segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Unidade da Funase em Garanhuns recebe a Caravana Juventude em Movimento

 

O Case/Cenip Garanhuns, unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) voltada à internação e internação provisória de adolescentes e jovens em conflito com a lei, está recebendo, ao longo deste mês, a Caravana Juventude em Movimento. A ação, realizada pelo Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da instituição, está ofertando 49 vagas em cursos profissionalizantes, que ocorrem de forma simultânea, mobilizando a maior parte dos socioeducandos atendidos no local.

 

Os alunos têm contato com as temáticas de Jardinagem e Paisagismo, Introdução ao Reparo de Computadores e Automação Eletroeletrônica, todas com certificação do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), parceiro da Funase na área de educação profissional. Para obter aprovação nos cursos, é preciso ter bom desempenho nas aulas e frequência de, ao menos, 75%. Por conta dos protocolos sanitários decorrentes da pandemia da Covid-19, as turmas são divididas nos períodos da manhã e da tarde.

 

A coordenadora técnica do Case/Cenip Garanhuns, Lúcia Seles, explica que, após a primeira semana de cursos, a avaliação é positiva, considerando o potencial das ações de profissionalização no trabalho socioeducativo. “Nossos socioeducandos estão supermotivados e participativos. Agradecemos ao Eixo Profissionalização da Funase pelo trabalho e compromisso”, declara.

 

O Case/Cenip Garanhuns foi a segunda unidade da Funase a receber a Caravana Juventude em Movimento, ainda em 2018. Desde então, a iniciativa já passou por outros centros de internação, como os situados no Recife, no Cabo de Santo Agostinho, em Timbaúba, em Vitória de Santo Antão e em Caruaru. A mais recente edição do evento ocorreu no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Pirapama. A ação se destaca pelo número elevado de adolescentes inseridos em cursos simultaneamente.

 

“Esta é a quarta caravana que realizamos este ano. Trata-se de uma experiência que tem se mostrado bastante exitosa em todas as suas edições. O quantitativo de vagas oferecidas simultaneamente garante o movimento, não só dos alunos que participam dos cursos, mas de todos que fazem parte da unidade. No atual contexto epidemiológico, trata-se de uma ação estratégica”, avalia o coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando de Albuquerque.


lmprensa Funase PE