segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Afeganistão e genealogia pautam eventos do Museu da Imigração

 

Com ações presenciais e online, a agenda do Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – contará, na primeira quinzena de outubro, com webinário, oficinas de cerâmica, mediações de leitura e takeover no Instagram. Ainda nesse mês, a genealogia será o assunto trabalhado em uma formação à distância, com especialistas convidados.

 

O jardim da instituição será o cenário das leituras de livros, agendadas para os dias 16, 17, 23, 24, 30 e 31 (sábados e domingos), às 11h e 15h. Por meio dessas ações, com a mediadora do espaço “Semear Leitores”, Gabrielli Chagas, as famílias poderão descobrir o que acontece em “Douglas quer um abraço”, de David Melling; “Sábado”, de Oge Mora; “O homem que roubava horas”, de Daniel Munduruku; “Ombela: a origem das chuvas”, de Ondjakí; “Um dia, um rio”, de Leo Cunha; “A árvore generosa”, de Shel Silverstein; “A África que você fala”, de Cláudio Fragata, e “O Caminhão”, de Lúcia Hiratsuka.

 

Já no dia 11 (segunda-feira), o perfil do Museu no Instagram passará por um takeover em parceria com a Plan International Brasil, em referência ao Dia Internacional da Menina. A partir dessa proposta, os seguidores do Museu irão conhecer uma das participantes do projeto Aprender e Proteger, entender a campanha “Meninas Ocupam” e conferir outros conteúdos em conexão com a temática.

 

 

II Semana da Genealogia

Programado para acontecer entre os dias 25 e 29, um ciclo de palestras online, com a presença de pesquisadores convidados, abordará, em diferentes vertentes, a genealogia e a pesquisa de registros de migrantes. As aulas terão início sempre às 18h e serão realizadas no Zoom.

 

Com duração entre 1h e 1h30, as apresentações terão como foco “O ensino de genealogia em nível universitário: o exemplo da Universidade de Nîmes (França)”, “O Brasil Colonial: Genealogia dos judeus sefaraditas”, “Imigração Lituana no Brasil”, “Pesquisa de Registros de Imigrantes nas décadas de 1920 e 1930”, “Documentação manuscrita entre os séculos XVI-XIX: a Paleografia como ferramenta para o estudo de histórias africanas e afro-brasileiras” e “História, Língua, Toponomástica, Arquitetura e Tradições das comunidades ítalo-venetas no Brasil”.

 

As vagas são limitadas e o valor do investimento é R$150. Os resumos de cada atividade, bem como as informações dos palestrantes, estão disponíveis no site, juntamente com o direcionamento para inscrição.

 

Serviço


Mediações de leitura

Datas: 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de outubro

Horário: 11h e 15h

Local: Museu da Imigração

 

Instagram Takeover | Campanha “Meninas Ocupam”

Data: 11 de outubro

Plataforma: Instagram

 

II Semana da Genealogia

Datas: 25 a 29 de outubro

Horário: 18h

Plataforma: Zoom

Inscreva-se

 

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

Tel.: (11) 2692-1866

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h).

R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local - Bicicletário na calçada da instituição

www.museudaimigracao.org.br