domingo, 17 de outubro de 2021

Semana do Brincar 2021

 

Com o tema: "O Brincar: Inclusão e Construção que Acolhem as Diferenças", a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD) realiza a 6ª edição da Semana do Brincar, que este ano será realizada de 18 a 22 de outubro. Na programação constam apresentações de artistas nos Parques da Macaxeira e de Santana e ainda brincadeiras para o público infantil e oficinas para crianças e adolescentes.

A Semana Municipal do Brincar do Recife tem por objetivo a valorização do brincar na vida das crianças, o reconhecimento da ludicidade como componente da cultura e da infância e o resgate de brincadeiras tradicionais como forma de preservação e recriação do patrimônio lúdico da sociedade.

Na próxima segunda-feira (18), das 14h às 16h, haverá atividade com Thânya Tulmuto e a Turma da Xuxa, no Parque da Macaxeira, no bairro da Macaxeira e, nesse dia, não vai faltar música, dança e brincadeiras para o público infantil. Já no dia 21, no Parque Santana, em Casa Forte, as atrações serão a Fada Magrinha e Tio Bruninho, que também se apresentam das 14h às 16h.

As palestras, jogos, oficinas de brinquedos e brincadeiras também acontecerão ao longo da semana em diversos pontos da cidade como o Compaz Ariano Suassuna, Compaz Miguel Arraes, Compaz Dom Helder, escolas municipais e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), localizados em diferentes bairros do Recife.

Nesta edição, as ações serão desenvolvidas diretamente pelas Secretarias de Saúde (através do Centro de Referência para o Cuidado de Crianças, Adolescentes (CERCCA) e Programa Mãe Coruja Recife); Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (através das Secretarias Executivas de Assistência Social e Direitos Humanos); Secretaria de Educação, em especial, com a Secretaria Executiva da Primeira Infância; e, em parceria com a Secretaria de Segurança Cidadã (através dos Compaz).

De acordo com Elizabete Godinho, secretária-executiva de Direitos Humanos, o desenvolvimento de diversas ações em relação à temática do brincar já ocorre, ao longo do ano, por parte da SDSDHJPD, através da Gerência da Criança e Adolescente (GCA), porém, de modo especial, a Semana do Brincar Municipal contribui para maior visibilidade da importância da garantia do direito ao brincar, enquanto parte central para o desenvolvimento infantil, quando se trata de crianças e adolescentes, envolvendo também outras secretarias municipais.

"Considerando a importância do estímulo ao brincar de todas as crianças e adolescentes, de forma inclusiva, a Prefeitura do Recife está estimulando competências muito importantes do ser humano, desenvolvidas a partir de habilidades relacionais, em contato com outras crianças, adolescentes e adultos, que contribuem para a formação de uma sociedade mais saudável e feliz, em nossa cidade", afirma Elizabete, reforçando que as brincadeiras e atividades lúdicas dessa natureza favorecem o estabelecimento de vínculos afetivos, promovendo a amizade, o amor e a felicidade e, consequentemente, a saúde mental infantojuvenil e parental.

Elizabete Godinho ainda enfatiza que, desde que foi instituída a Semana Municipal do Brincar do Recife, comemorada anualmente na terceira semana do mês de outubro, por meio da Lei Municipal n.º 18.445/2017, mais secretarias se envolvem nas ações e o objetivo é ampliar tais iniciativas para que outras secretarias do município também desenvolvam atividades, diretamente, na Semana do Brincar.

lmprensa Recife