sábado, 16 de outubro de 2021

Cordel celebra Outubro Rosa na UPA de Olinda

 

A Unidade de Pronto Atendimento Gregório Lourenço Bezerra, na Cidade Tabajara, em Olinda, encerrou nessa sexta-feira (15), a programação de ações referentes ao Outubro Rosa, mês de conscientização do câncer de mama. Ontem e hoje, usuários e colaboradores da UPA puderam assistir à apresentação do grupo de jovens do Programa Vida Nova, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, que recitaram estrofes de literatura de Cordel sobre o tema.

A atividade de cultura e comunicação foi desenvolvida na recepção da UPA, coordenada pelo professor Edilson Cândido, do Centro da Juventude de Santo Amaro, no Recife. O Programa Vida Nova atende jovens na faixa etária de 18 a 29 anos em situação de risco e vulnerabilidade social, oferecendo atendimento e acompanhamento psicossocial e pedagógico, além de atividades artísticas, culturais, de cidadania e qualificação profissional.

Na UPA, os seis jovens declamaram versos sobre a Campanha Outubro Rosa. As rimas falaram do conhecimento do próprio corpo, da importância da consulta médica, do tratamento e da conscientização sobre o câncer de mama. Antes, porém, a assistente social Grace Rocha deu uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama, autoexame e rede de atendimento e tratamento.

De acordo com Milena Moura, coordenadora da UPA, o Cordel pode gerar mais adesão à atividade, em um momento de integração entre funcionários e usuários: “A apresentação dos jovens pode trazer, de forma lúdica, um assunto tão pesado como o câncer. Foi uma forma diferente de abordagem, que prendeu a atenção de todos sobre como foi repassada a temática, de um jeito mais leve, mas não menos importante”.

A programação do Outubro Rosa na UPA de Olinda começou no início do mês, com ações de conscientização, palestras e reforço do Programa “O ingrediente é o amor”, que leva mensagens de carinho e esperança aos usuários do serviço que permanecem em observação através das refeições. Desta vez, as quentinhas preparadas pelo serviço de Nutrição alertaram para a importância do exame das mamas.


Com informações da jornalista lana Gouveia