segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Em formato online, Grupo de teatro Impacto Agasias realiza o IV Festival de Circo e Teatro

 

Entre as celebrações de seus 10 anos, o grupo de teatro Impacto Agasias realiza o IV Festival de Circo e Teatro, que contempla artistas de rua, de teatro e de circo, em mais uma edição a ser realizada de forma online. São três dias seguidos de atrações e rodas de conversas com artistas e companhias selecionadas de diversas regiões do Brasil. No dia 15 de outubro, sexta-feira, às 19 horas acontece o bate papo Arte Educação e Pandemia com os convidados Roberta Conde e Varlei Xavier, sob mediação de Suelen Almeida. Nos dias 16 e 17 de outubro, sábado e domingo, às 15 horas, está marcado um encontro com o público e a apresentação de números inéditos de circo e teatro. As transmissões são gratuitas e acontecem pelo canal de Youtube do grupo.

O evento é um projeto de difusão cultural e fomento de um produto artístico periférico, que traz a essência dos artistas de rua, de teatro e da lona, realizado pelo o grupo, que é um dos coletivos de teatro da região da Cidade Nova Heliópolis, comunidade localizada na região do Sacomã/SP. O Festival terá apresentações dos grupos Minha Companhia - Coletiva ArtísticaCia BurlescaCia Dupla D2Circo Fulerage, Guilherme R. Awazu, Painé Santa Maria, Vanda Cortez Thiago Barbosa.


A trajetória deste festival conta com duas edições presenciais realizadas nos anos de 2018 e 2019 na Casa de Cultura do Ipiranga – Chico Science. Sua terceira edição aconteceria em março no ano de 2020, porém foi adiada devido à pandemia, sendo realizada em maio deste ano de forma on-line. Serão selecionados números de circo e, para a linguagem de teatro, preferencialmente espetáculos de rua. Também são bem-vindos número de contação de histórias e teatro de bonecos. Cada artista, grupo, coletivo ou companhia poderá inscrever outros espetáculos/números, mas somente um será selecionado.
 
Nestes três anos, para a realização do festival, o grupo tem concretizado uma parceria com a equipe da Casa de Cultura e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Devido ao crescimento de artistas interessados em fazer parte dessa grande festa do circo e do teatro, vimos a necessidade de expandir o festival.
 
Sobre o Festival
 
A ideia do festival nasceu no final do ano de 2017, quando um dos artistas pesquisadores do grupo, Henrique Sanchez, integrava também a equipe da Casa de Cultura como jovem monitor cultural. Havia nele a necessidade de criar um projeto de artes cênicas voltado ao público infanto juvenil da casa, que na época pouco frequentavam as atividades, exceto quando havia eventos realizados em parceria com as escolas da região.
 
Isso reverberou para o grupo, que teve a ideia de festejar o Dia Internacional do Circo e do Teatro, celebrado em 27 de março, e se debruçou na criação e produção para a realização das edições supracitadas.
 
"O Festival que reverbera até os dias de hoje dentro do nosso território, com pessoas que cruzam os nossos caminhos e nos perguntam sobre quando teremos uma nova edição do nosso festival nos impulsiona a seguir com a produção e realização do mesmo nos aproximando da arte com encontros presenciais, que hoje nos é carente, rodas de conversas e apresentações artísticas que nos permitem vivenciar o humano por meio do afeto", dizem os realizadores do evento.
 
Além disso, o Festival também possibilita o intercâmbio artístico entre os diversos coletivos culturais da região, do estado e do país, pois em grande parte do evento os artistas convidados a compor toda a programação trocam informações e relevâncias de suas potencialidades, assim como a formação continuada promovida por artistas de grande repertório, trazendo uma roda de debates a importância do fazer artístico nos tempos atuais, propondo assim uma nova oportunidade de aprendizado para os  artistas e público em geral, que também pode entender um pouco mais sobre os processos artísticos, numa troca efetiva de arte e afeto, nesta grande celebração do circo e do teatro.


Artistas Selecionados

Minha Companhia - Coletiva Artística, Cia Burlesca, Cia Dupla D2, Circo Fulerage, Guilherme R. Awazu, Painé Santa Maria, Vanda Cortez e Thiago Barbosa.

Programação Completa
 
15 de outubro, sexta-feira, às 19 horas
Bate Papo: Arte Educação e Pandemia com a convidada Roberta Conde e o convidado Varlei Xavier sob a mediação de Suelen Almeida integrante do grupo.


16 e 17 de outubro, sábado e domingo, às 15 horas
Encontro com números inéditos de circo e teatro.

Serviço
Dias 15, 16 e 17 de outubro, sexta-feira às 19 horas. Sábado e domingo às 15 horas.
Ingressos: Gratuito
Transmissão:  Youtube Impacto Agasias