quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Morre jovem sequestrado em João Pessoa/PB

O jovem Bruno Ernesto, de João Pessoa/PB, havia sido sequestrado e estava na mala de um carro.Durante o dia se fez uma corrente de informações nas redes sociais. No entanto, veio a notícia fatal. O velório acontece em João Pessoa nesta quinta-feira, no Cemitério Parque das Acácias apartir das 13h. Toda solidariedade à esposa, familiares e amigos deste jovem.

Notícia do Jornal Correio da Paraíba:

Sequestrado e morto: funcionário público pediu para não morrer, revela bandido

- Levem o carro, mas não me matem.
O apelo do funcionário público Bruno Ernesto Morais Silva, 31, foi ignorado pelos quatro bandidos que o sequestraram e mataram ontem de madrugada na grande João Pessoa.

Da mala do carro, ele ligou para a mulher, a jornalista Carol Queiroz, avisando que havia sido sequestrado. Amigos se mobilizaram nas redes sociais.

Mas o sequestro terminou em tragédia. Bruno Ernesto Morais Silva foi morto com um tiro na nuca e outro na perna.

O corpo de Bruno foi encontrado, em um terreno na localidade conhecida como Mituaçu, no Conde, Litoral Sul paraibano.

General que chorou ao ganhar bolo de grevistas é afastado de funções

O general Marco Edson Gonçalves Dias, da 6ª região militar, foi afastado das funções que exercia de comando das operações em Salvador, onde os policiais militares estão em greve desde a ultima terça-feira.

Nesta quarta-feira mesmo, o comandante da Força, general Enzo Martins Peri, determinou ao comandante militar do Nordeste, general Odilson Sampaio Benzi, que seguisse para a capital baiana e assumisse o comando da tropa local.

[O general Enzo chegou a Salvador ainda pela manhã. Reuniu-se com o governador Jaques Wagner. E só deverá sair de lá depois que a chege da PM baiana chegar ao fim.]

A postura do general G. Dias, que foi chefe da segurança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desagradou não só o Exército, como o Palácio do Planalto.

A presidente Dilma Rousseff durante o dia não escondeu a sua "indignação" com o episódio. Chegou a comentar que considerou "inaceitável" a postura do general G. Dias de "apagar velinhas", mesmo sendo seu aniversário, passando a ideia de que estava confraternizando com os manifestantes.

"Isto é inadmissível", desabafou, acrescentando que "não esperava isso dele. Dilma relatou ainda que o governador Jacques Wagner, telefonou para ela, na noite de terça-feira, se queixando do comportamento do general e ressaltando que este fato "atrapalhava as negociações" com os grevistas.

Em conversas com o ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, o governador baiano, de quem G. Dias é amigo, reconheceu que o general "extrapolou" e enfraqueceu as negociações, que acabaram se arrastando por mais tempo, quando se esperava que elas fossem concluídas, no máximo até hoje.

No Exército, o gesto de G. Dias de dizer que ele estava na manifestação presente "sem colete a prova de balas", na avaliação de militares, causou um tremendo mal estar porque ele parecia mais aliado dos grevistas, considerados fora da lei pelos oficiais das Forças Armadas, do que da população que precisa de proteção.

Militares comentaram ainda que o general enfraqueceu a capacidade de negociação do governo porque deixou claro para os líderes do movimento que não ia haver confronto com eles.

"A postura dele foi fora do contexto e sem consultar ninguém", disse um dos oficiais consultados pelo Estado, "Ele apareceu defendendo o grupo que esta transgredindo a lei e sendo combatido. Com isso, passou uma mensagem negativa, equivocada e foi péssimo para a Força", comentou outro militar.

Esta postura, na avaliação de militares, atrapalha até mesmo futuras operações de garantia da lei e da ordem, conhecida pela sigla GLO, dando demonstração de que o Exército não vai invadir uma assembleia tomada por PMs grevistas, enfraquecendo o poder de dissuasão da força.

Diante do ocorrido, o comandante do Exército, general Enzo, que está como ministro Interino da Defesa, telefonou para o general Benzi, superior hierárquico de G. Dias, e comandante do Nordeste, e determinou que seguisse para Salvador, para comandar a operação.

O general G. Dias, na mesma terça-feira, reconheceu que ultrapassara os limites e telefonou para o governador Jacques Wagner para se desculpar.

O Estado de São Paulo

Grevistas promoveram terror para inviabilizar carnaval, mostram gravações

Conversas gravadas entre líderes do movimento grevista da Polícia Militar na Bahia e policiais do Rio de Janeiro, exibidas no Jornal Nacional da noite desta quarta-feira (8), mostram acertos para a realização de ações de vandalismo em Salvador e que o a ameaça de cancelar o carnaval é uma chantagem.

Além disso, apontam articulações para a realização de greves em outros Estados, como Rio de Janeiro e São Paulo. Um cabo do Corpo de Bombeiros é orientado por uma mulher para que grevistas da Bahia não fechem acordo com o governo para que a greve no Rio não perca força.

Em uma das conversas o presidente de uma associação que reúne bombeiros e policiais baianos, Marco Prisco, filiado ao PSDB, combina uma ação de vandalismo.

Ele pede para que uma rodovia federal seja fechada. Do outro lado da linha, um homem diz que vai queimar duas carretar na estrada Rio-Bahia.

Prisco: Alô, oi. Desce toda a tropa pra cá meu amigo. Caesg e você. Desce todo mundo para Salvador, meu irmão... Tou lhe pedindo pelo Amor de Deus, desce todo mundo para cá...
Homem: Agora?
Prisco: Agora, agora. Embarque...
Homem: Eu vou queimar viatura... Eu vou queimar duas carretas agora na Rio/Bahia que não vai dar tempo...
Prisco: fecha a BR aí meu irmão. Fecha a BR.

Em outra conversa, o cabo do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Benevuto Daciolo, um dos líderes do movimento grevista da corporação no ano passado, fala sobre a votação da PEC 300, que estabelece piso nacional para os policiais, e deixa claro que o objetivo é estender a greve de policiais militares e bombeiros ao Rio de Janeiro, São Paulo e outros Estados para prejudicar o carnaval.

Dacilolo: Pergunta ao senhor que é pessoa importantíssima a respeito da nossa PEC...pergunto: qual é a verdadeira possibilidade de nós conseguirmos passarmos em segundo turno na semana que vem? Não sei se o senhor sabe. Eu estou com uma assembleia Geral amanhã no Rio de Janeiro, com a abertura de uma greve geral no Rio também, com probabilidade de não ter carnaval nem na Bahia nem no Rio esse ano. E São Paulo acho que está para dar uma resposta agora e os outros estados também. Nós acreditamos que, se tivesse uma resposta do governo, assinalando numa possibilidade de votação no segundo turno da PEC, acalmaria muito, muito o que está acontecendo na Federação.

Em outro telefonema, Daciolo recebe a orientação de uma mulher para que o movimento grevista baiano não feche acordo com o governo, o que poderia enfraquecer uma possível greve no Rio de Janeiro.

Mulher: Daciolo, Daciolo, presta atenção. Está errado fechar a negociação antes da greve do Rio...
Daciolo: Tudo bem, tudo bem... sabe o que vou fazer agora??? Ligue para ele que eu vou embora daqui, não vou ficar mais aqui.

Mulher: Eles não querendo que você avalize um acordo antes da greve do Rio. Depois da greve do Rio, muda tudo. Sabe como você vai ajudar eles? Voltando para o Rio, garantindo aqui. O governo vai fazer uma propostinha rebaixada para vocês, vai melhorar um pouquinho esse negócio que eles colocaram. E acho...se vocês garantirem a greve aqui, a mobilização aqui, vocês vão ajudar eles a liberar o Prisco, a ter uma negociação...


Portal iG

Dilma cobra resultados e prazos para entrega das obras de transposição do São Francisco

Em visita às obras de transposição do Rio São Francisco, a presidenta Dilma Rousseff reconheceu hoje (8) que o projeto estava parado em alguns lotes e disse que, depois de renegociar e ajustar valores dos contratos, o governo vai cobrar o cumprimento de metas e prazos para a entrega das obras.

Em agosto de 2011, o Ministério da Integração Nacional reestimou o custo da obra de R$ 5 bilhões para R$ 6,85 bilhões devido a reajustes contratuais, à necessidade de aditivos, à elevação de preços para licitação de novos lotes e aos custos com compensações ambientais. Na ocasião, as obras estavam completamente paradas em cinco lotes e em pelo menos outros três, seguiam em ritmo lento.

“Negociamos, resolvemos os problemas técnicos que havia e, agora, queremos resultados. E isso será cobrado. O recado que vou dar para os consórcios é o seguinte: nós não atrasamos pagamentos, escutamos os pleitos. Aqueles que nós consideramos tecnicamente justificados, o ministro aceitou, fez um processo de renegociação e, a partir de agora, vamos cobrar metas, resultados concretos”, disse a presidenta depois de visitar um dos lotes da obra, no município de Floresta (PE).

Dilma disse que, além da viagem de hoje, deve voltar a vistoriar pessoalmente as obras da transposição este ano e que o acompanhamento será feito sistematicamente pelo governo. “Teremos uma supervisão praticamente mensal. Não queremos obras atrasadas, não queremos saber que não deu certo no fim do ano. Queremos saber antes, porque isso permitirá que a gente faça a nossa parte, resolva o que disser respeito ao governo. E permitirá também que a gente cobre dos consórcios”.

Segundo a presidenta, a obra é prioritária por levar água a municípios nordestinos que sofrem com a seca e pelo investimento público que o projeto representa. “Para o Brasil, é importante o investimento público, vamos tirá-lo do papel. Sabemos que, para o Brasil crescer, para melhorar as condições de vida, tem certas obras que são estruturantes, são prioritárias”, avaliou.

Na segunda etapa da visita, em Juazeiro do Norte (CE), a presidenta reconheceu a paralisação da obras em alguns trechos, mas disse que o ritmo deverá ser retomado, com o estabelecimento de metas e prazos. “É óbvio que houve uma desmobilização, não estamos aqui negando os fatos. Houve uma desmobilização em alguns momentos porque era necessário recompor as condições contratuais, principalmente porque os contratos foram feitos baseados em elementos que não eram os definitivos”.

Ainda nesta quarta-feira, Dilma terá uma reunião com empresas que estão tocando parte das obras de transposição do São Franscisco.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que acompanha a presidenta na vistoria, disse que, a partir de março, 13 dos 16 lotes da obra estarão com ordens de serviço emitidas e frentes de trabalho em ação. “Estamos remobilizando as obras. O momento mais crítico das negociações foi superado, e a presença da presidenta reafirma a prioridade do governo, a segurança de que os recursos estão reservados”, avaliou.

Segundo o ministro, os demais lotes serão licitados novamente até junho. Amanhã (9), Dilma continua em viagem pelo Nordeste, em visita a trechos das obras da Ferrovia Transnordestina.

Agência Brasil

Governo do Rio antecipa reajustes a policiais e bombeiros

O governo do Rio decidiu antecipar reajustes salariais para policiais militares e bombeiros. A medida ocorre às vésperas de assembleias das categorias para decidir sobre uma possível paralisação.

Em nota divulgada na noite de hoje (8), o governo fluminense se comprometeu a mobilizar sua bancada na Assembleia Legislativa para antecipar reajuste de 26% que seria concedido em outubro de 2013 para fevereiro de 2013. O reajuste causará um impacto de R$ 350 milhões aos cofres do estado.

Também já está prevista nova reposição salarial em fevereiro de 2014, seguindo o índice de inflação, além de auxílio-transporte no valor de R$ 100.

As medidas a serem tomadas, em caso de uma greve no setor, foram discutidas pelo governador Sérgio Cabral e a cúpula da segurança esta noite, no Palácio Laranjeiras.


Agência Brasil

Congresso instala CPMI para acompanhar aplicação da Lei Maria da Penha no país

O Congresso Nacional instalou hoje (8) a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Violência contra a Mulher (CPMI). Na primeira sessão, foram designadas, como presidente da CPMI, a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) e, como relatora, a senadora Ana Rita (PT-ES).

De acordo com Ana Rita, o objetivo da comissão será principalmente identificar os problemas que estão fazendo com que a Lei Maria da Penha não venha sendo aplicada correta e amplamente. “Por que tantas mulheres continuam morrendo?”, questionou a senadora Ana Rita.

Além disso, os parlamentares que compõem a comissão, que conta com apenas três titulares homens até o momento, terão também a missão de atuar no Supremo Tribunal Federal (STF) e interagir com os governos para garantir que a lei de proteção às mulheres seja aplicada de forma correta.

“A nossa preocupação central é definir para o Poder Judiciário, para os governos, nas suas instâncias policiais, a efetividade de que iniciativas podem ser tomadas. Temos uma série de medidas protetivas que foram definidas, como essa da procuradora federal de Minas Gerais, mas que não adiantou porque não havia um processo de fiscalização da implementação [da lei]”, declarou a presidenta da CPMI.

O Ligue 180 – serviço para o qual as mulheres que sofrem algum tipo de violência podem ligar para solicitar ajuda e orientação – recebeu, em 2011, mais de 667 mil chamadas, cerca de 1,8 mil por dia. Dessas ligações, quase 46 mil foram relatos de violências físicas e aproximadamente 18 mil foram de violência psicológica. De acordo com o balanço divulgado pela central de atendimento, em média, um caso por dia era relacionado à denúncias de cárcere privado e, ao longo do ano, foram denunciados 35 casos de tráfico de mulheres.

O perfil educacional dessas mulheres é, na maior parte, formado por vítimas que têm o ensino fundamental (45,5%) ou o ensino médio (41,2%). Em relação à faixa etária, 81% delas têm entre 20 e 49 anos. Isso significa que as mulheres mais atingidas pela violência são as adultas, no auge da fase reprodutiva e econômica.

A CPMI deverá contar ao todo com 24 deputados e senadores, mas nem todos foram indicados ainda. A próxima reunião da comissão, quando será definido um cronograma de trabalho, deve acontecer após o carnaval.

Agência Brasil

Serviço emergencial suspende abastecimento em Jaboatão

Um serviço emergencial a ser executado pela Compesa amanhã (9) vai provocar a suspensão do abastecimento de água nas localidades de Jaboatão Centro, Pacheco, Socorro e Sucupira, em Jaboatão dos Guararapes. A interrupção do fornecimento será por 24 horas para que os técnicos da companhia promovam a substituição de algumas conexões que apresentam vazamento. A paralisação da estação elevatória de Socorro-Sucupira, pertencente ao Sistema Tapacurá, será a partir das 08h desta quinta-feira (9), prosseguindo até as 23h da sexta-feira (10), quando será iniciado o processo de regularização da distribuição de água para as áreas afetadas. Informações: 0800 081 0195.

Imprensa Compesa

Reality show desafia criadores de negócios digitais

São Paulo - Os competidores do reality show promovido pelo Sebrae na Campus Party enfrentaram o primeiro desafio na manhã desta quarta-feira (8). Durante quatro dias, três equipes, formadas por dois empreendedores cada, vivenciam a experiência de desenvolver uma startup de sucesso. As atividades acontecem dentro de um cubo de vidro instalado no espaço do Sebrae no evento.

Acompanhadas por seis câmeras, as equipes participam todas as manhãs de dinâmicas e palestras com especialistas de várias áreas, como o publicitário Tiago Mattos, diretor da agência Perestroika, de Porto Alegre, que hoje falou sobre criatividade. Em seguida, recebem desafios que devem ser solucionados diariamente. Yuri Gitahy, fundador da Aceleradora, parceira do Sebrae na produção do reality, passou a primeira tarefa: provar que existe demanda para o modelo de negócio de suas startups. As soluções devem ser apresentadas hoje, até às 18h.

Segundo o diretor-técnico da instituição, Carlos Alberto dos Santos, o reality show será um laboratório para os concorrentes e para o próprio Sebrae. “As novas tecnologias de comunicação e informação têm estimulado a emergência de novos modelos de negócios, criados por jovens criativos que literalmente começam na garagem ou em uma pequena sala, a partir de produtos e serviços baseados em plataformas de tecnologia de informação e comunicação. A missão do Sebrae, de apoio às micro e pequenas empresas em todo o país, está se ampliando com este público. Nós estamos realizando um grande esforço de revisão de produtos e desenvolvimento de novas metodologias”, disse o diretor.

O reality é apresentado pela dupla do site de humor Jovem Nerd, que se dedica a entretenimento e cultura para os aficcionados em tecnologia da informação. Deive Pazos e Alexandre Ottoni dizem estar entusiasmados com a experiência. “Seremos os pedros biais do empreendedorismo”, brinca Ottoni.

Os concorrentes foram escolhidos em uma base de dados da Aceleradora, empresa que apoia startups em gestão e capital semente. Os selecionados já possuem suas startups prontas e, com o apoio do Sebrae poderão testar o produto junto a seus clientes. As eleitas foram a Queroo, que organiza listas de presentes pela internet; Tableshare, empresa de compartilhamento de refeições, e Youcast, que reúne fãs de videologs, videocasts e podcasts.

Todas as manhãs, os competidores participarão de dinâmicas com especialistas renomados no cenário nacional do empreendedorismo. Ao final da manhã, os participantes recebem tarefas que devem ser executadas no mesmo dia. As equipes serão julgadas por uma banca composta pelo diretor-técnico do Sebrae e por investidores. A premiação, que será divulgada durante o evento, tem participação das gigantes da internet Google, Mercado Livre e Amazon.

Agência Sebrae

Vereador contrário à Parada Gay é suspenso de partido em Minas

Uma nova conquista refere-se à punição partidária de um vereador de Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte. Jadson do Bonsucesso Rodrigues, conhecido como Pardal (PDT-MG), declarou no ano passado que pessoas favoráveis ao apoio de vereadores à 1ª Parada Gay da cidade precisavam de tratamento.

A declaração ocorreu em junho de 2010 e despertou a revolta de movimentos sociais, que postaram o áudio no YouTube. "Com todo respeito à homofobia, não estou aqui para fazer críticas. Nós estamos aqui com várias pessoas querendo fazer parada gay, mas você tá vendo que o cara tá precisando de tratamento, pô", disparou o vereador em reunião na Câmara de Vereadores de Caeté.

Pouco tempo depois, o mesmo vereador esteve na parada gay da cidade, em novembro passado, e teria feito gestos obscenos, em represália aos participantes. Cerca de 2 mil pessoas participaram do evento.

O que Pardal talvez não esperava é que sua própria legenda, o PDT, que possui uma secretaria especial a favor da diversidade, o suspenderia por 90 dias de suas atividades partidárias. O partido espera que o vereador peça desculpas, publicamente, pela atitude.

Procurado pelo iG, o vereador informou, por meio de assessoria de imprensa, que não vai se manifestar sobre o caso enquanto não for notificado. A assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Caeté informou que nesta semana foi encaminhado um pedido de investigação por quebra de decoro à corregedoria da Casa Legislativa.

Além dos direitos partidários suspensos, Pardal corre o risco de ser expulso do PDT, legenda que trabalha pelos direitos LGBT, informou o presidente estadual da sigla, Mário Heringer. Conforme o dirigente, o partido é a favor da tolerância e contra o preconceito.

Líder do movimento LGBT em Caeté, Antônio Carlos Chagas também organizou a 1ª Parada Gay na cidade. Ele conta que por causa das declarações do vereador, fez um boletim de ocorrência na Polícia Civil mineira, que vai apurar a situação. Ele estava na Câmara no dia das declarações do vereador, buscando apoio para a parada gay.

Chagas contou ao iG que, no mês de dezembro do ano passado, recebeu um telefonema ameaçador, o que gerou outra ocorrência policial. Ele disse que a voz no telefonema era de um homem, mas que ele não pode identificar quem era.

“Me ligaram ameaçando de morte. Falaram assim: 'Se não parar com pouca vergonha de parada gay, vou fuzilar você e sua família. E não é o Pardal quem está falando'. Mesmo com toda esta situação, trabalho pela 2ª parada em Caeté. Com ameaça ou sem ameaça, teremos a parada. Eu carrego esta bandeira e sou homossexual assumido”, afirmou Chagas.

Líder do Movimento da Diversidade e Cidadania LGBT de Minas Gerais, Ramon Calixto disse que deu todo apoio para Chagas e que levou à Frente Parlamentar LGBT da Assembleia a denúncia envolvendo vereador. A frente irá avaliar qual medida tomar diante do caso.

O governador Antonio Anastasia (PSDB) tem realizado diversas medidas a favor da comunidade LGBT. Walkiria La Roche é coordenadora especial de Políticas de Diversidade Sexual e a primeira transexual com cargo público em Minas Gerais, nomeada pelo tucano no início de 2011.

Além disso, Minas vem se destacando como um dos Estados com maior número de paradas gays, tendo incentivo oficial do governo para promover turismo gay.

Portal iG

Política de Planejamento Familiar nos Estados Unidos é criticada no Congresso Americano

O congressista John A. Boehner entrou nesta quarta-feira na crescente batalha política sobre uma nova regra do Governo Obama exigindo dos planos de saúde - incluindo os de universidades católicas e instituições de caridade - para oferecer controle de natalidade gratuitamente para as mulheres, dizendo que os republicanos não deveriam aprová-la.

Boehner, um católico praticante que tem sido um crítico ferrenho das políticas que ele acredita que infringir as crenças religiosas e as liberdades, tomou o plenário da Câmara para delinear suas visões sobre o Estado da saúde e do remédio que ele vai buscar em uma rara aparição pelo alto-falante durante o período diário quando os membros da classificação e arquivo-lhes é permitido falar durante um minuto sobre questões de estimação.

"Nos últimos dias, americanos de todas as persuasão fé e política têm se mobilizado em oposição a uma regra estendeu pela administração Obama, que constitui um ataque inequívoca sobre a liberdade religiosa em nosso país", disse Boehner, de pé diante de um grupo de cerca de 25 membros que estavam na câmara. "Ao impor essa exigência", acrescentou, "o governo federal está violando um direito da Primeira Emenda, que ficou por mais de dois séculos. E ele está fazendo isso de uma maneira que afeta milhões de americanos e prejudica algumas das instituições mais importantes da nossa nação."

A nova política, que a administração Obama vem tentando defender com cuidado, tem atraído cada vez mais críticas de grupos religiosos, e republicanos do Congresso têm intensificado os seus ataques. Vários senadores tomaram a palavra na noite de terça para falar sobre o assunto - demonstra a crescente importância que os debates sobre questões sociais tem no Congresso como chefes membros em uma ano eleitoral."Este ataque pelo governo federal sobre a liberdade religiosa em nosso país não pode suportar, e não vai ficar", disse ele.

The New York Times

Segundo dia de oficinas na Arena Gourmet Ferreira Costa

Ontem quem participou das oficinas aprendeu os segredos das receitas, que começou com o Chef David do Spoleto, ensinando a preparar várias massas com diferentes acompanhamentos, alguns participantes foram convidados a sugerir os pratos que o chef criava.

Logo após, a chef Maria dos Prazeres da Mister Pizza preparou duas receitas de pizzas, uma doce com banana e canela e outra salgada, que foi a pizza veneziana com queijo, salaminho, azeitona e pimentão verde. Ao final de cada oficina foram sorteados produtos da Tambaú Alimentos, brindes da Tramontina e vouches dos restaurantes participantes.

Nesta quarta-feira os pratos ensinados serão da Go! Temakeria que vai fazer Temake Hot Philadelphia mais seis Temakes e da Cake In a Cup com a recita de um delicioso Cupcake de caipirinha de limão.

As inscrições para as oficinas são gratuitas e podem ser feitas no local do evento Vagas limitadas.


Serviço:

Arena Gourmet Ferreira Costa
Data: Até 10 de Fevereiro, das 17h às 19h;
Local: Home Center Ferreira Costa, Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 2967, Imbiribeira, Recife-PE;
Informações: (81) 3338-8333 – no site: www.ferreiracosta.com

Montagem de camarotes altera o ponto de parada de cinco linhas na Av.Guararapes

A partir do próximo sábado (11/02), o Grande Recife Consórcio de Transporte irá alterar provisoriamente o ponto de embarque e desembarque de cinco linhas e 60 ônibus, que trafegam no sentido subúrbio/cidade na Avenida Guararapes. A mudança ocorrerá em virtude da interdição da pista lateral da via, em frente ao antigo Trianon, para a montagem dos Camarotes do Carnaval 2012. A alteração se estenderá até o desmonte das estruturas, após o período carnavalesco. A mudança no trânsito no local será executada pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

As cinco linhas que param na pista lateral, em frente ao antigo Trianon no sentido subúrbio/cidade, irão trafegar, provisoriamente, pelo canteiro central da Avenida Guararapes, utilizando a parada já existente no local. As linhas são: 313-San Martim (Abdias de Carvalho), 315-Bongi, 321-Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho), 324-Jardim São Paulo (Piracicaba) e 437-Caxangá (Conde da Boa Vista).

A divulgação está sendo feita por meio de cartazes nos 60 coletivos das linhas envolvidas na operação e nas três paradas interditadas. Outras informações sobre a alteração de parada podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Cliente, através do telefone 0800 081 0158 ou pelo site www.granderecife.pe.gov.br.


DETALHAMENTO DA OPERAÇÃO:

Lista de linhas que param em frente ao Trianon e serão relocadas da pista lateral para o canteiro central:

313–SAN MARTIN (ABDIAS DE CARVALHO)
315–BONGI
321–JARDIM SÃO PAULO (ABDIAS DE CARVALHO)
324–JARDIM SÃO PAULO (PIRACICABA)
437–CAXANGÁ (CONDE DA BOA VISTA)

Parada Provisória: Av. Guararapes, primeiro ponto de parada no canteiro central, em frente ao antigo Trianon.


Gerência de Imprensa

Médicos afirmam que Lula está curado

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceu o câncer na laringe. Ele recebeu a notícia na última segunda-feira (6) da equipe médica do Hospital Sírio Libanês.

O tratamento continuará até o próximo dia 25. O ex-presidente ainda cumpre uma rotina semanal de radio e quimioterapias, razão pela qual ele ainda sofre com os efeitos colaterais do tratamento, como náuseas e vômitos.

Lula, no entanto, já foi informado pelos médicos que a regressão do tumor é irreversível. “Lula está curadíssimo”, confirmou na terça-feira uma pessoa muito próxima ao presidente. As informações são da ISTOÉ.

A batalha do ex-presidente contra o câncer começou no fim de outubro do ano passado, quando a doença foi diagnosticada depois de ele se submeter a uma bateria de exames.

Agora, o ex-presidente pretende voltar paulatinamente a dividir sua rotina entre o Instituto Lula e as costuras políticas visando às eleições municipais de outubro, em que terá papel fundamental.

Blog de Política - Diario de Pernambuco

Dilma visita obras do projeto de integração do São Francisco e da Ferrovia Transnordestina

A presidenta Dilma Rousseff começa hoje (8) uma viagem de dois dias pelo Nordeste para vistoriar o andamento das obras do projeto de integração do Rio São Francisco e da Ferrovia Transnordestina. A presidenta deverá passar por pelo menos sete municípios de Pernambuco e do Ceará. Além de visitar as obras, Dilma deverá se reunir com técnicos e representantes das construtoras envolvidas nos projetos.

A presidenta deve desembarcar por volta das 10h em Paulo Afonso (BA), de onde seguirá para Floresta (PE), primeiro ponto do roteiro de vistoria das obras. O Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional tem como objetivo assegurar a oferta de água a cerca de 12 milhões de habitantes de 390 municípios do agreste e do sertão dos estados de Pernambuco, do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

A obra está dividida em duas partes. O Eixo Leste, com 220 quilômetros (km), prevê a construção de canal, estações de bombeamento, reservatórios, túneis e aquedutos entre os municípios de Monteiro e Floresta, ambos na Paraíba. No Eixo Norte, que tem 402 km, o trabalho será realizado entre as cidades de São José de Piranhas (PB) e Cabrobó (PE).

Quando o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi lançado, em 2007, a previsão era que o Eixo Leste fosse concluído até junho de 2010, com custo total de R$ 1,58 bilhão. Para o Eixo Norte, a data de conclusão estava marcada para dezembro de 2012, com custo total de R$ 3,4 bilhões.

No último balanço do PAC, no entanto, feito em novembro do ano passado, a data de conclusão do Eixo Leste foi adiada para dezembro de 2014, e o investimento realizado somava R$ 2,8 bilhões, sendo que R$ 1,8 bilhão já foram investidos entre 2007 e 2010 e mais R$ 1 bilhão está previsto até 2014. A nova data de conclusão do Eixo Norte é dezembro de 2015, e o investimento subiu para R$ 4 bilhões – R$ 1,7 bilhão entre 2007 e 2010 e R$ 2,3 bilhões até 2014. Segundo o relatório do governo, no Eixo Leste 71% das obras estavam realizadas e no Eixo Norte a conclusão era 46%.

Dilma deve visitar as obras em Cabrobó (PE), sobrevoar o Eixo Norte e seguir para Mauriti (CE). À noite, a presidenta se reúne em Juazeiro do Norte (CE) com as empresas responsáveis por parte das obras do projeto de integração.

Na quinta-feira (9), o foco será a Ferrovia Transnordestina, obra de 1,7 mil km que vai ligar o interior do Nordeste aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE). O roteiro de Dilma começa no município cearense de Missão Velha, em um dos lotes mais adiantados da obra. De lá, a comitiva segue para São José do Belmonte (PE) e, mais tarde, para Salgueiro.

Alguns trechos da ferrovia estão mais adiantados, como os 96 km entre os municípios de Salgueiro (PE) e Missão Velha (CE), que estão com 99% da infraestrutura concluída, segundo o balanço mais recente do PAC. Mas outros trechos, como o de 420 km entre Trindade (PE) e Eliseu Martins (PI) e o de 306 km entre Salgueiro (PE) e Suape, também em Pernambuco, têm pouco mais de 30% da infraestrutura pronta. A parte da ferrovia que liga os municípios cearenses de Pecém e Missão Velha (527 km) estava com 4% da infraestrutura pronta em setembro do ano passado.

Quando a construção da ferrovia foi incluída no PAC, em 2007, a expectativa é que ela fosse concluída três anos depois. Mas a data de conclusão foi sendo alterada e, no último balanço do programa, apresentado em novembro do ano passado, a previsão para o término da obra era o dia 31 de dezembro de 2014.

Os valores da obra também aumentaram. Em 2007, a previsão era gastar R$ 4,5 bilhões na construção da ferrovia, mas até 2010 já tinham sido investidos R$ 2,06 bilhões, com previsão de mais R$ 3,24 bilhões entre 2011 e 2014.

Agência Brasil

Greve de policiais militares afeta comércio na capital baiana

Para se proteger dos constantes assaltos devido à ausência de policiamento nas ruas, os comerciantes de Salvador formaram uma verdadeira rede de informações. Em caso de ocorrência de assalto em algum bairro, os donos de loja ligam imediatamente para amigos nos bairros vizinhos e todos baixam as portas.

"Quando o pessoal soa o alerta a gente fecha rapidinho. Isso tem acontecido todos os dias”, disse uma comerciante do bairro de Pituba, que pediu para não ter o nome divulgado.

O comportamento do morador de Salvador mudou com a greve dos policiais militares que já dura nove dias. Nos supermercados, o movimento, embora bem menor que o normal, tem sido mais intenso pela manhã. À tarde, as lojas têm ficado vazias.

"As pessoas comentam que preferem fazer tudo mais cedo, para não ter que sair de casa na parte da tarde, horário em que ocorre a maior parte dos assaltos. As pessoas estão com medo", disse Maria do Amparo Rodrigues, 23 anos, que trabalha como caixa em uma rede de supermercados da capital baiana.

A uma semana da abertura oficial do carnaval, os bares de Salvador permanecem vazios durante a noite. As ruas estão desertas. Em alguns bairros da periferia da cidade, o comércio, quando abre, fecha mais cedo.

Em cidades vizinhas, como Lauro de Freitas, houve dias em que o comércio ficou fechado o dia inteiro. "Moro em Lauro de Freitas e lá o comércio está fechado. Não é como no centro de Salvador onde se pode ver alguns homens do Exército. Lá não tem policiamento algum", disse a funcionária de uma farmácia localizada na Pituba, área litorânea de Salvador, que também não quis ter seu nome divulgado.

Com medo da violência, as pessoas estão optando, cada vez mais, por ficar em casa. Muitos shows de artistas baianos previstos para essa semana foram cancelados sob a alegação de não haver condições de garantir segurança para o público.

Em compensação, os serviços de tele-entrega aumentaram. Um restaurante de comida chinesa aumentou em 50% o serviço de entrega durante o período da greve. O salão onde é servida a comida tem ficado vazio, mas os pedidos acabam compensando a queda nos atendimentos. "As pessoas não querem se arriscar e acabam pedindo comida em casa", informou Jairo Alencar, atendente do restaurante.

Agência Brasil

Síria à beira da guerra civil aguarda reunião entre a Rússia e Assad

Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov desembarcou na Síria para uma série de negociações, nesta terça-feira, com o presidente Bashar Al Assad. A viagem ocorre em meio à pressão internacional para que Al Assad renuncie, devido à violência entre tropas oficiais e manifestantes no país. Na véspera, o governo norte-americano fechou sua embaixada na capital síria, Damasco, e a Grã-Bretanha convocou seu embaixador na Síria.

Diplomatas ocidentais estão indignados com a Rússia e com a China, que vetaram no sábado uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que pede o fim da violência do governo sírio contra a própria população. Lavrov disse que não pretende divulgar o motivo de sua viagem, mas que a Rússia continua se opondo às tentativas internacionais de mudança no regime da Síria.

Lavrov explicou que a Rússia vetou uma resolução sobre a Síria no Conselho de Segurança da ONU: nos termos em que estava redigida, porque seria unilateral e prejudicaria a Síria, se adotada. O veto dos embaixadores de Rússia e China impediu que fosse aprovado o projeto de resolução encaminhado pelo Marrocos que exigia a imediata renúncia do presidente Bashar al-Assad. Treze dos 15 membros do Conselho de Segurança aprovaram o projeto apoiado pela Liga Árabe e pelo ocidente.

As autoridades sírias têm atribuído a violência no país à ação de gangues armadas ligadas a al-Qaeda e informam que mais de 2 mil soldados e policiais já foram mortos. Lavrov disse que, na última sexta-feira, enviou à secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, e ao embaixador russo na ONU, Vitaly Churkin, as emendas propostas pela Rússia ao texto do projeto a ser votado.
– Quem desse atenção àquelas emendas facilmente perceberia a racionalidade e a objetividade de nossa posição – disse Lavrov.

Vários países ocidentais dedicaram-se a tentar persuadir Moscou a apoiar uma resolução que, de fato, autorizaria uma ação militar na Síria, mas a Rússia respondeu repetidas vezes que o furor com que o ocidente está tentando legitimar aquela ação militar na Síria obriga a temer que esteja em preparação a repetição de um “cenário líbio”. Na Líbia, forças rebeldes derrubaram e, presumidamente, assassinaram Muammar Gaddafi em outubro de 2011, depois de meses de combates, para cujo desfecho as forças da Organização do Tratado Atlântico Norte (Otan) tiveram influência decisiva.

Embora os termos do projeto que estava sendo votado tenham sido suavizados, aparentemente para superar a oposição dos russos, o ministro das Relações Exteriores da Rússia disse que, apesar das modificações, o projeto patrocinado pelo ocidente e pela Liga Árabe continuava a ser decisão “unilateral”. Para o ministro russo, os grupos que estão provocando a violência na Síria teriam de ser conhecidos e examinados adequadamente – o que o Conselho de Segurança não fez em momento algum. Disse que o projeto agora vetado não impõe qualquer restrição à ação de grupos armados da oposição, e que a Rússia teme que, aprovada nos termos atuais, a resolução tornará impossível qualquer diálogo político nacional na Síria.

Além do mais, disse Lavrov, o projeto vetado incluía a exigência de que as forças regulares do estado sírio se retirassem imediatamente de cidades e vilas.

– Essa exigência, se não estiver acompanhada da exigência de que os grupos armados extremistas entreguem as armas, é absolutamente provocativa. Nenhum presidente que não esteja absolutamente derrotado e que se respeite jamais aceitará essa exigência, por mais ameaçado que esteja. E nada, em nenhum caso, justifica render-se e entregar o país a extremistas armados – disse Lavrov a jornalistas.

A embaixadora dos EUA na ONU Susan Rice disse, no sábado, que “há meses esse Conselho está refém de dois membros. Esses membros escondem-se atrás de argumentos ocos e de interesses particulares, ao mesmo tempo em que rejeitam qualquer redação que pressione Assad a deixar o governo”.

– A embaixadora dos EUA aparentemente se esquece das mais de 50 vezes em que o mesmo Conselho esteve refém de um único membro, exatamente os EUA, que vetaram, contra a maioria dos demais membros, todos os projetos de resolução que visavam a garantir direitos para os palestinos, contra os interesses de Israel – ressaltou um integrante da comitiva russa.

A Rússia e a China já haviam vetado outro projeto de resolução, em outubro de 2011, que continha ameaças de sanções contra a Síria. Lavrov disse também que outro problema do projeto agora vetado é a cláusula que exige que Assad deixe o governo. A Rússia, dos principais apoiadores de Assad durante o levante contra seu regime, já dissera, no início da semana, que vetaria qualquer projeto de resolução que exigisse a renúncia de Assad e ameaçasse com “outras medidas” caso ele não concordasse. Moscou apresentou um texto alternativo de resolução, que os EUA criticaram por lhes parecer muito suave.

– Já dissemos várias vezes que não estamos protegendo Assad. Estamos protegendo a lei internacional. O Conselho de Segurança da ONU não tem competência para intervir em questões internas dos Estados – disse Lavrov.

Os chefes das delegações russa e chinesa disseram que os países esperam que a comunidade internacional continue a trabalhar para pôr fim à violência na Síria.O governo da Síria nega qualquer envolvimento nos confrontos violentos em Homs nos últimos dias


Correio do Brasil

Aniversário de Dominguinhos na Sala de Reboco

QUINTA-FEIRA: MAESTRO FORRÓ e Amigos comemorando dia do FREVO – Com as participações de Beto Hortis, Irah Caldeira e Nádia Maia, o Maestro Forró volta ao Sala de Reboco (onde participou várias vezes de show de outros cantores). Desta vez ele retorna a casa pra fazer seu show com pé-de-serra e frevo. Ao lado dos convidados, Maestro Forró vai cantar e tocar sucessos de artistas como Luiz Gonzaga, Trio Nordestino e Dominguinhos. A noite certamente acabará com frevo, rolando também “Tô Doidão”, música de Reginaldo Rossi, que forró transformou em frevo e é um dos sucessos deste carnaval.

SEXTA-FEIRA: DOMINGUINHOS comemora ANIVERSÁRIO –

Completando 71 anos, o mestre Dominguinhos volta ao Sala de Reboco pra comemorar seu aniversário com grandes sucessos do forró. Com a participação de sua filha Liv Moraes, Dominguinhos, o filho musical de Luiz Gonzaga, é um dos maiores músicos brasileiros e tem parcerias musicais com Alceu Valença, Djavan, Chico Buarque, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Gilberto Gil, Anastácia e Nando Cordel. Passou por todos os movimentos musicais brasileiros, como Bossa Nova, Tropicália e Jovem Guarda e já ganhou inúmeros prêmios musicais. Nesta comemoração, sexta-feira, Dominguinhos tocará e cantará clássicos como “Onde Está Você”, “Tenho Sede”, “De Volta pro Aconchego”, “Pedras que Cantam”, “Lamento Sertanejo” e “Abri a Porta”, entre outros.

SÁBADO: FORRÓ SEM FRONTEIRA – Músicas de Geraldinho Lins, Flávio Leandro, Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Novinho da Paraíba, Jackson do Pandeiro, Alcymar Monteiro, Alceu Valença e Jorge de Altinho é o que o público vai ouvir e dançar, sábado, no Sala de Reboco, com o Forró sem Fronteira. O grupo é formado por sobrinhos e filhos dos cantores Marinês, Marinalva e Aracílio Araújo. Com 03 cd´s lançados, o grupo tem várias apresentações por cidades como Caruaru, Petrolina, Surubim e Serra Talhada, tendo dividido palco com artistas como Cristina Amaral, Maciel Melo, Nádia Maia e Amazan.

Vai faltar água em bairros do Recife por 24 horas

Os bairros de Setúbal e Boa Vista, no Recife, estão recebendo obras de melhoria do abastecimento de água. Nessas áreas, a Compesa está desenvolvendo o projeto de setorização, que consiste, entre outras ações, no isolamento dos distritos responsáveis pelo abastecimento desses dois bairros.

Por esse mecanismo, a companhia pode controlar melhor toda a produção e distribuição de água dos bairros e com isso oferecer o produto com mais regularidade e confiabilidade. Entre os benefícios da setorização, está o equilíbrio das pressões na rede distribuidora

Na Boa Vista, a companhia trabalha nas imediações da Rua do Pombal com a Avenida Visconde de Suassuna. Amanhã (9), será feita uma interligação da antiga rede de abastecimento da área com a nova, recentemente implantada pela Compesa. Para realizar o trabalho, a companhia precisará suspender, a partir das 8h da quinta, o abastecimento dos bairros da Boa Vista e de Santo Amaro. A previsão é retomar a distribuição de água às 8h da sexta (10).

Já em Setúbal, a Compesa programou para o próximo dia 14 um serviço de interligação no trecho entre a Rua Sá e Souza e a Avenida Barão de Souza Leão. Para isso, a companhia suspenderá, a partir das 8h do dia 14, o abastecimento de Setúbal. A distribuição de água será retomada às 10h do dia 15.

As obras em Setúbal e na Boa Vista fazem parte do projeto de setorização da Compesa, orçado em R$ 8 milhões e com previsão de término para o próximo mês de setembro. O projeto, que contempla também Santo Amaro, Ilha do Leite e Recife Antigo, consiste na implantação/substituição de rede distribuidora (trocando antigas tubulações por novas) e na instalação de válvulas redutoras de pressão e de macromedidores. Entre os benefícios da setorização, está a redução de perdas (em virtude do controle das pressões) e a melhora no processo de distribuição de água.

Imprensa Compesa

Vitória Stone Fair debate uso de rochas ornamentais

Vitória - Granitos exóticos ou neutros podem conferir luxo a projetos comerciais e residenciais. Arquitetos, decoradores e designers de interiores apostam nesses materiais, aliados a outros itens de decoração, para agregar valor aos ambientes. A aplicabilidade das rochas ornamentais em projetos será tema de um encontro nesta quarta-feira (08), durante a Vitória Stone Fair 2012, maior feira do setor da América Latina. Participam do evento as designers Rita Carajau e Paula Neder, além de um grupo de marmorarias do Espírito Santo.


Com 40 anos de atuação no mercado brasileiro e internacional, a arquiteta e diretora da Associação Brasileira de Designers (ABD-ES), Rita Carajau, destaca que hoje a indústria oferece diversos acabamentos em rochas ornamentais, como levigado, lustrado, apicoado e flameado. "A parceria com as marmorarias proporciona trabalhos maravilhosos e nós, no Espírito Santo, temos muita matéria-prima”, ressalta a arquiteta. Ela pretende apresentar, durante o evento, imagens de projetos realizados e de lugares em que as pedras chamam a atenção, nem que seja de forma lúdica, como a Praça de Rembrandt, em Amsterdã, na Holanda.

Rita Carajau explica que a mistura do granito com outros materiais, como madeira de demolição, pode conferir resultados surpreendentes a espaços externos. “Dá um tempero, porque a pedra é sempre muito fria. Como matéria-prima, as rochas possuem alta qualidade e resistência, gama estética e valores agregados infinitos”.


No encontro, a arquiteta convidada e diretora da ABD do Rio de Janeiro, Paula Neder, vai falar sobre o mercado brasileiro e internacional, as tendências na aplicabilidade das rochas ornamentais e a participação das marmorarias no processo de criação dos projetos comerciais e residenciais. Paula tem mais de 30 anos de experiência profissional e possui cerca de 400 projetos realizados no Brasil e no exterior.

O encerramento do evento contará com uma apresentação do grupo de marmoraria da Grande Vitória, que participou no ano passado da Marmomacc, feira internacional de rochas ornamentais realizada em Verona, na Itália. O encontro é uma iniciativa do Sebrae no Espírito Santo, em parceria com a Associação Brasileira de Design – Espírito Santo (ABD-ES), o Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais do Estado (Sindirochas) e a Milanez & Milaneze.


A Vitória Stone Fair 2012 começou nesta terça-feira (7) e segue até sexta-feira (10), no Pavilhão de Carapina, no município de Serra. Ao todo, serão 420 expositores - 110 deles internacionais - que irão apresentar novos materiais, máquinas, equipamentos e insumos.

Agência Sebrae

Wando morre aos 66 anos

O cantor Wando, de 66 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (8), às 8h, após sofrer uma parada cardíaca irreversível. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Biocor Instituto, hospital de Belo Horizonte (MG) onde Wando estava internado desde o dia 27 de janeiro.

O cantor deu entrada na unidade apresentando fortes dores no peito. No dia 28 de janeiro, ele foi submetido a uma angioplastia coronariana de emergência para desobstrução de artérias do coração.

A mulher do cantor Wando disse durante entrevista coletiva, no último dia 31, que o marido não bebia nem fuma e mantinha os exames médicos em dia. “Às vezes a gente escuta umas coisas que não têm nada a ver. O Wando não fuma, não bebe (bebida alcoólica). O Wando trabalha demais, não tem tempo para se exercitar, come errado e tem ainda o problema hereditário, porque o pai dele faleceu do coração”, afirmou a psicóloga Renata Costa Lana e Souza, ao lado de uma das filhas do cantor.

Na manhã desta quarta, por volta das 9h40, foi divulgada uma nota à imprensa sobre a morte de Wando. Leia a nota, na íntegra:

"Houve um súbito agravamento do grave quadro do Sr. Wanderley Alves dos Reis, a partir das 05:40 horas desta quarta-feira, dia 8 de fevereiro de 2012, com o óbito às 08 horas da manhã, na presença da esposa. Agradecemos o carinho e a atenção de todos, especialmente ao Sr. Wanderley Alves dos Reis – Wando -, sua esposa e filhos, a sociedade, a imprensa, os médicos do Corpo Clínico, os profissionais de saúde e demais colaboradores que, com dedicação e respeito, atuaram de forma intensiva e completa, aplicando todos os recursos e técnicas disponíveis, nada faltando ao paciente durante todo o tratamento. Família do Sr Wanderley Alves dos Reis, Médicos do Corpo Clínico e Biocor Instituto".

Portal Uol


Vídeo com um de seus maiores sucessos Fogo e Paixão: