pelo papiloma, vírus humano que causa cânceres e verrugas genitais, atingindo meninos e meninas. A vacina só é administrada na adolescência, daí a importância da conscientização.

“O reinício do período escolar é um momento importante para que pais e filhos fiquem atentos à atualização da caderneta de vacinação. A medida evita a ocorrência de doenças entre os adolescentes”, diz o ministério. A pasta esclarece que os falsos rumores são um dos fatores que impedem uma maior cobertura vacinal. Outro fator é que muitos acreditam que não precisam da vacina. 

Cobertura - As doses da vacina são ofertadas pelo Ministério da Saúde, durante todo o ano, nas Unidades Básicas de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina é voltada para meninas com idade entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Eles devem tomar duas doses, com intervalo de seis meses entre elas.

A meta do ministério é vacinar, com as duas doses, 80% dos adolescentes, tanto meninas quanto meninos.

De acordo com a pasta, entre 2014 e 2018, foram vacinadas na faixa etária de 9 a 14 anos, 5,9 milhões de meninas com a segunda dose da vacina, o que representa 49,9% do público-alvo. Em relação à primeira dose, a cobertura vacinal nas meninas é de 70,3%. Já entre os meninos, a cobertura é de 20,1% do público-alvo.
Saúde na Escola

O levantamento Saúde Brasil 2018, do Ministério da Saúde, mostra que a infecção por HPV acomete pessoas de todas as condições sociais, sem distinção. A infecção é transmitida sexualmente ou por contato pele a pele.

O levantamento aponta que a prevalência do HPV no Brasil foi de 53,6%, sendo o HPV de alto risco para o desenvolvimento de câncer presente em 35,2%. O estudo avaliou 7.693 pessoas sexualmente ativas entre 16 e 25 anos.

O Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e da Educação, é uma das iniciativas do governo para incentivar a vacinação dos estudantes. O prazo para os municípios aderirem ao programa vai até o dia 28 deste mês.

Agência Brasil