sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Também vai faltar água em Jaboatão


Os cerca de 90 mil moradores de Jaboatão Centro terão o abastecimento de água reforçado. Várias intervenções, que totalizam investimentos de R$ 1 milhão, estão em fase final de execução. Uma delas será realizada na próxima segunda-feira (24), quando o sistema será desativado, das 8h às 18h, para a substituição de um registro do reservatório da estação de bombeamento. Essa intervenção irá viabilizar a instalação do segundo conjunto de bombas para ampliar a produção de água para a área, que enfrenta problemas de abastecimento.

Para a realização desses serviços, haverá falta de água nas localidades de Jaboatão Centro, Engenho Velho, Socorro, Sucupira, Padre Roma, Santo Aleixo, Alto da Santa, e Vila Rica. Os serviços serão executados das 8h às 18h, quando será retomada a operação do sistema. A normalização da distribuição seguirá o calendário de cada área. Informações: 0800 081 0195.

Segundo o superintendente de Negócios Metropolitanos, Alex Ramos, a partir de terça-feira (25) já será possível iniciar a fase de testes das obras de reforço do abastecimento de Jaboatão Centro. Em paralelo, a Compesa desenvolverá ações complementares para beneficiar a população local com uma distribuição de água equilibrada. A expectativa da companhia é que as áreas planas recebam água todos os dias, enquanto que as partes mais altas deverão ter um dia com água e outro dia sem. “Essa requalificação da distribuição de água será determinada após a conclusão dos testes, que devem durar 20 dias”, complementou Alex Ramos.

A instalação do primeiro conjunto de bombas ocorreu em julho deste ano, assim como a ampliação da subestação elétrica no sistema de bombeamento, conhecida como estação elevatória de Socorro-Sucupira. As obras irão quase duplicar a oferta de água para essas áreas, passando de uma produção de 250 litros de água por segundo para 426 litros de água por segundo, permitindo um incremento de 70% na oferta de água.

Imprensa Compesa

Vai faltar água em Olinda

A Compesa irá realizar na próxima segunda-feira (24) a manutenção em um dos reservatórios do Sistema Botafogo. Com isso, será preciso interromper o fornecimento de água de vários bairros de Olinda. A lavagem do reservatório será realizada no período de 8h às 20h.

Serão afetados os bairros de Águas Compridas, Alto da Bondade, Alto da Conquista, Alto da Sé, Amaro Branco, Amparo, Barreira do Rosário, Bonsucesso, Bultrins, Carmo, Ilha do Maruim, Monte Guadalupe, Nova Olinda, Ribeira, Santa Tereza, Umuarama, Varadouro e Vila 7º RO (em frente ao quartel militar).

A operação do sistema será retomada ainda na segunda-feira, imediatamente após a limpeza do reservatório. Porém, a regularização da distribuição de água seguirá o calendário de cada área. Dúvidas e informações: 0800 081 0195.

Imprensa Compesa

Templo da LBV em Brasília completa 23 anos


Monumento em forma de pirâmide, branco, de sete faces, situado na capital do Brasil. Com proporções arquitetônicas que chamam a atenção de quem passa pela Asa Sul de Brasília ou simplesmente o conhece por fotografias, o Templo da Boa Vontade (TBV) é recanto de Paz e de Espiritualidade Ecumênica. Foi inaugurado em 21 de outubro de 1989, pelo diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), José de Paiva Netto. É atualmente o local mais visitado da cidade, segundo a Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF).

Em um primeiro momento, o visitante nota o grande cristal instalado no topo da pirâmide. Pesando 21 kg, é considerado a maior pedra de cristal puro do mundo, encontrada pelo garimpeiro Chico Jorge, em Cristalina/GO. Segundo estudiosos, o mineral ajuda a purificar o ambiente, catalisando as elevadas energias em favor dos que entram no local.

Logo depois da entrada, chega-se à Nave do TBV, o principal ambiente de meditação do local. No piso, feito de granito, a Espiral convida o peregrino para uma autorreflexão. Uma faixa de cor escura segue no sentido anti-horário, representando a difícil jornada do ser humano na busca de um ponto de equilíbrio; e outra faixa de cor clara, no sentido horário, partindo do centro, representa a trilha iluminada pelos valores morais e espirituais alcançados pela pessoa com o próprio esforço. O espaço estimula o recolhimento e a prece, favorecendo o crescimento espiritual. O ponto central da pirâmide alinha-se com o cristal, no ápice.

A tradição de caminhar pela Espiral com os pés descalços surgiu com os primeiros visitantes do Templo da Paz. Esse gesto se tornou natural entre os peregrinos do Templo da Boa Vontade. O percurso termina em frente ao Trono e Altar de Deus, representação artística e, ao mesmo tempo, ecumênica e de Amor Fraterno. Os quatro elementos básicos da Natureza — fogo, ar, terra e água — estão ali retratados para simbolizar a obra do Criador (ou Pai Celestial). O trabalho, concebido pelo escultor italiano Roberto Moriconi (1932-1993), está posicionado no sentido leste–oeste, a fim de representar a união entre o misticismo do Oriente e o pragmatismo do Ocidente.

Depois do percurso pela Espiral, é comum muitos visitantes terem o desejo de relatar suas impressões e emoção. Recentemente, o jovem italiano Daniele Petillo, natural de Bérgamo, registrou o que sentiu. “É uma experiência muito legal e importante. Gostei muito de fazer o caminho. Significou uma caminhada para ir ao sentido de Deus, para pedir desculpas por algumas coisas e sorte para este ano que estou no Brasil. (...) Sinto-me em paz comigo... é uma sensação muito boa. É importante receber pessoas de mais países, como a gente, de mais religiões. Isso significa que é uma cultura muito aberta”, comentou.

Ainda na Nave do TBV, outra obra desperta a atenção do público: a estátua do Profeta Daniel, reprodução da obra do artista barroco brasileiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814). A escultura, com dimensão de 220 cm, foi produzida por alunos da Fundação Artística Liboreto. Próximo, no mesmo espaço, o visitante tem à disposição a água fluidificada, ou seja, energizada pelo cristal.

Neste ano, o Templo da Boa Vontade, uma das Sete Maravilhas de Brasília, completa 23 anos. Milhares de peregrinos do Brasil e de várias partes do mundo são esperados para celebrar a data. Uma extensa programação especial de eventos foi preparada, com apresentações musicais e teatrais, exposições, encontros ecumênicos e a mensagem especial do fundador do TBV, Paiva Netto.

Outras informações podem ser obtidas pelo tel. (61) 3114-1070 ou no site www.tbv.com.br.

Nova rede de abastecimento para o Sistema Pirapama


A Compesa está implantando uma nova rede de abastecimento de água na parte alta de Vila Pirapama, Vila Evangélica e Alto do Morro, áreas que compõe a comunidade de Pirapama, no município de Cabo de Santo Agostinho. A obra beneficiará mais de 1.600 pessoas.

No local, foi construído um novo reservatório, que receberá água do Reservatório Alto da Bela Vista, abastecido pelos Sistemas Suape e Gurjaú.  A equipe está trabalhando na instalação de 330 ligações domiciliares. A previsão é que até outubro a população da área já esteja recebendo água da Compesa nas torneiras de suas residências.

Imprensa Compesa

Governador lança Patrulha do Bairro no interior do Estado


Dando sequência ao projeto de equipar a força policial e aproximá-la da população, o governador Eduardo Campos lançou, nesta sexta-feira (21/09), a segunda fase do Programa Patrulha do Bairro. O evento aconteceu em Caruaru, no Agreste pernambucano, com a entrega de 28 viaturas Spacefox para o interior do Estado.    

O programa faz parte de um planejamento estratégico do Pacto pela Vida, como explicou o governador. “Esse é um passo muito importante. É a estruturação em Pernambuco de uma visão de polícia presente no Pacto pela Vida, que é aproximar a polícia da sociedade”, disse Eduardo durante seu discurso no evento.

Das 28 viaturas, oito ficam na Capital do Forró, fazendo a cobertura dos bairros Maurício de Nassau, João Mota, Nova Caruaru, Salgado, Petrópolis,  Alto do Moura, Universitário e São Francisco. As demais serão remanejadas em outras cidades do Agreste, da Zona da Mata e Sertão. O investimento mensal é de R$ 68,1 mil.

Para o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, o Patrulha do Bairro ratifica o olhar do atual governo para com a segurança das pessoas. “O governador tem dado uma atenção diferenciada à segurança pública. Essa é uma nova ferramenta, que interage diretamente com a comunidade. É fruto de um trabalho ordenado, de um investimento forte para a redução da violência no Estado”, afirmou Damázio.

Os veículos têm um sistema de monitoramento via GPS, rádios digitais e são adesivados com o nome do bairro onde farão ronda. São dois policiais por viatura com celulares ligados à internet e linha exclusiva para receber as chamadas dos moradores. “Caruaru está sorrindo, agradecida. O que parecia ser difícil ou até impossível de acontecer, se torna real para nós”, ressaltou o compositor caruaruense, Onildo Almeida.

Além do contato direto com os policiais que farão o patrulhamento do seu bairro, o programa cria ainda um espaço para a comunidade relatar suas necessidades através do site da Secretaria de Defesa Social. A página oferece ainda informações e sugestões de ações quanto à segurança da comunidade.

O Patrulha do Bairro nasceu em 1985, no governo de Roberto Magalhães, na época com 100 kombis para as rondas, e foi relançado em 30 de agosto deste ano com 125 novas viaturas para atender Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda. Ao todo, são 175 veículos, 4.630 coletes balísticos e 250 tasers. Até o fim do mês mais 22 patrulhas devem ser lançadas pelo Governo do Estado.

“Aproveitamos um bom programa feito pelo então governador Roberto Magalhães e relançamos”, frisou Eduardo, explicando que as boas políticas públicas devem ser mantidas e até ampliadas.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Seminário Itep de Tecnologia Tropical aborda Energia Eólica


A situação atual da Energia Eólica no Brasil e no mundo é o tema da edição de setembro do Seminário Itep de Tecnologia Tropical, a ser realizado, na sede da instituição, no dia 28 deste mês, às 10h. O evento, que acontecerá no auditório Pelópidas Silveira, na sede do Itep, contará com palestra do professor Everaldo Alencar Feitosa (UFPE), onde atua na área de Energia Eólica e Projeto de Estruturas.

Diretor-presidente da Eólica Tecnologia; Feitosa é Ph.D. em Energia Eólica pela Universidade de Southampton, Inglaterra; vice-presidente da WWEA - World Wind Energy Association com sede em Bonn na Alemanha (www.wwindea.org); vice-presidente do WWEI – World Wind Energy Institute com sede na Dinamarca; membro do Conselho Editorial da revista “Wind Energy”, publicado pela Wiley-Interscience, Londres; e ex-diretor-presidente do CBEE - Centro Brasileiro de Energia Eólica. O professor também é autor de mais de 50 trabalhos técnico-científicos em revistas e congressos internacionais e ex-consultor em Energia Eólica do Banco Mundial e da Comunidade Européia.

Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Prêmio Naíde Teodósio


A Secretária Cristina Buarque convida a todas (os) para participar da cerimônia de entrega do prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero – Ano V, que ocorre na próxima segunda-feira, 24, às 14 horas, no Teatro Santa Isabel. O prêmio Naíde Teodósio visa estimular a produção crítica de artigos, que contribuam para a promoção dos direitos das mulheres.
Concorrem ao prêmio estudantes de graduação, pós-graduação e professores de ensino técnico, disputam com artigos científicos. Já os professores de ensino médio participam em duas categorias: Relato de Experiência Pedagógica e Projeto de Experiência Pedagógica. 
Secretaria da Mulher de Pernambuco

Grande Recife modifica pontos de paradas ao longo da Avenida Caxangá

Os usuários de ônibus que utilizam as paradas do canteiro central da Avenida Caxangá devem ficar atentos. A partir de sábado (22/09), o Grande Recife Consórcio de Transporte desativará todos os pontos de embarque e desembarque localizados no canteiro central, que serão relocados para as calçadas, tanto no sentido cidade/subúrbio como no sentido subúrbio/cidade. A alteração se faz necessária em função do avanço na construção das estações do Corredor Exclusivo de Ônibus Leste Oeste. Com a mudança, o Grande Recife pretende melhorar o serviço oferecido na avenida e já informou as empresas operadoras que atuam na área para que orientem os motoristas para trafegar apenas pela faixa da direita e ficando atentos aos pontos provisórios.

Os usuários ficarão informados pelos cartazes afixados nos ônibus e pelo website www.granderecife.pe.gov.br.

Imprensa Grande Recife

Intervenções da Compesa em saneamento na Zona Sul do Recife


Dez ruas localizadas nos bairros de Boa Viagem, Imbiribeira e Porta Larga estão recebendo obras de saneamento da Compesa. Os trabalhos fazem parte do Proest 1 - Programa Estruturador do Recife -, que visa ampliar o sistema de esgotamento sanitário nessas três áreas, no trecho compreendido entre a Ponte Motocolombó e a Rua Armindo Moura. O projeto vai beneficiar mais de 100 mil pessoas, que hoje não contam com coleta e tratamento de esgoto em todas as ruas. Com a implantação do saneamento, a Compesa não só irá melhorar a qualidade de vida da população, como também contribuirá com a preservação do meio ambiente.

Orçadas em R$ 70 milhões, as obras do Proest 1 foram iniciadas em março desde ano. Já foram assentados 18 mil metros de tubulações de esgoto, de um total de 130 mil previstos. Em Boa Viagem, foram iniciadas na última terça-feira (18) ações nas ruas Copacabana, Conde de Vila Flor e Sargento Waldir Corrêia. Em todas elas estão sendo implantados ramais de calçada. Já na Rua Francisco de Barros Barreto, cujo trabalho foi iniciado na quarta (19), a Compesa está implantando 200 metros de coletor de esgoto. Na quinta (20), a obra incluiu também a Rua Pinhal, onde também serão implantados 200 metros de coletor.

As intervenções em cada rua vão durar no máximo 30 dias e não será preciso interditar nenhuma via. No entanto, os trabalhos podem provocar alguma retenção no trânsito em ruas mais estreitas. Durante os trabalhos, a área onde é feita a escavação é sinalizada e a tubulação é implantada a 2 metros do meio-fio.

O cronograma de obras inclui ainda as ruas Dez de Julho, João Dias Martins e Padre Luiz Marques Teixeira, também em Boa Viagem. Já na Imbiribeira, a obra de saneamento da Compesa contemplará a Rua Jalisco. E em Porta Larga, os trabalhos se concentrarão na Rua Cosmorama.

Juntamente à execução do trabalho, equipes da área social da Compesa estão conscientizando a população sobre a importância da obra, fazendo visitas porta a porta e informando sobre os benefícios da implantação do saneamento. Comunidades localizadas nos três bairros, incluindo Entrapulso, em Boa Viagem, e Borborema, em Porta Larga, também contarão com coleta e tratamento de esgoto.

Imprensa Compesa

Horror: Menina de seis anos é assassinada no interior do Rio de Janeiro


Uma menina de seis anos foi assassinada na tarde da última quinta-feira (20) no município de Natividade, na região Noroeste fluminense. Segundo a PM, a garota foi morta a facadas e degolada. Dois suspeitos do crime foram presos. Uma testemunha viu os dois pulando o muro de uma casa após o crime. A Polícia Civil investiga se a criança sofreu abuso sexual.
Portal IG

Mãe descobre morte de filha por Facebook


Uma mãe entrou com uma queixa contra a polícia do País de Gales por ter descoberto apenas pelo Facebook que a filha de 30 anos havia morrido.
Cheryl Jones, de 49 anos, abriu a página da filha no site de relacionamento depois de receber uma ligação do sobrinho. "Ela morreu, descanse em paz, Karla", dizia um post no Facebook.
Logo após ver o post, Cheryl ligou para o celular da filha. Segundo ela, um policial atendeu e disse que estava prestes a contactá-la.
"Eu era a parente mais próxima da Karla, a polícia deveria ter me procurado imediatamente", reclama a mãe.

"Não consigo entender como estranhos podiam saber que ela estava morta, sendo que eu, a mãe, morando perto dela, não tinha sido avisada", diz a mãe.
Karla James morreu no dia 23 de julho em sua casa, em Tredegar, a cerca de 40 km da capital, Cardiff. A morte foi registrada às 20:17 da noite (horário local). Pouco mais de três horas depois, a mãe dela soube da morte pelo Facebook.
A polícia disse que está investigando o procedimento.
A causa da morte ainda não está clara. Karla deixa um filho.

Folha SP

Protestos islâmicos reacendem debate sobre liberdade e religião


Produzido nos Estados Unidos, o filme anti-islâmico que tem provocado ondas de protestos em países muçulmanos abriu o precedente para uma discussão polêmica: quais são os limites da liberdade de expressão e de religião?
Com a repercussão negativa da fita, outro questionamento também surgiu: em meio ao recuo dos Estados Unidos, que criticaram fortemente seu conteúdo, até que ponto a autocensura e a regulação devem ser impostas de forma a acalmar os ânimos religiosos mais exaltados? Para responder essas perguntas, a BBC colheu depoimentos de uma série de analistas. Confira.

Ed Hussain

Eu sou muçulmano e ocidental, mas não considero que os dois elementos se oponham.
Chegamos a um estágio em que não existe mais o controle da Igreja Católica sobre o que pode ou não ser dito ou escrito em público. No passado, os "hereges", aqueles que não aceitavam a doutrina do catolicismo, eram mortos ao lutar pela liberdade religiosa, de pensamento e de expressão. Considero tais liberdades sacrossantas.
Foi a coragem desses protestantes que permitiu a criação de sociedades seculares e plurais no Ocidente, possibilitando, pela primeira vez na história, que um grande contingente de judeus e muçulmanos morassem juntos e praticassem cada qual sua religião.
A barbaridade dos pogroms, da caça às bruxas e dos hereges sendo queimados vivos em praça pública felizmente acabou.
Os meus colegas muçulmanos precisam entender tal pano de fundo. Não podemos sufocar as diversas liberdades existentes sob a alegação de proteger a nossa religião. É claro que eu me sinto pessoalmente atacado quando o profeta Maomé é insultado.
Inclusive, porque a literatura ocidental, de Shakeaspeare a Thomas Paine, está cheia de referências negativas aos muçulmanos, chamando-os de "mouros", "turcos" e "seguidores de Maomé".
Charlie Hebdo | Crédito da foto: AFP
Revista francesa publicou charge que também satiriza Maomé.
Paralelamente, os escritos clássicos árabes e persas estão repletos de antissemitismo e negação à divindade de Cristo como filho de Deus.
Ainda assim, é importante que nós, do Ocidente, tenhamos conseguido acomodar em um mesmo (ou mais) países todas as fés - e inclusive aqueles que não professam nenhuma fé.
Essa evolução não pode ser revertida. A autocensura é uma tentativa de reverter os ganhos realizados pelos intelectuais de outrora, nossos antepassados.
Tão quanto os muçulmanos são livres no Ocidente, os cristãos e seguidores de outras fés precisam ter a mesma liberdade no Oriente.
Nós, muçulmanos, matamos algum dos maiores iluministas por causa de acusações clericais de heresia, motivadas pela ausência da liberdade de pensamento.
Da execução de al-Hallaj em Bagdá, no Iraque, ao apedrejamento de Ibn Arabi em Damasco, na Síria, passando pelo banimento de Bulleh Shahm em Punjab, a história está cheia de exemplos.
Esses muçulmanos são mártires por terem lutado pela liberdade de pensamento.
Como um muçulmano ocidental, eu quero defender essas liberdades e assegurá-las para as futuras gerações.
Ed Husein é pesquisador sênior de estudos do Oriente Médio do centro de estudos Council on Foreign Relations e autor do livro "The Islamist"


Jane Kinnimont

Os protestos em muitos países muçulmanos são motivados apenas em parte pelo polêmico filme Inocência dos Muçulmanos. Na prática, tais manifestações refletiram a ira de milhões de pessoas que acusam os governos do Ocidente de possuírem uma agenda anti-Islã.
Acredito que os diplomatas e governos de países do hemisfério ocidental precisam estar mais sensíveis ao potencial de ofender os outros - mas eles não podem ser responsáveis por proteger a internet de qualquer material potencialmente ofensivo, ora de teor religioso, racista ou outros conteúdos controversos.
Não se trata apenas da liberdade de expressão, mas da realidade da tecnologia. Até em países autoritários, está ficando cada vez mais difícil exercer censura.
E, embora a autocensura esteja atualmente sendo colocada em prática, artistas, escritores e comediantes no Ocidente estão cada vez mais cuidadosos do que falam sobre o Islã e sobre o Cristianismo (muitas vezes, contudo, pelas razões erradas, como o medo). Isso não significa, contudo, que conseguirão controlar as reações intempestivas e, por vezes, violentas de uma minoria radical.
Diretor | Crédito da foto: Reuters
Diretor de filme anti-islâmico depõe em delegacia nos EUA.
No entanto, os governos do Ocidente têm se perguntado por que tantas pessoas acreditam em supostas teorias de conspiração contra o Islã, especialmente após 10 anos da "guerra contra o terrorismo", e porque, também, é tão fácil mobilizar as massas para atacar embaixadas americanas.
Evidentemente, protestos antiamericanos são sempre uma forma fácil e segura de expressar uma série de rancores, incluindo alguns locais, e, muitas vezes, são explorados por grupos com outros interesses.
Por exemplo, alguns ativistas iemenitas argumentam que as forças de segurança do país veem os ataques às embaixadas americanas como uma forma de passar uma mensagem clara aos Estados Unidos sobre os possíveis perigos em se conceder à população do Iêmen a "tão sonhada" liberdade de expressão.
Mas no Oriente Médio, o legado do colonialismo ainda está muito presente. A guerra do Iraque ainda é lembrada com raiva generalizada e os Estados Unidos são vistos como uma nação hipócrita ao manter laços estreitos com alguns governantes árabes enquanto passam a mensagem ao mundo de que lutam pela democracia global.
Dada a proximidade dos laços entre os Estados Unidos e o ex-presidente do Egito Hosni Mubarak, que renunciou após décadas de controle absoluto do país, pode-se até supor que o Ocidente teve "sorte" de que o levante revolucionário do país não foi mais antiamericano do que poderia ter sido.
Jane Kinninmont é pesquisadora sênior da Chatham House, organização sem fins lucrativos especializada em assuntos internacionais

Malise Ruthven

Mesmos se descartamos o oportunismo político de militantes como os que mataram o embaixador americano na Líbia, os salafista no Cairo, os ativistas do Hezbollah no Líbano e os rebeldes do Talebã em Cabul, todos têm algo em comum: se, por um lado, usam o filme para mobilizar simpatizantes contra os governos encarados como pró-Ocidente ou pró-EUA, também defendem, através de uma referência milenar extremamente popular entre os muçulmanos, a proibição, sob qualquer hipótese, de se retratar o profeta Maomé.
Há, entretanto, uma diferença crucial em se atacar essa imagem publicamente - como nas caricaturas publicadas por uma revista dinamarquesa em 2005 e o filme recentemente transmitido pelo YouTube - e na desconstrução da imagem de Maomé com base através de ferramentas acadêmicas.
O livro e o programa de TV do historiador britânico Tom Holland, que levantaram dúvidas sobre a autenticidade de relatos históricos ligados ao profeta, receberam duras críticas de acadêmicos islâmicos, mas não insuflaram os mesmos protestos de Benghazi a Cabul.
Protesto | Crédito da foto: AP
Em cartaz, manifestantes protestam por sátira a Maomé.
Tais reações diferentes sinalizam que há duas abordagens para assuntos relacionados à liberdade de expressão levantados por essa onda épica de protestos. O "insulto" ao profeta poderia ser enquadrado como uma forma de "discurso de ódio", comparável ao racismo ou à negação do Holocausto, proibido em muitos países europeus, porque a imagem sacra do profeta é um elemento constitutivo da identidade coletiva muçulmana.
Mas desafiar os mitos que embasam a psique coletiva é outra história - algo que os críticos de outras fés têm feito desde o iluminismo no século 18.
Seria extremamente errada uma lei que protegesse os muçulmanos blindando-os desse processo, porque o engajamento crítico - na ciência, religião e política - é uma pré-condição necessário para a evolução humana no mundo contemporâneo globalizado.
Malise Ruthven é autor do livro "Islam in the World and Fundamentalism - A Very Short Introduction"


Jillian York

Quando o discurso leva à violência, mesmo indiretamente, é sempre tentadora a ideia da autocensura.
Nós moramos num mundo globalizado, onde uma declaração feita em Nova York pode ter impacto no Cairo e vice-versa. Assim, uma dose extra de cuidado e sensibilidade cai bem, especialmente quando falamos de minorias em confronto.
No entanto, nem sempre os efeitos do "politicamente correto" são benéficos. Pelo contrário, uma atitude como essa pode levar a uma maior censura - se hoje o problema está em insultar o profeta, amanhã poderá estar em criticar um ditador, por exemplo.
O que estou querendo dizer é que nenhum grupo deve receber um tratamento diferente do outro.
Protesto | Crédito da foto: AP
No Cairo, manifestantes lançaram pedras contra a embaixada dos EUA.
Esse fenômeno já ocorre em algumas partes da Europa, onde a negação do Holocausto é punida por lei, o que leva outros grupos a solicitar restrições similares.
Nos Estados Unidos, onde o filme foi produzido, "o discurso de intolerância" não é considerado um crime.
Se por um lado a liberdade de expressão poderia abrir o precedente para as mais diferentes visões de ódio, ela também permite que tais opiniões, uma vez tornadas públicas, sejam criticadas e denunciadas. Trata-se, assim, de um sistema que se autogere.
Por isso, acredito que a melhor resposta à intolerância continue sendo o debate e o discurso. Essa é a única maneira para termos uma sociedade verdadeiramente mais plural.
Jillian York é ativista de direitos humanos e diretora da International Freedom of Expression da Electronic Frontier Foundation

Elmar Brok

O filme que denuncia e insulta o profeta Maomé é errado, e, para ser franco, repulsivo.
Eu acredito que a "liberdade de opinião" termina quando as pessoas começam a semear o ódio entre nações e religiões sob o manto desse princípio.
Mas, ao mesmo tempo, eu não posso aceitar a violência que temos testemunhado. A violência e o banho de sangue nunca são aceitáveis.
A Europa orgulha-se da liberdade de expressão, a liberdade de opinião e a liberdade de religião, que, de certa forma, ancoraram as constituições de nossos países, o Tratado de Lisboa e o capítulo de Direitos Humanos da União Europeia.
Protesto | Crédito da foto: focus bangla
Muçulmanos protestam contra filme anti-Islã em Bangladesh.
Mas nem tudo que é permitido deve ser feito. Nós também sabemos que não seria possível interromper completamente a divulgação desse tipo de conteúdo na era de internet em que vivemos.
Penso que devemos trabalhar para reduzir o preconceito religioso e o ressentimento - mas isso só pode ser feito através da educação e de modelos.
Reduzir os preconceitos e aumentar a tolerância deve ser um objetivo dos dois lados - tanto do Ocidente quando do mundo árabe. As minorias cristãs devem se sentir seguras e bem-vindas nos países árabes da mesma maneira que os muçulmanos são aceitos em países predominantemente cristãos.
Nós nunca teremos paz no mundo se não tivermos, primeiramente, a paz entre as religiões.
Elmar Brok é representante alemão no Parlamento Europeu, onde preside o Comitê de Relações Internacionais


BBC Brasil






Enquete do Uol faz votação de candidatos mais bonitos do País.

Candidatos de todo o País estão em uma enquete do Portal Uol, que procura saber qual deles é o mais bonito. Prefeituráveis como Marcelo Freixo (PSol) e Eduardo Paes (PMDB), ambos cariocas, fazem parte da lista. O filho do apresentador Carlos Massa, o Ratinho Junior, também está na lista. O único pernambucano que integra a lista do portal UOL é o tucano Daniel Coelho



Veja outros candidatos que fazem parte da lista:

O ex-ministro Fernando Haddad, prefeiturável por São Paulo

O judoca João Derly, candidato a vereador de Porto Alegre

O ator Olliver, ex-teste de fidelidade, candidato a vereador por São Paulo

O campeão da enquete do UOL é candidato por Valença, no interior do Rio de Janeiro



Com informações do Portal UOL



Atentado com carro-bomba deixa seis mortos e 39 feridos na Tailândia

Ao menos seis pessoas morreram e outras 39 ficaram feridas após a explosão de um carro-bomba na região financeira do distrito de Sai Buri, na província tailandesa de Pattani, informam nesta sexta-feira, 21, as autoridades locais. Segundo a polícia, a explosão aconteceu depois do meio-dia e causou a morte de vários civis, informou o jornal The Nation. A polícia também confirmou que mais de dez dos feridos se encontram em estado grave e que foram identificados pelo menos a cinco rebeldes. Os ataques com armas leves, assassinatos e atentados com explosivos ocorrem quase diariamente nas províncias de Pattani, Narathiwat e Yala, apesar do envio de cerca de 40 mil soldados das forças de segurança e da declaração do estado de exceção. Cerca de 5,3 mil pessoas morreram por causa da violência na região desde que o movimento separatista islâmico, formado por cinco grupos, retomou a luta armada, em janeiro de 2004. Os insurgentes protestam pela discriminação que sofrem por parte da maioria budista do país e exigem a criação de um Estado islâmico que integre as três províncias, que formavam o antigo sultanato de Pattani, anexado pela Tailândia há um século.

Estadão

Barrado pelo TRE, Severino Cavalcanti desiste de candidatura

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti (PP-PE) desistiu de disputar a reeleição para a Prefeitura de João Alfredo (a 110 km de Recife). Barrado pelo TRE-PE (Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco) com base na Lei da Ficha Limpa, Cavalcanti entregou o pedido de renúncia da candidatura, no fórum da cidade.
O ex-deputado federal havia sido barrado por ter renunciado ao mandato de deputado federal, em 2005, para escapar da cassação. Ele foi acusado de receber propina de um empresário para estender a concessão do restaurante da Câmara, em um escândalo que ficou conhecido como "mensalinho".
Três anos após a renúncia, Severino Cavalcanti foi eleito prefeito de João Alfredo, e agora tentava a reeleição. A desistência acontece menos de 15 dias depois de o então candidato anunciar em carros de som em João Alfredo que continuava candidato apesar do indeferimento da candidatura.
"Eu sou o candidato à prefeitura da minha terra. O TRE não impedirá minha candidatura", dizia Cavalcanti, que ainda poderia recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O advogado do prefeito, Maurício Rabelo de Albuquerque, disse à época que Cavalcanti não se enquadra na lei da Ficha Limpa. "Houve uma renúncia em razão da saúde dele, tanto que a Câmara não abriu nenhum processo", disse. Ele não soube informar que doença acometia o então presidente da Câmara.
Contas
No dia 12 de setembro, o TCE-PE (Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco) determinou a apuração de uma série de irregularidades detectadas na folha de pagamento da Prefeitura de João Alfredo no período compreendido entre janeiro de 2009 e maio de 2010.
Auditoria do tribunal identificou problemas como pagamentos a pessoas mortas e a servidores que moram em outros Estados. A reportagem tentou contato com o advogado de Severino Cavalcanti e com o deputado estadual José Maurício (PP), filho do prefeito, mas não obteve retorno.
Jornal Gazeta do Povo (PR)

Parque Dois Irmãos terá área triplicada


O governador Eduardo Campos assina, nesta sexta-feira (21), decreto de triplicação da área do Parque (hoje com cerca de 384 hectares). A medida integra um conjunto de ações para preservação de áreas verdes e biodiversidade em Pernambuco, colocando em prática a Política Estadual de Enfrentamento às Mudanças Climáticas. Durante a cerimônia também serão empossados os Conselhos Gestores de 22 Unidades de Conservação (UC) estaduais de Mata Atlântica (21 na Região Metropolitana, entre elas o  próprio Parque Dois Irmãos) e de Caatinga (um em Serra Talhada).

Única UC de proteção integral situada no Recife, o Parque Dois Irmãos terá sua área triplicada graças à aquisição, pelo Estado, de um imóvel no bairro da Guabiraba, com  774 hectares, contíguo ao Parque, que pertencia ao antigo Banco Econômico, hoje sob a responsabilidade do Banco Central.  O Parque passará a ter 1.161 hectares, e essa incorporação vai promover o aumento da área protegida dos biomas e garantir a representatividade dos seus diferentes ecossistemas. Também irá contribuir para amenizar o clima na RMR e conseqüentemente ajudar no combate aos efeitos das mudanças climáticas no Estado.


SERVIÇO:
Pauta: Assinatura de Decreto triplicando a área do Parque Dois Irmãos e posse dos conselhos gestores das Unidades de Conservação do Estado
Data: Sexta-feira, 21/09
Hora: 15h
Local: Horto de Dois Irmãos

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Turfe: Cabo de Aço fora de combate mais uma vez


Depois de ter ficado afastado das competições por mais de seis meses, o alazão Cabo de Aço, um filho de Dancer Man e Tabira de criação e propriedade do Stud Silver Blue Star, deverá passar por mais um período de seis meses a um ano fora de atividade. O motivo do afastamento se deu por conta do agravamento da lesão nos ligamentos do anterior direito e uma pequena inflamação no anterior esquerdo, que se agravou na corrida do dia 16 de agosto na programação do Clássico Roberto Sá, quando o mesmo venceu a Prova Especial José Vicente de Araújo, na distância de 1.800 metros.
Os problemas da lesão nos locomotores de Cabo de Aço começaram no dia 26 de novembro de 2011, na disputa da 3ª prova da tríplice coroa pernambucana. Ele já tinha vencido as duas primeiras provas e era favorito absoluto para ser o tríplice coroado pernambucano, quando na primeira passagem do espelho já era visível  que não estava bem na corrida, o que era para ele apenas cumprir tabela. Mesmo lesionado, Cabo de Aço mostrando muita raça completou o percurso de 2000 mil metros finalizando na segunda colocação.
Segundo infirmou o Dr. Juscelino Ribeiro, a lesão se deu por motivo de muito esforço e também de uma particularidade genética do animal  que tem a quartela muito grande, isso faz com que o esforço em cima dos ligamentos seja bem maior,  tanto nos galopes quanto nas corridas.
Para esse tipo de lesão, o tratamento consiste em primeiro fazer reduzir o máximo à inflamação através de administração de antiinflamatórios, exercícios controlados de preferência natação, equilibrar os cascos com ferraduras especiais (corretivas), terapia com calor e frio (gelo), e também pode ser feito infiltração com células tronco ou com iodo 2%. O período de repouso também vai ser de acordo com a recuperação do animal que deverá ser avaliado a cada 30 ou 45 dias através de ultra-sonografias.
No caso de Cabo de Aço, Dr. Juscelino Ribeiro, calcula em torno de seis meses a um ano para se ter um diagnóstico definitivo. Durante o exame, era nítido a expressão de tristeza da equipe do Stud Silver Blue Star, que vinha se dedicando ao máximo para garantir a inscrição do craque na maior prova do turfe nordestino o Grande Prêmio Bento Magalhães.
Com informações do radialista Francisco Mendonça

Comissão estadual da verdade ouve ex-Major Ferreira


A Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, que investiga as mortes, torturas e desaparecimentos de pessoas durante o período da ditadura militar, ouviu nesta quinta-feira (20) o depoimento do ex-major da Polícia Militar, José Ferreira dos Anjos. Ele atuou na 2ª seção da PM no período da repressão, e é considerado peça-chave para esclarecer os crimes ocorridos em Pernambuco durante essa época. A sessão, que foi aberta ao público, lotou o auditório do Banco Central, na Rua da Aurora, centro do Recife.

A pedido da Comissão da Verdade, a própria PM garantiu a segurança do ex-major, que foi recrutado, em 1969, pelo então comandante do 4° Exército, o General Ednardo D’Ávila Melo. O trabalho de Ferreira seria atuar na repressão aos que eram contra o Golpe Militar de 1964.

Durante seu depoimento, o ex-major disse que uma de suas primeiras missões foi exatamente localizar e prender 12 estudantes que haviam participado de um congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Ibiúna, São Paulo. Entre os jovens estavam o jornalista Ricardo Noblat, ainda vivo, e Cândido Pinto, que tendo se recusado a entrar no carro da polícia, recebeu vários tiros. Pinto acabou paraplégico, por conta de um tiro que teria sido disparado pelo ex-major Ferreira.

A fala de Ferreira foi acompanhada pela família da vítima. Durante o depoimento, a Comissão da Verdade pediu ainda detalhes sobre a morte do padre Antônio Henrique Pereira Neto, torturado e morto aos 29 anos, na Cidade Universitária.
"O padre Henrique estava fazendo um trabalho junto aos drogados, quando alguns elementos da Polícia Civil trouxeram ele até a Rural (carro) verde e branca. Estariam nesse carro o X9 e o Rocha. Eles então jogaram o padre dentro da Rural e sumiram com ele, que só apareceu morto, no dia seguinte", explicou o ex-major.

Apenas um dos nove integrantes da Comissão não esteve presente na sessão pública: o advogado Gilberto Marques, que não se sentiu à vontade para participar porque, em 1983, foi assistente na acusação do julgamento que condenou o então major José Ferreira dos Anjos. Na época, Ferreira recebeu a sentença de 32 anos de cadeia por ser o mandante do assassinato do procurador da República Pedro Jorge de Melo e Silva.

Quando foi assassinado, Pedro Jorge investigava um desvio milionário de dinheiro do Banco do Brasil na cidade de Floresta, município no Sertão pernambucano, caso que ficou conhecido como o Escândalo da Mandioca.

A Comissão Estadual da Memória e Verdade foi criada em junho deste ano. As investigações têm dois anos para ser concluídas, mas o prazo pode ser renovado por mais dois. Em Pernambuco, vão ser analisados dez desaparecimentos, 39 mortes e mais de cem casos de tortura. Outros 16 estados contam com esse tipo de comissão – todas foram criadas após o início dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade.
Portal G1
Foto: Jacqueline Araújo

Turfe: Calendário das provas do segundo semestre

A direção do Jockey Club de Pernambuco divulgou as datas das provas clássicas e corridas normais até o final do ano quando acontecerá a festa de enceramento do ano turfístico marcado para o dia 16 de dezembro. A pericial mudança foi na data do Clássico Marco Cortez que passou para o dia 21 de outubro. Foram mantidas as datas do grande prêmio Edisio Pereira, dias 03 e 04 de novembro.. Já a data do Grande Prêmio Bento Magalhães que poderia ser alterada foi confirmada para, o dia 02 de dezembro.
Calendario
Dia 30 de Setembro – APCCPE/Schincariol
Dia 21 de Outubro – Marco Cortez
Dias 3 e 4 de Novembro – Edisio Pereira
Dia 18 de Novembro – Corrida Normal
Dia 1 e 2 de Dezembro – Bento Magalhães


Com informações do radialista Francisco Mendonça

Governo relança programa Patrulha do Bairro em Caruaru


O Governador Eduardo Campos lança, nesta sexta-feira (21), a segunda fase do Programa Patrulha do Bairro.  O evento acontecerá no Morro do Bom Jesus, às 10h, em Caruaru – Agreste de Pernambuco. Na ocasião serão entregues 28 viaturas Spacefox para o interior do Estado. Desse total, oito ficarão em Caruaru, atendendo aos bairros de Maurício de Nassau, João Mota, Nova Caruaru, Salgado, Petrópolis,  Alto do Moura, Universitário e São Francisco. As 20 unidades restantes serão distribuídas em outras cidades da Zona da Mata, Agreste e Sertão. O investimento mensal é de R$ 68.124.

O governador também estará expandindo o Patrulha do Bairro para os municípios de Petrolina, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada, Araripina, Gravatá, Belo Jardim, Goiana, Carpina, Ouricuri e Arcoverde. A filosofia do programa é a mesma da Polícia Comunitária. O  objetivo é debater com a comunidade as necessidades de segurança de cada localidade. Oferecendo aos cidadãos, via web, um canal de comunicação na página da SDS. Nela, você será possível demandar, informar e sugerir ações quanto à segurança da comunidade, entrando em contato direto com os policiais que farão o patrulhamento do seu bairro.

O Programa nasceu em 1985, no governo de Roberto Magalhães, quando o Estado adquiriu para PM pernambucana 100 kombis. Os veículos foram distribuídos nos bairros dos 14 municípios da Região Metropolitana, com presença policial em dias alternados nos bairros.

SERVIÇO:
Pauta: Lançamento da segunda fase do Programa Patrulha do Bairro
Data: Sexta-feira, 21/09
Hora: 10h
Local: Morro do Bom Jesus, Caruaru