segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Funase, escola e prefeitura articulam projeto esportivo em Vitória de Santo Antão

 

Em Vitória de Santo Antão, na Mata Sul de Pernambuco, o esporte vai ser fortalecido como prática voltada à reinserção social de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação. Para viabilizar o projeto, construído ao longo dos últimos meses, com apoio da Escola Estadual Amélia Coelho, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) está em tratativas com a prefeitura municipal. A ideia é reforçar a disponibilidade de materiais como redes, bolas, tênis e chuteiras para os socioeducandos.

 

O assunto foi abordado em reunião com a presença do secretário municipal de Esportes, Everaldo Arruda, no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Vitória de Santo Antão, a unidade local da Funase, situada na comunidade de Pacas. Na ocasião, o gestor conheceu a quadra da unidade no momento em que era usada pelos socioeducandos. “Estamos de portas abertas para ajudar no que for preciso, pois a prática de esportes é algo muito necessário para esses adolescentes”, ressaltou.

 

O projeto esportivo, que incluirá atividades de futsal, basquete e futevôlei, foi desenvolvido pelo professor de Educação Física João Herbert, da Escola Amélia Coelho, unidade da rede pública de ensino que atende os socioeducandos da Funase naquele município, e também teve a participação da coordenadora técnica do Case Vitória, Lilian Fonseca.

 

Segundo o docente, fortalecer essas atividades é importante para avaliar a parte física, motora e cognitiva dos jovens e descobrir vocações. Após o fim da medida socioeducativa, o aluno pode ser encaminhado a clubes que estiverem precisando de atletas de base ou profissionais. “A expectativa está muito boa, a procura é muito grande. Estamos muito esperançosos e otimistas”, relatou.

 

No mesmo sentido, a gerente do Case Vitória, Karolinna Ferreira, também presente à reunião, destacou esse tipo de iniciativa como uma importante aliada para que os resultados do cumprimento da medida socioeducativa pelos adolescentes sejam alcançados. “A prática de esportes é uma grande ferramenta para o processo socioeducativo, não apenas pelo cuidado com a saúde corporal, mas por fortalecer a autoestima, como também fazer os adolescentes acreditarem que um novo projeto de vida seja possível”, declarou.

 

Ainda esteve no encontro com o representante da prefeitura o coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando de Albuquerque. A expectativa é de que, nos próximos dias, as tratativas entre as instituições possam avançar, por meio de uma nova reunião com o Executivo municipal.


lmprensa Funase PE