domingo, 17 de outubro de 2021
Qual a melhor cachaça do Brasil? Pernambucana concorre a título; deixe seu voto
Sicred Pernambucred divulga projetos contemplados por Fundo Social
A Sicredi Pernambucred divulga o resultado da seleção da chamada pública para o Fundo Social 2021. Ao todo, foram selecionados 8 projetos da Região Metropolitana do Recife e do interior de Pernambuco. Eles receberão até 12 salários mínimos.
São elas: Associação Mães Azuis de Moreno (Projeto Mães Azuis), Casa de Meu Pai (Projeto: Transforme Olinda) , Instituto Educacional para a Vida – Educavida (Projeto Educavida – App), Cooperativa Pernambucana de Trabalho em Serviços e Assistência Técnica- Cooperata (Projeto Empreendendo e Apreendendo), Organização de Auxílio Fraterno – OAF Recife ( Projeto Cantando a Cultura Familiar), Centro de Educação Popular Mailde Araújo (Projeto leitores Brincantes), Projeto Comunitário de Atendimento à Criança e ao Adolescente - Proac (Projeto Tocando em Frente), Centro de Treinamento Tribo de Gade (Projeto Centro de Treinamento Tribo de Gade). As ações são voltadas para educação, cultura, esportes, meio ambiente, segurança, inclusão social, entre outros.
“A destinação de recursos para fins sociais é uma alternativa para contribuir para o desenvolvimento e a transformação das vida das pessoas dessas comunidades”, fala Luís Aureliano de Barros Correia, Presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pernambucred. O Fundo Social da Sicredi Pernambucred é formado pela destinação de 2% do resultado do exercício para apoiar iniciativas voltadas para o desenvolvimento social.
“Acompanhar e contribuir para a continuação e evolução de projetos sociais nos motiva e renova a nossa vontade de continuar a fazer a diferença”, destaca Giovanni Prado, Diretor Executivo da Sicredi Pernambucred. O fundo foi criado este ano por decisão coletiva dos associados, a partir de uma proposta do Conselho de Administração, em Assembleia Geral Ordinária. A lista completa dos projetos aprovados no Fundo Social 2021 pode ser conferida no site: https://www.sicredi.com.br/coop/pernambucred/
De ação colaborativa a instalação multimídia: Museu da Imigração promove agenda híbrida em outubro
A programação do Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – oferecerá, na segunda quinzena do mês, diferentes atividades para o público, tanto presencialmente quanto em ambiente digital. Os interessados poderão retirar pássaros de cerâmica, acompanhar lives e contação de história, prestigiar inauguração de instalação multimídia e participar de oficinas.
Como parte da campanha “Meninas Ocupam”, promovida pela Plan International Brasil, uma live será realizada no perfil do MI no Instagram, no dia 21 (quinta-feira), às 17h. A conversa terá a presença da educadora Gabriela Santos e de representantes dessa instituição parceira e da Organização Internacional para as Migrações (OIM), bem como de uma das participantes do projeto “Aprender e Proteger”. A programação abordará a prevenção da violência sexual contra jovens imigrantes e refugiadas, os mitos espalhados nas mídias sociais sobre quem migra, a importância da formação dos brasileiros para desmistificar ideias preconcebidas, entre outros pontos.
Já no dia 23 (sábado), em diálogo com a exposição temporária “Mulheres em Movimento”, que será lançada em breve, a inauguração da instalação “Mátria: Êxodos contemporâneos” está marcada para às 11h. O projeto multimídia e sonoro, elaborado pelas artistas Eva Castiel, Fanny Feigenson e Fulvia Molina, é composto por canções de ninar de diversos povos, entoadas por mulheres imigrantes ou seus descendentes nas suas línguas originais. Ocupando o jardim e a estação ferroviária, a proposta representa o universo feminino, afetivo e maternal, em contraponto à pátria, que remete ao poder territorial, armado, masculino e patriarcal. Nesse sentido, resgata a presença da mulher nos fluxos migratórios em meio a incertezas, dor e desafios.
Na mesma data, a mediadora do espaço “Semear Leitores”, Gabrielli Chagas, apresentará uma contação de história baseada no livro “A árvore generosa”, de Shel Silverstein, às 15h. A atividade poderá ser prestigiada presencialmente, sendo também transmitida no Instagram. Ao mesmo tempo, o público poderá participar de uma oficina sobre a literatura de cordel, em referência ao Dia do Nordestino (08 de outubro). No Zoom, o poeta cordelista Rouxinol do Rinaré fará uma introdução às técnicas e à história desse gênero. As inscrições estão abertas no site e as vagas são limitadas.
Ensinando o passo a passo do nó festone, para macramê, a nova edição da oficina “Ponto a Ponto” também será no dia 23 (sábado), às 15h, na mesma plataforma. Na aula gratuita, os educadores Bruna Marques e Luiz Gregório demonstrarão como criar esse recurso, que pode ser utilizado para produções de parede, bijuterias e mais. Para acompanhar, é necessário se inscrever antecipadamente, sendo que há limite de vagas.
No dia 29 (sexta-feira), a nova conversa da série de lives “A situação das mobilidades humanas na pandemia” receberá a artista e integrante do grupo Maobé, Namíbia Neves, às 17h. No Instagram, o bate-papo com o pesquisador do MI, Thiago Haruo, tratará da produção artística do conjunto, que tem origem no Togo, e as mudanças enfrentadas desde o início do cenário pandêmico.
Encerrando o cronograma de outubro, outra transmissão ao vivo nessa mesma mídia social, em parceria com a Equipe de Base Warmis-Convergência das Culturas, contará, no dia 30 (sábado), com a participação de representantes das coletividades migrantes do Brasil, como uma ação concreta para uma proposta de estabelecer, na cidade de São Paulo, o “Outubro Marrom”. Marcada para às 14h, a atividade, novamente mediada por Haruo, será uma oportunidade de um público mais amplo conhecer as reinvindicações em torno da “identidade marrom”, um campo de reconhecimento, que cruza migração e ancestralidade indígena, em variados países latino-americanos. A ação compõe, ainda, a Marcha latino-americana pela Paz e pela Não Violência.
Serviço
Live Campanha “Meninas Ocupam”
Data: 21 de outubro
Horário: 17h
Plataforma: Instagram
Inauguração Instalação “Mátria: Êxodos contemporâneos”
Data: 23 de outubro
Horário: 11h
Local: Museu da Imigração
Contação de História “A árvore generosa”
Data: 23 de outubro
Horário: 15h
Plataforma: Instagram
Local: Museu da Imigração
Oficina “Ponto a Ponto: macramê nó festone”
Data: 23 de outubro
Horário: 15h
Inscrição: até 22 de outubro, às 17h
Plataforma: Zoom
Dia do Nordestino | Oficina de literatura de cordel
Data: 23 de outubro
Horário: 15h
Plataforma: Zoom
Live Série “A situação das mobilidades humanas na pandemia”
Data: 29 de outubro
Horário: 17h
Plataforma: Instagram
Live “Outubro Marrom”
Data: 30 de outubro
Horário: 14h
Plataforma: Instagram
Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
Tel.: (11) 2692-1866
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h).
R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local - Bicicletário na calçada da instituição
Dani Carmesim lança novo álbum “Resumo da Ópera”
Entregues títulos de terra aos agricultores e agricultoras de Ribeirão
TI Prazeres ganha duas linhas com destinos aos bairros de Piedade e Candeias
Duas novas linhas de ônibus começam a operar no Terminal Integrado Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, a partir deste sábado (16). São a 065 – Piedade/TI Prazeres e a 075 – Candeias/TI Prazeres que passam a circular em fase de testes nos dias úteis, sábado e domingos com tarifa A (R$ 3,75). Elas também poderão realizar a integração temporal com as linhas 161 – TI Aeroporto/TI Prazeres e 206 – TI Barro/TI Prazeres, que já operam no terminal, e a Estação de Metrô Prazeres.
Confira, abaixo, o itinerário das novas linhas:
065 – Piedade/TI Prazeres
Sentido Piedade/TI Prazeres: Rua João Fragoso de Medeiros, Rua Brasilândia, Rua do Jangadeiro, Rua Cuiabá, Rua Aniceto Varejão, Avenida Bernardo Vieira de Melo, Rua Cel. Francisco Galvão, Rua Emiliano Ribeiro, Travessa da Linha, Avenida Dr. Júlio Maranhão (rotatória), Avenida Barreto de Menezes e Terminal Integrado Prazeres.
Sentido TI Prazeres/Piedade: Terminal Integrado Prazeres, Travessa da Linha, Av. Dr. Júlio Maranhão (rotatória), Av. Barreto de Menezes, Rua Aarão Lins de Andrade, Avenida Ayrton Senna da Silva, Avenida Senador Paulo Guerra, Avenida Ayrton Senna da Silva, Rua Aniceto Varejão, Rua Cuiabá, Rua do Jangadeiro, Rua Caracol e Rua João Fragoso de Medeiros.
075 – Candeias/TI Prazeres
Sentido Candeias/TI Prazeres: Rua Cruz Alta, Rua Serra Negra, Rua Criciúma, Av. Ulisses Montarroyos, Rua Capitão Osias Ribeiro, Av. Bernardo Vieira de Melo, Rua Dr. Aniceto Varejão, Av. Bernardo Vieira de Melo, Rua Cel. Francisco Galvão, Rua Emiliano Ribeiro, Travessa da Linha, Av. Dr. Júlio Maranhão (rotatória), Av. Barreto de Menezes e Terminal Integrado Prazeres.
Sentido TI Prazeres/Candeias: Terminal Integrado Prazeres, Travessa da Linha, Av. Dr. Júlio Maranhão (rotatória), Av. Barreto de Menezes, Rua Aarão Lins de Andrade, Avenida Ayrton Senna da Silva, Rua Joaquim Marques de Jesus, Av. Presidente Kennedy, Av. Presidente Castelo Branco, Rua Capitão Médico Osias Ribeiro, Av. Ulisses Montarroyos, Rua Criciúma e Rua Cruz Alta.
Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.
lmprensa Grande Recife
Semana do Brincar 2021
Olhos de Recomeço
"Pagode do Arlindinho" no Bar do Zeca Pagodinho, no Rio
Heróis: musical on lne traz a cultura rock dos anos 60 e 70