domingo, 17 de outubro de 2021

Dani Carmesim lança novo álbum “Resumo da Ópera”

 

A cantora e compositora Dani Carmesim marca seus 10 anos de carreira com lançamento de álbum “Resumo da Ópera”, que chega não só como uma síntese dessa década de rock alternativo, mas, principalmente com experimentações e novos caminhos. Alternando entre uma atmosfera densa e dançante, o contraste entre a luz e a escuridão fica claro nas letras pesadas acompanhadas por arranjos recheados de referências do Rock em seus timbres, riffs e solos, contudo, traz um toque contagiante e pulsante do Post Punk e Synthwave, entre outros elementos do mundo underground que deixam o disco mais fluido e gostoso.

O trabalho foi construído para dar voz a temas pertinentes e, como no enredo de uma Ópera, o disco abre de forma densa falando sobre as incertezas dos tempos em que estamos vivendo e que trazem à tona sentimentos como o medo, angústia, insegurança e ansiedade, passando por um segundo ato de transição atmosférica, mesclando temas como preconceito, autoconhecimento, autoafirmação e culminando com um ato final dramático, onde a crise política atual, o existencialismo e o rumo que a humanidade está tomando é questionado.

Depois de quase seis anos do lançamento do seu primeiro disco, ‘Das Tripas Coração’, em 2015, Dani chega com "Resumo da Ópera" fazendo uso mesmo do significado de encurtar uma narrativa ou ainda recapitular resumidamente aquilo que foi exposto. O álbum é uma síntese dos 10 anos da sua trajetória na música, mas, para além disso, marca uma nova sonoridade e abre margem para uma nova história ser escrita.

“São 12 músicas autorais e com participações de artistas e músicos que admiro e que são referência no cenário musical. Tudo isso, encaixado perfeitamente com o sotaque musical que vem da minha cidade, Recife-PE e que dá um toque único e com a minha personalidade no tipo de música que eu faço.”, explica Dani.

Todas as letras do álbum são de autoria da Dani Carmesim com exceção da faixa 01, ‘O Cheiro do Medo' que tem coautoria de Marcelo Rêgo da banda Sargaço Nightclub. Além disso, o disco tem participações especiais como na faixa 02, ‘Víbora’, que conta o guitarrista Neilton Carvalho da renomada banda Devotos. Com Kira Aderne; cantora, compositora e guitarrista da banda Diablo Angel, que divide o vocal, cantando em inglês, na faixa 07, ‘Over and Over’ e também com o cantautor Fernandes que gravou as guitarras das faixas 07 e 08 (Over and Over e Bolero Urbano).

Este é o segundo álbum autoral e independente de Dani, que computa ainda dois EP’s e um CD em sua carreira. Resumo da Ópera foi gravado por Fernando S. na Home Studio Área 51 que também assina a produção musical do disco além de contar com os músicos André Insurgente no baixo, Tiago Marditu na bateria e o próprio Fernando S. nas guitarras e sintetizadores. A Foto da capa do disco foi feita por Marina Branco, da Caldo de Cana Filmes e a diagramação e edição por André Insurgente. O álbum já está disponível em todas as plataformas digitais de músicas e segundo a própria cantora: “Resumo da Ópera é um disco pra se ouvir completo e no volume máximo!!”

Resumo da Ópera – Dani Carmesim