quinta-feira, 21 de março de 2019

Cazaquistão rebatiza nome da capital em homenagem a ex-presidente

O Cazaquistão, antiga república soviética que ficou conhecida mundialmente através do filme Borat - O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão vai á América, agora mudou o nome de sua capital. A cidade, antes chamada de Astana, passou a ser chamada de Nursultan, em homenagem ao ex-presidente Nursultan Nazarbayev, que renunciou ao cargo esta semana após 30 anos no poder. 

O processo de mudança de nome da capital durou algumas horas e teve a aprovação dos 43 senadores e 102 deputados. De acordo com o presidente interino, Kassym Jomart Tokayev, "Nursultan continuará sendo o único pai do povo por toda a vida. Temos que imortalizar o seu grande nome", afirma. Narzabayev foi, até esta semana, o único presidente que o Cazaquistão teve, desde o fim da União Soviética. Por todo o país, as ruas centrais das cidades também deverão mudar os nomes para Nursultan Narzabayev.

O país tem cerca de 18 milhões de habitantes e o povo reagiu com memes e piadas nas redes sociais. Ao contrário do Brasil, onde apenas pessoas falecidas podem ser homenageadas com nomes de logradouros públicos, no Cazaquistão é normal nomear pessoas vivas em nomes de avenidas. Mas nome de capital é a primeira vez. A imagem do ex-presidente está em lugares de honra nos espaços públicos do Cazaquistão. 

Nos tempos da União Soviética, a região abrigava um dos Gulags (prisões equivalentes a campos de concentração, onde morriam opositores e outros prisioneiros) e como a região é extremamente fria (-40º de temperatura no inverno), a cidade (que não era a capital do país) se chamava Akmola ("túmulo branco" em russo). Com a independência do Cazaquistão, a cidade foi renomeada por Narzabayev para o nome de Astana ("A Capital") e a sede do governo foi transferida de Almaty para Astana. Rica em recursos minerais e petróleo, o Cazaquistão tem em sua capital uma arquitetura que pode ser comparada a Dubai, na Arábia Saudita. 

O ex-presidente renunciou, mas seu poderio continua intacto. Além de liderar o partido político local e ter seu nome ideologizado, sua filha mais velha, Dariga Narzabayeva é a presidente do senado e no Cazaquistão, este cargo equivale ao de vice-presidente.

Com informações do El País (Espanha)