quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Aula Magna do Curso de Medicina da AESGA acontece nesta quinta-feira (15)


A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) vivencia nesta quinta-feira (15), a partir das 19h, um momento histórico na Instituição. Trata-se da Aula Magna do Curso de Medicina, que reunirá os alunos da primeira turma, além de professores, gestores e autoridades, a exemplo da presidente da AESGA, Profª Adriana Carvalho e o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino.

Os estudantes de Medicina da AESGA serão recepcionados no Auditório da Autarquia, onde acontece a Aula Magna Inaugural. Após a solenidade de abertura e boas vindas, o público contará com a palestra de abertura "A medicina do século XXI: Algumas reflexões e desafios”, a ser ministrada pelo coordenador do Curso, o médico Dr. Paulo Ricardo Ramos Mendonça Filho e, em seguida, a palestra “Um olhar além da medicina”, com o médico Dr. Samuel Feitosa.

O Curso de Medicina da AESGA nasce como um orgulho para o município, após a aprovação do projeto apresentado pela Autarquia e Prefeitura de Garanhuns, ao Conselho Estadual de Educação. Com isto, o município se torna o primeiro no interior do estado, somando-se ao da Universidade de Pernambuco e o da FAMEG-Afya, proporcionando mais saúde, educação, desenvolvimento, geração de empregos e qualidade de vida para Garanhuns e região.

Imprensa Garanhuns PE 

Cobertura de Carnaval 2024 mostra ruas cheias de foliões em Goiana


O Carnaval no município de Goiana encerrou nesta Quarta-feira de Cinzas com o tradicional Bloco dos Garis e muito mela-mela. Foram mais de 100 atrações contratadas pela prefeitura durante todo o período carnavalesco na sede e nas praias. 

Os foliões aproveitaram desde a semana pré-carnavalesca com a coroação do rei e da rainha do Carnaval, houve também o I Baile Municipal Popular de Rua, os blocos com trios elétricos organizados pelas secretarias municipais, palcos montados, cortejos culturais apresentando a cultura local, encontro de maracatus e de caboclinhos, orquestras de frevo, blocos líricos e escolas de samba. "Ficamos muito felizes com o sucesso do nosso Carnaval. O povo encheu as ruas. Foram momentos memoráveis e de muita alegria", disse o prefeito de Goiana, Eduardo Honório.

Passaram pelos polos da folia nomes como Almir Rouche, Nonô Germano, Marcelo Falcão, André Rio, Quinteto Violado, Maestro Forró, dentre outros.

Os dias de folia em Goiana foram transmitidos ao vivo pelo canal da prefeitura no YouTube com mais de 2 mil visualizações diárias. "Quem não pôde estar presente, mesmo distante, sentiu a vibração da folia goianense. Tivemos muito retorno positivo e comentários de pessoas curtindo o nosso Carnaval. Nas redes sociais também não foi diferente.", afirmou André Lubambo, secretário municipal de Comunicação. 

Ainda segundo ele, o município contou com uma equipe 24 horas durante todos os dias de folia, responsável por uma intensa cobertura para divulgação da festa e da cultura local.

Nos perfis oficiais do Instagram e do Facebook da prefeitura de Goiana é possível ver momentos da festa em fotos e videos. Veja mais em: @prefeitura.goiana (Instagram), 
/prefeituramunicipaldegoiana (Facebook) e @prefeituramunicipaldegoian3288 (YouTube).

Além da cobertura oficial da prefeitura, o Carnaval de Goiana também foi destaque na transmissão da TV Nova Nordeste, que inaugurou dias antes seu sinal digital no município pelo canal 22.1, fortalecendo o alcance da festa para todo o estado de Pernambuco.

Imprensa Goiana PE

Itaú Cultural Play exibe documentários paulistanos sobre a vida e cultura de povos indígenas do Brasil

 

A Itaú Cultural Play, plataforma de streaming do cinema brasileiro, encerra o mês de fevereiro com a exibição de quatro documentários paulistanos de curtas-metragens, cujo ponto central é a cultura indígena. Os filmes ficam disponíveis a partir do dia 23, sexta-feira – data que celebra os 37 anos do Itaú Cultural, fundado por Olavo Egydio Setubal, em 1987 – e podem ser acessados gratuitamente em www.itauculturalplay.com.br e dispositivos móveis Android e IOS.

Yamiyxop – Os espíritos guerreiros, Língua e território e Trilha da Lagoa Seca, tem direção do jornalista e documentarista Claudiney Ferreira, que foi gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural por 20 anos. Quem assina a direção de Reformatório Krenak é o também documentarista Rogério Corrêa. No conjunto os quatro filmes dão luz à cultura e à vida dos indígenas brasileiros, com foco nas nações Maxakali e Krenak. Todos têm produção do IC – o último em parceria com o Ministério Público Federal (MG).

Identidade Cultural

As produções mostram a contribuição valiosa desses povos de Minas Gerais para a diversidade cultural brasileira. As suas histórias são marcadas por momentos difíceis, mas também pela resiliência na preservação de suas identidades únicas, mantendo suas tradições nas atividades diárias.

Reformatório Krenak revela a experiência desumana a que esta população foi submetida no estabelecimento criado em 1969 na ditatura militar brasileira, que dá nome ao filme. Pela voz de seus sobreviventes e descendentes, o documentário resgata as ações criminosas que aconteceram neste local, onde eles eram presos, torturados e serviram como mão-de-obra escravizada e violação aos direitos humanos indígenas.

Por trás da história de extermínio, existe uma narrativa de resiliência, luta e preservação da cultura dos Krenak – perseguidos desde o período colonial e atualmente situados, em sua maioria, em Resplendor (MG). A perseguição histórica e constante os forçou, em 1957, a se deslocarem para as terras indígenas dos Maxacali – tema dos outros documentários que chegam à plataforma –, retornando dois anos depois para seu território tradicional.

Em 5 de novembro de 2015, eles foram atingidos pelo maior desastre ambiental brasileiro: o rompimento da barragem de Fundão, reservatório de rejeitos de mineração – controlado pela Samarco – em Mariana (MG), na bacia hidrográfica do Rio Doce, que abrange 230 municípios. A devastação deixou 19 mortos e atingiu, entre outros, a comunidade Krenak de 400 pessoas, que vive em 4 mil hectares à margem esquerda do rio.

Atualmente, o povo reivindica uma revisão territorial de suas terras demarcadas com a adesão da área de Sete Salões – conjunto de cavernas considerado por eles terra sagrada –, além de seu direito à vida.

Maxakalis

Como em todo o país, antes da consolidação do estado de Minas Gerais, a região já era habitada por grupos indígenas. Devido às constantes interversões e perseguições, alguns deles se uniram em uma ampla coletividade que constituiu o povo Maxakali. Hoje, eles se estabeleceram em quatro áreas distintas do estado: nas aldeias de Água Boa, no município de Santa Helena de Minas; em Padrinho e Cachoeira, no município de Bertópolis; em Aldeia Verde, no município de Ladainha, e no distrito de Topázio, em Teófilo Otoni.

Em Língua e Território, Ferreira registra as reflexões dos cineastas Isael e Sueli Maxakali. Eles vivem com outros indígenas no Vale do Mucuri, no estado mineiro, e falam sobre o uso de sua língua nativa, como instrumento de preservação de sua cultura e identidade. Esse idioma que, para eles, é cura, resistência e acesso ao mundo espiritual dá sentido à sua existência, permeada ao longo do tempo por graves problemas como o desaparecimento de florestas, epidemias, conflitos com homens brancos e formação de cidades que sufocam os seus povoados.

Fiel ao espírito da cultura oral, o mesmo diretor destaca no documentário Yamiyxop – Os espíritos guerreiros, a preservação das tradições dos Maxakalis pela transmissão de seus mitos de geração para geração. Em volta da fogueira, o professor Mamey Maxakali compartilha a história dos Yamiyxop, espíritos guerreiros que concretizam sua jornada espiritual na travessia de um rio. Neste cenário propício para a troca de saberes e experiências coletivas, eles contam histórias, cantam e discorrem sobre a conexão entre os espíritos-animais e os seres humanos.

Em Trilha da Lagoa Seca, o filme de Ferreira registra, de forma despretensiosa, a caminhada dos líderes indígenas pajé Mamey Maxakali, do cacique Syratã Pataxó e do emburé Pataxó pela trilha da Lagoa Seca, localizada na Reserva Pataxó de Jaqueira, na Bahia. Nesse trajeto, eles conversam sobre as semelhanças e diferenças culturais entre seus povos, meditam sobre as complexidades da natureza e a relação dos animais com o lugar, entre outros temas.

SERVIÇO:
A partir de 23 de fevereiro, sexta-feira.
Documentários de curtas-metragens
Gratuito

Reformatório Krenak
(São Paulo, 2016)
Direção: Rogério Corrêa
Duração: 18 minutos
Classificação indicativa: maiores de 12 anos (descrição de violência, lesão corporal e tortura) – com autoclassificação

Yamiyxop – Os espíritos guerreiros
(São Paulo, 2017)
Direção: Claudiney Ferreira
Duração: 31 minutos
Classificação indicativa: livre- com autoclassificação

Língua e território
(São Paulo, 2017)
Direção: Claudiney Ferreira
Duração: 10 minutos
Classificação indicativa: livre- com autoclassificação

Trilha da Lagoa Seca
(São Paulo, 2017)
Direção: Claudiney Ferreira
Duração: 39 minutos
Classificação indicativa: livre- com autoclassificação

Prefeitura do Recife recebe premiação da ONU nos Estados Unidos

 

Nesta Quarta-feira de Cinzas, o prefeito do Recife, João Campos, embarca para Nova Iorque, Estados Unidos, onde vai receber premiação da ONU, Organização das Nações Unidas, e também cumpre outras agendas oficiais. Trata-se do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas, vencido pelo Compaz como iniciativa que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e excelência no serviço público.

"Nossa cidade do Recife já conta com dois prêmios na ONU, conquistados durante a nossa gestão. Um é pelo Programa Parceria, de construção de encostas e outras intervenções, e o outro é pelo Compaz, que foi premiado na pandemia e a gente não pôde receber antes. Então, estamos indo para a sede geral da ONU, em Nova Iorque", afirmou João Campos.

O reconhecimento internacional se enquadra nos requisitos da Agenda 2030 da ONU, plano de ação global das Nações Unidas que reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações.

Na manhã da próxima sexta-feira (16), o prefeito do Recife João Campos participará de uma reunião de caráter técnico para apresentar políticas do Recife alinhadas ao tema da justiça social, já que o Dia Mundial da Justiça Social é celebrado no dia 20 de fevereiro. Além de falar sobre a cidade, o gestor municipal vai detalhar as políticas e ações do COMPAZ; ProMorar; E.I.T.A! Recife; e do Embarque Digital para os membros do Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais (UN-DESA). No mesmo dia, à tarde, também haverá um Diálogo bilateral com o secretário-geral adjunto para Desenvolvimento Econômico da UN-DESA, Navid Hanif.

Por fim, também ocorrerá um diálogo bilateral com a vice-diretora de Inovação em Governos da Bloomberg Philanthropies, Brooke Smith. O foco será no debate sobre inovação em governos locais que a instituição apoia, além dos editais para replicação e financiamento de políticas que devem ser abertos através da Bloomberg Idea Exchange.

FÁBRICA DE CIDADANIA - O Recife possui quatro Centros Comunitários da Paz (COMPAZ). Cada unidade está localizada em uma área periférica da cidade, identificada com alto índice de violência. São eles: o Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), o Compaz Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro), O Compaz Governador Miguel Arraes (Praça da Caxangá) e o Compaz Dom Hélder Câmara, no Coque.

Os equipamentos oferecem práticas esportivas, culturais e educacionais em primorosas obras arquitetônicas. É um espaço de convivência para todas as idades. Os Compaz são um celeiro de cidadania, onde se pratica a cultura de paz e não violência, através da oferta de várias atividades e serviços. Procon, CRAS, Mediação de Conflitos, Junta Militar, artesanato, futebol, basquete, vôlei e programação ativa nas bibliotecas de cada um são algumas das opções que os recifenses podem fazer. Tudo de graça e qualidade.


Imprensa Recife

Nova coluna do site do Itaú Cultural trata de filosofia pop, relacionando essa área do saber com temas como a arte e cultura

 




Já está no ar a nova coluna do site do Itaú Cultural https://www.itaucultural.org.br/colunas/a-caminho, A Caminho. Mensal, ela é conduzida por Marcos Carvalho Lopes, doutor em filosofia e professor universitário, pautada no conceito de Filosofia Pop, termo que dá nome a um podcast apresentado por ele e em um diálogo entre filosofia, cultura e artes. Disponibilizada sempre na segunda sexta-feira de cada mês, a coluna trará, ainda, dicas culturais, como filmes e músicas inspiradas no assunto abordado.

No texto de estreia, intitulado O que é nosso, o autor faz uma análise do Brasil e da sua própria trajetória como filósofo, com referências à literatura, música e cinema. A partir do conceito de que a filosofia está contida no cotidiano, Lopes traça a história recente do país, entrelaçando sua experiência como filho de caminhoneiro com a de José Henrique Bortoluci, autor do livro O que é meu (Fósforo, 2023), no qual apresenta entrevistas realizadas com seu pai, também motorista de caminhão por 50 anos.

No texto, Lopes reflete sobre as realidades, vivências e culturas dos personagens-base: ele, Bortoluci e ambos os pais. Ao citar a paralisação dos caminhoneiros em maio de 2018, por exemplo, contextualiza a década na qual nasceu Seu Didi, pai de Bertoluci, em 1943, e o seu período de exercício da profissão, de 1965 a 2015. Nestes anos, passou da ditadura militar à promessa do Brasil Grande, acelerando a marcha para o oeste e a ocupação do território, seguindo uma cartilha de modernização que significou devastação ecológica, latifúndios, monocultura, genocídio de populações indígenas, extrativismos e violência naturalizada.

“Se o caminhão era o que movia essa promessa de Brasil Grande, a decadência das condições de vida desses profissionais coincide com o fracasso das possibilidades de sonhar um futuro diferente e melhor”, escreve o autor da coluna. “Por isso, os anseios reacionários continuam ecoando e, aqui no interior de Goiás, talvez deem certa densidade ao silêncio que não permite pensar ou questionar esse caminho de autodestruição”, complementa.

Para Lopes, Bortoluci é certeiro quando avalia em O que é meu que os caminhoneiros são uma espécie de vanguarda da ambição neoliberal em converter trabalhadores em pequenos empreendedores desprovidos de direitos ou garantias. Como exemplo, o autor do livro cita em suas páginas: “todo risco que esses trabalhadores assumem é privado, e as surpresas no caminho podem arrasar seus sonhos de ascensão.”

Lopes conta que a diferença entre os dois pais é que o seu, Gilberto, 15 anos mais novo que Seu Didi, não se considerava um trabalhador, mas sim um explorador de fronteiras, alguém que queria “se dar bem” sem se colocar como empregado de ninguém. “Sendo uma daquelas crianças pardas (sem consciência racial) que são parcialmente adotadas por boas famílias brancas, ele sempre teve uma dívida impagável para cobrar do mundo e, por vezes, efetivamente não conseguia voltar para casa”, fala. “Algumas viagens demoravam seis meses e o resultado era sempre precário e de promessas tão vazias quanto ditas com sinceridade.”

Baseado no questionamento “como herdar a trajetória de meu pai?”, expresso em O que é meu, em conjunto com a pergunta sobre como justificar a manutenção desses valores autoritários e a normalização da violência, Lopes afirma que o desafio que esse livro enfrenta permanece válido, já que reivindicar uma herança e uma continuidade é um dilema para o Brasil. “Precisamos aprender a pensar nossa paisagem, o que é nosso, tentar traduzir o melhor no mais comum e seguir viagem.”

Ao final, o leitor encontra dicas de músicas, como Sonho de um caminhoneiro, de Milionário e José Rico, e Motorista de caminhão, de Léo Canhoto e Robertinho; e do filme Falcão – o campeão dos campeões (1987), dirigido por Menahem Golan, no qual Sylvester Stallone vive um caminhoneiro que luta pela guarda e o amor do filho. Também, além dos livros citados no texto, outra indicação é o Cowboys do asfalto. Música sertaneja e modernização brasileira (2015), de Gustavo Alonso.

SERVIÇO:
Coluna A Caminho
De Marcos Carvalho Lopes

Universitários de Pernambuco têm até dia 29 para solicitar ou renovar financiamento estudantil no BNB

 

Estudantes de instituições privadas de ensino superior em Pernambuco interessados em financiar até 100% do valor da mensalidade pelo Banco do Nordeste (BNB) têm até o dia 29 de fevereiro para realizar a solicitação do crédito no portal do banco na Internet. A data final para inscrições também vale para os clientes que irão renovar seu financiamento, bastando acessar o site do BNB e requisitar a renovação.

A modalidade de crédito, concedida no âmbito do Programa de Financiamento Estudantil (FNE P-Fies), é válida somente aos estudantes de instituições de ensino conveniadas ao Banco.

Em 2023, foram liberados R$ 36,5 milhões pelo FNE P-Fies em toda a área de atuação do BNB, que compreende a região Nordeste e parte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Somente em Pernambuco, o montante contratado foi de R$ 1,9 milhão.

Para ter acesso ao crédito estudantil, os interessados devem ter realizado o Enem e obtido nota mínima de 450 pontos. Com a pontuação, basta procurar a sua instituição de ensino superior para confirmar a vigência do convênio com o banco.

Todo o processo de aprovação e liberação de recursos acontece de forma on-line, entre a instituição financeira e o respectivo centro de educação no qual o aluno está matriculado. O prazo de pagamento chega até três vezes o tempo de duração do curso, e as prestações mensais equivalem a 35% do valor da mensalidade mais juros.

Para adesão ao programa, os centros de educação devem buscar a Superintendência Estadual do BNB em Pernambuco, cuja informação também consta no site do banco, sinalizar interesse em adesão ao programa e realizar procedimentos necessários à viabilização do financiamento estudantil por meio do FNE P-Fies do Banco do Nordeste.

Imprensa BNB PE

Última noite do Garanhuns Jazz Festival consolida sucesso de mais uma edição do evento

 

A noite de terça-feira (13) de Carnaval teve muita energia e talentos musicais com o encerramento do Garanhuns Jazz Festival. Ao longo de quatro dias de celebração à música, o evento, realizado pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, trouxe mais de 40 artistas de todo o Brasil, além de atrações internacionais, para preencher o feriado de quem fugia da folia tradicional do período.

“O Garanhuns Jazz Festival foi um sucesso mais uma vez. Temos um grande público para este estilo musical, muita gente de outras cidades e estados que ficou encantada com o que viu aqui. O balanço que nós fazemos é o melhor possível”, diz a secretária de Cultura de Garanhuns, Sandra Albino. O festival contou com a curadoria de Giovanni Papaléo Produções Musicais e produção executiva da produtora Promundo, além de apoio da Secretaria de Cultura de Pernambuco e da Fundarpe.

A última noite do GJF contou com os garanhuenses Fábio Aladdin Trio e Karla Cybele, que realizaram uma apresentação com clássicos do jazz. Em seguida, a Guitar Night homenageou o vocalista e guitarrista da banda Blues Etílicos Greg Wilson, referência do blues no Brasil. O tributo contou com a participação de Eric Assmar (BA), Diego Albuquerque (PE), Igor Prado (SP), Joanatan Richard (PE), Bruno Marques (MG), Omar Coleman (USA) e Olegário Lucena (PE). A produção do Jazz Festival também prestou homenagem ao artista e músico garanhuense Maurílio Matos.

Laretha Weathersby, cantora estadunidense, fez o público dançar ao som do blues e do soul ao lado da Bruno Marques Band. Sem deixar a barreira do idioma interferir em sua presença de palco, a “Chicago Blues Diva” encantou o público do Garanhuns Jazz Festival. Por fim, a noite foi encerrada com animação ao som dos Serial Funkers e de Ivan Barreto, ambos em seu segundo show nesta edição do evento — desta vez, em tributo ao pioneiro da Soul Music, Ray Charles.

Além do cenário cultural, o Jazz Festival movimentou a economia e a gastronomia de Garanhuns. A festa não ficou restrita à Praça Mestre Dominguinhos, e após os shows, os restaurantes da cidade foram palco para as ‘jam sessions’, onde os músicos e público do evento puderam ter uma experiência mais intimista.

As edições de 2023 e 2024 do Garanhuns Jazz Festival provaram que o evento tem sido um sucesso contínuo. A primeira edição do evento foi realizada em 2008 e seguiu na cidade até o ano de 2015. Após cinco anos sediado em Gravatá e um hiato de dois anos pela pandemia da Covid-19, o evento foi retomado pela prefeitura de Garanhuns, em 2023.

“Em 2023, tivemos um grande retorno e, este ano, crescemos ainda mais, com muitos artistas de todo o Brasil e do exterior, além da representação de Garanhuns no palco. No próximo ano, a expectativa segue muito boa: teremos uma edição ainda maior, melhor e com atrações para todos os gostos”, finaliza a secretária Sandra Albino.

Imprensa Garanhuns PE

Evento gratuito apresenta o “Sapo Comilão” na Livraria no Jardim

 

O período escolar começou e com ele chegou o momento de se despedir das férias. E, para reunir a criançada numa despedida à altura da ocasião, no dia 17 de fevereiro, às 10h, a Livraria do Jardim recebe o último Férias no Jardim do mês. Trata-se de evento gratuito que terá a participação de Ponttinho, contador de histórias, apresentando a narrativa do divertido livro "Sapo Comilão", da editora DCL.

A obra de Stela Barbieri e ilustrada por Fernando Vilela, conta a história de um saco que, cansado de comer grilos, moscas, vaga-lumes e outros insetos, resolveu experimentar novos tipos de comida. Essa jornada de descoberta é o ponto chave do livro, levando as crianças a redescobrir o mundo através do olhar e do paladar do "Sapo Comilão".

E, para contar essa aventura, ninguém melhor que o contador de histórias Ponttinho para trazê-la a vida. Ele, que também é criador de conteúdo para crianças, vai apresentar o enredo usando de recursos musicais e da sua habilidade com a contação de histórias para encantar a plateia presente. Pontinho reforma que “a ideia é envolver a criançada para que cada vez mais elas se interessem pela leitura e pela descoberta dos mundos que só os livros podem revelar.”

Após a apresentação, ele ainda preparou uma oficina lúdica, permitindo que as crianças participassem ativamente da narrativa criando seu próprio livro. Nela, as crianças serão incentivadas a explorar sua criatividade e imaginação, desenhando e escrevendo sobre suas próprias aventuras com o "Sapo Comilão" ou criando novos personagens e enredos.

Além disso, haverá um momento para que os pequenos compartilhem suas criações com os demais participantes, promovendo a interação entre eles e estimulando a comunicação e expressão. Ao final da oficina, cada criança poderá levar consigo o seu próprio livro, criado durante a atividade, como uma lembrança especial desse dia de diversão e aprendizado na Livraria do Jardim.

Vale lembrar que para participar do evento é necessário confirmar a presença através do link do Sympla, disponível na bio do Instagram @livrariadojardim. Depois, basta ir à livraria, localizada na Avenida Manoel Borba, nº292, no bairro da Boa Vista, e aproveitar a programação literária.

Empreendedores aquecem economia durante o Carnaval de Petrolina

 

Durante as quatro noites da Folia de Momo em Petrolina, cerca de 30 empreendedores participantes da Vila do Empreendedor, puderam negociar seus produtos aos milhares de foliões que estiveram circulando entre os três polos da festa. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal do Empreendedor (AGE Petrolina), e tem contribuído com o fortalecimento de microempreendedores individuais do município.

A professora Keidylânia Costa curtiu duas noites do Carnaval e também aproveitou para adquirir produtos gastronômicos da “Vila”. “Além de curtir uma programação bem cultural, com segurança, pude conhecer e comprar produtos na ‘Vila do Empreendedor’. Achei uma iniciativa muito válida, já que valoriza os microempreendedores locais, contribuindo para a divulgação dos seus produtos e, com certeza, isso também impacta positivamente na economia da cidade”, afirmou.

Os empreendedores foram divididos em dois grupos de 15 expositores para participar da Vila durante dois dias cada.

Segundo a direção da Agência, o evento mostrou mais uma vez que é bem aceito pelos empreendedores locais, já que a procura é sempre maior do que a do quantidade de vagas disponibilizadas, e é abraçado também pela população que comparece e adquire produtos tanto de artesanato quanto alimentícios.

Imprensa Petrolina PE

Casos de dengue mais que dobram no início de 2024 devido a altas temperaturas.

 

Com as altas temperaturas e as pancadas de chuvas que vem acontecendo no início de ano, houve um aumento de casos de dengue no Brasil. Essas influências climáticas são propícias para que os ovos dos mosquitos eclodam e aumente a quantidade de vetores do Aedes Aegypti.

De acordo com o boletim epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúde, nas três primeiras semanas de 2024, o Brasil registrou 120.874 casos prováveis de dengue, alta de 170% em comparação ao mesmo período de 2023 quando foram registrados 44.752 casos.

No documento, a entidade pede mais atenção às medidas preventivas da doença, e a melhor maneira de evitar de forma coletiva é através do combate aos vetores de forma individual, através do uso de repelentes e medidas de barreira.

Para combater e manter os cuidados necessários, existem diversos produtos nas lojas físicas ou no www.ferreiracosta.com que podem ajudar a prevenir o contágio. Eles vão do multi-insenticida a repelentes eletrônicos, velas, raquetes elétricas, pulverizadores, lâmpada led anti-inseto e até mesmo o verniz incolor para parede, que repele o mosquito.

Outra prática também indicada por especialistas é evitar deixar locais com águas paradas, vedando depósitos como caixas d’água, calhas e recipientes de água da chuva nos quintais, garrafas, latas e pneus. Limpar sempre as bandejas de ar-condicionado também é fundamental para evitar a proliferação dos mosquitos. E nas lojas físicas ou no www.ferreiracosta.com você encontra caixas d’água com travas, lonas para cobrir piscinas, pneus e materiais de construção, contentor plástico empilhável para guardar garrafas, grelha com trava, telas de proteção, vasos e areias e muitos outros produtos para evitar a proliferação.

Outro produto que também ajuda no combate são os vernizes incolores para parede que repelem esses mosquitos. Ele forma uma película protetora e repele o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zica, Chikungunya e Febre Amarela. E o melhor: pode ser aplicado sobre qualquer tipo de tinta de parede seca, seja nova ou antiga. Para ter uma parede que repele os mosquitos 24h por dia, você só precisa passar duas demãos e pronto: são 2 anos contínuos de proteção. A fórmula ajuda você a visualizar o produto enquanto aplica: ao aplicar o verniz com proteção antimosquito, a parede fica levemente esbranquiçada, quando o verniz ainda está molhado. Mas não se preocupe: depois de seco, ele fica incolor.

Outra dica do Home Center no combate da dengue é a lavagem com água, sabão e bucha de tanques, tambores, potes e cisternas, para remover os ovos dos mosquitos. Fazer a manutenção das piscinas e das caixas d’água também é importante para impedir a proliferação. É importante usar cloro com uso específico para piscina ou para as caixas d’água. Por fim, não se esquecer da vedação dos lixos descartáveis, dando o destino adequado para a coleta pública.

Sucesso da Arena Gastronômica da Abrasel no Carnaval do Recife: Um Balanço Positivo

 

Durante os dias de folia no Recife Antigo, a Arena Gastronômica da Abrasel se destacou como um ponto de referência para pernambucanos e turistas, oferecendo uma ampla variedade de opções gastronômicas. Com um total de 56 mil pessoas atendidas, o espaço registrou um movimento intenso, impulsionando um faturamento expressivo de R$ 1 milhão de reais.

Além de contribuir para a economia local, a Arena também teve um impacto no mercado de trabalho, gerando 360 empregos diretos e 1500 indiretos. Essa iniciativa não apenas proporcionou oportunidades de trabalho, mas também promoveu o desenvolvimento econômico da região.

Outro ponto de destaque foi a preocupação com a sustentabilidade, evidenciada pelo recolhimento de 300 litros de óleo usado para reciclagem, em parceria com a ASA. Essa ação demonstra o compromisso da Abrasel em promover práticas ambientais responsáveis.

A qualidade e segurança alimentar também foram prioridades, com a Arena alcançando 100% de conformidade com as normas da vigilância sanitária.

Ao longo de 86 horas de funcionamento, a Arena Gastronômica proporcionou momentos de lazer e descontração, oferecendo desde refeições completas até lanches rápidos, garantindo o conforto e a satisfação dos visitantes.

"Estamos muito satisfeitos com o sucesso da Arena Gastronômica este ano. Além de proporcionar uma experiência gastronômica única, contribuímos significativamente para a economia local e para a promoção da cultura culinária pernambucana", afirmou Tony Sousa, presidente da Abrasel em Pernambuco.

A iniciativa, realizada em parceria com a Prefeitura do Recife e sob o comando da Secretaria de Turismo e Lazer, reforça o compromisso em oferecer estruturas de apoio que valorizem a cultura local e proporcionem momentos memoráveis durante o Carnaval.

Entre os restaurantes participantes da Arena 2024 estão Plim Pizza, Turma do Ragú, Hakata, Casa da Macaxeira, Wayne's Burger, My Burger, Crepitxo, Rei da Coxinha, Espetinho da Ceça, República dos Pastéis, Big Sur, Degusta, Mamibigi e Pop Corn Doce Infância. As operações foram escolhidas para oferecer uma ampla variedade de pratos aos foliões.

Sobre a Abrasel: A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) é uma organização nacional de cunho associativo empresarial, sem fins lucrativos, que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar. Com 34 anos de atuação em Pernambuco, a Abrasel em Pernambuco conta com cerca de 600 associados em 35 municípios pernambucanos, representando cerca de 55 mil CNPJs do segmento de alimentação no estado.

O que fazer com makes, lantejoulas, fantasias e outros produtos que sobraram do Carnaval?

 

O carnaval passou, é hora de colocar as coisas em ordem. Guardar as maquiagens, adereços, tirar o glitter e lavas as roupas e tênis usados na folia, estão na lista dessa organização pós-carnaval. Esses itens que guardamos durante muito tempo, acabam estragando mais do que aqueles que usamos com mais frequência se não forem limpos e armazenados corretamente.

Por isso, é necessário cuidado especial com a higienização das peças e atenção em como guardar. O Home Center Ferreira Costa tem algumas dicas para deixar o seu bolso bem mais feliz no carnaval ano que vem. É possível economizar apenas com algumas dicas básicas de limpeza e organização.

Sabe aquela maquiagem que tanto amamos, cheia de glitter e brilho que sobrou? A dica é guardá-las em organizadores com divisórias. Neles, além das maquiagens, também pode ser guardado lantejoulas e fitas. Para as bijuterias, o ideal são os organizadores em formato de gaveteiros. O ideal para manter adereços com penas são as caixas organizadoras que não tenham tampa, que possibilitem ficar abertas, sem amassar as penas. Dobrar ou colocar algum peso em cima deles também irão danificá-los. Deixe, sempre que possível, tomar um pouco de sol, isso evitará que pegue aquele cheirinho desagradável ou mofo.

Já os Arquinhos, a Ferreira Costa aconselha passar um paninho umedecido em água e vinagre (medida de um para um, exemplo: 100ml de água para 100ml de vinagre de álcool) e depois deixar secar ao sol. Nunca os guarde ainda umedecidos.

Fantasias e as roupas da folia, deve-se lavar preferencialmente antes de guardar, seja no guarda-roupa ou em cestas ou caixas organizadoras, o mais importante é secar completamente para não morfar. Dê preferência em lavar as peças manualmente, uma vez que costumam ser delicadas e conter pedrarias. É preciso estar atento ao processo de lavagem nas etiquetas de fantasias que contêm lantejoulas e mantê-las longe do ferro quente. Para guardá-las a sugestão da Ferreira Costa é que sejam colocadas em cabides de veludos, evitando dobras e frisos. Essa dica também serve para peças de tule.

O recomendado para peças pesadas por conter pedrarias, é evitar pendurá-las em cabides, optando por cestas ou caixas organizadoras, mas ao dobrar, caso tenha bojo, atenção para não amassar ou dobrar. Ao guardar, o Home Center aconselha dobrar a parte de baixo para cima, de maneira a ficar mais enroladinha e formar um volume próximo ao bojo, assim, ele se sustentará.

Verdade seja dita: a lavagem de roupas de paetês precisa ser feita à mão ou à seco, pois são delicadas demais para enfrentar uma máquina de lavar, mesmo em ciclo delicado. A exceção fica por conta de peças que contém poucas áreas de paetês, como camisetas infantis com pequenos bordados. Depois de lavada e bem sequinha, guarde a peça do lado avesso, isso evitará o acúmulo de poeira e desbotamento devido a luminosidade.

Se a roupa contiver paetês, pedrarias e strass, coloque-as em papel de seda, fazendo com que elas não grudem ou deformem para o outro lado da roupa. Acomode essas peças o menos dobradas possível dentro das caixas ou cestos organizadores (antes, embrulhe o exterior da peça em papel de seda). Peças mais estruturadas, tais como jaquetas e calças, podem ser penduradas em cabides de veludos e depois coberta por plásticos de alfaiataria. Caso algum brilho teime em ficar na peça antes de lavar, você pode usar rolinhos adesivos ou esponja mágica para que outras peças não sejam contaminadas, ficando ainda mais difícil de retirar todos os glitters.

A tinta spray também é bastante usada para colorir peças nessa época, mas o que fazer quando o carnaval acaba? Como continuar reutilizando roupas e sapatos? É simples, basta remover e continuar usando normalmente. Para isso, é necessário balde, esponja, pano, álcool isopropílico, detergente, água quente, óleo e CIF cremoso. A remoção da substância vai depender da composição da tinta que foi usada, se ela é a base de água ou óleo. É muito importante ver no rótulo qual é a base da tinta antes de começar a remoção.

Sendo a tinta à base de água, você deve usar água quente, detergente e CIF Cremoso, mas se for à base de óleo, vai precisar de um óleo, podendo ser de bebê ou de cozinha. Aplique o óleo escolhido e massageie com a mão, até que o óleo comece a derreter a tinta. Enxágue a mancha com água quente e repita o processo até que a tinta seja 100% removida.

Caso a tinta usada tenha sido a base de solvente (mesmo não sendo tão comum hoje em dia), é preciso usar álcool isopropílico. Deve-se aplicar o álcool no local onde está a tinta, utilizando um pano ou papel toalha para isso. Coloque o álcool no pano e deixe ele em cima do local manchado por alguns minutos. Após passado alguns minutos, faça movimentos circulares com o pano, garantindo que isso solte toda a tinta que está na superfície. Com um pano seco, seque toda a superfície do local, verificando se toda a tinta foi retirada.

Seguindo todas as recomendações, você poderá aproveitar as fantasias por muitos carnavais, festas temáticas e outras ocasiões que as roupas e adereços forem bem-vindos. Você poderá reutilizar as roupas do dia a dia que foram usadas para brincar na folia, sem precisar renovar todas as peças anualmente. Ao usar a criatividade (e uma boa costureira), você pode fazer os pequenos reparos que forem necessários e renovar a peça toda com customização nos próximos anos.

Se precisar de algum material de limpeza ou para organizar esses apetrechos, nas lojas físicas, aplicativo ou até mesmo no www.ferreiracosta.com você encontra esses e outros itens necessários para a organização e limpeza.

Escola IC lança novo curso com foco na arte teatral para crianças

 

No dia 20 de fevereiro a Escola Itaú Cultural – https://escola.itaucultural.org.br/ – inaugura um novo curso autoformativo. Teatros para as Infâncias joga luz nas especificidades da arte teatral para crianças ressaltando a relevância da teatralidade no desenvolvimento infantil e apontando caminhos para a criação de trabalhos envolventes, divertidos, instigantes e responsáveis. Ele é ministrado por Thaís Póvoa, artista cênica, pesquisadora e produtora cultural, doutoranda em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), e Viviane Juguero, artista da cena no teatro e audiovisual, com pós-doutorado em Arte e Educação.

Com oito aulas e carga horária total de quatro horas, a formação oferece um panorama histórico sobre o desenvolvimento desta arte no Brasil e suas tendências contemporâneas. São também investigados jogos teatrais e teatro em sala de aula, de modo a estimular a reflexão de experiências de ensino e aprendizagem em contextos formais e não formais.

O curso parte do princípio de que investigar o teatro como uma experiência de jogo e criação é essencial para compreender como a ludicidade e a imaginação desempenham um papel fundamental nessa prática artístico-pedagógica. O curso é voltado para estudantes de teatro, artistas, professores, arte-educadores, pesquisadores e interessados em geral.

Sobre as professoras:

Thaís Póvoa é artista cênica, pesquisadora e produtora cultural. Doutoranda em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da UNESP e mestra em Pedagogia Teatral pela Universidade de São Paulo (USP). Possui bacharelado em Artes Cênicas, com habilitação em Teoria Teatral, pela USP, e formação como atriz pela Escola de Arte Dramática da mesma instituição. Possui especialização em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona, na Espanha, em parceria com o Itaú Cultural. Iniciou suas experiências formativas para crianças em 2004 e, a partir de 2006, passou a desenvolver trabalhos artísticos voltados para as infâncias, explorando as linguagens do teatro e do circo. Atualmente é uma das diretoras artísticas do Núcleo Vraaa!, que pesquisa a criação de experiências híbridas para as infâncias a partir das linguagens teatrais, visuais e performáticas. Também integra o corpo docente da Escola Livre de Teatro de Santo André, e é uma das organizadoras do Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil.

Viviane Juguero é artista da cena no teatro e no audiovisual. É autora de peças, filmes, livros, poemas, canções e artigos encenados e publicados no Brasil e no exterior em diferentes idiomas. É mestra em Teatro para a Infância, doutora em Dramaturgia, com pós-doutorado em Arte e Educação. Dirige o Bando de Brincantes e integra os coletivos Escrita Negra (CEN), e As DramaturgAs. É professora do Nordic Black Theatre, na Noruega, e é conselheira especialista do Centro para as Artes e Transformação Social, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, entre outras redes nacionais e internacionais, como o Centro Brasileiro e a Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ/ASSITEJ).

SERVIÇO:
Teatros para as Infâncias
Disponível a partir de 20 de fevereiro
Tipo: autoformativo
Carga horária: 4 horas
Número de aulas: 8 aulas

Bloco da Limpeza mantém tradição e encerra os festejos de carnaval em Petrolina

 

Após quatro dias de festa, enquanto muitos foliões ainda se recuperam do período carnavalesco, a quarta-feira (14) foi o momento da equipe de Limpeza Pública de Petrolina festejar. Ao som de frevo, os agentes de limpeza da Prefeitura recolheram o lixo dos três polos do Carnaval de Petrolina.

Com o auxílio de caminhões pipas, as vias foram lavadas com água, sabão e essência perfumada. Os trabalhadores também puderam aproveitar um delicioso café da manhã oferecido na Praça da 21 de Setembro, ao som de muita música com a frevuca. O agente de limpeza Danilo Castro Lima, ressalta que o carnaval foi tranquilo e que estava ansioso por esse momento. “Trabalhei todos os dias de festa, cedinho já estávamos aqui deixando tudo limpo e arrumado. Graças a Deus foi um carnaval tranquilo e hoje depois da limpeza, é só diversão”, destaca.

Como todos os anos, foi montado um esquema pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SEINFRA) e contou com a participação de cerca de 70 profissionais por dia, possibilitando a retirada de 28 toneladas de lixo das ruas durante os dias de folia.


Imprensa Petrolina PE

Prazo para solicitar ou renovar financiamento estudantil no BNB vai até 29 de fevereiro

 

Estudantes de instituições privadas de ensino superior interessados em financiar até 100% do valor da mensalidade pelo Banco do Nordeste (BNB) têm até o dia 29 de fevereiro para realizar a solicitação do crédito no portal do banco na Internet (https://www.bnb.gov.br/fne-p-fies). A data final para inscrições também vale para os clientes que irão renovar seu financiamento, bastando acessar o site do BNB e requisitar a renovação.

A modalidade de crédito, concedida no âmbito do Programa de Financiamento Estudantil (FNE P-Fies), é válida somente aos estudantes de instituições de ensino conveniadas ao banco.

Em 2023, foram liberados R$ 36,5 milhões pelo FNE P-Fies em toda a área de atuação do BNB, que compreende a região Nordeste e parte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Somente no Ceará, o montante contratado foi de R$ 6,3 milhões.

Para ter acesso ao crédito estudantil, os interessados devem ter realizado o Enem e obtido nota mínima de 450 pontos. Com a pontuação, basta procurar a sua instituição de ensino superior para confirmar a vigência do convênio com o banco.

Todo o processo de aprovação e liberação de recursos acontece de forma on-line, entre a instituição financeira e o respectivo centro de educação no qual o aluno está matriculado. O prazo de pagamento chega até três vezes o tempo de duração do curso, e as prestações mensais equivalem a 35% do valor da mensalidade mais juros.

Para adesão ao programa, os centros de educação devem buscar a Superintendência Estadual do BNB mais próxima, cuja informação também consta no site do banco, sinalizar interesse em adesão ao programa e realizar procedimentos necessários à viabilização do financiamento estudantil por meio do FNE P-Fies do Banco do Nordeste.

Imprensa BNB

Carnaval Folia dos Bois 2024 foi marcado por segurança e animadas celebrações em Arcoverde

 

Encerrada na terça-feira (13), a programação festiva do Carnaval Folia dos Bois 2024 agregou além da movimentada animação de apresentações nos Polos Folia dos Bois (Praça da Bandeira) e Dona Didi (Boa Vista), quatro dias de celebração do ciclo em clima de paz, sem registros de ocorrências policiais.

A abertura, com muitos foliões acompanhando o 52º cortejo do Bloco do Zé Pereira no último sábado (10), transcendeu pelas ruas a euforia inicial de grande festa popular, seguindo o planejamento da organização. Já no domingo (11), a continuação começou pela tarde no Polo Dona Didi, onde o público contou com Boi Estrela Solar, Boi Fantástico, Dam Paredão, Urso Mimoso de Arcoverde e do Pagode é de Vocês. Pela noite, quem esteve na Praça da Bandeira aproveitou as apresentações do Boi Maracatu, Coco Irmãs Lopes, Gabi da Pele Preta, Boi Diamante de Arcoverde e do cantor Romero Ferro.

A multiculturalidade prosseguiu na segunda (12) e na terça-feira (13), quando nos dois polos a animação ficou a cargo de atrações como a Orquestra Maktub, Urso Alegria, Pagode É o Samba, Boi Boiolas, Kako Bala, Urso Maluco Beleza, Orquestra Maktub, Sertão Maracatu, Isadora Melo, Urso Pé de Lã, Luciano Magno, Boi Estrela Maluquinha, Patrões da Farra, do Boi Florzinha, Malvadão, Boi Linguarudo, Orquestra Popular do Recife com Ademir Araújo – Maestro Formiga, e Pagode é o Samba.

A realização da programação pela Prefeitura de Arcoverde manteve as equipes das Secretarias de Turismo e Eventos e de Cultura em plena prontidão, acompanhando as mais de 50 apresentações, entre artistas, grupos culturais e agremiações. "Foi um Carnaval que possibilitou para quem esteve em nossa cidade aproveitar ao máximo a festividade, em tardes e noites marcadas não somente por pura alegria, emoção e o colorido dos brincantes, mas também, pela valorização da nossas principais tradições locais", avaliou o Prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel.

Caruaru em Nova York

 

Comprovando que é o Maior e Melhor São João do Mundo, festa de Caruaru é destaque na Times Square, em Nova York. Um Vídeo exibido nos Estados Unidos mostra que a grandiosidade do São João de Caruaru é conhecido internacionalmente

O Carnaval terminou nesta quarta-feira de Cinzas, mas os forrozeiros de plantão têm motivos de sobra para começar a contagem regressiva para o Maior e Melhor São João do Mundo, em Caruaru. Comprovando a sua grandiosidade, a festa foi destaque na Times Square, em Nova York.

O clima junino chegou nos Estados Unidos e a Prefeitura do “país” de Caruaru recebeu o vídeo do São João que foi exibido em dos principais símbolos de uma das maiores cidades do planeta. Não tem como negar: Caruaru tem mesmo o maior e melhor festejo junino do mundo!

E já pode anotar no calendário: dia 19 de março será lançada a programação completa do São João de Caruaru. Neste ano, serão 27 polos de animação e mais de 70 dias de festa.

Imprensa Caruaru

Carnaval de rua encerra período de folia, em Igarassu

 

No bairro de Saramandaia, um dos sete polos do Carnaval da cidade, o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu atraiu moradores e visitantes a partir das 17h desta terça-feira (13), celebrando ao som de ritmos diversos, incluindo afoxé, frevo e coco de roda. O cortejo marcou o encerramento oficial das festividades, mas ainda tem mais atrações na programação do município.

Tradicionalmente, as comemorações vão até a Quarta-feira de Cinzas, marcando o início da Quaresma. Em Igarassu, a folia carnavalesca se estende até o domingo (18), com o bloco feminino Toque de Batom, apresentando Raphaela Santos em trio elétrico e homenageando as bonecas gigantes, que representam a governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Pricila Krause.


Domingo, 18 de fevereiro:

Carnaval com energia feminina (Saramandaia)

14h – Soul Delas
15h – Raphaela Santos + Bonecas Gigantes (Prefeita, Raquel Lyra e Priscila Krause)
17h – Leticia Bastos
18h - Casa de Mestre
19h - Coco das Minas
19h – Natália Calazans

Imprensa Igarassu PE

Arcoverde vai concorrer ao Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria Sustentabilidade & Meio Ambiente

 

A cidade de Arcoverde está credenciada com o Projeto Viveiro Arcoverde, para a próxima etapa do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). O município foi selecionado na iniciativa, para concorrer na categoria Sustentabilidade & Meio Ambiente, juntamente com as cidades pernambucanas de São Benedito do Sul, Lagoa Grande, Bodocó, Serrita, Cabrobó, Panelas e Jatobá.

Em breve, Arcoverde irá receber a visita de dois técnicos para a avaliação do processo de classificação do prêmio, que se trata de um instrumento de reconhecimento, valorização e difusão de iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais (prefeitos, prefeitas, administradores e administradoras regionais) com vistas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial.

Além de premiar boas práticas municipais, o PSPE objetiva estimular a inovação no Setor Público, contribuir para a ampliação das capacidades municipais, promover a aprendizagem e inspirar novos projetos e ideias, reforçando o papel do Sebrae de parceiro dos municípios.

Imprensa Arcoverde PE

Bloco Cheiro do Povo em Paulista

 

Nesta terça-feira (13/02), o desfile do já tradicional bloco Cheiro do Povo ocorreu na Avenida A, em Maranguape II, com a presença do prefeito Yves Ribeiro. Uma multidão animada aproveitou as apresentações das cantoras Tayara Andreza, Dany Myler e Any Melo, que encantaram a todos com suas músicas. O público acompanhou freneticamente o repertório das artistas, tornando o evento um verdadeiro sucesso. A folia da diversidade cultural do Paulista com polos no Janga, Ecoparque e desfile dos blocos, tem sido amplamente aceita pela população.

Imprensa Paulista PE

Campanha da Fraternidade 2024: “Vós sois todos irmãos e irmãs”

 

Hoje, Quarta-feira de Cinzas, além de dar início ao Tempo Quaresmal, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a Igreja no Brasil dará início à Campanha da Fraternidade 2024, cujo tema é: “Fraternidade e Amizade Social”, com o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

Neste ano, a Campanha da Fraternidade, assumida pelo episcopado brasileiro, completa 60 anos num movimento de oração, conversão e solidariedade que gerou muitos frutos na Igreja e no Brasil. Serão cinco semanas intensas de mobilização, que culminarão na Coleta Nacional da Solidariedade, no dia 24 de março, e em todas as celebrações do fim de semana do Domingo de Ramos.

A Coleta Nacional da Solidariedade é fundamental para garantir o apoio a muitas iniciativas solidárias de empreendedorismo comunitário, combate à fome, entre outras, indicadas pela própria Igreja espalhadas pelo país, sempre ligadas ao tema da própria Campanha de cada ano, conforme divulgado nos editais do Fundo Nacional de Solidariedade.

Em 2023, a Campanha da Fraternidade foi refletida e vivenciada sob o tema “Fraternidade e fome”, diante da situação de retorno do país ao Mapa da Fome. Com recursos da Coleta Nacional da Solidariedade do ano passado, o Conselho Gestor do FNS realizou três reuniões. Foram aprovados 240 projetos indicados pelos bispos e distribuídos R$ 6.577.799,88 em todo o País.

Imprensa CNBB

Em Paulista, Kaio Mad agita a noite no Polo Janga

 

As noites de Carnaval no Polo Janga, na Praça Cantor Augusto César (Quatro Torres), têm mostrado a diversidade da cena musical de Paulista, com diversos estilos desfilando pelo palco. Na noite desta terça-feira(13/02), o ecletismo de Kaio Mad trouxe um verdadeiro caldeirão musical. O público presente, é claro, aproveitou para dançar ao som de frevo, maracatu, axé e pop, entre outros ritmos. Para esta quarta-feira de Cinzas, a programação começa a partir das 15h com Belo Xis e Rafa Magalhaes. Às 18 horas teremos Marreta You Planeta e em seguida Pagode Revelação.

Imprensa Paulista PE

Recife se consolida como melhor Carnaval do Brasil

 

O Recife entregou tudo o que prometeu e foi bem além no Carnaval 2024. Consolidada como a maior do país, a festa de rua tomou conta de toda cidade. E os números são grandiosos. Pela primeira vez com seis dias de programação oficial, o reinado de Momo atraiu 3,4 milhões de foliões para a capital pernambucana, 20% a mais do que em 2023, criando 57 mil postos de trabalho temporários e gerando R$ 2,4 bilhões de movimentação na economia. A capital pulsou ao som de frevo, maracatu, samba, pagode, rock, trap e tantos outros ritmos musicais com as mais de 3 mil apresentações artísticas na programação, incluindo 1,7 mil da Cultura Popular, sendo 98% da grade formada por artistas locais.

“Tudo superou o ano passado. Então a gente tem números de turistas, de movimentação econômica, ocupação hoteleira, voos, passageiros no aeroporto, número de foliões. Tudo foi superior ao ano passado. E a gente achava que já era uma barra difícil de ultrapassar, porque o carnaval do ano passado foi um grande carnaval. Mas esse ano a gente conseguiu crescer ainda mais. E eu acho que o bom da vida é isso. Você conquista um grande resultado, comemora o resultado, mas já olha para frente pensando em como crescer ainda mais, como conseguir entregar ainda mais”, declarou João Campos. “Eu acho que a grande marca do Carnaval do Recife é ser um carnaval organizado. O COP trouxe uma segurança para a gente, com instrumentos de gestão em todas as áreas”, acrescentou.

A folia aconteceu por toda parte, com 49 polos, 2 milhões de pessoas no Bairro do Recife e 1,4 milhão nos palcos descentralizados. A ocupação hoteleira da cidade chegou a 96% dos leitos e a pesquisa de satisfação apontou que 98% do público entrevistado pretende voltar a brincar a folia na cidade no ano que vem. No total, foram mais de 8 mil profissionais trabalhando para todo mundo curtir, em paz e alegria, o maior Carnaval em linha reta.

“A gente fez uma festa com organização e esse é o nosso papel, preparar a festa, que é realizada pelo folião. Mais uma vez, o Recife teve as suas ruas repletas de gente daqui e de fora, visitando e conhecendo algo que é único, que é a força da nossa cultura, que é a grande anfitriã dessa festa. Essa capacidade de se renovar reforça esse contexto de uma cidade que é singular, mas também universal. Quem vê o Carnaval do Recife, vai sentir a emoção. Começou com o Galo da Madrugada subindo e trazendo uma mensagem de paz e se encerra com o Orquestrão circulando pelas ruas da Ilha do Recife. Um carnaval de encontro e confraternização”, explicou o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello.

A grande novidade na organização do evento foi o papel de destaque assumido pelo Centro de Operações do Recife (COP), que pela primeira vez ficou responsável pelo planejamento, coordenação e monitoramento dos serviços municipais, articulando as ações de mais de 20 secretarias e órgãos municipais, na mesma linha do trabalho que “estreou” no Réveillon. Criado pela Prefeitura do Recife no ano passado, o COP funcionou presencialmente durante a folia, numa sala ao lado do Marco Zero, e usou ferramentas como central de drones, painel online de acompanhamento das ocorrências e central de videomonitoramento em pontos estratégicos, com 145 câmeras, para verificar, em tempo real, a efetividade dos serviços prestados.

Na sala do COP, seis painéis exibiram as imagens das câmeras que fizeram o videomonitoramento dos principais pontos de concentração de foliões. Com 145 equipamentos distribuídos no Bairro do Recife, no percurso do Galo, nas saídas do Centro e, pela primeira vez, nos polos descentralizados, a cidade teve 57 câmeras a mais do que no ano passado. Os painéis mostraram também dados em tempo real sobre fatores como trânsito, temperatura e chuvas. A sala reuniu representantes da Guarda Municipal, Fundação de Cultura, SAMU, Polícia Militar, Neoenergia, CTTU, Secretaria Executiva de Controle Urbano e Assistência Militar, que atuaram de forma integrada para resolver rapidamente as demandas que surgiram.

De acordo com Anderson Soares, gerente geral do COP, foi importante a rapidez na resolução de problemas: “A grande vantagem do COP, dentro de um evento como o Carnaval, é a resposta rápida a qualquer problema. A gente não deixou que os problemas ganhassem forma, tomassem peso. A gente tem uma resposta muito rápida, muito protocolar, o que eu acho que garantiu o êxito de um evento como esse. O COP atuou em áreas como mobilidade, saúde, limpeza, assistência social... Todas as áreas de atuação, de planejamento, monitoramento e execução. Se tínhamos qualquer questão, a gente corrigia com os órgãos necessários.”

Com todas as suas cores, alegrias, tradições e acordes, o Recife celebrou o maior e melhor Carnaval em linha reta de sua história. A festa contou com 49 polos, mais de 3 mil apresentações e muitas novidades, começando a anunciar seus sinais ainda em novembro do ano passado, quando, numa estratégia inédita de divulgação, foram revelados os primeiros grandes nomes de artistas e atrações confirmados para subir aos palcos da cidade. A saudade que trouxe a festa pelo braço era tanta que o Recife subverteu o calendário e devotou mais um dia a Momo: a quinta-feira que encerrava o sempre extenso calendário de prévias - foram mais de 50 eventos esse ano, com destaque para um feminino como nunca, lotado e beneficente como sempre Baile Municipal -, virou o primeiro dia oficial da folia, congraçando o axé dos afoxés recifenses e os tambores ancestrais do Tumaraca com a tradição percussiva do Olodum, em homenagem aos 80 anos de Naná Vasconcelos.

A noite de abertura contou ainda com as inesquecíveis apresentações de Gilberto Gil e do espetáculo Recife, Cidade do Mangue. Grande celebração ao movimento que fincou parabólicas no rico estuário cultural e musical recifense, o espetáculo reuniu vários artistas, ciceroneados por Louise, filha de Chico Science, um dos homenageados da festa, que foi devolvido aos palcos e públicos da cidade por um holograma, comovendo um Marco Zero lotado de corações de andada para o emocionado reencontro.

E tudo isso foi só o começo. Até a manhã de hoje, quando o Orquestrão, comandado por Spok, conduziu os incansáveis foliões na travessia ofegante da terça-feira gorda para a quarta-feira ingrata, a festa foi embalada ainda por uma constelação de peso, com mais de 98% de atrações locais e grandes nomes nacionais, como: Alceu Valença, Lenine, Spok, Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, André Rio, Antônio Nóbrega, Elba Ramalho, Nena Queiroga, Almir Rouche, Raphaela Santos, Priscila Senna, Thiaguinho, Mumuzinho, Marcelo D2, Pato Fu, Rachel Reis, Ave Sangria, Arnaldo Antunes, Teresa Cristina, Chico César, Marcelo Falcão, Martins, Isadora Melo, Nação Zumbi, Vanessa da Mata, Matuê, Mart'nália, Luíza Sonza e Pitty. Lia de Itamaracá, também homenageada da festa, se apresentou ontem, na derradeira noite de programação do superlativo palco do Marco Zero, colocando todo mundo para dar as mãos e celebrar as tradições musicais e ancestrais que deram origem à alegria recifense.

Para todos os gostos e todas as idades, o Carnaval do Recife também chamou o futuro para brincar, em seis polos exclusivamente dedicados ao público infantil, com direito a uma grande novidade: o polo do Parque das Graças. Outro literalmente grandioso marco desse Carnaval foi o Galo Gigante da Paz, que acordou mais cedo e mais animado esse ano. Antecipada para a quarta-feira anterior à abertura do Carnaval, a subida do calunga foi embalada por muito frevo e várias atrações musicais, inaugurando mais uma tradição para a liturgia momesca recifense.

Nas imediações da ponte, nos arredores do bairro da Boa Vista, nascedouro do Carnaval e de suas tradições, quem cantou de galo foi a cultura popular. Marcando seu retorno à Dantas Barreto, o Concurso de Agremiações reuniu numerosas plateias para ver passar os grupos e brincantes que são Carnaval o ano inteiro, de domingo até ontem, abrindo alas para alguns dos mais representativos símbolos da cultura pernambucana, entre escolas de samba, blocos de pau e corda, tribos de índios, troças carnavalescas, maracatus de baque solto, maracatus de baque virado, clubes de frevo, clubes de boneco, caboclinhos, bois e ursos. O Concurso, que teve desfiles também na Avenida do Forte, reunindo 226 agremiações, terá seus resultados divulgados nesta quinta-feira (15), na concorrida e emocionada apuração realizada no Pátio de São Pedro, na Casa 10, a partir das 10h.

A nova passarela do concurso inaugurou mais uma centralidade momesca no Recife, dedicada às tradições carnavalescas originárias, protagonizada pelos já consolidados polos do QG do Frevo, na Praça da Independência, e dos pátios de São Pedro e do Terço e reforçada por novidades como o polo Novo Cais, que estreou no Carnaval passado, na Avenida Martins de Barros, e pelo Circuito de Pátio a Pátio, repetido e ampliado este ano, desfilando as belezas e histórias de 57 agremiações nas tardes do domingo, da segunda e da terça-feira de Carnaval, partindo do Pátio do Livramento até o Pátio de São Pedro.

Nos pátios do Terço e de Santa Cruz, o sagrado e a ancestralidade da festa também pediram passagem. Na segunda-feira, o Pátio do Terço confirmou uma das mais antigas e bonitas celebrações do Carnaval recifense: a Noite dos Tambores Silenciosos, que reuniu 29 grupos de maracatus em saudação aos orixás e aos ancestrais da cultura de matriz africana que formou a identidade do povo recifense, pernambucano e brasileiro. No Pátio de Santa Cruz, Bois, Ursos, Caboclinhos e Índios se encontraram, no domingo, na segunda e ontem, em cerca de 40 apresentações, convidando o Recife a se encontrar também com suas origens.

Esse convite se espalhou ainda por toda a cidade. Em todos os polos da festa, a programação foi sempre iniciada pelos desfiles de brinquedos e brincantes, nos espetáculos batizados de Matriz de Cultura Popular (MCP), reunindo toda a diversidade e tradições das agremiações que fazem no Carnaval do Recife o maior em linha reta, o mais democrático, horizontal e cheio de história para contar. Os fazedores e fazedoras da nossa cultura mais genuína e tradicional realmente foram os grandes anfitriões da festa. Foram mais de 400 apresentações de orquestras de frevo. E, entre bois de carnaval, caboclinhos, afoxés, maracatus e tantas outras manifestações locais, incluindo o frevo, foram cerca de 1.700 apresentações da cultura popular, festa adentro e Recife afora. "A grande marca é a diversidade cultural que marca o nosso carnaval, com uma variedade de ritmos e exaltação do que é feito aqui, na nossa região", enfatizou o presidente da Fundação de Cultura do Recife, Marcelo Canuto.

TURISMO - O Carnaval é uma festa com um significado extremamente importante para todos os segmentos, principalmente para o turismo. Segundo dados coletados pelo Observatório do Turismo do Recife (OTREC), a movimentação no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Freyre, apenas no período de folia, ultrapassou a faixa de 150 mil pessoas. Para o período carnavalesco, as principais companhias aéreas como Azul, Gol e Latam incrementaram a oferta de voos, injetando 196 voos extras para atender a demanda, além dos 1.477 voos regulares. Atualmente, Recife realiza ligações diretas com 20 estados, sendo 41 voos diretos nacionais e 5 diretos internacionais.

“Nós tivemos uma taxa de ocupação hoteleira histórica de mais de 96%, superior, inclusive, a outras capitais do Nordeste e do Brasil. Geramos mais de 57 mil postos de trabalho. E um giro econômico de R$ 2,4 bilhões, portanto, nós temos, a partir dos números, o maior e melhor carnaval da história do Recife”, comentou o secretário de Turismo do Recife, Antônio Coelho.

A ocupação hoteleira na cidade, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE) é de 96%, considerando o período de 9 a 13 de fevereiro. Os turistas que ficaram hospedados nos principais 30 hotéis da cidade foram apresentados ao Carnaval com a Blitz da Folia. Na ocasião, personagens invadiram o café da manhã dos estabelecimentos, surpreendendo mais de 32 mil turistas e recifenses.

Este ano, recifenses e turistas foram impactados com uma nova ativação promovida pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, dessa vez, nas águas do rio Capibaribe. De 7 a 10 de fevereiro, a Balsa Frevo D’água animou os foliões em conjunto com o projeto Olha! Recife no rio, especial de Carnaval. Em comemoração ao Dia do Frevo, celebrado no último dia 9 de fevereiro, o público presente no Marco Zero foi presenteado com um show de 350 drones. Numa fusão de tecnologia e tradição, imagens da cenografia do carnaval recifense foram exibidas, transformando o céu em um grande bloco carnavalesco nas alturas.

Sabendo do quanto o evento este ano seria emblemático, a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife encomendou uma pesquisa de satisfação para avaliar a sensação de quem vivenciou a folia recifense. Dos entrevistados, 98% afirmam que pretendem voltar para brincar o Carnaval do Recife; 98% informaram que recomendam a festa e cerca de 84% disseram que a festa recifense superou e/ou atendeu às expectativas. No item segurança, 68% dos foliões afirmaram que se sentiram muito seguros/seguros. Apenas 10% responderam o item inseguro/muito inseguro.

De 8 a 13 de fevereiro, 10 vans fizeram o serviço de transfer dos estacionamentos disponibilizados pela Prefeitura do Recife. A ação registrou mais de 37,5 mil foliões conduzidos até a Central do Carnaval, localizada na Rua do Observatório.

TV CONECTA - Uma transmissão de milhões. A TV Conecta Recife fecha o Carnaval 2024 com chave de ouro. Foram 48h de transmissão ao vivo de todos os shows realizados no palco do Marco Zero. O sucesso da transmissão rendeu um alcance de mais de 36 milhões de views no Kwai durante os seis dias de Carnaval, com uma média de 6 milhões de pessoas acompanhando a transmissão. No YouTube da Prefeitura do Recife foram 3,2 milhões de visualizações. Esse foi o resultado de um trabalho que começou a ser estruturado ainda no segundo semestre de 2023 e que garantiu que a TV streaming municipal repetisse a dose de sucesso.

Foram transmitidos 29 shows e no intervalo os apresentadores garantiram as atualizações sobre a programação do carnaval. No estúdio foram realizadas 21 entrevistas e exibidas 53 matérias entre curiosidades e histórias do carnaval e serviços oferecidos pela prefeitura durante os dias de folia.

Com a estrutura montada foi possível gerar um pool com geração de links gratuitos para retransmissão da programação do Marco Zero que foram usados pelos veículos de comunicação, a exemplo da Band, TV Pernambuco, TV Tribuna, TV Guararapes, TV Jornal, TV Nova, CNN, Rádio Jornal, Hits FM, Rádio Folha FM, Frei Caneca, Diario de Pernambuco, Tribuna Online e JC Online. Para o Carnaval 2024, a TV Conecta contou com 40 profissionais entre direção, coordenação, produtores, repórteres, técnicos de som e de elétrica, cinegrafistas, editores de texto e de imagem, além de uma dupla inteiramente voltada para as redes sociais da TV. Ao todo 12 câmeras foram os olhos dos foliões que curtiram o reinado de Momo fora do Marco Zero.

BALANÇO DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS NO CARNAVAL 2024:

CENTRAL DO CARNAVAL

. O espaço de apoio ao folião contou com as centrais de Serviços, Gastronômica e Economia Criativa.

. Por lá passaram cerca de 763 mil pessoas, média 20% maior em comparação ao carnaval de 2023. O faturamento da Central do Carnaval foi de R$ 3,6 milhões.

. Este ano, foram recolhidos mais de 150 documentos e objetos, dentre os quais mais de 70 já foram desenvolvidos.

. Os itens restantes ficarão disponíveis na Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, localizada no 7º andar, do edifício-sede da Prefeitura do Recife, a partir de segunda-feira (19), das 9h às 17h. O telefone para contato é o 3355-9224 ou 3355-9405.

. 9.046 crianças com pulseira de identificação

ATENDIMENTO AO TURISTA

. Especializado em acolher e atender qualquer pessoa que queira orientação, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) foi um dos serviços disponibilizados durante os dias de festa.

. Os CATs (Aeroporto, TIP, Praça do Arsenal; Pracinha de Boa Viagem e Ambiental/2º Jardim de Boa Viagem) e o Centro de Informações na Central do Carnaval atenderam mais de 4,5 mil pessoas. Dos atendimentos, mais de 4,2 mil foram demandas nacionais e mais de 300 internacionais.

. Dentre os turistas nacionais atendidos, foi identificada a presença de turistas de 25 estados, tais como São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro e Paraíba. Entre os atendimentos internacionais, foram registrados visitantes de mais de 17 nacionalidades, a exemplo de países como França, Argentina, Alemanha e Chile.

MOBILIDADE

. 39.239 passageiros no Expresso Folia, 15% a mais que em 2023

. 45 mil veículos atendidos em estacionamentos públicos

. 37,3 mil pessoas transportadas dos polos aos estacionamentos

. 5,1 mil veículos utilizando polos aos estacionamentos

SAÚDE

. 7.112 mil atendimentos médicos.

. 1.130 ocorrências atendidas pelo SAMU

. 257.972 mil preservativos distribuídos

. 2.169 inspeções da vigilância em saúde

. Distribuição de 53.460 garrafas plásticas para substituir garrafas de vidro

. 1300 inspeções realizadas pela Vigilância Sanitária

. 1.387 atendimentos na Central Bem-Estar

SEGURANÇA CIDADÃ

. 145 câmeras de monitoramento, sendo 57 a mais do que ano passado

. 4.200 lançamentos da Guarda Municipal

. Polos videomonitorados e com presença de efetivo

. Pela primeira vez, revista no acesso às pontes.

LIMPEZA E MANUTENÇÃO

. 533,06 toneladas de lixo recolhidas, 27% a mais que o ano anterior

. 32 toneladas de material reciclável recolhidas

. 2.500 mil pessoas envolvidas na operação de limpeza

. 3 Centrais de triagem e central de reciclagem com aquisição garantida

. 15 mil metros quadrados de tapume

. Mais de 17,5 mil metros de reforço de iluminação

DIREITOS HUMANOS

. 655 atendimentos a crianças e adolescentes pela Casa do Pequeno Folião

. 183 pessoas beneficiadas com o Camarote de Acessibilidade no Galo

. 320 pessoas com deficiência no frontstage do Marco Zero (PE Conduz)

. 100% das apresentações do Marco Zero com tradução em libras

MULHER

. Distribuição de 16.800 Manuais de Como Não Ser um Babaca

. 35.606 abordagens

. 14 atendimentos via WhatsAPP

. 35 atendimentos na Central do Carnaval

POLÍTICA URBANA E LICENCIAMENTO

. 1346 blocos licenciados

COMUNICAÇÃO DIGITAL

. 36 milhões de views nas transmissões do Kwai nos 6 dias de transmissão. Uma média de 6 milhões por dia de transmissão.

. 36 países visualizaram os conteúdos produzidos para as redes sociais -

. 3,2 milhões de visualizações no Youtube

. 13,2 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais, com mais de 1 milhão de interações apenas no Facebook e Instagram

. 4.576 visitas ao Conecta no Zap e 45 mil à programação do Carnaval

PROCON RECIFE

. O Procon Recife aumentou em mais de 100% os registros em relação ao ano passado.

. Em 2023, 700 pessoas passaram pelo estande do órgão municipal de defesa do consumidor, enquanto neste ano foram realizados 1.527 atendimentos.

MEIO AMBIENTE

. 533 alvarás de autorização sonora emitidos para os blocos de Carnaval.

. Fiscalizações de controle sonoro foram realizadas em 16 polos entre os dias 27 de janeiro (prévias) e 13 de fevereiro (Carnaval). Ao todo, 26 blocos foram fiscalizados.

. No período, a SMAS recebeu apenas três denúncias relativas a blocos de carnaval e dois autos de infrações foram lavrados por falta de alvará e/ou descumprimento de condicionantes do alvará para uso de equipamento sonoro.

RECENTRO

. O Estanda’arte Recentro atraiu cerca de 9 mil visitantes.

. 36 mil garrafas de água mineral de 500 ml foram distribuídas, personalizadas com o nome e a marca do Recentro.

. Grafitagem dos tapumes que resguardaram o patrimônio das edificações do Bairro do Recife, em parceria com a Secretaria Executiva de Controle Urbano, envolvendo oito artistas.

. Durante os dias de programação carnavalesca, 15 Walkmídias circularam pelas ruas do Recife Antigo munidos de molduras instagramáveis que fizeram referência a diversos mega murais de arte urbana espalhados pelo Centro.

Imprensa Recife