segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Paulista apresenta ao TCE estratégias para geração de emprego no município

 

Para conhecer os processos realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca do Paulista na geração de empregos no município, nesta segunda-feira (27.11), representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) realizaram uma visita à sede do órgão.

Na ocasião, o gerente de Fiscalização de Trabalho e Agricultura do TCE, José Santana, destacou o bom desempenho que a Secretaria tem conseguido. “Levamos uma boa impressão do trabalho que Paulista está realizando. Os números apresentados confirmam isso. O município é um dos destaques no Estado. As iniciativas colocadas na cidade são plausíveis e, sobretudo, no número de parcerias e integrações que o órgão desenvolve com outras instituições em níveis estadual e federal e com o setor privado”, afirmou o gerente.

O secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, Jurandir Bezerra, apontou os aspectos que têm colocado Paulista como exemplo de sucesso em crescimento de empregos na região do Litoral Norte.

“Paulista tem a Sala do Empreendedor, que em dois anos formalizou mais de 11 mil Microempreendedores Individuais (MEI). Para as pequenas, médias e grandes empresas temos colocado a Central de Licenciamento Agilizado, a Mesa de Soluções e as ações de visitas da gestão municipal com a presença do prefeito Yves Ribeiro, na sede dos empreendimentos", enfatizou.

Segundo Jurandir Bezerra, o prefeito escuta dos empreendedores e empresários o que eles precisam para investir mais e também para orientar nos procedimentos de licenciamento dentro das diretrizes municipais. A estratégia tem proporcionado o aumento de CNPJ, saindo de 37 mil em 2021 para 47 mil em 2023.

Imprensa Paulista PE

Prepare-se para o verão com saúde a longo prazo

 

O verão, que oficialmente inicia no Brasil em dezembro, já começou extra-oficialmente em setembro para os pernambucanos, marcando o início de praias movimentadas e uma agenda repleta de atividades ao ar livre. À medida que as temperaturas sobem e as praias ficam lotadas, as academias também se enchem de pessoas determinadas a alcançar o corpo dos sonhos.

O ortopedista Sormane Britto, especialista em Metabolismo e Fisiologia do Exercício, destaca que essa busca frenética pelo corpo perfeito pode acarretar riscos à saúde. "O perigo reside na busca por soluções rápidas e extremas, como dietas milagrosas, uso indiscriminado de suplementos e medicamentos perigosos, além da realização de treinamentos físicos excessivos", alerta.

É fundamental lembrar que a saúde e a boa forma física não devem ser objetivos alcançados apenas para a temporada de verão. Dietas restritivas, por privarem o corpo de nutrientes essenciais, podem levar a desequilíbrios graves. Além disso, o uso indiscriminado de suplementos e até mesmo anabolizantes pode resultar em problemas como danos hepáticos graves, distúrbios hormonais, aumento da pressão arterial e maior risco de doenças cardíacas.

Sormane enfatiza que é possível manter-se em forma adotando hábitos saudáveis ao longo de todo o ano, indo além da temporada de calor. "Ao adotar uma alimentação saudável, manter o corpo hidratado com a ingestão adequada de água e evitar doces e fast food, é possível alcançar melhorias não apenas na aparência, mas na saúde de maneira geral", explica.

O especialista destaca a importância de comprometer-se com hábitos saudáveis a longo prazo, em vez de buscar atalhos arriscados. "O objetivo não é apenas ter um verão em forma, mas sim uma vida inteira de bem-estar", conclui Sormane Britto.

No sertão, Jarbas Filho visita bases e vistoria obras


Cumprindo agenda pelo sertão pernambucano, o deputado estadual Jarbas Filho (MDB) visitou algumas de suas bases. O parlamentar esteve pela primeira vez, agora como membro do Poder Legislativo, nas cidades de Parnamirim e Bodocó, que chegaram recentemente ao seu grupo político. Também estiveram no roteiro Salgueiro, Santa Cruz, Ouricuri, Granito e Parnamirim. 

A primeira parada foi em Salgueiro na quinta-feira (23). Jarbas Filho teve um encontro com o prefeito Marcones Sá, com alguns vereadores e apoiadores da cidade. Na sexta-feira (24), o deputado esteve com a prefeita de Santa Cruz, Eliane Soares, para conversar sobre ações para o município. Em seguida, o parlamentar seguiu para Granito, onde foi recebido pelo vereador VanVan Meneses e outros políticos locais. Na pauta do grupo, projetos estruturadores para o crescimento da cidade sertaneja. 

Em Ouricuri, o encontro aconteceu com o empresário Marcello Cavalcanti, presidente do MDB local. Na sequência, o deputado seguiu para o município de Parnamirim, comandado pelo prefeito Nininho Carvalho. Além de um almoço de boas-vindas, o gestor aproveitou a oportunidade para reunir vereadores, seu secretariado e amigos para debater melhorias para o município e região. 

“Estamos muito felizes de receber pela primeira vez, como nosso representante na Alepe, o deputado Jarbas Filho. Um jovem que mostra o seu cuidado com o povo pernambucano, com o povo sertanejo. Nossa parceria já tem rendido bons frutos para Parnamirim. Através da sua articulação política também tivemos a oportunidade de levar demandas municipais para a governadora Raquel Lyra. Tenho certeza que essa é uma parceria importante para a nossa cidade”, afirmou o gestor. 

Ainda no sábado (25), Jarbas esteve em Bodocó, seu último destino da agenda. Na cidade, na companhia do prefeito Otávio Pedrosa e do secretário de Estradas e Rodagens Municipal Pedro Pedrosa, o parlamentar visitou algumas obras que estão em andamento, além das que foram entregues recentemente ao povo bodocoense, vendo de perto o trabalho que está sendo realizado pela atual gestão. À noite, o grupo participou da festa Fuá do Poeta, comandada pelo artista Flávio Leandro, conhecido por suas letras que falam sobre tradicional e a vida no sertão. 

“Fico muito entusiasmado em cumprir as agendas do #PorPernambuco, porque sei que política se faz perto das pessoas, vendo, de fato, a realidade das cidades. Ouvi demandas dos prefeitos, acompanhei o que está sendo feito para melhorar a vida do povo e pretendo continuar fazendo o meu trabalho assim, junto dos pernambucanos”, concluiu o deputado.

Waldemar participa do encerramento do Festival Nordestino do Agricultor em Chã Grande


A cidade Chã Grande, na Zona da Mata Sul, promoveu entre o sábado (25) e o domingo (26) mais uma edição do Festival Nordestino do Agricultor.

O deputado federal Waldemar Oliveira, ao lado do prefeito Diogo Alexandre, participou do encerramento da festa neste domingo.

O evento, realizado em praça pública contou com apresentações de artistas como Lipe Lucena, Priscila Senna e Raphaela Santos.

As apresentações tiveram início no sábado, às 20h, com o show do músico local Nado Moreno, seguido por Rogério Som às 22h e Lipe Lucena à 0h. 

Neste domingo, a programação começou às 15h com as presenças, do deputado federal Waldemar Oliveira e seu irmão Sebastião Oliveira (presidente do Avante). No palco o grupo D + 6, seguido pela banda Forró do Muído, Priscila Senna e Raphaela Santos.

Exposição Recife Nagô homenageia e resgata a história do Sitio de Pai Adão


O Museu da Cidade do Recife recebe a exposição “Recife Nagô – Imagens e histórias do Ilê Oba Ogunté por Manoel Papai, Mateus Sá e Pierre Verger”, no período de 02.12.23 a 31.01.24. A mostra tem o objetivo de reforçar a importância social, histórica, cultural e patrimonial da mais antiga comunidade-terreiro do xangô pernambucano, que é o Ilê Obá Ogunté, popularmente conhecido como Sítio de Pai Adão, localizado no bairro de Água Fria, na cidade do Recife.

A exposição é um resgate histórico para a cidade. “Recife Nagô traz o Recife afro diaspórico na afirmação das suas identidades religiosas e dos seus lugares sociais ", ressalta Raul Lody, que faz a curadoria da exposição com Augusto Lins Soares. A mostra homenageia e celebra a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos no terreiro de candomblé mais antigo de Pernambuco, representado na pessoa de Manoel Costa, conhecido como Manoel Papai, e que este ano completa 45 anos como babalorixá do Sítio, primeiro terreiro de matriz africana a receber tombamento como patrimônio estadual e o segundo terreiro tombado no Brasil. 

Em meio as homenagens, a exposição “Recife Nagô” apresentará ao público 50 imagens, em cores, do fotógrafo e artista visual pernambucano Mateus Sá, com fotos inéditas da Festa de Yemanjá 2022. A exposição ainda contará com 12 fotografias pioneiras, em preto e branco, do fotógrafo francês Pierre Verger, datadas de 1947. Nesse período, Verger passou vários meses no estado de Pernambuco, fotografando a cultura popular e incluindo fotos de cultos religiosos, dentre as quais, as realizadas no Ilê Obá Ogunté, sendo considerados os primeiros registros fotográficos do Sítio de Pai Adão.

Ao chegar ao museu, os visitantes terão a oportunidade de vivenciar e conhecer a história de várias maneiras. "Esta é uma exposição para ver, ler, ouvir, sentir, refletir. Foi concebida com conteúdos inéditos e iconográficos para celebrar o terreiro de xangô mais antigo de Pernambuco. As imagens em grande formato convidam o visitante a pedir licença e entrar na história centenária do Ilê Obá Ogunté – Sítio de Pai Adão, que tem papel fundamental na formação da cultura afro-brasileira", relata Augusto Lins Soares, curador e designer.

Na exposição, haverá a instalação “Águas de Yemanjá”, da artista plástica Thiana Santos, em homenagem ao orixá fundador das tradições Nagô no Recife. A riqueza da história do Sítio será contada no minilivro ilustrado “Águas de axé”, de Raul Lody, que será distribuído gratuitamente aos visitantes. Além das fotos de Mateus Sá e Pierre Verger, a exposição vai exibir imagens do dia em que o terreiro foi tombado com a presença de Manoel Papai, Tia Mãezinha, Waldemar Valente, Fernando Freyre, Francisco Bandeira de Melo e Raul Lody; livros sobre o Sítio de Pai Adão, como “Pessoas, coisas & animais”, de Gilberto Freyre, e “Enciclopédia negra: biografias afro-brasileiras”, de Flávio dos Santos Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz. E, além das fotos e dos livros, os visitantes poderão assistir a um vídeo com trechos da entrevista de Manoel Papai para a Fundação Joaquim Nabuco, contando a história e a importância do Ilê Obá Ogunté – Sítio de Pai Adão para a cultura brasileira.

*Programação* – Além da mostra iconográfica, a exposição vai realizar dois eventos, Encontros Nagôs, no Museu da Cidade do Recife. O primeiro será no dia 6 de dezembro, quando acontecerá um bate-papo com a participação de Manoel Papai e Raul Lody, conversando sobre a história centenária do Ilê Obá Ogunté – Sítio de Pai Adão. Já o segundo encontro será no dia 13 de dezembro, manhã e tarde, quando ocorrerá uma de contação de histórias sobre o Sítio e a cultura Nagô com a professora Adélia Oliveira, com a participação de alunos da Escola Municipal Poeta Solano Trindade, localizada próximo ao Sitio de Pai Adão, em Água Fria.
*Realização* – A exposição “Recife Nagô – Imagens e histórias do Ilê Oba Ogunté por Manoel Papai, Mateus Sá e Pierre Verger” tem a curadoria de Augusto Lins Soares e Raul Lody, a realização da Janela Gestão de Projetos – Dida Maia e Fernanda Ferrario e conta com o incentivo cultural do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC)/ Fundação de Cultura Cidade do Recife / Secretaria de Cultura / Prefeitura da Cidade do Recife.

*Serviço:*
1. Ação: Exposição ““Recife Nagô – Imagens e histórias do Ilê Oba Ogunté por Manoel Papai, Mateus Sá e Pierre Verger”
Data de abertura: 02.12.2023
Período de funcionamento: 02.12.2023 a 31.01.2024
Local: Museu da Cidade do Recife
Horário: A visitação acontece de quarta a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h.